Ojornalzinho - Julho 2020

Page 1

Circulação Mensal • Distribuição Gratuita e Aleatória

7.500 exemplares • Edição Julho de 2020

Fotos: Mauro Boaro / Maquiagem: O Boticário / Veste: Binga e Elvis Confecções / Acessórios: Elvis Bolsas / Ambientação: Chácara Viana

Circulação Mensal • Distribuição Gratuita e Aleatória

SELO do FSC

Almoço Sítio Novo - Página 12

Ensaio da Maria Luisa Boaro da Silva Página 04

Almoço do Rotary - Página 12

Edição finalizada 26 de junho /// Distribuição 01 a 04 de Julho Circulação São José do Rio Pardo, Tapiratiba, Caconde, Divinolândia, São Sebastião da Grama e Itobi


O Zinho voltou com tudo neste mês de julho e, claro, não poderia deixar de destacar a gata da vez: ela se chama Gisele Fernandes Paulino, tem 31 anos, é natural de São Paulo, formada em Pedagogia e Marketing, e atualmente trabalha na concessionária José Orlando Veículos, em Rio Pardo.

Gratidão:

a volta do Zinho

Como todos sabem, o jornal impresso do Zinho parou de circular em Rio Pardo e região desde o início do isolamento social realizado para evitar a propagação da Covid-19. Mas, neste mês de julho, retornamos com a edição, seguindo todas as normas impostas pelo Ministério da Saúde, e tomando os devidos cuidados de higienização para prevenção do vírus.

Fique conosco nesta nova empreitada do Zinho. Você vai se surpreender! Além disso, caso esteja interessado em divulgar textos ou queira homenagear alguém, entre em contato conosco pelo e-mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br.

Filha do Gerson Claudino Paulino e da Odila Fernandes, a palmeirense gosta de pizza, morango e também da cor vermelha. Além disso, o ídolo da gata é Jesus e o signo dela é aquário. Vale ressaltar ainda que o sorriso para Gisele é a maior virtude e o pior defeito é a ansiedade. E sobre bebidas, a paulistana prefere cerveja. Ela também ama viajar e ouvir a música preferida dela: Tocando Em Frente, de Sérgio Reis. Mensagem: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim!”

CUIDEM-SE USE MÁSCARA

O JornalZinho é uma publicação de:

Portanto, nossa equipe gostaria de agradecer todas as empresas e amigos que confiaram e acreditaram em nosso trabalho, que foi realizado neste delicado momento através do nosso site (www.jornalzinho. com.br), com publicações de matérias jornalísticas e textos feitos pelos nossos colunistas. A todos vocês o nosso muito obrigado!

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9 9775-6745 Redator: Miguel Paião Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Mauro Boaro / Agência Couchê Tiragem: 7.500 (SETE MIL e QUINHENTOS) exemplares Distribuição: GRATUITA e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Esperamos que essa parceria continue firme e forte, pois esta pandemia irá acabar um dia, com a união de cada um de nós. E, assim, poderemos tentar nos reerguer, apesar de tudo. Também não podemos nos esquecer que, neste mês, o Zinho completa 30 anos. E a cada ano o jornal, tanto impresso como virtual, fica melhor: cheio de histórias, estórias e novidades para contar ao público e aos internautas. 2

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Emanuel Madeira Maschietto

Professor de Inglês e cronista desde 2013. email: manumadmasca@yahoo.com.br

/O Punk e o fundão// Uma parte de mim é contraste. A outra, equilíbrio. Ou pelo menos tenta ter algum. Sentar na frente significava esforço, concentração, ordem e progresso intelectual. E o que passa na cabeça de um adolescente espinhento e com os hormônios borbulhando à flor da pele? Anarquia e contradição a todas as regras! A turma da frente não era da minha turma. A minha turma todo dia comprava na cantiga esfirra de carne e Coca-Cola. A turma da frente trazia pão com requeijão, queijo e presunto no tupperware de casa, com suco de laranja na suqueira. Eu era da geração dos enlatados. Geração Coca-Cola! Geração Coca-Cola! Na turma do fundão foi onde pude ser eu mesmo sem papéis nem rótulos. Aprendi a gostar de punk com meu amigo Netão Ramone, guitarrista da banda The Anarquists! Aprendi também como zoar e receber zoação sem abalar, como ser malicioso, mas também como ter limite. Conheci e comecei a ouvir Ramones, Nirvana, Twisted Sisters, AC/DC, Iron Maiden e Mettalica! Pedíamos nacos de Talento, gominhas Fini, ou qualquer outra guloseima que tinha sobrado do intervalo, e comíamos ali mesmo, no meio da aula de história. Enquanto esperávamos os pais ou a perua dos amigos que moravam em São Sebastião da Grama, Caconde ou Mococa chegar, ficávamos no canto do Chicão, do outro lado da calçada da escola, tirando sarro dos nerds, falando asneira... Falávamos muita asneira e aprendemos a ser adolescente pivete.

*-* 30 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

3

Claro que muito do estilo conversava de igual para igual com todas as minhas contravenções hormonais adolescentes, fétidas a suor e chulé de All Star, mas sou o que sou graças ao punk. Muito do jeito que eu dou para resolver as coisas, da forma de pensar e de me defender ideologicamente, aprendi com o punk e com a turma do fundão, consegui encaminhar meu jeito de me comportar diante as atitudes na vida, mesmo que às vezes, tenha minhas librianas dúvidas. A atitude punk me deu coragem para girar as baquetas, começar uma banda e procurar minhas causas com minhas próprias pernas. O resto é história e muito rock and roll!


Neuróticos Anônimos

Ensaio da Maria Luisa Essa bonequinha é a Maria Luisa Boaro da Silva, a Malu, que tem dois aninhos. Ela é filha de Monise Gabriele Almodova Boaro e Ítalo Henrique da Silva, e nasceu no dia 7 de maio de 2018. Confira as fotos dela em nosso site: www.ojornalzinho.com.br. Além disso, caso você também esteja interessado em fazer algum ensaio infantil ou em família, entre em contato conosco. Daremos destaque tanto no site quanto no jornal impresso, onde será publicada uma foto linda. Aproveite!

Depoimentos Eu não sei o porquê, mas parece que para frequentar um grupo de 12 Passos (Grupo de Anônimos), é preciso chegar ao fundo do poço. Talvez seja só neste momento que deixemos de lado o orgulho e nos entreguemos de verdade à necessidade de receber ajuda e de mudar verdadeiramente. É através da dor que chegamos aos grupos. Muitos aparecem, chegam até a gostar, mas não ficam. Não é a sua hora, cada um tem a sua. Às vezes vejo algumas pessoas em grande sofrimento, como se estivessem implorando ajuda. Dá vontade de ir lá e arrancar a dor da pessoa, mas não tenho esse poder.

‘Mapa do Brasil’ na natureza A cidade de Rio Pardo possui diversos lugares bonitos e agradáveis, rodeados pela natureza. E um deles está localizado no alto da Fazenda Tubaca, onde há um ‘mapa do Brasil’ estampado por várias árvores, com ‘um verde’ para lá de encantador. Para saber mais sobre o assunto, acesse o nosso site: www.ojornalzinho.com.br.

Alexandre Ferreira e a esposa Andréa Dos Santos Ferreira

A história da programação

Lembro-me de quando eu ainda lutava para conseguir melhorar. Parecia que ninguém me entendia, que só queriam se meter em minha vida e arranjar soluções milagrosas que não me serviam. Fui cercada de muito preconceito, muito julgamento. Com tantos “conselhos”, uns bem maldosos inclusive, fui preferindo me isolar para não ter de ouvir ninguém. Perdi a fé, perdi a esperança de melhorar e me cerquei de muita negatividade. Eu nunca estava bem. E preferia não contar isso a ninguém e viver no meu isolamento, sem os tais “conselhos” de gente que não fazia ideia do que eu passava.

Toda a trajetória da programação começou em 1842, com uma mulher chamada Ada Lovelace, a primeira a criar um algoritmo que funciona em uma máquina, conhecida como Máquina analítica de Charles Babbage, por ter sido projetada pelo cientista, matemático, filósofo, engenheiro mecânico e inventor inglês Charles Babbage. Antes disso, existia um tear mecânico que, a partir de furos em um cartão, realizava desenhos em tecidos. Ficou curioso? Leia mais em nosso site: www.ojornalzinho.com.br. Está imperdível! Texto da Yasmin da Silva Almeida.

No momento que o sofrimento se tornou grande o bastante para eu decidir que queria mudar, encontrei as irmandades de 12 passos. Foi quando descobri a diferença entre “espelhos” e “conselhos”. É quando vejo uma pessoa contando a sua história, tão parecida com a minha, e vendo que ela está conseguindo se recuperar, que me curo através de um “espelho”. É quando vejo um companheiro que chega à Irmandade em uma situação em que já estive e conto minha história que me torno “espelho”. As Irmandades são baseadas em espelhos e não conselhos e por isso funciona. Agora cada um sabe o quanto de dor precisa sentir, para finalmente se entregar e dar o primeiro passo. Eu gostaria de poder pegar na mão de cada um que vejo em sofrimento e, trazer para o grupo, mas não iria resolver. Cada um decide a sua hora e o seu caminho para a recuperação. O que posso fazer é contar a minha história que poderá servir de espelho para alguém. 24 hs de Paz e Serenidade

Endereços: Salão da Igreja Matriz, às 2ªs feiras, às 19h30min, terapia e 4ª s feiras, 19h30min, reunião de estudo. Também temos reuniões online. Mais informações:

www.neuroticosanonimos.org.br

4

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


*-* 30 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

5


Manter a Fé e a Esperança Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança.

Danilo Figo Nutricionista Esportivo Nutricionista - CRN3 40604 Email: danilofigo@gmail.com www.facebook.com/danilofigonutricionista Local de atendimento: Clinica Revitalle

Fone: 3608 4392

Como escolher seu whey protein Atualmente é notável a quantidade de whey protein no mercado, o que pode dificultar na hora da escolha. A intenção da coluna deste é ajudar na hora de selecionar as melhores opções. Primeiramente, você não deve focar na embalagem da parte da frente do produto, pois muitos tentam ganhar o cliente nesta parte. Existem wheys que, na parte da frente, está escrito “100% whey protein”, o que leva a crer que 100% do produto são de proteína e que, com certeza, não será verdade. E em alguns casos, há misturas de diferentes tipos de proteína (ervilha, arroz, soja, carne, entre outras). Relembrando, para ser chamado de whey, é necessário que todo produto seja composto de proteína do soro do leite. Para descobrir se realmente você está consumindo whey, basta ler a lista de ingredientes, da qual deve possuir proteína concentrada, isolada ou hidrolisada do soro do leite. Quando há misturas dos 3 tipos de proteínas, o whey comumente é chamado de 3W. Cuidado com wheys nos quais possuem maltodextrina ou algum tipo de carboidrato na lista de ingredientes. Lembre-se que você está pagando caro pela proteína. Após estes 2 passos, procure olhar a quantidade de proteína que o produto possui. É comum pagar whey caros com percentual de proteína em torno de 60% no produto. O ideal é procurar produtos com pelo menos 80% de proteína na composição (por exemplo: em 30g do produto, 24g são proteínas). E, por último, você pode analisar a quantidade de leucina em wheys que disponibilizam o aminograma na embalagem. O ideal é procura wheys com quantidade em torno de 3g de leucina na porção. Lembrando que a leucina é a principal responsável por desencadear a cascata de síntese de proteína, importante no pós-treino de alguns exercícios físicos. É importante ressaltar que a escolha não deve ser baseada apenas se o whey é nacional ou internacional. Existem produtos nacionais muitos bons e que podem ter um custo-benefício vantajoso em relação aos produtos importados. Um grande abraço!

Não se esqueça de que Deus não dá uma cruz mais pesada do que aquela que podemos carregar. Ele dá a lição e as provas conforme o nível de entendimento e evolução do Espírito. Nesta escola chamada Terra há alunos em diversos graus, alguns mais adiantados, outros mais atrasados, mas o mais importante é que todos estão aprendendo de um jeito ou de outro. Busquemos compreender as nossas limitações e as dos outros, sem jamais perder a fé e a espe-

6

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

rança. A fé e a esperança são as vitaminas essenciais para mantermos a nossa saúde física, emocional e espiritual. Lembremo-nos de que Jesus está no leme deste barco da vida, nos guiando e nos amparando em todos os instantes.

Se nada mudar, invente, e quando mudar, entenda. Se ficar difícil, enfrente, e quando ficar fácil, agradeça. Se a tristeza rondar, alegre-se, e quando ficar alegre, contagie. E quando recomeçar, acredite. Você pode tudo. Tudo consegue pelo amor, e pela fé que você tem em Deus!

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Prof. Esp. Marcus Tulio CREF 103800 Pós Graduado em Treinamento Desportivo e Gestão Pública Proprietário ATLETINHAS. Tel.: (19) 98393-1202 e-mail: prof.marcustulio@ bol.com.br

INATIVIDADE FÍSICA

Inúmeros são os estudos epidemiológicos que demonstram a associação entre inatividade física e o desenvolvimento da obesidade, dislipidemias e diabetes, e que a prática regular de atividade física diminui o risco de desenvolvimento dessas doenças. Estima-se, por exemplo, que se a inatividade física não fosse eliminada, mas sim reduzida em 25%, mais de 1,3 milhões de mortes precoces por ano seriam evitadas. Contudo, apesar de estudos epidemiológicos trazerem dados importantíssimos, eles não são capazes de estabelecer relações de causa e efeito. De modo a tentar comprovar essa causalidade experimentalmente e entender os mecanismos associados, pesquisadores de Copenhagen elaboraram um estudo com desenho simples, porém genial. O objetivo era avaliar os efeitos da imposição da inatividade física em sujeitos jovens, saudáveis e fisicamente ativos sobre a composição corporal e o metabolismo. Para tal, os participantes diminuíram a quantidade de atividade física diária por meio da redução de passos (de 10.500 para 1.500 passos/dia) por 14 dias. Os resultados foram impressionantes e não por acaso publicados em uma revista de altíssimo impacto. Após apenas 2 semanas de inatividade física, os participantes apresentaram diminuição importante da sensibilidade à insulina (aquela que está associada ao metabolismo do açúcar no sangue e o aparecimento do diabetes), aumento da trigliceridemia, redução da capacidade aeróbia (avaliada por meio do teste de esforço) e aumento da quantidade de gordura visceral, aquela gordura da região abdominal que fica entre os órgãos e está diretamente associada ao maior risco cardiovascular.

*-* 30 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

7

É interessante notar que o aumento de gordura visceral não decorreu de um possível superávit energético diário, uma vez que os sujeitos perderam 1,2 Kg de peso em média, resultado, aliás, da manutenção massa gorda total e perda de massa magra. Isso tudo em apenas 14 dias! Imagine os efeitos deletérios de uma vida toda de inatividade física. Tome CUIDADO…


Os 10 livros mais vendidos da década Ao contrário do que alguns pessimistas acreditavam, dizendo que os livros iriam sumir e a indústria editorial iria falir, nesta década de 2010 eles estão mais populares do que nunca. O site literário LitHub elaborou uma lista com os 10 livros mais vendidos desta década. 1. O mais vendido dos livros da década: 50 Tons de Cinza, de E.L.James (2011) O livro 50 Tons de Cinza, o primeiro de uma trilogia, vendeu 15,2 millhões de cópias. 2. 50 Tons Mais Escuros, de E.L.James (2011) 50 Tons Mais Escuros, o segundo da trilogia 50 Tons de Cinza, vendeu 10,4 milhões de cópias.

3. 50 Tons de Liberdade, de E.L.James (2012) O terceiro e último volume da trilogia 50 Tons de Cinza atingiu a marca de 9,3 milhões de exemplares vendidos. 4. Jogos Vorazes, de Suzanne Collins (2008) Foram vendidas 8,7 milhões de cópias. 5. A Resposta, de Kathryn Stockett (2009) Teve 8,7 milhões de cópias vendidas. 6. A Garota No Trem, de Paula Hawkins (2015) Obteve a marca de 8,2 milhões de cópias vendidas. 7. Garota Exemplar, de Gillian Flynn (2012) Foram 8,1 milhões de cópias vendidas. 8. A Culpa É Das Estrelas, de John Green (2012) O livro vendeu 8,1 milhões de cópias. 9. Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, de Stieg Larsson (2008) 7,9 milhões de cópias vendidas.

10. Divergente, de Veronica Roth (2011) Atingiu o contingente de 6,6 milhões de cópias vendidas. (Fonte: www.megacurioso.com.br)

8

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Receita do André Contrate os serviços do André para pequenos e grandes eventos ou faça sua encomenda pelo tel: (19) 99263.0332. receitadoandre@hotmail.com

Arroz Incrementado Ingredientes: 3 xícaras de arroz cozido 3 ovos ¾ de xícara de leite 1 colher (chá) de noz-moscada 4 colheres (sopa) de parmesão ralado 2 colheres (sopa) de manteiga derretida Sal e pimenta a gosto 150 gr de bacon

Modo de Preparo: Misture os ovos, o leite, o sal e a pimenta a gosto, além da noz-moscada. Bata tudo muito bem e junte ao ar¬roz. Reserve. Frite o bacon separado até ficar bem douradinho, e junte a mistura. Coloque tudo num refratário, polvilhe o queijo ralado e coloque a mantei¬ga derretida por cima, e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até o queijo formar uma cobertura dourada por cima do arroz.

*-* 30 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

9


Doações em prol do

O que fazer (e não fazer) na véspera do Enem Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Perto de fazer a prova, é importante tomar alguns cuidados para não colocar todo o esforço do ano em risco. Veja o que fazer (e o que evitar) no dia anterior ao Enem:

O QUE FAZER? Organizar seus documentos Os fiscais da sala irão conferir um documento original com foto, então não se esqueça de separá-lo! Não é obrigatório imprimir o Cartão de Confirmação, mas é recomendado pelo Inep que o candidato leve-o para consulta do local de prova e dos horários. Conferir o local de prova Não deixe para ver em cima da hora onde é o seu local de prova e programe o seu trajeto com antecedência. Considere que várias outras pessoas estarão se deslocando para fazer a prova, então o trânsito pode estar pior que o habitual.

Live Solidária ao Solar das Magnólias

Asilo Lar de Jesus

Nestes tempos de distanciamento social, onde sentimos tanta falta dos abraços e de pessoas queridas, Deus mantém seus agrados nos enviando amigos! Em 24 de junho, o Solar das Magnólias recebeu uma doação, referente ao Projeto Live Solidária ao Solar das Magnólias. Confira as fotos e também leia mais sobre o assunto por meio do nosso site: www.ojornalzinho.com.br.

O Grupo Escoteiro Del Guerra, de São José do Rio Pardo, arrecadou mantimentos e materiais como açúcar, pó de café, óleo, macarrão, farinha, papel higiênico, leite de caixinha, desinfetante, colchão e roupas de cama, em prol do Asilo Lar de Jesus, em maio. A ação foi realizada devido ao incêndio que aconteceu na entidade no dia 10 do mesmo mês. Saiba mais sobre a iniciativa em nosso site: www.ojornalzinho.com.br.

Quarentena e relacionamentos Você está em casa nessa quarentena (que já está chegando a quase 3 meses!!!) e foi “obrigado/a” a ficar trancafiado com sua esposa ou seu esposo, e já não está dando mais conta disso? Por acaso está tendo muitos problemas, brigas e conflitos na sua relação? Então esse texto é para você! - As dificuldades no relacionamento que são comuns em tempos de quarentena - Mapear -- Leia mais em nosso site: www.ojornalzinho.com.br.

ELIANA F. MAZIEIRO Neuropsicopedagoga e Consultora Pedagógica da Mapear

Alimentar-se com comidas leves A dica dos especialistas é não fugir muito da rotina e dar preferência a alimentos leves e refeições balanceadas. Melhor não arriscar passar mal na hora da prova.

Divertir-se O ano já foi muito longo e agora é o momento de relaxar e se distrair. Aproveite para assistir à sua série preferida ou para combinar algum passeio mais tranquilo com os seus amigos. O importante é fazer algo de que você goste. O QUE NÃO FAZER? Dormir tarde Ninguém merece chegar cansado para fazer a prova, né? É melhor ter uma boa noite de sono e garantir que você vai acordar na hora certa. Exagerar nas festas Cair na balada no dia anterior não é a melhor ideia, principalmente se envolver bebidas alcoólicas. Tentar revisar vários conteúdos Não adianta querer revisar (nem aprender) um conteúdo que você teve dificuldades ao longo do ano. Aproveite o momento para relaxar e confie no que você já estudou. (Fonte: revistagalileu.globo.com)

10

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Como se forma a neblina? A Neblina ou Nevoeiro é, basicamente, a formação de nuvens em proximidade com o solo por intermédio da condensação da água presente na atmosfera em forma de umidade. Por definição, só pode ser considerada neblina quando a visibilidade horizontal é prejudicada em uma distância de até 1000 metros.

Sabemos que a condensação (ou liquefação) é a transformação da matéria do estado gasoso para o estado líquido. Portanto, podemos concluir que a neblina se forma quando a temperatura do ar é baixa o suficiente para tornar líquido o vapor d’água. Para isso acontecer, claro, é necessário que o ambiente esteja muito úmido, ou seja, com uma grande quantidade de gotículas de água suspensas no ar.

Esse fenômeno costuma ocorrer em regiões serranas, onde a altitude atua na redução das temperaturas e na interceptação das massas de ar úmido advindas de outras localidades. Portanto, nos horários mais frios do dia, fatalmente se formam os nevoeiros nessas regiões. Outros pontos onde a neblina ocorre são em zonas próximas a cursos d’água, como rios e, principalmente, lagos. Durante o dia, eles emitem uma grande quantidade de umidade em forma de vapor, que se condensa durante a noite ou na madrugada, formando as neblinas mais densas durante as manhãs. Quando a neblina ou nevoeiro ocorre sem uma grande obstrução da visão ou quando a visibilidade é prejudicada em uma distância maior que 1000 metros, os meteorologistas chamam de névoa, ou seja, a diferença entre névoa e neblina está na distância do campo de visão afetado e na intensidade em que o fenômeno ocorre.

*-* 30 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

11

Por Rodolfo Alves Pena Graduado em Geografia (Fonte: brasilescola.uol.com.br)


1. Existem quatro espécies de girafas Até 2016, os cientistas acreditavam que existia uma espécie de girafa e nove subespécies. No entanto, uma investigação genética que levou cinco anos provou que existem quatro espécies: G. reticulata, G. tippelskirchi, G. camelopardalis e G. giraffa. 2. Os machos escurecem com o tempo As manchas presentes na pelagem dos machos ficam mais escuras na medida em que eles amadurecem. Pesquisadores compilaram dados a respeito disso por mais de 30 anos e, agora, conseguem estimar a idade dos animais. Eles acreditam que esse processo tem a ver com os níveis de testosterona. 3. Elas têm uma doença de pele misteriosa Em 2014, o biólogo Arthur Muneza teve que escolher um animal para estudar no seu mestrado na Michigan State University. Ele escolheu as girafas quando descobriu que elas têm uma doença de pele que ainda é pouco compreendida. Lesões acinzentadas, ensanguentadas e encrostadas são os grandes sintomas.

O TEMPO PASSOU, MAS NÃO ESQUECEMOS DE COLOCAR AS FOTOS DAS FESTAS

Eventos em prol do Asilo Lar de Jesus Um almoço beneficente e um leilão foram promovidos em prol do Asilo Lar de Jesus em 1º de março, no Sítio Novo, em São José do Rio Pardo. O evento contou com a presença dos cantores Jonas e Donizeti, e foi realizado pelo Muradi Buffet. Confira mais sobre a ação e as fotos em nosso site: www.ojornalzinho.com.br. Parabéns pela festa e iniciativa!

TEM 128 FOTOS NO SITE

Acesse nosso site www.OJORNALZINHO.com.br tá super movimentado!

7 curiosidades sobre Girafa

Almoço ao Dia das Mulheres Em 8 de março, o Rotary Club Oeste, de São José do Rio Pardo, realizou um almoço em comemoração ao Dia das Mulheres, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Quer saber mais a respeito do cardápio e também dar uma espiada nas fotos? Acesse o nosso site: www. ojornalzinho.com.br. Parabéns pelo evento, Rotary!

TEM 92 FOTOS NO SITE

4. Elas “abrigam” pássaros O Buphagus africanus é um pássaro que acompanha os grandes mamíferos africanos. Ele elimina os carrapatos dos seus hospedeiros e se alimenta de sangue, gosma ocular e muco nasal. Além disso, gosta de dormir nas axilas das girafas, que são quentes e seguras. 5. Elas zumbem à noite As girafas vivem em grupos. Por isso, os cientistas acreditam que elas tenham alguma forma de comunicação que não seja apenas chutar e bufar. Em 2015, eles descobriram que elas zumbem durante a noite. Porém, ainda não sabem se o som serve para elas se conectarem no escuro ou tem a ver com o sono. 6. Elas gostam de carcaças Apesar do semblante amigável, as girafas aproveitam as carcaças de animais mortos ao máximo. De fato, não é incomum encontrá-las jogando corpos para o alto! Provavelmente, esse comportamento tem a ver com o fato de que elas precisam roer ossos para conseguir cálcio e fósforo. 7. Elas podem entrar em extinção Atualmente, estimativas apontam que existem apenas 90 mil girafas selvagens. Trata-se de uma queda de 40% em relação aos números coletados nos últimos 15 anos. Os motivos para isso são a perda de habitat e a caça ilegal. Mesmo assim, o status oficial de conservação é apenas “vulnerável”, não “em perigo”. Esperamos que essas curiosidades façam você encarar as girafas de outra maneira na próxima vez que for a um zoo. (Fonte: www.megacurioso.com.br)

12

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Com Nelson Leandro Capiteli nelcap@ig.com.br Uma pandemia mundial e histórica motivou a interrupção de 3 edições mensais deste jornal, que faz parte do cotidiano da população de 5 cidades da região. Idealizado com objetivo de levar informações e entretenimentos, ao completar 30 anos de circulação e 7.500 exemplares distribuídos mensalmente de forma gratuita, é reconhecido regionalmente pela sua credibilidade. Nestas três décadas de história, este jornal já apresentou de tudo um pouco, mas nada igual ao momento em que estamos vivendo. Neste período de distanciamento social, permanecemos juntos e próximos dos leitores, internautas e parceiros, cumprindo nossa missão. O www.ojornalzinho.com.br e nossa página “O JornalZinho” no Facebook estão com atualizações constantes. Acesse e veja: “Notícias do esporte com a pandemia” “15 anos da morte de Sérgio Ribeiro” “Faleceu João, o craque Modesto” “Rio-pardenses no futebol profissional pelo Brasil” “Zagueiro do Fluminense/RJ em gramados rio-pardenses” “Escolinha de goleiros em São José do Rio Pardo” “Rio-pardense Gim Gomes, consagrado no futsal” “Desafio ao Galo, futebol raiz” “Luizinho Abichabki, do SPFC a sala de aula” A pandemia chegou e parece sem pressa para ir embora. Rebeldes continuam ignorando medidas protetivas, como o não uso (que é obrigatório) das máscaras faciais ou usando-as na garganta. Basta um giro pela cidade em pontos e horários estratégicos de caminhadas para os enormes flagrantes de pedestres e ciclistas sem as máscaras. Lamentável! É evidente que o esporte vai voltar. Enquanto na Europa está retomando lentamente e países vão se ajustando à nova realidade, no Brasil tem muitos – não só no meio esportivo – fazendo politicagem e manobras a fim de atingir adversários. Dias melhores virão e tudo que estamos vivendo servirá como aprendizado.

*-* 30 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

13

Nenhum gol de placa vale mais do que uma vida, nem um drible desconcertante importa mais do que um ser humano vivo. Nenhuma praça esportiva lotada tem mais valor que um hospital e UTI disponíveis. O maior golaço hoje é o do bom senso!


Declarações de amor

Quando não havia Facebook ou Whatsapp, os românticos tinham de inventar formas bem mais criativas para declarar o seu amor. Veja alguns dos gestos de amor mais incríveis de todos os tempos: são belas e grandes declarações de amor! 1. Mais do que um ramo, um jardim inteiro! A antiga Babilônia, atualmente o Iraque, era um território seco e árido sem qualquer vegetação. Quando o rei da Babilônia, Nabucodonosor, se apercebeu que sua esposa Ametys estava sofrendo com saudade da sua cidade natal e suas florestas e jardins verdejantes, mandou construir os Jardins Suspensos da Babilônia, um conjunto de pátios suspensos decorados com as mais belas plantas e flores exóticas das regiões circundantes. Da próxima vez que pensar em oferecer flores a alguém, lembra desta história e capricha no ramo! 2. Taj Mahal, o túmulo mais visitado no mundo Quando sua mulher morreu ao dar à luz o seu 14.º filho, o imperador Shah Jahan mandou construir um belíssimo templo de mármore como túmulo para sua amada esposa. O Taj Mahal foi construído durante mais de uma década, feito inteiramente em mármore e decorado com pedras preciosas. Os seus jardins foram enriquecidos com estátuas, animais e plantas exóticas. Após a sua morte, Sha Jahan foi sepultado junto com sua esposa no mausoléu que se tornou atualmente um dos monumentos mais belos e visitados em todo o mundo. 3. Amor em forma de música eterna Se hoje você quiser partilhar a sua música preferida com a pessoa que você ama, vai ao Spotify e cria uma lista partilhada. Romântico? Numa escala de 0 a 10, comparado com o famoso compositor Wagner, isso seria um... 2! Wagner compôs uma sinfonia para oferecer a sua esposa no seu dia de aniversário. Na manhã do dia de Natal, Wagner acordou sua amada com 17 músicos tocando a sinfonia que havia composto para ela, agora considerada um dos seus melhores trabalhos, Siegfried’s Idyll. 4. Fuga de encontro ao amor Esta triste história prova que o amor não tem limites. Horace Greasley, um soldado britânico capturado na II Guerra Mundial e preso num centro de detenção na Alemanha, se apaixonou perdidamente por Rosa Rauchbach, uma alemã de origem judia que trabalhava como tradutora. Quando foi transferido para um campo a mais de 40 km de distância da sua amada, Horace chegou a conseguir fugir 4 vezes por semana para estar com Rosa, voltando a tempo de ninguém reparar na sua ausência. Esta história termina bem triste quando, após o fim da guerra, Rosa morre ao dar à luz o filho de ambos, poucos meses após a libertação de Horace. 5. 20 anos de rosas vermelhas Não é preciso recuar vários séculos para encontrar um gesto romântico. Também no século XX, Joe DiMaggio e Marilyn Monroe estiveram casados apenas durante 274 dias, mas Joe continuou apaixonado pela estrela de cinema. Quando a atriz morreu, Joe DiMaggio nunca mais voltou a casar e durante 20 anos enviou rosas vermelhas três vezes por semana para o túmulo de Marilyn como prova do seu amor.

O medo do Joãozinho A hospede e os mosquitos Assumidamente preocupada com o meio ambiente e compromissada com um mundo melhor, a bela loira vai ao Pantanal e hospeda-se num resort ecologicamente correto, no meio da selva. Na hora de dormir, como o quarto estava muito abafado, e na falta de um ar-condicionado, ela abre a janela do aposento para ventilar um pouquinho. Mas, em vez de ar, o que entra no quarto é um monte de pernilongos. Desesperada, liga para a recepção toda nervosa: - Por favor, meu quarto está muito abafado. Eu abri a janela para ventilar, só que entrou um monte de mosquitos. O que eu faço? Não quero usar mata-mosquitos nem repelentes! O recepcionista aconselha: - Se apagar todas as luzes do quarto e ficar no escuro, os pernilongos certamente irão embora. Então fica às escuras e percebe que 5 minutos depois não há mosquitos no quarto. Só que 10 minutos depois, ela vê entrar um monte de vaga-lumes. Ela imediatamente liga para a recepção. E o atendente: - O que que foi agora, senhora? Ela responde mais alterada ainda: - Não adiantou apagar a luz, meu querido...Os mosquitos voltaram com faroletes!!

14

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

Luizinho, do que voce tem mais medo? - Da mula-sem-cabeca, fessora. - Mas,Luizinho, a mula-sem-cabeca não existe. É apenas uma lenda... Você não precisa ter medo. - Mariazinha, do que você tem mais medo? - Do saci-perere, fessora. - Mariazinha o saci-perere também não existe. E somente outra lenda... Você não precisa ter medo. - E você, Joãozinho? Do que tem mais medo? - Do MalaMen, fessora. - Mala Men? Nunca ouvi falar... Quem é esse tal de Mala Men? - Quem é eu também não sei, fessora. Mas toda noite minha mãe diz na oração: Não nos deixes cair em tentação mas livrai-nos do Mala-Men.

Sala de Aula “A Professora: — Quem se acha burro fique em pé. Dudu se levanta: — Você se acha burro Dudu? — Não, mas fiquei com dó de ver a senhora em pé sozinha.”

Conselho de amigo A amiga viajaria para o Rio de Janeiro no final de semana. Antes de partir um amigo dá uma recomendação: - Tome cuidado, no Rio de Janeiro faz 50 graus na sombra. A amiga agradeceu o conselho, mas um mês depois retornou vermelha igual um pimentão. Ao encontrar o amigo, ele logo questiona: - Eu não te avisei pra você tomar cuidado? E a amiga responde: - Pois é, você disse que lá fazia 50 graus na sombra, então eu andava sempre pelo lado do sol!

Arroz e Feijão “A professora pergunta: — Joãozinho, arroz é com S ou Z? Joãozinho responde: — Aqui na escola eu não sei, mas lá em casa é com feijão!”

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Engolir chiclete faz mal?

Doação da Cooxupé à Santa Casa Em 18 de maio, a Cooxupé, de São José do Rio Pardo, doou R$ 52.423,03 à Santa Casa de Misericórdia, durante encontro realizado na sede da própria empresa. O valor faz parte da destinação de R$ 2 milhões que a companhia doou a hospitais locais e regionais na área de atuação dos associados de São Paulo e Minas Gerais. Para saber quem esteve presente na reunião, entre em nosso site: www.ojornalzinho.com.br. Parabéns pelo ato, Cooxupé!

Quando somos pequenos, nossos pais sempre nos avisam que não devemos engolir chicletes, pois eles podem grudar no nosso sistema digestório e demorar mais de sete anos para serem digeridos. Mas será que nossos pais estão corretos? Infelizmente devemos afirmar que os nossos pais não estão 100% corretos: Engolir um chiclete não faz mal para a saúde! Os chicletes são constituídos por uma variedade de componentes, tais como açúcares, corantes e conservantes. Além disso, possuem uma substância que se parece muito com a borracha e que pode ser natural ou sintética, a depender da marca do chiclete consumido. Quando o chiclete passa pelo nosso sistema digestório, enzimas são lançadas, mas não conseguem digerir todos os seus componentes. A porção formada pela goma, que se assemelha à borracha, não é decomposta. Isso faz com que o chiclete seja eliminado praticamente sem sofrer danos pelo nosso sistema digestório.

Jorge Florêncio Ribeiro Neto, gerente de Comunicação da Cooxupé; Luiz Antônio de Almeida Basilli, representante do Conselho Administrativo; Jane Santurbano, diretora administrativa da Santa Casa; Osvaldo Bachião Filho, vice-presidente da cooperativa; João Luiz Cobra Monteiro, representante dos cooperados do município e Humberto de Souza Moraes, gerente do Núcleo da empresa em São José do Rio Pardo

“Desafio ao Galo”,

Matheus Ferraz

Gim Gomes,

Na década de 1980, o Sítio Novo, de São José do Rio Pardo, foi eliminado nos pênaltis durante um jogo contra o Estrela do Sul, por 2x2. Durante a partida, no tempo normal, o goleiro Chiquinho da Pata, do time rio-pardense, marcou um “gol de goleiro” com a bola rolando! Quer saber mais? Confira sobre o assunto através do nosso site: www.ojornalzinho.com.br.

O zagueiro do Fluminense/RJ, Matheus Ferraz Pereira, de 35 anos, treinou recentemente nos estádios do Bonsucesso FC e, principalmente, do Vasco FC, em São José do Rio Pardo. Ele se recuperou de uma lesão que o havia tirado dos gramados em quase todo o último semestre, e reassumiu a condição de titular do time. Saiba mais sobre o craque em nosso site: www.ojornalzinho.com.br.

O provérbio popular “santo de casa não faz milagre” é bem conhecido e tem sua origem na bíblia ao ser proferido por Jesus, quando disse que “o profeta não é reconhecido em sua própria terra”. Márcio Antônio Buosi Gomes (Gim) é um dos rio-pardenses valorizados em outros municípios pelo seu trabalho no futsal. Leia sobre a história dele em nosso site: www.ojornalzinho.com.br

futebol raiz

O narrador Joseval Peixoto com o convidado (comentarista) Tony Lourenço

treina em Rio Pardo

Matheus Ferraz

consagrado no futsal

Apesar de não causar problemas, isso não quer dizer que você deve engolir todos os chicletes que mastiga. Uma grande quantidade de chicletes ingeridos pode causar um bloqueio, desencadeando constipação, isto é, a dificuldade de eliminação das fezes. Alguns estudos já relataram casos de crianças que engoliram uma grande quantidade de chicletes, o que causou sérios danos. Essas crianças tiveram parte de seu intestino tomado por uma grande massa do produto, que precisou ser retirada para que ocorresse novamente o funcionamento normal do órgão. Assim sendo, é fundamental que todas as crianças ouçam seus pais, pois, engolir grandes quantidades pode desencadear danos à saúde.

Gim Gomes com a esposa Élide e filha Letícia

Além disso, vale frisar que os chicletes não contêm nutrientes importantes para a saúde, sendo assim, não trazem nenhum benefício. Em virtude da falta de nutrientes, esses produtos são considerados uma “substância mastigável não nutritiva” pela Food and Drug Administration, um órgão do governo dos Estados Unidos que controla os alimentos e medicamentos.

*-* 30 anos *-* - Credibilidade - Honestidade - *-* TIRAGEM REAL *-* - Distribuído em *-* 6 CIDADES *-*

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

15

ATENÇÃO: Crianças menores de dois anos não devem mastigar chicletes, pois, se engolido, pode causar asfixia. (Fonte: https://escolakids.uol.com.br)


“Esclarecendo Odontologia” com Dr. Márcio D’Ávila Fonte: Sites esotéricos

Cirurgião-Dentista - CROSP 94206 Especialista em Dentística Estética Restauradora Especialista, Mestre e Doutorando em Implantodontia Professor de cursos de pós-graduação nas áreas de Reabilitação Oral Estética e Implantodontia (19) 3608-3102 (19) 99874-1118 (whatsapp)

marciobdavila@hotmail.com Facebook: Márcio D’Ávila Instagram: márcio_davila

A ansiedade e a boca Em tempos de uma situação totalmente atípica, fatores como a necessidade de distanciamento social, a interrupção da rotina, novos problemas e preocupações podem levar a um aumento na ansiedade em todos nós. Episódios como esse que vivemos durante esse ano são gatilhos poderosos para crises de ansiedade e mudanças comportamentais que nos levam a adquirir novos hábitos, principalmente prejudiciais à nossa saúde. Aumento dos níveis de stress e a qualidade do sono prejudicada podem levar ao aparecimento ou agravamento do hábito involuntário de apertar e ranger dentes, conhecido como Bruxismo, tanto durante o sono quanto em episódios durante o dia (Bruxismo em vigília). Para isso, é necessário que o paciente fique atento a esse hábito, já que suas consequências para os dentes e outras estruturas podem ser trágicas. Para pacientes que apresentam o hábito durante a noite, agir na qualidade do sono é essencial. Além disso, o uso das placas protetoras pode ser avaliado e indicado pelo seu Cirurgião-dentista como ferramenta auxiliar no tratamento. Se o problema existe durante o dia, a saída é a autoconscientização e percepção de que o hábito existe, e lembretes constantes podem ser utilizados para que o paciente perceba que está apertando e interrompa o ato, desencostando os dentes. Aplicativos para celular têm se mostrado eficazes nessa função (procure pelo App “Desencoste”). Abaixo seguem os QR codes para baixar o aplicativo gratuitamente, para iOS e Android. Até a próxima!

Aries: Não procure desnecessariamente caminhos difíceis quando as soluções estão diretamente à sua frente. Por que adicionar mais trabalho quando pode resolver a situação tão simples e graciosamente. Os outros irão definitivamente apreciar a sua prontidão e terá respostas positivas.

Virgem: Tome conta da natureza e preserve-a. Lembre-se que não está sozinho na Terra, portanto não seja egoísta, especialmente quando se tratar das futuras gerações. Alguns passos extra para descortinar o lixo não o matarão. Tente também convencer mais pessoas a fazerem a coisa certa.

Touro: Não tente fugir. Fique, lute e negoceie. Os argumentos razoáveis podem colocar tudo em pratos limpos. Contudo tal conduta deve estar inclinada para todo o local, caso contrário não irá funcionar. Tenha isso em mente. Não seja submisso, não tolere o comportamento do seu parceiro se não gosta dele. Diga o que a incomoda.

Libra: Recorde-se do ambiente em que está e pense cuidadosamente qual o comportamento adequado para esta situação. Não quer fazer inimigos. Não dê às pessoas a oportunidades para pensarem mal de si. Tenha uma primeira boa impressão. Na área das relações pessoais estará cada vez mais confiante.

Gêmeos: Não pense que a felicidade irá simplesmente cair no seu colo. Claro, todos têm sonhos e ideais, mas é uma pena se não fizer nada ou muito pouco para atingir o seu objetivo. Entre si e o género oposto haverá faísca. Não espere e não tenha medo de tirar partido da situação.

Escorpião: Não fique triste quando as coisas não funcionam. Todas as pessoas têm os seus dias, portanto elas entenderão. Confie os seus problemas e a melancolia desaparecerá. Alguém da sua família pode ter problemas e quer escondê-los de todos. Ajude-o, mantenha este segredo. Verá que ele retribuirá o favor.

Câncer: Talvez sinta que não lhe reconhecem o valor. As palavras de apoio são o que mais necessita, mas elas não chegam. Tem de tratar de si. Você é forte e irá finalmente ver que é realmente verdade. Deve reservar algum tempo somente para si e para a sua cara metade. Está sempre a frequentar vários eventos, a conhecer amigos e nem sequer tem tempo para conversar.

Sagitário: É absolutamente normal, que por vezes não saiba o que quer, ou que não tenha certeza. Mas deve sempre tentar resolvê-lo. Especialmente agora pode ter sorte. As estrelas afetam-no por uma perspetiva inteletual. Mesmo quando fala com o seu melhor amigo, recorde-se das boas maneiras. Afinal de contas, alguns tópicos podem ser inapropriados e embaraçosos para outras pessoas.

Leão: Pensar não significa saber. Deve realmente lembrar-se disto. Iniciar uma luta, se a sua informação não está verificada ou substanciada, não é a melhor ideia. Pode fazer ricochete. Dê um passo atrás. O seu tempo para brilhar chegará. Expanda o círculo dos seus amigos e conhecidos. Aceite um convite para uma festa.

Capricórnio: Não fale com ninguém como se estivesse abaixo de si. Assim, as pessoas poderiam dizer que é arrogante, apesar de não ser. Recorde-se que as suas ações falam por si, tenha cuidado. Não consegue falar com os seus amigos sobre nada mais para além do amor. Pense durante um instante. Não é isso um pouco irritante?

alguém online.

Aquário: Ultimamente pode ter sentido que não consegue relaxar. Ainda está desconfortável e em stress. Pense na causa e tente remove-la assim que seja possível! As estrelas estão inclinadas para os solteiros, é por isso que deve sair para a sociedade ou conhecer

Peixes: O nervosismo não ajudará a sua disposição agora. Pode magoar alguém da forma errada devido a isso. Tente relaxar mais e não se zangue com as pessoas que não têm nada a ver com a sua má disposição. Alguns dos colegas de trabalho menos bem sucedidos podem ter inveja da sua posição. Não lhes dê a oportunidade de lhe tirarem esse prazer!

Android

IOS

16

O JORNALZINHO - JULHO / 2020

*-* TIRAGEM REAL *-* - Impresso em papel de manejo responsável e tinta ecológica!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.