887

Page 1

7 de novembro de 2008 www.ope­ru­mo­lha­do.com.br - Edição 887 ANO XXVIII

O MAIOR

JOR­NAL BÚZIOS

Você acredita em Papai Noel? O presidente do Planeta Por Hamber Carvalho

Pág. 6

"Perdi porque tive menos votos" Por Toninho Branco

Pág. 3

Um jornal cego, surdo e mudo

Não perca o anúncio do Ferradura Resort na página central


Ontem e hoje Q uando Búzios era distrito, não havia mão nem contramão, não havia decibelimetro e os únicos homens a andar de terno e gravata eram os evangélicos - mesmo assim somente aos domingos. Quando Búzios era distrito, os políticos se contavam nos dedos e, quando chegavam às eleições, eram todos por Búzios. Quando Búzios era apenas um arraial de Cabo Frio, tinha peixe o ano todo, as festas de Santa Rita e Sant’Anna eram maravilhosas e o carnaval tinha rainhas como Dona Oi e Filhazinha. Antes da emancipação, peixe fresco era na Peixaria do Maia, sanduíches no Café Maroca e na Padaria La Boca, onde Henrique Gomes vendia mussarela, compras do mês no Mercado do Fiscal, e os sábados mais alegres no Clube do Azul e Branco. Quando Búzios era distrito, abastecer o carro só no Posto do Ceceu, boa pedida era tomar uns chopes no Ponto de Encontro na mesa do Alberto Fantini e se o mundo começasse a girar chamávamos o táxi de ‘seu’ Domingos. Antes de nos livrarmos de Cabo Frio as praias de Búzios eram todas limpas - até a do Canto-, e o bairro de Geribá ainda não tinha sido destruído pelos condomínios. Quando Búzios era distrito, a cidade não tinha lei. Abríamos uma loja, um restaurante, ou o quer que seja sem pedir autorização a ninguém.

2

Quando Búzios era distrito, Papi era apenas pousadeiro, Flávio Machado apenas recepcionista, Mário Fernandez vendia crepes, e não havia nem o Fecab e, muito menos, o jornal Primeira Hora. Quando Búzios era distrito, não havia pessoas estranhas nas ruas. Todos eram conhecidos. Sabíamos o nome de todo mundo. Búzios era uma grande família. Quando Búzios era distrito, a 1001 já era uma merda, a Salineira era melhor que hoje e, não havia as centenas de vans e kombis infernizando o trânsito. Aliás, quando Búzios ainda era distrito, não tínhamos trânsito nem faixa de pedestres. A polícia ‘era’ Cabo Adilson, o xerife era Octavinho; o pastor era Gentil; o prefeito era Emígdio; os chefs eram Gato Dumas e Miro do Satyricon; Pacato fazia as caipirinhas; o empresário era Umberto Modiano, o único jornal era o nosso. Tínhamos a TV e a Rádio Búzios da Érika, que até hoje deixam saudades. Não existia brigitólogos nem malas como Thomas Sastre. Quando Búzios era distrito, Renata Deschamps já era bela, o músico feijão já era velho, Zé Itajahy já era louco, Cassoça já bebia, Marcelo comia como sempre, Aníbal escrevia como nunca e eu ainda era coveiro em Pernambuco. Quando Búzios era distrito, a gente era feliz e sabia.

Editorial

Ônibus da Salineira passando na ‘contramão’ pelo Morro Humaitá. coleção Casas Brancas

O chef Miro do Satyricom na Praia da Armação com um belo exemplar de Pargo Con­se­lho edi­to­rial

Os buzianos de antigamente, do acervo de Henrique DJ

Bri­git­te Bar­dot, Clau­dio Kuck, Ivald Gra­na­to, Jo­mar Pe­rei­ra da Sil­va, Fi­no Quin­ta­ni­lha, Re­na­ ta Des­champs, Ota­vi­nho, Humberto e Clau­dio Mo­dia­no, Er­nes­to Za­bo­tinsky, Tra­ja­no Ri­bei­ro, Re­na­to Pa­co­te, Jor­ge Te­des­co, Clau­dio Co­hen, Lau­ritz Lach­man, Gui­lher­me Araú­jo, Pe­dro Pau­lo Bul­cão, Pau­lo Ma­ria­ni, Al­ber­to Fan­ti­ni, Ma­rie Anick e Jac­ques Mer­cier, Ara­guacy da Sil­va Mel­ lo, Luis Ed­mun­do Cos­ta Lei­te, Mar­cos Pau­lo, Elie Sha­ye­vitz, Jo­nas Suas­su­na, Gló­ria Ma­ria, Rui Cas­ tro, Heloísa Seixas, Márcio Fortes, Luis Fernando Pedroso e Lula Vieira. Di­re­tor Mar­ce­lo Lar ­ti­gue Jor­na­lis­ta res­pon­sá­vel Hamber R. de Carvalho (reg. prof. 13.501 DRT/RJ) Editor de fotografia Gonzalo Arselli

Fun­da­do­res Ma­rio Hen­ri­ques e Pe­dro Luis Lar ­ti­gue Ge­rên­cia de Ven­das Rio: Tráfego Publici­ dade & Marketing Tel: (21) 2532-1329

Re­pór ­ter San­dro Pei­xo­to Anibal Fernando Cláudio Kuki

Me­ce­nas Umberto Mo­dia­no

Pro­du­ção Grá­fi­ca Ca­ro­li­ne Moreira Marcela F. Silva

Diretora de Distribuição Cristina Albuquerque

Motorista Sylvana Graça

Arquivo e Assinatura Valdete Rangel Amaral

Im­pres­são Ediouro

O Pe­rú Mo­lha­do / Edi­to­ra Mi­ramar CNPJ: 02.886.214/0001-32 Pra­ça San­tos Du­mont, 333 - sobrelo­ja Cep 28 950-000 – Cen­tro - Ar­ma­ção de Bú­zios –  RJ Celular/redação: (22) 8128-3781 / 9216-3361 Comercial: 9959-9143 E-mail: ope­ru­mo­lha­do@glo­bo.com operumolhado@gmail.com Si­te: www.ope­ru­mo­lha­do.com.br

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado


i l a u Vo Duas coisas: nosso prefeito Toninho continua trabalhando normalmente até tarde da noite e acreditando que a justiça ainda vai reverter à eleição municipal. Em entrevista exclusiva ao Perú Molhado, nosso prefeito não poupou ninguém. Reclamou da Justiça que permitiu a inscrição de um candidato com contas reprovadas (Mirinho Braga), falou sobre o fato de Nani Mancini ter criticado o governo e - quando entrou na máquina não executou o que pregava - sobre a Câmara de Búzios que muitas vezes atrapalhou o andamento do seu governo e sobre seu futuro político.

Sempre tive dificuldades no Legislativo. Não com todos os vereadores. Agora mesmo, a Câmara não quis aprovar uma pequena suplementação de 70 mil reais para a festa da cidade. Seria uma festa simples, para a população, mas os vereadores deram as costas para o povo que os elegeu. A prefeitura tem dinheiro em caixa, mas não está no orçamento. O prefeito pedir uma suplementação é normal. Foi uma covardia com o povo de Búzios. Vamos ter os desfiles porque, graças a Deus, temos verba reservada na Secretaria de Educação.

zão e os dois me confirmaram que a verba para a estrada Búzios-Cabo Frio está liberada. Espero começar antes do fim do ano. Essa obra é importante não só para Búzios, mas para toda a região.

Posição ou oposição

Jamais vou fazer- como nunca fiz- oposição ferrenha a cidade. Sempre fiz oposição a idéias. Quando meu grupo estava na oposição procuramos ocupar nosso espaço dentro dos princípios éticos da democracia. Nunca fui de perseguir ninguém. Para mim, o importante é a cidade. Sou um buziano que ama sua cidade. Não vou entrar nesse faroeste em que transformaram a cidade na última eleição. A cidade de Búzios tomou um rumo muito ruim, vai ficar difícil retomar um rumo tranqüilo. Parece que estamos nos tempos dos coronéis. A sede de poder ficou incontrolável.

Sem grana é mais difícil

Somos o único governo do Brasil em que o Legislativo retirou todo o remanejamento do orçamento. O prefeito de Cabo Frio pode remanejar 50% do orçamento. O prefeito anterior trabalhou todos os 8 anos com 50% do orçamento sobre seu controle. Certos vereadores acham que quanto mais desgraçar a cidade, será melhor para eles. O ex-prefeito teve a Câmara do amém, por isso governou com mais facilidade. Mas não estamos parados.Vamos entregar até o fim do ano o novo Posto da Policia e uma nova sala de recepção turística, ambas na Praça Santos Dumont, ao lado do prédio da antiga prefeitura. Também vamos entregar o tão sonhando Mercado Municipal de Artes, último projeto do grande arquiteto Zanini, que foi abandonado pelo governo anterior.

Por que perdeu? Perdeu por quê?

Perdemos a eleição porque não tivemos votos para vencer. Ninguém faz nada sem um bom grupo. Para ganhar uma reeleição tínhamos que ter um grupo de sucesso, infelizmente não tivemos esse grupo. Houve gente em nosso grupo que não caminhou junto. Todos sabem disso. A população teve a opção. Os eleitores fizeram bem em achar que nós não tivemos capacidade para conduzir a cidade da maneira que eles queriam. Respeito à opção dos eleitores. Sempre respeitei a opção democrática da população. Assim ganhei e perdi eleições. Infelizmente, a maioria dos vereadores pediu votos somente para eles. Candidato à prefeito está sujeito a passar por isso. Sempre procurei ajudar a todos, sempre deixei todo mundo trabalhar.

A democracia e a lei

Sou um democrata. Não tenho nada a contestar o resultado da eleição. Contesto sim a maneira como ela aconteceu. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) conduziu de maneira contestável a última eleição em Búzios. Por isso, estamos na justiça. Por isso, não instalei o gabinete de transição. A justiça ainda não decidiu. Na hora que decidir, vou parabenizar o prefeito eleito.

Passando o bastão

Toninho, o prefeito de Búzios

á j o t l e vo

Nani Mancini

De fora é muito fácil criticar. Quero ver a pessoa assumir e resolver. É fácil falar de fora. Qualquer pessoa pode criticar. Se fosse fácil todo mundo fazia. Cada cidadão tem a direito de fazer a crítica que achar. Quero ver se não fosse crítico o que seria.

Executivo x Legislativo

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado

Mãos a obra

Tudo que tentamos fazer pelo bem estar da cidade foi sabotado. Fomos perseguidos de todas as maneiras. Nenhum projeto do nosso governo passou sem sabotagem. A recuperação da estrada Búzios-Cabo Frio já devia ter saído, a segunda parte da Via Azul já devia ter começado. Estamos assistindo a uma verdadeira oposição a cidade. Estive como governador Sergio Cabral e com o vice Pe-

Na hora que a justiça decidir quem vai governar a cidade, temos que aceitar. Se decidir em favor do ex-prefeito, vou torcer para que ele faça um bom governo, que faça a cidade crescer com segurança e organização. Mas tenho esperança que a justiça prevaleça. Infelizmente a política em Búzios saiu do campo democrático e ficou na mão do judiciário. Quem decidiu a eleição foi o juiz. Se a justiça der razão ao outro candidato, vou seguir minha vida. Vou entregar a prefeitura totalmente diferente da que recebi. Com todas as contas em dia, sem nenhum carro sucateado, com os computadores funcionando e principalmente, com algum dinheiro em caixa. Recebi a prefeitura com uma dívida de mais de 14 milhões e entrego sem nenhuma dívida.

A vida continua

Se tiver que entregar o governo no final do ano, se a justiça conceder o direito do ex-prefeito assumir a prefeitura, não tem problema. Vou seguir minha vida, vou trabalhar. Sempre trabalhei. Meus amigos venceram na região. Marquinho em Cabo Frio, Andinho em Arraial, Carlindinho em São Pedro, Carlos Augusto em Rio das Ostras e Riverton em Macaé. Vou abrir uma empresa e pleitear algumas licitações. Também vou fazer política normalmente, a partir do dia 1 de janeiro. Sou candidato a prefeito na próxima eleição.

3


A luta do mito contra a realidade Por José Correia Baptista O deputado estadual Alair Corrêa repete este ano a mesma história de quando perdeu as eleições à Prefeitura de Cabo Frio em 1992 para José Bonifácio. Não reconhece a derrota nas urnas e procura inverter a realidade, espalhando o boato de que ele sim, o perdedor, é que irá assumir a Prefeitura. Este ano, a derrota de Alair Corrêa para Marquinho Mendes teve uma grande diferença, 13.172 votos, do que aquela derrota de 1992, 602 votos. Naquele ano de 1992, Alair Corrêa nem esperou José Bonifácio receber a chave da Prefeitura para divulgar que ele, Alair Corrêa, é quem seria o prefeito da cidade e não demoraria muito para assumir o mandato. José Bonifácio estava tomado por tal preocupação - afinal, todo o brasileiro tem um quê de psicótico por acreditar que 2 + 2 possam realmente ser 5 - que trouxe do Rio de Janeiro o advogado Fernando Weiss que o acompanhava pessoalmente como uma espécie de segurança jurídica. Não conseguindo materializar o desejo pessoal de ser prefeito mesmo tendo perdido nas urnas (o que, para Alair Corrêa, é apenas um detalhe), começou a perturbar o mandato do prefeito José Bonifácio por meio da Câmara, até conseguir instalar uma Comissão Processante. Na votação, José Bonifácio só não sofreu o impeachment por apenas um voto. Este ano se dá o mesmo processo. Alair Corrêa definitivamente não se preparou na vida para aceitar a derrota. Nas outras cidades do Brasil, os candidatos que perderam reconheceram os vitoriosos. Em Campos, por exemplo, Arnaldo Viana admitiu sua derrota para Rosinha Garotinho e anunciou a formação de uma oposição à nova prefeita. No Rio de Janeiro, Fernando Gabeira. Em São Paulo, Marta Suplicy. A democracia também se constrói assim, com o gesto de grandeza de quem perdeu uma eleição em dar o exemplo cívico de respeito a quem saiu vitorioso das urnas. Os eleitores do deputado estadual Alair Corrêa, entretanto, reconheceram com dignidade a verdade das urnas que deu a vitória a Marquinho Mendes, ao retirarem de seus carros, logo no domingo, dia 5 de outubro, o plástico do então candidato a prefeito Alair Corrêa. Como em 1992, Alair Corrêa nem agradeceu aos eleitores que votaram nele porque não crê na evidência, na realidade - adversa para ele que se apresenta para todos. Mas 2008 revela contrastes bem marcantes que os de 1992. Primeiro, a diferença de votos: em 1992, uma derrota por ape-

4

nas 602 votos; em 2008, uma derrota pela grande margem de 13.172 votos. Não é apenas uma questão de quantidade, mas de distância de representação política. Em 1992, a sociedade estava praticamente dividida entre Bonifácio e Alair. Em 2008, Alair representa uma parcela em torno de 30% do eleitorado cabofriense, Marquinho Mendes, 50% e, outras opções, 20%. Ou seja, Alair Corrêa perdeu terreno político que só não estava nítido em virtude de sua aliança com Marquinho Mendes. Em 1992, Alair Corrêa tinha uma boa representação de vereadores na Câmara. Tanto que conseguiu levar à votação o impeachment de seu adversário, o prefeito José Bonifácio. Hoje, de seu grupo político, elegeu apenas o filho para a Câmara, mesmo assim com uma modesta votação. Na verdade, o que assistimos nestas eleições foi à derrota de um mito na política local. E por ser um mito - construído nestes últimos quase 40 anos - é complicado para todos - aliados e adversários de Alair Corrêa - tratar das implicações deste assunto. A realidade é esta: a insofismável vitória nas urnas de Marquinho Mendes e a entrada de uma outra geração na cena política. Já o mito, pode levar muitas pessoas a uma outra interpretação: a de que a realidade é frágil, não se sustenta por si só, diante da força, do poder mágico do mito. Toda a notícia - Adeptos do deputado estadual Alair Corrêa tiveram mais um dia de esperança esta semana quando leram a notícia de que o TSE aprovara a cassação do prefeito eleito de Londrina, Antonio Belinati, que teve o registro de sua candidatura negado pelo tribunal. Mas se tivessem lido melhor a matéria veriam que ela atinge frontalmente as pretensões tão sonhadas de seu candidato derrotado nas urnas. É que o Ministério Público Eleitoral do Paraná questiona o registro da candidatura de Belinati - aprovado pelo TRE do Paraná - porque ele teve as contas de um mandato de prefeito rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Ou seja, uma situação igual à do ex-prefeito Alair Corrêa, excetuando, claro, a vitória que ele não teve nestas eleições. Assunto importante - Na Segunda Guerra Mundial, um general americano dizia que a guerra era algo tão importante que não poderia ser deixada só nas mãos de militares. A mesma coisa poderíamos dizer sobre a democracia, que é tão importante para ser deixada só nas mãos de juízes.

Alair e Marquinhos quando ainda eram os bons companheiros

E a criatura engoliu o criador

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado


Presidente do Planeta Por Hamber Carvalho

Estava ouvindo uma música de Zé Ramalho, quando me liguei no que estava acontecendo no mundo. Numa de suas estrofes, o eterno viajandão nordestino aplica uma filosofia que cabe igualmente no momento de crise mundial que estamos vivendo: “ O planeta como um cachorro vejo, se ele não agüenta mais as pulgas, se livra delas num sacolejo”. Assim é com a eleição de Barack Hussein Obama na América do norte. Até parece que a onda de democratismo que assolou a América do Sul, elevando ao poder governantes de origem humilde e mais próximos do povão, contaminou as terras de Tio Sam. Na realidade só parece, pois apesar de sua origem humilde e seu pezinho na África, Barack Obama é um produto acabado do imperialismo norte americano, como alternativa a cara amarrotada e vincada de Bush e seu papai igualmente reacionário e atrapalhado. A crise americana, agravada pelos bilhões de dólares queimados nas invasões insanas do Afeganistão e Iraque exige de

imediato uma nova face para superar as dificuldades internas do pais, às custas dos 13 milhões de famintos da África, da gigantesca dívida externa dos países alijados dos banquetes promovidos pelo FMI e Clube de Paris, do sangue derramado por estas mesmas invasões, para controlar a produção e regular o preço do barril de petróleo no mercado internacional e dos produtos e das indústrias poluentes que são fixadas nos chamados países em desenvolvimento. A entrada de um negro no comando do planeta, nada mais é que uma tentativa de deter a vertiginosa queda do império americano na geopolítica internacional. Democratas e Republicanos ao longo da história cometeram os mesmos crimes contra a humanidade para manter sua hegemonia entre os povos da terra. Só para lembrar: bombardeio da Iugoslávia, guerra do Vietnã, bombardeio americano no Sudão, Hiroshima e Nagasaki. Neste momento de “farinha pouca meu pirão primeiro”, os grandes artistas da política americana param o mundo para mostrarem que são eles que ainda dão as cartas até no pão que

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado

chega as nossas mesas. Barack Obama tem a missão de fazer com que o povo americano volte a sonhar novamente o sonho americano. Apesar dos discursos, seu objetivo e sua missão são de manter e preservar os interesses fundamentais do imperialismo. Esse é o papo reto quando se trata dos interesses de uma nação que comanda praticamente todo o globo terrestre. Pinta de bacana, fino trato e um discurso de arrepiar até os seguidores de Karl Marx, essas são as características deste negro meio muçulmano, meio africano, meio humilde e integralmente preparado para apresentar um novo rosto para a igualmente e velha dominação americana. A conta para manter o império americano funcionando é alta: 2 bilhões de dólares por dia para que o país possa dar conforto e dignidade a seus cidadãos. Tudo isso, evidentemente, bancado ás nossas custas: asiáticos, sul-americanos, africanos, mexicanos e tantos outros cidadãos que mal nascem e já começam a pagar esta dívida. Barack não foi eleito o presidente dos

O novo presidente americano Barack Obama em Geribá na casa do Dr. Heitor

Estados Unidos, ele é o presidente do planeta Terra. Ele é o sucessor de todos os que comandaram um império, que apesar de agonizar, ainda dita as regras da economia e da política mundial. Que Allah seja misericordioso com sua alma, pois assim como a de seus antecessores, serão consumidas integralmente pelo fogo do inferno.

5


Black and White ou Um Preto na Casa Branca Por Eduardo Almeida, feliz por ter imaginado uma coisa que não havia lido em nenhum lugar.

Muitas pessoas tem idéia de que pelo fato do OBAMA ter faturado a presidência do império americano, coisas radicais vão ocorrer. Vi que o Obama tem um cachorrinho, tudo bem. Todos tinham, o Bill Clinton tinha um labrador pegador. Será que o novo presidente vai ter também um cão pegador digo labrador ou ele vai ser mais tranqüilo. Ele já convidou um deputado que trabalhou com o Clinton, e vai escolher o presidente do Banco Central de lá entre um seguidor do Bill o Paul Vocker ou então o cara mais rico e poderoso do mundo. Se vocês acham que somente porque o cara é preto, alguma coisa vai mudar podem tirar o cavalo da chuva. O Obama deve ou pode ter tido algum complexo pelo fato de ser preto, mas nós não podemos achar que ele vai ser legal para o Brasil pois é preto como a grande maioria de

nossa gente. Obama nasceu em Honolulu e teve uma adolescência rebelde no Havaí. Seu pai era africano mas não africano duro destes que a gente acostumou a ver em filmes de caçadas onde você vê o bacana dando tiros e os africanos carregando a tralha pesada, e falando ¨sim Buana. Porra nenhuma ele era professor universitário e conheceu a mãe de Obama fazendo curso no Havai . Na época, Obama, experimentou maconha e cocaína, conforme afirma em sua biografia. Anos mais tarde, Obama estudou ciências políticas na Universidade de Columbia e graduou-se em direito em Harvard, onde foi o primeiro negro a ocupar o cargo de presidente da influente publicação Harvard Law Review. Ter estudado nestas duas universidades não é coisa de ferrado não , é coisa de bacana.

Os brasileiros que moram lá nos States, e estão legais, tudo bem, os que não estiverem vão dançar, o OBAMA BACANA sem ser SACANA disse que nem os seus parentes vão ter colher de chá da imigração. Ele quando Senador votou a favor da cerca que protege a fronteira americana com o México e apoiou o aumento de verbas para fiscalizar os imigrantes ilegais proposto por Bush,

É meus amigos, eu achava que o nosso Lula era o máximo em matéria de esperteza e malandragem, mas agora o continente tem um que vai dar trabalho para o nosso LULA, vamos ver o próximo capítulo.

...Um Boteco cheio de Charme!

Domingo: Delicioso Cozido

Novembro: Aniversário do Escritório

2623-0467

Informações e Reservas com TINA: Tel: 2623-8254 barescritorio.buzios@gmail.com

Steak House

O melhor filé mignon de Búzios

Café da Manhã completo é no

Tel: 22 2623-3731 bardomangue@hotmail.com

Atacado e varejo

6

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado


Coisa de cinema I

ndependente de a prefeitura de Búzios ter ou não, verba para patrocínio ou apoio, o Festival de Cinema de Búzios deste ano está confirmado. Quem garante é produtora cinematográfica Vilma Lustosa, sócia da empresa Cima/Total Entertainment e Diretora Geral do Festival de Cinema de Búzios. A operadora de telefonia celular Claro renovou o contrato de patrocínio, prova maior que o Festival de Búzios está consolidado. De 26 a 30 de novembro, nossa cidade receberá o 14° Festival de Cinema de Búzios, e novamente teremos novidades. O cinema na Praça em São José terá uma tenda (emprestada pelo Via Lagos) e assim a platéia poderá assistir aos filmes com mais comodidade. “Ano passado o vento atrapalhou. Por isso buscamos uma solução. A tenda será perfeita. Serão duas noites de exibição. Um cineminha com 250 lugares. Na Rasa também faremos duas noites”, informou Vilma. No cinema da Praça Santos Dumont, destaque para a criançada. Estão programados dois musicais ( o musical Mama Mia que ainda está nos cinemas do Rio já está confirmado) e os filmes Kung Fu Panda, os Porraloquinhas e as Mosconautas. A diretora do Festival está tentando um filme de regata, pois na mesma semana, Búzios estará recebendo a regata de veleiros clássicos. “Tem um filme inédito, maravilhoso. É um filme de aventura. Uma regata ao redor do mundo,” continuou a diretora. Os filmes que serão exibidos no Cine Bardot ainda estão sendo escolhidos. De certo mesmo somente a exibição em primeira mão da continuação do filme Se eu Fosse Você, que levou mais de 3 milhões aos cinemas. Nesse filme, nosso querido Mário Paz do Cine Bardot interpretou um psicanalista. Teve uma atuação tão brilhante que a personagem Gloria Pires ficou curada. Como resultado, Mário não foi chamado para a continuação e a expectativa dos produtores é que o Se Eu Fosse Você 2 seja um sucesso ainda maior. “É o filme de maior expectativa do cinema brasileiro em 2008”, confessou Vilma. Como de praxe, teremos novamente uma mostra do cinema argentino. Serão quatro filmes (todos sem distribuição no Brasil) e mais uma vez os maiores atores da terra de Maradona estarão em Búzios, entre eles o galã Ricardo Darin. Do Brasil só quem confirmou presença foi a atriz Vera Fisher e a Promoter Liége

O abismado Sandro Peixoto entrevistando a produtora Vilma Lustosa em seu escritório no Rio

Monteiro. A organização do festival convidou Tony Ramos e Andréia Beltrão, que estão no filme Se Eu Fosse Você 2. Além dos longas-metragens, teremos novamente uma mostra de curtas. O filme Graças a Deus do nosso editor Marcelo Lartigue (vencedor de melhor filme feito com máquina fotográfica no Festival de Curtas de Cabo Frio) já está confirmado. Outros estão sendo aguardados. Também está sendo gastado junto a Claro, patrocinado do evento, um concurso de filmes feito em celular com o tema, Meu Búzios Inesquecível. Serão três categorias: filmes feitos por crianças, moradores e turistas. Os filmes serão postados no Portal da Claro.

Show Búzios

O Festival de Cinema de Búzios é muito mais que uma mostra de cinema ou, um final de semana onde a cidade recebe atores e atrizes famosas. Dentro dele acontece o Show Búzios, que é o maior encontro de distribuidores e exibidores do Brasil. É aqui em nossa cidade que se decide o que vai ser visto e onde serão exibidos os filmes de

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado

Mário Paz, abismado ao saber pelo Perú que o Festival estava garantido

2009. Esse será o sexto Show Búzios. O encontro acontecerá na quinta e na sexta-feira em quatro horários. Sessenta exibidores e 14 distribuidores - dos maiores estúdios do mundo - já confirmaram presença. O Show Búzios começou com sete distribuidores. Isso mostra que o encontro se mostrou produtivo.

7


Bosque esquecido tá uma merda

Obrigado Toninho! Áreas verdes das esquinas esquecidas viraram lixeira, mato, fedentina, buraqueira, barro, poeira, ‘ruas’ abandonadas pelos garis e a Locanty, que passam horas varrendo, polindo, recolhendo simples folhinhas do chão nos logradouros (que palavra horrível) a poucos metros de distância, que tiveram a felicidade de serem calçados. Já os pobres ‘descalçados’ e ‘insaneados’ pagam o mesmo IPTU (dobrou após o saneamento e calçamento que não receberam) e são discriminados, tratados como cidadãos de terceira classe. E alguns ‘educados’ moradores privilegiados ainda jogam seu entulho, galhos e até lixo orgânico em terrenos baldios (áreas verdes não urbanizadas) da Rua Bosque de Geriba, Ipê (em frente ao número 1 tem até cemitério de automóveis, a carcaça de um Ford K apodrecendo ao sol e chuva há um ano – não dá pra recolher?), Jacaré e outras vias olvidadas. Ninguém limpa nada, a não ser alguns moradores e caseiros, cansados de esperar a ação da municipalidade. Promessas sempre repetidas e não cumpridas. Gracias Toninho Branco... Estas críticas que fazemos agora já apresentávamos antes, não foi porque perdeu nas urnas.

As mentiras da Prefeitura O que machuca mais e irrita é além de não ter o atendimento da Prefeitura, é ouvir promessas não cumpridas, mentiras e sermos feitos literalmente de palhaços como aconteceu várias vezes nos dois últimos anos. Isto não tem perdão! Quando Toninho e seus secretários, inclusive o de Obras, estiveram comigo em Brasília no ano passado, me garantiram que quando voltasse aqui encontraria o Bosque totalmente saneado e calçado. Mentira! Só parte foi contemplada com os benefícios. Depois ficou para agosto, outubro, dezem-

8

bro, começo de 2008 e nada. Mentiras! O pior estava por vir. Recebi telefonema em minha casa convidando para encontro num sábado ao meio-dia (tive que me esforçar e ‘madrugar’ para estar lá), para reunião final sobre a continuação das obras. O prefeito não estava e sim o Salviano (boa pessoa, amigo, mas falhou e nos enganou várias vezes, não sei por culpa de quem), o Armando Ehrenfreund (que nome), a direção da Associação dos moradores e lideranças do Bosque de Geribá, além deste interlocutor que vos escreve. Mostraram mapas, documentos, contratos assinados e garantiram. Em poucos dias os trabalhos seriam retomados e até o próximo Reveillon tudo seria inaugurado. Mentiras! Por que nos fazer de palhaços? O pior é que acreditamos, não dava para imaginar tanta cara de pau de ser tudo invencionice eleitoral novamente.

O lixo tomou conta da parte pobre do Bosque de Geribá. Até carro abandonado tem Foto: Claudio Kuck

Por Cláudio Kuck ao lado do lixo

Após eleição parou tudo Durante a campanha eleitoral como faço sempre lia os jornais e tomava uma Itaipava no bar do Marcelo, bem ao lado do comitê eleitoral do Toninho Branco, que diversas vezes parou para me dizer que obras prometidas já tinham começado na Rua Bosque de Geribá e logo estariam prontas. De fato iniciaram, enterraram uns canos, bloquearam o trânsito (parte está bloqueado até hoje) e não chegaram na Ipê, Jacaré, parte da Casuarina etc. Agora retornando de viagem ao Uruguai e Argentina vejo que abandonaram tudo por ali e foram botar canos e novas pedras na Rua Gravatás já calçada há bastante tempo. Claro, são da parte ‘nobre’, privilegiada, nós aqui da ‘periferia’ que nos lixemos, só falta mandar nos queixarmos ao bispo ou ao Papa Bento XVI! Que absurdo, que falta de respeito aos cidadãos que pagam impostos e mantém a máquina administrativa. O ex-secretário de obras do Mirinho,

Manoel Gomes, me dizia que era difícil sanear o Bosque por causa da necessidade de drenagem, desapropriações e sei lá o que mais. Fiz várias críticas a ele, mas pelo menos nunca me mentiu! Isto apesar de que os moradores da área e da Associação comentem que no começo do governo do ex-prefeito (agora reeleito brilhantemente), foram chamados para dar o nome de suas ruas para o calçamento (mesmo sem o esgoto), caminhões despejaram paralelepípedos por ali para serem colocados em ruas como Casuarina, Pitangueira etc, mas acabaram recolhidos e indo parar nos acessos de novos condomínios construídos por amigos da Prefeitura e vereadores, onde surgiram ruas com quase os mesmos nomes como das Casuarinas etc. Será? Coincidência?

Mirinho, a última esperança - A população abandonada do Bosque espera que desta vez o sr. Braga faça a obra que Toninho prometeu, jurou executar, mas acabou só enganando e fazendo de bobos e otários seus pobres moradores... É a última esperança do Geribá, que sonha agora com Delmires resgatando a credibilidade cidadã perdida com o atual governo municipal, que se despede melancolicamente. Tudo isto é muito triste, a gente se sente enojada na cidadania. Só falta ouvir o antigo ídolo Miltinho cantar seu então sucesso ‘Palhaçada’, de Orestes Barbosa e Luís Reis: “Cara de Palhaço / Pinta de Palhaço / Roupa de Palhaço / Foi esse o nosso amargo fim...”

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado


Um legítimo churros buziano Ganalvo Quintanilha, que há 33 anos vende Churros em Búzios agora é um legitimo Cidadão Buziano. Vai receber a homenagem neste sábado durante a festa pela emancipação da cidade. Além de Genalvo, também serão homenageados o jornalista Ancelmo Góis, a deputada Maria Elvira, a promoter Lucinha da Globo, o fotógrafo Sérgio Quissak, Dr. Allan,a deputada Andréia Zito,o Bispo Manoel Ferreira, o comendador Thomas Sastre*, o nobre Pedro Hélio da Rocha ( o Hélio pai do Losso) e outras dezenas de pessoas. * Thomás Sastre já é comendador, como disse no texto acima, já é cidadão buziano e agora receberá a medalha José Bento Ribeiro Dantas, neste caso uma exceção porque quando foi criada pelo nobre edil Henrique DJ, era para homenagear os nativos de Búzios que não entendiam porque eles não recebiam o título de cidadão buziano, que é outorgado para quem vem de fora, quer dizer, que não nasceu aqui. Segundo Henrique DJ, esta medalha está sendo avacalhada obs: Ainda sobre Thomás Sastre ele está organizando em Brasília o maior evento educacional da América Latina

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado

9


Lei e ordem II. Outro projeto parecido quase ao lado do condomínio Camurupim, em Manguinhos, também foi anulado. Ninguém sabe bem o porquê, mas, o vereador e futuro vice-prefeito Alexandre Guerreiro tem uma enorme carinho pelo projeto das 34 casas. Chegou ao ponto de afirmar na câmara que a nova Lei é mais restritiva. Bolso cheio. Julinho ganhou na Mega-Sena. Calma pessoal. Nosso querido inspetor acertou apenas 4 números e levou para casa menos de 200 reais. Não deu para comprar nem um par de tênis novo.

Regina e Baixinha (que nunca sai no Perú) levando Rufus para o Rio de Janeiro para felicidade do nosso amigo Dr. Eduardo

Cadeira. Para presidir a câmara nos próximos dois anos o prefeito eleito Mirinho prefere Messias, já o vice Alexandre Martins defende o nome Joice. Será a primeira quebra de braço entre o prefeito e o vice. O resultado desse embate pode dizer muito. Vazio. Sumiu da Ponte Rio Niterói o anúncio do cartório de Búzios onde o nome de seu titular Albert Danan era grafado em letras enormes. Eles merecem. Os garçons do Restaurante do David vão receber uma moção de aplauso pelo excelente trabalho que fazem na casa. A homenagem oferecida pelo vice-prefeito Alexandre Martins será entregue na festa da cidade nas mãos do maitre Natal, que está a três meses se preparando para a honrosa noite. Cruzado. Cachorrão venceu mais uma e dessa vez, por nocaute técnico. O adversário não voltou para o quarto assalto. Em comemoração a mais uma vitória, seu menager Bernard Sitbom vai levar nosso campeão para um tour na Europa. Dizem que Cachorrão vai como segurança de Bernard. Caramuru. Mureb Fogueteiro é o novo presidente do Vou Ali e Volto Já, e tem como vice o amigo Gilberto Lessa. Mureb, que promete fazer o melhor desfile da história do bloco no próximo carnaval, continua esperando receber dos políticos.

Nelson Schever (que comprou três quadros do Marangoni) com sua família de cunhados no Bar do Mangue

Foto: Valdete

NOTAS • NOTAS • NOTAS • NOTAS • NOTAS • NOTAS • NOTAS • NOTAS • NOTAS • NOTAS • NOTAS • NOTAS • NOTAS 10

Lei e ordem I. O Ministério Público enviou mensagem à prefeitura de Búzios informando que a mesma cancele qualquer projeto baseado em nova Lei do Uso do Solo, aprovada pelos vereadores da tromba. O projeto de 34 casas (pela lei anterior só podem 17) no terreno do antigo campo de pouso em Geribá já foi cancela pelo secretário Armando Ehrenfreund.

‘Seu’ Geraldo, o homem do cafezinho da Ediouro

Festa de mil talheres no Bar Escritório, no Porto da Barra, em homenagem ao aniversariante Zuza

Teclado. O jornalista e deputado federal Fernando Gabeira (PV) passa a escrever, às sextas-feiras, a coluna "Rio de Janeiro" da página 2, de Opinião, no jornal Folha de São Paulo. Gabeira está de volta ao jornal, onde já atuou como repórter especial e colunista da Ilustrada e da própria página 2. Cadê ele? Dizem que morreu Dr. Jerônimo, mas, não temos certeza. Se você souber o paradeiro dele, favor comunicar ao Perú. Temos uns assuntos a tratar com ele.

rio aqui, que prefeito naquela cidade. 007. Sérgio Mudar agora se dedica caçar fantasmas. O Lobista está organizando alguns dossiês com histórias nebulosas de funcionários fantasmas, gente que recebeu sem trabalhar em diversos governos, inclusive estadual, e posa na cidade de bom moço. Quem já viu parte da lista afirma que é pura bomba.

Quatro rodas. Chegou a Cabo Frio, a Bracon, melhor distribuidora Ford na Região dos Lagos. Os vendedores estão autorizados pelo proprietário a oferecer preços especiais para moradores de Búzios. Apagão. O Morro Humaitá ficou sem luz de quinta a tarde até a sexta. As pousadas, algumas das mais chiques de Búzios ficaram sem água quente, ar condicionado e com os elevadores parados. Os hóspedes passaram o maior sufoco. A Ampla continua com a mesma incompetência de sempre. Última noticia. Até o fechamento dessa edição, Beth Prata continuava em liberdade. As campistas Kelly e Karla, as mais belas funcionarias da agência do Dudu Tinoco que já está de olha na licitação da conta da comunicação de Búzios e de Campos

Bê-á-bá. A briga no futuro governo já começou pelas secretarias. O vice-prefeito Alexandre Guerreiro quer comandar a secretaria educação ou a de saúde de qualquer maneira. Alexandre não é bobo, o orçamento da secretaria de educação de Búzios é maior que o orçamento total da cidade de Iguaba, ou seja, é mais negócio ser secretá-

Manoel Turíbio de Farias, 22 - Loja A - Centro - Búzios - RJ Tels: 22 2623-2510 / 9948-7919 decoralia@msn.com

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado


O PT (Partido dos Trabalhadores) de Búzios sai na frente e promove um jantar com as lideranças políticas da Região dos Lagos para avaliação do último pleito e, para analisar propostas para a eleição de 2010 com vistas a aumentar a representatividade do partido na região como aconteceu agora em 2008. Os petistas buzianos Dalmo, Latour, Ivanildo e Mauro Acerola receberam os companheiros Chumbinho (Presidente da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia), Alfredo Barreto (Secretário de Agricultura de Cabo Frio) Luciano Diniz ( Presidente do PT de Macaé) no Restaurante dos Pescadores, em Manguinhos. “Nossa vontade é que pela primeira vez na história, o partido eleja deputados estadual e federal de nossa região”, comentou o empresário Dalmo Cardoso.

Soninha e Ramon, o espanhol mais chique da Ferradura que sempre trás cigarros Gitanes sem filtro para nosso editor, no Bar do Zé

Oportunidade no centro: Vende-se este prédio comercial e residêncial, com 2 lojas, casa com 3 suítes, salas de estar e jantar, área de serviço, garagem. Preço: R$ 1.200.000,00. Ouve-se proposta. Tel: (22) 2623-4858; 92255751; 9972-4080. Na Praça Santos Dumont a 100m da praia do Canto.

Av. José Bento Ribeiro Dantas, 1358

Praça dos Ossos

Steak • Seafood Orla Bardot, 382 • Tel: 2623-4986

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado

11


Borjalo, o genial

Este desenho feito nos anos 50, quando ninguém falava em ecologia, é um presente do acervo do Perú para a cidade de Búzios, em seu aniversário de 13 anos.

Por Clemente Neto Esse magistral desenho de Borjalo a “flor no machado” teve sua primeira publicação pela revista Manchete, em outubro de 1956. Seus cartuns mais marcantes foram os que traziam mensagens ecológicas, assunto pouco abordado no Planeta Terra naqueles anos 1950. Ele foi um desenhista e cartunista brasileiro, conhecido por seus personagens de traços simples (desenhados sem boca e, na maior parte das vezes, sem diálogo). A trajetória de Borjalo, pseudônimo de Mauro Borja Lopes (Pitangui-MG, 15/11/1925 – Rio de Janeiro 18/11/2004) começou em Belo Horizonte, no jornal Folha de Minas. Logo ele passaria para O Diário de Minas e de lá para o Rio de Janeiro, onde foi colaborador das revistas A Cigarra, Manchete, O Cruzeiro e O Cruzeiro Internacional. Há época Borjalo ficou conhecido fora do Brasil ao ser incluído entre os sete maiores caricaturistas do mundo no Congresso Internacional de Humorismo, em 1955 na Itália, e passou a ter trabalhos publicados no exterior, em veículos como The New York Times e Paris Match. Pouco depois, foi apontado como um dos cinco maiores do mundo por outro mestre do desenho, o norte-americano Saul Steimberg. Na década de 1960, Borjalo, Jaguar, José Geraldo Barreto e Ziraldo fundaram a primeira cooperativa de artistas nacionais, para criar quadrinhos infantis inspirados em temas e personagens brasileiros. Ainda nos 1960, passou a trabalhar em televisão, integrando-se à equipe de Fernando Barbosa Lima na Esquire, agência de comunicação que realizava programas para as principais emissoras do país, como a TV Rio, TV Excelsior, TV Tupi, TV Itacolomi-BH, entre outras. Em 1966, deixou a Esquire e foi para a TV Globo – canal 4, convidado pelo diretor-geral da emissora, Walter Clark. Na Globo, Borjalo trabalhou 36 anos, primeiro como diretor de programas, depois diretor de criação, diretorgeral da Central Globo de Produção, e finalmente, diretor de controle de qualidade. Além de atuar na direção de televisão, Borjalo nunca deixou de desenhar. Mas adaptou seus desenhos à linguagem da TV. Ilustrava os programas que dirigia com caricaturas de olhos e boca móveis, para dar a impressão de que "falavam". Atores e/ou locutores dublavam os bonecos. Os primeiros “bonecos falantes” apareceram no Jornal de Vanguarda da TV Excelsior, mas o mais famoso deles foi a Zebrinha da Rede Globo, criada em 1973 para divulgar os resultados da loteria esportiva. Nos anos 1990, já usando os recursos da computação gráfica, criou alguns "cartuns-eletrônicos" para as vinhetas de intervalo da Globo, os famosos "plim-plins". Mauro Borja Lopes – o mestre Borjalo - foi um dos principais parceiros do ex-executivo de produção e programação José Bonifacio de Oliveira Sobrinho, o Boni, na implantação do famoso “padrão Globo de Qualidade".

14

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado


Como Viver-Junto, Em Vivo Contato e Vazio Mattos

Por Armando Fortuitamente na inexistência de obras, instalações, site specifcs ou performances a curadoria da Bienal Anual de Búzios se apropria em sequeência da chave conceitual das duas últimas Bienais de São Paulo (27º e 28º) para através de seus títulos pautar para essa edição dO Perú uma reflexão acerca do seu esvaziamento. Esse mote temático fala, em princípios ideológicos e estratégicos, da crise vocacional da Bienal quando existem hoje aproximadamente duzentos eventos do mesmo tipo abrindo seus espaços para a arte contemporânea. Esse descompasso se instaura pela manutenção do caráter musicológico ultrapassado que afastado do projeto inaugural da Bienal (a Bienal de São Paulo é a segunda mais antiga do mundo a primeira foi a Bienal de Veneza com seus pavilhões internacionais) não atende mais a sua vocação pedagógica para educar e formar artistas, profissionais e público. A discussão proposta pelo critico e teórico Ivo Mesquita trata a defasagem do modelo arquivista de acumulação museografico e ativa, através da atualização de suas proposições curatoriais, o fundamento social e político que este tipo de espaço para as artes demanda. O “polêmico” espaço vazio que se dá como desfecho de uma crise institucional que é proposto como interrupção no fluxo da amostragem, colocando em suspensão a “observação” do espectador. O titulo VIVO CONTATO enfatiza a insurgência da presença/ausência como proposição de um o modus

vivendi do corpo político, social e afetivo da coletividade em espaço midiático, onde somos reféns da proliferação e manipulação de signos e conteúdos que circulam no mundo globalizado autorizados por interesses m,ercantis. Como afirma o curador “A democracia tem limites, quer dizer estamos juntos e nos tornamos totalmente interdependentes, fomos levados a isso”. E agora devemos reaprender a como estar junto?. Como sugere Marcel Duchamp pela transparência do Grande Vidro, a visão deve transpor o vazado proposto acionando o foco para vislumbrar no atravessamento o sentimento de intermediação para uma outra presença. Porque se as experiências diversas e plurais do nosso tempo nos levam

a aderência de mecânicas selvagens, processos de transmutação retrógrados e aspirações voluntárias e pusilânimes, que sejam bem vindos a Ausência e o Vazio. Esse manancial que em sintonia sensível nos liberta das amarras herdadas, pois que dá a perceber que o vácuo é apenas um percurso sem obstáculos. Nada existe a contornar e afirmar presença a não ser o espaço prenhe em vivência imediata. Nada a discordar, nada se contrapondo, medo, vontade ou desejo. Assim a proposta curatorial que sequencia a Bienal Anual de Búzios se faz também através de dissolução no espaço antes por ela constituido, pois que optou esse curador por abrir mão do arquitetado mantendo-o em sua inércia e ociosidade inicial para assim

ressaltar o que existe por aqui. Não há imantação solidária que preserve o espaço nem respeito pela distancia necessária a convivência salutar, o que vigora é a premissa da invasão. A curadoria quer com a apropriação do conceito de espaço vazio, propor a transparência vítrea dos painéis exuberantes da Pemba como limite reflexivo da Cidade. Esse abrigo generoso pela própria natureza que a imputação oportunista do forasteiro quer manter desordenado e voluptuoso como uma espécie de babel tropical, um mundo de todos e de ninguém, que se orgulha de ser refratária e impermeável aos valores da civilidade e da cidadania, pois aloja o que é desacertado e desconhecido em sua origem. O que se ganha quando se evita o confronto saudável, a indignação necessária quando se tem telhado de vidro? Tende-se a nivelar a vida por baixo transformando todos em condescendentes, “fofos”, ou melhor, em termo atualizado por Joaquim Ferreira, em “queridos”, que assim, como quem não quer nada, mas sugando tudo, permitindo tudo, tudo engole e destrói neste viver-junto. Quando retomo o livro “Partilha do Sensível” de Jacques RANCIÉRE entendo sua indisposição em defender a convivência pelo viés da concordância e então me alivio e anuncio: conjunto comum não significa fusão, mas certa separação e respeito.

A pedido de milhares de leitores do Perú, o curador Armando volta às páginas 7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado

15


A equipe de encadernação do Perú a todo vapor na Praça Santos Dumont

16

e nós ralando na praça Santos Dumont

Mirinho foi para Paris

Nosso mais novo integrante do conselho editorial Luiz Fernando Pedroso surpreso ao encontrar o Perú sendo vendido em Paris numa banca em frente ao Louvre ao lado da Place du Palais Royal. Ele só não gostou do preço, 18 € por edição. Mesmo assim comprou dois

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado


36 anos de tradição

Restaurante do David

Parabéns Búzios pelos 13 anos de emancipação Rua Turíbio de Farias, 260. Tel. (22) 2623-2981 E-mail. cantinadodavid@uol.com.br

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado

17


2623-6872

Kaluga Creperie

22 9206-1955

2623-4809 18

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado


Cine Bardot - SANTOS E DEMÔNIOS.

(USA) 2006 - 98min / Drama. De: Dito Montiel. Com: Dianne Wiest e Robert Downey Jr. Dias: Sexta 19:00, Sábado 19:00 e Domingo 21:00. NA NATUREZA SELVAGEM. EUA/ 148 min /2007 Drama. De: Sean Penn. Com: Christopher McCandless -Billie McCandless. Dias: Sexta 21:00, Sábado 21:00 e Domingo19:00. Ingressos: 16,00. Veja tam-

bém a programação no site: www.viladomar. com. Informações: 22 – 2623.1298. Cine Recreio - Sala 1: 007 – Quantun of Solace. Horários: 19:00 e 21:20. 14 anos. Sala 2: Bezerra de Menezes – Diário de um Espírito. Horários: 19:15 e 21:00. Livre. Continua a promoção “Quarta é mais Barato” com ingresso a R$ 10,00 e R$ 5,00.

Artes Plásticas

Comidas & Shows Brigitta's - Promoção de Lagosta fresca grelhada por R$ 69.Happy Hour com música ao vivo de quinta a sábado, de 19:30 ás 22:00h, com 1 caipirinha de cortesia. Lançamento do Bavaria Mix (Salsichão, Leberkäse e Kassler com Chucrute) Vista para o mar em ambiente aconchegante com atendimento personalizado em 9 idiomas, alemão, arabe, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, português e sueco. Reservas: 2623-6157 / 2623-2940 - Rua das Pedras "131" Giselle - aos sábados, Feijoada Completa. Av. José Bento R. D., 5100 - Manguinhos. Tel: (22) 2623-1144 S'essa rua fosse minha - Um restaurante à moda antiga, dona de um cardápio elaborado, a partir de pratos consagrados nacionais e estrangeiros. Rua das Pedras, 151. Telefone: 2623-2261 Caverna Café – Cozinha mineira. Rodízio de caldos no fogão a lenha, pratos executivos, tutu a mineira, frango c/ quiabo e angu, tropeirão c/ lingüiça, feijoada completa, pão de queijo p/ festas e eventos. Delivery (22) 9256-0800. Rua Geminiano José Luiz, nº. 180-Centro. Baroque Café Restaurante - Cozinha européia, restaurante em estilo antiquário. 41 pratos diferentes c/Chef de cozinha Ivana. Especialidade de inverno c/sopas/12/, ex: Sopa Califórnia de Brócolis, sopa Russa – Borsche. Sopa R Theca de tomate, R$ 9,00. Especializada também em bombom de Marzipan e torta de Marzipan e etc. Reservas: 2623-1605, 9254-0974. Shopping Aldeia da Praia, 2 em Manguinhos. Av. J.B. Ribeiro Dantas 5450.

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado

Nós ainda não sabemos a data correta mas a regata Bárbara Wright é a mais importante da cidade. Na foto Ronaldo do catamarã Baraúna. O Perú recomenda

A quarta edição da Festa Portuguesa, que começa no próximo dia 13 de novembro, em Cabo Frio este ano integra as comemorações do aniversário de 393 anos de fundação da cidade. Durante todos os dias, o Boulevard Canal vai se transformar em palco do melhor do fado, das mais belas canções da MPB e das tradições folclóricas de Portugal. Além da música e da dança, a Vila Portuguesa, na Orla Scliar, oferece opções de aperitivos, caldos, doces e o melhor do artesanato português. Em toda a cidade, restaurantes participam de um festival gastronômico com pratos selecionados e exclusivos de cada estabelecimento.

13/11

Jardim de Esculturas de Cerâmica e Ateliê Rainho – Rua Hibisco, 6 - Bosque de Geribá – Tel. 2623-2146 – Email: alrai@terra.com.br Abigail V. Schlemm – Pinturas. Rua das Pedras 151. Vilmar Madruga – Ateleir com exposição permanente da obra do artista. Rua das Pedras, 27/loja 4. Tel.: 2623-7452 Carlos Lima – Atelier de pintura. Aldeia de Geribá, 8. Tel.: 2623-6743. Anauê Mosaicos e Esculturas – Rua das Pedras, 266 – loja 04. Telefone: 2623-2225 Atelier Decor-Resina – Peças exclusivas em materiais nobres misturados com resina cristal. Rua Vila das Aroeiras, no 180. Tel.: (21) 9729-3795 Atelier Mar e Mato - André Cira - Pinturas, esculturas e técnicas mistas. Alameda das Bromélias, 10. Tel.: 22 2629-1616. Lula Moraes – Loteamento Pórtico de Búzios- lote 23, quadra 05. Atrás do Hospital Municipal. Bairro São José. 2623-5744. Celina Lisbôa Atelier – Exposição permanente de pintura, escultura e cerâmica. Rua das Pedras, 168/loja 7. Tel.: 2623-6924 Eduardo Sardi - Retratos artísticos, pinturas a óleo e pátinas - Vila Caranga, 32 - Telefone: 2623-4072 - 9223-0457 Julián Juaréz - artista plástico - Tel: 26337037 / 9209-6364. julian23artistaplastico@ hotmail.com. Rua Nicolau Antônio Estevão, 68 • Alto da Boa Vista • Rasa. Sérgio Joppert - Pinturas e Desenhos. Rua Zaíras Street. Nº. 09 Baia Formosa - Lote 09. Quadra 05. sergiojoppert@hotmail.com. (21) 9559-0014 Exposição permanente - Pinturas de Ama Sopeña, no bar e restaurante Mameluco (no

centro da cidade). Para contatos com a artista, pelos telefones (22) 2623.0458 ou (22) 9234.4255.

O centro de Dharma Kuru Jamtse sa e Academia Ngalso convidam para: a auspiciosa visita de Lama Gangchen Tulku Rinpoche e a exposição das sagradas relíquias de Buddha Shakyamuni. Dia 25 de novembro a partir das 18h, exposição das sagradas relíquias, ensinamentos e iniciação de Buddha Shakyamuni , na Academia Ngalso participação R$ 60. Dia 26 de novembro a partir das 11:30h até 14:00, exposição das sagradas relíquias com a presença de Lama Gangchen Tulku Rinpoche para bênçãos. Reservas e informações: Centro de Dharma Kuru Jamtse sa. Est: José Bento Ribeiro Dantas, 196 lt 03, Manguinhos, Búzios (22) 2623-8129 / Ashu Dechen ou (22) 9215-8497 Cris. Academia Ngalso. Rua das Pedras, 201 sbl– Centro, Búzios. (22) 2623-1080 Paolino e Cris

Dezembro

Cinema

26 de novembro

Agenda Tibet-Búzios

19


Não perca dia 20 de novembro Zumbi dos Palmares - Dia

20 de novembro a Pemba* reune a comunidade ne­ gradeBúziosedaRegiãodosLagosparahomenagear ZumbidosPalmares.Oeventovaiincluirumworkshop com artesanato em fios de conta, dança africana e apresentação da tese sobre o negros da comunidade da Boa Morte. Apoiam este evento o Afrobúzios, o Pe­ rú Molhado, a Secretaria de Cultura e Turismo de Bú­ zios, a Secretaria de Meio Ambiente e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. * A Pemba fica na Orla Bardot, entre o Sa­ tyricon e a Disco Privilège. É um espaço onde aconteceu a 1ª Bienal Anual de Bú­ zios, organizada pelo Perú Molhado e o curador Armando Mattos. O espaço é ce­ dido pelo Club Med e o projeto Reser va Peró, dos empresários Ricardo Amaral e Sérgio Goldberg, da Agenco.

Café nº 1 da Itália faz aquisição no Brasil Com a aquisição da Café Florença em janeiro deste ano o Grupo Lavazza se fortaleceu no Brasil criando uma importante plataforma para o próprio crescimento no mercado nacional. A Lavazza presente no Brasil já nos anos 90, desde 2005 reconfirmou sua presença e seu sucesso nos setores de HO.RE.CA. (hoteis-restaurantes-cafeterias) e O.C.S. (office-coffe-service) através do sistema de maquinas e capsúlas LAVAZZA ESPRESSO POINT, chegando ao faturamento de 10 milhões de capsúlas em 2007 graças á sua rede de representantes nos principais estados do Brasil. A aquisição faz parte de um programa de expansão nos países em fortes desenvolvimento como Brasil e India onde a Lavazza entrou em 2007. Afirma Alberto Lavazza: " Nós temos fortes laços emocionais com o Brasil, foi aqui que compramos as primeiras sacas de café quando a empresa começou, então estamos muito satisfeitos com esta aquisição que nós permitirá a expansão dos relacionamentos com o país que é o símbolo do café." Primeiro produtor de café verde ao mundo e segundo só aos E.U. em consumação, o Brasil é responsável do 50% da matéria prima importada pela Lavazza; líder absoluta no segmento de consumo de café (o faturamento da empresa superou no ano passado a marca de 1 bilhão de Euro), e sexta presença no ranking europeu em termos de volume de vendas (com uma produção de 2,3 milhões de sacas de café por ano) a Lavazza do Brasil promete ser uma empresa de vanguarda. Maiores informações: emporioitaliano803@hotmail.com

20

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado


O time de Nelsinho Em comemoração aos 13 anos de emancipação de Búzios, o melhor time de futevôlei feminino do mundo se reuniu na casa do empresário Nelson Xavier. As beldades aproveitaram o excelente fim de semana com sol e pouco vento e não deixaram à bola cair.

Fotos: Gonzalo Arselli

Bianca

Fabiana

Angélica

Angélica, Fabiana, Paula, Valéria, Bianca, Gigi, Solange, Natalie

Gigi

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado

21


Anuncie

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO RIO DE JANEIRO Dr. ALBERT DANAN – Oficial e Tabelião Titular OFÍCIO ÚNICO DA COMARCA DE ARM. DOS BÚZIOS/RJ SERVIÇO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS Av. Jose Bento Ribeiro Dantas, no 2.000, Manguinhos • Armação dos Búzios/RJ CEP: 28950-000 Telefax: (22) 2623-6093 cartoriobuzios@veloxmail.com.br

Em meu Car­tó­rio es­tão afi­xa­dos os Edi­tais de Pro­cla­mas de Ca­sa­men­to: ANDERSON PINTO BARROS DE OLIVEIRA e CRISTIANE NOBRE MONTEIRO; Brasileiros, solteiros. Ele, filho de: Adylson Barros de Oliveira e Lucia Pinto de Oliveira. Ela, filha de: Jader Soares Monteiro Filho e Maria Lucia Nobre Monteiro, ambos residentes neste Município –RJ. ELTON ROSA RIBEIRO e MICHELLE RIBEIRO MORETT; Brasileiros, solteiros. Ele, filho de: Augusto Ribeiro dos Santos e

8128-3781 9216-3361 9959-9143

Rosemira Rosa Ribeiro. Ela, filha de: Miguel Morett e Eliane Ribeiro Coutinho, ambos residentes neste Município –RJ. WEDSON SILVA CASEMIRO e ELIZABETE NASCIMENTO DE SOUZA; Brasileiros. Ele, solteiro, filho de: Uelio Casemiro da Silva e Aneracy Povoa da Silva. Ela, divorciada, filha de: Manoel Nascimento de Souza e Maria Ferreira da Silva, ambos residentes neste Município -RJ.

Quem souber de algum impedimento, acuse-me. Eu, Katharine Moreira Guimarães, Escrevente , a extraí.

D'Búzios Motos, a mais nova loja de peças de moto de Búzios. Trabalhamos com todas marcas de moto. Peças sob encomendas e para nosssos queridos clientes, grande promoção: relação de moto 125 cg R$ 30,00. Venha conferir nos­ sos preços. Rua Portal da Ferradura nº 128. tel: 022-7836-0112 nextel id:8*28096

Armação dos Búzios, 6 de novembro de 2008. Nara Parada – Tabeliã Substituta

Clínica Búzios Medicina de Trabalho

Av. José Bento R. Dantas, 2591 Manguinhos • Tel: 2623-1867

e Segurança Ocupacional PCMSO (NR7) / CAT PPP / PPRA (NR9) LTCAT / PCMAT

Avda. J.B. Ribeiro Dantas 1233 Manguinhos, Búzios-RJ Tels.:(22) 2623-2465 e 2623-6000 e-mail: clinicabuzios@hotmail.com Coordenaçao Médica: Dr.José Joaquim C. Pinto. CRM 52 36560 4 / Reg: 10092

Celso Terra Imóveis

VENDO - Corsa 95. R$ 6.000,00 CONT: CLEBER­ VALENTIN@HOTMAIL.COM TEL:22-9851-0946 NEXTEL - ID:83*73852

Vendo loja comercial no centro de Búzios com banheiro e girau. C/escri­ tura pública registrada. Tel: (21) 9609-9317

Vendo tudo para residências e/ou restaurantes (semi novos). Tel: (22) 26230552; (21) 98054422. Machado.

Vendo Casa no centroótima localização dois pavimentos, sala dupla, duas suítes, um quarto, um lavabo social, copa, cozinha, área de serviço, um suíte hospede, piscina, garagem um carro. R$ 550,00 a vista tel. (22) 2623-0733 / 9925-5776.

Estrada da Usina, 350 – Búzios PABX Fax: (22)2623-2467 CRECI RJ – J4485 E-mail:terra@celsoterra.com.br http://www.celsoterra.com.br

22

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado


Classificados d' O Perú

1 Imóveis

Compra e Venda

2 Imóveis Aluguel

& 3 Negócios Empregos

1 - IMÓVEIS

1646 - www.banbuimoveis. com.br - CRECI J 1.753

Compra e Venda

R aza: Lote 1.000m² - vista deslumbrante - à 100m da praia - R$ 70.000 - Oportuni­ dade - Telefax. 22-2623-2056 - 22-9986-1646 - www.ban­ buimoveis.com.br - CRECI J 1.753

Rua das Pedras – Lojas para locação na rua das Pedras. No mais quente da mais fa­ mosa rua de Búzios, lojas pa­ ra locação e um restaurante montado, com vista para o mar! Oportunidade imperdí­ vel! Ainda há tempo para a temporada 2008/2009! Celso Terra Imóveis (22) 2623-2467, Estrada da Usina Velha, 350, cterra@celsoterra.com.br creci-rj 4485. Alto de Búzios – Vista mag­ nífica! Garagem coberta pa­ ra 2 carros, salão de estar e jantar, cozinha amer icana, tudo com vista! 1 suíte com vista, 1 quarto com varanda, banheiro, mezanino em ci­ ma da sala com vista do Cen­ tro, G er ibá e M anguinhos! Varanda coberta com 30m2. C e l s o Te r r a I m ó v e i s ( 2 2 ) 2623-2467, Estrada da Usina Velha, 350, cterra@celsoter­ ra.com.br creci-rj 4485. Geribá – A sua chance de adquirir um imóvel! Rua pa­ vimentada, próxima ao co­ mércio. Residência com gara­ gem, vaga coberta, churras­ queira, canil, varanda, sala de estar, sala de jantar, co­ zinha americana, 2 quartos, banheiro social completo e 1 suíte com varanda. Celso Terra Imóveis (22) 2623-2467, Estrada da Usina Velha, 350, cterra@celsoterra.com.br creci-rj 4485. João Fernandes – Condomí­ n i o co l a d i n h a à p ra i a ! Va ­ randa, sala de estar e jantar, s a l e t a , coz i n h a a m e r i c a n a com armários, área de ser­ viço, 1 quarto servido por 1 banheiro, 3 suítes. Garagem coberta para 2 carros. Apar­ tamento anexo com sala de estar, cozinha americana, 2 quar tos ser vidos por 1 ba­ nheiro. Celso Terra Imóveis (22) 2623-2467, Estrada da Usina Velha, 350, cterra@cel­ soterra.com.br creci-rj 4485. Marina - Próxima a praia, em frente ao canal. Terreno com 800m2, salão em 2 ambien­ tes, varanda, lavabo, 5 suítes amplas, grande cozinha, área de ser­ viço, terraço com vistão. Casa de caseiro, garagem cober­ ta. Celso Terra Imóveis (22) 2623-2467, Estrada da Usina Velha, 350, cterra@celsoter­ ra.com.br creci-rj 4485. Manguinhos: Casa cond. di­ reta na praia - 4 quartos (2 suítes) totalmente equipada e decorada R$ 500.000 - Tele­ fax. 22-2623-2056 - 22-9986-

Marina: Lote 1.000m² - pla­ no - perto canal – R$ 70.000 - Telefax. 22-2623-2056 - 229986-1646 - www.banbuimo­ veis.com.br - CRECI J 1.753 Ferradura : Casa - 4 quartos - (2 suítes) piscina – magní­ fico jardim c/ 2000m² - R$ 700.000 - Telefax. 22-26232056 - 22-9986-1646 - www. banbuimoveis.com.br - CRE­ CI J 1.753 Geribá - Oportunidade : pousada 13 apar tamentos + lote avulso 400m² / esqui­ na - R$ 720.000 - vende -se m o t i v o v i a g e m - Te l e f a x . 22-2623-2056 - 22-9986-1646 - www.banbuimoveis.com.br - CRECI J 1.753 Búzios : Centro Hípico – lote 3.000m² - vista mar – junto clube – R$ 100.000 - OPOR­ TUNIDADE- Telefax. 22-26232056 - 22-9986-1646 - www. banbuimoveis.com.br - CRE­ CI J 1.753 Raza: Casa 4 quartos (2 su­ ítes) em cond. / frente mar - R$ 250.000 - Telefax. 222623-2056 - 22-9986-1646 www.banbuimoveis.com.br - CRECI J 1.753 Alto de Búzios : Casa 2 su­ ítes - 2 quartos - piscina panorâmica - magnífica vis­ ta - terreno c/ 3.300m² - R$ 790.000 - Telefax. 22-26232056 - 22-9986-1646 - www. banbuimoveis.com.br - CRE­ CI J 1.753 Sitio do Campinho: 4 lotes juntos c/ 1.800m² cada apro­ ximadamente - vista mar - R$ 130.000 cada. - Telefax. 22-2623-2056 - 22-9986-1646 - www.banbuimoveis.com.br - CRECI J 1.753 Fe r r a d u r a : L o t e 1 . 6 0 0 m ² (40x40) - vista mar - exce ­ lente preço - R$ 170.000 O P O R T U N I DA D E - Te l e f a x . 22-2623-2056 - 22-9986-1646 - www.banbuimoveis.com.br - CRECI J 1.753 Búzios - Centro - casa frente Av. José Bento Ribeiro Dan­ tas - terreno 300m² - ideal p/ comercio R$ 280.000 - Tele­ fax .22-2623-2056 - 22-99861646 - www.banbuimoveis. com.br - CRECI J 1.753 Marina: 2 lotes juntos à 50 metros mar - 1.100m² cada - planos - murados ajardi­ nados - vende-se separados ou juntos - Telefax. 22-26232056 - 22-9986-1646 - www. banbuimoveis.com.br E-mail - CRECI J 1.753 LOTE VISTA MAR e cidade. Valor R$ 280.000. Temos ou­

4 Veículos

5 Casa & Bazar

tras opções. Consulte -nos! IMOBILIÁRIA DE BÚZIOS, Av. B e n t o R i b e i ro D a n t a s, 2591, Manguinhos - Búzios, Site: www.imobiliariabuzios. com. CRECI 21.019 Corretor: Hernán Barbosa, Tel. 55 (22) 2623 2533, Cel.: ( 22 ) 9914 4098

Formosa. I nício av. ribeiro dantas - lote 9 ou 10 - no trevo esquina c/ posto do Russo e pousada Alamanda, a 100m da praia. Próximo ao Aeroporto, Marina e campo de golf. R$ 80.000,00. Tratar c/prop. Rober to tels.: (021) 2427-6595 e 9989-3719.

H OT É I S E P O U S A DA S c o m 1 0 , 2 0 , 4 0 o u m a i s s u í te s. Totalmente equipados. Em f u n c i o n a m e nto ! Co n s u l te nos! IMOBILIÁRIA DE BÚ­ Z I O S , Av. B e n to R i b e i ro Dantas, 2591, Manguinhos - Búzios, Site: www.imobilia­ riabuzios.com CRECI 21.019 Corretor ; Hernán Barbosa, Tel. 55 (22) 2623 2533, Cel (22)9914 4098

V endo terreno d e 1 0 0 0 M2 c/ duas casas, próximo ao Centro adequado para co ­ mércio ou residência. Direto com proprietária. R$ 130.000 mil. Tel. (21) 9448-8123

R$ 350.000 - João Fernan­ d e s, c a s a e m co n d o m í n i o, 200m da praia, "toda mobi­ liada", 1 suíte com varanda, 1 quar to, banho completo, sala com varanda, cozinha, área de serviço, jardim com piscina no condomínio, ba­ ga para carro. Todo lindo !!! impecável... Documentação ok. Consulte-nos! Temos ou­ tras opções. IMOBILIÁRIA DE BÚZIOS, Av. B ento R ibeiro Dantas, 2591, Manguinhos - Búzios, Site: www.imobilia­ riabuzios.com. CRECI 21.019 Cor retor : Her nán Bar bosa, Cel: (22) 9914 4098 AVA L I A Ç Õ E S ; C O N S U LT E NOS! Hotéis, pousadas, lo ­ jas, casas e terrenos. IMO ­ B I L I Á R I A D E B Ú Z I O S , A v. Bento Ribeiro Dantas, 2591, Manguinhos - Búzios, Si­ te: w w w.imobiliariabuzios. com. CRECI 21.019 Corretor: Hernán Barbosa, Tel. 55 (22) 2623 2533, Cel: ( 22 ) 9914 4098 R$ 220.000 casa nova na Marina de Búzios, 3 quartos, 2 banheiros, sala, cozinha, abria de ser viço, jardim 20 x 40 com 800m². Motivo de venda: viajem. Quem vê compra. Temos outras op ­ ções. Consulte-nos! - IMO­ B I L I Á R I A D E B Ú Z I O S , A v. Bento Ribeiro Dantas, 2591, Manguinhos - Búzios, Site: www.imobiliariabuzios.com. CRECI 21.019 Corretor: Her­ nán Barbosa, Cel: (22) 9914 4098 J O S É G O N Ç A LV E S – E xc e ­ lente terreno murado com 450m2.Tel: 9916 4432 J O S E G O N Ç A LV E S - V E N ­ DO OU ALUGO - Ca­ sa com sala, quarto, cozinha,banheiro,varanda, ótimo terreno, cercado, canil,cisterna,linda vista S erra das Emerências, ter­ reno com 800m2. Contato: 26232339 ou 92644331. R A S A - Ve n d o t e r r e n o d e 680 m2 no loteamento Praias Rasas segunda quadra da praia, documentação ok. R$ 43.500,00. Contato: 22 88010888 / 2623-7031. Hamber Vendo terreno, 900m2 área nobre, ót. preço. Praia Baia

7 de novembro de 2008 – O Perú Molhado

V endo. Te r r e n o e m M a n ­ guinhos de 1000 M². C/ du­ as casas, próximo ao centro adequado para comércio ou residência. Direto com a pro­ prietária. R$ 130.000. (cento e trinta mil reais). Tel. (21) 9448-8123 Fonseca/Niterói. Vendo junto a ponte na Alameda, ótimo ponto comercial/residencial. Casarão com 2 pavimentos, 4 quartos, 2 salas, 3 varandas, copa-cozinha,lavanderia, piscina 6X4, churrasqueira, canil, dependência e gara­ g e m p a ra 3 c a r ro s. Ace i to permuta por casa em Búzios m e n o r va l o r. Trat a r d i re to com o proprietário. Tel. (21) 9142-8478 Alugo uma ótima sala toda reformada c/ banheiro e box, próxima a Rua das Pedras. Alugo outra loja completa com jirau, em frente ao Fó­ rum. Tel. (22) 9907-8787 ou (21) 9609-9317 Vendo terreno em José Gonçalves, documento OK. 20X30. R$27.000.TEL: 99414294.EVERTON. José Gonçalves - Vendo ter­ reno barato. Tel: (22) 99011914. Vendo. Búzios. Centro. Ruas das Pedras. Magnífica cober­ tura. 75m² mais 35m² de ter­ raço. Reformada e mobiliada por arquiteto. Vista única. U$$ 230.000 (duzentos e trinta mil dólares). (22) 8127-1102 Ve n d o. B ú z i o s. Ce nt ro. Ao lado do Restaurante do Da­ vid. Loja (55m²) com aparta­ mento acima. Tudo reforma­ do. U$$ 95.000 (noventa e cinco mil dólares) cada. (22) 8127-1102 Ve n d o. G e r i b á . E x c e l e n t e l o c a l i z a ç ã o. C a s a c o m 0 2 q u a r to s ( 1 s u i te ) , s a l a , v a ­ r a n d a , b a n h e i r o, c o z i n h a , área, condomínio com pis­ cina, jardins, estacionamen­ to. Tratar proprietário tels. (21)2247-949 ou 2247-6428 Preço. R$180.000,00. Maio­ res informações. www.pagi­ na.de/studio21 A l u g o. G e r i b á . C a s a t e m ­ porada ou anual no Studio 21 Residências a 300 mts da p ra i a e d o Ce n t ro Co m e r ­ cial de Manguinhos, com 02 quartos(1suite), sala, varan­ da, cozinha, área, condo­

Anuncie:

classificados@operumolhado.com.br

mínio com piscina, jardins, estacionamento. Tratar pro­ prietário: (21)2247-6428 ou 2247-0949 ou (22)2623-6231. Maiores informações: www. pagina.de/studio21

folguista de garçom, chur­ rasqueiro e ou barman em pousadas e restaurantes. Também faço festas. Tenho bastante experiência nas áreas. (22) 9253-856

Vendo casa-Vila Caranga. Casa duplex, sala, 2 quar tos sendo 1 s u í te , 2 b a n h e i ro s s o c i a i s, cozinha, área de ser viço com lavabo. Tel. (22) 2623-7797, (2 9858-1103 ou (21) 8796-6371. CRECI. 29196

Aceito trabalhar como caseira. Tenho referências. Também aceito trabalhar co­ mo diarista. Sou ótima cozi­ nheira de forno e fogão. Tel. (22) 8806-6257. Marlene

2 - IMÓVEIS Aluguel / Residencial Alugo casa temporada - Cen­ tro Casa duplex, 2 quatros, 2 banheiro, sala, cozinha, Gara­ gem, casa toda equipada em condomínio, próxima a Rua das Pedras. Férias de julho, e fi­ nais de semana. Tel: (22) 25279074/3077- 21 9425-1171. Vi l a C a r a n g a : A l u g o m e n ­ sal quitinetes c/ 2 quartos e suites com internet wireless, a m b i e n t e s e g u r o, t e r r a ç o com linda vista verde. Altos da Vila Caranga 269 - Tele­ fone 2623-4951 Alugo casa em Tucuns- sala com cozinha conjugada, 01 q u a r t o, To t a l 3 9 m 2 , a m ­ biente familiar, local seguro, a 100m da praia de tucuns e do ponto final das vans - R$ 350,-/mês. 2623-7993 / 26231157 / 9911-9922 / 9208-3037 Mercedes. Alugo. Loja no Centro. Es­ trada da Usina. Toda refor­ mada, com banheiro e me ­ zanino. Ó tima localização. Excelente oportunidade. (22) 9907- 8787 A l u g o. U m a o u d u a s l o j a s no Centro. Juntas ou separa­ das. 50m² cada. Próximas ao Mcdonald. Sem luvas. (22) 9907-8787 Opor tunidade. Passo o ponto. Todo equipado pa­ ra restaurante. Instalações novas. 98m². Em frente ao Shopping Number One. (21) 9609-9317 A l u g o o u ve n d o. Ce n t ro. Lo ­ cal para residência ou comér­ cio. 30m². Todo reformado. R$ 120.000,00. Aceito troca. (22) 9907-8787 Vendo ou alugo casa para uso re s i d e n c i a l c o m 3 0 0 m ² . Á re a construída de 150m². perto do Unibanco. (21) 9609-9317

3 - NEGÓCIOS & EMPREGOS Empregos precisa-se de técnico(a) de enfermagem-diarista, falar com fernanda 9875-9060 Procuro. Emprego como

POUSADA - 1 RECEPCIONIS­ TA e 1 SECRETÁRIA - Sexo: Fem. 2º grau completo, in­ glês ou espanhol, boa apa­ rência, ótima informática e u m ó t i m o p o r t u g u ê s. B o a redação M arcar entrevista e trazer curriculo. Tel: (22) 2623-6390 Necessita-se de casal de ca­ seiros com experiência míni­ ma de 5 anos comprovada em carteira ele com conhe­ cimentos em piscina, jardim e ela cozinha e arrumadeira. Telefonar com pretensão sa­ larial para (21) 9156-4906. Roberto Tisi se oferece para trabalhar como garçom ou em recepção. Tem experiên­ cia nas duas áreas e é fluente em Francês, italiano, espa­ nhol, inglês e até em portu­ guês. (22) 8116-0884

4 - VEÍCULOS Compra & Venda

Vendo Kombi (melhor oferta) - 03/04 - 37.500k. Ex­ celente estado - GNV - úni­ co dono - Doc. Ok. Tel: (22) 2623-6390

5 - CASA & BAZAR Tr a b a l h o s e s p e c i a i s p a r a obras ou refor mas,moldes para concreto,vitaux original, fibra optica etc. consultas e oeçamento (22)92317984 ou tigerhector@hotmail.com Vendo. 2 Freezers, 1 geladei­ ra, 2 fogões, 1 forno de pizza, 1 balcão de mármore, mesas, cadeiras e muito mais.n(22) 9974-0910 ou 9253-4905. Tra­ tar com Marcelo. Vendo. Equipamentos seminovos para restaurantes. Fogão, forno, mesas, cadei­ ras, louça, talheres, etc. Ou passo o ponto com as insta­ lações completas. Ótima lo­ calização. Próximo a Rua das Pedras. (21) 9609-9317 Casa nova, 2 quartos, sala, cozinha americana, banheiro, área de serviço, varanda. Ter­ reno 600m². Boa vizinhança. Situado Country Camping Club. Tratar DM Quintanilha Imóveis CRECI-RJ 031375-0. Tel: (22) 2629-1156 / Cel: (22) 9965-2439

Auxiliar administrativo, empresa em expansão e implantação de serviços, seleciona para somar a equipe, dinamismo e com­ petência. EXIGÊNCIAS, resi­ dir em Búzios, 2º grau com­ pleto no mínimo, responsá­ vel, pontual, conhecimento em informática primordial, DESEJÁVEL: carteira de motorista e noções de con­ tabilidade. Currículo com foto para Av: Jose Bento Ribeiro Dantas, 843 sl. 5-Vl. Caraga – Armação dos Bú­ zios. A/C de Rosa. Arraial D’Ajuda – Terreno 360m² no melhor condomí­ nio Villas do Arraial – Ótima localização – R$ 30mil ou troco por terreno igual valor ou próximo, em Búzios – Tel: (22) 9948-8976

Apartamento. Dois quartos, sala, coz. americana, área de serviço completonemcondomíniofecha­ do. Toca da tartaruga. Tratar com Ivan. (22) 9972-4904 M a n g u i n h o s : B e a c h f ro n t condominium, 3 bedroom reversible, 4 bedroom apar tment, garage boat – sauna – swimming-pool. R$ 420.000,00 – For informa­ tion call (21) 94965108 - Fer­ nando

Aluga-se

Centro. Amplo apartamento mobiliado, varanda, quarto e sala separados. Banheiro e cozinha. Prédio com 3 apar­ tamentos. (máximo 4 pessoas; contrato anual) Tel. (22) 9903-2429 ou (22) 2623-6253 ou ainda (21) 9104-1239

Se você precisa de garçons profissionais para festas, co­ quetéis e eventos, agora já têm onde encontrar. Rena­ to Ferraz, um dos melhores garçons da cidade está com uma equipe profissional pa­ ra abrilhantar ainda mais sua festa. Contatos no tel. (22) 9962-7476

Vendo Máquina de café com duas saídas. Magna Express-Florença (22) 9225- 5921 Construções - Reformas Arquitetura - Engenharia Projetos e Documenta­ ção Imobiliaria Compra, Venda Terrenos e Casas. Financ. sua obraOrça­ mento s/compromisso. Agende Atendimento (22)9832-2480 / 8127-4818 / 9225-1485

23


Um dos solteiros mais cobiçados de Búzios, Mauricio finalmente se casou com Priscila. O enlace foi na Igreja de Sant’Anna, nos Ossos e o casal foi abençoado pelo padre Ricardo, que na mesma cerimônia também casou Paulinho e Isabela. A igreja estava lotada. Estavam lá o prefeito eleito, Mirinho Braga, o empresário Sergio Murad, e outras figuras da elite buziana.

E Maurício casou Estar no Município de Cabo Frio, para nós, é uma honra e estar coladinho em Búzios é um privilégio.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.