Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil de Salvador

Page 109

Alimentar-se com autonomia, experimentando novos tipos de alimentos, e ainda escolher o que quer comer ao servir-se com progressiva autonomia. Comer sem ajuda e usar talheres adequadamente. Expressar preferências em relação a cheiros e paladares. Comunicar sentimentos e sensações. Executar movimentos colaborativos ao vestir-se ou desnudar-se, como colocar (ou tirar) os sapatos, desabotoar, amarrar o cadarço etc. Explorar espaços e praticar ações físicas como: subir, descer, pular, saltar, rolar etc. Identificar produtos que não devem ser ingeridos e tomar cuidados necessários à proteção do corpo conforme manipulam tintas, objetos pontiagudos. Adquirir a coordenação visual necessária para manusear e explorar objetos. Conhecer a sua origem, seu nome, sua história pessoal e elementos da sua história de vida. Reconhecer e valorizar sua cultura, origem e herança étnica. Respeitar os saberes tradicionais.

Ações pedagógicas relativas à identidade e conhecimento de si Para as crianças construírem estas aprendizagens, é importante que as/os professoras/os: Permitam, por meio de atividades pedagógicas, que as crianças construam uma imagem positiva e ajustada de si, identificando características, diversidades e qualidades e reflitam sobre diferenças de gênero e relacionamentos. Auxiliem as crianças a descobrirem suas capacidades motoras por meio de construção de circuitos e outras ações pedagógicas, onde possam vivenciar atividades corporais e emocionais. Estimulem as capacidades das crianças e as ajudem a lidar com limitações, de modo que as mesmas possam valorizá-las adequadamente e agir de acordo com elas. Promovam situações sistemáticas de cuidado e respeito ao próprio corpo e ao corpo do outro. Disponibilizem recursos materiais e diversifiquem as possibilidades. Criem oportunidade para que as crianças se sirvam individualmente, desenvolvendo a psicomotricidade e autonomia. Oportunizem as crianças expressarem-se sobre os seus gostos ao explorarem diversos gostos e cheiros, por meio de brincadeiras. Organizem brincadeiras e exercícios que permitam trabalhar com as virtudes, sentimentos e sensações. Chamem as crianças pelo nome e não criem apelidos ou pseudônimos. Planejem situações de valorização e respeito às diferentes etnias.

107

Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil de Salvador


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.