Confira a edição desta quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 do Olá Jornal

Page 5

QUARTA-FeIRA 27 de JANeIRO

2021

5

www.OLAJORNAL.cOm

PRESTAçãO DE CONTAS DA 145ª FESTA

SEM FURA-FILAS NA VACINAÇÃO, POR ENQUANTO

DO BASTIãO SERá APRESENTADA NESTA quARTA

Com o recebimento de 1.140 doses das vacinas contra o novo Coronavírus (Covid-19), Venâncio Aires trabalha na aplicação da imunização, seguindo as prioridades, nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente na pandemia, e em idosos internados. Com casos de pessoas que furaram a fila dos grupos prioritários em outras regiões do país, as medidas de fiscalização sobre o cumprimento das metas prioritárias também foram ampliadas. Conforme a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), até esta segunda-feira, 25, não foram relatados problemas ou denúncias envolvendo a fila prioritária pela imunização. “Até o momento na nossa região não registramos denúncias ou problemas, tudo está ocorrendo dentro dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde,” destaca a coordenadora da 13ª CRS, Mariluce Reis. Atualmente a meta prioritária é vacinar 100% dos profissionais que atuam nos setores de atendimentos e internações que

envolvem pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19. Após a imunização dos trabalhadores que atuam diretamente no combate à doença, a vacinação irá iniciar aos demais profissionais de saúde da rede pública. Em Venâncio Aires, este número, segundo dados do Ministério da Saúde, alcança cerca de 1,5 mil profissionais.

FISCALIZAÇãO

Mariluce destaca que é feito um controle pela Secretaria Estadual da Saúde, das doses aplicadas, para posterior fiscalização. Além disso, um canal direto com o Governo Estadual foi criado em parceria com o Ministério Público, para receber denúncias de “fura-filas” na campanha de imunização. Para realizar o encaminhamento basta acessar o site: saude.rs.gov.br.

NOVA DOSE

O encaminhamento da segunda dose para os mais de 400 vacinados em Venâncio Aires deve ocorrer a partir do próximo mês.

Divulgação/AI 13ª CRS

Fiscalização e controle dos grupos prioritários buscam garantir aplicação de 100% do público-alvo neste primeiro período da campanha de imunização contra a Covid-19. Venâncio Aires já recebeu 1,1 mil doses de vacinas

Nesta quarta-feira, 27, ocorre a prestação de contas e avaliação da 145ª Festa de São Sebastião Mártir. A reunião será realizada no Centro de Evangelização a partir das 19h30min. No ato, serão apresentados os números de vendas da Ação Entre Amigos, de pasteis, lembranças e galinhada. O ano de pandemia foi um desafio para a organização em 2021, já que exigiu adaptações na programação, sem atividades festivas. Dados extraoficiais apontam para a comercialização de 19 mil pastéis na edição deste ano.

UNISC ABRE NOVA ETAPA PARA

REINGRESSOS, TRANSFERÊNCIAS E DIPLOMADOS A Universidade de Santa Cruz do Sul está com as inscrições abertas para o processo seletivo de Reingressos, Transferências e Diplomados, em segunda chamada. As solicitações de reingresso, transferência externa, transferência interna ou ingresso como portador de diploma de curso superior, para o 1º semestre de 2021, podem ser feitas pela internet, na Central de Atendimento e nas Secretarias das unidades até o dia 05 de fevereiro. A divulgação dos classificados ocorre no dia 22 de fevereiro, a partir das 15h. Os candidatos de transferência externa e portador de diploma, que realizarem a solicitação pela internet, devem entregar a documentação original até o dia 05 na Central de Atendimento - bloco 5, nas unidades de Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires ou fazer o envio pelo correio, devendo postar até o último dia do período das inscrições. A Unisc vai conceder, para o primeiro semestre de 2021, o desconto de 50%, para o estudante que venha transferido de outra Instituição de Ensino Superior para curso presencial da Unisc, exceto para o Curso de Medicina, em todas as disciplinas em que se matricular no semestre da transferência. O desconto é válido somente no semestre da transferência e o estudante pode aproveitar até 75% da carga horária cursada, devendo cursar, no mínimo, 25% do curso na Unisc para obter o desconto.

Neste segunda-feira, 25, foram enviadas ao município 440 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz. Os imunizantes se somam às outras 700 doses da vacina CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan. Ainda na segunda, uma nova remessa com 53,4 mil doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, chegou ao estado. Asism, o Rio Grande do Sul já recebeu 511,2 mil doses, parte é estocado para a segunda aplicação. A 13ª CRS já recebeu mais de 6,5 mil.

COM O CANCELAMENTO DA 20ª EXPOAGRO, AFUBRA

PROJETA EVENTOS PARA AGROINDÚSTRIAS E AÇÕES TÉCNICAS Após o cancelamento da Expoagro Afubra, pela segunda vez, a organização projeta a realização de eventos menores, para promover vendas das agroindústrias e apresentação de produtos. Na última semana a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) confirmou que não irá realizar a edição de 2021 da feira voltada a agricultura familiar. O aumento de casos da Covid-19, e as dificuldades para evitar aglomerações e o cumprimento de protocolos sanitários durante a feira motivaram a decisão. A 20ª da Expoagro Afubra ocorreria entre os dias 17 e 21 de março. A decisão de cancelar ocorre dois meses antes da feira, também buscando evitar investimentos por parte de expositores e agroindústrias. Para garantir incentivo às empresas da agricultura familiar, a coordenação da

entidade avalia a realização de uma feira para fomentar os produtos das agroindústrias. Conforme o vice-presidente da Afubra e coordenador da Expoagro, Marco Dornelles, a proposta ainda está em discussão. “Estamos pensando em um novo evento, junto com a Fetag e Afubra para vender os seus produtos em um evento especial.” A edição deste ano tinha projetado a participação de quase 200 agroindústrias. O anúncio dois meses antes, auxilia os empreendedores. “A decisão antecipada evita perda de produtos da agricultura familiar, para que não façam investimentos grandes para vendas na feira.”

TÉCNICOS

Eventos técnicos também deverão ocorrer no parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, junto

às lavouras demonstrativas. “As lavouras demonstrativas poderão ser utilizadas por empresas [27 empresas contam com lavouras montadas] para apresentação e eventos com público menor, estão em discussão. As equipes da Afubra prestam suporte técnico para irrigação, porém, as lavouras demonstrativas são de responsabilidade das empresas,” explica Dornelles.

PROTOCOLOS

Os desafios para o controle de público e cumprimento dos protocolos sanitários, foram apontados pela coordenação do evento como desafios. “A feira teria muitas restrições, além do público que na sua maioria está no grupo de risco. O protocolo oferecido não apresentava segurança, traria risco. Seria ruim ter uma feira com casos de aglomerações. Não

Divulgação/AI Afubra

Lavouras demonstrativas no parque da Expoagro poderão ser utilizadas para eventos de empresas parceiras. Feira para agroindústrias também está em avaliação para promover a venda de produtos da agricultura familiar

Edição deste ano da Expoagro Afubra foi cancelada na última semana, após aumento de casos da Covid-19

gostaríamos de estar fazendo isso pela segunda vez, mas precisamos prezar pela vida,” explica. Entre as medidas também estaria o uso apenas dos espaços ao ar livre, além da criação de um espaço de ambulatório. “A feira num formato reduzido também

PRESENTEI COM FLORES AS PESSOAS ESPECIAIS

não valeria a pena e se somou às condições de segurança. O parque teria uma central de saúde específica para a Covid-19, já que se identificado uma pessoa com temperatura alta, teríamos que fazer um direcionamento,” conclui Dornelles.

Carinho e bom gosto Rua Jacob Becker, 1439 ( junto a Funerária Venâncio) 51 3741.1899 | 51 99964.8805


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.