Op1168

Page 22

22

pública: 25 de setembro de 2014

especial

Considera Noé Diniz, arquiteto do projeto do parque

“A Devesa foi uma obra apaixonante” Foi ao arquiteto Noé Diniz que coube a projeção do Parque da Devesa, uma obra singular que transformou um espaço de floresta em 27 hectares de área verde para os famalicenses usufruírem. Ao OPINIÃO ESPECIAL, o arquiteto fala de uma obra complexa, mas apaixonante.

Foi, de facto, um projeto complexo na medida que nos foi exigida uma eficácia subtil para que todas as infraestruturas que, necessariamente, teriam de existir se anulassem visualmente para dar exclusivo protagonismo à componente natural.

Sofia fia Abreu Silva Qu e pre oc upaç ões pre sid iram à elab oraçã o d o p r o j et o ? Como em todos os projetos a preocupação dominante passa pelo respeito pelo OP INI ÃO P ÚBL IC A: O Parq ue da De ve sa lugar, a observância da função e valorice l e b ra o s e u s e gun d o an ive r sá ri o. Na zação da forma. s u a o p i n i ã o, q u a l o b a l a n ç o d e s t e e q u i p a me n t o ? Além d o Parq ue da De vesa foi o au tor do N oé Dini z: Faço, felizmente, um balanço e d i f í c i o d as L a m e i r as … e st e s e sp a ç os positivo. Os famalicenses usam o parque são sig nif icati vos p ara si? e sentem-no como coisa sua. E o que Muito significativos. Como famalicense para mim é mais gratificante é ver como tive o privilégio de ser autor de dois projetos que representam para mim dois o estimam e apreciam. marcos importantes. Já que falou no EdiCom o de sc reve ria e sta obra? fício das Lameiras, não posso deixar de Cada obra tem a sua história. O Parque lhe confidenciar que, apesar do tempo, da Devesa foi uma obra apaixonante. Não continua ainda hoje a ser a obra dos só pela sua dimensão pública, como pe- meus afetos. las características fortemente ambientais. Aqui a parte construída, que é nor- O P arq ue d a De vesa assinala o 2º ani malmente a vertente mais corrente na ve rsár io. Com o arqu iteto gostar ia de ve r atividade dos arquitetos, foi largamente criad as outras e struturas ? suplantada pela intervenção na paisa- Um parque urbano nunca está concluído. gem através de elementos naturais, tais O fundamental está feito. Agora há que o como as árvores, o rio, o revelo do ter- ir complementando com intervenções de pormenor. Refiro-me, em particular, à imreno, etc. plementação de plantas mais miúdas, arComo f oi de se nh ar e proje tar o P arq ue bustivas, que além de embelezarem prod a D e v es a ? F o i co m p l e x o ? duzem espaços de maior intimidade e

visualmente mais acolhedores. C o m o f a m a l i c e n s e , c o m o v ê o d e s e n vo l vim en to d o conce lh o? Apesar da fatalidade que nos atingiu com a queda da indústria têxtil, sente-se que,

com as potencialidades que existem e a capacidade dos famalicenses, iremos superar a adversidade. Os exemplos a que vimos assistindo só nos podem fazer sentir otimistas.

Concerto realiza-se no sábado à noite com entrada livre

GNR atuam no aniversário do Parque da Devesa

O Parque da Devesa, em Famalicão, vai comemorar, no próximo domingo, o seu segundo aniversário e a data vai ser assinalada com um programa que tem início na sexta-feira.

Entre oficinas, teatro, palestras, espetáculos de música e muita animação, destaque para o concerto dos GNR, na noite de sábado, dia 27, pela 21h30, no anfiteatro, com entrada livre.

Ao todo são cerca de meia centena de eventos, destinados a públicos de todas as idades e com entrada livre e gratuita, sendo que em alguns casos os participantes são convidados a contribuir com um bem ali-

mentar, que será depois entregue nas Lojas Sociais do concelho, ou com um pequeno eletrodoméstico avariado, para o Hospital de Monstros, onde ganharão nova vida. A solidariedade, a saúde e o respeito pela natureza são, de resto, os conceitos que servem de mote a estas comemorações. O programa incluirá, assim, quatro palestras dedicadas a temas relacionados com a agricultura familiar e biológica, assinalando o Ano Internacional da Agricultura Familiar (2014). As iniciativas serão seguidas de debate e recolha de sugestões inseridas no projeto “Estende a tua Visão”, no âmbito do “Famalicão Visão 25 – 25 Ideias para o Futuro”. Destaque ainda para o Mercado Verde, que decorre ao longo dos três dias, entre as 16 e as 20 hora. Produtores biológicos, como Estória d’um Cogumelo, Campo da Agra ou Quinta de Pindela, entre outros, licores artesanais, cerveja artesanal, cosmética natural, ou ainda comida de rua são alguns dos participantes. No âmbito do programa de animação, referência ainda para o concerto das Contratadeiras a encerrar as comemorações no domingo, pelas 19 horas. Recorde-se que os workshops e as palestras são sujeitos a inscrição através do email parquedadevesa@vilanovadefamalicao.org ou do telefone 252374184. Consulte a programação completa no site do município http://www.vilanovadefamalicao.org.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.