Issuu on Google+

Edição finalizada dia 31/03 - previsão de distribuição entre dias 3 a 5 de Abril == Designer: Rafael Polississo // Fotos: Mauro Boaro // Maquiagem: O Boticário // Veste: La No Lu /// Acessórios: Elvis Bolsas // Produção e filmagem: Eric Nogueira // Ambientação: Chácara Ize Raddi


Carinhosa, romântica, divertida, sonhadora, responsável. Pode ser introspectiva ou comunicativa, tudo é uma questão de humor. Menina de gênio. Que faz das amizades um porto seguro, e gosta de estar com os amigos. Menina de gêmeos. Que pensa antes de agir. E age. Não apenas sonha como vai em busca das realizações. Suas atitudes estão muito além da sua idade. Vivendo sempre à frente de seu tempo, esta é Talita Macedo Pereira, de 18 anos, a nossa gata da capa na edição de abril.

Gente pensante Amigos de todos os meses, apresentamos aqui a nossa edição de abril, sempre com um resumo dos acontecimentos festivos de toda a região. Passada a Páscoa, é vida nova que segue. E a nossa recomendação é: aproveite a vida. Viva intensamente, com respeito aos demais, tolerando as diferenças, capacidades e particularidades de cada um. Assim, há mais harmonia no mundo. Neste outono, é hora de pensar na solidariedade para colaborar com famílias, pessoas e instituições, em virtude do inverno que se aproxima. Deixamos o nosso convite a que você e os seus se doem em mais este período do ano, ajudando a quem precisa. Um pouco para quem tem muito, é nada. Um pouco para quem nada tem, é o essencial. Pense nisso, seja solidário.

responsável, saiba viver em harmonia. Assim, não deixe de ler as ideias, informações e pensamentos dos nossos colunistas, são propostas que nos fazem refletir e nos ajudam a abrir os horizontes de nossa própria vida. Por estas e por outras, ousamos dizer, humildemente, que O JornalZinho é também um projeto que valoriza as ideias e dá espaço ao talento de uma gente pensante. Juntem-se a nós nesta difusão de ideias, é o convite que fazemos.

Filha de Ednei Pereira e Luciana Aparecida Macedo Pereira, ela é de Tapiratiba; é estudante de cursinho pré-vestibular no COC. Uma gata é cheia de estilo, personalidade forte e muita sensibilidade, que gosta de ouvir Nothing on you (Nada sobre você) – Bruno Mars. Talita, bem vindas à nossa seleção de gatas da capa!

Ao encerrar a apresentação desta edição, deixamos mais uma vez um apelo à solidariedade. Neste outono/inverno, ajude a quem precisa. A todos, boa leitura e até a próxima.

O JornalZinho é uma publicação de:

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

A cada edição, O Jornalzinho reúne uma série de textos e informações sobre os mais variados assuntos. Todo o material é publicado na lateral das páginas, as chamadas ‘filipetas’, devidamente preparadas por pessoas engajadas em compilar conteúdos interessantes, partidos de diversas fontes, para abordar temas variados, manter nossos leitores sempre informados e antenados ao que ocorre na atualidade nos diferentes seguimentos da sociedade. São também pessoas engajadas em escrever suas próprias ideias para que possamos refletir sobre a vida, a fé, a amizade, o comportamento, a economia, a poesia, a música, a saúde, o bem estar, o meio ambiente, a arte, o esporte, o lazer, o entretenimento, enfim, são nossos parceiros.

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9775-6745 Redator: Gilmar Ishikawa Dep. Jurídico: Dr. Fernando Francisco Vitali Cônsolo Dr. Márcio Domingos Rioli (OAB/SP 132802) Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Rafael Polississo / Mauro Boaro Tiragem: 7.000 (SETE MIL) exemplares Distribuição: Gratuita e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Esta rotina de colaboração e a intensidade dos trabalhos do dia a dia são tamanhas que, por vezes, acabamos nos esquecendo de agradecer aos nossos colunistas colaboradores, pessoas importantíssimas para a concretização das nossas edições. E a eles, nesta oportunidade, externamos nossos agradecimentos especiais. Aproveitamos para destacar que, a participação de todos estes colaboradores nos permite promover o pensamento e a reflexão, acerca de tudo. Portanto, todos os nossos leitores são convidados a compartilharem destas idéias que, no final, almejam apenas uma sociedade pensante, igualitária que, de forma

2

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

3


ANIVERSARIANTES DE ABRIL

(01) - José Carlos Zanetti (01) - Daniel José Campeoto (01) - Aline Juventino da Fonseca (01) - Silvio Zanella (01) - Yan Amaral Ohwada Rocha (01) - Paula Evelize S.Mello (01) - Gabriel Zanella de Souza (02) - Kairo C. Lopes (04) - Arminda da Cunha Piachazepi (04) - Priscila Ferreira Serra (04) - Ezequiel Aparecido Zanella (05) - Douglas A. A. Lopes Gil (06) - Luís Roberto M. Fonseca (06) - Marcos Pantano (06) - Valéria Barbosa (07) - Iolanda Scatolin Mazzotti (07) - Daniel Garcia Boaro (07) - Rodrigo Sigliano Policiano (08) - Fabiano Boaro de Souza (08) - Tamiris dos Santos Piachazepi (08) - Antônio Claudio Faria (08) - Nilcíneia Agassi Rangel (09) - Leonardo F. Paduelli (09) - Márcia Helena Biacco (09) - Ayme Lea Hanada (10) - Antônio Donizeti Corrêa (10) - Hélio Escudero (11) - Mariana G. Della Torre (12) - Ana Cláudia Breda Maurício (13) - Maria Isabel V. De Martini (13) - Agnaldo Dias Ribeiro (14) - Ricardo Celso Astolpho (14) - Maria Teresa Rolleira (14) - Marianne Costa da Silva (14) - Helena Posso Biacco (15) - Talita Perillo Almeida (15) - Aline Dalbon Pancieri (15) - João Batista Zanitti (16) - Erica Potenza Gusmão (16) - Leandro Viadana Paulino (17) - Maria José Alves Manetta (19) - Marcos Henrique Seixas (19) - Giovana Dassan de Oliveira (19) - Carlos Rafael Fugi (20) - Carlos Henrique M. Darcie (20) - Natalia Quaio Belanzuole (20) - Danielle Nogueira Dal Bon (21) - Priscila Boaro Corrêa (21) - Mônica Cristina Vianna (22) - Acácio Campeoto Paiva (22) - Lucia Helena T. Zanetti (22) - Laércio Azequiel de Lima (23) - Rogelia Carlesso Nasser (23) - Jorge Aparecido Moreno (23) - Joise Piachazepi (23) - Josi Cristina Surian (24) - Reginaldo Lopes Gil (24) - Marli Inês Salvadori (24) - Gabriel Salvadori (24) - Alessandra Conrrado (25) - Marcelo Biondi Dias (25) - Marina Helena Vianna (26) - Carlos Antonio de Mello (26) - Letícia Zulli Maieru (26) - Eduarda de Mello Estevam (27) - Cirlei Aparecida Baptiston (27) - Ana Paula Ramos Moreira (27) - Nadja Cristina S. dos S. Mello (27) - Joaquim Rodrigues de M. Neto (28) - Fabiana Ap. Barbosa (29) - Renata Cintra (30) - Marco Antônio Marsulo

Aniversário do Otávio Henrique

Dois anos de idade

Foto: Arquivo pessoal

No dia 5 de março, quem festejou foi a família de Tiago Henrique Barzali e Juliana Valente, por ocasião do primeiro aniversário do filho, Otávio Henrique.

Foto: Arquivo pessoal

No dia 2 de abril, Amauri Silva Coelho e Lucimara da Costa Astolpho Coelho todas as atenções e carinhos foram para a filha, Lavínia, que completou 2 anos de idade.

Festa para o Luiz Felipe No dia 9 de março, Luiz Felipe Cruz Avelino ganhou sua primeira festa de aniversário, ao completar 1 ano de idade. A data foi celebrada pelos pais, Luiz Felipe Parreira Avelino e Tainá Beserra Cruz, que reuniram os amigos e familiares.

Festa em dobro No dia 28 de março, Rita de Cássia Poli de Faria e Marize Satkevic receberam os cumprimentos dos amigos e da família, durante a comemoração de seus respectivos aniversários. A Rita completou 32 anos de idade, e a Marize, 57 anos. Felicidades! Foto: Arquivo pessoal

4

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

Foto Líder


IDH

2012

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) referente a 2012, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), colocou o Brasil na mesma colocação de 2011: 85º lugar no ranking composto por 187 países. Segundo o relatório, o IDH brasileiro é de 0,73 em uma escala que vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do país. O índice é calculado a partir de três variáveis: vida longa e saudável (medida pelo indicador expectativa de vida), acesso ao conhecimento (medido pelos índices média de anos escolaridade em adultos e anos esperados de estudo) e um padrão de vida decente (calculado a partir da renda nacional per capita). De acordo com o PNUD, atualmente, a expectativa de vida dos brasileiros é de 73,8 anos; os anos esperado de estudo, 14,2; a média de escolaridade entre os adultos de 7,2 anos; e a renda nacional per capita de US$ 10.152. Entre 1980 e 2012, a expectativa de vida ao nascer aumentou 11,3 anos (chegando a 73,8 anos) e a média de anos na escola aumentou em 4,6 anos (alcançando 14,2 anos) no país. Apesar de ser classificado como “alto desenvolvimento humano” e estar à frente de emergentes como China (101ª), África do Sul (121ª) e Índia (136ª), o Brasil ainda apresenta IDH inferior à média da América Latina (0,74), tem a menor média de anos de estudo entre os países da América do Sul e seu IDH de 2012 é inferior ao apresentado em 1980 pela Noruega, a atual 1ª colocada do ranking. O que coloca a Noruega em vantagem em relação aos outros nove países que compõem a lista dos dez melhores é a renda nacional bruta per capita: US$ 48.688. Entretanto, quando são analisados aspectos sem relação financeira direta, há outros países que se destacam nesta lista.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

5

O Japão é o que tem a maior expectativa de vida: 83,6 anos. O maior índice de escolaridade entre adultos com 25 anos ou mais está nos Estados Unidos, com 13,3 anos. A Nova Zelândia é o país onde há a maior expectativa de escolaridade: 19,7 anos.


Com Nelson Leandro Capiteli Felipão na Seleção está mostrando o quanto defasado ele está. Parece não enxergar para mudar o jogo em busca da vitória. O treinador entra com um esquema tático, se der certo tudo bem, mas se precisar de modificações, se complica. Recentes empates com Rússia e Itália não impressionaram ninguém. Se Felipão (foto) conseguir que cada jogador seja o mesmo na Seleção que é nos seus clubes, teremos chances na Copa das Confederações e na Copa do Mundo. E o que acontece com o craque Neymar na Seleção? Só tem decepcionado... Quando pode ajudar, prefere resolver sozinho e acaba passando vergonha. Desde a final do Mundial contra o Barcelona em 2011, o santista não é mais o mesmo... Ney Franco não deve demorar muito para deixar o comando do São Paulo. A batida de frente com o ídolo Rogério Ceni foi o início de sua instabilidade. Uma eliminação logo na 1ª fase da Libertadores (esta coluna foi concluída em 26/03) decretará sua saída... No Santos, as entrevistas do Muricy Ramalho (foto) estão muito “lights”. Não parece mais aquele treinador “broncão”. Diferente daquele técnico v e n c e d o r, e s t á mais para “do jeito que está, está bom...deixa acontecer.” O técnico Gilson Kleina não consegue um esquema tático de encher os olhos no Palmeiras. Parece que nessa hora a experiência de ter treinado times grandes faz a diferença. Bagagem ele não tem, mas tenta amenizar a situação com um discurso de desculpas. Só não se sabe até quando... O Corinthians até agora tem oscilado demais. Está longe daquele time homogêneo do ano passado. Precisa melhorar muito se quiser disputar o bi da Libertadores. Com o futebol atual, não vai chegar lá...

6

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


Pedal Power em Caconde No dia 24 de março, o Clube Bikers Rio Pardo promoveu o bem-sucedido Pedal Power, em Caconde. O evento reuniu cerca de 80 ciclistas de São José do Rio Pardo, Vargem Grande do Sul, Caconde, Machado, Andradas, Guaxupé, Tapiratiba, Bebedouro, Viradouro e Poços de Caldas. Eles percorreram trilhas e montanhas, vencendo os desafios e desfrutando das belezas da estância climática. As belas fotos comprovam a aventura! Fotos enviadas pelo amigo Luciano Carneiro.

Psicologia

Talita Beatriz de Pauli Ferraiolo CRP: 06/85655 Psicóloga Clínica e Hospitalar. Clínica Criare - 3608-8299 email: talita.psico@hotmail.com

Benefícios dos Animais de estimação Vemos atualmente o grande aumento do número de animais de estimação. A busca pelos animais é feita por diversos motivos, uns gostam da companhia que eles fazem para todas as idades, e alguns querem o efeito terapêutico que eles oferecem principalmente no desenvolvimento das crianças. Para as crianças além de ter um amigo para brincar ajudam a estimular o companheirismo e a amizade, tornando-as mais calmas e compreensivas. O animal passa a fazer parte da família, um novo integrante que tem uma rotina diferente e precisa ser cuidado. Crianças pequenas (menores de 4 anos) ainda não sabem diferenciar o animal de um brinquedo de pelúcia e é comum vermos elas apertando forte e até machucando e os pais precisam ficar de olho para orientá-las. Aos 5 anos, a criança já consegue

auxiliar nas tarefas de cuidado como: dar comida, água, dar banhos e isso as ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade e autonomia. A convivência com os animais também favorece as relações sociais das crianças, pois percebem que os animais têm necessidades e dependem de cuidados, assim favorece a afetividade e a relação com os mais diversos sentimentos, desde a alegria e a frustração, pois os animais vão ter comportamentos que as crianças não vão gostar e isso vai exigir uma tolerância e uma maior compreensão delas.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

7

O convívio com animais também coloca o contato com a morte, já que eles têm uma vida breve e a criança aprende a entender a vida, a importância de conviver com as pessoas e a relação com a perda e a dor, que são sentimentos inerentes à vida.


Maria Elisa Carriero Princípio do Vácuo Você tem o hábito de juntar objetos inúteis acreditando que um dia, não sabe quando, poderá precisar deles?Você tem o hábito de juntar dinheiro só para não gastá-lo, pois no futuro poderá fazer falta?Você tem o hábito de guardar mágoas, ressentimentos, raivas e medos? Não faça isso. É preciso criar um espaço, um vazio, eliminar o que é inútil em você, para que a prosperidade venha. Enquanto você estiver material ou emocionalmente carregado de coisas velhas e inúteis, não haverá espaço aberto para novas oportunidades.Os bens precisam circular. Limpe as gavetas, os guarda-roupas, o quartinho lá do fundo, a garagem. Dê o que você não usa mais. Venda, troque, movimente e não acumule.Dê espaço para o novo. A atitude de guardar um monte de coisas inúteis amarra sua vida. Não são os objetos guardados que emperram sua vida, mas o significado da atitude de guardar. Quando se guarda, considera-se a possibilidade da falta, da carência. É acreditar que amanhã poderá faltar, e você não terá meios de prover suas necessidades. Com essa postura, você está enviando duas mensagens para o seu cérebro e para a vida: “Você não confia no amanhã” e “Você acredita que o novo e o melhor não são para você, já que se contenta em guardar coisas velhas e inúteis”. O princípio de não acreditar que o melhor é para você, denota um comportamento que pode estar presente em outras áreas da sua vida, gerando entraves ao sucesso e à prosperidade. O fato de dar para alguém o velho objeto, cria um vácuo para que algo melhor ocupe o espaço deixado. Emocionalmente, também. Você passa a acreditar que o novo compensará o objeto doado. Uma faxina básica, apesar da trabalheira e do cansaço que provoca, ao final é sempre bem vinda. Arejar espaços, fora e dentro da gente faz um bem enorme! Desfaça-se do que perdeu a cor e o brilho e deixe entrar o novo em sua casa e dentro de você!

Fonte: planetamais.com.br

8

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


Neuróticos Anônimos

Os 6 anos da Emanuelli A linda Emanuelli, filha de Douglas Antonio Pinto e Pâmela Caldeira Lima, reuniu os amiguinhos e familiares para festejar 6 anos de idade, no dia 23 de março. A personagem Momster Gigh inspirou a decoração, com muito estilo no Buffet Terra do Nunca.

Depoimento de uma N/A

Conheci o N/A aos 18 anos, e já sofria de uma neurose profunda e tinha todas as cruéis consequências, como o ciúme, baixa-estima, raiva, angústia, medo, onipotência e muitos outros defeitos. Vivia sem esperança, tinha insônia, não enxergava um futuro para mim, até que por misericórdia do Poder Superior, comecei a frequentar um Grupo de N/A. Daí então, frequentando as reuniões, lendo a literatura, participando de estudos e com a ajuda de padrinhos fui aos poucos melhorando, adquirindo autoestima, esperança e amor ao próximo. E realizei alguns sonhos, terminei a faculdade, fiz pós-graduação. Hoje com muitas 24 horas de paz e serenidade, sinto-me outra pessoa. Este programa me faz ter certeza de que faço parte deste mundo, pois sou filha de um Deus Amantíssimo. N/A funciona. Só por hoje, a vida inteira. Sétimo Lema / Só por hoje Este lema sugere que, ao invés de tomarmos decisões para a vida toda, limitemo-nos a fazer propósitos por um dia apenas, justamente o dia que estamos sempre vivendo: o dia de hoje. O de ontem já vivemos quando ele era hoje, e o de amanhã, quando chegar será hoje novamente. Se aplicarmos o que é sugerido, estaremos, por assim dizer, cortando a vida em “pedacinhos mastigáveis” o que irá tornar bem mais fácil nossa caminhada através do processo de recuperação. O seguinte é uma sugestão do que podemos nos propor a fazer cada novo dia: Só por hoje, procurarei viver este dia apenas, sem tentar resolver, de imediato, todos os problemas de minha existência. Por doze horas serei capaz de fazer coisas que me fariam desanimar se eu achasse de me comprometer a fazê-las pelo resto da vida. Só por hoje, serei feliz, admitindo assim ser verdade o que disse Abraham Lincoln: “As pessoas são, em sua maioria, tão felizes quanto decidam ser.” Só por hoje, ajustar-me-ei à realidade, sem procurar fazer com que tudo se ajuste aos meus próprios desejos. Aceitarei o que o destino me reservar e a isso me adaptarei. Só por hoje, procurarei fortificar minha mente. Estudarei. Aprenderei algo proveitoso. Não serei um ocioso mental. Lerei alguma coisa que exija esforço, raciocínio e concentração. Só por hoje, exercitarei meu espírito de três maneiras: praticarei uma boa ação sem que ninguém fique sabendo, senão não valerá; farei pelo menos duas coisas que não tenha vontade de fazer, apenas como exercício; e, mesmo que meu amor próprio seja ferido, hoje eu não o demonstrarei a ninguém. Só por hoje, serei agradável. Manterei uma aparência tão boa quanto me seja possível, vestir-me-ei convenientemente, falarei com suavidade, serei cortês, não farei a menor crítica, em nada procurarei defeitos e não tentarei melhorar ou corrigir ninguém, a não ser a mim mesmo. Só por hoje, terei um programa de ação. É possível que não o siga exatamente, mas mesmo assim o terei. Procurarei me livrar de dois grandes males: a pressa e a indecisão. Só por hoje, terei meia hora de quietude, a sós, e então descansarei. Dentro dessa meia hora, procurarei por alguns instantes obter uma perspectiva melhor de minha vida. Só por hoje, não terei medo. Sobretudo, não terei medo de usufruir o que é belo, nem de manter-me confiante de que, assim como eu der ao mundo, assim o mundo também me dará.

Fotos O Jornalzinho

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

9

Endereços: Salão da Igreja Matriz, às 2ªs feiras, às 19:30h. Centro Comunitário do Cassucci, às 3ªs feiras, às 19:30h. Temos reuniões online Mais informações: WWW.neuroticosanonimos.org.br


O que tem na maleta?

CRN-3 35470/P

Rita de Cássia M. de Andrade Nutricionista rita_andrade88@yahoo.com.br

Nutrição

Enviado por Renatão Ortega

Um homem morreu. Ao se dar conta, viu que Deus se aproximava e tinha uma maleta com Ele. E Deus disse: - Bem, filho, hora de irmos. O homem assombrado perguntou: - Já? Tão rápido?

Sal Light

O sal, tão popular na nossa alimentação, contém sódio, um componente cuja ingestão em quantidades mínimas é essencial para manter a pressão sanguínea e o volume de sangue no nosso corpo. Porém, o problema está no consumo desenfreado, muito além do recomendado (6 gramas de cloreto de sódio = 2,4 gramas de sódio), estando associada ao aumento da pressão arterial e, consequentemente, problemas cardíacos, vasculares e renais. Conseguiríamos suprir nossa necessidade diária de sódio apenas com as quantidades encontradas nos alimentos, mas como nossa alimentação é pobre em iodo utilizamos o sal, que segundo a ANVISA, independente do tipo, deve ser iodado.

Eu tinha muitos planos... - Sinto muito, mas é o momento de sua partida. - O que tem na maleta? Perguntou o homem. E Deus respondeu: - Os seus pertences!!! - Meus pertences? Minhas coisas, minha roupa, meu dinheiro? Deus respondeu: - Esses nunca foram seus, eram da terra. - Então são as minhas recordações? - Elas nunca foram suas, elas eram do tempo. - Meus talentos? - Esses não pertenciam a você, eram das circunstâncias. - Então são meus amigos, meus familiares? - Sinto muito, eles nunca pertenceram a você, eles eram do caminho.

- Minha mulher e meus filhos? - Eles nunca lhe pertenceram, eram de seu coração. - É o meu corpo. - Nunca foi seu, ele era do pó. - Então é a minha alma. - Não! Essa é minha. Então, o homem cheio de medo, tomou a maleta de Deus e ao abri-la se deu conta de que estava vazia... Com uma lágrima de desamparo brotando em seus olhos, o homem disse: - Nunca tive nada? - É assim, cada um dos momentos que você viveu foram seus. A vida é só um momento... Um momento só seu! Por isso, enquanto estiver no tempo, desfrute-o em sua totalidade. Que nada do que você acredita que lhe pertence o detenha... Viva o agora! Viva sua vida! E não se esqueça de SER FELIZ, é o único que realmente vale à pena! As coisas materiais e todo o resto pelo que você luta fica aqui. VOCÊ NÃO LEVA NADA! Valorize àqueles que valorizam você, não perca tempo com alguém que não tem tempo para você. Passe esta bela reflexão a todos que você gosta neste mundo e desfrute cada segundo vivido. É isto que você vai levar.

Eis que surge o sal light (hipossódico), uma alternativa para reduzir o consumo de sódio sem prejudicar a ingestão de iodo. Este produto possui duas classificações: • “sal com reduzido teor de sódio” que fornece 50%, no máximo, do teor de sódio contido na mesma quantidade de cloreto de sódio; • “sal para dieta com restrição de sódio” que fornece 20%, no máximo, do teor de sódio contido na mesma quantidade de cloreto de sódio. É importante lembrar que ambos possuem cloreto de sódio, cloreto de potássio e iodo em sua composição sendo indicado a pacientes com função renal normal devido ao risco de desenvolver hiperpotassemia que eleva os riscos de problemas cardíacos. Por tudo isso é importante que a população busque informações corretas sobre estes novos produtos e nós, nutricionistas, podemos orientá-los sobre estes assuntos e outros relacionados à alimentação e nutrição. Fonte: alimentopratododia. blogspot.com.br

10

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


AMANDA XIGLIANO Técnica em web design, escritora e crítica de música - e-mail: amandaxigliano@hotmail.com O poeta não morreu Através da música podemos perceber a expressão cultural de um povo e sua identidade artística. O Brasil é um país que carrega na bagagem da sua construção social uma majestosa cultura musical, alguns personagens dessa história já faleceram, entretanto, deixaram seu legado, sua poesia e uma ideologia que não adormeceram jamais. A escola que era feita a partir de antigas composições de gênios musicais, nos faz perceber que a juventude atualmente abandonou seu olhar crítico e que a acomodação criou ouvidos altamente dispostos a aceitar qualquer tipo de engajamento sexual entre outros. Faz falta um maluco beleza ensinando a não ter aquela velha opinião formada sobre tudo, um coelho e seus “presidiários” mostrando que o amor pode ser encontrado numa Brasília amarela em um sábado de sol, um burguês que não se importava se não lhe convidaram pra uma festa pobre, ele iria sobreviver sem um arranhão, porque o tempo não para. Faz falta alguém que se questionava: Que País é esse? E acreditava que apesar da estupidez do povo, e da estupidez de todas as nações, devemos sempre amar as pessoas como se não houvesse amanhã. E onde foi parar aquela garotinha esperando o ônibus da escola sozinha, jogando palavras ao vento e querendo aprender com um pequeno grande coração? Deve estar com a Pimentinha, deitando e rolando ou dançando dois pra lá, dois pra cá com um torturante band aid no calcanhar. Mas se tudo ainda complicar e a falta aumentar, chamamos o síndico que não queria dinheiro, só queria amar e que além de amar nos levava do Leme ao Pontal descobrindo os sete mares. E se precisarmos de adrenalina, vamos andar de skate com um garato que apesar dos seus erros, nos ensinava a não errar e a ter pensamento forte porque o impossivel é só questão de opinião.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

11

Muitos foram os cantores e compositores que levavam “para quem tivesse coragem de ouvir, o pensamento que mudaria o mundo com os seus moinhos de vento”, os poetas ainda estão vivos, mas é necessário que essa nova juventude produza o vento para continuar girando os moinhos.


Primeira festa No dia 13 de março, o pequeno Gabriel, filho de Josimar Henrique Luiz e Gisele Aparecida Baldo da Cunha Luiz, ganhou festa para marcar seu primeiro ano de vida.

Parabéns à Alicia Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

No dia 4 de março, Lavínia de Sordi Destro foi o centro das atenções, quando completou 2 anos de vida, recebendo o carinho da mãe Tamires Mariana de Sordi e demais familiares e amigos.

Cezar Roberto Teixeira P. Junior

Engenheiro Químico com ênfase em Ciências Ambientais CREA- SP 5063433518 CRQ 04363462 IV região

O lixo:

falta de conscientização da era moderna. Vivemos em uma era de tantas informações e tecnologias cada vez mais sofisticadas, onde o ser humano se torna cada vez mais consumista e apaixonado por embalagens, caixas de presentes e etc.

Foto: Arquivo pessoal

Mas ainda vivemos em um planeta onde muitas pessoas não se questionam ou nunca pararam para pensar “Mas para onde vai tanto lixo?” A resposta é simples, em muitos lugares continuam indo para o meio ambiente como rios, matas ou até mesmo em terrenos baldios próximo aos nossos lares.

No dia 7 de março, Fabiano da Costa Azarias e Angela Garbin Azarias comemoraram com os familiares e amigos os 2 anos de idade da filha, Alicia.

Primeiro aniversário do Gabriel Foto: Arquivo pessoal

No dia 10 de março, Carlos Antonio de Souza (Duran) e Luciane Félice de Souza reuniram os familiares e amigos para comemorarem o primeiro aniversário do filho, Gabriel. A particularidade é que o aniversariante completa idade nova no dia 29 de fevereiro.

Será mesmo que até hoje falta informação as pessoas, educação ambiental de todos ou boa vontade do poder público. Vejamos alguns dados sobre o lixo. Dados sobre o lixo O Brasil produz cerca de 35 milhões de toneladas de lixo por ano. A cada dia, em todo o mundo são jogados 2 milhões de toneladas de lixo das casas. Igual a dez montanhas do tamanho do Pão de Açúcar. Se o lixo das casas do Brasil produzido em um dia fosse colocado de uma só vez em caminhões, haveria uma fila de 16.400 deles, em 150 quilômetros de estrada. Em apenas três dias, essa fila seria maior que a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro. Estados Unidos geram 230 milhões de toneladas ao ano. Nova York gera 14 mil toneladas diárias, 5.110.000 toneladas ao ano; somados ao Canadá e países ocidentais da Europa, atinge-se 56% do total mundial. A América Latina produz 100 milhões de toneladas ao ano, 13% do total mundial. Nos países do hemisfério norte (mais ricos), a média é a produção de 1,9 Kg por pessoa; em alguns países o número chega a 2,0 Kg ou mais. Nos países do hemisfério sul (mais pobres), os números variam de 1,0 Kg por pessoa e podem chegar a 0,3 Kg por dia ou menos. A condição sócio-econômica é diretamente ligada à produção dos resíduos. Fontes: http://viver-sustentavel. blogspot.com.br/2008/11/dados-sobre-o-lixo.html http://www.amon.com.br/pesquisa/reciclagem/lixo2.html

Dois anos de idade

12

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


Antecipando os parabéns Foto: Arquivo pessoal

O próximo dia 24 de abril será de festa na casa de Richard Procópio Machado e Luciana Pestana Procópio Machado, por ocasião do primeiro aniversário da filha, Maria Eduarda. Parabéns antecipados!

Aniversário do Luiz Felipe No dia 13 de março, em Divinolândia, Luciana Fernandes e Reginaldo Barzali deram festa para comemorar o aniversário de 7 anos de idade, do filho, Luiz Felipe. Amigos e familiares estiveram presentes. Foto: Arquivo pessoal

Aniversário do Pietro No dia 18 de abril, a festa será para o Pietro, filho de Alex Parreiras Mantovani e Ana Paula Muciaroni Mantovani. Ele completará 2 anos de idade, recebendo antecipadamente os parabéns.

Emanuel Madeira Maschietto email: manumadmasca@yahoo.com.br

Amores Expressos O começo deste ano letivo trouxe uma surpresa: Minha classe agora tem um novo casal, simpático e apaixonado... O amor não é lindo? Amar é um sentimento inato ao ser humano, desde que nascemos estamos amando, começando por nossos pais, irmãos, familiares, amigos e constantemente provamos seu sabor. A primeira vez que senti meu peito cutucando de amor por alguem foi na escola, no começo da 3ª série. Em plena ingenuidade infantil (ou um romantismo que eu ainda não conhecia), mandei uma carta despindo todos meus sentimentos latentes por ela, uma novata que tinha acabado de chegar na escola. Lembro que a paquerava freneticamente, mandava bilhetes de amor e era correspondido. Mesmo não sabendo o que era isso, acreditava que acontecia. Claro que naquela época não haviam beijos, não tinhamos maturidade para tal coisa, mas não precisava tanto para expressar o que sentíamos de ‘’diferente’’ um pelo outro. Hoje, refletindo sobre este episódio, não sei se ela sentia o mesmo que eu, mas foi a minha primeira experiencia amorosa, extra-família, que me aconteceu...até então. Hoje a palavra ‘’amor”, se tornou muito usual, mas está esquecida no sentido de verdadeiro afeto. Nas baladas, qualquer um pode ficar com qualquer um, e falam no dia seguinte se gabando da ‘’pega’’, quem ficou com quem, com quantos, e assim é construido ao redor disto uma competição tola sobre ‘’jogos de sentimento’’. A banalização do amor está evidente, seja por meio da música, das novelas, dos BBB da vida...e tem muita gente achando que o amor é isso.Muito utilizado nas redes sociais, o significado amigo, união pelos mesmos interesses, deixa de ser afeto e passa a ser status. Quanto mais amigos você tiver no facebook, quanto mais replys no twitter, mais você será bem vista pelos outros, gerando assim, outra competição tola de ‘’afinidades virtuais’’. Gosto de assistir ao ‘’Café Filosófico’’* e ouvindo Zigmunt Bauman, sociologo polônes, falando sobre as relações humanas na sociedade atual, concluí que devemos estar vigilantes com quem estamos nos relacionando, pois é com estas pessoas que estamos transmitindo e recebendo ideias, temores, desejos, dúvidas, e nunca devemos pensar que elas sejam um espelho de nós mesmos.

Foto: Arquivo pessoal

Comemorando 18 anos No dia 10 de abril, todas as atenções se voltam para Gabriele Zamai, filha de Antônio Aparecido Zamai e Josiane Aparecida da Silva Zamai. Ela completa 18 anos de idade, recebendo Foto: Arquivo pessoal o carinho dos amigos e familiares. Antecipamos os parabéns!

‘’Procuro um amor, que seja bom pra mim’’ já dizia Vitor Hugo; assino embaixo.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

13

*Café Filosófico é um programa exibido pela TV Cultura, que reúne palestrantes das mais diversas áreas, filosofando sobre temas que fazem parte da nossa vida atual. Todos os domingos às 22 horas


Caminhada a Aparecida De 23 a 29 de março, a galera rio-pardense rumou para o Santuário de Aparecida, percorrendo a pé, os muitos quilômetros entre São José do Rio Pardo e o Vale do Paraíba. No trajeto, belas paisagens e uma história a cada passo. O grupo foi composto por 15 destemidos homens de fé, a saber: Seo Cido, Botezelli, Donizete, Didio, Talim, Veneno, Bertão, Cão, Valdir, Bem te Vi, Rodolfo, Chico, João Carlos e Kung-fu. O pessoal contou ainda com o apoio da dupla Jibóia e Beterraba. Alguns dos participantes levam adiante uma tradição que completa 32 anos. Fotos: Arquivo pessoal 4.º Princípio – Pais e filhos não são iguais

Eu e você não somos iguais. O que nos diferencia são nossos papéis. E isto não é motivo para desavença, nem competição. • Este postulado nos leva a refletir sobre nossos diferentes papéis, nossas funções e responsabilidades que delas derivam. • Pais são guias, orientadores e legisladores. Ser amigo do filho, não significa deixá-lo fazer tudo. Para que o filho exista é necessário que haja pai. Amigos, os filhos já têm muitos. Não torne seu filho órfão de pais vivos. • Ser pai é mostrar caminhos, que só são mostrados pela autoridade. Autoridade é força moral conquistada a custo de imposições que os pais fizeram antes a si próprios. Diante de um fato faz-se necessário, primeiro, reflexão e ação, para depois haver a falação. • Os pais devem promover: Bem estar emocional, dando condições para que os filhos se desenvolvam num ambiente normal, alegre que tenha paz e equilíbrio visando a saúde mental deles; Bem estar social, permitindo que os filhos tenham espaço para conhecer pessoas, se relacionarem com elas, de modo que aprendam a apreciar e respeitar os diferentes; Bem estar espiritual, proporcionar aos filhos o conhecimento de Deus para despertar neles a consciência do respeito ao Criador, Suas criaturas e Sua obra: Valores; A educação e formação dos filhos. Educar bem os filhos é tirar de dentro deles o melhor que têm a oferecer: Seus dons, talentos e capacidades potenciais. O ser humano é um “ser de realização”. Realizar-se é enfrentar e vencer desafios, atingir objetivos. • É direito dos pais: Ter uma noite de sono, sem se preocupar, sem ser acordado. Morar numa casa limpa, receber cooperação e cortesia em sua casa. Não ser desconsiderado nem maltratado. Ajudar seu adolescente a aprender sobre direitos e deveres, dele e dos pais. • Se você não fizer seus direitos serem respeitados, não poderá exigir que outros, nem mesmo seus filhos, o respeitem. Pai é guia, orientador, legislador: deve nortear a conduta do filho, criando regras ou princípios que precisam ser respeitadas e que irão prepará-lo para enfrentar o mundo em que vive. • Lembre-se: Ser amigo do seu filho é ajudá-lo a ser a pessoa certa para si mesmo e para o mundo.

Reuniões:

Participe das reuniões sempre às 19h30. 2ª feira- Escola João Gabriel Ribeiro (Vila Pereira) 5ª feira- Escola Stella Couvert Ribeiro (Sto Antonio)

14

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


Datas Comemorativas Abril de 2013

01 - Dia da Abolição da Escravidão dos Índios (1680) 01 - Dia da Mentira 02 - Dia do Propagandista 02 - Dia Internacional do Livro Infantil 03 - Dia do Desporto Comunitário 05 - Dia das Telecomunicações 06 - Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida 07 - Dia do Corretor 07 - Dia do Jornalismo 07 - Dia do Médico Legista 07 - Dia Mundial da Saúde 08 - Dia da Natação 08 - Dia do Correio 08 - Dia Mundial do Combate ao Câncer 10 - Dia da Engenharia 11 - Dia do Infectologista 12 - Dia do Obstetra 13 - Dia do Hino Nacional (1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831) 13 - Dia do Office-Boy 15 - Dia do Desarmamento Infantil 15 - Dia Mundial do Desenhista 17 - Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo 18 - Dia de Monteiro Lobato 19 - Dia do Exército Brasileiro 19 - Dia do Índio 20 - Dia do Diplomata 20 - Dia do Disco 21 - Dia da Latinidade 21 - Dia do Metalúrgico 21 - Dia do Policial Civil 21 - Dia do Policial Militar 21 - Tiradentes

22 - Descobrimento do Brasil (1500) 22 - Dia da Comunidade Luso-brasileira 22 - Dia do Planeta Terra 23 - Dia de São Jorge

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

15

23 - Dia Mundial do Escoteiro 23 - Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor 23 - Dia Nacional da Educação de Surdos 24 - Dia do Agente de Viagem 24 - Dia Internacional do Jovem Trabalhador 25 - Dia da Contabilidade 26 - Dia da 1ª Missa no Brasil 26 - Dia do Goleiro 27 - Dia da Empregada Doméstica 27 - Dia do Sacerdote 28 - Dia da Educação 28 - Dia da Sogra 29 - Dia Internacional da Dança 30 - Dia do Ferroviário


Fonte: saojorge.org

Muitas alegrias na casa de Fernando Balbino Primini e Simoni Tozini. No dia 10 de março, na maternidade do Hospital São Vicente, nasceu Letícia, a filha do casal. Saúde para todos e muitas felicidades!

Foto: Arquivo pessoal

Festa para a Vitória No dia 10 de março, Carlos Antonio de Souza (Duran) e Luciane Félice de Souza reuniram os familiares e amigos para comemorarem o primeiro aniversário do filho, Gabriel. A particularidade é que o aniversariante completa idade nova no dia 29 de fevereiro.

Aniversário da Nicole Foto: Arquivo pessoal

De acordo com a lenda de São Jorge, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, que é uma região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da Turquia. Quando criança se mudou para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Sua mãe, ela própria originária da Palestina, Lida, possuía muitos bens e o educou com esmero. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Nicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar. Nesse tempo sua mãe faleceu e ele, tomando grande parte nas riquezas que lhe ficaram, foi-se para a corte do Imperador. Jorge, ao ver que urdia tanta crueldade contra os cristãos, parecendo-lhe ser aquele tempo conveniente para alcançar a verdadeira salvação, distribuiu com diligência toda a riqueza que tinha aos pobres. O imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos e no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os romanos deviam se converter ao cristianismo. Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo. Indagado por um cônsul sobre a origem dessa ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da Verdade. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: “O que é a Verdade?”. Jorge respondeu-lhe: “A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade.” Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notoriedade e muitos romanos tomados as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor). Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lida (Antiga Dióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o imperador cristão Constantino mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente. Pelo século V, já havia cinco igrejas em Constantinopla dedicadas somente a São Jorge. Apenas no Egito, nos primeiros séculos após sua morte, construíram-se mais quatro igrejas e quarenta conventos dedicados ao mártir. Na Armênia, em Bizâncio, no Estreito de Bósforo na Grécia, São Jorge era inscrito entre os maiores santos da Igreja Católica.

Nasceu! Nasceu!

Foto: Arquivo pessoal

A história do Santo Guerreiro São Jorge

No dia 8 de março, Nicole Peres Prado recebeu o carinho dos familiares e dos amiguinhos da escola, ao comemorar 3 anos de idade.

16

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


GAMES GAMES

Eric Trinca Nogueira The Walking Dead Survival Instinct

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

17

The Walking Dead Survival Instinct foi lançado dia 22 de março pela Activision, para PC, XBox360 e PS3, em parceria com a AMC Studios, a criadora do aclamado seriado “The Walking Dead”. O jogo se baseia na história dos personagens Daryl e Merle Dixon antes de se encontrarem com os sobreviventes nos acontecimentos do seriado. O jogo irá contar a história dos dois, e revelar alguns segredos não abordados na série. É um FPS, com gênero classificado em terror. A história é bem contada e envolvente. O modo de sobrevivência é bem explorado, com uma inteligência artificial nos zumbis bem trabalhada. Eles percebem os movimentos, barulhos e até o cheiro de modo realista. Foi o ponto que mais gostei do game. Porém o que chamou mais atenção dos gamers quanto ao jogo foi a qualidade gráfica e a engine. De modo negativo. Imagine: o seriado atinge milhões de fãs no mundo todo, com os maiores níveis de ibope. É anunciado um jogo que seria “a altura” do seriado. Lançam, e quando você compra e baixa o jogo, a decepção: gráficos simples e a engine simplesmente não funciona. Você atira no zumbi, ele fica rolando no ar. Bug ou erro do jogo, incomoda. As armas são bem difíceis de interagir e atirar. Mas não é realista, simplesmente não é uma engine funcional. Crysis e Battlefild 3 são difíceis e realistas, porém funcionam perfeitamente. O que se vê aqui é algo completamente mal produzido. Aliás, há tempos venho me decepcionando com a Activision. Já foram anunciadas atualizações para corrigir os erros, porém o jogo já está sendo taxado pela mídia especializada como o pior game de 2013. E perto dos grandes lançamentos que vem esse ano, será difícil perder esse posto. Eu, como fã da série e dos personagens do game, irei até o fim, mas somente por causa da história, e esperar que os defeitos do jogo sejam consertados, a Activision não é nenhuma amadora, e precisa acordar.


Desça do salto! Considerado por grande parte das mulheres um item essencial no guarda-roupa e aliado da elegância e da sensualidade, o salto alto pode trazer prejuízos à postura, quando usado com freqüência. Porém, não é preciso abandoná-lo de vez! Basta seguir alguns cuidados para continuar charmosa, sem causar danos à saúde.

Atenção aos riscos Quando se usa salto alto, a pressão de sustentação do corpo, que geralmente se distribui por toda a sola, concentra-se no dedão e no dedo vizinho. “Essa sobrecarga pode causar calos e bolhas na sola, dor e até lesões”, explica o ortopedista Maurício Póvoa Barbosa, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia. E como o salto alto altera a forma de pisar, em longo prazo pode ocorrer à mudança na conformação dos pés. Outro problema é a dificuldade na flexão da planta do pé, o que prejudica a circulação e potencializa a tendência a varizes. E com o calcanhar lá em cima, é comum ocorrer lordoses e alteração da musculatura da perna, tornando os músculos mais curtos na parte traseira e mais longos na frente. Elegante, sem prejudicar a saúde - “No dia a dia, opte por saltos de até 4 centímetros”, aconselha o orto-

pedista. - Em casa, use sapatos baixos, largos e confortáveis. - Alterne o modelo: se um dia usou salto muito alto, no outro, prefira o mais baixo. - “Opte por calçados com bico e salto quadrados, que oferecem estabilidade e conforto”, orienta Maurício. - Para dirigir ou andar a pé, use tênis ou sapato sem salto. - Ao final do dia, alongue a panturrilha: apóie metade do pé sobre um degrau e force o calcanhar para baixo. Repita o exercício com o outro pé. Depois, gire os tornozelos para o lado esquerdo e direito durante 5 minutos. Por fim, faça uma massagem nos pés, para recuperar a circulação e prevenir cãibras e dores musculares, e coloque as pernas para cima por alguns minutos.

Fonte: www.portalvital.com

18

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


Pulgas e Carrapatos

Doenças de pulgas e carrapatos podem incomodar o seu animal de estimação É importante saber que nem sempre uma pulga ou carrapato devem ser ignorados ou tratados com descaso. Tanto pulgas como carrapatos são veículos de doenças que podem em alguns casos levar o animal ao óbito. Doenças causadas por pulgas DAAP Alergia causada pela saliva da pulga. Em bichos alérgicos, basta uma picada para provocar coceira, irritação e queda de pelos. Não tem cura: é preciso exterminar as pulgas e proteger o bicho com o remédio indicado pelo veterinário. Verminose Cães e gatos costumam ingerir pulgas quando se coçam com os dentes, contaminando-se com um verme que causa diarréia, cólicas e coceira no ânus. O tratamento é feito com vermífugo. Doença da lagartixa É causada por um parasita e é transmitida a gatos que mordem ou comem lagartixas contaminadas. Pode causar lesões de vesícula, fígado, pâncreas, intestino e pulmões. O gato perde o apetite, vomita, tem diarréia e fica apático, sonolento. Trata-se com vermífugo. Doenças causadas por carrapatos Erliquiose O que é: infecção causada por uma bactéria que se aloja nas células. Contágio: carrapato e transfusões de sangue contaminado. Riscos: aumento do fígado e do baço, destruição das plaquetas e morte. Sintomas: emagrecimento, fraqueza e, às vezes, febre. Com o avanço da infecção há sangramento pela pele, orelhas, nariz e urina, dificuldade respiratória e distúrbios neurológicos. Tratamento: com antibióticos. Como evitar: mantenha o cão protegido com carrapaticida aplicado sobre a pele (indicado pelo veterinário) e extermine os carrapatos do quintal (eles se escondem em arbustos, árvores secas e frestas de paredes e muros). Babesiose O que é: causada por protozoários, destrói os glóbulos vermelhos. Contágio: carrapato contaminado. Riscos: anemia, insuficiência renal e perturbações nervosas. Pode matar. Sintomas: palidez das mucosas, falta de apetite, desânimo. Tratamento: com antibióticos, vitaminas e outros medicamentos receitados pelo veterinário. Como evitar: valem as mesmas indicações de prevenção da erliquiose. Converse sempre com o veterinário, mantenha a caderneta de vacinação em dia, mantenha a higiene do animal em dia, assim evita que hóspedes indesejados incomodem seu fiel amigo, afinal isso pode alterar até o comportamento dele.

Primeiro aniversário da Ana Beatriz

Foto Líder

No dia 23 de março, a alegria tomou conta do lar de Richard Also Antonio e Renata Salotti Antonio, por ocasião do aniversário de 1 ano de idade da filha, Ana Beatriz. A festa reuniu amigos e familiares.

Primeiro aniversário da Manuela Foto Líder

A linda Manuela, filha de José Vicente Feltran e Daniela do Carmo Feltran, recebeu o carinho de todos no dia 23 de março, quando completou seu primeiro ano de idade, com festa e muita alegria entre amigos e familiares.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

19

Fonte: blog.clubedolar.com.br


Principais causas de dor abdominal Gastrite e úlcera péptica

Formatura

A gastrite, a úlcera de estômago ou a úlcera de duodeno normalmente se apresentam com sintomas semelhantes: uma dor em queimação na região superior do abdômen, principalmente no epigástrio. Esse tipo de dor na barriga é chamado de dispepsia e costuma surgir quando o estômago está vazio. A intensidade da dor é muito variável e não serve para distinguir a úlcera de uma simples gastrite. A presença de sangue nas fezes ou vômitos com sangue associados a um quadro de dispepsia costuma indicar uma úlcera sangrante. Idosos com dispepsia e anemia sem causa aparente também devem ser investigados para úlceras.

Verão Top Model

Segurança e Medicina do trabalho foram temas de palestra promovida pela Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Pardo, no dia 11 de março. Na oportunidade, João Carlos Garcia falou sobre as questões que envolvem o assunto, com o objetivo de esclarecer associados da entidade sobre as dúvidas e legislações vigentes. A ACI está disponibilizando serviços técnicos relacionados às normas, laudos técnicos e treinamentos que envolvem o tema. Informações na secretaria da ACI. Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

A jovem Patrícia Souza Regini é mais uma profissional no mercado, após concluir o curso de Administração pela Unip de São José do Rio Pardo. Nos dias 14, 15 e 16 de março, ela participou das atividades de colação de grau, jantar festivo e baile de gala, para comemorar o importante acontecimento. Desejamos sucesso!

A RBS TV, emissora afiliada da Rede Globo em Santa Catarina, promoveu em fevereiro o concurso Verão Top Model, movimentando a bela Florianópolis. A final do concurso, na modalidade reality show, se deu entre 24 de fevereiro e 3 de março. O rio-pardense, Murilo Andrade, participou de todo o processo de seleção da atração que teve Renata Kuerten como apresentadora, recebendo renomados profissionais da área de moda (fotógrafos, estilistas, maquiadores e editoras). Quem venceu o concurso foi Larissa Bergmann, de 16 anos, da cidade de Joinville. Ela faturou um contrato de R$ 50 mil com a agência Mega.

ACI dá suporte sobre Segurança e Medicina do Trabalho

Colecistite e pedras na vesícula A simples presença de pedras na vesícula, chamada de colelitíase, não costuma causar sintomas. A dor abdominal ocorre quando há uma obstrução do ducto de drenagem da vesícula biliar por uma dessas pedras. Se a obstrução for prolongada, surge a colecistite, inflamação da vesícula. A dor da obstrução da vesícula é chamada de cólica biliar e costuma ser localizada no hipocôndrio direito e epigástrio; é tipicamente uma cólica que surge logo após a ingestão de alimentos gordurosos. A dor da cólica biliar pode irradiar-se para as costas e para o ombro direito. A cólica biliar simples, sem colecistite, costuma surgir e ser mais forte nas primeiras 2 horas após a última refeição. Quando a dor surge junto com febre e vômitos, e não melhora com o passar das horas, normalmente é um indício da presença de uma colecistite. Pancreatite aguda A inflamação do pâncreas, chamada de pancreatite aguda, normalmente ocorre em pessoas que abusam de bebidas alcoólicas. A pancreatite aguda costuma surgir de 1 a 3 dias após uma quadro de grande ingestão de álcool, apresentando-se como uma intensa dor em toda região superior do abdômen, incluindo ambos hipocôndrios e epigástrio. A dor da pancreatite aguda dura vários dias, costuma estar acompanhada de vômitos e piora após a alimentação. Pedras nos rins O cálculo renal costuma se manifestar como uma intensa dor na região lombar, unilateralmente. Freqüentemente se irradia para o abdômen, principalmente nos flancos. Se a pedra estiver obstruindo o ureter já próximo a bexiga, a dor pode ser no hipogástrio ou na fossa ilíaca, irradiando-se para a região escrotal. Infecção intestinal e diarréia (DIARRÉIA | Causas, sinais de gravidade e tratamento) As infecções intestinais, sejam por bactérias ou por vírus, são causas comuns de dor abdominal. A manifestação mais comum é cólica abdominal associado a diarreia. Fonte: mdsaude.com

20

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


Evitando / eliminando

cheiros na cozinha

Quando você vai fritar algum alimento logo vem à preocupação com o cheiro que vai deixar na cozinha e na casa inteira. E não é só isso, alguns temperos mais fortes e alimentos mal armazenados na geladeira também deixam um desagradável cheiro no ar e nas mãos. Com essas super dicas você vai acabar com esse incomodo de uma vez por

todas. Para que o cheiro da fritura não fique tão forte em sua cozinha, coloque fatias finas de maçã no óleo enquanto ele esquenta e espere até elas ficarem marrons, para então retirá-las e fritar o que deseja; Para tirar o cheiro de peixe da cozinha, ferva limões fatiados ou espremidos em uma leiteira durante e após o preparo do peixe; Coloque um pouco de vinagre em um pote e deixe em um lugar seguro na cozinha onde ninguém possa derrubar. O vinagre ajuda a amenizar odores que são liberados durante o cozimento dos alimentos. Coloque uma xícara de pó de café

dentro da geladeira e ela irá absorver os odores Cheiro de alho, cebola e água sanitária são facilmente eliminadas se você segurar no cabo de uma colher

de aço inoxidável debaixo de água fria. Para evitar insetos e mau cheiro nas lixeiras, coloque umas bolas de naftalina.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

21

Fonte: blog.clubedolar.com.br


Saiba o que fazer para fortalecer unhas fracas e quebradiças

Unhas bonitas, bem cuidadas, com aparência saudável são como cartões de visita, criando boas “primeiras impressões”. E o contrário (unhas feias, mal cuidadas) também causa uma primeira impressão: a de descuido e “relaxo”. Mas nem sempre sabemos como resolver aquela unha sem brilho, que quebra facilmente ao crescer um pouco mais. O primeiro passo para tratar unhas assim é descobrir o motivo da fraqueza. E isso pode variar desde o uso constante de produtos químicos (como detergentes) a problemas alimentares (como falta de vitaminas). Como é a unha normal? A unha normal é transparente, lisa, suave, permanecendo colada ao seu leito e apresentando crescimento contínuo.

O que pode gerar o enfraquecimento das unhas: Acetona ou removedor de esmalte em excesso resseca muito as unhas, o que as tornam quebradiças, sem brilho e com muitas manchas brancas na superfície. Produtos químicos (detergentes e produtos de limpeza). Alimentação pobre em nutrientes e vitaminas. Anemias, hipotireoidismo, desnutrição por má absorção de nutrientes. Fungos ou bactérias que se instalam nas unhas. Como solucionar o problema de unhas fracas e que quebram com facilidade? Use luvas antes de qualquer atividade doméstica, especialmente as que envolverem produtos químicos. Uma dieta rica em proteína, nutrientes e oligoelementos são muito importantes para mantê-las em ordem. Um mineral que jamais pode faltar é o zinco, que é essencial para saúde das unhas. Use um esmalte adequado (aquele que não tenha ingredientes corrosivos ou que não cause alergia na pessoa). Produtos como o tolueno e o formaldeído são compostos químicos que estão na composição do esmalte e algumas pessoas podem ser alérgicas. Evite tirar as cutículas. Sem elas, a entrada de fungos e bactérias torna-se mais suscetível. Use bases fortalecedoras formuladas especialmente pelo dermatologista, que tem em sua composição carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino. Mantenha suas unhas sempre hidratadas, com produtos específicos para a região das mãos. Fonte: blog.clubedolar.com.br

22

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


Cama Box conquista a preferência

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

Práticas e versáteis, as camas Box – aquelas que, como o próprio nome em inglês diz, se parecem com uma caixa – vêm ganhando destaque na maioria dos projetos de decoração. Sem cabeceira e encontrada em diversos tamanhos, elas se encaixam tanto em perfis jovens e arrojados quanto nos clássicos, além de quartos grandes ou pequenos, porque permitem uma infinidade de inovações. Para a arquiteta Márcia Silva Garcia, professora do curso de Design de Interiores da Escola Técnica Estadual Getulio Vargas (Etec – GV), em São Paulo, uma das principais vantagens do modelo Box é o melhor aproveitamento do espaço físico. “Suas dimensões são as mesmas dos colchões, mas não perdemos espaços com madeiramentos. E também podemos usar dois boxes juntos, que ficam bem firmes e não deixam espaços no meio deles, podendo alternar o dormitório de solteiro para casal, recurso muito usado na hotelaria”, afirma ela. Esse tipo de cama também permite mais flexibilidade na composição do ambiente. “Podemos apenas usar a cama Box com várias almofadas e travesseiros, compor com cabeceiras, espelhos, papéis de parede e painéis de madeira que revestem parte ou toda parede. Há também a opção de encostá-la na parede em qualquer sentido.” Alguns arquitetos e designers de interiores sugerem ainda o uso do colchão desse tipo com outra função: a de chaise long – cadeira mais longa –, encostada lateralmente em um dos cantos do ambiente de TV, e com várias almofadas formando o encosto, para que você possa assistir aos seus filmes utilizando o mesmo conforto da sua cama. Para Márcia, no entanto, esse uso não é recomendável. “A cama Box tem uso direcionado para dormir, e a sua altura é apropriada para isso. Não achamos conveniente a sua utilização como sofá, porque ela não é ergonômica para atividades sociais, como ter uma conversa entre amigos que estão sentados em outros sofás da casa ou assistir à televisão que está na estante da frente.” Variações A cama Box apresenta também as opções com gavetas embutidas, baús acoplados e bi cama deslizante, otimizando espaços pequenos. Porém, é preciso saber que esses anexos deixam o móvel mais pesado e, portanto, mais difíceis de deslocar nos ambientes da casa, além de acumular mais pó. Mas, neste caso, nada que uma boa limpeza não resolva. Em todos os modelos é possível encontrar a opção com rodinhas traváveis ou com pés fixos, o que facilita a condição de alterar o layout dos ambientes. Alguns cuidados devem ser tomados para a manutenção desse tipo de cama. “O Box, que é o suporte, por ter um revestimento similar ao do colchão, deve sempre receber uma ‘saia’ de tecido resistente para sua conservação. Há várias ‘saias’, com estampas e padrões diferentes, que podem ser facilmente trocados conforme o estilo que você quer priorizar na sua casa”, informa a arquiteta Ana Romano Costa, professora da ETEc – GV.

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

23

Fonte: www.portalvital.com


Amamentação o jeito certo

Muitos questionamentos surgem nessa fase. Para esclarecê-los, reunimos um time de especialistas em aleitamento materno. Leia as sugestões a seguir Depois de longos nove meses de espera, o bebê chegou. Juntamente com ele, nasce uma porção de questionamentos sobre o principal cuidado com o pequeno nessa fase: a alimentação. Para esclarecer todos eles, reunimos um time de experts em aleitamento materno. Leia nosso dossiê e seja você também uma especialista no assunto: 1. Qual a dieta mais recomendada durante a amamentação? Não existe um cardápio pré-determinado. O ideal é que a mãe se alimente da maneira mais saudável possível, dedicando especial atenção aos líquidos. “A mulher costuma sentir muita sede nessa fase porque a água é matéria-prima para a fabricação do leite”, explica o pediatra Luciano Borges, vice-presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria. Outra dica é fazer várias refeições balanceadas ao longo do dia. “O bebê rouba os nutrientes da mãe e, por isso, o organismo dela deve estar o mais equilibrado possível”, informa o nutrólogo e pediatra Ary Lopes Cardoso, do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Os especialistas concordam: comer cinco ou seis vezes ao dia e investir em frutas e fibras, além de não abusar dos doces, é um ótimo caminho. 2. Posso fazer regime durante a amamentação para diminuir as medidas? Cortar calorias é perigoso, já que o organismo precisa de muita energia para produzir o leite materno. “Dietas rigorosas nessa fase podem implicar em perda de massa magra, ou seja, músculos e energia”, explica o nutrólogo Ary Lopes. Para alimentar o seu bebê, estima-se que as mulheres precisam de 20% a mais de calorias do que as necessárias em outra fase da vida. Isso significa o total médio de 2,4 mil calorias diárias. Portanto, não se preocupe: invista em uma alimentação saudável e o ato de amamentar fará você voltar ao seu peso normal gradualmente. 3. E os remédios? Devo manter as mesmas restrições da gravidez? Durante a amamentação, vários medicamentos estão liberados. Para ter certeza do que você pode ou não pode tomar, é essencial consultar o médico. No pós-parto, assim como em qualquer fase de vida, a automedicação nunca deve ser praticada. 4. Posso tomar pílula anticoncepcional? Apenas as que não contêm estrógeno em sua composição. “Acredita-se que esse hormônio feminino possa chegar ao bebê pelo leite, o que causaria o desequilíbrio hormonal na criança”, explica o obstetra e ginecologista Luiz Fernando Leite, do Complexo Santa Joana/Pro Matre, em São Paulo. Para as mulheres que amamentam, o médico recomenda pílulas de progesterona, anticoncepcionais injetáveis, subcutâneos ou DIU. “Esse último só pode ser colocado 50 ou 60 dias após o parto”, esclarece Leite.

(Continua na pág 25)

Festa para o Lucas Foto: Arquivo pessoal

Aniversário da Gabriela

Aniversário do Guilherme

Foto: Arquivo pessoal

No dia 1º de março, todas as atenções se voltaram para a Gabriella, filha de Antonio Carlos Moreira e Giovana Patrícia Bálico Moreira. A pequena completou seu primeiro ano de vida e recebeu o carinho dos familiares e amigos. Foto Líder

A “Turma do Chaves” inspirou a comemoração do aniversário do Lucas, filho de Adriano Florêncio e Maria Fernanda G. Ribeiro e Florêncio, no dia 16 de março. Ele completou 3 anos de idade.

24

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

No dia 16 de março, o casal Marcio Orfei e Natália triplicaram as atenções e o carinho ao filho, Guilherme, que completou 4 anos de idade. A comemoração foi no Sítio São Vicente, com muita festa e alegria.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


Amamentação o jeito certo

(Continuação da pág 24) 5. É possível engravidar durante a fase de amamentação? Sim. Por isso a importância de utilizar algum método anticoncepcional caso outro bebê não esteja nos planos do casal tão a curto prazo. “A prolactina, o hormônio responsável pela produção de leite no organismo feminino, inibe a gravidez, mas não se sabe até que ponto”, explica o obstetra Luiz Fernando Leite. Segundo o médico, é importante dar início ao uso de algum contraceptivo cerca de 30 ou 40 dias após o nascimento do bebê. 6. Meu bebê só quer o peito, embora já esteja na idade de comer outros alimentos. O que faço? Essa situação é bastante comum. “Uma boa tática é passar para o pai ou outra pessoa próxima a função de alimentar a criança, pois ela tende a associar a mãe com a amamentação, recusando outro alimento”, explica o pediatra Luciano Borges. Insista até o beb�� aprender a comer. Para isso, vale conversar com a criança e estipular horários de mamar e horários de comer a papinha, a sopa... “É uma estratégia eficiente, inclusive, para educar e estabelecer limites à criança”, explica a consultora de amamentação Lívia Teixeira, do Consultório de Aleitamento Materno, em Salvador. 7. Quanto tempo deve durar cada mamada? Qual o intervalo ideal entre elas? Varia muito de criança para criança, pois cada uma tem o seu jeito próprio de se alimentar. Ary Lopes estima que cerca de dez minutos em cada peito são mais do que suficientes - mas nos primeiros dias, quando o hábito começa a ser estabelecido, o tempo pode ser bem maior. Vale explicar ainda que a duração da mamada não tem a ver com a quantidade de leite ingerido, já que a eficiência da sucção também é variável. Segundo Luciano Borges, do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, o importante é prestar atenção no intervalo entre as mamadas. Ele costuma ser de duas a quatro horas. “Se passar disso, é preocupante. Informe o médico”, diz. 8. Meu filho sempre engasga. É normal? “Isso pode ser sinal de que o bebê não está mamando corretamente”, aponta Luciano Borges. “Ou que o leite esteja saindo com muita força.” Nesse caso, o jeito é tirar a criança do peito, limpá-la e voltar quando a respiração do pequeno estiver normal. “Não há motivo para se preocupar”, diz Borges. Para saber se a causa do engasgo é a mamada incorreta, cheque alguns pontos. A criança deve ficar bem de frente para as mamas, com a cabeça e o tronco alinhados, as nádegas apoiadas, o queixo tocando o seio, a boca bem aberta e o lábio inferior voltado para fora. “Certifique-se de que a auréola do seio está mais visível acima da boca do bebê do que abaixo. Olhe também para as bochechas do pequeno - que devem estar arredondadas - e preste atenção se há algum barulho além do da deglutição”, aconselha Lívia Teixeira.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

25

Fonte: bebe.abril.com.br


Casamentos

Os benefícios da soneca durante o dia

Não é à toa que os italianos e os espanhóis mantêm o hábito de dormir após o almoço. Esse costume, conhecido como “sesta”, pode fazer bem à saúde física e mental. “Tirar uma soneca durante o dia melhora o rendimento no trabalho e nos estudos. Depois de um pequeno cochilo, você retornará às suas atividades com a capacidade cerebral renovada”, explica o neurologista Leandro Teles. A maioria das pessoas enfrenta uma rotina agitada e acaba dormindo menos do que o necessário durante a noite. Conseqüentemente, sentem-se cansadas e sonolentas, principalmente após o almoço. “Nesse período, o funcionamento do cérebro se torna mais lento porque, durante a digestão, parte do fluxo sanguíneo é desviado para o estômago, causando privação moderada de sangue em outras áreas, incluindo o cérebro e os músculos. É por isso que sentimos muito sono após almoçar. E lutar contra a sonolência não vale a pena: a melhor solução é cochilar por um tempo estipulado e depois retornar ao trabalho com mais disposição”, explica o neurologista. Esse intervalo oferece várias vantagens, como a melhoria da memória, a redução do estresse e o aumento da criatividade. A última, por exemplo, só aflora com qualidade quando o cérebro está totalmente descansado. “Empresas que necessitam de criatividade deveriam estimular esse intervalo para a reparação da capacidade cerebral”, comenta o médico.

Casaram-se na noite de 16 de março, na Igreja de São Roque, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Rony Maquiaveli Comingues (i.m.) e Sandra Maria Faria Maquiaveli. Ela é filha de Carlos Alberto Franciozi e Rita de Cassia Barbeta Franciozi.

Nossos votos de felicidades!

Foto Líder

Foto Líder

Marcelo e Cássia

A nova vida começou para os casais que disseram ‘sim’ no altar. Foto Líder

Alfredo e Débora

Casaram-se no dia 9 de março, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de Alfredo de Aguiar Luz Junior e Maria Helena de Aguiar Luz. Ela é filha de Dirceu Augusto e Ivanira Salotti Augusto.

Murilo e Mara Lígia

Casaram-se no dia 2 de março, na Igreja do Evangelho Quadrangular, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Aguinaldo Ferfolha e Cleusa Ludovique Ferfolha. Ela é filha de Osmair Donizeti Lopes e Maria Conceição Silveira.

Foto Líder

Anderson Henrique e Miliane

Casaram-se no dia 23 de março, na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de Luís Henrique dos Santos (i.m.) e Romilda Aparecida de Brito Alves. Ele é filha de Marcelo Aparecido da Silva e Marcileia Jacinto de Oliveira Silva.

Foto arquivo pessoal

Bodas de porcelana No próximo dia 14 de abril, Luciano da Rocha e Evandra Aparecida de Jesus Rocha comemoram 20 anos de casados, celebrando Bodas de Porcelana, ao lado dos filhos, Tatiana e Luís Fernando. Votos de constante felicidade!

O repouso adequado “Acredita-se que apenas 30 minutos de soneca sejam suficientes para restaurar a função cerebral. Acima disso, você pode ter o efeito contrário, demorando mais para retomar suas atividades, além de prejudicar o sono noturno, entrando em um círculo vicioso.. “Pode aparecer pouco, mas esse pequeno descanso é capaz de reduzir os níveis de cortisol e adrenalina no sangue, e, assim, as pessoas trabalham com mais qualidade e satisfação”, explica Leandro. E lembre-se de que dormir bem à noite é essencial para que o organismo se recupere do cansaço físico e mental.

Fonte: portalvital.com

26

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


Benefícios do ovo para a saúde

O ovo, que por tempos foi considerado vilão (por ser uma fonte de colesterol) na dieta dos brasileiros, vem provando que tem muitos benefícios. Após anos avaliando, um estudo apontou que pessoas que consumiam quatro ou mais ovos por semana, apresentavam concentrações de colesterol menores no sangue em relação às pessoas que consumiam um ovo ou menos por semana. Com o ovo condenado por tanto tempo, muita gente deixou de consumir o alimento e, junto com ele, uma série de nutrientes essenciais ao organismo. Esses nutrientes podem sim ser encontrados em outros alimentos, mas a colina (nutriente vital para o bom funcionamento do cérebro), em especial, é abundante no ovo. Além de conter colina, o ovo é rico em proteínas.

Depois do leite materno, o ovo de galinha é a proteína animal mais completa e barata que existe. Sim, o ovo tem muito colesterol. Uma unidade contém 213 miligramas da substância, quase a quantidade diária recomendada pelos médicos, que é de 300 miligramas. O erro é imaginar que todo esse colesterol, depois de ingerido, tem como destino certo o entupimento das artérias. Para 70% das pessoas, o colesterol da comida não causa impacto significativo nos níveis de gordura circulante no san-

gue. A elas, que não têm problema de colesterol, permite-se o consumo de até um ovo por dia. Para os 30% restantes, sugere-se moderação, mas não necessariamente a eliminação total do ovo do cardápio especialmente se ele não dividir o prato com gorduras trans. Essas, sim, estão na mira dos médicos.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

27

Fonte: blog.clubedolar.com.br


O que as peles maduras pedem em termos de maquiagem

O tempo vai passando e nossa nécessaire tem que acompanhar as mudanças causadas pelo tempo. Não adianta fugir, é fato que nossa pele perde tônus e algumas rugas aparecem, seja em torno dos olhos ou boca.

Sabemos que hoje em dia temos à mão muitos processos que prometem amenizar o efeito do tempo, mas saber alguns truques e fazer valer o conhecimento acumulado através dos anos, não faz mal a ninguém. E não é só a textura e tonicidade que mudam, afinal depois de certa idade, temos que tomar cuidado com o brilho e glitter em excesso, pois no final, ao invés de serem aliados de beleza podem se transformar verdadeiros carrascos. A maquiagem é sempre uma grande aliada na hora de fazer a mulher se sentir mais bonita, mas para isso é necessário saber quais os produtos adequados para cada tipo de pele, e especialmente o que é permitido ou não em cada idade. A maquiagem para peles mais maduras merece atenção redobrada, porque usar produtos pesados pode fazer a pessoa “ganhar alguns anos” ao invés de perdê-los. Depois dos 50 anos as mulheres já costumam ter linhas de expressão mais profundas por isso o uso de maquiagem leve, sem exageros, e produtos com toques mais secos são super importantes para rejuvenescer. Os cuidados já começam na preparação da pele: primeiro é necessário usar um bom tônico de limpeza, a pele higienizada antes da maquiagem faz com que os produtos se espalhem de maneira uniforme e natural, e ainda deixa o rosto com um aspecto mais descansado. Logo depois do tônico aplicar no rosto um “PRIMER“, uma espécie de creme que contém mineral e ajuda a amenizar as linhas de expressão.

(Continua na pág 29)

28

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


O que as peles maduras pedem em termos de maquiagem

Rio Pardo Motofest Como parte das comemorações pelo aniversário de São José do Rio Pardo, entre 15 e 17 de março, o pátio de eventos do ginásio municipal de esportes virou a praça para o IX Rio Pardo Motofest - Encontro Nacional de Motociclistas, que teve representantes de várias regiões do país. Na programação, apresentações de manobras com a Equipe 90º e atrações musicais com várias bandas de rock.

(Continuação da pág 28)

Fotos O Jornalzinho

O primer preenche as rugas, é como se ele fizesse uma selagem e promovesse uma “esticadinha” na pele, prolongando o efeito da maquiagem. Hoje praticamente todas as marcas internacionais têm primer. Para peles mais maduras o uso de bases secas e bases sprays, espalhadas com pincel, dão um resultado muito mais natural e duradouro que as bases líquidas. A base deve ser espalhada por todo o rosto, colo e até na boca, dessa forma quando o batom for aplicado ele terá mais fixação. O pó deve ser usado em pequena quantidade, só para dar um toque suave, tirar o excesso de brilho e matizar a “pele”. O blush não pode ser muito marcado, só deve ser aplicado nas maças do rosto e é preferível usar os opacos e em tons terra. Com as linhas de expressão e as rugas cobertas chega a hora da sombra, que também deve ser seca ou opaca. A dica nesse caso é nunca usar sombras metalizadas ou cintilantes para não evidenciar imperfeições. O rímel também é um aliado infalível para levantar o olhar, e uma sobrancelha bem feita ajuda qualquer

rosto a ficar mais jovem e bonito. Uma atenção especial na hora de fazer a sobrancelhas completa a maquiagem com chave de ouro: A dica é

deixá-las mais grossas, arqueadas e cobrir onde houver falhas. Na finalização da maquiagem recomenda-se o uso de batons secos que podem ser aplicados até com pincel. A base aplicada na boca no início da maquiagem terá feito uma boa cobertura, e o importante é evitar batons muito cremosos ou gloss, que acabam escorrendo ou marcando os sulcos da própria boca. Com essas dicas de maquiagem é possível rejuvenescer até 10 anos e sair pronta para arrasar em qualquer ocasião.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

29

Fonte: blog.clubedolar.com.br


A praticidade das prateleiras

Seja na cozinha, na sala, nos quartos ou no escritório, a prateleira é uma excelente solução para guardar os objetos e, ao mesmo tempo, deixá-los por perto para o uso no dia a dia. “Assim, é possível aproveitar melhor as paredes livres e dar um alívio para os armários lotados, que, muitas vezes, ficam visualmente carregados e feios. E esse tipo de móvel ainda funciona como um elemento decorativo, em que você pode deixar exposta aquela sua coleção de fotos, livros ou lembranças de viagens”, comenta a arquiteta Mariela Romano. Confira as dicas para usar as prateleiras na decoração da sua casa e criar ambientes charmosos e funcionais! – Os modelos vendidos prontos, tanto em home centers como em lojas especializadas, são uma solução econômica e prática, pois você mesmo pode fazer a instalação! – Se quiser, disponha diversas prateleiras lado a lado. O resultado é semelhante aos móveis feitos sob medida! – Para deixar um ambiente charmoso, invista em diferentes tamanhos e

formatos e use-as isoladamente ou agrupadas em uma única parede, de maneira contínua ou interrompidas em segmento. Porém, opte pela fixação linear em áreas pequenas para proporcionar amplidão visual. – Prateleiras na cozinha permitem que uma série de utensílios bonitos fique à mostra. Podem ser modelos baixos, posicionados sobre a bancada, como apoio para a pia e o fogão, ou mais altos, apenas para enfeitar e guardar objetos pouco usados. “Elas deixam aquele cômodo comum e sem graça mais estiloso e personalizado”, comenta a arquiteta. Experimente, por exemplo, fixá-las em uma parede vazia e deixar ali exposta uma coleção de canecas, copos coloridos, vidros de mantimentos ou as porcelanas.

(Continua na pág 31)

30

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


A praticidade das prateleiras

Evento alerta sobre o diabetes Fotos O Jornalzinho

(Continuação da pág 30)

Profissionais de saúde se reuniram no dia 9 de março, na Praça do Mercado Cultural em São José do Rio Pardo, para o evento Dia D/Ação Diabetes, que teve palestras e atividades informativas sobre a doença. Muitas pessoas passaram por lá e aproveitaram para ver palestras com especialistas, testes de glicemia, aferição de pressão arterial entre outros. Confira algumas fotos.

– Já nos quartos, escritórios e salas, elas podem ser distribuídas livremente nas paredes ou acopladas às estantes. Segundo Mariela, “O interessante é usá-las de várias maneiras e formatos, com ou sem iluminação, retas, em nichos retangulares ou quadrados. Abuse das tantas formas e aplicações disponíveis”.

– Se quiser dar destaque às prateleiras, instale-as em uma parede colorida. O resultado fica surpreendente e muito bonito. – Elas também podem ser fixadas nas costas de um belo sofá. Assim, você aproveita melhor o espaço e ainda pode deixar expostos, por exemplo, seus livros ou lembranças de viagens. “Minha dica é que elas sejam sempre exploradas como um elemento surpresa da decoração” sugere Mariela. – As prateleiras ainda servem de apoio para vasos, pois elas dão um efeito acolhedor e aconchegante. Você sabe quais são as plantas que resiste a pouca luminosidade? Confira essa e outras dicas na matéria: “Plantas e flores para apartamentos”. – Você pode usar qualquer área livre para instalar uma prateleira e aproveitar o espaço. Um exemplo é na parte superior da parede do corredor. Quer uma sugestão incrível para decorá-la? Coloque os desenhos das crianças em porta-retratos e exponha ali as obras de arte da turminha. Fica lindo! – Explore os diversos materiais

disponíveis no mercado. Você pode optar pelas prateleiras de vidro, que, além de serem clássicas, são indicadas principalmente para os banheiros pequenos. Porém, lembre: elas são menos resistentes. As de metal oferecem elegância e personalidade à decoração. Já as de concreto são versáteis e, ao mesmo tempo, resistentes, podendo ser revestidas de pastilha, porcelanato, ladrilho hidráulico ou azulejo – ficam lindas na cozinha! Há ainda opções em madeira para um belo efeito rústico. – Recorra à iluminação indireta para dar destaque às peças expostas, como porta-retratos, coleção de velas e enfeites antigos. Objetos em vidro colorido ficam maravilhosos com esse efeito na decoração.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

31

Fonte: www.portalvital.com


10 dicas para se tornar uma pessoa otimista

Já reparou que algumas pessoas sempre enxergam o lado bom das situações enquanto outras reclamam de tudo, remoem o rancor e imaginam que o mal sempre está para acontecer? As primeiras seguem aquele ditado: “Se você tem um limão, faça uma limonada!”. O resultado desses dois comportamentos se reflete no dia a dia: o otimista sempre tem motivo para ser

Festa na chácara Na noite de sexta-feira, 29 de março, João Paulo Molin e Banda, mais o DJ Junior AJ, animaram o feriadão da galera presente à Festa na Chácara, pré-festa do aniversário de Lucas Rondinelli (Boquinha). O evento também marcou o esquenta para a Expofolia 2013. Uma galera linda e animada curtiu a balada. Fotos O Jornalzinho

feliz, enquanto o pessimista vive no maior baixo-astral. Quer aprender a ser positivo e encarar a vida numa boa? Confira as dicas do psicólogo Ildo Rosa da Fonseca: 1 – Mude a sua forma de pensar e encare os aborrecimentos como obstáculos que surgem para levá-lo ao amadurecimento. “Lembre-se de que todo mundo tem problemas. A diferença é a maneira como lidamos com eles! Enfrente os desafios com coragem e determinação. Acredite que poderá vencê-los”, orienta Ildo. 2 – Seja menos autocrítico, aceite as derrotas e lembre-se de que ninguém é perfeito. Aprenda a admirar seus pontos fortes e a relevar seus defeitos. Invista na sua autoestima! 3 – Dê um tempo para você. Reserve um momento longe de com-

promissos, horários ou obrigações e faça algo prazeroso. Aproveite essa liberdade curtindo exclusivamente o que gosta, pois isso é essencial para renovar as energias e enfrentar os desafios com positividade. 4 – Quando possível, encontre seus amigos, saia para bater papo, dar risadas, trocar idéias. “Fortalecer os laços interpessoais ajuda a encarar os desafios de forma mais leve e otimista”, explica Ildo. Além disso, amigos previnem doenças! Não acredita? Então, veja em: “Amigos fazem bem à saúde”. (Continua na pág 33)

32

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


10 dicas para se tornar uma pessoa otimista (Continuação da pág 32) 5 – Cuide-se mais. Quando estamos felizes com a nossa aparência, enxergamos as situações da vida de outra perspectiva e ficamos mais receptivos e abertos ao mundo. Para isso, vale mudar o penteado, colocar uma roupa nova, experimentar um perfume diferente... 6 – Evite os pensamentos pessimistas. Deixe de lado o costume de encarar as situações com frases como: “eu não consigo”, “isso é difícil demais” ou “nunca vai dar certo comigo”. Esse tipo de raciocínio programa a sua mente para expectativas e resultados negativos. Por isso, procure tornar-se mais seguro, investindo na sua autoconfiança. Para ajudar você, separamos o texto “Autoconfiança: o segredo das pes-

soas realizadas”. 7 – Atenção às palavras! Reclame menos. Se as coisas estão difíceis ou não são do jeito que você gostaria, não adianta ficar se lamentando. Procure observar algo de positivo na sua vida. Nada de desculpas: sempre há momentos bons para ce-

lebrar! Aproveite para ler também o texto: “Faça as pazes com sua criança interior” e saiba como encarar os fatos com leveza e espontaneidade. 8 – Procure conhecer a verdadeira dimensão dos problemas. Na maioria das vezes, tendemos a potencializar as situações, estressando-nos de maneira exagerada. 9 – Pratique esportes. Exercícios físicos estimulam a liberação de endorfina, um tipo de neurotransmissor associado ao bem-estar. Quem movimenta o corpo tem mais saúde e enfrenta os obstáculos com energia. 10 – Desenvolva a capacidade de rir de si próprio. Levar-se menos a sério é uma ótima saída para viver de maneira mais descontraída.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

33

Fonte: portalvital.com


O que é glúten? Ele faz bem ou mal à saúde?

Divino Fantasy Irreverência e muita alegria tomaram conta do Divinolândia Clube, na noite do Sábado de Aleluia, 30 de março, por ocasião da terceira edição da festa Divino Fantasy. Além de premiação para as fantasias mais originais, as atrações na parte musical foram a Banda do Gueto, o grupo PS Lança mais o DJ Chocolate. Um verdadeiro desfile de tipos, heróis, vilões, mocinhas, enfim, uma galera prá lá de especial marcou presença. Fotos O Jornalzinho

Até pouco tempo, o glúten era desconhecido pela maioria das pessoas. Hoje, no entanto, as embalagens de diversos alimentos possuem o seguinte aviso: “Contém glúten”. E aí, surgiram as dúvidas. Afinal, o que é Glúten? Ela é prejudicial à saúde? O ideal é evitar o seu consumo? Agora, você terá a chance de desmistificar esse tema. A nutricionista da Unilever, Laís Aliberti, responde às dúvidas mais comuns sobre o glúten, para você acertar nas escolhas e investir na saúde à mesa. O que é o glúten? É uma proteína vegetal presente no trigo, cevada, centeio, aveia, malte e derivados desses alimentos. Hoje é obrigatório que os alimentos industrializados declarem a presença de glúten em suas embalagens, por meio do rótulo, já que é comum a presença dessa substância em diversos itens, como pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas e uísque. Sua função é dar elasticidade aos alimentos. No caso do pão, por exemplo, é o glúten que permite o crescimento e confere a maciez e a textura adequadas. Por isso, trata-se de um elemento de difícil substituição. O glúten faz mal para a saúde? Apenas para quem é celíaco. As demais pessoas podem consumir o glúten sem problemas. O que é a doença celíaca? A enfermidade é caracterizada pela hipersensibilidade ao glúten. A doença atinge o intestino delgado, dificultando a absorção de nutrientes como o ferro, ácido fólico, vitaminas B12, A, D, E, K e zinco. Entre os sintomas, podemos citar: diarréia, perda de peso, vômito, anemias e outras deficiências nutricionais. Por isso, os celíacos precisam ficar de olho nas embalagens dos alimentos e optar por aqueles que têm a informação “Livre de glúten”. “Vale a pena ressaltar que a doença celíaca é uma condição específica e diagnosticada após exames. Pessoas que não foram diagnosticadas com a doença celíaca não devem excluir o glúten da sua alimentação”, alerta a nutricionista. Trocas espertas de alimentos Os alimentos abolidos são facilmente substituídos por outros! Mandioca, batata, fubá, arroz, fécula de batata, polvilho, farinhas de mandioca e de milho, quinoa, amaranto e linhaça são algumas alternativas, pois não contêm glúten e podem ser consumidos pelos celíacos. Outra ótima opção é o amido de Milho Maizena que oferece vantagens por suas múltiplas possibilidades de uso – elaboração de massas, molhos, cremes, bolos, tortas, alimentação infantil etc. “É importante ressaltar que os utensílios utilizados na cozinha também podem servir de ‘contaminantes’ por conterem resíduos do glúten. Por isso, os celíacos devem ter uma atenção especial para que não haja contaminação cruzada (quando um alimento ou objeto que não contém glúten é ‘contaminado’ por outro) durante o preparo dos alimentos”, finaliza Laís. Fonte: portalvital.com

34

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


A idade certa para a criança aprender novos idiomas Hoje em dia, a língua inglesa está chegando cada vez mais cedo ao cotidiano da criançada. Seja em videogames, nas embalagens de brinquedos, nos seriados de TV, ou seja, na internet. Mas qual será a idade mais indicada para seu pequeno começar a contar “one, two, tree”, rs?!

Os especialistas são unânimes na resposta: por volta dos quatro aos seis anos de idade, quando o hipocampo, parte responsável pela memória de longa duração, já está completamente desenvolvido. Antes disso, o pequeno até pode aprender algumas palavrinhas em outro idioma, mas não vai conseguir lembrá-las em longo prazo. “Não faz sentido, então, bombardeá-la com informações, já que elas vão se perder”, diz o doutor em física e especialista em redes neurais Marcelo Mazza. O mestrando do Instituto de Neurociências da USP Rodrigo Collino endossa a tese acima e também lembra que é necessário tomar alguns cuidados para não correr o risco de sobrecarregar a criança ou de criar dificuldades desnecessárias. “Na tenra infância, de um a quatro anos, não devem ser apresentadas letras nem palavras escritas, mas apenas sons, músicas, diálogos etc.” Caso haja outro idioma que fará sentido no cotidiano da criança, como o espanhol, por exemplo, não há problema algum em incorporá-lo ao aprendizado do seu filho desde que se tenha o cuidado de não exigir demais do pequeno e de reservar um tempo livre para brincadeiras ao ar livre e outras atividades recreativas.

Cada família vive em uma situação diferente. Cabe aos pais avaliar se o aprendizado daquela língua será válido e se o filho tem interesse nisso.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

35

Fonte: portalvital.com


O que as peles maduras pedem em termos de maquiagem

O tempo vai passando e nossa nécessaire tem que acompanhar as mudanças causadas pelo tempo. Não adianta fugir, é fato que nossa pele perde tônus e algumas rugas aparecem, seja em torno dos olhos ou boca.

Ressaca Carnagrama A galera baladeira lotou o Clube Literário e Recreativo Gramense, na noite de 9 de março, para a 9ª Ressaca do Carnagrama. A música e animação ficaram por conta do DJ Maurício A. Aka Breck e Banda Pau Elétrico. Fotos O Jornalzinho

Sabemos que hoje em dia temos à mão muitos processos que prometem amenizar o efeito do tempo, mas saber alguns truques e fazer valer o conhecimento acumulado através dos anos, não faz mal a ninguém. E não é só a textura e tonicidade que mudam, afinal depois de certa idade, temos que tomar cuidado com o brilho e glitter em excesso, pois no final, ao invés de serem aliados de beleza podem se transformar verdadeiros carrascos. A maquiagem é sempre uma grande aliada na hora de fazer a mulher se sentir mais bonita, mas para isso é necessário saber quais os produtos adequados para cada tipo de pele, e especialmente o que é permitido ou não em cada idade. A maquiagem para peles mais maduras merece atenção redobrada, porque usar produtos pesados pode fazer a pessoa “ganhar alguns anos” ao invés de perdê-los. Depois dos 50 anos as mulheres já costumam ter linhas de expressão mais profundas por isso o uso de maquiagem leve, sem exageros, e produtos com toques mais secos são super importantes para rejuvenescer. Os cuidados já começam na preparação da pele: primeiro é necessário usar um bom tônico de limpeza, a pele higienizada antes da maquiagem faz com que os produtos se espalhem de maneira uniforme e natural, e ainda deixa o rosto com um aspecto mais descansado. Logo depois do tônico aplicar no rosto um “PRIMER“, uma espécie de creme que contém mineral e ajuda a amenizar as linhas de expressão.

(Continua na pág 00)

36

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


Diferenças entre pneumonia e tuberculose

Muitos pacientes que apresentam um quadro de tosse e expectoração ficam assustados com a possibilidade de terem tuberculose. A diferença está no tempo de evolução da doença. A pneumonia é um quadro agudo que evolui em horas. O paciente fica mal com pouco tempo de doença, procurando atendimento médico já nas primeiras 72 horas de doença. A tuberculose se apresenta como um quadro mais arrastado, com os sintomas piorando gradativamente e o paciente muitas vezes só procura atendimento médicas várias semanas depois do início dos sintomas. Diagnóstico da pneumonia

O diagnóstico da pneumonia é feito normalmente com exame físico e uma radiografia de tórax. Análises de sangue podem ajudar, mas não são imprescindíveis. Um bom médico é capaz de diagnosticar uma pneumonia apenas com a história clínica e o exame físico. A radiografia, por ser um exame barato e amplamente disponível, é normalmente solicitada para confirmação do diagnóstico. Os alvéolos cheios de secreção aparecem como uma mancha branca à radiografia de tórax. O hemograma do paciente com pneumonia apresenta uma grande

elevação do número de leucócitos, típico de infecções bacterianas. Nos pacientes mais graves, que necessitam de hospitalização, normalmente tentamos identificar qual é a bactéria responsável pela pneumonia. Podemos pesquisar a bactéria no sangue (através da hemocultura) ou no próprio escarro do paciente. Em casos selecionados pode ser necessária a coleta de secreções diretamente do pulmão, através da broncoscopia.

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

37

Fonte: mdsaude.com


Relembrando

As capas de O JORNALZINHO “ 22 anos ”

Monize - Set / 2002

Ariane - Ago / 2002

Amanda - Mai / 2002

Carol - Mar/2002

38

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


Relembrando

As capas de O JORNALZINHO “ 22 anos ”

Débora - Jul / 2002

Natalia - Jun / 2002

Lais - Abr / 2002

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

39

Camila - Fev / 2002


Ana Laura Biégas 11-04

Julio Auriglietti 11-04

Fernanda Andreazza - 12-04

Lucia Pereira 12-04

Érica Daniela Mustafé - 12-04

40

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


Escola Natal Merli lembra o Dia Internacional da Mulher

No dia 10 de março, a Escola Estadual do Conjunto Habitacional “Natal Merli” recebeu homens e mulheres da comunidade para o Dia da Beleza, Foto: Arquivo pessoal como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher - ocorrido em 8 de março. O evento foi coordenado pelo Programa Escola da Família e, na oportunidade, profissionais voluntários de São José e São Sebastião da Grama se reuniram para oferecer uma variedade de serviços de estética e beleza à comunidade do bairro. A galera aproveitou.

Paulinha Folchetti Cardoso - 12-04

Destaques da natação no mês de março

Foto: Arquivo pessoal

No próximo dia 21 de abril, a equipe rio-pardense de natação, com atletas do DEC, Atletic Comp e AAR, se reúne para a segunda etapa do Troféu Amigos da Natação de Inverno 2013, em Pirassununga. A primeira etapa foi disputada no dia 17 de março, em Vargem Grande do Sul, onde os rio-pardenses conquistaram várias medalhas. Na categoria geral, os destaques foram: Mariane Tiezzi Maria Eduarda Raimundo, Beatriz Escoqui, Cassandra Blaschi e Matheus

Luana de Vasconcellos - 14-04

Saloti, Gustavo Faria, Kauã Marin, Nicole Paulino, Tiffany Verchetta, Amanda Camargo e Cecília Escrovi. Na categoria máster, destaques para: Clarissa Navarro, Samuel Andreoli, Maurício Dal Bello, Fabrício Paulino, Cristiane Primini, Marco Pegorin, Adenilson Ferreira, Rodrigo Morais, Regina Risso, Mônica Tiezzi , Leo Hanada e Gastão Cunha.

Amanda Paiva 15-04

Silvana Satti 15-04

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

41

Erica Gusmão 16-04


Mariane Dias 10-04

Foto: Arquivo pessoal

Entre 16 e 23 de fevereiro, Alcides e Clenda Tiezzi percorreram o litoral brasileiro, no navio de cruzeiro Soberano, da empresa Pullmantur, com passagens pelo Rio de Janeiro, Salvador e Buzios. Na ocasião, ela comemorou aniversário recebendo o carinho do esposo, dos familiares e amigos que compunham o grupo de viagem, a saber: Mariane, Mônica, Carlinhos, Cristiane, Marcelo Primini, Nena, Cíntia, Wilma, Júnior Pizani e Ronaldo.

Férias no Brasil

O rio-pardense Eduardo Morgan deu um “time” no trabalho nos Estados Unidos para curtir pequena temporada de férias no Brasil, entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março. Na companhia dos amigos americanos, Michael e Joe, escolheram o Rio de Janeiro, onde visitaram os pontos turísticos da cidade.

Tour no Rio de Janeiro Nos dias 10 e 11 de março, Rafael Botacini, Caroline e Gabriel Perillo fizeram tour pelo Rio de Janeiro, tendo como convidada especial a espanhola Ana Alonso, que visitou o país pela primeira vez. No roteiro, os tradicionais pontos turísticos da capital fluminense.

Laura Divino 10-04

Filipe Fontão 10-04

Vinicius Orlando 10-04

João Ivo Giovanelli 11-04

42

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Foto: Arquivo pessoal

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

Foto: Arquivo pessoal

Cruzeiro


Destaque na TV

Irmãos Souza de Caconde aprenderam segredos das pizzas na Itália -Foto Rodrigo SargaçoEPTV-

No dia 17 de março, o restaurante Pizza na Roça mereceu ampla reportagem no Jornal Regional, da EPTV, que destacou as particularidades do empreendimento dos sócios Rinaldo José de Souza, Ronaldo Cesar de Souza e Gina Remédio Carneiro, localizado na zona rural de Caconde. O trio aproveita a fama do estabelecimento que, em 2008, venceu o concurso de “Melhor Pizza do Brasil” e já tem filial em Poços de Caldas e São Paulo. O talento, persistência e a dedicação, além das técnicas trazidas da Itália são os segredos do sucesso, razão pela qual, o Pizza na Roça é recomendadíssimo pela crítica gastronômica dos grandes veículos de comunicação. Nossos cumprimentos aos empreendedores e toda equipe!

Marcio Jardim 08-04

Manobras na rampa “Park Peiks”

Natália Felisbertti 08-04 Amigos de Pedro Simonetti – jovem falecido recentemente em São José – se reuniram no dia 9 de março, para praticarem as manobras na rampa “Joca Jow” e para dar ao local o nome de “Park Peiks”, em homenagem ao Pedro, idealizador da brincadeira. A galera mostrou que tem talento para este esporte, pra lá de radical. Fotos O Jornalzinho

Bárbara Batista 09-04

Leopoldo Cesar Della Torre - 09-04

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

43

Juliana Angelin 09-04


O chefe e o Japonês O japonês telefona para o chefe: ‘Sefi, Japa no vai trabaia hoji, muito doenti. Dô cabeça, dô baliga, dô perna. No vai!’ Diz o patrão: ‘Mas, Japa, eu preciso muito de você aqui, hoje! Olhe, quando eu me sinto assim, eu procuro minha mulher e peço para ela fazer sexo comigo. Isto me faz sentir melhor e então eu posso trabalhar. Tente isto. ‘

Andreza Silva 06-04

Algumas horas mais tarde, o japonês telefona e diz: ‘Sefi, fazi o que sefi mandô. Sinto booom! Za vai trabaiá. Bonita sua casa, sefi!’

Conversa de mães católicas Quatro mães católicas estão tomando chá juntas. A primeira, querendo impressionar às outras, diz: - Meu filho é padre. Quando entram em uma sala todos se levantam e dizem: “Boa tarde, Padre.” A segunda não fica para trás e comenta: - Meu filho é bispo. Quando entram em uma sala todos se levantam e dizem: “Sua benção, Bispo.”

Cláudia B. Buffoni D Avila - 06-04

Cubanos Fidel está fazendo um de seus famosos discursos: - E a partir de agora teremos de fazer mais sacrifícios! Diz alguém na multidão: - Trabalharemos o dobro! - ... E temos de entender que haverá menos alimentos! Diz a mesma voz: - Trabalharemos o triplo! - ... E as dificuldades vão aumentar! Completa a mesma voz: - Trabalharemos o quádruplo! Aí o Fidel pergunta ao chefe de segurança: - Quem é esse sujeito que vai trabalhar tanto? - O coveiro, mi comandante.

Duas velhinhas Duas velhinhas bem velhinhas estão jogando sua canastra semanal. Uma delas confidencia à outra: - Por favor, não me leve a mal. Nós somos amigas há tanto tempo, e agora eu não consigo me lembrar do seu nome, veja só a minha cabeça. Qual é o seu nome, querida? A outra olha fixamente para a amiga, por uns dois minutos, coça a testa e diz: - Você precisa dessa informação para quando?

A terceira, calmamente, acrescenta: - Pois o meu é cardeal. Quando entra em uma sala, todos se levantam, beijam o seu anel e dizem: “Sua benção, Eminência.” A quarta permanece quieta. Então, a mãe do cardeal, só para provocar, pergunta: - E o seu filho, não é religioso? A quarta responde: - Meu filho tem 1.90m, é bronzeado, com olhos verdes, pratica musculação e trabalha como stripper. Quando entra numa sala todo mundo olha e diz: “MEU DEUS!”

O advogado e a prova oral Aluno de Direito ao fazer prova oral: - O que é uma fraude? - É o que o senhor professor está fazendo - responde o aluno. O professor fica indignado: - Ora essa, explique-se. Então diz o aluno: - Segundo o Código Penal, ‘comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para prejudicá-lo’.

Thamíris Mendes 07-04

Patricia Alves 07-04

Digo Policiano 07-04

44

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


Vit贸ria Boldrin 07-04

Lu铆sa Barsotini Barbosa - 07-04

Isabela Favoretto 08-04

Aline Zanitti 08-04

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

45

Magnus Dias 08-04


Juliana Dassan de Oliveira - 17-04

Fernanda Primini - 18-04

Leonardo M. Chiconello - 18-04

Armandinho Catalano - 18-04

Joao Henrique F. D’Elia - 19-04

46

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


As Loiras

O bêbado e a

são Inteligentes

lâmpada mágica

Em uma sala de aula o professor diz - hoje vou provar que as loiras não são burras, vocês três loiras vão provar que não são burras. As três loiras Responde - Tudo bem professor Professor Diz - 1 loira fala um Verbo. Loira 1 Responde Bicicreta Professor Responde Bicicreta não é verbo. Professor Diz - 2 loira fala um verbo. Loira 2 Responde Prastico Professor Responde Prastico não é verbo. Professor Diz - 3 loira fala um verbo. Loira 3 Responde - Hospedar Professor Responde - Viu pessoal como as loiras não são burras, parabéns loira 3 agora mostra para eles que você é inteligente, faz um frase com o seu verbo hospedar. Loira 3 Responde - tudo bem professor minha frase é “Hospedar da bicicreta é de prastico.”

Um playboy muito do beberrão estava num cruzeiro pelo mundo quando o barco afundou. Depois de nadar muito (e estar com muita sede) chegou numa ilhazinha deserta. Logo encontrou uma garrafinha, a qual abriu ávido, mas ao invés de uísque encontrou um gênio. - Tens direito a três desejos, meu amo (Já esperavam isto, não!!!) - Quero uma garrafa do melhor uísque, que nunca esvazie!!! - disse o cara sem pestanejar. PLUFF - apareceu a garrafa. Só que o cara não acreditava em gênios, e começou a beber para ver se era verdade. Só que por mais que bebesse a garrafa continuava cheia. - POXA, não acredito. É verdade mesmo. (e bebia mais, a garrafa cheia) Depois de muito provar, disse: - “Zao he gue e verdade, funziona memo.” O gênio já cansado de esperar, diz zangado: - Faça logo seus outros dois desejos, para que eu possa ser livre!!! - “Endao me ve mais duas desas, que é da boa”...

Tuca Dassan 19-04

Professor e o Burro Irritado com seus alunos, o professor lançou um desafio. - Aquele que se julgar burro, faça o favor de ficar de pé. Todo mundo continuou sentado. Alguns minutos depois, Joãozinho se levanta. - Quer dizer que você se julga burro? - Perguntou o professor, indignado. - Bem, para dizer a verdade, não! Mas fiquei com pena de ver o senhor aí, em pé, sozinho!!!

Caroline Soares 20-04

Edmilson Caetano 20-04

Priscila Boaro 21-04

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

47

Alessandra Conrrado Cury - 24-04


SEMENTES FONTE: Sites esotéricos

Irmão Rodrigo Dias mongedias@hotmail.com Uma poderosa oração!

Paz e Unidade! Quero partilhar com vocês, com muito carinho, uma oração que muito me vale em tempos onde a barca da minha vida está agitada pelas incontáveis ondas e violentos ventos! Certamente muitas situações em nossas vidas existem para provar nossa capacidade de permanecer... De superar... E de não perder o equilibro! Mas, nem tudo depende de nós e muito menos nem tudo podemos resolver. Um árduo, belo e seguro caminho nestas situações é a oração. Que esta oração a Nossa Senhora do Equilíbrio que tanto apazigua meu coração conforte, equilibre e de animo ao seu! “Virgem Mãe de Deus e dos homens, M A R I A . Pedimos-vos o dom do equilíbrio cristão, hoje tão necessário à Igreja e ao mundo. Livrai-nos de todo o mal; salvai-nos do egoísmo, do desânimo, do orgulho, da presunção e da dureza de coração. Dai-nos tenacidade no esforço, calma no insucesso, humildade no êxito feliz. Abri nossos corações à santidade. Fazei que pela pureza de coração, pela simplicidade e amor à verdade, possamos conhecer nossas limitações. Alcançai-nos a graça de compreender e viver a palavra de Deus. Concedei-nos que, pela Oração, Amor e Fidelidade à Igreja na pessoa do Sumo Pontífice, vivamos em comunhão fraterna com todos os membros do Povo de Deus, Hierarquia e fiéis. Despertai-nos profundo sentimento de solidariedade entre irmãos, para que possamos viver, com Equilíbrio, a nossa Fé, na Esperança da eterna salvação. Nossa Senhora do Equilíbrio, a Vós nos consagramos, confiantes na ternura da vossa maternal Proteção. Amém!”

Áries: No fundo você vai se concentrar muito mais na vida amorosa para que a situação permaneça em equilíbrio, porque se você está solteiro você vai suavizar as formas, tem alguns detalhes especiais em mostrar seus sentimentos. É um mês interessante para conhecer pessoas.

Virgem: Em sua vida amorosa vai ter altos e baixos, a relação de coabitação pode ser aceitável desde que não haja interferência externa, família ou amigos, você preserva a sua privacidade. Para o fim de abril, as circunstâncias e mal-entendidos podem levar a complicações.

Aquário: Se você é o único que pode estar enfrentando uma crise devido às responsabilidades domésticas, das relações com os filhos, se os tiver, ou gestão do dinheiro, as circunstâncias externas afetará o equilíbrio emocional do casal, você tem que corrigir algumas coisas e maus hábitos.

Touro: Sua vida amorosa deve ser considerada que a Lua estará muito ativa, a fim de crescer, isso pode despertar força emocional intensa, embora seja muito favorável para a vida amorosa e sexual também pode arrastar para uma discussão considerável e sofrer ciúme incontrolável.

Libra: Na visão geral abril permite antecipar o futuro, os problemas, com certeza, as suas idéias são grandes, e aplicados ao trabalho e negócios pode gerar lucros substanciais, mais se você apontar, no exterior, publicidade e promoção serão o seu principal ferramentas de sucesso.

Peixes: Família é importante, se você se distanciar quaisquer que sejam as razões, será a construção de um muro que não beneficia ninguém. No reino espiritual é onde talvez você possa coletar mais benefícios, em um retiro, curso, conferência ou reunião de pessoas com os mesmos interesses.

Gêmeos: Você deve estar bem emocionalmente para a presença da Lua, talvez em sua vida amorosa e familiar, a situação não é como você quer, mas se você está com seus entes queridos você vai se sentir melhor. Para sua vida pessoal é algo para dedicar mais tempo e atenção, a maioria dos problemas é por isso.

Escorpião: Abril é um mês de reiniciar, mas tenha em mente uma coisa, sem ajuda externa você não pode avançar, e se você faz parte de um grupo de liderança evita. A situação econômica é difícil, despesas pessoais e familiares principalmente, e não parece estar em par.

Câncer: É hora de renovar os compromissos e acordos, incluindo promover e formalizar parcerias, se elas já existem vai sofrer uma profunda transformação. Você está indo enfrentar os obstáculos, mas também tem suas oportunidades, e que é melhor contar com alguém que pode acon-

Sagitário: É um mês onde o lazer dá lugar a obrigações profissionais onde a ambição é reescrever o roteiro de sua vida. A vida amorosa também terá que fazer uso da imaginação para quebrar costumes e tradições. Tempo para crescer, para ter horizontes emocionais e afetivos.

selhar.

Leão: A respeito de seus sentimentos será muito sensível, pode tornar difícil viver com o seu parceiro, a necessidade de experimentar e inovar são improváveis que seja satisfeito no casal. Estes dias podem ter de esclarecer algumas confusões de família, e até mesmo ter de fazer uma viagem.

Capricórnio: Um mês para discutir algumas questões relacionadas com a amizade, à troca de favores, concessões, projetos que possam envolver os seus melhores seres. Sua vida amorosa pode ter sido de rotina, mas, apesar da monotonia você mantém paixão suficiente.

Reze com fé! E que pelas mãos da Virgem Maria nossos pedidos cheguem ao coração de Deus que é amor! E não se esqueça... Na duvida!? Ore! Grande e forte abraço!

48

O JORNALZINHO - ABRIL / 2013

Acesse nosso site www.ojornalzinho.com.br e fique atualizado!


O Jornalzinho - Abril 2013