Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil de Salvador

Page 130

Perceber os diferentes meios para a pesquisa e apreciação visual (reproduções de obras de arte, livros, ilustrações, computador/internet). Apreender a relação da criação artística com a história das obras. Opinar acerca das imagens apreciadas, verbalizando o seu sentimento a partir do contato com as mesmas. Valorizar produções artísticas locais. Apreciar suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem visual. Desenvolver sensibilidade e gosto pela apreciação de obras.

Ações pedagógicas relativas à apreciação de imagens Para possibilitar estas aprendizagens é fundamental que as/os professoras/es: Pesquisem e apresentem às crianças, imagens e objetos ligados às Artes Visuais, em diversas culturas – local, regional, nacional, internacional – e em diferentes épocas da história (arte clássica, moderna e contemporânea). Diversifiquem as informações visuais próximas ao universo infantil, bem como das fontes dessas (livros, cartazes, fotografia, internet, desenho de outros autores – colegas e adultos), evitando, assim, a construção de estereótipos. Realizem adaptações referentes a materiais e suportes, a fim de promover a participação de toda e qualquer criança nas experiências individuais e coletivas, ligadas a Linguagem Visual, levando em conta as suas especificidades motoras e intelectuais, a fim de ampliar o respeito à diversidade, através das interações sociais. Estas aprendizagens podem ocorrer por meio da: Utilização de projetores para ampliar a exploração com imagens, por meio de programas editores de imagens e retroprojetores. Organização de rodas de discussão acerca das criações autorais das crianças, a fim de socializar os desafios, as descobertas, e as alternativas encontradas dentro do seu processo criador. Criação de um espaço expositor, a partir de um cuidado estético, onde as informações acerca das criações sejam claras e comuniquem aos espectadores o processo percorrido pelas crianças. Pesquisa, identificação e apreciação, juntamente com as crianças, de obras expostas na cidade e sensibilização das crianças sobre sua função no espaço urbano. Viabilização do contato das crianças com obras e instalações criadas a partir de elementos naturais. Promoção aproximação com a comunidade, a partir do encontro com artistas populares, e do envolvimento das famílias na coleta de materiais naturais e/ou reaproveitados, bem como na organização de eventos ligados a Linguagem Visual (oficinas e mostra de Arte). Organização de visitas a espaços de arte (museus, exposições, ateliês), assim como o contato com os produtores das obras, os artistas.

128

Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil de Salvador


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.