Jornal OLITORAL 11 03 2016

Page 1

ANO II N° 088

ARAQUARI E REGIÃO!

GRATUITO Jornal OLitoral

11 DE MARÇO DE 2016

(47) 9653-1314 olitoral@live.com

:: DECRETO ::

Vereadores querem manter 11 cadeiras na Câmara de Araquari DIVULGAÇÃO/OL

DIVULGAÇÃO/OL

DIVULGAÇÃO/OL

DIVULGAÇÃO/OL

Após ser aprovado decreto para aumentar de 11 para 13 o número de vereadores na Câmara de Araquari, os vereadores Márcio Correa, Hermes Defaveri e Josué Vieira entraram com projeto pedindo a revogação do decreto. O vereador Fabiano Garcia se disse revoltado devido o projeto não ser levado ao conhecimento dos demais vereadores. [PÁGINAS 6-7]

Juliano


ATIVIDADES

MASSAGEM Uma creche pública em Itajaí, na região do Vale, em Santa Catarina, resolveu investir em música clássica e massagens para acalmar as crianças na hora do descanso. A atividade acontece na sala do maternal, com crianças entre 2 e 3 anos.

2

:: Cidade ::

As comemorações dos 343 anos de Florianópolis, começaram no início de março, ocorreram ao longo de todo mês. No dia 23, data do aniversário e feriado municipal, haverá “catraca livre” para todas as linhas de ônibus, durante todo dia, com exceção dos coletivos executivos.

O LITORAL

ARAQUARI E REGIÃO

11 DE MARÇO DE 2016

PRIMEIROS SOCORROS Crônicas com

Expediente Jornal O Litoral Rodovia BR 280, km 29,5 nº 3215 sala nº 214 - Porto Grande Cep 98432195 - Araquari Santa Catarina RICARDO BAUM ME CNPJ: 20.013.706/0001-03

:: CIRCULAÇÃO :: Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francsico do Sul

:: COMERCIAL :: 55 (47) 9159-3263

:: REPORTAGENS :: 55 (47) 9653-1314

:: CLASSIFICADOS :: :: SUGESTÕES E FOTOS :: olitoral@live.com

:: FACEBOOK :: facebook.com/Jornal O Litoral

:: TIRAGEM :: 2 mil exemplares

:: PERIODICIDADE :: Semanal

:: DIRETOR :: Ricardo Baum SRTE 04833/SC

:: IMPRESSÃO :: Gráfica O Estado

Textos e colunas assinadas não representam a opinião do jornal

Ronaldo Santiago O Dinheiro é de quem? Neste período de nossa história, onde os valores estão conturbados e a necessidade material é exacerbada, vale contar uma história que ouvi a alguns anos atrás. Eu e um amigo, ainda na fase escolar do ensino médio, conversávamos a respeito do que faríamos para ganhar dinheiro. Presenciando nossa conversa, estava o avô do meu amigo. Um idoso que adorava um bate- papo e atendia pelo nome de Antônio. Seu Antônio era destes que sempre tinha uma observação diferente a fazer. E neste dia, não foi o contrário. Ele nos contou a seguinte história. “Um representante de vendas chegou a uma pequena cidade para oferecer seus produtos, mas antes de começar o trabalho dirigiu-se ao único hotel que havia e pediu ao dono do estabelecimento se poderia deixar com ele o valor equivalente a uma diária, para garantir sua reserva caso precisasse dormir na cidade. O proprietário do hotel aceitou a proposta e guardou a quantia em sua gaveta (Vamos imaginar o valor de 100 reais ). Ainda pela manhã, o dono do hotel lembrou-se que devia ao padeiro 100 reais. Tirou a nota da gaveta e foi acertar a sua conta. O padeiro guardou a nota no bolso e foi ao mercado, onde gastou 100 reais em compras. Pagou com a nota que estava no bolso. O proprietário do mercado lembrou que devia ao hotel 100 reais pela hospedagem, enquanto sua casa estava em obras. Foi até lá e pagou com a mesma nota, que foi guardada na gaveta de onde ela tinha saído antes. Ao fim do dia, o representante de vendas retornou ao hotel e disse que não precisaria pernoitar na cidade. Assim, perguntou se poderia obter seu dinheiro de volta. O dono do hotel abriu a gaveta e devolveu os 100 reais ao moço.” Eu lembro que assim que acabei de ouvir a história eu pensei: “Como isso é possível? O dinheiro só saiu e voltou para o bolso do vendedor, e acabou pagando todas estas contas!” Enfim, penso que a pergunta real deveria ser “O dinheiro é de quem?”

Agricultores recebem treinamento na cidade Araquari - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR-SC), por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca de Araquari, realizou, entre os dias 1º e 2 de março, um treinamento de primeiros socorros destinado aos produtores rurais e pescadores do município. O curso contou com cerca de 20 participantes e teve como objetivo capacitar a realizar procedimentos utilizados, diariamente, em

diversas situações de risco à vida. Durante o treinamento, os alunos receberam instruções de imobilização, manipulação e transporte de paciente, procedimentos de manobras para desobstrução das vias aéreas, reanimação cardiopulmonar, além distinguir e tratar de picadas de animais peçonhentos. Segundo a técnica em agropecuária, Flávia Nunes, saber realizar um pro-

cedimento de primeiros socorros é essencial para salvar a vida, principalmente, de quem mora em áreas isoladas, como no campo. “Muitos dos participantes do curso moram em regiões distantes da cidade, o que possivelmente dificulta o tempo de resposta de uma ambulância socorrer um paciente. Saber os procedimentos de primeiros socorros pode ser, muitas vezes, a única chance de salvar uma vida”, conta. DIVULGAÇÃO/OL

Alunos receberam instruções de imobilização, manipulação e transporte de paciente


>

>

FATO DO DIA

No dia 11 de março de 1942 — Segunda Guerra Mundial: o presidente Getúlio Vargas decreta o confisco de bens de imigrantes alemães e italianos no Brasil. ARAQUARI E REGIÃO

>

AMISTOSO

Na última quarta-feira (9) aconteceu o amistoso entre Araquari Futsal e JEC/Krona. A partida terminou com vitória da Krona por 4 a 3.

O LITORAL

11 DE MARÇO DE 2016

REUNIÃO PSDB

>

Aconteceu nesta semana uma reunião com os pré-candidatos do PSDB a vereador na casa do vice-prefeito Clenilton Pereira. E um dos destaques da noite foi a apresentação do jovem Dudu, que colocou seu nome a disposição para disputar uma vaga no Legislativo.

3

REUNIÃO PMDB DIVULGAÇÃO/OL

DIVULGAÇÃO/OL

>

MUTIRÃO

Acontece neste sábado, no bairro Itinga, um o Dia D de combate a Dengue, Zika e Chikungunha. De acordo com a Secretaria de Saúde, Araquari não tem vítimas ainda, mas tem focos do mosquito. Estão sendo feitas palestras educativas e também foi criada uma comissão municipal para tratar do assunto, juntamente com outros órgãos envolvidos.

>

HOMENAGEM

Os empresários Sérgio e Ike Klaumann, da Seka Transportes, e o diretor da Fetrancesc Marcos Rogério Pereira, realizaram visita esta semana no gabinete do deputado federal Mauro Mariani. A novidade é que a Seka Transportes receberá uma homenagem Nacional por sua atuação no setor de transportes.

>

Na quinta-feira da semana passada o PMDB de Araquari realizou reunião com moradores no bairro Itapocu. Segundo o presidente do partido, o vereador Cristiano Bertelli, as reuniões nos bairros acontecem todo mês. A primeira deste ano aconteceu no bairro Porto Grande e agora a segunda foi no Itapocu. “Nossa meta é fortalecer o partido em todas as localidades bem como preparar o mesmo para as eleições deste ano”, destacou Bertelli.

PROJETO

Foi aprovado nesta semana na Câmara de Vereadores de Araquari, um projeto que regulamenta o funcionamento e controle dos cemitérios municipais. Reivindicações antigas podem começar a ser atendidas após esse projeto ser colocado em prática. Atualmente existem três cemitérios no município de Araquari.

>

GOLPE

Circulou nas redes sociais nesta semana um suposto golpe ocorrendo nas casas de Araquari e região, onde algumas pessoas estariam visitando as casas oferecendo serviço de dedetização do mosquito da Dengue. Porém, sem identificação de empresa ou autorizadas pela Secretaria Estadual de Saúde. DIVULGAÇÃO/OL

>

PRODUÇÃO EM ALTA

Oito dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registraram alta na produção industrial em janeiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior alta foi registrada em Santa Catarina, onde a taxa ficou em 3,7%, seguido pelo Pará, com alta de 3,3%.


FESTA DO PINHÃO

CERVEJA Foram conhecidas as vencedoras do Concurso Brasileiro de Cervejas. O evento, que contou com 1.649 bebidas inscritas, teve a participação de 30 jurados nacionais e 20 internacionais durante três dias. A eleita melhor cerveja levou oito meses para ficar pronta.

4

:: Cidade ::

O LITORAL

Foi conhecida na terça-feira (8) a realeza da 28ª Festa Nacional do Pinhão, em Lages, na Serra catarinense. A grande vencedora do concurso foi Vanessa Camargo, de 23 anos, eleita rainha do evento em 2016.

ARAQUARI E REGIÃO

11 DE MARÇO DE 2016

RETROSPECTIVA

Jorge Laureano faz balanço das suas gestões na Aciaa Araquari – O empresário Jorge Arnaldo Laureano concedeu entrevista exclusiva ao jornal O Litoral nesta semana para fazer um balanço sobre os trabalhos que foram realizados na Associação Comercial Industrial e Agrícola de Araquari – Aciaa, enquanto ele presidiu a entidade. Eleito presidente da Aciaa pela primeira vez em 2008, quando o mandato ainda era de um ano, Laureano iniciou um projeto em parceria para unir o empresariado. Ele retornou a presidência no ano de 2010 e permaneceu por três mandatos consecutivos, até 2015. “Neste período, fizemos vários cursos de qualificação e mão de obra, através de parcerias. O município era carente, não havia cursos nestas áreas. E uma destas parcerias foi com a Microbyte”, explicou Laureano. Segundo o empresário, foram oferecidos cursos de computação, secretariado, empilhadeira e vários que vieram de encontro a necessidade das indústrias. A Aciaa observou que o município estava carente em diversos departamentos e não mediu esforços para ajudar. O município estava carente com o abastecimento de energia e água.

“Em agosto de 2012, trouxemos a diretoria da Celesc para falar com os empresários sobre a necessidade de energia. E até hoje, foi feita uma nova estação e não falta energia no município, tornando de Araquari um dos únicos municípios que não falta energia”, disse. “Em 2013 começamos a luta pela água, sempre em parceria com Executivo, Legislativo. deputados estaduais. Fizemos várias reuniões, com diretoria da Casan, fomos a Florianópolis para buscar soluções e graças a Deus tivemos uma solução, tanto que nos verões de 2014 e 2015 não faltaram água”, comentou. Outro passo importante para este desenvolvimento foi a criação de uma Estação de Tratamento de Água – ETA, para atender Balneário Barra do Sul. E com água de Joinville, foi possível abastecer o Porto Grande. Além disso, foi construído um reservatório de 2 milhões de litros no Itinga. “Tudo isso fruto de nossa efetiva atuação no município, em parceria com a Casan, Prefeitura e Câmara de Vereadores. Chegamos a ameaçar fazer um panelaço no Palácio do Governo em Florianópolis, caso não fossemos atendidos, e isso ajudou bastante”, disse Laureano.

DIVULGAÇÃO/OL

Jorge Laureano deixa a presidência da Aciaa com dever cumprido

SEGURANÇA PÚBLICA - A segurança pública também esteve sempre nos planos da Aciaa. A pedido da Comarca de Araquari, a Aciaa lutou com todas as forças e em Florianópolis, em contato direto com o Secretário de Estado de Segurança Pública, César Grubba, a Aciaa conseguiu que o Estado enviasse um delegado, que está atendendo Araquari e Barra do Sul até hoje.

Além disso, as câmeras de segurança também foram conquistas da Aciaa para o município. “Conseguimos dez câmeras se segurança, porém Prefeitura não deu a parte dela. Estas câmeras devem ser instaladas o mais breve possível. E também conseguimos verba para a construção da nova delegacia, mas que também a Prefeitura ainda não deu a contrapartida”, explicou o ex-presidente.

BUSCAR SOLUÇÕES - Para Laureano, a Aciaa, além de fazer o papel dela, ajudar as empresas, também ajudou o município, buscando soluções para energia, água,

prestando grande serviço para a comunidade e para as empresas. “Não faltando água, nem luz, as pessoas se sentem mais felizes e confortáveis para trabalhar”, comentou.

CAFÉ COM AUTORIDADES

Na gestão de Laureano, a Aciaa criou o Café com Autoridades, que hoje é grande sucesso e reúne diversas lideranças do município e da região. O Café, realizado uma vez por mês, é um fórum de discussões com autoridades, debatendo assuntos de grande relevância para o município e região. O último Café com Autoridades na gestão de Laureano aconteceu em novembro de 2015, e teve a participação do deputado federal Marco Tebaldi, dos deputados estaduais Carlos Chiodini, Darci de Mattos, Patrício Destro e Kennedy Nunes. Além da presença do inspetor da PRF, secretária da SDR de Joinville, Simone Schrame e vários representantes de associações da região. Além do Café, a Aciaa procurou oferecer cursos e palestras aos empresários associados. “Se você ajuda os empresários, você está se ajudando. No momento em que você resolve um problema que está atingindo as empresas, você resolve um problema da comunidade. É uma consequência”, completou.

AGRADECIMENTO

“Agradeço a diretoria que esteve comigo este tempo todo, sempre juntos na jornada. Entendo que minha missão voluntária, em ser presidente da Aciaa. O que me propus a fazer, eu fiz, com dedicação em prol das empresas e ao município. Desejo sucesso a nova diretoria, presidente Boaretto, ao vice Maia. Que conduzam com sucesso, como sempre foi conduzida, cada um tem sua obrigação em dar sua contribuição, e só teremos uma associação forte, se todos ajudarem”, disse. Para Laureano, os empresários poderiam ter ajudado um pouco mais. “Acredito que faltou consciência de ajudar, trabalhando ou até contribuindo financeiramente, porque uma associação forte ajuda muito mais o empresariado. Entidade não tem nome, não tem dono e nem cor partidária para ajudar as empresas e comunidade”, finalizou.


ARAQUARI E REGIÃO

O LITORAL

11 DE MARÇO DE 2016

DIA DA MULHER

Mulheres na política foi tema de encontro Frequentada, na maior parte do tempo, por homens vestidos de terno e gravata vindos de todos os cantos do Estado, a sede da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em Florianópolis, não parecia a mesma, no dia 1° de março. Na sala de reuniões, havia apenas mulheres. A pauta essencialmente técnica deu lugar a um encontro produtivo, mas diferente: em meio a sorrisos, lágrimas, olhos nos olhos e cumplicidade, prefeitas, vice-prefeitas, secretárias de municípios e funcionárias da Fecam trocaram experiências e debateram os principais desafios das mulheres que ocupam cargos de poder em Santa Catarina. “Em 1932, as mulheres conquistaram o direito de votar. É muito recente! Não se passaram nem 100 anos desde então e cá estamos, administrando as nossas cidades, tomando decisões importantes. Somos vencedoras”, comemorou a nova presidente da Fecam, Sisi Blind, que é prefeita de São Cristóvão do Sul. Empossada em fevereiro, Sisi avisou, no discurso, na época, que faria um encontro só para prefeitas e vice-prefeitas, secretárias e executivas mulheres. “Usei um tom de brincadeira e a reação dos

homens foi no ato. Vários comentaram que seria um clube da Luluzinha (risos). Aí eu respondi: ‘vocês estão há 36 anos à frente da Fecam e agora é a nossa vez’”, contou, bem-humorada, a presidente da entidade. A ideia de reunir apenas mulheres foi criar um espaço para que as gestoras municipais conversassem sobre os desafios, as alegrias e as dificuldades que enfrentam no âmbito político. “A gente tem feito a diferença onde a gente está, sendo mulher. Não precisamos ser iguais aos homens. Temos a nossa sensibilidade, o nosso jogo de cintura, essa coisa de ser mulher, mesmo. Não estou menosprezando os homens, pelo contrário. Não sei se é pior ou se é melhor, mas o nosso jeito de administrar é diferente. Assim como nós somos diferentes também entre nós”, explicou a presidente da Fecam. Dos 295 municípios catarinenses, 21 são administrados por prefeitas. O Estado tem 22 mulheres que ocupam o cargo de vice-prefeitas. Para Sisi, o baixo percentual de mulheres no poder é reflexo da recente emancipação política feminina. A intenção de encontros como este é, justamente, encorajar mais mu-

lheres para que assumam postos de liderança nas suas comunidades, nos seus municípios, no seu Estado e no país. “Ou a gente se impõe, ou a gente não aparece, em meio a este mundo tão masculino”, destaca Sisi. Entre as participantes do evento, a maioria teve uma educação conservadora. Nascidas em cidades do interior, buscaram o seu lugar frente aos seus grupos. Foram vivências diferentes, com experiências parecidas e jeitos diferentes de lidar com elas. “Na minha cidade, cheguei a ouvir gente dizendo que não votariam em quem usa calcinha”, comentou uma das prefeitas que participou do evento. “Durante as campanhas eleitorais, eu ouvi, muitas vezes, coisas de baixo calão em relação à mulher. Coisas que não diriam a um homem pelo simples fato de ser um homem. Ainda tem gente que não tolera mulher pleiteando cargos importantes”, comentou Sisi. Na opinião da prefeita de Seara, Laci Grigolo, vencer o machismo é questão de tempo. “Devem até ter dito alguma coisa do tipo para mim, mas eu não dou ouvidos. Sou muito prática, resolvo as coisas e toco a vida em frente. Tenho 50

anos de idade, convivi de perto com esse mundo de possibilidades para os homens e de restrições à mulher. Mas não levo para o pessoal. Eu tenho um filho homem e uma filha mulher e sempre tentei criar os dois de forma bem liberal, mas, olhando para trás, vejo que eu também eduquei de maneira diferente o filho e a filha. Não foi intencional. E acho que assim ainda é com as mulheres na política. Ainda tem machismo, mas as coisas vão mudando”. Para essas mulheres que se sentem chamadas a assumir um cargo político ou a liderança em algum setor ainda dominado pelos homens, a prefeita de São Cristóvão do Sul tem dois conselhos: “Primeiro, a mulher precisa se autoconvencer de que é capaz e que tem potencial, basta desenvolver. Segundo, é preciso estudar muito. Se preocupar com as questões específicas da função que quer exercer, seja ela prefeita, vereadora, presidente de associação. Porque a nós, mulheres, é cobrado mais. Quando assumimos uma função em que o mundo masculino é predominante, pode ter certeza que será exigido mais da gente”, concluiu.

DIVULGAÇÃO/OL

A pauta essencialmente técnica deu lugar a um encontro produtivo

5

DIRETORIA DA ACIAA TOMA POSSE NESTA SEXTA-FEIRA Araquari – Nesta sexta-feira (11) a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araquari (ACIAA) promove a solenidade de posse da nova diretoria que trabalhará na gestão 2016/2017. O evento terá início às 19h30 no Restaurante Churrascaria Viapiana. As eleições ocorreram em 19 de novembro 2015 e Alcidir Boaretto assumiu o cargo de Presidente junto com o Vice Ederaldo Brites da Maia. Houve mudanças também

na Diretoria e Conselho da entidade. Jorge Arnaldo Laureano deixou o cargo de Presidente e passou a fazer parte do Conselho Superior. Entre as prioridades da nova gestão estão a captação de novos associados, realização do evento Café com Autoridades e melhorias no município, como o transporte coletivo, segurança pública, saúde, taxa de lixo, água de qualidade, energia, duplicação da Br 280 e revitalização da SC 301. DIVULGAÇÃO/OL

Maia e Boaretto serão empossados nesta sextafeira, na Churrascaria Viapiana


CONTRATO

DENÚNCIA Funcionários afastados dos postos de trabalho por questões de saúde denunciam o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de não cobrir o benefício de auxílio-doença pelo período integral de afastamento.

6

:: Cidade ::

O contrato para a última etapa da restauração da Ponte Hercílio Luz foi assinado pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, em Florianópolis. O valor do contrato com o Grupo Teixeira Duarte é de R$ 261 milhões, com prazo de 30 meses para ser concluído.

O LITORAL

ARAQUARI E REGIÃO

11 DE MARÇO DE 2016

DE 13 PARA 11 VEREADORES

Decreto gera muita discussão e polêmica na Câmara de Vereadores Araquari – “Não é mais Saúde, nem Educação, é mais cadeiras na Câmara de Vereadores”. Esse foi o título que o Jornal O Litoral estampou na capa de uma de suas edições do mês de setembro de 2014, quando a Câmara aprovou projeto aumentando o número de vereadores de 11 para 13. Na última terça-feira (9) um projeto de decreto causou polêmica e muitas discussões na Câmara de Vereadores de Araquari, pedindo a revogação do decreto 003/2014, aprovado 03/09/2014, que aumentava o número de vereadores de 11 para 13 a partir da próxima legislatura. A justificativa do projeto foi assinada pelos vereadores Hermes Defaveri e Márcio Correa, do PSDB, e Josué Vieira do PMDB, e pede que seja mantido os 11 vereadores. Os vereadores Hermes e Josué não compareceram na sessão. E após quase 30 minutos de discussões na Sala das Comissões, os vereadores retornaram e o projeto não foi colocado em votação. Porém, na palavra livre, o vereador Fabiano Garcia, do PSD, fez questão de comentar so-

bre o assunto. “Confesso que fomos sete vereadores pegos de surpresa, pois não chegou ao nosso conhecimento esse projeto revogando o decreto que aumenta de 11 para 13 vereadores. Em 2014, ninguém aprovou uma nova lei, simplesmente informamos o TRE que a Câmara de Araquari poderia ter 13 vereadores para a próxima legislatura. E na época, lembro muito bem, de forma sensata, que todos os vereadores conversaram e chegaram a um entendimento que deveríamos ir para 13 vereadores”, disse Garcia. Para argumentar a defesa do aumento de vereadores, Fabiano disse que hoje vivemos uma realidade totalmente diferente em Araquari. “Vereador não tem assessor, gabinete, carro. A Câmara tem essa estrutura, mas o vereador não tem. Teríamos custos com isso e o salário dos vereadores, porém, aumentaria a representatividade”, explicou. Segundo o vereador, a decisão de se aumentar foi unânime na época. “A casa era presidida pelo vereador Márcio Correa (PSDB), que inclusive fez a

DIVULGAÇÃO/OL

DIVULGAÇÃO/OL

DIVULGAÇÃO/OL

DIVULGAÇÃO/OL

Hermes Defaveri (PSDB) assinou projeto

Márcio Correa (PSDB) assinou projeto

Neuzir E. Machado (PSDB) não assinou projeto

Josué Vieira (PMDB) assinou projeto

notificação ao Fórum responsável e é um dos vereadores que entrou com o projeto para revogar”, acrescentou. Conforme o vereador

do PSD, se fosse tomada uma atitude inteligente, sensata, querendo realmente atender o anseio da comunidade, a ideia seria

levada aos vereadores. “Discutiríamos em conjunto e tomaríamos uma decisão em conjunto. Acho que esse seria o caminho normal.

Após sete anos, é a primeira vez que aparece um projeto no apagar das luzes. Uma atitude clara para levar louros políticos”, afirmou.

“Coisas entaladas”... Fabiano foi além da discussão do aumento de vereadores e aproveitou para falar algumas coisas que, segundo ele, estavam “entaladas” há algum tempo. “Eu precisava falar, e agora é o momento”, disse. “Por que não discutimos e abaixamos para nove vereadores? Isso sim seria reduzir custos, e não manter os 11. É uma coisa que temos que pensar. Vamos fazer uma avaliação profunda nas diárias da Câmara. Se olharmos no Portal da Transparência nos últimos três anos, o uso excessivo das diárias foi bastante alto, inclusive por vereadores que assinaram esse projeto querendo manter os 11 vereadores. Então, se é para buscar uma solução, vamos a ‘ferro e fogo’. Vamos discutir também a questão do salário do vereador? O número de funcionários aqui da Câmara? que é excessivo. Eu já estava com isso entalado há bastante tempo, mas tem que segurar pela política da boa vizinhança”, disparou. Garcia reafirmou que é preciso sim fazer essa discussão, e que, a partir de hoje (terça-feira) ele irá “brigar” insistentemente por essa discussão. “Vamos fazer a

DIVULGAÇÃO/OL

coisa acontecer e mostrar o bom exemplo da Câmara de Araquari. E o vereador Fabiano, Paranazinho, Cardoso, Marquinho, Denise e Cristiano, acredito que pelo menos nessa discussão, tenhamos a maioria, já que para a presidência não foi o suficiente”, concluiu.


ARAQUARI E REGIÃO

O LITORAL

11 DE MARÇO DE 2016

7

“Não é o momento” Para o pré-candidato a prefeito pelo PSDB, vice-prefeito Clenilton Carlos Pereira, o momento que se vive no Brasil é de falta de credibilidade da classe política. “O Brasil perdeu isso, e acredito que em Araquari não é diferente. Nós temos uma oportunidade na mão de mostrar para a população que nós podemos ser diferentes, que pode ser feita a coisa certa. Lá trás foi aprovada mudança de 11 para 13, um projeto feito às pressas, e que todo mundo acabou aceitando. Nós nos reunimos com a bancada do PSDB, juntamente com o vereador Josué Vieira, e decidimos que faríamos esse projeto e que levaríamos adiante na Câmara”, disse. Segundo Pereira, ele ouviu de muitas pessoas que esse projeto não teria muito valor, porque o repasse para a Câmara seria o mesmo. “Discordo totalmente, pois dois vereadores a mais terá um custo a mais para a Prefeitura sim. Se for fazer a conta no final, chega próximo a R$ 1 milhão, um dinheiro que pode ser investido em benfeitorias para a população. Então, entendo que não é o momento para aumentar

DIVULGAÇÃO/OL

DIMINUI OU NÃO DIMINUI?

Em setembro de 2014 foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Araquari, o projeto aumentando o número de vereadores de 11 para 13 a partir da próxima legislatura. E nesta semana, três vereadores entraram com um projeto pedindo a revogação do decreto, para que seja mantido os 11 vereadores. Hermes Defaveri, Márcio Correa do PSDB e Josué Vieira do PMDB assinaram o projeto que defende não aumentar o número de vereadores.

NO “APAGAR DAS LUZES”...

vereadores. Temos que aumentar o número de professores, médicos. E 11 vereadores é mais do que suficiente”, argumentou. O pré-candidato a prefeito citou dois exemplos para comparar a situação de Araquari. “Joinville é maior cidade do Estado, e tem 19 vereadores, oito a mais apenas. Jaraguá do sul, cinco vezes maior que Araquari, tem apenas 11 vereadores. Então, acredito que para resgatar a credibilidade temos que começar por aqui”, finalizou.

“Quanto menos, melhor” O pré-candidato a prefeito pelo PR (Frentão), Ludgero Jasper Junior (Gordo), afirmou ser favorável a diminuição de gastos da máquina pública, para que estes valores sejam aplicados em benefícios para a população. “É preciso enxugar a máquina pública, e devolver o dinheiro para o povo, investir no patrimônio da população”, destacou Gordo. Segundo o empresário, se aumentar o número de vereadores para 13, o repasse pode continuar o mesmo, porém as diárias e outros gastos vão aumentar. “Quanto menos vereadores, melhor, sou a favor também que seja diminuído para nove vereadores. Quando aprovaram o projeto para aumentar o número de vereadores, em 2014, o presidente era Márcio Bolinha, que agora também assina o projeto para diminuir”, comentou. Gordo foi além da discussão e afirmou que o

DIVULGAÇÃO/OL

Na tribuna, o vereador Fabiano Garcia (PSD) criticou a forma como os vereadores em questão entraram com o projeto no Plenário, sem ao menos levar ao conhecimento dos demais vereadores. “Este projeto não veio para a Casa, pois já era da Câmara. Não existiu projeto, não existiu alteração de Lei, e sim apenas um documento que foi encaminhado ao TRE. Agora, acho engraçado que toda vida na hora de aparecer, surgem situações como essa. A gente tem que ser homem para assumir. Eu defendi os 13 vereadores e não tenho medo de dizer isso. E quem me cobrou eu soube dizer o porque”, disse Fabiano.

A “FERRO E FOGO”

O vereador Fabiano, sentindo-se prejudicado com a situação, afirmou que, já que foi levantada esta questão (de manter os 11 vereadores), quer também que seja discutida a possibilidade de diminuir para nove vereadores. “Vamos também discutir as diárias, que durante os três últimos anos foi um excesso”, acrescentou.

FALSIFICAÇÃO

Fabiano citou, inclusive, que o projeto tem uma suposta assinatura falsificada de um dos vereadores. “Não vou aqui falar o nome do vereador, porque não posso afirmar, mas suspeita-se de uma falsificação de assinatura”, disse. A assinatura qual Garcia se refere é a do vereador Neuzir Élio Machado (Neném), que não assinou o documento, mas que sua assinatura aparece em uma das cópias da justificativa do projeto.

DEFESA

O vereador do PSDB, Márcio Correa, único que ficou na sessão para a discussão, afirmou que durante o tempo em que foi presidente da Câmara, fez um trabalho com responsabilidade e desconhece a assinatura falsificada citada por Garcia. “Não tenho porque esconder o meu trabalho enquanto presidente. Na época eu não fiz parte da discussão na sala das comissões e também não votei porque meu voto era de minerva. E sobre a assinatura, desconheço. Se for falsificada deve ser averiguada. E digo sem vergonha nenhuma, que pedi várias vezes para que fizéssemos a retirada desse projeto, propondo manter os 11 vereadores”, disse Correa.

PARTES

salário do vereador em Araquari deveria ser reduzido para R$ 900,00. “Se o salário baixar para 900,00, irão se candidatar pessoas que realmente tenham comprometimento com o povo e não fazer disso uma profissão, encarecendo a campanha e gastando até R$ 250 mil ou mais para se eleger”, completou.

“Havia um prazo para revogar”... Fora da Câmara na época em que o projeto para aumentar o número de vereadores foi colocado em votação, o pré-candidato a prefeito pelo PMDB, Marcos da Maia Vicente (Marquinho), ocupava o cargo de secretário de Finanças, e afirmou que a ideia era manter os 13, uma vez que todos haviam concordado e aprovaram o projeto na época. “Assim como somos favoráveis para aumentar o número de vereadores e temos defesa para isso, somos favoráveis também para manter os 11 vereadores. Porém, consta na Lei Orgânica de Araquari, que o número de vereadores será fixado mediante decreto legislativo, até o final da sessão legislativo do ano que antecede as eleições. Ou seja, existe um prazo para que o decreto seja revogado, e este prazo já venceu quando acabou o ano de 2015. Se os vereadores quisessem levar os méritos por isso deveriam ter feito ano passado”, explicou. A determinação do prazo a qual Marquinho se refere consta no Artigo 78 parágrafo § 1º da Lei Orgânica do Município de Araquari. O pré-candidato pelo PMDB foi além e disse que, se fosse possível, manteriam os 11 ou

sugestões: olitoral@live.com

DIVULGAÇÃO/OL

Em seguida ocorreu uma discussão generalizada entre os vereadores. Enquanto Márcio usava a sua parte, o vereador Marquinho se pronunciou dizendo que também não estava na Câmara na época em que o projeto foi colocado em votação. Os vereadores discutiram e o presidente Mário Paulini (PPS) deixou a bagunça rolar solta, sem pedir ordem na Casa.

SAÚDE E EDUCAÇÃO

Por fim, o vereador Márcio frisou que, ao invés de mais vereadores, é preciso mais médicos nos postos de saúde e professores nas escolas da cidade. E aproveitou para “cutucar” o vereador Fabiano, que ainda estava na tribuna. “É engraçado né vereador... hoje o senhor vem defendendo tanto esse governo”. E Fabiano replicou: “Eu não sei aonde 11 ou 13 vereadores, se isso tem alguma coisa haver com o Governo. Primeiro me respeita. E antes de falar, pensa”, concluiu.

A FAVOR

O presidente Mário Paulini disse que também não estava na Câmara quando o projeto foi colocado em votação, no ano de 2014, mas afirmou que é a favor do aumento de vereadores. “Sou a favor dos 13, nunca escondi isso, não preciso esconder. O repasse para a Câmara com 11 ou com 13 continuará sendo o mesmo. Agora, o presidente que entrar vai ter que saber administrar o valor. Não podemos chegar aqui e se rebaixar, se hoje o município tem esse potencial, temos que fazer. E sou a favor do aumento, e se puder colocar 15, 17, vamos colocar. Mas aqueles que vierem aqui e olhem pelo seu povo e pela sua comunidade”, disse.

FALHA

Paulini pediu desculpas ao público pelo atraso para iniciar a sessão e explicou que o projeto em questão foi o protagonista do atraso. “Esse projeto apareceu quando foi lido aqui, eu também não sabia. E minha assessoria falhou também”, disse.

EM TEMPO

O jornal O Litoral, em setembro de 2014, logo após a aprovação do projeto aumento o número de vereadores, destacou em manchetes que a Câmara aumentaria mais duas cadeiras no Legislativo, ao invés do município pensar em melhorar a Educação, Saúde e outros departamentos. Por um lado é bom ver que os vereadores perceberam o erro e estão tentando corrigir. Por outro lado, é triste saber que apenas um grupo de vereadores se aproveitou da situação para apresentar o projeto, ao invés de levar a ideia aos demais parlamentares. até mesmo diminuiriam para nove vereadores. Questionado sobre a possibilidade de “perder” representatividade do PMDB no Legislativo com a diminuição para nove vereadores, Marquinho disse que o grupo está consciente. “Se diminuísse o número de vereadores, muitos vereadores seriam prejudicados por este fato, de todos os grupos políticos. Mas já que levantaram essa questão, vamos levar em conta outras questões do Legislativo também”, concluiu.

TRABALHO NAS RUAS

O vereador Neuzir Hélio Machado (PSDB) fez um agradecimento a Secretaria de Obras. “Depois de um longo tempo, vem fazendo um trabalho nas ruas do nosso município, principalmente na região onde moro, no Itinga. Roçada, limpeza de boca de lobo, encaibramentos e patrolamentos. Quero deixar aqui que por diversas vezes eu ter cobrado, e agora estão de parabéns pelo trabalho”, disse.

PEDIDO

Neuzir aproveitou para pedir que seja encaminhada uma PC para a subprefeitura do Itinga. A ideia, segundo ele, é dar mais estrutura ao bairro, que hoje tem 65% da população de Araquari. “O povo vem sofrendo muito com as chuvas, que recentemente causaram muitos problemas. E com essa PC aqui na região central fica difícil fazer um trabalho adequado lá no Itinga”.


8

O LITORAL

..v���eda�e�..

Áries - Viver intensamente as emoções é conseguir colocar-se à disposição da sensibilidade para viver as paixões. É tempo de dedicar-se aos prazeres, mesmo nas pequenas coisas que te comovem. Touro - Alguns sinais indicam novas possibilidades de realização, e você pode se sentir com vontade de ousar. É tempo de se permitir fazer algo diferente daquilo que está tão acostumado a fazer. Gêmeos - Em alguns momentos você se deixa dominar pela necessidade de chamar a atenção. Em outros, a razão predomina. É tempo de optar pelo equilíbrio para não deixar as pessoas atônitas. Câncer - Com a sensibilidade aflorada, você tende a absorver os humores alheios. Desse modo, o melhor que se tem a fazer é ficar sozinho. É tempo de se recolher para não sofrer pelo que não é seu. Leão - Pode não ser o seu desejo agora, mas muitas vezes é preciso saber dividir as atenções recebidas com outras pessoas. Afinal, um monólogo eterno seria cansativo, não? É tempo de compartilhar o palco. Virgem - Ao não entender o que está sentindo, isso pode gerar angústia. Afinal, você gosta de ter as emoções organizadas. É tempo de ter a flexibilidade para se manter equilibrado emocionalmente. Libra - Deixando para trás os sentimentos que geram instabilidade, é possível começar um novo ciclo. Quanto mais criativo, mais chance de fazer mudanças. É tempo de se transformar de forma harmoniosa.

ARAQUARI E REGIÃO

Remédio - Doutor, eu queria que o senhor me desse um remédio pra eu ficar esperto. - Tome dois comprimidos destes por dia e volte daqui a uma semana. Uma semana depois: - Doutor, acho que não fez muito efeito não... - Tome três deste outro comprimido diariamente e volte daqui a uma semana. Na próxima semana: - Olhe, doutor. Eu sei que não fiquei mais esperto!! O senhor tem certeza que este remédio não é bolinha de farinha? - Ora viva! Começou a fazer efeito!

Escorpião - Os desafios tendem a ser intrigantes e te instigam a agir de forma diferente daquela com que está acostumado. É tempo de ter coragem para aceitar as transformações que chegam.

Mousse de chocolate sem ovos

Sagitário - Ao optar por formar parcerias, tudo o que deseja alcançar terá mais chance de sucesso. É tempo de fazer escolhas harmoniosas para obter a ajuda de que precisa para a realização dos objetivos.

INGREDIENTES: 500 g de chocolate ao leite 200 ml de creme de leite

Capricórnio - A serenidade é nutrida pelos laços fortes de afetividade. A vida sem amigos fica monótona e, por isso, é preciso cultivá-los. É tempo de dedicar sua energia aos encontros para ampliar suas relações.

200 ml de chantilly 12 g de pó de gelatina, sem sabor 1/4 de xícara de água

MODO DE PREPARO: Derreta o chocolate no microondas ou em banho - maria Acrescente o creme de leite Mexa sem parar para não deixar empelotar Depois da mistura ficar homogênea, acrescente o chantilly batido Mexa Depois dissolva a gelatina na água e misture ao creme Mexa bem até ficar uma massa homogênea Coloque em um refrátario e deixe gelar

Aquário - Para usufruir melhor da sua criatividade, você deve passar por provas de desprendimento, como uma forma de testar sua capacidade de desapego. É tempo de abrir seus projetos. Peixes - Para usufruir melhor da sua criatividade, você deve passar por provas de desprendimento, como uma forma de testar sua capacidade de desapego. É tempo de abrir seus projetos.

Governadores recebem nova proposta para parcelamento da dívida dos Estados

11 DE MARÇO DE 2016

O governador Raimundo Colombo participou nesta terça-feira (8), em Brasília, de audiência com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, em continuidade aos debates sobre a proposta de revisão da dívida do Estado com a União. Conforme Colombo, houve avanço importante nas discussões, com nova proposta do Governo Federal para desconto de 20% nas parcelas durante 24 meses ou 40% por 12 meses. “A proposta melhorou, agora os governadores irão se reunir para estudar e elaborar uma contraproposta num processo de evolução”, falou.

Caso o acordo seja firmado, o Governo Federal pede, em contrapartida, que os Estados façam esforços no sentido de aumentar a arrecadação previdenciária, cortar cargos comissionados e novos empréstimos, entre outras medidas que, de acordo com Colombo, são viáveis e muitas já aplicadas em Santa Catarina. “Iremos avaliar os números e ouvir nossos companheiros, não queremos comprometer a questão financeira nacional, mas temos segurança jurídica com relação a nossa tese que está em análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”, expressou o

DIVULGAÇÃO/OL

governador. Presente na reunião, o secretário de Estado da Fazenda, Antônio Gavazzoni, explicou que, em conjunto, o alongamento da dívida, os 20% de desconto nas parcelas por dois anos e

a mudança do indexador de IGPDI +6% para IPCA + 4% significam um bom avanço e representariam uma economia de aproximadamente R$ 1 bilhão para os cofres do Estado em dois anos.


Clic

Divulgue fotos do seu evento na página social!!!

social

“Os esportes são a seção de brinquedos da vida.” Howard Cosell

entre em contato: olitoral@live.com

Beto, Martiola e Renato reunidos com amigos

Beatrice e Márcio

Equipe RH Talentos. Cinco anos de empresa

Jéssica e Maria Eduarda

Rogério e família

PILATES

ESTÉTICA

(Fisio Dermato Funcional)

-Melhora na postura; -Aumento da flexibilidade;

PSICOLOGIA (Adulto e adolescente) -Psicoterapia individual, de

-Fortalecimento da musculatura;

-Tratamentos Faciais;

casal, e/ou familiar.

-Melhora a qualidade do sono e

-Tratamentos Corporais;

-Avaliação para cirurgia

humor;

- Massagem terapêutica;

bariátrica/ Vasectomia/

-Melhora a respiração e

-SPA Mãos e Pés;

Laqueadura

concentração; -Alivia as dores;

-Banho de lua.

-Diminui estresse e ansiedade. Daiane Souza de Freitas CREFITO: 105184-F

- Avaliações psicológicas; -Orientação Profissional. -Exame admissional.

Daiane Souza de Freitas CREFITO: 105184-F

Keit Krelling CRP: 12/07099

PSICOLOGIA (Crianças e PréAdolescentes)

-Psicoterapia para crianças com problemas comportamentais. -Orientação para pais; -Atua em queixas de estresse, depressão, transtornos alimentares e déficit de atenção e hiperatividade.

Puella Caelis S. da Silveira CRP:12/12763

Rua Francisco Hreisemnou, 319, Centro - Araquari | Fone: 99898236 96378090 / 9651-7285 A clínica está localizada na Rua Francisco(SC) Hreisemnou, 319, Centro e- Araquari


GRANIZO

CHUVAS Uma garagem desmoronou e ruas foram alagadas após chuva intensa em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, na noite de quarta-feira (9). A água já invadiu casas, conforme a Defesa Civil. De acordo com a Defesa Civil, ninguém ficou ferido.

10

:: Cidade ::

Lavouras no município de Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense, amanheceram na quartafeira (9) cobertas por granizo. Conforme a prefeitura do município, o fenômeno ocorreu no final da tarde de terça (8), mas o gelo permaneceu nas plantações até esta quarta.

O LITORAL

ARAQUARI E REGIÃO

COMBATE À DENGUE

JOINVILLE COMEMORA 165 ANOS E GANHA PRESENTE DIVULGAÇÃO/OL

Joinville – Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, completou 165 nesta quarta-feira (9). No dia do aniversário, o município ganhou a reabertura do Mirante do Morro da Boa Vista. Depois de sete anos fechado, o mirante foi reaberto ao publico. Atraiu tanta gente que os ônibus contratados pela prefeitura não deram conta. Houve fila durante o dia O novo mirante tem elevador, uma janela de contemplação, trilhas e uma estrutura com quase 15 metros de altura. De cima, é possível ver a vista. Quando os primeiros colonizadores chegaram em Joinville, às

margens do Rio Cachoeira, não imaginavam que 165 anos depois a cidade fosse receber e acolher tanta gente. Atualmente, o município do Norte do estado tem quase 600 mil habitantes divididos em 44 bairros. É por isso que dão a ela o titulo de a maior cidade de Santa Catarina. Cidade que também é chamada também de cidade das bicicletas. Nesta quarta, mais de mil pessoas saíram às ruas para pedalar durante a sexta edição do passeio ciclístico de Joinville. Também teve desfile oficial. Pelo menos 4 mil pessoas ocuparam a Avenida Beira Rio para assistir à celebração.

11 DE MARÇO DE 2016

Saúde realiza capacitação de alunos e professores Araquari - A Prefeitura de Araquari abraçou as ações de combate à dengue com o objetivo de manter a cidade longe das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, como a dengue, a zika e a chikungunya. E para isso já está realizando mutirões, palestras e trabalhando com os alunos, nas escolas municipais, a conscientização sobre a importância de eliminar possíveis locais de focos do mosquito. Na sexta-feira (4), a equipe da Secretaria da Saúde, da unidade do Porto

Grande, juntamente com as agentes de combate à dengue estiveram no Instituto Federal Catarinense (IFC), por solicitação da Instituição para realizar uma capacitação com os alunos e professores. Participaram do evento aproximadamente 400 alunos, de dois turnos. “A gente vai treinar pessoas para que essas pessoas sejam multiplicadoras de conhecimento e possam ir às casas, ajudando a combater o mosquito da dengue na cidade”, comenta Solange Mergarda, enfermeira do

Porto Grande. Segundo ela, a capacitação dos alunos acontecerá em três etapas: a primeira com a explicação teórica e o conhecimento sobre como combater o mosquito, a segunda com uma saída em campo para a parte prática que deve acontecer dento do IFC e a terceira, quando os alunos acompanharão as agentes de saúde e agentes de combate à dengue em um mutirão que será realizado no bairro Porto Grande e Icaraí. “A nossa intenção é além de passar esse co-

nhecimento para os alunos que manifestaram esse interesse, torná-los parte desta ação de combate. Eles vão às casas passar as orientações que aprenderam aqui para os moradores e prestar um serviço para a cidade, junto da equipe da Saúde”, comenta a diretora da Unidade de Saúde do Porto Grande, Damaris Martins. Para realizar denúncias de possíveis focos do mosquito, a comunidade pode entrar em contato com o setor de Combate à Dengue: (47) 3447 7764. DIVULGAÇÃO/OL


ARAQUARI E REGIÃO

O LITORAL

11 DE MARÇO DE 2016

BMW X1

Modelo perde jeitão de perua para virar SUV Parece mais uma daquelas renovações quase imperceptíveis por fora, mas na verdade o BMW X1 mudou bastante na segunda geração. É como se duas pessoas diferentes vestissem a mesma fantasia e saíssem pelas ruas. Para saber qual é qual, só conhecendo a fundo mesmo. As diferenças não estão na aparência: nova plataforma, tração dianteira, mais alto, espaçoso e moderno. Ele perdeu o jeitão de perua, que tinha nome chique de “crossover”, e se tornou um verdadeiro SUV compacto. No entanto, essa transformação, positiva para uns, pode ser não tão boa para outros. Na real, o X1 teve que se adequar a uma fórmula, perdendo seu diferencial. Mas é bem verdade que essa fórmula faz muito sucesso e funciona muito bem nas mãos da BMW.

DIVULGAÇÃO/OL

Feita sob uma nova plataforma, a segunda geração do X1 ficou 15 mm mais curta, porém ganhou altura (+53 mm) e largura (+23 mm). Mesmo com leve redução no entre-eixos, o espaço interior cresceu, para

brigar com rivais do porte de Audi Q3, Mercedes-Benz GLA e Volkswagen Tiguan. “A versão anterior era mais crossover, e a atual fica mais perto de um autêntico SUV”, afirmou Emílio Paganoni, gerente de trei-

namento da BMW. Mesmo com a cara de utilitário, o novo formato reduziu de 0,33 para 0,28 o coeficiente aerodinâmico, que mede a capacidade de vencer a resistência do ar (quanto mais perto de zero melhor).

Montadoras produzem menos da metade da capacidade Em meio à crise, a indústria automotiva brasileira produziu menos da metade de sua capacidade neste 1º bimestre, segundo a associação das montadoras, a Anfavea. "Em janeiro e fevereiro, operamos em ociosidade de 64%", disse o presidente da entidade, Luiz Moan, na última sexta-feira (4), ao apresentar o balanço mensal. "A sustentabilidade do setor está bastante preju-

dicada", completou. Segundo ele, o país tem capacidade para produzir 5 milhões de carros, caminhões e ônibus ao ano, mas deve fechar 2016 com 2,44 milhões fabricados, ou seja, metade da capacidade. A Anfavea diz não ter como comparar este nível de ociosidade com o de outros anos por fazer esse levantamento apenas pontualmente e não ter uma série histórica.

DIVULGAÇÃO/OL

11


CRÉDITO

DENGUE SC O aplicativo Dengue SC foi lançado há um mês para ser um aliado no combate aos possíveis focos do Aedes aegypti. Desde que o sistema entrou em funcionamento, mais de 1,8 mil registros foram encaminhados à Secretaria Estadual da Saúde e aos municípios. No entanto, nem todos os pedidos enviados foram atendidos.

12

:: eSPORTe ::

Conor McGregor amargou sua primeira derrota no UFC no último sábado, mas para o presidente da organização, Dana White, o campeão peso-pena merece crédito por ter aceitado subir duas divisões de peso para enfrentar um desafio.

O LITORAL

ARAQUARI E REGIÃO

11 DE MARÇO DE 2016

ATLETISMO

Abertas as inscrições para a 17ª Corrida Rústica Araquari - O evento acontece anualmente em Araquari e ano passado reuniu mais de 300 atletas para a competição na Corrida Rústica da Cidade. Este ano, a 17ª edição já tem data marcada e a organização pretende superar o número de participantes. A Corrida Rústica acontecerá no dia 23 de abril, com largada do Ginásio Municipal Moacir Iguatemy da Silveira, localizado na rua Antônio Carlos Sprotte, no Centro. As inscrições também já podem ser feitas. “As inscrições

custam R$50 até o dia 10 de abril e depois passam para o valor de R$70 e podem ser feitas até o dia 19”, informa Sanderlei Luís da Conceição, professor de educação física do município e um dos organizadores do evento na cidade. Segundo Sanderlei, os atletas que completam 60 anos até o dia 31 de dezembro pagam metade do valor no momento da inscrição. “E os atletas de Araquari têm inscrição gratuita, contudo, precisam fazê-la diretamente no Ginásio de Esportes”, comenta Sanderlei.

O evento inicia às 14h com a entrega do número do peito e chip descartável e às 16h será dada a largada da corrida. O atleta pode fazer a inscrição para o percurso de 5 e 10 quilômetros. “Os moradores de Araquari, farão o percurso de 5 quilômetros e no dia do evento devem apresentar um comprovante de moradia no município” explica o professor. A prova de 10 quilômetros será realizada num percurso de 5 quilômetros, com duas voltas. Conforme o regulamento oficial só

podem se inscrever atletas com idade mínima de 16 anos, completos até o dia 31 de dezembro. O organizador também informa que para receber o número de peito para correr o atleta precisa apresentar comprovante de depósito, carteira de identidade ou outro documento com foto. A prova também será realizada nos naipes masculino e feminino, conforme idade do atleta: 16/19 - 20/24 - 25/29 - 30/34 35/39 - 40/44 - 45/49 - 50/54 - 55/59 - 60/64 - 65/69 e 70/74 e 75 anos acima.

DIVULGAÇÃO/OL

GERAL MASCULINO E FEMININO – 10 km Classificação | Premiação 1º Lugar: Troféu + R$ 600,00 2º Lugar: Troféu + R$ 500,00 3º Lugar: Troféu + R$ 400,00 4º Lugar: Troféu + R$ 300,00 5º Lugar: Troféu + R$ 200,00 CATEGORIAS MASCULINO E FEMININO – 10 km Classificação | Premiação 1º Lugar: Troféu + 70,00 2º Lugar: Troféu 3º Lugar: Troféu

CRO: 1742

GERAL MASCULINO E FEMININO – 5km Classificação | Premiação 1º Lugar: Troféu + 200,00 2º Lugar: Troféu+ 150,00 3º Lugar: Troféu + 100,00 4º Lugar: Troféu 5º Lugar: Troféu GERAL MASCULINO E FEMININO MORADORES EM ARAQUARI-5km Classificação | Premiação 1º Lugar: Troféu + 200,00 2º Lugar: Troféu+ 150,00 3º Lugar: Troféu + 100,00


OL esportes

ARAQUARI E REGIÃO

ESPORTE LOCAL E REGIONAL

com Dalton Masson

sugestões: adcellparts@gmail.com

O LITORAL

11 DE MARÇO DE 2016

EM SÃO CHICO

13

:: ESPORTE NACIONAL ::

Red Horse campeã no Beach Soccer 2016

“Estou ajudando lá atrás para o Nenê fazer gols na frente (risos). Ansioso sempre estou, mas não é meu objetivo. Eu ajudo a equipe” Jorge Henrique (Vasco)

DIVULGAÇÃO/OL

“Conhecer o adversário é essencial. Permite entender as características deles. Com Cristiano Ronaldo, por exemplo, pode-se tentar marcá-lo caindo para a direita. Com Messi, é melhor rezar.” - Chiellini (Juventus)

Preferido do clube, Cuca abre negociação com Verdão

Olá amigos leitores desta humilde coluna de futebol amador da nossa região. A Red Horse não deu chances para a bicampeã Enseada no jogo da final no último sábado em São Chico e aplicou 3 a 0 assim confirmando o investimento que fez, que contou

Municipal de Society Na quarta-feira (9) aconteceu o Congresso Técnico do Campeonato Municipal de Fut7 Society no Miquelute. O campeonato começa dia 19/03 e com certeza teremos jogos com muita emoção e rivalidade.

Cuca é o preferido dos palmeirenses para assumir o lugar deixado por Marcelo Oliveira, demitido na última quarta-feira logo após a derrota de 2 a 1 do Verdão para o Nacional, do Uruguai, pela terceira rodada da Taça Libertadores da América. Dirigentes do clube já discutem os termos com o treinador, que está desempregado desde que saiu do Shandong Luneng, da China, no fim de 2015. O otimismo por um acerto é grande. No clube, a sensação é de que o acordo com Cuca, visto como única opção neste momento, só não será concretizado caso exista uma diferença grande na pedida salarial ou na montagem da comissão técnica. A sombra de Cuca existe no Verdão desde o ano passado. O nome do treinador vem sendo discutindo internamente há algum tempo. Na saída de Oswaldo de Oliveira, em junho de 2015, ele foi procurado, mas, na época, estava empregado no Shandong.

com Bruno Xavier craque da seleção e melhor do mundo em 2013 e 14. Agora concentra forças no estadual da categoria em Barra Velha e joga amanhã as 21h na arena central da Barra Velha. Garantia de bons jogos.

DIVULGAÇÃO/OL

GRUPO A Sportville AMF Barezona Uni Park XV

GRUPO C Atlético Itinga Tigres Camisa 10 Boca Junior

GRUPO E Central Calhas PFC Amigos da Bola Raia FC

GRUPO G Cons Rio do Morro Karville Araquariense Unidos do Morro

GRUPO B Esq Alm. Rossil Dep Furia Santa Izabel Sem Limites

GRUPO D Caxias Veloz Motos Anselmo Veículos Acm Estacaville

GRUPO F A. do Queijo Ousados Destilados FC UFC

GRUPO H Itinga Futebol Clube A. do Fabiano A. do Borba Cerro Azul

América fatura título da Taça Cidade dos Príncipes Neste feriado do aniversário de Joinville, que passou no dia 09/03, aconteceu a final da Taça Cidade dos Príncipes. América e Paraíba fizeram um jogo nervoso e muito pegado.

E prevaleceu a força do elenco do América, que ganhou o jogo por 2 a 1 com gols de Renan e Ferrari. Mais uma taça levantada pelo capitão Benson.

DIVULGAÇÃO/OL

Grêmio: Roger lamenta falta de pontaria em empate Campeão da América com o Grêmio em 1995, Roger Machado conhece bem os segredos e mistérios da Libertadores. Sabe que cada jogo é tenso, imponderável e que exige erro zero. No empate em 1 a 1 com o San Lorenzo, nesta quarta-feira, na Arena, pela 3ª rodada do Grupo B, não foi diferente. O treinador ressaltou as dificuldades de um jogo com a cara da competição continental e lamentou a falta de eficiência de seu ataque para liquidar a partida.


OL POLíCIA 14

O LITORAL

:: TEVE DISSO :: Mulher mata caminhoneiro a facadas durante briga de trânsito Um homem de 43 anos morreu depois de ser esfaqueado por uma mulher de 53 durante uma briga de trânsito em Itajaí, em Santa Catarina, na terça-feira (8). Após a prisão, uma filha da mulher disse à polícia que ela seria psicopata. Conforme os policiais, a suspeita estava de carona no carro de um primo, quando o motorista de um caminhão trancou a passagem do veículo para estacionar em um supermercado. Após a troca de ofensas entre os três, a mulher pegou uma faca, do tipo peixeira que estava no carro, e golpeou duas vezes a região do fígado do caminhoneiro, que não resistiu aos ferimentos e morreu. A polícia não soube informar se ele chegou a ser levado para o hospital. De acordo com os policiais, a mulher foi presa em flagrante e conduzida para o Presídio Feminino de Itajaí. Embora tenha sido declarado pela filha que ela seria psicopata, a condição mental precisa de comprovação durante o processo. Uma das etapas deve ser a solicitação de um exame médico para atestar se ela tem problemas de saúde. Caso fique provado, ela deve ser enquadrada em uma medida de segurança, e não cumprirá pena, será enviada para tratamento psiquiátrico, se assim for decidido por um juiz.

ARAQUARI E REGIÃO

11 DE MARÇO DE 2016

TRAFICANTE PRESO

Mais um ponto de tráfico é desarticulado no Itinga DIVULGAÇÃO/OL

:: CLASSIFICADOS :: VENDO Moto Sundown Web 100cc prata. Ano 2010. Bem conservada! Valor R$ 2.000,00 à vista! Tratar: (47) 9653-1314. VENDO 1 Máquina de corte para cerâmica revisada Famastil - R$ 150,00. 1 Máquina de corte para cerâmica revisada Dewalt - R$ 150,00. 1 Serra Circular manual R$ 160,00. Tratar: (47) 8475-7174 OI / 9967-9699 Tim. VENDO Fiat Punto 1.6L, modelo essence 2011, completo com sensor de estacionamento, air-bag duplo e ABS, valor R$ 33.000,00. Tratar: (47) 9759-7217. VENDO um terreno nas proximidades do Mercado Edimar, bairro Volta Redonda, medindo 1849,43 m2. Valor do terreno R$: 180.000,00. Tratar: (47) 9989-6018. VENDO Sobrado novo unidade 03 Alto padrâo, com 2 quartos, sacada panorâmica, bwc, lavabo, sala, cozinha, lavanderia, acabamento em massa corrida na parte interna, piso porcelanato, piso térreo com rebaixamento em gesso, vaga de garagem para 3 carros ,amplo quintal. Localizado na Rua Adolfo Soares 391,Bairro Itinga - Araquari, rua calçada próximo ao Miquelute Materiais de Construçâo, escola, farmácia, posto de combustível, academia, mercados. Valor R$ 175 mil. Aceito terreno como parte de pagamento + financiamento bancário. Tratar: (47)9964-6266.

ANUNCIE! Classificados gratuitos! olitoral@live.com

Araquari - Na noite de quarta-feira (9), a Polícia Militar de Araquari fechou mais um ponto de tráfico de drogas no bairro Itinga. O local já era conhecido das guarnições do município

por ser um ponto de tráfico de entorpecentes. Através de denúncias, os policiais localizaram suspeitos realizando o comércio de drogas, caracterizando tráfico, os policiais

realizaram a abordagem do local e detiveram um homem traficando e um usuário de drogas. Foi encontrado na residência uma espingarda cal.38, com munição intac-

ta, e certa quantia de drogas entre maconha, crack e cocaína, e certa quantia em dinheiro. Foi feita a prisão em flagrante delito e encaminhados à Delegacia de Policia Civil.

POLÍCIA DESARTICULA PONTO DE TRÁFICO EM BARRA DO SUL Barra do Sul - Após uma denúncia anônima, a Polícia Militar de Balneário Barra do Sul prendeu quatro pessoas em flagrante envolvidas com a compra e venda de drogas na rua Daniel Valdo-

miro Borges, bairro Salinas. A operação foi realizada por volta das 22 horas desta sexta-feira. Na casa utilizada como ponto de tráfico, foram encontrados sete pedras de cra-

ck, sete buchas de cocaína, oito cigarros de maconha, R$ 710 em espécie, além de um notebook e dois celulares, produtos que a polícia acredita terem sido furtados. Os produtos, as drogas

e os indivíduos flagrados na ação: Alan Maicon dos Santos, Cristiano Alves de Oliveira, o menor M.A e Lidiane da Rosa foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Araquari.


TORTURA

AVIÃO

A Polícia Civil concluiu na quarta-feira (9) o inquérito que investiga uma freira por agressões em um asilo de Laguna. Conforme o delegado Flávio Costa Gorla, a religiosa de 44 anos será indiciadas por tortura de três idosas, mas é suspeita de agredir cinco.

ARAQUARI E REGIÃO

Depois de fazer pouso forçado em uma plantação de soja, no município de Vale do São Domingos, a 491 km de Cuiabá, na quartafeira (9), o piloto de um avião que transportava 442 kg de cocaína pura abandonou o copiloto na aeronave, que foi preso em flagrante.

:: Cidade ::

O LITORAL

11 DE MARÇO DE 2016

BANCO DO BRASIL

Quadrilha arromba caixa eletrônico em Barra Velha Barra Velha - Um grupo com pelo menos quatro homens arrombou a principal agência do Banco do Brasil, no Centro de Barra Velha. A ação, que ocorreu por volta das 4 horas da madrugada desta quinta-feira, foi filmada por várias câmeras, dentro e fora da agência. Nem isso inibiu os bandidos, que arrombaram a porta principal.

DIVULGAÇÃO/OL

As quatro pessoas que aparecem no vídeo dentro da agência usam um maçarico para abrir um dos caixas eletrônicos. Depois de tentar abrir o segundo, eles desistem e abandonam o local. Equipes das polícias Civil e Militar estão em busca dos assaltantes. O valor levado não foi informado pela agência. Até o momento ninguém foi preso.

CARONA DE MOTO MORRE EM ACIDENTE COM CARRO Barra do Sul - Um acidente no início da tarde desta quarta-feira (10) na entrada de Balneário Barra do Sul tirou a vida de uma pessoa. A colisão ocorreu no portal de entrada da cidade e envolveu um carro e uma moto.

Segundo os Bombeiros Voluntários de Barra do Sul, o motorista do carro afirma que a moto estava ultrapassando quando invadiu a pista e bateu de frente em seu veículo. Na moto estava um casal, a mulher morreu no local. As outras duas vítimas foram

encaminhadas em estado estável, com suspeita de fratura para São Francisco do Sul e para o Pronto Atendimento de Araquari. De acordo com os Bombeiros Voluntários de Araquari, a vítima fatal foi identificada como Roseli Garbari Rech, de 53 anos.

BOMBEIROS ALERTAM POR SUPOSTO TREMOR DE TERRA São Francisco do Sul - Os bombeiros voluntários de São Francisco do Sul estão em alerta desde o começo da tarde deste domingo por causa de um suposto tremor de terra que teria sido sentido na ilha. Moradores dos bair-

ros de Paulas, Verde Teto e Acaraí ligaram informando os bombeiros de que havia ocorrido um tremor de terra seguido de um estrondo, mas de origem desconhecida. Os bombeiros foram até a única pedreira ativa na

ilha e verificaram que não havia explosões ou qualquer trabalho neste domingo. Também percorreram a região para saber se algo diferente poderia ter motivado o suposto tremor. Porém, não encontraram nada.

O site do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) não registrou qualquer atividade sísmica na região. A Defesa Civil também foi acionada. Os bombeiros aguardam novos chamados ou algo que explique o que ocorreu.

Aluga-se Galpão Comprimento 114 metros *Largura 20 metros (Interno) , sendo 2.280 m2 Areia interna livre *Altura 11 metros, com estrutura para ponte rolante a 9 metros de altura, capacidade 13 toneladas *Amplo espaço de manobra e acesso, asfaltado * 6 (Seis Módulos de escritório com 100 m2 cada um) logo 600 m2 de escritório e ou deposito/ vestiário / etc...) * Docas para carga e descarga de mercadoria * 2 (dois Acessos para caminhão, adentrar no galpão)

(47) 3028-9394 (47) 3419-5525 www.boarettoimoveis.com.br

15


UM JORNAL A SERVIÇO DE ARAQUARI E REGIÃO

16

O LITORAL

ARAQUARI E REGIÃO

11 DE MARÇO DE 2016

MATERIAL ESCOLAR

Comércio de SC registra queda no faturamento

Previsão do tempo Sexta-feira (04/03)

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Max 29º Min 20º

Sábado (13/02)

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Max 31º Min 22º

Domingo (14/02)

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Max 29º Min 22º

Reunião com delegados do Plano Diretor e suplentes é realizada


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.