Issuu on Google+

DESIGN DIGESTÃO THINKING DE IDÉIAS


MERCADOLOGIAMETODOLOGIA BIOLOGIA ANTROPOLOGIA PATOLOGIA RADIOLOGIA PODOLOGIASIMBOLOGIA OCEANOLOGIACRONOLOGIA PSICOLOGIA POSOLOGIA IDEOLOGIA ASTROLOGIA SOCIOLOGIA


Ologia

C >< H : 9 . s a is o c s a d o d tu s E .: .f s ] a i. .g o .l [o I=>C@>C<


Quem somos


Ologia

9:H><C I=>C@>C<

A Ologia é uma empresa de Belo Horizonte que tem a cabeça no mundo.

Ologia

Nosso trabalho é ajudar as organizações a criar ou 9><:HIÀD reinventar negócios, produtos, serviços ou marcas 9:>9w>6H somando o pensamento estratégico ao poder transformador do design.


O que fazemos


Adoramos resolver problemas complexos, sejam eles dentro de empresas ou quebrando paradigmas no ambiente social. Somos apaixonados pelo desafio de desenvolver estratégias que levem nossos clientes a se posicionarem em lugares ainda não ocupados em cenários de mercado com cada dia mais opções. Nós buscamos sair do ringue e trabalhar como parceiros buscando oferecer ao mercado idéias, produtos, serviços e marcas que sejam verdadeiramente mais úteis e memoráveis para as pessoas. E tudo isso é feito à partir do Design Thinking.


Design Thinking


Design como habilidade de desenvolver projetos tecnicamente possĂ­veis, economicamente viĂĄveis, mercadologicamente interessantes e emocionalmente envolventes.

Design


Thinking Desenvolver um bom design não é apenas gerar várias e boas idéias. É, antes de tudo, ter visões mais robustas baseadas em conhecimento multidisciplinar e colaborativo.


O Design Thinking permite que as competências relacionadas à prática do Design sejam mais óbvias e transferíveis para um maior número de contextos.

SERVIÇOS GRÁFICO

PRODUTOS

INTERAÇÃO

Design

EXPERIÊNCIA

PROCESSOS

MUDANÇA SOCIAL


Design

Design Thinking

PROCESSO PESSOAL

PROCESSO COLABORATIVO

FÓRMULA SECRETA

OPEN SOURCE

CRIATIVIDADE INTUITIVA

CRIATIVIDADE APLICADA

TALENTO

POTENCIAL HUMANO

MÍSTICO E PRIVADO

CONSTRUÍDO E ABERTO


Como fazemos


METODOLOGIA COLABORATIVA DE PONTOS DE VISTA E EXPERIÊNCIAS.

CONTEXTO TRADICIONAL

Processo em sequência: aplicação de expertise específico em cada etapa do projeto. INÍCIO DO PROJETO

CONTEXTO OLOGIA

FIM DO PROJETO

Processo paralelo: colaboração de equipe multidisciplinar no desenvolvimento ao longo do projeto. INÍCIO DO PROJETO

FIM DO PROJETO


QUATRO PILARES MANTÉM A ADERÊNCIA NO DECORRER DO PROJETO.

VIABILIDADE TÉCNICA

INSIGHTS E OPORTUNIDADES

VIABILIDADE ECONÔMICA

INTERESSE MERCADOLÓGICO

ENVOLVIMENTO EMOCIONAL

IMPLEMENTAÇÃO


O Processo

DESIGN DIGESTÃO THINKING DE IDÉIAS


Go

ve

Li

en

nv ol vi m

se

De

ia

nc

Co nv er gê

ia

je t

to

Ob

nc

do

Di ve rg ê

p

tU

St ar

ão

fin

De

iv o

O Processo


O Processo Definição do Objetivo Qual é o objetivo, expectativa ou desafio desse projeto? A partir do briefing do projeto define-se o objetivo, partindo sempre de uma pergunta ampla, que designe ação.

FORMA USUAL

FORMA OLOGIA

Vamos construir uma nova garrafa de água para corredores de rua.

Como fazer com que um corredor de rua se hidrate durante o exercício?


O Processo Definição do Objetivo Nesta fase se define também a composição da equipe de projeto, analisando-se as necessidades de pontos de vista que o objetivo pede. Consumidor, psicólogo, financista, engenheiro, qualquer pessoa que tenha uma vivência pertinente com o tema tratado de forma a poder contribuir mais efetivamente na divergência e convergência de possibilidades.


O Processo Start-Up

Apresentação da equipe e do projeto Cenário Qual é a situação? Quais agentes, fatos, informações e questões estão envolvidas no projeto? Definição dos parâmetros Prazos das fases, produtos similares, custo, preço, concorrentes, conflitantes, outros mercados, cadeia de consumo (Fabricação/Distribuição/Exposição/Compra/Uso, Descarte, Manutenção, Revenda e Recompra).


O Processo

divergĂŞncia

convergĂŞncia


divergência O processo de Design Thinking amplia a gama de possibilidades buscando o maior número possível de idéias.


Pesquisa

Info Share

Brainstorm

Ambiente interno: Literatura, internet, tendências, notícias, leis, etc. Pesquisa de campo: todos os parâmetros identificados no start-up.

Com todas as informações obtidas, com todas as percepções anotadas, a equipe se reúne para mostrar tudo a todos. Dividir nesse caso é multiplicar. Cada informação de cada um vai fazer ligações entre idéias no Brainstorm.

Hora de gerar o maior número possível de idéias, viáveis ou inviáveis, mas que sejam o ponto de partida para mais e mais possibilidades. Para se ter um Brainstorm eficiente é preciso colocar parâmetros. Com as informações expostas é possível focar o brainstorm nos objetivos iniciais do projeto.


convergência O processo de Design Thinking busca idéias de várias perspectivas para produzir a melhor das todas as soluções possíveis.


Seleção de Idéias

Foco

É hora de unir as idéias propostas. Cada membro ou grupo, com todas as suas soluções, produz uma única proposta.

São estabelecidos critérios para se chegar à escolha da proposta final. Ex.: custo de produção, sensibilidade de preço, factibilidade de produção, percepções de experiência das pessoas, possíveis parceiros de produção, etc.

Essa solução deve ser balizada e avaliada pelos critérios de viabilidade técnica, viabilidade de mercado e desejabilidade, com base nos parâmetros do Start-up e informações da pesquisa.

Cada grupo ou membro apresenta sua proposta de solução internamente e para o cliente. Uma proposta única de produto é gerada em conjunto com o cliente.


O Processo Desenvolvimento Com a aprovação do cliente, o desenvolvimento é a fase em que a Ologia busca os parceiros especializados que possam tornar real a proposta definida com base nos parâmetros de qualidade, custo e prazo. Verificação da aderência do protótipo em ambiente real. Teste do protótipo de acordo com os parâmetros definidos no Start-Up. Com as informações obtidas na verificação de aderência, inicia-se um novo processo de mitigação dos problemas encontrados, com uma nova definição de objetivo, Brainstorming, Convergência, Foco e Desenvolvimento, até que esteja 100% adequado à situação real.


O Processo Go-Live Com todos os ajustes jå feitos e com o aval do cliente acontece a entrega final do projeto, com toda a equipe avaliando o cumprimento de cada parâmetro ou requisito de viabilidade tÊcnica, mercado e desejabilidade.


DESIGN THINKING

DIGESTÃO DE IDÉIAS

Rua Juiz de Fora, 115\1208 | Belo Horizonte, MG | 30.180-060 www.ologia.com.br


Ologia | Design Thinking