Manual2014

Page 130

PARTE III Cap. 10:Layout 1

10/30/13

9:22 AM

Page 128

Ir para Índice

g) No caso de bradicardia, evitar hipocapnia marcada. Se houver ritmo juncional persistente, administrar um anticolinérgico (atropina). h) Reduzir a profundidade anestésica. Pedir exames complementares de diagnóstico: – ECG – Radiografia do tórax – Gasimetria arterial – Hemograma – Enzimologia cardíaca Se necessário, deve-se manter a perfusão de vasoconstritor (ex.: adrenalina ou noradrenalina) ou de inotrópico positivo (ex.: dobutamina). O efeito desejado a nível da pressão arterial e do débito cardíaco pode requerer terapia combinada, atuando sobre o balanço hídrico e administrando fármacos com ação alfa e beta estimulante (ex. dopamina, adrenalina e fenilefrina). Se houver acidose metabólica grave (pH < 7,1; base excess < -10) ponderar a administração de 50 mmol de bicarbonato de sódio (50 ml de bicarbonato de sódio a 8,4%), pois a correção da acidose melhora a resposta local aos inotrópicos.

Monitorização Linha Arterial A monitorização invasiva por meio de linha arterial permite detetar rapidamente uma alteração tensional, efetuar gasimetrias e observar a variação da TA durante a ventilação mecânica. Pressão Venosa Central (PVC) Fornece informação menos consistente do que a linha arterial e do que a ecocardiografia transesofágica. A indicação para a monitorização invasiva da PVC ou para a cateterização da artéria pulmonar deriva sobretudo do tipo de cirurgia e da condição médica prévia do doente.

128

Hipotensão Arterial Grave


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.