Issuu on Google+

Edição finalizada dia 10/01 - previsão de distribuição entre dias 14 e 15 de Janeiro. === Designer: Rafael Polississo /// Foto: Luciano /// Maquiagem: O Boticário /// Veste: La No Lu /// Acessórios: Elvis Bolsas /// Produção: Mila Rossetto /// Ambientação: Chácara Lima e Lima


O ano é de Copa do Mundo e por aqui começa o desfile da seleção da beleza, da simpatia, da alegria, a seleção de gatas de O JornalZinho. Nesta primeira edição de 2010, apresentamos a linda Daiele Fonseca, que foi destaque no passado quando participou da etapa paulistana do concurso Menina Fantástica. Filha de Valdemir Carlos e Márcia Cordeiro da Fonseca ela tem 15 anos de idade (fará 16 em fevereiro), é estudante do ensino médio no Colégio Santa Inês. Ela diz que é teimosa, sincera, gosta de andar a cavalo e curte sair com as amigas. Quando o assunto é música, seu ídolo é o cantor americano Jason Mraz e a música preferida é Lucky.

Tudo de novo Leitores e amigos, começamos mais um ano de muito trabalho. Trata-se de um ano importantíssimo para o país, pois teremos eleições para eleger um novo presidente, governador, deputados e senadores. Então, é bom que todos fiquem bem informados. Não podemos nos perder dos reais objetivos para nossas vidas apenas pensando na Copa do Mundo, que também será um evento importante para o esporte neste ano, é preciso termos sempre em mente que a Copa acaba, mas a vida continua, portanto, eleger bem nossos políticos talvez seja mais importante do que torcer pela Copa do Mundo de Futebol. Aproveite a onda positiva da torcida e faça escolhas certas para o bem de todos. Se você fez sua lista de planos para 2010, esperamos que possa concretiza-la pelos meses que teremos adiante. Aqui, em O JornalZinho, a nossa lista de planos começa com trabalho, trabalho e trabalho, é assim que contribuímos para registrar os bons momentos de sua vida neste novo ano.

conteúdo de O JornalZinho, que se faz presente em seis cidades da região levando sempre uma mensagem de alegria. O ano é novo, e o ânimo para continuar fazendo deste trabalho o sucesso esperado por todos também se renova a cada dia, com muito mais envolvimento da nossa equipe.

Que seja um ano de muitas alegrias, de conquistas, de consciência crítica para escolher o que é bom, e de muita paz. Obrigado por estarem conosco, bem-vindos a mais uma viagem, em mais um novo ano.

Daiele, obrigado por estar aqui, que você tenha sorte em 2010, desejamos sucesso.

Até a próxima!

O JornalZinho é uma publicação de:

Conforme havíamos antecipado, em 2010 celebramos 20 anos de estrada, construindo uma história de honestidade, seriedade e respeito aos leitores, internautas, patrocinadores e fornecedores. São 20 anos colecionando amizades, ganhando o carinho e o respeito de todos, escrevendo a nossa página na história da comunicação de São José do Rio Pardo e da região.

MASTER PUBLICIDADES E EVENTOS S/S LTDA

CNPJ: 03.015.123/0001-94

Registrado no Orgão Competente Av. Independencia, 306-A - Fone: (19) 3681-5529 Responsável: Mauro Boaro (19) 9775-6745 Redator: Gilmar Ishikawa Dep. Jurídico: Dr. Fernando Francisco Vitali Cônsolo Dr. Márcio Domingos Rioli (OAB/SP 132802) Criação/Design: Luís Eduardo Farfoglia Morgan / Rafael Polississo / Mauro Boaro Tiragem: 7.000 (SETE MIL) exemplares Distribuição: Gratuita e Aleatória Periodicidade: Mensal Site Internet: www.ojornalzinho.com.br E-Mail: ojornalzinho@ojornalzinho.com.br

Aproveitamos para comentar que, nesta edição, estamos acolhendo nosso mais novo companheiro: o esportista, bacharel em Direito, bancário, radialista e sempre amigo, Nelson Leandro Capiteli, que chega por aqui para contar todas do mundo do futebol, na sua coluna Bate Bola. Nelson, obrigado por nos escolher. Desejamos sucesso. Seja bem vindo.

O Jornal não se responsabiliza por artigos assinados e conteúdo de propagandas, são de responsabilidade de seus autores.

Nesta edição, como nas outras que se passaram, trazemos inúmeros e variados assuntos. Nem sempre é possível publicar todas as fotos deles, afinal de contas, foram 3.230 fotos publicadas no site no mês de dezembro. Mas procuramos sempre e sempre, um espaço para pelo menos registrar o acontecimento no qual você, leitor e internauta, marcou presença. Por aqui os espaços são bastante divididos, entre as fotos e o conteúdo informativo, pois, informação é elemento essencial de um veículo de comunicação. Aproveitamos para agradecer aos leitores e internautas pelos elogios ao

2

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


com Nelson Leandro Márcio Araújo é o treinador do Sertãozinho no Paulistão da A-1. Ano passado, o rio-pardense quase subiu com o Figueirense/SC para a Série A do Brasileirão 2010. Sucesso! Os rio-pardenses Alessandro Darcie (Guri), João Marcos Giovanelli e Marcelo José Feltran Júnior foram escalados como árbitros e assistentes nos jogos da Copa SP de Juniores, que termina em 25/01. O tapiratibense André Luiz Riquena também está na lista. O zagueiro Matheus Ferraz Pereira jogará pelo São Caetano no Paulistão da A-2. O rio-pardense (que marcou Carlito Tevez na goleada histórica de 7 a 1 quando defendia o Santos FC em 2005) jogou ano passado pelo Noroeste de Bauru. O rio-pardense Edson Boaro segue como diretor das categorias de base do São Bernardo FC. O “Tigre” do Grande ABC disputará o Paulistão da A-2. Para assistir um jogo do Paulistão da A-1 nos estádios: R$ 30,00 o ingresso mais barato (arquibancada descoberta)... O São Paulo FC tem uma das melhores estruturas do futebol profissional. Um dos seus fisioterapeutas continua sendo o riopardense Carlos Alberto Presinoti (Betinho), que atua ao lado do famoso Rosan. Corinthians em 2010: o melhor ou pior de todos. Não tem meio termo! O “incaível” Santos pode cair em 2010...

www.internacional.com.br

O Palmeiras de 2009 foi um... deixa pra lá!

Andrezinho (foto) continuará no Internacional/RS. Merecido. Jogará o Gauchão, Copa do Brasil e Libertadores. No Palmeiras, o meia teria mais espaço na mídia, mas só jogaria o Paulistão no 1.º semestre.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

3

Acessem

www.ligariopardensedefutebol.com.br


Nome popular:

Abóbora-menina (Cucurbita pepo), Jerimum (no Nordeste) Herbácea rasteira, muito ramificada, podendo atingir 10m de comprimento. Suas folhas são pecioladas e apresentam pêlos ásperos. As flores amareloalaranjadas, são femininas e masculinas em uma mesma planta. Existem várias espécies dessa planta: a Cucurbita pepo tem os frutos compridos com uma extremidade arredondada. A Cucurbita moschata é mais a arredondada e a Cucurbita máxima também chamada moranga, tem o formato arredondado e chato. Todas apresentam em seu interior sementes. É uma planta própria de clima quente, adaptando-se a qualquer tipo de solo, entretanto prefere os areno-argilosos. Reproduzse por sementes que devem ser plantadas em local definitivo, nos meses de agosto a novembro, produz os frutos após 3 meses de

Primeiro aniversário

Um registro do primeiro aniversário da Lara Gimenes Guardabaxo, filha de Patricia e Paulo Rodrigo, que completou 1 ano de idade no dia 15 de dezembro. A comemoração foi no Trivial Buffet, no dia 13. Parabéns e muita saúde!

Helena Ferian Ferreira

3 anos dia 19/01, parabéns dos pais Ana Lígia e Osvander

Diogo H. Marsulo Ferian

2 anos dia 26/01, parabéns dos pais Natana e Gilberto

Aniversário de Lara e Lívia

No dia 28 de novembro Lívia e Lara, filhas de Vivia e Donato Manetta comemoraram seus aniversários de 3 e 1 anos respectivamente, ocasião em que foram paparicadas pelos amigos e familiares. Saúde e vida longa! Tem mais 39 fotos no site!!!

plantio e podem ser colhidos verdes ou maduros. Origem: América Central. Conforme alguns autores a abóbora , o milho e o feijão constituíam a base da alimentação da civilização dos maias astecas e

incas. No Brasil a abóbora surge espontaneamente às margens do Rio São Francisco, produzindo frutos de grande tamanho e qualidade. O peixe a abóbora e a farinha de mandioca, são os alimentos dos habitantes das margens desse rio. Cambuquira é o nome de uma cidade do interior mineiro, mas também o nome de uma comida muito apreciada em algumas regiões do Brasil, onde o broto da abobreira é utilizado junto com o angú feito com fubá de milho; Serviu de alimentação, principalmente para os desbravadores. Indicação e utilização: A polpa dos fruto devem ser utilizados frescos. As sementes podem ser secas ao ar livre ou no forno. Polpa: Pode-se fazer um purê, substituindo a batata; Caldos e sopas. Pode ser cozida junto com o feijão, há o famoso quibebe que vai junto com o quiabo e carne seca, etc. Não nos esqueçamos do Doce de abóbora com cocô ralado... É irresistível, Cuidado com o consumo excessivo, manda por água abaixo qualquer regime... (Fonte: pt.shvoong.com)

4

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Aniversariantes de JANEIRO (01) - José Cláudio Furlan (02) - Rosângela Dias de Lima Leão (03) - Marco Antônio Cassucci (03) - Luana Ap. de Andrade Zanitti (04) - Fátima de Lourdes Prevital Corrêa (05) - João Hideyuka Miyazawa (06) - Carlos Renê Nogueira Navega (06) - Débora Gusmão Olivieri (06) - Luís Paulo de Moraes da Silva (07) - Cristiano Boaro Corrêa (07) - Ruy Edgard Mandoni (08) - Ligia Lopes Rueda (08) - Lucas Milan Zanetti (09) - José Francisco Dessimoni (09) - Daniela Tartaroti (09) - Betania Yong Braga (09) - Patrícia Jarreta Fernandes Corrêa (10) - Patrícia Mantovani Risso (11) - Érica Ferreira Silva (11) - Fabiano Luís Capecci (Bem Te Vi) (11) - Adriana Ferraresi Raddi (11) - Isaias Silva (12) - Silvia Helena Bariani (12) - Juliana Sciliano (13) - Francisco Gecier Soares (13) - Marlene de Assis (13) - Virginia de Souza (13) - Letícia Kindermann Gervásio (13) - Aparecida de Faria Rodrigues (14) - Hernani Schiavon Lopes Gil (15) - Ricardo Carlesso Nasser (15) - Aparecida Gomes de Araújo Moraes

(15) - Nilza Lucio dos Santos (15) - Airton Mancuso Jr. (16) - Jair de Lima (18) - Matilde Catarina Della Torre Gonçalves (20) - Dirceu Chiconello (20) - Ana Paula Gervásio Constâncio (21) - Mariane Zani Minucci (22) - Claudia Meireles (22) - Marcelo Rodrigues de Mello (23) - Osvaldo Pascoal de Souza (23) - Michel Prevital Correa (24) - Paulo Ricardo Boaro (24) - Alvino Vianna Filho (24) - Pamela Stefani de Mello (25) - Benedita Aparecida Cremasco Sciliano (25) - Rocheli Lofrano Rodrigues (25) - Cleber Luis Kindermann Gervásio (26) - Regina Aparecida Agassi Corrêa (27) - Alexandre Ricardo dos Santos (27) - Ieda Giovaneli (27) - João Batista Zanitti Júnior (28) - Gabriela dos Santos (28) - Rute Mendes da Silva (28) - Fernanda Sciliano (28) - Fernanda de Sousa Luvizaro (28) - Rita Cássia Milan Zanetti (29) - Donizete Pereira de Araújo (29) - Inês Prevital de Moraes (30) - Elizabete Zani Minucci (30) - Ivair Breda (30) - Anderson Juventino da Fonseca (30) - Juliana Ferreira da Silva (31) - Maria Sueli Zanetti de Carvalho

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Festa para Fátima Padula

Com uma animada festa no Grêmio Nestlé, a senhora Fátima Padula comemorou seus 50 anos de vida, na noite de 11 de dezembro, ocasião em que foi cumprimentada pelos amigos e familiares. Parabéns! Tem 49 fotos no site!!!

Os 15 anos Nathalia Demartini

Na noite de 19 de dezembro, a gatinha Nathalia Demartini recebeu merecidos cumprimentos pela chegada de seus 15 anos. A comemoração foi no Salão de Festas Três Reis, entre amigos e familiares. Parabéns, Nathália! Tem 60 fotos no site!!!

Garota e Garoto “Laudelina”

A E.E. “Profª Laudelina de Oliveira Pourrat” encerou as atividades de 2009 promovendo, pelo sétimo ano consecutivo, o concurso Miss Garota e Garoto “Laudelina”. O evento foi na noite de 9 de dezembro e prestigiado por centenas de pessoas que marcaram presença para torcer pelos seus candidatos favoritos. Foram vencedores: Igor Gabriel Moraes (Garoto Infantil), Jonas Lourenço Orlando (Garoto Juvenil), Talissa Carolina Orfei (Garota Infantil), Joice Silva Peachazepi (Garota Juvenil) e Mariane dos Santos Cunha (Garota Simpatia). Parabéns a todos os participantes, aos alunos, professores e demais funcionários, e à comunidade do Vale do Redentor. O evento está no site, acesse e veja 164 fotos.

As fotos do concurso podem ser reveladas em nosso escritório EM ALTA QUALIDADE Passe pela Av. Indepenência, 306-A ou ligue: 3681-5529

Lingerie

verão 2010

Os principais estilistas já ditaram a regra para a próxima estação: tudo será bastante natural. Logo, porque não estender esta tendência para a moda íntima? A sociedade se recuperando da crise atual, vem com uma moda consciente tanto em termos ecológicos, quanto em termos econômicos e sociais. O novo estilo da moda íntima passa por um processo, colocando no mercado lingeries desenvolvidas de acordo com o corpo, o desejo e o dia-a-dia de suas consumidoras. Com o início do calor, é comum vermos nas ruas mulheres com regatas, shorts, saias e vestidos mais leves. Mas e as calcinhas?

Será que estamos usando os tecidos certos para a estação. Especialistas indicam que é preciso ficar atento a isto porque a má ventilação nas partes íntimas pode causar alergias. Por isso, algumas grifes de lingeries, estão lançando produtos conhecidos como a super microfibra. Elas são mais finas do que a microfibra comum, proporcionam conforto térmico e facilitam a transpiração, porque absorvem e eliminam rapidamente este suor, típico em épocas quentes. Foi lançado também para a estação mais quente do ano a coleção inspirada na natureza das árvores. Para quem é atento à tecnologia empregada na indústria têxtil, a lingerie promete agradar.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

5

Por:

Rosa Padula Camilo


A escolha da escova é o primeiro passo para

cabelos lisos e saudáveis

As cerdas e a base da escova contribuem para beleza dos fios Escovar os cabelos já faz parte dos dia a dia das mulheres. O problema é que muitas esquecem que esse detalhe pode estragar os fios. Os cuidados, principalmente com a escolha da escova, são essenciais para manter os cabelos

Aniversário do Guilherme Flamínio

Aniversariante do dia 3 de janeiro, o promotor de eventos Guilherme Flamínio festejou em grande estilo, numa balada que movimentou o circuito festeiro da cidade, na noite do dia 2, recebendo os amigos no Club Lounge para curtirem a noite ao som de DJ’s e do Grupo Adere. Parabéns, Guilherme!

Aniversário da Nathalia Abichabki

O clima foi de conto de fadas no aniversário da Nathalia Abichabki, filha de Marcelo e Rita. A comemoração foi em dezembro (a galera não informou a data!), na festa realizada no Trivial Buffet. Na foto Rita, Nathália, Amanda e Marcelo Abichabki. Fotos: Foto Líder

Tem 51 fotos no site

saudáveis Escovação: Fatores positivos: o simples ato de escovar os cabelos leva o óleo da raiz até as pontas, evitando que os fios fiquem ressecados, já que nos cabelos longos ou encaracolados o óleo natural acaba demorando mais para “hidratar” por completo os cabelos. Fatores negativos: a maioria das mulheres, na hora de escolher uma escova, apenas olha as mais bonitas, vibrantes ou coloridas. Mas, em alguns casos, não essas que vão colaborar com a saúde dos seus cabelos: Na hora de comprar a escova verifique se o tamanho e o modelo combinam com seu cabeloNa hora da compra: Alguns detalhes te ajudam a fazer a escolha certa: - se você tem cabelos longos opte sempre por uma de plataforma quadrada, elas não quebram, e nem machucam o couro cabeludo - caso tenha cabelos curtos use escovas de cerdas com bolinha nas pontas, isso protege a raiz, não machucando o couro. As de alumínio também são ótimas, mas prefira as finas que não deixam os cabelos volumosos Para comprar uma escova, escolha junto com seu cabeleireiro, peça para ele te indicar o tamanho ideal, o modelo, e uma boa marca. Na minha opinião as melhores escovas e que apresentam mais tecnologia são as das marcas “Condor” e “Prada”. -para cabelos chaneis, use escovas medias número seis ou sete, com placa de alumínio dentro e ou com cerdas naturais -para quem tem cabelão, nunca use escovas com cerdas de bolinhas nas pontas, elas provavelmente iram embaraçar e não será fácil para remodelar os fios Outro fator importante é a higiene destas escovas, evite utilizá-las repetidas vezes sem lavar. Utilize a cada escovação um anti bactericida, lave com xampu e deixe secar bem. Também é importante lembrar que as escovas com cerdas naturais nunca devem ser guardadas úmidas, caso contrário os fungos e o mal cheiro vão aparecer e com certeza passaram para os cabelos. Sylvio Rezende (Fonte: yahoo.minhavida.com.br)

Comemoração em dose dupla

Uma grande festa, nos dias 5 e 6 de dezembro, marcou a comemoração dos aniversários das amigas Rosângela Tem Ferreira e 29 fotos Alessandra no site Moreira. Elas reuniram os amigos e familiares no Rancho Santo Expedito onde a alegria foi o tempero do churrasco animado pelo Grupo Adere e pela dupla Divar Cruz Eurico. Parabéns!

6

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Existem pessoas que não gostam de cães. Estas, com certeza, nunca tiveram em sua vida um amigo de quatro patas. Ou, se tiveram, nunca olharam dentro daqueles olhos para perceber quem estava ali.

Planejamento de

casamento

Um cão é um anjo que vem ao mundo ensinar amor. Quem mais pode dar amor incondicional Amizade sem pedir nada em troca Afeição sem esperar retorno Proteção sem ganhar nada Fidelidade 24 h por dia? Ah, não me venham com essa de que os pais fazem isso... Porque os pais são humanos Se irritam, se afastam. Um cão não se afasta mesmo quando você o agride

Por onde começar?

O grande segredo é não deixar nada para a última hora. O ideal é iniciar os preparativos com um ano de antecedência para que tudo saia perfeito, assim o casal terá tempo suficiente para decidir qual será o estilo da cerimônia religiosa e festa, assim poderá ver com calma todos os detalhes que cercam a ocasião. Por isso, ter cautela é fundamental, já que o estresse e a ansiedade serão seus companheiros até que chegue enfim o dia. Não podemos deixar de destacar que o planejamento do casamento envolve além de visitas, também buscar por informações pertinentes com outros noivos. Outro ponto são as escolhas dos trajes, principalmente o da noiva, porque as mulheres costumam ser bastante indecisas e ficam dias ou meses à procura da composição ideal. No entanto, não é interessante decidir tudo com pressa, afinal ela é inimiga da perfeição e poderá tornar seu lindo sonho num tremendo pesadelo totalmente desagradável.

Ele retorna cabisbaixo, pedindo desculpas por algo, que talvez não tenha feito. Lambendo suas mãos a suplicar perdão.

Apenas tenha em mente que o quanto antes começar a conferir os detalhes do evento melhor será. Desta maneira, tudo ficará perfeito e o seu casamento ficará durante anos na sua memória e dos seus convidados. Confira novas dicas nas próximas edições.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

7

Alguns anjos não possuem asas Possuem quatro patas, um corpo peludo nariz de bolinha, orelhas de atenção olhar de aflição e carência Apesar dessas aparências São tão anjos quanto os outros (aqueles com asas) dedicam-se aos humanos tanto quanto qualquer anjo costuma dedicar-se. Que bom seria se todos os humanos pudessem ver a humanidade perfeita de um cão! (Enviado por Maria Elisa Carriero)


Natação campeão em Araras

No dia 4 de dezembro nadadores rio-pardenses, da equipe Atletic Comp, competiram no torneio “Cai na água”, promovido em Araras, na Associação Atlética Ararense. De lá trouxeram 32 medalhas conquistadas em várias modalidades. Valeu galera!

Escolha o melhor cristal para ativar suas energias Nada melhor do que cristais para equilibrar nossas energias. Cada cristal tem o poder de ativar as energias em diferentes setores da vida. Melhorar o lado mental, curar uma doença e impulsionar diversos sentimentos, para tudo isso existe um cristal correspondente.

Tem 18 fotos no site

Para melhorar a alegria Se você está se sentindo triste, procure ter o citrino, o quartzo rosa ou o transparente em casa. Devido a alta freqüência vibratória em relação à Terra, esse cristal estimulam o riso, a voz, os pés e as mãos.

Tênis de mesa da AAR

Uma grande galera participou no dia 12 de dezembro do torneio de tênis de mesa promovido pelo professor Celso Erconides na Associação Atlética Riopardense. Animadas disputas aconteceram por lá, com presença de: Gustavo S. Berti, Iago G. Guirro, Felipe Buffoni, Henrique S. Dias, Paulo Cesar R. da S. Junior, Marcos Roque Pinto, José Otávio M. Curi, João Carlos Mancuso Jr., Samuel B. Carrão, Vinicius Saran Alves, João Guilherme Marin Filho e Celso Augusto R. Ribeiro. Parabéns a todos pela iniciativa e participação.

Sinta-se mais feliz O seu estado de ânimo pode melhorar se você tiver um rubi, uma granada ou um âmbar em casa. Esses cristais têm relação com os olhos, a pele e o coração. A vibração desse cristal ajuda na felicidade interior.

Tem 18 fotos no site

Procure a tranqüilidade Quem estiver em um ritmo muito acelerado pode providenciar uma hematita. Esse cristal energiza os ombros, as pernas e a circulação sanguínea. Tenha mais bondade Se você quer melhorar essa qualidade em você, o indicado é ter uma ágata. Devido a sua capacidade expansiva, este cristal age no sistema circulatório. Melhore sua pureza Naquelas fases em que você precisar de purificação, providencie um ônix branco. Esse cristal possui alta freqüência universal e atua nos dedos, nas mãos e no tato.

Corrida de São Silvestre

No dia 31 de dezembro de 2009, os rio-pardenses José Roberto Lopes e Luiz Fernando Pereira de Jesus, integrantes da equipe “Loucos Por Corrida”, participaram da tradicional Corrida de São Silvestre, nas ruas de São Paulo. José Roberto terminou na 237ª colocação e Luiz Fernando na 997ª. Ainda em dezembro, no dia 6, José Roberto, Luiz Fernando e Luiz Carlos de Oliveira, também da equipe, participaram da Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Potencialize seu trabalho Para conseguir prosperidade no trabalho é bom ter em casa: opala, jade e pirita. Como são cristais muito energéticos, podem atrair boas energias relacionadas à evolução humana. Energizam o aparelho digestivo, a coluna vertebral, o sistema respiratório e os músculos. Aumente a espiritualidade Os que pretendem melhorar o lado espiritual devem escolher uma turquesa ou um lápis-lazuli. As vibrações desses cristais com o Sol ajudam no desenvolvimento interior. As ações desses cristais são relacionadas à glândula tiróide e pituitária. Energizam a intuição, os desejos e aumentam a luz interior. (Fonte: www.zastros.com.br)

8

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Sorteio de computador na People Terminou na manhã de 30 de dezembro a promoção de aniversário da People Rio Pardo que sorteou um super computador entre participantes de São José do Rio Pardo, Tapiratiba, São Sebastião da Grama e Itobi. Cerca de 10 mil cupons estavam concorrendo e a feliz ganhadora foi Érica Lourenço da Silva, de 14 anos, moradora do Sítio Nossa Senhora Aparecida, em São José do Rio Pardo. Nossos cumprimentos à ganhadora e ao casal Paulo e Elaine, pela iniciativa. E se você também quer ser um vencedor, já sabe: faça People! E fique de olho nas futuras promoções da escola.

Resultado do concurso

Cardápio rico em nutrientes e bons

“Fotografe a Cidade”

Conforme anunciado, estamos divulgando nesta edição o resultado do concurso cultural “Fotografe a Cidade”, para premiar a melhor imagem de São José do Rio Pardo encaminhada por leitores e internautas. Através de parceria com a empresa Elvis Bolsas e Acessórios, do empresário Paulinho Viana, o vencedor do concurso estará recebendo uma câmera fotográfica digital, para fazer muitos outros cliques das belas paisagens de todos os cantos. Após análise e checagem das imagens, a comissão julgadora do concurso escolheu como trabalho vencedor a foto “Casa na roça”, de Fabrício Xavier Trevisan – mostrando uma propriedade na estrada do Circulo 18, que retrata a bucólica São José, longe da correria e com natureza preservada.

A galera parece não ter compreendido bem o espírito da promoção, que solicitava fotos com elementos da cidade. As fotos ou foram muito comuns ou deixaram de mostrar aspectos que caracterizassem o município. Outro detalhe, muitas das fotos enviadas não obedeceram o tamanho solicitado e foram desclassificadas, apesar de alguns bons trabalhos. Autores de outros trabalhos classificados recebem uma camiseta de O JornalZinho: Bruno dos Santos Fernandes Corrêa, Eliseu Cardoso, Luís Fernando Bertocco Parisi e Matheus Aranda Temístocles. A entrega dos prêmios será divulgada na próxima edição. Fique atento, em 2010, vem mais promoção por aí!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

9

hábitos ajudam a melhorar a acne

Na adolescência, meninos e meninas estão sujeitos a encarar algumas mudanças que mexem com sua auto-estima e causa constrangimento na hora de se relacionar com as pessoas. A acne, uma dermatose inflamatória que se desenvolve nos folículos pilossebáceos, é considerada uma das mais incômodas. Esta doença de pele, muito frequente na adolescência, pode deixar cicatrizes que acompanharão garotos e garotas por um bom tempo, afetando seu lado emocional por não ser agradável esteticamente. A mudança nos hábitos alimentares pode ajudar a diminuir a acne nos adolescentes. Segundo estudo publicado recentemente pela ‘BMC Public Health’ – especializada em aspectos epidemiológicos e saúde pública – um cardápio rico em carboidratos refinados e açúcar pode piorar o quadro de acne para quem já tem predisposição à doença. Por exemplo, adolescentes que não tem o hábito de ingerir frutas, verduras e legumes, e em contrapartida consomem altas quantidades de alimentos ricos em farinha refinada, chocolate, produtos industrializados em geral, costumam ter uma pele pior do que aqueles que mantém um cardápio balanceado. Estes alimentos possuem um alto índice glicêmico (IG) e são responsáveis por aumentar as taxas de glicose no sangue e também a produção de insulina, a qual em excesso aumenta a taxa de gordura corporal causando um desequilíbrio orgânico. De acordo com a nutricionista do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria Estadual do Governo de São Paulo, Elaine Rocha de Pádua, “na prevenção e tratamento da acne, o consumo de alimentos com poder antioxidante é fundamental. Para ter pele bonita, todos nós devemos consumir com moderação, alimentos industrializados com alto teor de conservantes, corantes, aromatizantes e sal, além de tomar cuidado com frituras e embutidos.” Cardápio regulado Os adolescentes devem incluir no cardápio alimentos com poder antioxidante rico em Vitaminas C e Betacaroteno, entre eles a goiaba, salsinha, pimentão, acerola, brócolis, tomate, mamão, cenoura e abóbora. Também precisam consumir minerais como o Zinco, com ação antiinflamatória encontrado na semente de abóbora, de girassol, aveia, peixes, frutos do mar, ovos, entre outros. A nutricionista alerta ainda, para a importância de outras vitaminas e minerais como o Cromo que diminui a resistência à insulina; a Vitamina B6 – auxilia no equilíbrio do metabolismo hormonal; Vitamina B2 – controla a oleosidade da pele e a Clorofila, um néctar da natureza, que promove a desintoxicação melhorando o funcionamento do fígado e do intestino, encontrada na couve manteiga, brócolis, rúcula, agrião, hortelã, salsinha, almeirão e catalônia. (Fonte: oqueeutenho.uol.com.br)


Arrogância de alguns jovens (Enviado por Arruda Filho) 01 - Dia da Confraternização Universal 01 - Dia Mundial da Paz

04 - Dia da Abreugrafia 06 - Dia da Gratidão 06 - Dia de Reis

07 - Dia do Leitor 07 - 1º Voto Popular (1789) 07 - Dia da Liberdade de Cultos 08 - Dia da Fotografia 08 - Dia do Fotógrafo

Essa é uma homenagem à

Oração

de

Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade. Teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro. Ao acabar mais um dia, quero-Te dizer obrigado por tudo aquilo que recebi de Ti. Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar e pelo sol, pela alegria e pela dor, pelo o que foi possível e pelo o que não foi. Ofereço-Te tudo o que fiz, o trabalho que pude realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos e o que com elas pude construir. Apresento-Te as pessoas amigas, as amizades novas e os antigos amores. Os que estão perto de mim e aqueles que pude ajudar, as com quem compartilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria. Mas também, Senhor, hoje quero Te pedir perdão. Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto, pela palavra inútil e o amor desperdiçado. Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito, perdão por viver sem entusiasmo. Também pela oração que aos poucos fui adiando e que agora venho apresentar-Te, por todos meus olvidos, descuidos e silêncios, novamente Te peço perdão. Que os próximos dias sejam sempre abençoados. Paro a minha vida diante do calendário e te apresento meus dias, que somente Tu sabes se chegarei a vivê-los. Hoje, Te peço para mim, meus parentes e amigos, a paz e a alegria, a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria. Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando a toda parte um coração cheio de compreensão e paz. Fecha meus ouvidos a toda falsidade e meus lábios a palavras mentirosas, egoístas ou que magoem. Abre sim, meu ser a tudo o que é bom. Que meu espírito seja repleto somente de bênçãos para que as derrame por onde passar. Senhor, a meus amigos que lêem esta mensa-

Agradecimento

turma de cabelos brancos. Um jovem muito arrogante, que estava assistindo a um jogo de f utebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo dele, porque era impossível a alguém da velha geração, entender esta geração. Vocês cresceram em um mundo diferente, um mundo quase primitivo, o estudante disse alto e claro de modo que todos em volta pudessem ouvi-lo.

gem, enchei-os de Sabedoria, Paz e Amor. E que nossa amizade dure para sempre em nossos corações. Enche-me, também, de bondade e alegria para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho possam descobrir em mim um pouquinho de Ti. Daí nos sempre dias felizes, e ensina-nos a repartir felicidade.

Nós, os jovens de hoje, crescemos com Internet, celular, televisão, aviões a jato, viagens espaciais, homens caminhando na Lua, nossas espaçonaves tendo visitado Marte. Nós temos energia nuclear, carros elétricos e a hidrogênio, computadores com grande capacidade de processamento e..., numa pausa para tomar outro gole de cerveja. O senhor se aproveitou do intervalo do gole para interromper a liturgia do estudante em sua ladainha e disse: - Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas quando nós éramos jovens... Por isso nós as inventamos. E você, o que você está fazendo para a próxima geração? Foi aplaudido ruidosamente, de pé!

09 - Dia do Astronauta 09 - Dia do Fico 12 - Dia do Contador 14 - Dia do Enfermo 15 - Dia dos Adultos 17 - Dia dos Tribunais de Contas 19 - Dia do Terapeuta Ocupacional 20 - Dia do Farmacêutico 20 - Dia de Oxalá 21 - Dia Mundial da Religião

24 - Promulgação da Constituição de 1967 24 - Dia da Previdência Social 25 - Dia do carteiro 25 - Aniversário da Cidade de São Paulo 27 - Dia do Orador 29 - Dia do Jornalista 30 - Dia da Saudade 30 - Dia do Portuário 31 - Dia da Solidariedade 31 - Dia Mundial do Mágico

10

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


A vitamina do

Banho de sol O sol é taxado como um vilão para a saúde e de fato é perigoso, quando tem ação prolongada sobre a pele pode levar ao temido câncer de pele. O que não se pode confundir é um Banho de sol de qualidade com uma insolação. O que mais se ouve por aí é que para manter a saúde corporal é preciso manter uma dieta balanceada, fazer muito exercício físico, ingerir somente alimentos saudáveis, todos estes requisitos fazem parte do processo, mas não são suficientes para se alcançar a vitalidade. Pelo contrário, o que estamos sugerindo neste contexto não diz respeito a sacrifício algum, como passar fome, resistir a doces, ficar exausto de malhar, bastariam apenas 15 minutos diários de uma prazerosa tarefa: vestir uma roupa de banho e curtir o sol a beira de uma piscina! Mas o que tem de tão especial nesta ação? Trata-se da vitamina presente nos raios solares que está envolvida em diversas funções corporais, como a atividade imunológica, fortalecimento de ossos, desenvolvimento embrionário, inibidor de câncer, entre outras. Estamos falando da vitamina D, ela se faz presente também em alimentos como

o salmão, por exemplo, nesta forma fica difícil seu consumo, já que ninguém come este peixe todo dia. Mas no caso do sol, a vitamina é gratuita e está disponível diariamente para quem quiser. A seguir, como é ativada a vitamina D no organismo: As partículas de colesterol presentes nos alimentos que ingerimos são usadas para fabricar o composto 7- dehidrocolesterol, uma vez presente em nosso organismo este composto se desloca para a camada externa de nossa pele (a epiderme). Ao recebermos a radiação solar, mais precisamente os raios ultravioletas do tipo B (UVB) que penetram na pele, a molécula de 7dehidrocolesterol passa por várias transformações químicas e dá origem à vitamina D. Para o tempo não ser uma desculpa para se isentar da vitamina D, procure realizar tarefas diárias, como ler o Jornal sentado ao sol. A roupa de banho é ideal, porque o recomendável seria deixar cerca de 30 % do corpo exposto, só não se esqueça do protetor solar. Não dificulte a sua longevidade, divirta-se no verão: tome aquele sol vitaminado! Invista em sua saúde além de manter aquele maravilhoso bronzeado dourado.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

11

Por Líria Alves - Graduada em Química (Fonte: www.brasilescola.com)


Quais os tratamentos e cosméticos pouco aconselhados para o período de calor e sol forte Todo mundo quer ficar produzido e bonito nas férias de verão. Cuidados com pele, cabelo e corpo são essenciais para o visual e para a saúde. A estação do ano, porém, não é a mais indicada para a realização de alguns procedimentos. Além de não trazer os resultados desejados ou durar menos tempo, alguns tratamentos, quando feitos no verão, podem até causar danos para a pele e cabelo. O ideal é programar para depois da sua viagem ou para o outono e o inverno. Retirada de manchas Os ácidos usados no rosto e no corpo para rejuvenescimento, tirar manchas ou estrias não combinam com o verão. Além de usar protetor solar todos os dias, quem passa por esses procedimentos não pode ficar exposto ao sol.

(((01))) Esse animado sexteto marcou presença na reinauguração do Club Lounge -- (((02))) Gabriela Yong, Danila e duas amigas na noite de reinauguração do Club Lounge. -- (((03))) Leandra Catalano e amigos na Chácara do Purga na animada Summer Fest. -- (((04))) Essa galera também foi à Chácara do Purga curtir a Banda Status. -- (((05))) Marcinho bem acompanhado num click na balada Sky Vodka. -- (((06))) Caca e amigas ao som dos dj’s Panazollo e Fiorella, no Club Lounge. -- (((07))) Vini, Giovana e Letícia na AAR. -- (((08))) Ma Prado e uma amiga na AAR na Balada de Natal. -- (((09))) Marcos bem acompanhado na AAR ao som do DJ Evandro e da Banda Murilo e Marciano. -- (((10)) Gabi e um amigo na AAR. -- (((11))) No Réveillon da AAR, Denise e seu esposo com um casal de amigos. -- (((12))) Maira e um amigo num click para o Zinho. -- (((13))) Alexandre com sua mulher e uma amiga no réveillon do Grêmio Nestlé. -- (((14))) Leda, Nivaldo, Gisele e uma amiga brindaram a chegada de 2010 no Trivial Buffet. -- (((15))) Fernanda e Carolina Amato e uma galera muito animada no Club Lounge festejando o niver de Guilherme Flaminio. -- (((16))) Murilo Andrade, Mauro Gomes e Keyla de Oliveira Andrade proprietários do Buffet Infantil Terra do Nunca. Sucesso pra vocês!

14

07

06 03

Depilação definitiva A maioria dos tipos de laser utilizados para a remoção dos pelos exige que a pele não esteja bronzeada. Tomar sol antes ou depois pode gerar manchas na pele.

12

15 05

Varizes A eliminação dos vasos na perna pode ser feito com laser ou injeções. No primeiro caso é necessário se afastar do sol por pelo menos duas semanas. Luzes e coloração Pintar os cabelos antes de pegar sol pode não ser uma boa ideia. O investimento no tom certo pode ser jogado fora, já que o sol, o mar e a piscina agridem os fios, clareiam ou esverdeiam a cor. Vale a pena fazer o investimento quando voltar de férias. Cremes protetores ajudam a proteger o cabelo já tingido. Unhas feitas Apesar de não representar um investimento alto, a manicure antes de ir para a praia pode significar um desperdício.

12

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

01

Que 2010 seja um ano de muita FELICIDADE e PAZ!! Muito DINHEIRO no BOLSO, SAÚDE pra dar e vender!!!

Tatuagem e remoção Areia, sol, piscina e esportes não são indicados para quem acabou de fazer uma tatuagem. É necessário esperar a cicatrização por cerca de três semanas. Já a retirada da tatuagem com laser não pode ser feita em pele bronzeada.

(Fonte: delas.ig.com.br)

10

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


04

Cuidados com Suculentas Impossível não se apaixonar por elas! Fofinhas e com maravilhosas formas e cores, elas são as queridinhas do mundo das plantas. Originárias em sua maioria de ambientes desérticos, onde predomina o clima árido e as altas

09 13

08

temperaturas, elas desenvolveram características especiais para que pudessem se adaptar. Algumas têm uma espécie de “pêlo” nas folhas, outras uma camada de cera, ambas as coberturas previnem a perda de água armazenada nas seguintes estruturas: folhas, caules, ou ainda nos troncos e raízes. A capacidade de armazenar água e a grande resistência faz com que elas exijam pouquíssima manutenção. Geralmente basta um substrato bem drenado, no mínimo 4 horas diárias de sol e um bom regime de regas.

02 11

16

Para tê-las em casa por um bom tempo, basta seguir estas dicas: Sua suculenta pode ser plantada tanto no vaso plástico como no de cerâmica, mas tenha sempre em

mente que o plástico vai exigir um número menor de regas, pois ele não absorve a água como o de cerâmica, e consequentemente, permanece mais tempo molhado. Aumenta o aproveitamento dos adubos colocados no solo, principalmente os NPK, pois as plantas terão maior capacidade de absorção. Use um substrato bem drenado. As regas devem ser cuidadosas, uma vez por semana no verão, de maneira abundante, e uma vez a cada quinze dias no inverno. Não use pulverizadores para não formar um ambiente úmido em torno das plantas. Essa é só uma sugestão – você descobre a medida – se perceber que suas plantas estão murchando, aumente gradativamente a quantidade de água, caso as folhas da base começar a apodrecer, diminua. Não adube excessivamente seus vasos. O excesso de nitrogênio faz com que as plantas cresçam exageradamente e fiquem muito suculentas. A planta fica estiolada (comprida e magrinha) e com as portas abertas para o aparecimento de doenças.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

13

(Fonte: www.jardineiro.net)


O verão esta aí, é época de abusar dos sucos Quem resiste a um bom copo de suco de frutas, principalmente nos dias quentes do verão que já está chegando? O melhor é que os sucos são uma forma prática e gostosa de consumir boas quantidades de vitaminas e minerais, mesmo para quem não tem o hábito de comer frutas in natura. Há sucos para todos os gostos e necessidades. Há os que melhoram a nossa disposição, os que acalmam, os antioxidantes, os refrescantes e muitos outros. E, num país com tantas variedades de frutas, como o nosso, não há motivos para não tomar muito suco. Muita gente diz que não toma sucos de frutas por não saber que frutas combinar para criar sucos diferentes, que saiam dos tradicionais laranja, limão, maracujá e uva. Para resolver este problema, criamos uma série de combinações que vão deixar o seu verão muito mais gostoso: Suco de pêra com abacaxi. Extremamente refrescante, é a combinação rara de duas frutas muito consumidas no Brasil. A pêra, originária da Europa, onde é chamada de fruta manteiga, por sua textura macia e sabor delicado, é rica em água e vitaminas do complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Também possui vitaminas A e C e minerais que contribuem para a formação dos ossos e dentes. As pêras ainda são ricas em fibras, que auxiliam o funcionamento intestinal e a absorção de nutrientes. Em conjunto com o abacaxi, fruta nativa da América do Sul, rica em fibras solúveis, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue, este suco é uma opção muito saudável e refrescante. Valor calórico: 110 kcal em 100 ml de suco (sem açúcar). Suco de maçã com abacaxi. Existe uma frase muito divulgada nos Estados Unidos que diz: “one apple a day keeps your doctor away”, ou seja, “uma maçã por dia mantém você longe dos médicos”. Além de conter pectina, uma fibra solúvel que dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol, a maçã tem ação diurética, ou seja, o potássio contido na polpa da fruta elimina o sódio e, conseqüentemente, o excesso de água do corpo. Em conjunto com o abacaxi, fruta rica em fibras solúveis, o que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, este suco é uma opção muito saudável, refrescante e de baixo teor calórico. Valor calórico: 53 kcal em 100 ml de suco (sem açúcar).

continua na pág. 15

14

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Fim de ano Objetivo

No dia 9 de dezembro o Colégio Objetivo realizou uma grande festa para encerrar o ano letivo. Na oportunidade foi apresentado um auto de Natal e os alunos que mais se destacaram nas atividades escolares receberam diplomas. Veja tudo no site, em 131 fotos. continuação da pág.14 Suco de açaí, banana e guaraná O açaí é uma palmeira do norte do Brasil, típico da região amazônica, chegando até a países vizinhos como Guiana e Venezuela. Por seu alto valor energético, é indicado para pessoas que praticam atividade física, para ser consumido logo após os exercícios. Deve ser evitado por pessoas em dieta hipocalórica, já que 100g da fruta fornecem 247kcal. O guaraná, também nativo da Amazônia, tem em suas sementes cafeína, água, amido, ácido tânico, fibra vegetal, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A. Esses componentes dão ao guaraná uma ação incomparável como estimulante do sistema nervoso central, tendo, ainda, ação benéfica sobre o estômago e o intestino, livrando-os de toxinas e fermentações. A cafeína, teobromina e teofilina causam um efeito diurético e estimulante, diminuindo o cansaço. Deve ser consumido com cautela porque, quando usado por um período prolongado ou excessivo, pode inibir a capacidade restaurativa do organismo e diminuir a absorção de nutrientes pelo intestino. A banana, talvez a fruta mais popular e consumida do Brasil, é conhecida como excelente fonte de potássio, sendo indicada para evitar cãibras. Mas a banana também é rica em carboidratos e minerais como sódio, cloro, fósforo, magnésio, enxofre e cálcio, além das vitaminas A, B1, B2, C e niacina. A potente combinação dos três ingredientes faz desse suco uma verdadeira refeição. Valor calórico: 410 kcal em 100 ml de suco (sem açúcar).

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

15

Suco de goiaba Mais consumida in natura ou na forma de doces e compotas, a goiaba é uma excelente opção para sucos. Aliás, o suco de goiaba já é bastante difundido no nordeste brasileiro. As goiabas têm quase cinco vezes mais vitamina C do que as laranjas. Comparando, 100 g de goiaba contêm 275 mg de vitamina C, ao passo que a mesma quantidade de laranja fornece 57mg. A fruta é ainda uma boa fonte de potássio e ferro. Por conter apenas 60 calorias, em média, a goiaba é uma sobremesa prática, deliciosa e de poucas calorias. Pode ser consumida inteira ou em pedaços, sozinha ou em saladas de frutas. Valor calórico: 50 kcal em 100 ml de suco. continua na pág. 16


Continuação da pag. 16 Suco de laranja, beterraba e cenoura

Churrasco de fim de ano

Churrasco da turma

Guilherme Guardabaxo, Juliana Martins, Kelli Ferreira, Jessica Cambuim, Denise Comin, Gabriela Moltine, Lineu Andrade, Regiane Pio, Ales Colpani, Ederson de Sordi, Mailcon de Beraldini, Joao Buzo e Rafael Chibola, galera de São José e Mococa, se reuniu nos dias 19 e 20 de dezembro para comemorar o fim do ano, num animado churrasco que movimentou a Chácara Guardabaxo. A galera curtiu muito!

A laranja é uma das frutas mais populares no Brasil e está geralmente associada à vitamina C, antioxidante que protege as células contra danos causados pelos radicais livres (produzidos no organismo com a queima de oxigênio). Uma laranja de tamanho médio contém cerca de 70mg desta vitamina. Mas a laranja não é apenas fonte de vitamina C. Ela tem ainda quantidades menores de outras vitaminas e minerais como betacaroteno, tiamina, folato e potássio. Já a beterraba é o vegetal que possui o maior índice de açúcar, cerca de 50 kcal por xícara. Quando usada em sucos naturais, fornece boas quantidades de carotenóides, responsáveis pela cor vermelha e antioxidantes, ou seja, ajudam a evitar que o colesterol ruim se acumule nas paredes das artérias. As beterrabas cruas são ainda uma excelente fonte de ácido fólico, uma vitamina do complexo B muito importante para as mulheres grávidas e para aquelas que pensam engravidar. Esta vitamina, além de importante para evitar um tipo de anemia, diminui significativamente o risco de o feto desenvolver uma malformação da medula espinhal. A cenoura é uma grande fonte de betacaroteno, que se converte em vitamina A no organismo humano. Essa vitamina é essencial para a visão, a integridade da pele e das mucosas. Combinando esses três ingredientes, temos um suco extremamente nutritivo e que só deve ser evitado por diabéticos, devido à alta concentração de açúcar na beterraba. Valor calórico: 90 kcal em 100 ml de suco. Suco de melancia com morango Embora constituída em sua maior parte de água, a melancia é muito nutritiva, pois fornece vitaminas A e C, potássio e licopeno, um antioxidante natural que auxilia no combate de doenças como o câncer de próstata. Uma porção de 100 g de melancia contém apenas de 25 a 30 calorias. Também pouco calórico, seja do tipo selvagem ou híbrido, o morango é uma excelente fonte de vitamina C, folato e potássio. Também possui muitas fibras e pode prevenir diversos tipos de câncer. Esse suco, além de combinar duas frutas de baixíssimo teor calórico, é uma opção mais que refrescante para os dias de calor. Valor calórico: 50 kcal em 100 ml de suco. Colaboração de Flávia Abdallah (Nutricionista) (Fonte: www.todafruta.com.br)

Danila, Paula, Lú, Flávia, Bruna, Marina – com a filha, Dú, Gato, Marco, Henrique, Paulo, Vavá e Renato passaram o dia 19 de dezembro curtindo o que a vida tem de bom, num animado churrasco.

Tem 4 fotos no site

Tem 12 fotos no site

16

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Parabéns, Larissa!

Larissa Coaglio dos Reis festejou com os amigos e familiares a chegada de mais um aniversário, durante encontro no dia 13 de dezembro. Parabéns e vida longa!

Cruzeiro Aloha Cruise Festival

A bordo no Navio Celebration, Daniela Schreiter e Gabi Basilli curtiram o Cruzeiro Aloha Cruise, ocorrido entre os dias 19 e 22 de dezembro, no percurso Santos, Ilhabela, Ilha Grande. A viagem foi animada por vários DJs, além de shows com Alexandre Peixe e o Rappa. Isso que é vida!

Novo valor do

salário mínimo

Começou a vigorar a partir do dia 1º de janeiro o novo valor do salário mínimo brasileiro. Reajustado em 9,68%, o salário mínimo nacional agora passa a valer R$ 510,00. O aumento levou em conta a inflação, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro em 2008. Apesar desta elevação, o valor do mínimo está longe do ideal. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor do salário mínimo no Brasil deveria ser de R$ 2.139,06 (em novembro de 2009) para poder cobrir todas as despesas básicas do trabalhador e seus familiares, ou seja, 4,6 vezes maior do que o valor vigente no Brasil até dezembro de 2009 que era de R$ 465,00. Quando implementado, na década de

Aprovado para o BB

A escola preparatória para concursos LFG, núcleo de São José do Rio Pardo parabeniza seu aluno Wagner Thomaz Pricoli, recentemente aprovado no concurso do Banco do Brasil. Parabéns e boa sorte no trabalho!

1940, o salário mínimo era regional, e seu valor dependia do custo de vida de cada região, podendo assumir até 14 valores diferentes. Com a Constituição de 1988 foi estabelecido o direito de todo trabalhador brasileiro receber um salário mínimo, reajustado periodicamente a fim de preservar o poder aquisitivo do trabalhador. Desde o surgimento do Plano Real,

o valor do salário mínimo aumentou 116%. Durante o período de 1995 a 1998, o salário mínimo foi elevado em 24%, já entre 1999 e 2003 o aumento foi de 17% e, entre 2004 e 2009 de 48%. De acordo com o Dieese cerca de 46,1 milhões de pessoas têm rendimento referenciado no salário mínimo assim, estima-se que o reajuste do mínimo provoque um incremento de renda na economia de R$ 26,6 bilhões e uma arrecadação tributária sobre o consumo de R$ 7,7 bilhões.

Dúvidas ou Sugestões:

jubaptistella@gmail.com

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

17

*Juliana Baptistella é Economista pela Universidade Estadual de Londrina.


A morte do

sol

Se acordássemos um dia e não existisse mais o astro que alegra nossas manhãs? Todos sabem que o Sol não tem a função só de deixar nosso dia mais bonito, iluminado e aquecido, ele cumpre com papéis vitais para nós seres humanos e também para as plantas e animais. Ele participa do processo de fotossíntese dos vegetais e sem esses seria difícil sobreviver, uma vez que nossa alimentação ficaria comprometida. O que vamos supor neste contexto pode assustar, mas está baseado em estudos científicos. A morte do sol está prevista para daqui a uns 7 milhões de anos, parece distante, contudo é um processo muito longo que já teve início. É assim, aos poucos, que o astro solar vai perdendo vida, veja como seria este lento processo:

Primeiro, é preciso saber como o sol (esfera gasosa) gera luz e calor, a chamada fusão nuclear. Ela se inicia pela combinação entre átomos de Hidrogênio para criar Hélio e emitir energia na forma de iluminação e aquecimento. Mas será que essa reação (que não tem data de início) nunca terá fim? Este é o ponto de discussão entre os estudiosos, segundo eles, vai chegar um momento em que o gás Hélio será dominante e o Hidrogênio será eliminado do núcleo solar, desta forma não ocorrerá mais a fusão. O gás Hélio já produzido também será consumido e em poucos milhões de anos ficará extinto no núcleo solar, e então acontecerá o fim trágico do sol: ficará reduzido a uma estrela anã, sem brilho e sem vida. Mesmo se o sol sumisse de repente, seriam necessários alguns dias para começarmos a sentir os efeitos mais drásticos. No primeiro momento ficaríamos no escuro e somente após uma semana a Terra começaria a gelar. Essa suposição está baseada na quantidade de calor já acumulada na crosta Terrestre, falando de uma forma pejorativa, seria uma reserva de energia para “situações de emergência”. Por Líria Alves - Graduada em Química (Fonte: www.brasilescola.com)

Amigo secreto na Computran A mais tradicional brincadeira de fim de ano, o amigo secreto, marcou a confraternização da equipe da Computran, no dia 29 de dezembro. Muita alegria e descontração marcaram a noite! Tem 45 fotos no site!!!!

18

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Inauguração do

buffet ‘Terra do Nunca’

Como posso garantir o bem estar do meu cão? Um animal saudável e feliz apresenta olhos brilhantes, disposição para brincar, seus pelos brilham e não caem em grandes quantidades. Sua urina e fezes tem cor e frequência normais. Quem garante essas informações sobre o bem-estar de seu cão é a veterinária Cláudia Perillo. “A saúde entra pela boca. Portanto, garantir uma alimentação de qualidade é o primeiro e mais fundamental passo para garantir equilíbrio e bem-estar à vida de seu cão”, continua a profissional. Além de dar a energia necessária para que seu melhor amigo possa brincar, correr e se exercitar, uma boa alimentação também mantém todos os órgãos funcionando em perfeita harmonia. Para que ele esteja sempre tranquilo e feliz, devemos também evitar colocar o animal em situações de estresse, em lugares diferentes do que ele está acostumado ou perto de animais ariscos e violentos. E mais importante: fundamental é reservar um horário na agenda para poder passar com ele, brincando, dando carinho e atenção. Também é importante mantê-lo vermifugado, disponibilizar um lugar especial para seu descanso, outro local para que ele faça suas necessidades com privacidade, e manter sua vasilha de água sempre limpa, cheia e fresca. As visitas regulares ao veterinário, para se orientar a respeito de alimentação, exercícios e qualidade de vida, além de realizar exames de rotina, continuam sendo obrigatórias e vitais.

Um local encantado para a festa de aniversário ou a recreação dos seus filhos. É o buffet Terra do Nunca, inaugurado no dia 19 de dezembro, na Vila Formosa. No comando do empreendimento, Mauro Gomes, Keyla de Oliveira Andrade e o talentoso Murilo Andrade. Conheça mais sobre o espaço nas 65 fotos da inauguração, que estão no site. Desejamos sucesso!

Mauro Gomes, Keyla de Oliveira Andrade e Murilo Andrade. Sucesso para vocês amigos!!!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

19

Cão precisa de rotina para suas necessidades Os veterinários recomendam não dar bronca quando seu cão fizer as necessidades no lugar errado. Afinal, ele não nasce sabendo e precisa ser ensinado desde pequeno a fazer xixi e cocô no lugar certo. Uma vez escolhido o local adequado, mostre-o para seu cãozinho e não hesite em premiá-lo sempre que ele fizer suas necessidades lá. Se o local apropriado for fora de casa, o ideal é criar uma rotina para que você possa prever a hora que ele vai precisar do “reservado” ao ar livre. Só não esqueça de levar junto o saquinho para recolher as fezes da calçada. (Fonte:www.saibamaissobreseupet.com.br)


Você sabe o significado do nome do seu carro? Sabe por que ele leva esse nome? Muitos carros levam nomes em homenagem a alguma coisa ou mesmo são gerados por computador, apenas para ser fácil de pronunciar ou mesmo de gravar. Se você ainda não sabe o que significa o nome do seu carro não pode perder essa lista de nomes e significados que o G1 preparou, confira. Apollo (Volkswagen): deus grego, que nas mitologias grega, romana e etrusca, foi identificado como o deus do sol. Bora (Volkswagen): nome de um vento que sopra no sul do Mar Adriático. Celta (Chevrolet): são povos, divididos em diversas tribos, que se espalharam pelo noroeste da Europa no século VI antes de Cristo. Chevette (Chevrolet): pequeno Chevy, ou pequeno Chevrolet. Clio (Renault): é a musa da história e da criatividade, aquela que divulga e celebra as realizações. Corcel (Ford): raça de cavalo de corridas. Corsa (Chevrolet): corrida em italiano, porém o nosso dicionário diz ser um veículo para transporte de passageiros, desprovido de rodas e puxado por homens ou animais. Courier (Ford): entregador de mensagens, mensageiro. Del Rey (Ford): em português antigo, o que era do rei. Doblò (Fiat): teve origem em doblone, antiga moeda italiana que circulou no século XVI. Ducato (Fiat): refere-se

A forma de fazer notícias sociais em São José do Rio Pardo nunca mais foi a mesma desde que Marcelo Trecenella assumiu esta tarefa na cidade, escrevendo para o jornal Gazeta do Rio Pardo. Contratado pelo jornal desde 1988, ele comemora 22 anos como colunista social, com muitas histórias para contar. Com o passar dos anos, ele acumulou uma agenda gigantesca de compromissos entre festas, viagens, reuniões e, claro, de contatos.

O talento da coluna social

do Rotaract Club. Ele se diz preocupado com algumas ações que resultam na alteração ou desaparecimento de aspectos históricos e culturais da cidade, especialmente na região central, onde mora. “É uma pena que o Brasil tenha adotado o modelo americano de

fachadas e com isso perde-se a parte histórica da cidade”, comenta.

crescimento urbano. Deveria ser como na Europa onde as famílias ficam no centro. O centro ficou decadente com a saída das famílias, além disso, aumentou a poluição visual, cobrindo detalhes das

Marcelo dedica seu tempo também à atividade comercial, mantendo a floricultura Beija Flor. “Costumo seguir um adágio popular segundo o

Como colunista social, Marcelo diz tomar alguns cuidados para não criar polêmicas, envolvendo seus noticiados. Ele não revela mas afirma que há muitos casos de bastidores, “assuntos delicados”, que se divulgados poderiam trazer problemas,. Portanto, diz ele, o desafio da atividade é manterse sempre alerta, para evitar polêmicas. Quando fala de São José do Rio Pardo, Marcelo Trecenella se mostra um apaixonado pela cidade, contribuindo para o desenvolvimento e a preservação da história, através de sua participação em entidades como o Grupo Ecológico Nativerde e o Centro Cultural Ítalo Brasileiro – tendo sido ainda integrante

Entre seus trabalhos pela preservação das riquezas históricas e culturais de São José, destaque para a ativa presença no contexto da comunidade italiana, não apenas como membro do Centro Cultural Ítalo Brasileiro, mas também como cidadão italiano, condição que conquistou após dedicados anos de pesquisa, período em que tomou contato com a parte européia da família, visitando a Itália e conhecendo comunidades de origem dos seus antepassados. Desta busca, reúne livros, fotos, um brasão da família e muita história para contar. “Faz parte do crescimento das pessoas conhecerem melhor suas origens, e acho importante, para qualquer pessoa, cultivar estas raízes”.

qual, se você precisar pedir um favor a alguém, peça-o para alguém muito ocupado, porque o ocupado sempre poderá encontrar um tempo para ajudalo, e os desocupados não”. E é assim, entre uma conversa e outra, entre um arranjo de flor e outro, que Marcelo Trecenella ajuda a construir a história da cidade, registrando e narrando os acontecimentos sociais mais importantes para a comunidade riopardense. Marcelo Trecenella também é gente de talento e recebe nossos cumprimentos.

também a uma moeda, porém de ouro e cunhada na região de Veneza antes de se espalhar por outras regiões da Europa. Elba (Fiat): nome de uma ilha na Toscana, Itália. Escort (Ford): acompanhante ou escolta, em inglês. Fiorino (Fiat): é o nome da moeda usada na região da Toscana entre 1826 e 1859. Fox (Volkswagen): significa raposa em inglês. Fusca (Volkswagen): o “V” em alemão tem som de “F”, o que criava a sonorização do nome Volks em Folks. O povo brasileiro, pela simpatia que tinha pelo Volkswagen, carinhosamente rebatizou o veículo para Volks e posteriormente para Fusca, que foi adotado oficialmente pela Volkswagen, a partir de 1983.

Continua na Pag. 21

20

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Continuação da pag. 20 Golf (Volkswagen): o nome faz alusão ao esporte golfe, que sugere esportividade associada ao requinte. Ka (Ford): representa um dos elementos que, segundo os egípcios, formavam o ser humano. Ligado ao corpo de alguma forma, era uma individualidade ou personalidade. Logus (Volkswagen): palavra de origem grega que significa ponto de equilíbrio, a harmonia e o ritmo que regem o universo. Maverick (Ford): trata-se de um touro selvagem que vive na América do Norte. Mondeo (Ford): sua origem vem da palavra “monde”, que significa mundo em francês. Mustang (Ford): uma raça de cavalos selvagens da América do Norte. Omega (Chevrolet): a vigésima quarta e última letra do alfabeto grego. Opala (Chevrolet): parece ser uma mistura de Opel com Impala, mas também é o nome de um mineral cuja cor tem grande destaque, chamado por opalino. Palio (Fiat): nome dado a uma

corrida de cavalos realizada na Idade Média durante as festas populares, cujo vencedor levava esse nome. A mais famosa se deu próximo a cidade de Siena, na Itália. Passat (Volkswagen): vento alísio que cruza a Europa de leste para oeste. Pointer (Volkswagen): cão de caça dotado de faro aguçado e muito veloz. Ranger (Ford): patrulheiro em inglês. Santana (Volkswagen): um vento da Califórnia, mas também uma contração do nome religioso de Santa Ana. Saveiro (Volkswagen): tipo de embarcação de dois mastros usada para pesca e lazer. Strada (Fiat): significa estrada

em italiano, uma alusão a liberdade. Tempra (Fiat): do italiano tempera, que remete a temperamento. Touareg (Volkswagen): povo nômade do deserto cujas características são de resistência e versatilidade.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

21

Uno (Fiat): “um”, em italiano. Foi o primeiro modelo de uma nova geração de carros da marca Fiat. Voyage (Volkswagen): viagem, em francês. (Fonte: www.autoclubedracena.com)


“obrigado” e “eu mesmo” “Eu mesma fiz essa bolsa.” Está correta essa construção? Sim, desde que esteja sendo observado o sexo de quem fala. Se é um homem quem fala, então este deve dizer “eu mesmo”; se é mulher, “eu mesma”. Você, referindo-se a uma mulher, deve dizer “você mesma”, “ela mesma”. No plural e havendo pelo menos um homem, deve-se dizer “nós mesmos”; havendo só mulheres, “nós mesmas”. A concordância deve ser observada também nas fórmulas de agradecimento. O homem diz “obrigado”; a mulher, “obrigada”.

“meio” ou “meia”? “Ela está meio cansada” ou “ela está meia cansada”? A letra da musica “Aquilo”, de Lulu Santos, nos dá uma dica: Outra vez a mesma história volta sempre a acontecer vai passar de hora em hora depois que ligarem a TV. Vejo as sobras coloridas sussurrando em sensurround deslizando na avenida meio alheio ao temporal. Diz a letra: “...deslizando na avenida meio alheio ao temporal...”. Se fosse uma mulher, em vez de “alheio” teríamos “alheia”. Mas deveríamos também substituir a palavra “meio” por “meia”? Para fazer o teste, utilize “muito” no lugar de “meio”: Meio alheia --> muito alheia Meio nervosa --> muito nervosa Meio cansada --> muito cansada Temos aqui uma palavra que modifica um adjetivo: o advérbio. Advérbios não variam. É bom lembrar que em clássicos da literatura brasileira há registros desse termo usado de forma flexionada. Assim, há registros de “meios cansados”, “meia doce”, por exemplo. Na língua moderna, isso tende a não ocorrer em textos escritos. As bancas que organizam os vestibulares das escolas mais importantes do Brasil reconhecem “meio” como advérbio, ou seja, como palavra invariável. (Fonte: www.tvcultura.com.br/aloescola)

22

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Confraternização no PSF do Vale

No dia 17 de dezembro, funcionários do PSF do Vale do Redentor promoveram uma confraternização solidária com os participantes do Grupo Agita Rio Pardo, que desenvolve atividades físicas e sociais na comunidade.

Noite de Natal no Marquinhos

Na noite de Natal a descontração rolou solta no restaurante e lanchonete Marquinhos Lanches, no bairro Fartura, onde Helinho e Banda fizeram a galera dançar a noite toda.

Pionner lança o CDJ2000!!! De cara, o que mais chama a atenção no modelo é o enorme display de LCD . Esta tela é capaz de exibir informações da música, das capas dos álbuns, dados do arquivo (wave ou MP3) etc. Além disso, o CDJ-2000 traz inúmeros avanços em relação ao seu “pai” (o “milzão”): lê arquivos de MP3, AAC, WAV e  AIFF, de mídias como CDs, USB e de DVDs e cartões de SD. Para facilitar a vida do DJ, o

CDJ-2000 traz um software chamado Rekordbox™, que se trata de um programa que organiza e cataloga toda a relação de músicas do DJ. Quando as músicas são importadas da mídia para o Rekordbox™, o programa analisa cada arquivo e os prepara para o uso. Dentre outras, as “chaves” mais importantes do Rekordbox™ são: análise de BPM / tempo de cada track, sendo que o software identifica e processa as músicas para o uso do DJ; análise dos dados do arquivo WAV, sendo que cada track é identificada e mostrada no display; banco de dados de Hot Cues, Cue Points, e Loops, além de criação de playlists. Ademais, este novo modelo da Pioneer traz também o “Beatgrid”, que se trata de uma ferramenta que através da “quantização” da track, faz com que “cue points” e “loops” possam ser ajustados perfeitamente no beat do que se está tocando.

Os controles do CDJ - comuns para quem já conhece algum aparelho da família Pioneer - vão ao absurdo número 35, são 35 os controles existentes na superfície do equipamento, que são usados para “n” funções. Os controles HID foram implementados a fim de que haja uma interface superior, o que torna mais fácil e preciso o controle de sistemas como “Serato”, “Scratch Live”, “Native Instruments”, “Traktor” e “MixVibes Cross2”, sem a necessidade de se usar discos codificados. Abraço a todos.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

23

Dj Evandro´S! (11)9605 3531


Tenha uma estufa de plantas dentro de casa

Réveillon

A galera rio-pardense esperou com festa a chegada de 2010. Em vários endereços a alegria marcou a noite da virada. Com desejos de paz, saúde, harmonia e felicidades, a população saudou o ano novo no Buffet Trivial, Rotary Club, Tartaruguinha/DEC, Morro do Cristo, Grêmio Nestlé e AAR. E que esta corrente de boas energias persista por todos os dias de 2010. Veja no site 372 fotos dos eventos que marcaram o reveillon em São José!

Com a intenção de acumular e manter o calor, as estufas são fáceis de fazer e podem dar um empurrãzinho ao seu jardim. Quase todo mundo gosta de plantas, mas nem sempre é a missão mais fácil fazer com que as pequenas mudas cresçam saudáveis e bonitas. Uma alternativa para esse período é a estufa, que pode ser feita em casa, quase sem trabalho, e dá um efeito e tanto no crescimento das plantinhas. “São estruturas que tem como o objetivo acumular e conter calor. A temperatura é maior no seu interior que ao seu redor e tem pouca ventilação, para que o calor não se perca”, afirmou a paisagista Camila Cavallari, da Verde Vaso Projetos. Mas não é preciso gastar fortunas em grandes instalações de vidro: pode-se aproveitar um espaço da própria casa. “As varandas fechadas com vidro ou as lavanderias envidraçadas são ideais para orquídeas, por exemplo”, afirmou. Outra alternativa são aquários grandes com tampas, que

Um numeroso público escolheu o Trivial Buffet para festejar a chegada de 2010 no aconchegante salão da Avenida Brasil. Uma grande festa foi especialmente preparada para a ocasião, com música ao vivo, boa comida, excelente atendimento e muita animação. Confira quem esteve por lá, e não se esqueça: no Trivial Buffet, sua festa vai ser muito mais completa o ano todo. podem ser ótimos para as famílias das cactáceas e suculentas. Mais fácil ainda, é montar um suporte com madeira e revestir com sombrite preta (aquela tela que protege as janelas dos insetos), que garante um efeito um pouco mais escuro e conserva o calor. A dica é da paisagista Alessandra Luz. “As ervas são plantinhas frágeis que não precisam ter excesso de sol. Se a luminosidade for filtrada, é melhor. Além disso, umidade, irrigação adequada e adubação, além de muito cuidado, são fatores imprescindíveis para que elas se desenvolvam”, afirmou. Plantas de sol não se dão muito bem dentro da estufa. Para saber esses detalhes sobre cada espécie é importante se informar na hora da compra. “Depois de 15 dias ela pode morrer, ficar mole ou perder as folhas. Cada tipo tem uma resposta e, por isso, é preciso cuidar adequadamente”, disse Alessandra. E depois que a planta pegar na terra, pode tirá-la da estufa e plantar em um vaso maior. Aí é só tomar cuidado com a irrigação (água demais também pode matar) e apreciar o crescimento de sua plantinha. (Fonte: mulher.terra.com.br)

24

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


O ano de 2009 terminou e será sempre lembrado por aqueles que disseram sim ao matrimônio. A todos, desejamos anos e anos de felicidades

Michele e Tiago

Daniel e Vânia

Foto Líder

Casaram-se na noite de 11 de dezembro de 2009, em cerimônia na Igreja Matriz de São José do Rio Pardo. Ele é filho de José Roque Araújo e Olésia Rissardo Araújo; Ela, filha de Luz Mira e Nair Mira (in memorian)

Foto Líder

Casaram-se na noite de 26 de dezembro de 2009 na Igreja Matriz de São Roque, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Orlando Romano e Maria Helena Moda; Ela é filha de José Carlos Fernandes e Maria Dulce Travassos.

Marcos e Luciana

Casaram-se no dia 12 de dezembro, em cerimônia ocorrida na sede da AABB em Casa Branca. Ele, filho de Pedro Arofo e Maria Lucia Francisca Arofo; Ela, filha de Orlando Janucci e Teresa Augusta da Rosa Janucci.

Aniversário do

Edinho Barbeiro O super animado Edson Boaro Lofrano, mais conhecido por “Edinho Barbeiro” foi cumprimentado pelos amigos e familiares na noite de 17 de dezembro, quando comemorou mais um aniversário. Parabéns, Edinho!

Gelado de café Tem 28 fotos no site

Nasceu!

O presente de Natal chegou mais cedo na casa de Marcelo Martins de Paula e Camila. No dia 3 de dezembro nasceu Marcela Martins de Paula, registrada aqui na foto aos 21 dias de vida. Parabéns à família!

Foto Líder

Foto São José

Casaram-se na noite de 7 de novembro de 2009 na Igreja Matriz de São Roque, em São José do Rio Pardo. Ele é filho de Décio Ferreira Pinto e Valquiria Jovina C. F. Pinto; Ela é filha de Renato Tinti e Aparecida F. Tinti. Foto São José

Daniel e Marina

Noivado Na noite de Natal, Kairo Cruvinel Lopes e Monique Aparecida da Silva trocaram alianças para confirma o noivado e agora fazem planos para iniciar em breve uma vida em comum. Nossos votos de felicidades!

Confraternização da

Equipe Antares

Na noite de 11 de dezembro os proprietários e funcionários da Antares Auto Escola e Despachante se encontraram para a confraternização de fim de ano e na oportunidade os colaboradores que estão há mais tempo na empresa foram homenageados. Veja a festa nas 63 fotos do site.

Tem 63 fotos no site

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

25

Ingredientes: 1 xícara de açúcar 3 claras grandes 3 colheres (chá) de café solúvel em pó 2 colheres (sopa) de água 1 xícara de creme de leite fresco Farofa ½ xícara de açúcar 1 fatia de pão de forma esmigalhado óleo para untar 1 colher de chá de canela em pó Modo de Preparo: Numa panela, misture ao açúcar com as claras e leve ao fogo médio, mexendo sempre até a mistura amornar e o açúcar dissolver. Retire do fogo e transfira para uma tigela. Bata na batedeira até esfriar e obter picos firmes. Dissolva o café na água e adicione as claras, misture bem, bata o creme de leite fresco até obter picos firmes e misture as claras com café, transfira para um recipiente e leve ao congelador por no minimo 6 horas. Prepare a farofa; Numa panela, derreta o açúcar em fogo médio até caramelizar, retire do fogo, junte o pão e misture. Coloque em uma superfície untada com óleo e deixe esfriar. Bata no processador até obter uma farofa e junte a canela. Sirva com o gelado de café.


Estudo explica efeito anti-envelhecimento dos exercícios em nível molecular 02 de dezembro de 2009 (Bibliomed). Todos sabem que pessoas que se exercitam regularmente tendem a permanecer mais saudáveis com o envelhecimento. E um novo estudo ajuda a explicar, em nível celular, por que isso acontece. Segundo pesquisadores da Universidade de Saarland, na Alemanha, essas pessoas – no estudo, corredores de elite – teriam células com aparência mais jovem ao microscópio, apresentando telômeros mais longos (fitas de DNA que diminuem de comprimento com as divisões celulares). Os telômeros protegem os cromossomos que carregam os genes durante a divisão celular. E, com seu encurtamento, as células vão ficando impossibilitadas de se dividir e morrem. Pesquisadores acreditam que esse processo está intimamente associado ao envelhecimento, e faz com que as pessoas fiquem mais vulneráveis a doenças como as cardiovasculares, o diabetes e o câncer. “Telômeros podem ser considerados como o relógio biológico”, destacou o pesquisador Ulrich Laufs. Na pesquisa, em testes com ratos, os pesquisadores notaram que aqueles que se exercitavam na rodinha de correr por três semanas apresentavam evidências de aumento da produção de proteínas que estabilizam os telômeros,

protegendo-os contra a morte celular. Em estudos com humanos, atletas profissionais de meia-idade que, há anos, corriam cerca de 80km por semana apresentaram telômeros mais longos do que pessoas saudáveis da mesma idade que não se exercitavam regularmente. “É a primeira vez que é mostrado, em nível molecular, que os exercícios tem um efeito anti-envelhecimento sobre

o sistema cardiovascular”, ressaltou o pesquisador, acrescentando que o estudo complementa um anterior com gêmeos, que mostra que o irmão que fazia exercícios regularmente teria telômeros similares a pessoas dez anos mais jovens. (Fonte: Edição Prévia de Circulation / boasaude.uol.com.br)

26

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Confraternização da ACI

Diretores e integrantes da ACI - Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Pardo se reuniram no dia 19 de dezembro para um jantar festivo que marcou a confraternização da entidade no final do ano. O evento foi no Empório Restaurante e contou com a presença de vereadores e do prefeito João Luis Cunha.

Confraternização Gazeta/Rádio AM e FM

Proprietários, diretores e funcionários do grupo Gazeta/Difusora AM e 88 Mais FM se encontraram na noite de 29 de dezembro para a confraternização de fim de ano, que teve lugar nas dependências do Rio Pardo FC. A noite foi de muita descontração e alegria.

Tem 41 fotos no site

Tem 31 fotos no site

Feliz ano novo, e que seja novo!

Paz e Unidade! As portas se abriram para o ano de 2010! Uma nova oportunidade nos foi dada para projetar nosso ano, pautados pelos princípios humanos e religiosos! É como se um novo caderno com folhas em branco estivesse em nossas mãos... Sabemos que através do livre arbítrio podemos optar pelo que iremos construir neste ano, e isso é importante! Cada um de nós deve ter em mente e no coração onde queremos chegar e o porquê desta meta! Tudo deve ter sentido! Um novo ano é renovar esta possibilidade! Infelizmente muitas pessoas não conseguem concluir o ciclo do ano... E já iniciam o ano novo com fardos velhos... Assim o novo ano já está fadado a ser velho, com os mesmos problemas, mesmas dificuldades, mesmas metas e até os mesmos medos! Se queremos desejar ano novo, celebrar ano novo, que de fato seja ANO NOVO! Renove seus caminhos, descubra sua missão, saiba que Deus não te enviou por acaso, TUDO É PROVIDENCIA, inclusive sua existência! Sonhe, avance, ame, perdoe, construa, semeie, aprenda, persevere, reze, busque e encontre! Muitas atividades de 2009 como trabalho, viagens e outras, se repetirão em 2010. Mas isso não significa que não podemos renová-las, transformá-las e no ordinário de cada dia encontrar o extraordinário do momento presente! Portanto, chega de procrastinar! É hora de mudar, planejar, projetar... Mas, sobretudo AMAR! Ame e seja feliz!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

27

Que Deus abençoe nosso NOVO ANO de 2010! E embora os números sejam velhos 2,0,1,0 sua vida seja nova!


Exercícios físicos: perguntas e respostas Exercício bom é aquele te dá prazer e que você consegue praticar A atividade física sempre esteve associada à saúde e, por este motivo, os médicos não se cansam de recomendar exercícios para pessoas de todas as idades. O motivo? Bem, na verdade são vários. A atividade física: •melhora o sono, •ajuda no emagrecimento, •melhora o funcionamento do coração e dos pulmões, •alivia as tensões emocionais, •retarda o envelhecimento, •melhora a circulação do sangue, •aumenta a resistência óssea e a massa muscular, •fortalece a coluna, •melhora o funcionamento do intestino, •melhora a composição sangüínea, •proporciona bem-estar, força, equilíbrio e disposição. Diante de tantos benefícios, é impossível ficar parado! Portanto, se sua meta é entrar em forma, confira nosso tira-dúvidas! Qual o melhor exercício? O melhor exercício é aquele que você tem condição de fazer e que lhe dá prazer. Para se beneficiar, você deve se exercitar pelo menos três vezes por semana por, no mínimo,

meia hora e trabalhar vários grupos musculares. É importante aumentar o tempo de duração, a freqüência e a carga lenta e progressivamente. Se você for começar a malhar agora, vá de leve e inicie um programa de condicionamento antes de praticar alguma atividade mais intensa. Lembre-se: caminhar até o trabalho, subir e descer escadas, cuidar do jardim e limpar a casa também são ótimos exercícios. Qual o melhor exercício para quem quer perder peso? Exercícios aeróbicos (caminhada, natação, etc) aliados aos de força (musculação) são o meio mais eficaz para eliminar gordura. Mas não deixe de lado os exercícios de flexibilidade (alongamento) para diminuir o risco de lesões. É normal ficar o corpo dolorido depois de fazer exercícios? Os músculos podem ficar doloridos dois ou três dias depois de iniciada uma nova atividade física ou se você estiver há algum tempo sem se exercitar. É normal. Porém, uma dor persistente, mesmo que seja apenas um desconforto, não é desejável. Pode ser sinal de excesso de esforço. Neste caso, diminua o ritmo. Continua na pag. 29

28

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Show da ‘Esquadrilha da Fumaça’

Centenas de pessoas assistiram na tarde de 16 de dezembro, no antigo Aeroporto em São José do Rio Pardo, a centésima apresentação anual do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, a Esquadrilha da Fumaça. Um show de acrobacias e movimentos metricamente calculados. O evento marcou ainda a instalação da pedra fundamental para construção do campus da FEUC. Quem não pode assistir e quiser ver um pouco, basta acessar as 119 fotos que estão no site!

Formatura da Juliana Baptistela

A rio-pardense Juliana Baptistella, aluna de destacado talento no curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Londrina (PR) graduou-se no dia 12 de dezembro, em solenidade no Buffet Elite, em Londrina, comemorando ao lado dos amigos e dos familiares. Parabéns, Ju, que seu futuro seja de muitas conquistas! Tem 40 fotos no site

Continuação da pag. 28 É melhor fazer exercícios antes ou depois de comer? Faça seus exercícios entre as refeições. O ideal é fazer um lanche leve uma hora antes de começar a se exercitar. Não se exercite em jejum ou logo depois de fazer uma refeição pesada. Neste último caso, espere uma hora para poder malhar sem riscos. Qual a hora ideal para fazer exercício? A melhor hora para se exercitar é aquela em que você tem disponibilidade de tempo e disposição física. Apenas evite horários muito quentes, como o meio-dia. O importante é ter disciplina e fazer exercícios com regularidade.

Confraternização no DEC

O ano de 2009 foi de muitos eventos importantes na cidade, promovidos pelo Departamento de Esportes e Cultura, o DEC. Para comemorar os trabalhos, os funcionários da autarquia se reuniram no dia 12 de dezembro, numa animada confraternização.

Tem 39 fotos no site

Quantos quilos eu posso perder sem prejudicar minha saúde? Você não compromete sua saúde se perder até 1 kg por semana. Eliminar mais peso do que o indicado é prejudicial, pois isso significará perda de massa muscular. Fotos enviadas pelo “Renatão” Ortega

É bom beber água durante a atividade física? Não é bom. É ótimo! Você precisa

beber bastante água durante a atividade física sim. E não espere sentir sede, pois ela é o sinal de que você já começou a ficar desidratada. Procure beber de 150ml a 350ml a cada 15 ou 20 minutos de exercício para se hidratar. Qual a dieta ideal para quem faz exercícios? Procure equilibrar açúcares, proteínas, vitaminas, água, fibras, sais minerais e gorduras. Nada de excessos e procure comer sempre a cada três horas. E lembre-se: quanto mais cores diferentes no prato, mais saudável será sua refeição.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

29

Como fazer com que o exercício não se torne prejudicial? Não se exercite se estiver com gripe ou sentindo qualquer indisposição. Além disso, evite cigarro, café e bebidas alcoólicas antes e depois dos exercícios. Não faça atividade física se a temperatura estiver muito alta e não use agasalhos impermeáveis. Não faça exercícios intensos esporadicamente. Texto: Vanessa Cusumano (Fonte: www.elinda.com.br)


PLACA BACTERIANA

Rafaela, a nova Menina Fantástica

A gaúcha Rafaela Gewehr, de 17 anos, foi eleita em dezembro passado a Menina Fantástica de 2009. Na final do concurso promovido através de parceria entre a TV Globo e a agência Mega, pela escolha popular, ela superou a representante de Alagoas, Paula Patrial e a baiana Tissiane Freitas. Rafaela é a nova contratada da Agência Mega. Parabéns e muito sucesso, Rafaela! Tem 58 fotos no site! EXCLUSIVIDADE do Murilo!

O que é placa bacteriana?

Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e açúcares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cáries e gengivite . Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

Murilo Andrade com Rafaela Gewehr e ao lado a vencedora de 2009 com a linda Regina Krillow, primeira Menina Fantástica e capa do Zinho em abril 2009! .. xiiique hein!? Como saber se tenho placa bacteriana nos dentes? Todos nós temos placa bacteriana porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. As bactérias aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e aqueles contidos na saliva para se desenvolver. A placa causa as cáries quando os ácidos que ela produz atacam os dentes, o que acontece após as refeições. Sofrendo esses ataques repetidos, o esmalte dos dentes pode se desfazer e abrir caminho para a formação de cáries. Não sendo retirada, a placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite (as gengivas ficam vermelhas, incham e sangram), periodontite e perda dos dentes.

Papai Noel da saúde

Funcionários da unidade de saúde ESF-IV, que atende zona rural e bairro Domingos de Sylos, em São José, promoveram nos dias 21, 22 e 23 de dezembro uma grande distribuição de presentes para crianças atendidas pela unidade. O Papai Noel teve de suar andando por vários locais para conseguir entregar os presentes. E conseguiu! Nossos cumprimentos aos funcionários da unidade pela iniciativa e a todos os comerciantes que colaboraram. Veja a andança do Papai Noel nas 336 fotos que estão no site!

Como posso evitar a formação da placa bacteriana? É fácil evitar a formação da placa bacteriana. Basta você: Escovar bem, no mínimo três vezes ao dia, para remover a placa bacteriana de todas as superfícies dos seus dentes. Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre seus dentes e sob a gengiva, onde a escova não pode alcançar. Limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido, especialmente aqueles que grudam nos dentes. Visitar seu dentista regularmente para fazer limpeza e exame completo dos dentes.

(Fonte: www.colgate.com.br)

30

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Mundo Gospel

Maria Elisa Carriero

Há 25 anos servindo à Igreja por meio da Renovação Carismática Católica, Celina Borges está no topo da lista de melhores cantores católicos do Brasil. Comparada com grandes nomes da música gospel americana, ela se destaca pelas letras, pela voz forte e a interpretação única nos palcos de todo o país.

Sua carreira como musicista começou cedo, aos treze anos de idade, como professora de piano, juntamente com a mãe. “Músicas em forma de oração”. Assim pode ser definido o trabalho de Celina. Letras que falam de um coração aberto para Deus, da misericórdia dele pelos seus, do querer ser de Deus, confiança, a busca pelo amor Dele e da amizade em Deus. Tudo isso com preocupação pela sonoridade e pelos arranjos, feitos por Tutuca Borba, responsável por trabalhos de Roberto Carlos. Além de trabalhos realizados no Brasil, Celina já se apresentou nos Estados Unidos, Portugal e Itália. Momentos marcantes não faltam em sua carreira, com a honra de ter a participação de Dom Alberto Taveira, Padre Roberto Lettieri, Padre Jonas Abib e Padre Fábio de Melo. Celina fez participação na gravação do primeiro DVD do Padre Fábio de Melo. A mineira de Belo Horizonte reconhece a importância da música católica para a evangelização “Agradeço a Deus, por ele abrir portas para que a beleza da Igreja Católica seja conhecida. É uma responsabilidade muito grande para o nosso ministério”.

Discografia:

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

31

1996 – Deixe-me Nascer 1998 – Chuva de Outono 2000 – Tributo ao Grande Amor 2003 – Diamante Lapidado 2004 – Backstage Intimidade 2005 – Anima 2008 – Alegria e Mística Créditos: www.celinaborges.com.br


Confraternização do HSBC

Maçã acelera a perda de peso Cientistas da Universidade Japonesa Nippon Sport Science constataram que as cobaias, após 3 semanas comendo uma maçã por dia, perderam até 20% da gordura corporal A grande estrela, na verdade, é a pectina, presente na casca. Trata-se de um tipo de fibra que se transforma em gel ao chegar ao estômago e envolve parte da gordura ingerida, que é eliminada sem ser absorvida pelo organismo. Além disso, a pectina diminui o apetite por até quatro horas e controla os níveis de açúcar no

Nos dias 5 e 6 de dezembro o pessoal do banco HSBC se reuniu na Chácara Bethania, no Parque Beira Rio, para a confraternização de final de ano. A animação ficou por conta da dupla Meire e Viola. A confraternização foi solidária, pois, através de uma gincana, os funcionários arrecadaram donativos para o Asilo Lar de Jesus. Veja 41 fotos no site.

Papai Noel em Binga e Elvis

No dia 11 de dezembro o Papai Noel desembarcou na loja Binga e Elvis Confecções para receber os pedidos da garotada. A visita dele por lá já é tradicional e a criançada não perde tempo e escreve suas cartinhas. No dia 24 de dezembro o Papai Noel voltou para entregar os presentes e realizar os sonhos. Veja a chegada e a entrega dos pedidos no nosso site, onde há 269 fotos no total.

Natal em família

Natal é família. E com uma foto da Família Ferreira, reunida na noite de Natal, a gente registra encontros festivos e familiares ocorridos no período natalino, que também motivou a reunião das Famílias Boaro e Campeoto, e da família de profissionais da agência Rossi & Salles, do jornal Da Silva, da rádio Mixagem e de O Jornalzinho fez uma pausa no trabalho para se confraternizar no final do ano – por razões de espaço, infelizmente não é possível publicar todas as fotos.

Foram presenteadas mais de 20 crianças este ano!!! Parabéns aos proprietários pela bela iniciativa!!!!

F E L I Z

2 0 1 0 sangue, evitando os acessos de fome. Atentos a isso, cientistas da Universidade Japonesa Nippon Sport Science fizeram análises com cobaias e constataram que, após três semanas comendo uma maçã por dia, houve a redução de até 20% da gordura corporal! Outros bons motivos para incluir a fruta na sua dieta: ela traz uma boa dose de potássio, um mineral que ajuda a combater o inchaço provocado pelo excesso de sal no organismo, e ferro, cuja carência prejudica a concentração e dá sonolência e cansaço. A maçã é fruto da macieira, árvore da família Rosaceae (a mesma das rosas) e pertence ao gênero Malus. Existem mais de 7.500 espécies e variedades de maçãs, a maioria delas encontra-se em climas temperados e subtropicais. A maçã é tão antiga quanto a história da humanidade. Vem acompanhando o homem desde sua origem, com a imagem frequentemente relacionada com o proibido, o tentador e o pecado. E até hoje, a maçã permanece tentadora. Mas com uma grande diferença: agora, parece que o pecado é não comer!

(Fonte: www.jardimdeflores.com.br)

32

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Saiba como transportar as crianças em segurança no carro

Nas viagens, é fundamental que crianças de até dez anos sejam acomodadas em cadeirinhas ou em assentos adequados para a sua faixa etária e tamanho. Com os menores, a atenção deve ser redobrada. Segundo dados da ONG Criança Segura organização voltada à prevenção de acidentes - numa batida a 50 km/h, o peso de um recém-nascido se multiplica em 50 vezes, o que torna praticamente impossível a missão de segurá-lo. O uso do bebê-conforto aumenta em até 71% as chances de sobrevivência da criança nesse caso.

Porém, para proteger os pequenos, alguns cuidados devem ser observados pelos pais.

Confira cinco deles:

1) No momento da compra do equipamento, seja uma cadeirinha ou um assento, verifique se o produto foi aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial). 2) Na instalação, siga todas as orientações do manual. No caso dos recém-nascidos, por exemplo, o bebê-conforto deve estar sempre voltado para o vidro traseiro, com leve inclinação, de costas para o movimento. Já as crianças a partir de 1 ano devem usar suas cadeiras voltadas para a frente, na posição vertical. Até mesmo os maiores, com idade entre 4 e 10 anos, precisam de um assento de segurança, capaz de elevá-los um pouco, permitindo que o cinto de três pontos do carro passe pelos locais corretos: no centro do ombro e peito e sobre os quadris. 3) Essa vale para todos os modelos de cadeirinha: quanto menos mobilidade o equipamento oferecer, depois de preso, melhor. De acordo com os especialistas, ele não deve se mover mais do que 2 cm para os lados. A folga entre a criança e o cinto também tem de ser de, no máximo, um dedo. 4) Evite usar lençóis ou mantas sobre o assento da cadeirinha. Isso porque o equipamento de segurança recebe tratamento antichamas, em caso de incêndio, proteção que os outros tecidos não oferecem. 5) Se o bebê-conforto tiver alça, siga as recomendações do fabricante. A maioria deles pede que, durante o transporte, a alça permaneça abaixada.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

33

(Fonte: mulher.terra.com.br)


Grávidas desenvolvem habilidade de ler emoções pelo rosto

As mães fazem de tudo para proteger os filhos. E, durante a gravidez, as alterações hormonais ajudam nessa tarefa de afastar o feto do perigo. Segundo um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, elas podem potencializar a capacidade de reconhecer expressões faciais ameaçadoras ou agressivas. Pesquisas anteriores sugeriram que a habilidade de identificar corretamente expressões de medo e nojo varia de acordo com a fase do ciclo menstrual, com percepção mais aguçada nos dias em que os níveis de progesterona estão mais altos. Sabendo que, no fim da gestação, esse e outros hormônios aumentam radicalmente, Rebecca Pearson e seus colegas decidiram investigar a capacidade de ler faces durante a espera pela chegada do bebê. Os pesquisadores pediram a 76 gestantes para optar entre seis emoções ao ver cada um dos 60 rostos gerados por computador. A experiência aconteceu antes da 14ª semana de gravidez e depois da 34ª. Faces demonstrando alegria e surpresa, tendiam a ser corretamente classificadas pelas futuras mamães em qualquer um dos dois períodos do teste. No entanto, as taxas de precisão foram maiores no fim da gravidez quando entravam em questão as que expressavam medo, raiva e nojo. Esse detalhe pode tornar as mulheres vigilantes e, também, mais vulneráveis à ansiedade. Pearson disse à revista New Scientist que pessoas com ansiedade clínica também são melhores para visualizar emoções negativas no rosto. “As grávidas podem interpretar as coisas negativas ou emocionais ao seu redor de uma forma um pouco mais sensível.” A descoberta tem como base um estudo recente realizado por Ben Jones, da Universidade de Aberdeen, também no Reino Unido, que concluiu que tanto quem vai dar à luz quanto mulheres em fases do ciclo menstrual em que as taxas de progesterona ficam elevadas são mais hábeis na identificação de rostos com sinais de doença. “Isso previne que adoeçam por interagir com as pessoas que estão doentes”, afirmou Jones. O próximo passo é analisar se as grávidas e novas mamães são mais sensíveis a estímulos emocionais nos rostos dos bebês, como informou Jones. Patrícia Zwipp (Fonte: mulher.terra.com.br)

34

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

35


Dieta vegetariana pode necessitar de suplementação vitamínica, alerta especialista Dia 03 de dezembro de 2009 (Bibliomed). O vegetarianismo tem se tornado cada vez mais popular no país – o que é demonstrado pelo aumento da variedade de restaurantes com alimentação sem ingredientes de origem animal, fazendo com que o vegetarianismo seja mais viável para pessoas de qualquer idade. No entanto, de acordo com especialistas em nutrologia, estabelecer uma alimentação balanceada é fundamental para os adeptos dessa dieta, que podem ter a necessidade de suplementação vitamínica. Segundo a médica nutróloga Vivian Suen, da Associação Brasileira de Nutrologia, devido à não-ingestão de carnes vermelhas, fonte de gordura saturada, a dieta vegetariana pode contribuir para o melhor controle do colesterol e, assim, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. “A pessoa que segue a dieta também acaba ingerindo mais fibras, vitaminas, minerais e menos gorduras ruins”, completa a especialista.

Ela alerta, porém, que uma dieta vegetariana descuidada pode levar à deficiência de ferro e, consequentemente, à anemia. “Chamo a atenção para os vegetarianos radicais ou vegans, que não ingerem nenhum alimento de origem animal, como ovos e leite. Eles podem desenvolver deficiência de vitamina B12, indispensável na formação do sangue e necessária para uma boa manutenção do sistema nervoso e do metabolismo. Nesse caso, precisa ser feita uma suplementação da vitamina”, observa. O suplemento vitamínico se torna ainda mais relevante quando se trata da dieta infantil. “Se a alimentação de uma criança vegetariana for balanceada com a suplementação, para suprir todas as necessidades nutricionais do corpo, a dieta vegetariana pode promover crescimento e desenvolvimento normais”, diz a especialista. Os tipos vegetarianos De uma maneira geral, os vegetarianos seguem três grandes grupos de dietas: consomem alimentos de origem vegetal, leite e derivados, mas rejeitam carne e ovos – lactovegetarianismo; não comem nenhum tipo de carne, mas ingerem ovos, leite e derivados – ovolactovegetarianismo; e o terceiro tipo não come carnes, ovos, leite e derivados e ingerem apenas vegetais – vegetarianismo estrito ou radical (vegan).

Fonte: Barcelona Soluções Corporativas

36

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Brinquedos para o Educandário

Na manhã de 18 de dezembro, integrantes do Rotary Club Oeste e do Rotakids promoveram a entrega de brinquedos para o Educandário São José, doação fruto de campanhas de arrecadação realizada pelos clube infantil de serviços junto ao comércio, bancos e entidades locais. Nossos cumprimentos ao pessoal pela bela iniciativa.

Ação solidária

A galera do grupo TQNB (“Traz q nóis bebe”) se reuniu no dia 24 de dezembro para distribuir brinquedos a algumas crianças carentes do município, percorrendo moradias nos bairros Paula Lima e Maria Boaro. A gente registra.

Divirta-se com

suas fotos! Agora você não precisa mais dos recursos do Photoshop para brincar com suas fotos, na web você pode encontrar sites com ferramentas simples e divertidas para editar imagens. Os sites possuem efeitos pré-estabelecidos que o internauta pode aplicar na foto que desejar, é só fazer o upload da imagem e testar os recursos. Os sites permitem que você teste desde cortes de cabelos diferentes, até mudanças na fisionomia. Outras páginas brincam com sua foto, podendo transformar você até mesmo em

uma obra de arte. Para brincar com suas fotos, acesse também os sites abaixo e divirta-se! www.befunky.com www.pixisnap.com www.photovisi.com www.picascii.com www.hairmixer.com www.liftmagic.com Seja um Avatar Sucesso no cinema, o filme Avatar também está ganhando o mundo dos games. Avatar: The Last Airbender é o título do jogo baseado no mega sucesso do cinema e foi desenvolvido pela Ubisoft com a mesma tecnologia do filme exibido em 3D. E, se você quer se tornar um Avatar, prepare uma foto sua, de frente, e acesse o site www.mcdonalds.com.br/avatar. É muito interessante.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

37


O que é a

menopausa? Entenda o seu Corpo! A pré-menopausa ou climatério é o período de transição que ocorre de 2 a 4 anos antes da última menstruação e caracteriza-se pela irregularidade nos ciclos menstruais, diminuição nos níveis dos hormônios sexuais estrógeno e progesterona e presença de alguns sintomas como suores noturnos, fogachos (ondas de calor), perda da lubrificação vaginal, depressão, irritabilidade, ansiedade e insônia. A presença destes sintomas varia de mulher para mulher e podem permanecer até um ano após a última menstruação. Amenopausa é o processo biológico natural em que a menstruação cessa por 12 meses seguidos sem ter sido identificada nenhuma outra causa biológica ou fisiológica pelo médico. A menopausa é uma fase na vida de toda mulher que se caracteriza pelo fim do período fértil, quando os ovários naturalmente param de funcionar e de produzir estrógeno e rogesterona. Ela ocorre por volta dos 51 anos nas mulheres ocidentais, podendo variar de 40 a 60 anos, dependendo de fatores genéticos e do estilo de vida. Mulheres fumantes podem entrar na menopausa 2 anos antes do que as mulheres que não fumam. O que acontece quando os Hormônios diminuem? A diminuição dos níveis de estrógeno afeta a pele e as curvas da mulher. Devido ao comprometimento na produção de colágeno ocorre perda de elasticidade da pele e dos vasos sanguíneos, assim como há a diminuição da massa muscular e o aumento da concentração de gordura corporal na região abdominal. À medida que a produção do estrógeno cai, as taxas de colesterol e triglicérides no sangue tendem a aumentar, a absorção e a captação do cálcio pelos ossos fica prejudicada e assim surgem os riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e da osteoporose. Segundo estatísticas, na pósmenopausa, as mulheres apresentam o mesmo risco que os homens para desenvolver doenças do coração. (Fonte: www.copacabanarunners.net)

38

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


NOVIDADES

Eduardo Morgan

Apple iSlate

Rumores sobre o Apple Tablet (também conhecido como Apple iSate) só têm ficado mais legítimos depois que o jornal Wall Street (através de fontes anônimas) anunciou que a Apple irá revelar um novo tablet no final deste mês, com uma data de lançamento prevista para março. Como tudo que tem a benção de Steve Jobs, é bem possível que o iSlate se torne a nova febre, como aconteceu com o iPod e o iPhone, por exemplo. Mas a grande pergunta que tem rolado é... “Para que irei usar o iSlate?”. Aqui alguns exemplos: Filmes – Com possível tela de 7,1 polegada” você terá a mesma experiência que já tem no iPhone ou no iPod mas com uma maior tela, além de poder usar DVD’s. Música – Como foi dito o iSate parece ser uma versão do iPhone e do iPod, e como ele você poderá

escutar suas músicas favoritas, mas se você é um DJ poderá usar o iSlate para mixar músicas ou até mesmo como Pickup ao invés de usar o MacBook para isso. E-Book Reader – É bem possível que, com o lançamento do iSlate, a Apple também lidere o mercado de e-Books, hoje liderado pela Kindle e a Nook, com isso você poderá fazer downloads de livros ou até mesmo jornais direto da internet e ler no iSlate. Bate-papo – Com Built-in câmera, microfone, alto-falante e também teclado virtual como no iPhone, será possível usar o iChat ou até mesmo o Skype para bate-papos ou ligações. Internet – Rumores dizem que o iSlate inclui o Safari, possibilitando navegar na internet.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

39

Agora só temos que esperar o lançamento oficial para saber de todas as novidades, até agora só tem sido rumores.


Espetáculo na Casa de Cidadania

Quando dizem que todo cuidado com bebês é pouco, ninguém esta exagerando. A maioria dos pais não sabe, mas mesmo sem querer, pode causar uma lesão grave em seus pequeninhos apenas por chacoalhálos. O nome disso? Síndrome do Bebê

Sacudido - Shaken Baby Syndrome (SBS), originalmente. “Shaken Baby é uma síndrome caracterizada por um impacto violento da cabeça, que pode trazer danos cerebrais permanentes, até retardo mental”, explica a pediatra Heloísa Ionemoto, do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo. A maior incidência de casos ocorre na faixa dos quatro a seis meses, quando o bebê ainda está extremamente frágil, bem “molinho” mesmo. “É quando o cuidador ou pais tem mais facilidade em chacoalhar o bebê”, comenta a médica. Normalmente a lesão acontece quando a pessoa que está olhando pelo bebê perde a paciência com muito choro e esperneio constantes muito normais nessa fase da criança - e sacodem o pequeno como se isso fosse fazê-lo se calar. Esse movimento brusco pode provocar a lesão, que se permeará pelo resto da vida. “O mecanismo de lesão se dá por aceleração e desaceleração da cabeça. Esse movimento violento faz com que pequenos vasos se rompam, levando a uma hemorragia subdural - nos espaços entre as membranas cerebrais, inchaço ou edema e hemorragia na retina”, esclarece a especialista. Estes movimentos bruscos podem causar ainda cegueira e outras lesões oculares, surdez, fraturas em ossos, paralisia cerebral, deficiência mental e até morte. Recentemente foi lançado um projeto, na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, que envolve a orientação de pais, educadores, profissionais de saúde para a prevenção desse tipo de maus tratos aos bebês. A iniciativa conta com a criação de materiais educativos na Austrália por uma equipe liderada por Sue Folley e que foram dublados em português e adaptados para a realidade brasileira. Esse material será distribuído em maternidades, para populações de risco e outros interessados. O lançamento ocorreu em novembro em todo o Brasil, por meio da Rede Universitária de Telemedicina, em conexão nacional com mais de 15 universidades via videoconferência, além de Portugal e Moçambique. Isso porque essa prática é mais comum do que pensamos, e sim é considerada maus tratos à criança. (Fonte: vilamulher.terra.com.br)

Com o espetáculo “O Mais Auto de Natal Brasileiro” encenado no dia 18 de dezembro, a Casa de Cultura e Cidadania “Prof. Laércio Barbosa”, de São José do Rio Pardo, encerrou as atividades de 2009. Na oportunidade, os alunos mostraram seus talentos e dedicação na área artística. Um show, como mostram as 237 fotos que estão no site!

Formatura do CAIC

Na noite de 21 de dezembro, estudantes, pais, professores e autoridades municipais se reuniram no Rotary Club para a solenidade de formatura dos alunos das 8ª séries da escola “Profª Stela Maris Barbosa Catalano” (CAIC). Na oportunidade, 48 estudantes receberam certificado de colação de grau e festejaram a noite com um grande jantar, encerrado numa super balada. Parabéns a todos. As 133 fotos estão no site.

40

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


@ Denise - “Neguinha” ... e 2010 ta ai!!! Estamos novamente recomeçando as lutas diárias de sempre! Com muito amor, paz e felicidades sempre iremos conseguir conquistar os nossos objetivos!! Obrigado por tudo! Bjus!!! (Ass.: Mauro) @ Lisdardo = Eduardo Morgan (EUA) - E ai Du!!!? Mais um ano longe dos amigos brasileiros!! Estamos com saudades e estamos esperando você voltar aqui pra passear e matar as saudades de todos!!! Obrigado por sempre estar com a gente

fazendo o melhor site da nossa região!!! (Ass.: Todos nós seus amigos do Zinho) @ Rafa Polisisso - Rafa´z ... você viu que as nossas reuniões pararam e os vídeos também!!? Ehehe .... ta faltando a gente começar as reuniões novamente .... os vídeos não podem parar e nem as reuniões né rsrsrrsrs (Ass.: Obrigado sempre amigo) @ Luciano Alves (nosso amigo_Zinho) - Você quer moleza!??! Vai empurrar “cachaceiro” na descida rsrss .. só quer a máquina com “lentona” ... antes tirava fotos com maquininha .. agora quer só “máquinona” ... vc não é bobo não!!! (Máquinas profissionais é outra coisaaaa) @ Gilmar Ishikawa (nosso redator_Zinho) - Giiiiiiiiiilmar!!!! .. começamos o ano meu amigo!!! Auahuahuha .... mais um ano de luta, de amizades e se Deus quiser de muitas boas notícias para todos nós! Feliz 2010! (Ass.: Seus textos são NOTA MIL) @ Edinho Barbeiro - Que você continue com o seu trabalho profissional e cheio de amigos! Que 2010 seja um ano de pura alegria!! Fica com Deus! (Ass.: Titio)

@@@ INÍCIO DOS RECADOS VIA NET @@@ @ Bianca Claro - Miga, feliz aniversário que vc tenha todos seus sonhos realizados! Te amuuuuuu, muito. (Ass.: Jeje Lopes) @ 1G Euclides da Cunha - Turma adorei estudar com vcs, obrigada pelo apoio e pelo carinho. Amo muito vcs mesmo!! Bjss. (Ass.: Jessikinha Lopes) @ 3º Info tarde (Paula Souza) - Pessoal..Acabo não nos veremos mais,mais quero que saiba que vocês foram e sempre serão tudo de mais importante pra miim..!♥*

Lembre-se sempre:”Não estamos nos despedindo, apenas nos distanciando. Que a distância não interfira no laço de amizade que nos unem. “Estão pra sempre na minha vida..*. (Ass.: Line Rueda =/) @ Murilo Missura - Don que neste 02/01 e por todos seus dias Deus o cubra de bençãos lhe dando de presente a realizações de todos seus sonhos e objetivos....Tudo de melhor.... Parabéns....Feliz aniversário. Te adoroooooooo, beijossss. (Ass.: Vi Martins) @ Anderson - Amor quero te dizer que você é muito importante pra mim e q nada sou sem você.... Te desejo tudo de bom q a vida possa te dar, q Deus esteje sempre ao seu lado e q nunca lhe falte muita paz saúde e alegrias!!! Parabéns pelo seu dia

12/01... Te amo0o0o muito e obrigado por estar em minha vida!!! Bjaum no seu coração... (Ass.: Sua mulher Debora) @ Mauro e Denise Boaro - Agradeço o carinho com meu casório... Obrigada por td. E espero que tenham gostado!!! Que Deus continue sempre abençoando a vida de vocês, pois merecem!! Beijosss no coração. Amo muito!! (Ass.: Thaty Cury Ramos Rodrigues Antonialle (ou simplesmente Thaty Rami)) @ Igor Rodrigues Antonialle (Ciretran) - Pois é, né bebê??

Pra quem não ia durar um mês... Até casamos!!! E olha que ninguém veio rancar meu vestido, viu??(rsrsrs). Espero que tenha saido td como vc planejou... Vamos ser muito felizes, te garanto!! E tava BOA a coisa mesmo, hein?? Bjoss e amo*te... OBS: Dá pra dançar o CRÉU denovo? (Ass.: Sua ESPOSA Thaty Cury Ramos Rodrigues Antonialle (Thaty Rami)) @ Luh Telles - Amiga bençãos, bençãos e bençãos de Deus te desejo nesta data 07/01 e por todossssss os dias de sua vida! Que tudo de melhor lhe aconteça junto com a realização de todos os seus sonhos! Amuuu vc amiga feliz aniversário. (Ass.: Beijos da amiga Vi) @ Mauricio Mantovani - Você foi o maior presente que Deus deu para mim, você é o grande amor da minha vida!!!!! Parabéns pelo seu aniversário 22/01!!! (Ass.: Sua esposa Silvana, e sua filha Maria Eduarda!!) @ Monikinha e Ester - Oiii miga’s. Adolooo muito vcs duas!! Sempre vão ta aki ó ->S2<- BjãoOO. (Ass.: Cynthia..) @ Gabriel Ribeiro - Eu só queria dizer que eu te amo e que nunca vou me esquecer de você tah? Beijosssss te amoooooo. (Ass.: kah) @ Ellen, Mara, Evilin, Aline e Karen - Eu só queria dizer que eu adoro vcs demais vcs vão sempre estar aki no meu coração, adolu vcs. (Ass.: Caroline*-*)

Jogo festivo na AAR

No dia 21 de dezembro os boleiros de plantão promoveram um jogo festivo para celebrar o final do ano. A partida foi entre os Amigos do Andrezinho e os Amigos do Pezão, no campo da AAR, e teve arbitragem do juiz rio-pardense Cleber Wellington Abade. Os participantes especiais foram os jogadores Andrezinho (do Internacional) e Matheus Ferraz (São Caetano). O placar pouco importa, o que valeu mesmo foi a festa e o reencontro da galera.

Fotos: Luciano Alves

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

41


Os modelos dos primeiros jardins vieram da China e representaram o prazer e divertimento dos aristocratas. Os do Período Heian (794-1185) sempre tinham um lago com uma ilha e eram construídos para contemplar a Natureza através das mutações das estações do ano. A partir disso, os jardins começam a desenvolver características próprias, dando destaque para os arranjos de pedras. Alguns elementos são fundamentais no jardim japonês, entre eles podemos citar:

O Sakura ou cerejeira ornamental, que é conhecido como a flor da Felicidade e assume um lugar importante na cultura japonesa. Nos meses de Março a Abril o povo festeja o Hanami para comemorar a floração da árvore com muitas festividades.

@ Silmara - Sil nove meses já se passaram e o nosso amor sempre será eterno, eu te amo muito... (Ass.: Gúh) @ Renatinho (Bacana) - Adoluuuuuú voxxxxeee... (Ass.: De sua namorada Letícia...) @ Neon - Eu te amo demais meu amor. (Ass.: Sua namorada Juliana) @ Thais Fernanda Cruz - Gatinha, feliz aniversario, muitas felicidades, vc sabe mais do que ninguém que eu e seu papai te amamos de verdade, milhões de beijos parabéns pelos 5 aninhos. (Ass.: Mariana e Gilmar Cruz) @ Darin Corretora de Seguros - Com os agradecimentos à empresa DARIN CORRETORA DE SEGUROS LTDA S/C pela

namorado do mundo, te amo mto bastantão meu principe obrigado por me fazer tão feliz continue sendo essa pessoa maravilhosa, bjosss. (Ass.: Tamiris) @ Equipe EMEIF Zelia Maria Zanetti - Muito obrigada pelo carinho e dedicação dispensados aos alunos durante o ano. Vocês são verdadeiras profissionais dedicadas que cumprem além de seu papel. Parabéns às professoras, inspetoras, secretárias, zeladoras, cozinheiras, coordenadoras e diretora. (Ass.: Daniela Miolli - mãe da Anna, Gabby e Edilsinho) @ Equipe do ESF Vila Formosa - Soraia, Dr Jarbas e toda Equipe vocês são maravilhosos. Parabéns e que todos os profissionais de saúde sigam o exemplo de vocês. Obrigada pelo carinho dispensado aos meus pais que moram na zona rural. Eles adoram vocês. Que em 2010 vocês tenham

nossos obstáculos pois Deus sempre está do nosso lado. Te amo meu anjo pra sempre! 3 anos e 6 meses tempo hein, meu lindo. (Ass.: Sua namorada Laura) @ Yuri - Te amo muito obrigado por fazer parte da minha vida. (Ass.: Sua noiva Sara) @ Fabiano Azarias - Amor vc lembra qdo a gente começou a namorar q vc me disse q cada dia do nosso namoro a gente ia subindo um degrau q as vezes a gente podia errar o degrau... escorregar... mas q sempre estariamos um do lado do outro sempre... ate chegar o dia em q nos dois tomassemos a decisão q seria a hora juntarmos nossas coisas... Pois é, esse dia chegou... vamos dar um passo na nossa vida juntos... Saiba q te amo mtoo mto msm... E q esse ano seja de bastante realizações... p/ nos dois. Amo vc mtOOo!!! (Ass.: De sua

valiosa colaboração ao nosso trabalho para o Programa de Iniciação às Práticas Administrativas do Instituto de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Paulista - UNIP sobre “Tecnologias da Informação e Gestão”, no curso Administração de Empresas, 2º Semestre de 2009. . (Ass.: Carolina, Eduarda, Juliana, Leandro, Michel e Priscila) @ Fernanda loja Afrodite - Fer to mooooreeeeenuuuu de saudades de ti garota. Jamais vou esquecer a amiga maravilhosa q vc foi e vai sempre ser, te adooooro muitos bjx de quem te admira muito. (Ass.: Luana Tap) @ Todos meus amigos (os meus queridos que sempre estão comigo) aos meus colegas e conhecidos.... - Feliz ano novo... Que esse 2010 seja cheio de coisas boas... Tudo de melhor. (Ass.: Beijosss da Vicencia) @ Xandym - Amor te amo d+++ pra sempre vc é o melhor

condições de realizar muito mais. (Ass.: Daniela - filha de Maria e Joaquim Eustáquio.) @ Edilson Miolli e Edilson Filho - Vocês são os homens da minha vida. Parabéns pelo aniversário no dia 22 e 24 de Janeiro. Eu amo vocês!!! (Ass.: Esposa e mãe que ama vocês Danny Miolli) @ Gaby - Princesinha vc foi o melhor presente q Deus me deu! Te amo muuuiittoo!!! (Ass.: Antonio) @ Júlio César (meu anjo) - Queria agradecer por você ter gostado de mim do jeito que sou... Por ter me aceitado com meus defeitos e por saber também elogiar minhas virtudes. Por me ensinar que a cada dia podemos recomeçar. Ao seu lado aprendi a amar e a sentir amada, aprendi a respeitar e ser respeitada e principalmente aprendi que não podemos ter medo de lutar para ser feliz, podemos e devemos vencer

namorada Angela Garbin) @ Rafael - Vc é o homem + perfeito do mundo... E eu agradeço a Deus todos os dias por ele ter me mandado vc... Vc é + que especial!!! Casa comigo??? Te amo d+. (Ass.: Sua noiva Amanda) @ Camila Silva - Oi miguinha, feliz aniversário quero que tudo de bom nesse mundo aconteça pra vc, obrigada por tudo que me ensinou e ainda me ensina, Te adoro muito... Bjus. (Ass.: Amanda Zamai) @ Agentes de Saúde Vale do Redentor - Obrigado pelo carinho que vcs nos dedicaram este ano que Deus possa abençoar a todas vcs. A nossa caminhada está demais aprendi com vcs a dizer nossz muito... muito... Obrigado, bjs a todas. (Ass.: Todos nós da caminhada e ioga)

O Momiji-Gari ou Acer Vermelho, que revela um aspecto melancólico e reflexivo da personalidade japonesa. As lanternas de pedra que induzem à concentração, ajudando a clarear a mente, adicionando o místico, a tradição e a espiritualidade. Os pontos de luz devem ser estrategicamente distribuídos para não ofuscarem a visão. Lago e as carpas: água é vida, daí a importâcia do lago. Nele, vivem as carpas, símbolo de fertilidade e prosperidade. A variedade Nishiki-koi, valiosa, exige água cristalina. Para tanto, podem ser instalados uma bomba e um filtro biológico (do tipo carvão ativado), garantindo a circulação da água. Taiko Bashi ou ponte: Uma ponte ou um caminho dentro de um jardim, representa uma evolução para um nível superior em termos de amadurecimento, engrandecimento e auto-conhecimento, enquanto a flexibilidade do bambu conduz a capacidade de adaptação e mudança. As pedras das cascatas: o centro do jardim. A pedra colocada na posição vertical representa a figura do pai, e a da horizontal, a mãe, dela, brota a água. As outras pedras, simbolizando os descendentes, são distribuídas em torno do lago e entremeadas pela vegetação. O bambu e os adornos: os galhos do bambu são amarrados, direcionando o crescimento para que a planta se curve para o lago, como em reverência. O sino de vento e os macacos de cerâmica, fixados na planta, trazem o som da natureza e a felicidade. (Fonte: : www.jardineiro.net)

42

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


@ Marcelo - Amor parabéns pelo seu niver... Td de bom pra vc... pois vc merece!!! Agradeço a Deus por ter vc em minha vida e por ele ter nos dado a Marcelinha... Era o que faltava em nossa vida... Um fruto do nosso amor!!! Te amooo demaisss... Beijão!!! (Ass.: Kaka loiraaa) @ Gesner Furlan - Morrrr mais um ano hein... Agora 5 anos juntos, qro repetir mais uma vez, te amo, vc é o homem da minha vida, o presente de Deus... Logo, logo estaremos juntos pra sempre!!! Te amoooo. (Ass.: Sua noiva Dany Andreazzi) @ Carlos (Cargill) e Elaine - Oiii!! Manda 1 bj para Eduarda

adoro vocês!!!!!!! Bjosss. (Ass.: Francini (Itobi)) @ Lêticia - Saiba que vc é uma super amiga viu e que eu te adoro muito e vc sempre estara no meu s2, beijoss. (Ass.: De sua melhor amiga Bruna) @ Amanda e Viviane - Amo muito vcs!! Vcs são minhas melhores amiga!!! beijos!! (Ass.: Mary) @ Branquinha - Conhecer você, foi a melhor benção que Deus ja me deu, porque com você descobri o verdadeiro significado da palavra amor, hoje me sinto o homem mais realizado do mundo, te amo com toda a força do meu coração, te amooooooooo. (Ass.: Flavio) @ Gabriel e Vinicius - Eu amo vcs d+++. (Ass.: Mamãe Dani) @ Cris (Farmacia Hibisco) - Vc é a melhor irmã do mundo, eu te amo. (Ass.: Dani) @ Duran e Lu Líder Auto Escola - Olá meus queridos amigos nos desejamos um 2010 com muita alegria com a vinda de sua filha linda Letícia. Meus parabéns a vcs e muitas felicidades. (Ass.: Anderson sujeira restaurante tia Jo) @ Josué - Amor ter vc na minha vida é tdo o q eu mais queria te amo mto!!!! Te amooo. (Ass.: Sua namorada Amanda Risso) @ Aline, Jessica e Isadora - Quero desejar a vcs um ótimo

ano novo... Que td d bom aconteça pra vcs...o tempo pode passar...mas vou guardar tds vc em meu coração!! Beijão. (Ass.: Lolo) @ Luzia e família - Amo mto vc... E desejo q esse ano q se inicia... seja cheio de sonhos realizados... pois a senhora plantou e chegou a época de colher!!! Deus abençoe vc e td nossa família!!! (Ass.: Filha) @ 3° do Cândido Rodrigues - Queria manda um salve pra: Aline, Amanda Melo, Amanda Xigliano, Amanda Barbosa, Anelize, Dudu, Ayumi, Lara, Bruna, Bianca, Camila, CarolGirroti, Helene, Guilherme, De Martini, Lucas, Laurinha, Gláucia, Zuchini, Mariane, Tati Pereti, Tati Barbosa, Luciane Gabriel, Reginaldo, Yuri, Jessica Blaschi, Natan, Letícia Paulino, Leticia Lofrano, Simone, Juliana, Josi, Hemily e

Márcio com certeza todos vão ter sucesso na vida. Abraços. (Ass.: Gilson) @ Paloma Gomes - Amei o vestido de oncinha. Lindo d+++, os brincos e o pingente tbm. Amo vc muito. Bjs. (Ass.: Tia Angelica Cosmópolis) @ João Gabriel - Amor, que Deus ilumine o seus caminhos e os seus sonhos em 2010 e traga a você um novo dia uma fonte grandiosa de tudo que existir de melhor (Eu). (Ass.: Joice P Silva) @ Dal Shalon - Olha amiga vim te agradecer por tudo q vc tem feito para minha filha pois vc não sabe o quanto vc me fez feliz, obrigada feliz 2010. (Ass.: Mãe da Maria Fernanda) @ Ju Cremasco - Priminha amo vc conte sempre comigo viu, amo vc Maninha. (Ass.: Vinha) @ Amanda - Amiga é nóis em 2010 juntas!!!!!! Amo-ti!!!! Beeijoos!*_*. (Ass.: BêhH!)

@ Murilo & Marciano e Bandaa Que neste ano de 2010 vocês consigam realizar tudo o que desejam... E que cada vez mais possam nos divertir em cada show!! Sucessoooo!! (Ass.: Ignácio e Família) @ Dany, Rosangela e todo pessoal do paraiso - Que nesse 2010 vcs sejam muito felizes e que tenham todo sucesso do mundo. Adoro vcs. Bjos. (Ass.: Sheyla) @ Edinho - Vida agradeço por tudo de bom que tens me proporcionado ti amo demais!!!!!! A cada dia te amo mais!!!!!!!

(Ass.: Sua esposa Bia!) @ Diogo Henhy - Cada dia que passa eu te amo mais e mais quero viver ao seu lado eternamente, sinto muita saudade sua quando estamos distantes... Bjs meu amor fica com Deus eu te amo muuuuito. (Ass.: Sua sempre Lana) @@@ FIM DOS RECADOS VIA NET @@@ @ NOSSA MENSAGEM - Em 2010 seja muito feliz e tenha sempre saúde!!! Ajude a quem precisa, e tenha sempre uma palavra de ânimo e coragem para teu semelhante. Plante árvores, flores, cuide da natureza, dos animais, dos rios, enfim, respeite o planeta em que vive e que tão generosamente te oferece tudo o que precisas. Não se esqueça você também pode ser um vencedor!!! (Ass.: EQUIPE/FAMÍLIA ZINHO)

Aniversário do Matheus

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Compulsão:

As festas do fim de ano se acabaram, mas quem não aproveitou o 13º salário e comprou aquele produto, que a mídia fez tantas propagandas, mesmo sem precisar? Muitas vezes nós nos sentimos atraídos pelo produto e compramos, mas comprar em excesso pode se tornar patológico. A pessoa que sofre de compulsão por compras não consegue controlar um desejo que a invade e fica martelando em sua cabeça, então para aliviar esse desconforto sai para as ruas para fazer compras. Mas, depois do alívio, vem o sentimento de culpa por não conseguir controlar esse impulso. E para se livrar desse malestar o único jeito é ir novamente comprar. Esse comportamento se torna um círculo vicioso aprisionando e comprometendo a vida da pessoa.

Veja alguns sinais este Transtorno: • Comprar de forma descontrolada para descarregar angústias, raivas, ansiedades, pensamentos de desvalorização pessoal; • Prazer em comprar, mas não usufruir do produto; • Preocupação extrema em comprar; • Quando impossibilitada de comprar ocorre: Irritação, taquicardia, tremor e sensação de desmaio; • Não se interessar por outras atividades (trabalho, família); • Empobrecimento social e queda da qualidade de vida. As causas desse transtorno são fatores biológicos (neurotransmissores), psicológicos (carências afetivas e necessidade de poder) e sociais (supervalorizar o ter e não o ser). Para se prevenir deste mal faça parte de grupos sociais e procure ajuda!

Com as cores do Palmeiras, seu time do coração, Matheus Ramos Borges festejou idade nova no dia 20 de dezembro, no salão de festas do Asilo Padre Euclides, onde os pais Eliane e Luís Borges prepararam uma super festa para os amigos e familiares. Parabéns, Matheus, felicidades! Tem 44 fotos no site!!!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O mal da

43

Contato: Talita Ferraiolo talita.psico@hotmail.com.br Fone: 3608- 8299


Amigo no Hospital (Enviado por Renato Ortega)

Os dois amigos se encontram: - Você sabe que o Arnaldo está hospitalizado? - comenta um deles.

Características dos mosquitos

Os mosquitos já habitam a Terra há cerca de 170 milhões de anos e somam mais de 4.000 espécies em todo o mundo. São eles que perturbam nosso sono zumbindo durante a noite e podem transmitir doenças sérias, como a Dengue. Os mosquitos podem se alimentar de plantas e néctar, mas as fêmeas precisam do sangue para a reprodução. São elas que picam os seres humanos, sugando o sangue através de suas trombas e injetando saliva. É a saliva que causa a coceira na pele logo após a picada. As pessoas que tem a impressão de atraírem mais insetos que outras, podem estar com a razão. Várias características como temperatura corporal e até a cor da roupa podem impactar o magnetismo dos mosquitos.

Veja alguns exemplos: Temperatura corporal: Os insetos podem sentir sua respiração e calor com até 6 metros de distância. Movimento: Insetos tendem a preferir pessoas em movimento, a pessoas mais calmas. Cor de Roupa: Insetos preferem cores escuras que irradiam mais calor. Hora do dia: Existem espécies com hábitos diurnos e noturnos, por isso é melhor estar preparados contra eles durante todo o dia. Clima: Mosquitos têm o metabolismo acelerado pelo calor, por isso o verão é a época com maior incidência. Ciclo de vida O ciclo de vida de um mosquito pode variar de 20 dias até 5 anos. O tempo de desenvolvimento é altamente afetado pelas condições climáticas, como calor e chuva. A primeira fase do ciclo de vida ocorre no estado de ovo. As fêmeas podem colocar até 300 ovos de cada vez. Os ovos podem se manter em condições de gerar larvas de uma semana a cinco anos. As fêmeas depositam os ovos em locais de água parada como piscinas, poças, dutos, valas, dentre outros locais. Dentro da sua casa eles podem estar em recipientes que conservem água, como vasos de plantas, pneus, caixas de água e etc. Para evoluírem para a etapa de larva, os ovos necessitam de água, por isso a chuva tem grande importância no ciclo de vida dos insetos. Após quatro dias como larva, o mosquito atinge a idade adulta e está pronto para voar. Continua na pag. 45 (Fonte: www.linharaid.com.br)

Stress no Avião No meio de uma longa viagem, a aeromoça pergunta a um dos passageiros: - O senhor aceita uma Banana Split?

- Não pode ser! Ainda ontem eu o encontrei num baile, dançando com uma loira fenomenal... - Pois é, a mulher dele também viu!

- Não, obrigado... Eu sou diabético! Então que tal um pudim de leite condensado? - Eu não posso! - repetiu ele - Sou diabético! - Tudo bem - tornou a aeromoça - Que tal a sugestão da casa, ou melhor, do avião? Um delicioso mousse de chocolate, com cobertura de chantilly! - Moça, você não está entendendo! - disse ele, começando a se alterar - Eu sou diabético!!! - Ah, eu sei de uma coisa que o senhor vai adorar: nossa torta holandesa! Uma delícia... - Eu já falei umas mil vezes que sou diabético! - Será que você é surda! Eu não posso comer essas porcarias, eu sou diabético! EU SOU DIABÉTICO!!! - A aeromoça, chama uma de suas colegas - O moço aqui tá uma pilha de nervos! Traz uma água com açúcar pra ele!

44

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Quando éramos jovens (Enviado por Marilena Nicolau Pereira) Um casal de senhores está deitado na cama. A esposa não está satisfeita com a distância que há entre eles. Ela lembra: - Quando éramos jovens, você costumava segurar a minha mão na cama. Ele hesita e, depois de um breve momento, estica o braço e segura a mão dela. Ela não se dá por satisfeita. - Quando éramos jovens, você costumava ficar bem pertinho de mim. Uma hesitação mais prolongada agora e, finalmente, resmungando um pouco, ele vira o corpo com dificuldade e se aconchega perto dela da melhor maneira possível. Ela ainda insatisfeita: - Quando éramos jovens, você costumava morder minha orelha... Ele dá um longo suspiro, joga a coberta de lado e sai da cama. Ela se sente ofendida e grita: - Aonde você vai? - Buscar a dentadura!!!

Contando vantagem O primeiro cara (todo orgulhoso): - “Minha mulher é um anjo!” O segundo cara: - “Você tem sorte, a minha ainda está viva”.

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

45

Continuação da pag. 44 Mitos e erros sobre o Mosquito da Dengue 1 - Para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada - mentira! Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter “vivo” por mais de um ano sem água. 2 - Repelentes são fundamentais no combate à dengue - mentira! Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não tem muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário. 3 - Tomar vitamina b afasta o mosquito - mentira! Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído pelo gás carbônico exalado pela respiração da pessoa, a ingestão de vitamina B - alho ou cebola também - (que têm cheiro eliminado pela pele) não é uma medida eficaz de combate à dengue. Tomar vitamina B pode afastar mosquito, mais isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum. 4 - Qualquer picada do mosquito transmite o vírus da doença mentira! Primeiramente é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. Ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo. 5 - Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito mentira! A borra de café só é eficaz no combate ao mosquito da dengue em quantidades muito elevadas, sendo que já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti se desenvolve em água suja de borra de café. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas deles de forma a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso sim é eficaz contra a dengue. 6 - As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa mentira! Embora as fêmeas do Aedes aegypti tenham preferência por depositar os ovos em recipientes com água limpa, elas também podem colocá-los em criadouros com água suja e parada. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja. (Fonte: /www.combatadengue.com.br)


Como mudar o que nos incomoda? Estabeleça metas de mudança revendo sua própria trajetória de vida Em tempos de crise, seja financeira ou pessoal, a necessidade de mudanças na vida se torna cada vez mais importante. Mudar é importante, mas mudar como? Mudar o quê? Mudar para quê? Responder a estas três perguntas é a chave para que essas mudanças sejam coerentes com sua história, sua trajetória até o momento atual.

Balada e mais baladas

O ano de 2009 terminou com muitas baladas em São José e a galera não teve do que reclamar porque opções e atrações não faltaram. Na noite de 18 de dezembro a balada foi a Skyy Vodka, no Club Lounge, com DJ Panazollo e Fiorella. Na AAR, dia 24, teve Balada de Natal e a festa continuou no dia 26, com os DJs Junior AJ, Evandro e a banda Murilo & Marciano. No Grêmio Nestlé, dia 19 de dezembro, a festa foi com a dupla Marcos e Belutti. E, como não poderia ser diferente, 2010 começou com festa: a Noite da Tequila, no Club Louge, com o DJ Marcelo CS foi pur ferveção no sábado, dia 9. Veja 456 fotos destas baladas no site! E aqui veja um pouco de cada festa citada!!

Como identifico o que precisa ser mudado? Lendo artigos sobre autoajuda? Ouvindo conselhos de amigos preocupados? Radicalizando e mudando tudo de uma vez? Muitas vezes, mudamos levados pela precipitação.Sendo assim,o “barulho” interior, causado pela insatisfação, não permite escutar nossa voz interior que sussurra claramente aquilo que nos incomoda e como podemos mudar. É aí que a proposta da Terapia Biográfica melhor mostra seus efeitos. Através de um trabalho chamado Panorama Biográfico, em que a primeira atividade é elaborar uma pergunta, geralmente expressa de forma artística, por meio de aquarela ou modelagem em argila. Por que de forma artística e não simplesmente falando? Temos diferentes meios para nos

expressarmos, a palavra falada é um deles, talvez o mais prático, pois você carrega suas cordas vocais o dia todo. A palavra escrita já é outro meio, e o que você expressa já assume um significado um pouco diferente. Faça o teste: grave uma conversa sua com alguém falando sobre qualquer assunto. Depois escreva o que você pensa sobre aquele assunto. Então leia o que escreveu e ouça o que falou. Perceba como o peso das palavras numa forma ou outra de expressarse assume proporções distintas, e permite que você tenha uma percepção diferente de tal assunto. Muito mais diversa ainda é a proporção dos fatos ao ser expressa em meios diferentes, como na pintura, no desenho, na modelagem em argila, na dança. Esta é a missão maior da arte: permitir a expressão daquilo que, de outra forma, não poderia ser expresso, pelo menos, não com as possibilidades que os recursos artísticos permitem. Continua na pag. 47

46

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


Como mudar o que nos incomoda? Continuação da pag. 46

Os presentes de Adão e Eva (Enviado por Marilena N. Pereira) Quando Deus criou Adão e Eva, disse aos dois: Tenho dois presentes para distribuir entre vocês: um é para fazer xixi em pé e... Adão, ansiosíssimo, interrompeu, gritando: - Eu! Eu! Eu! Eu! Eu quero, por favor... Senhor, por favor, por favor, Sim? Facilitaria-me a vida substancialmente! Por favor! Por favor! Por Favor! Eva concordou e disse que essas coisas não tinham importância para ela. Então, Deus presenteou Adão. Ele ficou maravilhado. Gritava de alegria, corria pelo jardim do Éden fazendo xixi em todas as árvores. Correu pela praia fazendo desenhos com seu xixi na areia. Brincava de chafariz. Acendia uma fogueirinha e brincava de bombeiro... Deus e Eva contemplavam o homem louco de felicidade, até que Eva perguntou, Deus: - E... Qual é o outro presente? Deus respondeu: Cérebro, Eva, cérebro.

A rosa e a couve-flor! (Enviado por Maria Elisa Carriero) Um dia, a rosa encontrou a couve-flor e disse: - Que petulância te chamarem de Flor! Veja sua pele: É áspera e rude, enquanto a minha é lisa e sedosa. Veja seu cheiro: É desagradável e repulsivo, enquanto o meu perfume é sensual e envol-

SINAL DE QUE REALMENTE

vente... Veja seu corpo: é grosseiro e feio, enquanto o meu é delicado e elegante. Eu, sim, sou uma flor! E a couve-flor respondeu:

ACORDAAAAAAA!!!

Voltando ao assunto das metas, elaboramos a pergunta sob uma forma artística, aquela a que estamos menos acostumados, menos condicionados, menos preparados para manipular e criticar durante o processo. Daí seguimos o processo de rever e recontar a própria história, acessando a memória também através da palavra falada e escrita, e através da arte. Ouvir a própria história contada por si mesmo de diferentes maneiras permite uma visão panorâmica, como se você olhasse um vilarejo do alto de uma montanha, e o sentido da sua biografia se revela com maior clareza. É por este sentido que você puxa o fio para criar as suas metas de mudança. E elas precisam sempre responder às três perguntas: O que quero mudar na minha vida? Para que quero mudar isto? Como vou realizar esta mudança? Estas mudanças, portanto, não são aleatórias, são fundamentadas na voz interna - que traz aquilo que em essência você é e busca sua missão de vida. É importante que após três meses você reveja essas metas, a partir do que você realizou no curto prazo: A forma como você vem agindo vai de encontro às suas aspirações ou lhe provoca arrependimento logo após a ação? Essas metas são possíveis ou

O MUNDO VAI ACABAR!!

- HELLOOOOOU, QUERIDAAAA!!!

De que adianta ser tão linda, se ninguém te come??? Hã? AUTO-ESTIMA é TUDO!

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!

Enviado por: Gisele Assumpção

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

47

somente geradoras de culpa e ansiedade? Se for o caso, refaça suas metas em bases mais próximas de suas aspirações e de suas possibilidades neste momento. As metas são um meio para aproximar-se de seu eu interior, não devem ser mais uma cobrança sem sentido que nos impomos. E quando nos aproximamos de nosso eu interior, de nossa essência, nos aproximamos desse estado que sempre buscamos: a felicidade! Marcelo Guerra (Fonte: entretenimento.br.msn.com)


FONTE: Sites esotéricos

Elvis 75 anos

Três décadas após sua morte ele ainda arrasta uma legião de fãs no mundo inteiro. A música de Elvis Aaron Presley (1935-1977), que em 8 de janeiro completaria 75 anos, será previsivelmente um dos destaques de 2010 e ajudará a reviver a “febre Elvis” entre os amantes do rock.

Elvis continua sendo uma mina de ouro que não para de oferecer bons resultados e o público continua comprando e baixando seus clássicos. A Sony editará de novo, sob o selo RCA, todos os discos do rei do rock. A realização do 75º aniversário do rei do rock teve seu ponto máximo entre os dias 7 e 10 de janeiro, quando Graceland, a conhecida casa de Elvis em Memphis, foi palco de uma grande festa organizada pela filha e a viúva do cantor, Lisa Marie e Priscilla, que esperam reunir milhares de fãs para concertos, exposições e competições de dança. A festa de aniversário também seguirá para Las Vegas. A companhia canadense Cirque du Soleil preparou o “Viva Elvis”, um espetáculo que mistura as tradicionais acrobacias à música do artista. A caixa “Elvis 75: Good Rockin’ Tonight” refaz a carreira musical do artista desde o início menos conhecido.

Elvis tinha uma incomparável mistura de estilos musicais, e foi capaz de unir o gospel, o pop e a música negra. Há muitas pessoas que só o observam como um mito, congelado no tempo, mas ele foi o responsável por legitimar o rock and roll como o conhecemos hoje e de apagar sem preconceitos as linhas que separam os diferentes estilos musicais.

ÁRIES: Começará o mês de Janeiro um pouco cansado, o melhor será procurar a companhia dos seus amigos para ultrapassar esta fase e para recuperar energias. Lembre-se que por vezes pensamentos negativos atraem coisas negativas e pensamentos positivos atraem coisas positivas, não se deixe abater por pequenos problemas. A partir da segunda quinzena, receberá noticias que vão deixar mais alegre e feliz.

VIRGEM: Terá um mês movimentado, terá de fazer deslocações que podem ser de lazer ou até mesmo por motivos profissionais. Estabeleça as metas e objetivos que quer ver concluídos no final deste período e não desista dos seus propósitos por eventuais obstáculos que tendem a surgir, o saldo final será muito positivo e satisfatório.

TOURO: Terá um mês estável, com progressos lentos, mas inteiramente favoráveis. Saber esperar e ter paciência será ao longo deste período uma virtude. Vai sentir-se bem consigo próprio e com vontade para cumprir todos os seus compromissos. Evite conflitos, tente resolver todas as situações através de um diálogo sincero e transparente.

LIBRA: Terá um mês em que terá de procurar o equilíbrio e renunciar a excessos que já vem cometendo desde há algum tempo. Não deixe de se divertir, mas faça-o moderadamente. Mostre-se firme perante qualquer situação, já que as dificuldades em breve serão ultrapassadas

GÊMEOS: Terá um mês favorável, mas exigente também, em que terá possibilidades de definir algumas situações e resolver muitos assuntos. Terá de aprender a dizer não a alguns pedidos e solicitações, caso contrário não terá tempo para fazer tudo. É uma boa hora para estabelecer prioridades e novos objetivos na sua vida.

ESCORPIÃO: Vai acumular muitas responsabilidades ao longo do mês de Janeiro, terá de dividir o seu tempo para poder dar atenção a todos os aspectos da sua vida, será complicado, mas ao que tudo indica terá disponibilidade para fazer tudo desde que se organize logo ao início.

CÂNCER: Estará cheio de energia ao longo deste mês, mas é necessário fazer um bom uso da mesma, canalizá-la apenas para um setor da sua vida pode trazer dissabores, portanto dê um pouco de atenção a tudo e a todos. Evite ser impulsivo ou até mesmo agressivo verbalmente, pode magoar alguém que não merece essa atitude da sua parte.

SAGITÁRIO: Terá um mês rico em oportunidades, vai poder fazer mudanças que o vão agradar, já que estas são a solução para que algumas coisas melhorem substancialmente. Não tenha receio em arriscar, pois não tem nada a perder, apenas tem tudo a ganhar. A partir do dia 17 tente controlar alguma instabilidade e ansiedade que vão surgir sem motivo.

LEÃO: Entrará numa nova fase da sua vida, vai deixar para trás situações que já estavam velhas e esgotadas para dar início a novos projetos e objetivos. A sua determinação será muito importante para resolver definitivamente algumas questões, depois de decidir não volte atrás com a sua palavra, mais tarde verá que só teve a ganhar.

48

AQUÁRIO: Terá um mês muito positivo, preparese intensamente para dar início a algo novo na sua vida, novos projetos vão deixá-lo feliz e realizado. Trate os seus assuntos com entusiasmo e convicção de que tudo vai se resolver bem. Nos momentos mais complicados que serão poucos, mantenha-se sempre calmo e otimista. PEIXES: Terá de mostrar que sabe como usar as suas capacidades nos mais diversos desafios, os seus objetivos serão alcançados, mas deve preparar-se para enfrentar algumas dificuldades. Terá momentos de quebra de energia devido a esforços muito intensos, mas recuperará rapidamente. No setor sentimental um relacionamento será posto à prova devido a inúmeras situações que vão ocorrer ao longo de todo o mês.

CAPRICORNIO: Passará por um mês instável, alguém pode dar o dito por não dito e deixá-lo numa situação complicada. Tente ter tudo organizado e programado com alguma antecedência para ter a sua vida mais facilitada. A partir da segunda quinzena de Janeiro tudo se desenrolará melhor.

O JORNALZINHO - JANEIRO / 2010

Acesse: www.ojornalzinho.com.br // FELIZ 2010!!!! Um ano de PAZ!!!!


O Jornalzinho - Janeiro 2010