Informativo Antes Que Acabe_Ano 3 - Edição 8

Page 1

Informativo do NACAB - 13 de abril de 2015 - Ano 3, Edição: 8 ‘‘Nós fomos humilhados porque disseram que tinha que ter estudo pra administrar a cooperativa, mas a barragem não escolhe quem vai atingir, não escolhe atingir quem sabe usar computador, não escolhe atingir quem tem diploma.’’ Sr. José - Atingido pela UHE Barra do Braúna

REUNIÕES DAS COOPERATIVAS DO P.R.E. ALIANÇA MOVIMENTAM ATINGIDOS NO ÚLTIMO SÁBADO EM LARANJAL Pela manhã aconteceu uma assembleia extraordinária da COOPESCABRAUNA e pela tarde reunião de formação com os membros do órgão diretor da COOPERLAR.

A assembleia extraordinária da COOPESCABRAUNA também teve como objetivo a inclusão de novos cooperados. Foto: NACAB.

O último sábado, 11, foi movimentado no PRE Aliança. Com assembleias e reuniões de formação, as cooperativas deram mais um passo rumo ao seu fortalecimento e autonomia. Dentre os avanços tiveram a regularização do restante dos c o o p e r a d o s d a COOPESCABRAUNA e votação do seu estatuto social, além de uma importante reunião de formação com os membros da diretoria e conselho fiscal da COOPERLAR sobre suas

funções e obrigações dentro do órgão diretor. INCLUSÃO DE NOVOS COOPERADOS A COOPESCABRAUNA conta, desde a sua fundação, com 31 associados. Porém, s o m e n t e 2 1 d e l e s preencheram as fichas de matrículas na assembleia de fundação da cooperativa que ocorreu em 25 de junho de 2012. Nesse sentido, realizouse nesse último sábado uma Assembleia Extraordinária da COOPESCAUBRAUNA para

inclusão e registro dos 10 membros restantes e também votação do novo estatuto social e regimento interno. Esse é um grande p a s s o p a r a a COOPESCABRAUNA uma vez que irá fortalecer o trabalho cooperado no projeto da piscicultura e que, além disso, evidencia o sucesso do Programa de Reativação Econômica da UHE Barra do Braúna, que continua ainda hoje atraindo mais famílias para a construção coletiva de alternativas econômicas.


Informativo do NACAB - 13 de abril de 2015 - Ano 3, Edição: 8

FORMAÇÃO PARA O ORGÃO DIRETOR

A formação possibilitará a construção de uma direção sólida e responsável para a COOPERLAR. Foto: NACAB

Na parte da tarde foi realizada a primeira reunião do órgão diretor da COOPERLAR, composto pela diretoria e conselho fiscal eleitos na assembleia do dia 28 de fevereiro. O objetivo da reunião foi iniciar a formação e capacitação do órgão diretor, processo queFoto: se Estado de Minas dará ao longo de todo o ano e tem a perspectiva de construir a autonomia na gestão cooperativa e dos seus projetos. Nessa primeira parte da formação foi trazida uma introdução sobre as funções e obrigações dos nove membros órgão diretor. Qual o papel do diretor, do tesoureiro, do secretário e do conselho fiscal. O que pode e o que não pode ser feito, qual o número de faltas permitidas pela lei, etc. De acordo com Riverson, coordenador de cooperativas do NACAB "essas são questões iniciais e básicas que devem estar claras para os cooperados, pois eles tem a responsabilidade de conduzir a cooperativa e de tornar cada vez mais coletiva a construção dos projetos." As duas atividades tiveram boa participação, as famílias se mostraram bastante interessadas tirando dúvidas e colocando as suas opiniões. "A expectativa é que a gente consiga fazer uma gestão profissional com esses diretores. E com isso o trabalho tem tudo para dar muito certo." finaliza Riverson. Veja ao lado mais algumas fotos da Assembleia Extraordinária da COOPESCABRAUNA que trazem o momento do registro dos novos cooperados, a votação do novo estatuto social e momentos de participação dos presentes.

02


Informativo do NACAB - 13 06 de abril de 2015 - Ano 3, Edição: 8 7

03

ACONTECEU... NACAB ENTRA COM MAIS UMA AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA PCH NOVA BRITO O NACAB entrou na última sexta, 10/04, com Ação Civil Pública questionando a prorrogação da Licença de Instalação da PCH Nova Brito. Na ação a ONG alega ter sido ilegal a decisão do COPAM (URC Zona da Mata), pois o empreendedor não possui, até hoje, concessão da ANEEL para construir o empreendimento. Alega-se ainda que a decisão foi ilegal devido ao fato de que o empreendedor não fez acordo com o Município de Ponte Nova para compensar os danos que serão gerados pela barragem. Por fim alega-se que a licença de instalação vence em fevereiro de 2016 e que não há prazo legal para construção da hidrelétrica. A ação está conclusa para decisão do pedido liminar.

Presidente: Paulo Henrique Viana Secretário Executivo: Geraldo Magela Pereira Diretor Financeiro: José Roberto Fontes Castro Conselho Fiscal: Maria de Fátima Lopes e Irene Maria Cardoso Coordenadora Geral: Maria José de Souza Coordenador Administrativo: Bruno Costa da Fonseca Assessor Jurídico: Leonardo Pereira Rezende Coordenador Operacional do PRE Aliança: Antônio Maria Fortini Coordenador de Cooperativas: Riverson Moreira dos Santos Secretária Executiva: Taianara Emília Rosa Assessoria de Projetos: Juliana Padula Villar Comunicação e Marketing: Jean Carlos M. Silva Estagiária de Formação em Cooperativismo: Fernanda Lessa de Souza. Estagiária de parcerias: Danusi Rodrigues VENHA NOS CONHECER Rua Benjamim Araújo - 56, Sala 1004, Centro, Viçosa - MG.

Conheça nosso site! www.ongnacab.com.br

NACAB no Facebook!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.