Issuu on Google+

MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 SEXTA-FEIRA

ANO 18 NÚMERO 363 R$ 1,50

www.ojornalweb.com

Exemplar de Assinante

O Jornal

Caminhão com carga de feno bate em poste e pega fogo

Em Maceió, atacante Val Baiano admite a possibilidade de voltar ao CRB em 2012 A13

A12

DESOBEDIÊNCIA

Comandante da PM paga fiança para não ser preso Coronel se apresentou ao delegado-geral da Polícia Civil após decreto de prisão expedido pelo desembargador Orlando Manso IBERO CELEBRATION

DURANTE SESSÃO

Servidores vão fazer “ponto facultativo” pelo PCCS

O Ibero Celebration trouxe os primeiros turistas da temporada

Nide Lins

NA ASSEMBLEIA

Os servidores da Assembleia Legislativa decidiram adotar nova forma de mobilização para conseguir a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) da categoria. Os trabalhadores “decretarão” o “ponto facultativo” durante um dia da semana, entre a terça e a quarta-feira, quando acontecem A3 sessões na Casa.

A chegada do navio Ibero Celebration marcou o início da tempo-

rada de cruzeiros 2011/2012 e inaugurou a estação-receptivo

ASSASSINATO

Rigidez de fiscal pode ter sido o motivo de crime

no Porto de Maceió. Espera-se 42 A7 navios e 95 mil turistas.

MATERNIDADE SANTA MÔNICA <Multiple grouped links>

A lei aprovada pelo Senado que proíbe em todo o País fumar em ambientes fechados e fixa em 300% a alíquota do IPI do cigarro depende apenas da sanção da presidenta Dilma Rousseff para A4 entrar em vigor.

Na Assembleia, Dudu Hollanda sai em defesa de Almeida O deputado Dudu Hollanda, líder do PSD na Assembleia Legislativa, saiu em defesa do prefeito Cícero Almeida (PP) na sessão de ontem. Ele destacou os avanços da gestão de Almeida na Prefeitura de Maceió. O prefeito havia sido alvo de críticas na sessão do dia anterior por parte do deputado Jéferson A3 Morais (DEM).

Aberta temporada de cruzeiros

LEI ANTIFUMO

A10

CÂNCER O câncer vai afetar mais 520 mil brasileiros em 2012, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Levantamento do Tribunal de Contas da União mostra as discrepâncias no tratamento da doença A4 pelo SUS.

A polícia de Arapiraca admite a possibilidade de o fiscal de tributos da Prefeitura de Arapiraca, Valdir Miguel Galindo, ter sido assassinado devido à rigidez com que aplicava multas em A12 feirantes.

MÉXICO

BEBEDOURO

Disputa entre traficantes faz mais 20 mortes

A partir do próximo domingo, a SMTT fará mudanças no tráfego de veículos no entorno da Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro. A intenção é dar mais fluidez ao A11 tráfego naquele trecho.

A guerra pelo controle do narcotráfico no México matou mais 20 pessoas num confronto armado. A polícia encontrou os corpos dentro de três caminhoA5 netes em Guadalajara.

A

Santa Mônica deu sequência, ontem, à transferência de bebês para outras unidades

COTAÇÕES DÓLAR (COMPRA)..................................1.8900 DÓLAR (VENDA)....................................1.8920 POUPANÇA..........................................0,5996

EURO (COMPRA)....................................2.4863 EURO (VENDA)......................................2.4876

hospitalares por conta de um vazamento de ar comprimido na tubulação da maternidade. A9

MARÉS 03:15.............2.1 09:28.............0.1

15:32.............2.1 21:53.............0.0

FASES DA LUA NOVA.........27/11..16h55

CHEIA.........13/11..06h18 A7

CRESCENTE..06/11..04h03

MINGUANTE..19/11..21h32

A SSINATURAS : 82 4009.1919 CLASSIFICADOS : 82 4009.1930

P UBLICIDADE : 82 4009.1961 PABX : 82 4009.1900


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

A2

Política

www.ojornalweb.com politica@ojornal-al.com.br

LUIZ PEDRO

PautaGeral Da Redação pautageral@ojornal-al.com.br

Novata

I

naugurar um Novo Período. Este e o nome da nova tendência do PT que será lançada hoje em Alagoas. Ligada ao discurso mais à esquerda no partido, ela conta com representação em 18 estados do País. O evento que começa às 14h, na Assembleia Legislativa, contará com a presença do líder da bancada do PT de Sergipe, o deputado estadual João Daniel, da integrante do Diretório Nacional do PT, Renata Rossi, e do advogado e dirigente estadual do PT, Paulo Bomfim.

Orlando Manso vai julgar habeas corpus Vereador está preso acusado de ameaçar testemunha de crime no qual é apontado como mandante

Vereador Luiz Pedro está preso desde o último dia 9

PSD O município de Porto Calvo sedia hoje o 1º Encontro do Partido Social Democrático (PSD) da Região Norte de Alagoas. Dirigentes e pré-candidatos do partido em Barra de Santo Antonio, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Matriz do Camaragibe, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres, além do ex-vereador por Maceió Nilton Lins e Messias Lino, da organização do PSD em Alagoas, também estarão presentes. O evento é o primeiro de uma série que vai culminar com um grande encontro estadual do partido, em 2012, com a participação de integrantes da Executiva Nacional do PSD.

Na disputa

Presidente da Câmara Municipal de Porto Calvo, Juvenal Veiga (PSD) pretende concorrer à prefeitura do município na eleição do ano que vem. Ele está no segundo mandato à frente da Presidência do Legislativo municipal.

Menestrel

GILSON MONTEIRO gilsonmnteiro@ojornal-al.com.br

O

pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do vereador Luiz Pedro (PMN) foi redistribuído, e agora a liberdade do vereador, preso no último dia 9, está nas mãos do desembargador Orlando Manso, da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. O pedido de liberdade, impetrado pela defesa de Luiz Pedro no dia seguinte à prisão, e foi inicialmente encaminhado, por sorteio, ao desembargador Otávio Leão Praxedes. Mas, com as férias de Praxedes, o processo foi redistribuído. “Já fizemos nossa argumentação agora aguardamos que o desembargador julgue esse pedido, mas não temos uma previsão de quando o magistrado vai proferir sua decisão”, disse José Fragoso Cavalcanti, advogado de Luiz Pedro.

voltou a ser preso no último dia 9. Desta vez, a prisão, decretada pelo juiz da 8ª Vara Criminal, João Dirceu, a pedido do Ministério Público Estadual, foi motivada por supostas ameaças a Sebastião dos Santos, pai do servente de pedreiro Carlos Roberto dos Santos, assassinado em 2004, crime em que o vereador é apontado como mandante. Sebastião é uma das testemunhas do processo relativo ao assassinato de Carlos Roberto. No dia da prisão, ao chegar à Casa de Custódia, o vereador, exaltado, falou à imprensa e se disse vítima de difamação com motivações políticas.

“Avisei aos meus familiares que seria preso e que não iria fugir, porque sou inocente dessas acusações. Não sou louco de ameaçar ninguém e arrumar mais problemas para mim. Estou sendo preso hoje porque alguém viu um carro que pensam ser do Luiz Pedro rondando a casa desta testemunha. Os verdadeiros criminosos foram presos e estão livres. Se esse processo da morte do pedreiro fosse julgado hoje tenho certeza que seria condenado, mesmo sendo inocente, pois hoje me colocam como bandido. Essa é uma perseguição política. Não sei o interesse de me

A Fundação Teotônio Vilela abre hoje, a partir das 18 horas, a XXVIII Semana Teotônio Vilela. O evento lembra os 28 anos de “saudade” do saudoso senador, com uma edição da Revista Graciliano Ramos, do Diário Oficial do Estado, sobre a contribuição política que o Menestrel das Alagoas prestou ao Estado e à democracia brasileira.

DRU NO SENADO

Sérgio Guerra

Parecer da CCJ segue para plenário

O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra, concede hoje entrevista coletiva à imprensa alagoana, no encerramento do “Seminário Desafios do Brasil, Desafios das Cidades”. O evento, que é promovido pelo diretório nacional do partido, acontece durante toda a manhã desta sexta-feira, no salão de eventos do Hotel Ponta Verde. A entrevista coletiva de Guerra, que estará acompanhado dos deputados federais Rui Palmeira (AL, que coordena o evento) e Antonio Imbassahy (BA, ex-prefeito de Salvador), acontecerá às 11h30.

Ódio Não chamem o comandante da PM, Luciano Silva, e o capitão Rocha Lima para o mesmo evento. Depois do episódio que quase terminou com a prisão do coronel, na tarde de ontem, os dois com certeza viraram desafetos para vida inteira.

Força A articulação que culminou com a escolha do advogado Marcelo Teixeira para o comando da Procuradoria-Geral do Estado passou diretamente pela opinião do ministro do Superior do Tribunal de Justiça, Humberto Martins.

Sindipetro plural O Sindipetro AL/SE esclarece que sua diretoria não é ligada ao PSTU, como saiu nesta coluna na edição do dia 20 de novembro. A entidade tem em seu quadro pessoas de diversos matizes ideológicos, sendo, portanto, uma organização caracteristicamente plural e democrática em suas ações e comandos. O sindicato frisa, ainda, que, ao contrário de setores do sindicalismo ligados ao governo que não queriam a realização de uma greve nacional, o Sindipetro AL/ SE e mais cinco estados fizeram uma paralisação, acreditando que a mobilização seria o melhor instrumento para pressionar a Petrobras a avançar no acordo coletivo dos petroleiros. Por isso, não tem cabimento dizer que o sindicato foi forçado a aderir ao movimento grevista como saiu na mesma coluna.

Diretas Mário Melo reafirmou que é candidato a prefeito em Matriz do Camaragibe. Ele tem o apoio do deputado Sérgio Toledo. Os vereadores Tarcizo Freire e Moisés Machado, ambos do PMDB, estão caminhando para ficar em rota de colisão com o prefeito Luciano Barbosa em Arapiraca. É cada vez mais certo que o prefeito Lula Cabeleira e a ex-deputada Cáthia Lisboa Freitas vão se enfrentar nas urnas em Delmiro Gouveia.

RELEMBRE O vereador Luiz Pedro

A

vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), que presidiu a sessão de ontem da Casa, realizou o rito necessário para preparar o debate e a votação, em Plenário, da proposta de emenda constitucional que prorroga a Desvinculação da Receitas da União (DRU) até 2015. Ela registrou a aprovação do parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e comunicou que o documento seguiria para publicação. A aprovação na CCJ ocorreu por volta das 13 horas, em sessão que durou cerca de cinco minutos, com poucos senadores e marcada pela ausência de líderes da oposição. O presidente da comissão, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), observou que o reduzido número não impe-

Renan foi o relator, na CCJ, da PEC que prevê a prorrogação da DRU até 2015

dia que a PEC 114/2011 fosse apreciada. Ele chegou a dar mais dois minutos além do horário marcado para ver se chegariam mais senadores, quando já era cobrado pelo relator, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), para colocar a proposta em vota-

ção. “Vou deixar claro, para não acharem que a presidência fez algo que não foi combinado, para a votação sem a discussão da matéria, que temos quórum e a matéria não é terminativa”, alertou Eunício.

PEC será debatida e votada em dois turnos Em plenário, a PEC terá que ser debatida e votada em dois turnos, com interstício de cinco dias, conforme prevê a Constituição Federal. No primeiro turno, serão cinco sessões de discussão, e, no segundo, três. Se forem apresentadas emendas em plenário, o prazo pode se ampliar, pois o processo volta à CCJ para o exame dessas propostas - que dependem de 27 assinaturas para serem registradas.

Após a reunião, em entrevista, Eunício Oliveira avaliou que o tempo que resta até o início do recesso - 23 de dezembro - é mais do que suficiente para esgotar todos os ritos, aprovar e encaminhar a matéria à sanção presidencial. Renan Calheiros acredita que a expectativa é votar até o dia 22. Se isso não ocorrer, o Congresso terá que haver convocação de extraordinária, que dependeria de maioria nas duas Casas.

27 Este é o número de assinaturas necessárias para registrar emendas à PEC da DRU no plenário do Senado

manter preso, só sei que sou vítima. As eleições estão vindo aí”, disse o vereador, que não resistiu à prisão. Anteriormente, em 2008, o vereador ficou preso durante dez meses, chegando a gravar a propaganda eleitoral de dentro da delegacia. Livre, depois de o Superior Tribunal de Justiça (STJ) conceder habeas corpus, o vereador pode tomar ser diplomado e tomar posse em primeiro de janeiro de 2009 como vereador por Maceió. Carlos Roberto Rocha Santos foi sequestrado e morto com 21 tiros em agosto de 2004, no bairro da Chã da Jaqueira.

Relator defendeu necessidade da prorrogação Em seu relatório, Renan Calheiros justifica a prorrogação da DRU até 2015 em função de uma “melhor execução orçamentária, de disponibilidade para atender o superávit primário, uma melhor gestão do Orçamento”. O senador já havia sido relator de idêntica medida durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando o programa ainda era denominado de Fundo Social de Emergência. “Por que não aprovar a mesma medida, que já é tradição na vida econômica do país desde a implantação do Plano Real, em 1994, e que esteve disponível para todos os presidentes da República desde então?”, questionou. Em todo o encaminhamento de seu relatório Renan justifica a necessidade da prorrogação da DRU para fazer frente ao pagamento de salários, para que os programas sociais não sofram solução de continuidade. ENTENDA A Desvinculação de Receita da União permite ao governo usar livremente 20% de todos os tributos federais vinculados por lei a fundos e despesas específicas, em indicações por meio do projeto do Orçamento de cada ano. O governo tem pressa na votação da matéria, pois a DRU atual deixa de valer no final do ano, caso não seja prorrogada.


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

A3

Política

www.ojornalweb.com politica@ojornal-al.com.br

NA ASSEMBLEIA, PELO PCCS

Contexto Roberto Vilanova bobvilanova@hotmail.com

Só Deus sabe

O

presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Abraão Moura, luta pela aprovação da Emenda 29, que dispõe sobre a liberação de mais dinheiro para a saúde pública, mas a luta parece inglória diante da alegação do governo de que não tem onde conseguir os recursos financeiros. A luta não é exclusiva de Alagoas, mas nem assim tem sido suficiente para sensibilizar o governo federal. A oposição no Congresso Nacional também pressiona, mas, igual aos prefeitos, sem força para romper a barreira que o governo impõe. O governo diz que reconhece a necessidade da saúde pública por mais dinheiro, mas exige que lhe digam onde encontrá-lo. Parece pirraça em represália à derrubada da CPMF e, enquanto isso, a saúde pública no País vai de mal a pior, e a tendência é de agravar porque a demanda aumenta numa velocidade superior à capacidade do sistema. O resultado é a superlotação dos hospitais públicos, com os pacientes alojados pelos corredores e os funcionários - médicos, enfermeiros, atendentes – sobrecarregados pelo acúmulo de serviços e estressados pelas péssimas condições de trabalho. Até quando, só Deus sabe.

Barreira

O bolo

O senador Renan Calheiros (PMDB) esteve com o governador Téo Vilela (PSDB) e com o empresário German Efromovich discutindo o projeto do estaleiro em Alagoas. Os três concordaram num ponto: está difícil romper a barreira que emperra o projeto.

A barreira que entrava a implantação do estaleiro em Alagoas está na Bahia. Trata-se de um grupo poderoso, que se juntou para construir o estaleiro baiano e não aceita dividir o bolo. A alegação é de que o Nordeste não comporta quatro estaleiros.

Forte Embora o empresário German Efromovich seja do ramo e tenha interesse em construir o estaleiro em Alagoas, o senador Renan Calheiros mostrou que a concorrência com a Bahia tomou uma dimensão que ameaça fugir do controle do estado.

Faca de ponta

– “Estamos lutando pelo estaleiro, mas essa é uma luta de gigante contra anão” – disse o senador Renan, comparando o poder da Bahia com Alagoas.

Também

De mau

Quem também falou sobre o estaleiro, cuja licença ambiental não tem prazo para ser concedida, foi o senador Benedito de Lira (PP). Depois de mostrar a importância do projeto, Benedito de Lira cobrou agilidade do Ibama na concessão da licença.

Não convidem mais para falar no mesmo microfone o prefeito Cícero Almeida e o deputado Jeferson Moraes, que começaram juntos no rádio e na televisão. Moraes chamou Almeida de “desleixado” e o prefeito respondeu que a crítica negativa é eleitoreira.

Tiro de meta Em tempo: o deputado Jeferson Moraes sonha em ser prefeito de Maceió, e Almeida diz que ele já está em campanha.

Siri na lata Acredite se quiser: hoje à noite, a convite do PSDB, o PT, o PDT e o PTB se juntam numa reunião na Câmara de Vereadores de São José da Laje, às 19 horas, para discutirem um projeto de desenvolvimento para o município.

Boca do caixa O governador Téo Vilela negou que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio, esteja deixando o governo depois da denúncia de envolvimento no esquema de cobrança de propina – chamada de “taxa de retorno” – ao Banco PanAmericano.

Ordem do dia O secretário municipal de Infraestrutura, Mosart Amaral, esteve em Brasília e se reuniu com o senador Renan Calheiros. À porta fechada.

Servidores vão fazer "ponto facultativo" Estratégia deve ser adotada uma vez por semana, entre os dias de terça e quarta-feira

nessa questão”, disse Ernandi Malta.

GILSON MONTEIRO gilsonmonteiro@ojornal-al.com.br

O

s servidores da Assembleia Legislativa do Estado decidiram decretar ponto facultativo uma vez por semana, até que a Mesa Diretora da Casa resolva implantar o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), novela que se arrasta há dois anos. A estratégia é “decretar” ponto facultativo para os servidores em uma vez por semana, entre os dias de terça e quarta-feira, quando acontecem as sessões ordinárias. “Temos duas decisões que determinam a implantação do PCCS, mas simplesmente a Mesa Diretora não tem dado uma resposta. Não temos tido nenhum tipo de retorno, não

Ernandi sobre a postura da Mesa: "Não temos tido nenhum tido de retorno"

há reunião marcada, nada. Então a nossa estratégia é de termos ponto facultativo uma vez por semana, como forma de nos manifestarmos. Até que a Casa se sensibilize e cumpra o que a Justiça determinou. Não vamos divulgar os dias, vamos usar o fator surpresa. Será sempre em um dos dias em que haverá sessão”, disse Ernandi Malta, presidente do sindicato que representa a categoria. Na semana passada os trabalhadores suspenderam o expediente, em paralisação de

advertência, após se irritarem com a presidência da Casa. Os trabalhadores encontraram as portas da Assembleia fechadas, justamente no dia em que estaria agendada uma reunião entre servidores e direção do sindicato, para repassarem os últimos informes sobre o PCC. “Decidimos voltar ao trabalho no dia seguinte para não prejudicar a apreciação do Orçamento. Nossa reivindicação é o PCC. O Orçamento é algo que beneficia a população em geral e os servidores, então não queremos interferir

O PLANO O projeto de lei que implantou o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores da Assembleia Legislativa foi aprovado por unanimidade em sessão do dia 4 de junho de 2009, corrigindo distorções salariais que há muito eram apontadas pelos servidores. O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) chegou a vetar o projeto, mas o veto foi derrubado por unanimidade pelos deputados. A Mesa Diretora tenta atrelar a implantação do PCCS ao reajuste do duodécimo do Poder Legislativo. No último dia 16 de agosto, o Tribunal de Justiça de Alagoas decidiu que o PCC dos servidores da Casa deve ser implantado pela Mesa Diretora. O que até agora ainda não virou realidade. Em seguida, o governo do Estado recorreu da decisão, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

NA SESSÃO

Deputado defende Almeida ALEXANDRE H. LINO alexandrehlino@ojornal-al.com.br

O

deputado estadual Dudu Hollanda, líder do PSD na Assembleia Legislativa, saiu em defesa do prefeito Cícero Almeida (PP) que na sessão de quarta-feira foi criticado pelo deputado Jeferson Morais (DEM). Dudu considera a atual gestão de Maceió como a melhor dos últimos tempos e estranha os ataques. “Nenhum outro prefeito fez tanto pela cidade, quanto Cícero Almeida vem fazendo agora”, discursou. No dia anterior, o Democrata tinha levantado problemas na iluminação, recolhimento de lixo e saneamento da cidade,

Dudu, sobre Cícero Almeida: "Nenhum outro prefeito fez tanto pela cidade"

além do trânsito, considerado caótico. Segundo Dudu, Maceió cresceu sem planejamento e este problema seria a raiz de todas as dificuldades encontradas atualmente pela atual gestão - que para ele continua mudando a cara da capital. De acordo com o líder do PSD, a cidade tem sido bem gerida e as críticas tem um único objetivo: o eleitoral. Ainda defendendo a gestão municipal, o parlamentar disse que o fato da cidade não ter sido planejada dificulta ainda mais a situação. “Esta administração só pensa no progresso de Maceió. Nossa cidade nunca foi tão bem tratada, tão bem cuidada como neste governo”, destacou.

Caldas critica o Programa da Reconstrução

O PSDB se reúne nesta hoje, no auditório do Hotel Ponta Verde, para debater o futuro das cidades brasileiras.

Com duras críticas ao Programa da Reconstrução em Alagoas, o deputado João Henrique Caldas (PTN) cobrou ontem do governo estadual resultados efetivos e soluções para as milhares de crianças que estão sem aulas. Ele levantou a possibilidade de que R$ 130 milhões repassados pelo governo federal para a construção de casas e escolas da população atingida pelas chuvas de junho do ano passado sejam

O encontro do PSDB servirá para o “avant-premier” da candidatura do deputado federal Rui Palmeira à Prefeitura de Maceió. Mas tudo sutilmente. Claro.

Medeiros faz questionamentos sobre secretário

Fora de área Os vereadores de São Miguel dos Campos e de Campo Alegre não entenderam a proposta do vereador de Arapiraca, Daniel Rocha, para se discutir hoje se as árvores plantadas à margem da AL-220, entre os dois municípios, devem ser cortadas.

Expressas

E, por falar na eleição para prefeito, o presidente do PT do B, Marcos Toledo, diz que, na hora certa, o partido colocará a candidatura da deputada federal Rosinha da Adefal na rua. De segunda a sexta-feira, 2, da semana que vem, técnicos em Aquicultura de todo o País estarão reunidos em Porto Real do Colégio para treinamento.

O deputado Ronaldo Medeiros (PT) questionou procedimento onde a Secretaria e Educação pagou por obra para reconstrução de escolas antes de sua realização, indo

perdidos devido ao atraso. “Tenho informações de que este dinheiro está perto de voltar ao Ministério [da Integração Nacional]”, afirmou. Indignado, o parlamentar questionou o objetivo do atraso e comparou Alagoas com Pernambuco, onde os desabrigados que ainda não receberam casas estão alojados em casas – pagas com o aluguel social doado pelo governo estadual. “Já fui uma,

de encontro a um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Atualmente, Alagoas está em estado de calamidade pública na Educação. O petista levantou dúvi-

duas, três vezes atrás de informações e até agora nada. Este programa não anda. Este programa não existe. É muito triste ter que admitir essa realidade que aflige os que não têm nada”, afirmou. “Uma população imensa está sem educação”, desabafou Caldas. O líder do governo na Assembleia, Edval Gaia (PSDB), afirmou que não acredita que os recursos estejam sendo devolvidos ao

das sobre a decisão do secretário Adriano Soares e expôs o ataque público, via Diário Oficial, entre ele e o ex-procurador-geral do Estado, Charles Weston. A bancada governista

governo federal. Ele prometeu procurar informações mais consolidadas na Secretaria e apresentar na próxima terça-feira. O Programa da Reconstrução é comandado pelo vice-governador, José Thomaz Nono (DEM). Anteriormente, era gerido pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes - que foi substituído por apresentar poucos resultados na área. A.H.L.

saiu em defesa da atitude, lembrando que Soares é um dos mais renomados advogados de Alagoas e que não agiria desta forma sem estar acobertado pela lei. A.H.L.


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

A4

Nacional

www.ojornalweb.com nacional@ojornal-al.com.br

Senado aprova lei contra o fumo válida para todo o País Projeto depende apenas da sanção de Dilma para entrar em vigor; IPI será de 300%

B

RASÍLIA - O Senado Federal aprovou uma medida provisória que proíbe o fumo em ambien-

tes fechados em todo o País, sejam eles privados ou públicos. A medida ainda precisa ser sancionada pela presidenta Dilma Rousseff para entrar em vigor. O projeto de Lei de Conversão (PLV ) 29/2011 altera a legislação sobre o fumo. Com ele, fica proibido o uso de cigarros em ambientes fechados, os chamados “fumódro-

mos”. O texto também prevê aumento na carga tributária dos cigarros, além de fixar preço mínimo de venda do produto no varejo. Fica estabelecida em 300% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o cigarro. O aumento no preço do produto está previsto para o início de 2012. Com o reajuste do imposto e o esta-

belecimento de um preço mínimo, o cigarro subirá cerca de 20%, em 2012, chegando a 55% em 2015. A medida ainda torna obrigatório o aumento de avisos sobre os malefícios do fumo, que deverão aparecer em 30% da área frontal do maço de cigarros, a partir de 1º de janeiro de 2016. De acordo com o Minis-

tério da Saúde, a aprovação da matéria representa um avanço, pois deve contribuir para frear o consumo de cigarros no País. Medidas semelhantes já estão em vigor em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e no Paraná. “A luta contra o tabaco tem que ser incansável por aqueles comprometidos com a saúde pública do nosso país”, disse

o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele ressaltou que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é reduzir a frequência de fumantes em diferentes grupos, principalmente a iniciação de adolescentes e adultos. “A expectativa é chegar a 2022 tendo reduzido a frequência de fumantes de 15% para 9% na população adulta”, afirmou.

EM 2012

FRAUDE CONTRA INSS

Mais 520 mil terão câncer

Esquema usava vítimas de acidentes aéreos

S

ÃO PAULO - Para o ano de 2012, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima cerca de 520 mil casos novos da doença. Sete novas localizações de câncer entraram no ranking dos tumores mais frequentes do país. As informações fazem parte da publicação Estimativa 2012 – Incidência de Câncer no Brasil, que a Instituição lançou ontem para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado no dia 27 de novembro. As estimativas destacam os tipos mais incidentes nas regiões brasileiras, caso do câncer de pele não melanoma, próstata, mama e pulmão. A novidade dessa edição é que foram incluídas sete novas localizações de tumores no estudo: bexiga, ovário, tireoide (nas mulheres), Sistema Nervoso Central, corpo do útero, laringe (nos homens) e linfoma não Hodgkin – os dois últimos muito noticiados recentemente por terem acometido, respectivamente, o ex-presidente Lula, o ator Reynaldo Gianecchini e a presidente Dilma Rousseff. Ainda que as estatísticas atuais comprovem que os homens adoecem e morrem mais cedo em relação às mulheres, os números esti-

de mulheres e 17 milhões de homens. (IBGE - Censos Demográficos - 2010).

mados de casos novos de câncer são bem semelhantes para ambos os sexos: cerca de 260 mil. O fato se deve, em parte, pela população femi-

nina, na faixa etária acima do 50 anos (idade de mais risco da doença) ser maior do que a masculina. Hoje, há no Brasil, acima dos 50 anos, 21 milhões

TCU Levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), intitulado “Política oncológica~ mostra que as condições de tratamento no país são muito desiguais. No Sudeste há centros de excelência. No Norte sequer há tratamento em algumas regiões. A situação é crítica na Região Norte. No Pará, apenas 40% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) conseguem fazer quimioterapia. Em Rondônia, só 6% dos doentes com câncer que precisam de cirurgia são operados. Já Amapá e Roraima não oferecem o tratamento de radioterapia. Ainda segundo o relatório, os pacientes que precisam de quimioterapia aguardam, em média, 58 dias. A espera é ainda maior para radioterapia: cem dias. A demora reduz as chances de cura, que costumam ser de 90% em tumores em estágio inicial. Para a realização da radioterapia, 38% dos médicos entrevistados considera demorado e 36%, excessivamente demorado. Leia mais sobre câncer na página A12

R

IO DE JANEIRO Dezesseis pessoas foram presas na operação realizada ontem pela Polícia Federal (PF) para desarticular quatro quadrilhas que falsificavam documentos e inseriam dados fictícios no sistema do INSS para conceder benefícios previdenciários irregulares. Entre os crimes praticados pelos grupos criminosos estava a criação de vínculos familiares falsos com vítimas dos acidentes aéreos da Gol, da TAM e da Air France para gerar pensões por morte. A investigação teve início há aproximadamente um ano e aponta que os criminosos identificavam entre os mortos nas tragédias aqueles que não haviam deixado dependentes. Com os nomes em mãos, eles criavam relações de dependência inexistentes utilizando-se de documentos falsos. De acordo com o INSS, foram usados os nomes de quatro vítimas do acidente da Gol; de três mortos no desastre da Air France; e de duas vítimas da tragédia da TAM. Essas nove pensões por mortes somadas ocasionavam um prejuízo de R$ 28 mil por mês aos cofres públicos. “Os fraudadores utilizavam tragédias aéreas para

auferir valores, dando o tom fúnebre ao esquema e desrespeitando os familiares das vítimas”, disse a superintendente regional do INSS, Maria Alice Rocha Silva. Segundo a Polícia Federal, a fraude utilizando as vítimas de desastres aéreos chamou a atenção dos investigadores porque os pedidos de concessão de pensão por morte não eram feitos imediatamente. “Normalmente, as pessoas esperam passar duas ou três semanas após a morte para ir até o INSS. No esquema, o primeiro benefício teve início em 2010, sendo que os acidentes tinham ocorrido em 2006 (Gol), 2007 (TAM) e 2009 (Air France)”, informou o delegado Álex Levi Bersan de Rezende. As quadrilhas também concediam aposentadorias falsas, através da inserção de vínculos empregatícios fictícios, e benefícios assistenciais (LOAS) irregulares, com a inscrição de idosos inexistentes. As fraudes ocorriam em duas agências do INSS do município de São João de Meriti (Baixada Fluminense) e no bairro de Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro. No total, foram identificados 165 benefícios fraudulentos, que geraram um prejuízo estimado de R$ 3 milhões.


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

A5

Internacional MÉXICO

www.ojornalweb.com internacional@ojornal-al.com.br LIGA ÁRABE

Guerra entre cartéis do tráfico mata mais 20 Corpos foram encontrados em caminhonetes na região central de Guadalajara

C

IDADE DO MÉXICO - Ao menos 20 cadáveres foram encontrados ontem na região central de Guadalajara, a segunda maior cidade do México, em uma nova escalada de violência na costa do Pacífico, onde atua o chefão do narcotráfico Joaquín “el Chapo” Guzmán. Os corpos estavam no interior de três caminhonetes

estacionadas nas imediações da escultura dos Arcos do Milênio, um lugar emblemático da populosa capital do Estado de Jalisco. Segundo a mídia local, o achado ocorreu a 500 metros do auditório onde será realizada a partir deste sábado a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, da qual participam todos os anos célebres escritores e intelectuais. Canais de televisão mostraram o momento em que as autoridades bloquearam o trânsito de veículos em uma congestionada avenida onde estavam estacionadas as caminhonetes, enquanto policiais e

RÚSSIA

Jornalista é demitida por gesto obsceno contra Obama

M

OSCOU - O canal de televisão russo REN-TV anunciou ontem a demissão de uma jornalista que em pleno noticiário ao vivo, ao pronunciar o nome do presidente Barack Obama, fez um gesto obsceno com o dedo médio em riste. Tatiana Limanova fez o gesto em 14 de novembro ao ler um texto sobre a participação de Obama no Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) no Havaí. A cena foi suprimida pelo site da REN-TV, mas ainda pode ser vista em vários sites de vídeos. O canal explicou em um comunicado que Limanova dirigiu, na realidade, o gesto para a equipe de cinegrafistas, achando que sua imagem não estava no ar. “A REN-TV considera isso como uma grosseira violação das regras de disciplina e uma falta profissional”, indica o comunicado, explicando a demissão da jornalista.

soldados vigiavam a área. Guadalajara - famosa pela música dos mariachi mexicanos e pela tequila e que recentemente foi sede dos Jogos Pan-Americanos - é o cenário de uma guerra entre o poderoso cartel de Sinaloa, dirigido por Guzmán, e o violento bando dos Zetas e outras organizações criminosas. No exterior de uma das caminhonetes foi encontrada uma manta feita pelo grupo Milenio-Zetas, segundo o jornal El Universal. ADVERTÊNCIAS Até poucos meses atrás a cidade não havia registrado

assassinatos em massa, decapitações ou tiroteios a partir de veículos em movimento. O consulado dos Estados Unidos em Guadalajara advertiu em fevereiro sobre um “crescimento marcado da atividade criminosa”. As autoridades consulares proibiram que os funcionários norte-americanos viajem à noite entre a cidade e seu principal aeroporto, e pediu que os visitantes oriundos dos Estados Unidos sigam a recomendação. Na última quarta-feira, ao menos 26 pessoas foram assassinadas no Estado de Sinaloa.

AFEGANISTÃO

Otan é acusada de matar 6 crianças

C

ABUL - Sete civis, incluindo seis crianças, foram mortas em um ataque aéro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na região sul do Afeganistão, segundo informaram autoridades locais. O governador de Kandahar, Niaz Mohammad Sarhadi, disse a BBC que os civis morreram na noite de quarta-feira no distrito de Zheray. Ele afirmou que o ataque foi efetuado em uma área remota depois que insurgentes do Talibã foram vistos plantando bombas em uma estrada. “Dois dos insurgentes morreram, mas outros dois fugiram para as proximidades de uma aldeia. Os helicópteros bombardearam o esconderijo e mataram seis crianças, além de ferir duas meninas e um aldeão, que morreu mais tarde no hospital”, disse Sarhadi. O presidente do país, Hamid Karzai, condenou

com veemência o bombardeio e em comunicado divulgado para a imprensa, se declarou “triste” pelo incidente. O porta-voz da Otan na capital afegã, Cabul, Jason Waggoner, não confirmou nem desmentiu o ataque,

1.462 Este é o número de civis mortos no país de janeiro a junho de 2011

mas disse que estava ciente dos relatos das mortes em Kandahar e assegurou que uma equipe de avaliação estava a caminho do local do incidente.

Durante a Loya Jirga, assembleia realizada há uma semana em Cabul, o presidente afegão colocou como condição para estender a presença de tropas dos Estados Unidos no país o fim das operações militares com vítimas civis. As mortes de civis são um dos principais pontos de tensão entre as tropas internacionais e o governo afegão. Em maio, Karzai chegou a dizer que as tropas estrangeiras serão consideradas “invasoras” se continuarem com os bombardeios contra casas da população civil durante suas operações. O ataque ocorre em meio à retirada dos soldados americanos, que lideram a operação da Otan no Afeganistão, a Isaf, que está prevista para ser finalizada até 2014. De janeiro a junho, o país presenciou a morte de 1.462 civis em 2011, um aumento de 15% em relação ao mesmo período no ano passado.

Reunião de países árabes no Cairo discute a onda de violência na Síria

Síria tem mais um dia para evitar sanções

C

AIRO - A Liga Árabe afirmou ontem que dará mais 24 horas à Síria para sinalizar sua aceitação à presença de monitores árabes no país, conforme prevê um plano destinado a acabar com oito meses de violenta repressão a protestos. Caso contrário, Damasco deve sofrer abrangentes sanções econômicas. A Liga Árabe, que geralmente evita punições aos seus Estados membros, tomou essa decisão numa reunião de nível ministerial, após o governo de Bashar al-Assad tomar violentas medidas contra os manifestantes, apesar de ter neste mês aceitado um plano de paz da Liga. Em nota, a entidade regional disse estar informando a Organização das Nações Unidas e cobrando “as medidas necessárias de acordo com a Carta da ONU para apoiar o esforço da Liga Árabe no sentido de resolver a complicada situação na Síria.” Um diplomata disse que o objetivo dessa cláusula não é criar as bases para uma intervenção estrangeira, algo que

os árabe rejeitam. Em março, a proposta da Liga para a imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia acabou resultando em uma resolução da ONU que legitimou bombardeios da Otan no país norte-africano. O comunicado da Liga diz que a Síria tem até esta sexta-feira para assinar um protocolo relativo à presença de monitores, e que caso contrário uma comissão de ministros irá preparar sanções econômicas e sociais, a serem revistas no domingo por chanceleres do grupo. “Não haverá reunião ministerial se a Síria concordar em assinar o protocolo”, disse o representante do Egito, Afifi Abdel Wahab, após a reunião no Cairo. A Liga Árabe pretendia inicialmente enviar 500 observadores, incluindo militares e representantes de organizações da sociedade civil. Entre as possíveis sanções citadas pela Liga estão a suspensão de voos e de transações financeiras e comerciais, além do congelamento de contas bancárias.

Novo dia de violência deixa 25 mortos Ao menos 25 pessoas entre elas 12 civis, 11 membros das forças de segurança e dois desertores do Exército morreram ontem em atos de violência na província síria de Homs, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Em comunicado, o grupo opositor detalhou que os civis morreram em incidentes armados ocorridos em várias localidades desta região, transformada em uma das mais ativas na oposição ao regime de Bashar al Assad. De acordo com a fonte, seis pessoas perderam a vida na própria capital da província, igualmente chamada Homs, quatro no bairro de Al Bayada, uma no bairro de Karam al

Zaitun durante um tiroteio e outra em Baba Tadmur; este último, segundo os opositores, em consequência da tortura que sofreu das forças de Segurança após sua prisão. Outras quatro pessoas morreram em um tiroteio na localidade de Al Granata. O resto das vítimas são 11 membros das tropas leais ao regime e dois supostos desertores, que morreram em confrontos nas localidades de Al Hula e Rastan, respectivamente. Em Al Hula, também morreram outros dois civis, um por causa da tortura e outro pelos disparos recebidos durante um tiroteio, especificou a fonte.


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

A6

Opinião

www.ojornalweb.com opiniao@ojornal-al.com.br Frase do dia

Era para recuperar Sistema Jornal de Comunicação Conselho Consultivo João Lyra (Presidente), Arnaldo Cansanção Antonio Rezende José Alfredo de Mendonça Nelson Ferreira

Superintendente Luciano Góes lucianogoes@ojornal-al.com.br Diretor Comercial Felipe Calheiros felipecalheiros@ojornal-al.com.br Diretor Adm.-Financeiro Francisco Diniz franciscodiniz@ojornal-al.com.br Diretor Jurídico Átila Machado atilamachado@ojornal-al.com.br Editor-Executivo Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

O Jornal Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br Gerente Comercial Kaline Lages comercial@ojornal-al.com.br

E

sta semana, a unidade de segurança máxima do sistema prisional em Alagoas recebeu seus primeiros inquilinos. Foram 31 ao todo. Todos escolhidos a dedo, observando-se a ficha criminal de cada um, foram retirados do Presídio Baldomero Cavalcanti e do Cyridião Durval. O modo diferenciado que deixa o preso encarcerado é tão seguro quanto desumano. A estrutura contraria o papel principal do sistema prisional: ressocializar. Mas o que esperar de um sistema que pensa, primeiro, em fabricar o criminoso antes mesmo de pensar em devolvê-lo regenerado à sociedade? Uma das maiores provas de que o sistema prisional brasileiro não ressocializa é o grande índice de reincidência no crime. São muitos os presos que, beneficiados pela legislação, saem pela porta da frente da penitenciária e vão direto para a criminalidade, de onde saíram. Em muitos casos, essa criminalidade foi que patrocinou a sua liberdade. Isso porque, preso pobre é para apodrecer na cadeia mesmo. Uma tentativa de rever situações de injustiça é a realização dos inúmeros mutirões. Se houvesse regularidade nos processos, não haveria necessidade de mutirão. Ocorre que a criminalidade cresce numa proporção e o serviço público, em outra bem menor. Mais processos, menos serventuários no Poder Judiciário brasileiro. Quando se diz “sair pela porta da frente” deve se entender que é “aquele que não precisou fugir para ganhar o mundão”, como se diz no vocabulário da cadeia. Com o trabalho de uma boa assistência jurídica, o acusado

Gerente de Recursos Humanos Givaldo Perciano givaldo@ojornal-al.com.br

conseguiu progressão da pena, mudou de regime ou teve a prisão relaxada e foi para a rua. À saída, jurou que não reincidiria, que iria arrumar um emprego e seguir o caminho do bem. Independentemente dos motivos, na primeira oportunidade muitos presos que saíram da prisão nessas circunstâncias caíram na tentação e já foram cometendo crimes de novo. Muitos deles ainda nem acertaram as contas com a Justiça pelo crime no qual foram acusados - e por isso estavam presos - e já cometem outro. Sem precisar puxar muito pela memória, basta a sociedade alagoana lembrar-se de um crime de homicídio que aconteceu há pouco tempo. Um subtenente da Polícia Militar foi morto na sede da Esmal [Escola de Magistratura de Alagoas], onde trabalhava. O PM estava fardado, armado, mas não usava colete à prova de balas. A utilização desse equipamento teria evitado a tragédia. Quem cometeu esse crime absurdo foi um jovem criminoso que tinha saído do presídio havia quinze dias. Para deixar o caso ainda mais escandaloso, como se não bastassem todos os ingredientes para a estupidez desse crime, a motivação surpreende a todos. Os bandidos mataram o subtenente para roubar-lhe a arma, um revólver do calibre trinta e oito. Por muita sorte, a polícia conseguiu localizar e prender os envolvidos. Um menor entre eles. Na instrução criminal, esse menor deve assumir a autoria do crime e será “condenado” a uma medida socioeducativa, como prevê a legislação.

Charge

Gerente Financeiro Flávio Bastos financeiro@ojornal-al.com.br

Vendas avulsas Alagoas: Dias úteis Domingos Nºs atrasados

R$ 1,50 R$ 3,00 R$ 6,00

Assinaturas em Alagoas: Semestral R$ 270,00 Anual R$ 540,00

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDA E-mail: ojornal@ojornal-al.com.br Site: www.ojornalweb.com Rodovia AL-101 Norte, Km 6, 3600 Jacarecica - Maceió/AL CEP: 57038-800

“A luta contra o tabaco tem que ser incansável”. ALEXANDRE PADILHA, ministro da Saúde, ao comemorar a aprovação do projeto que proíbe em todo o País fumar em locais fechados, sejam públicos ou privados.

O privilégio de descobrir Deus Zélia Tenório de Araújo Pedagoga

B

uscamos, cotidianamente, algum espaço para depositarmos qualquer centelha dos pensamentos que vão aflorando a nossa mente. Como torrentes soberbas, chegam a transbordar, irrigando o nosso cérebro, geralmente, cansado, pelo perpassar das águas que constantemente o alimenta. Numa dinâmica imaginária, somente nossa, vamos percorrendo estradas idas e vividas e tantas outras ainda ignoradas. Procuramos explicações para fatos e desejos, tudo o que realizamos e, pretendemos, ainda, fazê-lo. Às vezes, sentimos a escassez do tempo, a impossibilidade de assistirmos a plena realização de determinados sonhos, planejados de uma maneira modesta, mas merecedores de alcançarem o plano real. Na verdade, uma pequenina parcela de fé, aquela firmada e confirmada por Jesus, às vezes se distancia de cada um de nós, cedendo lugar ao desânimo, a uma tristeza antecipada, que flutua e, vai nos cercando de mansinho. Vacilamos, perdidamente, em cada um dos nossos anseios, quando aparecem e reaparecem desequilíbrios,no entanto, alguém nos revigora, prometendo compensar-nos com energias suficientes e alentadoras. Ainda que uma frágil dose de cepticismo nos ronde, alimentamos vestígios de esperança, uma ânsia incontida de vencermos e, em determinados momentos, ao avistarmos planaltos, obstáculos exuberantes, dificuldades que nos cercam, resolvemos desafiar as nossas próprias energias, pelo desejo surpreendente de vitória. Os retornos se entrelaçam no jogo da vida, há um intercâmbio entre os acontecimentos que enfeitam ou mascaram o nosso dia a dia, mas há sempre a promessa de um novo amanhecer festivo, o desabrochar de uma flor, ainda mesmo que tenhamos de regar o jardim que se espalma a nossa frente. Vamos angariando ensinamentos que se desdobram num verdadeiro milagre e, numa pressa enlouquecida, buscamos argumentos diferenciados, interpretados um a um, como se fossem o somatório de algarismos, que no final, correspondem a fatores exibidos nas operações

Sucursal Arapiraca Sucursal Agreste Avenida Rio Branco, 157 Sala 10 - Centro Fones - 3522-5375 / 9199-0007 E-MAIL: municipios@ojornal-al.com.br

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI SÃO PAULO 11 2178.8700 RIO DE JANEIRO 21 3852.1588 BRASÍLIA 61 3326.3650 RECIFE 81 3446.5832 www.ftpi.com.br

Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião de O JORNAL.

numéricas, porque a nossa vida, é na verdade, repleta de somas, diferenças multiplicações e divisões. Qualquer resposta que possamos descobrir, aonde quer que nos localizemos, quer no pedestal ou à beira do caminho, não nos permite duvidar que um ser superior, é o verdadeiro maestro, desta sinfonia que participamos desde o início. Uns aprenderam a cantar bem, enquanto outros se perdem em solfejos contundentes, na frágil ilusão de que o mundo e os seres humanos fomos criados por acaso, para vivermos na escuridão, semelhantes aos seres inanimados, incapazes de utilizarem os órgãos dos sentidos. As interrogativas, ansiosas por respostas, se aglomeram por todos os lugares, onde os nossos passos empreendem marcas. Concluímos, a cada momento, que existe alguém comandando esse universo gigantesco que se estende aos nossos olhos e, jamais descobriremos, por mais avançada que seja a ciência, o seu início e fim. Os incrédulos, os infelizes e mal acomodados, se esquivam de desfrutar o significado do que é ser cristão, poder mirar o infinito e acreditar que somente em Deus existe a paz tão desejada, a felicidade plena que se acomoda ao seu lado, aguardando o exato momento para nos surpreender, oferecendo-a como recompensa. O privilégio de descobrir Deus está à nossa disposição em todas as obras que por Ele foram edificadas um dia, colocadas ao nosso inteiro dispor, numa sequência de valores dignos de serem acolhidos nos momentos adequados.

Os sonhos sonhados...

San

Datas & Fatos PABX 82 4009.1900 FAX/REDAÇÃO 82 4009.1950 FAX/COMERCIAL 82 4009.1960 CLASSIFICADOS 82 4009.1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE 82 4009.1919

Existe alguém comandando esse universo gigantesco que se estende aos nossos olhos

A queda de Pinochet Em 25 de novembro de 1998, o general Augusto Pinochet perdeu suas prerrogativas parlamentares, decisão que permitiu o julgamento do ex-ditador pelo seqüestro de opositores, conhecido como "Caravana da Morte". Ele seria obrigado a realizar exames médicos, por ter mais de 70 anos. 1641 - Inicia-se a invasão holandesa no Maranhão ordenada por Maurício de Nassau. 1820 - O capitão Juan Pascual Pringles enfrenta as esquadras peruanas na batalha de Chancay. 1844 - Nasce Karl Benz, industrial alemão. 1867 - Alfred Nobel, químico sueco e originário do prêmio Nobel, inventa a dinamite. 1881 - Nasce Angelo Giuseppe Roncalli, o papa Joao XXIII. 1885 - Morre Alfonso XII, rei da Espanha. 1897 - O governo espanhol decreta autonomia à Cuba. 1915 - Nasce o general chileno Augusto Pinochet, ditador chileno. 1922 - Benito Mussolini, primeiro ministro do novo governo de coalizão da Itália, recebe plenos poderes do parlamento. 1926 - Benito Mussolini, fundador do fascismo italiano e chefe do governo, fecha jornais antifascistas e estabelece a pena de morte na Itália. 1949 - Israel e Jordânia não aceitam a internacionalização de Jerusalém. 1954 - Depois da reunião do Diretório Nacional, o Partido Social-Democrata do Brasil lança a candidatura de Juscelino Kubitschek para a Presidência da República. 1955 - Nereu Ramos, presidente em exercício, decreta Estado de sítio, que vigora até a posse de Juscelino Kubitschek. 1963 - Os restos mortais do presidente americano John F. Kennedy são enterrados no cemitério de Arlington, em Washington. 1964 - O 4° Salão do Automóvel comemora a marca de

Alberto Rostand Lanverly Professor da Ufal e membro do IHGAL e da AML um milhão de veículos produzidos no Brasil. 1970 - A Câmara dos Deputados autoriza a cremação dos cadáveres dos que manifestassem expressamente essa vontade. 1970 - O escritor japonês Yukio Mishima comete o harakiri, o suicídio dos samurais. Ele sentia-se humilhado pela derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial e pretendia resgatar os costumes tradicionais japoneses. 1971 - A Dinamarca e a Noruega tornam-se os primeiros membros da OTAN a estabelecer relações diplomáticas com o Vietnã do Norte. 1972 - O Golpe militar derruba o presidente grego George Papadopoulos. 1974 - A Petrobrás descobre jazida de petróleo na bacia de Campos, no Rio de Janeiro. 1974 - O Exército Republicano Irlandês, o IRA, é considerado ilegal depois que um atentado à bomba mata 21 pessoas. 1979 - O Egito recupera os poços petrolíferos de Sinai após acordos de Camp David com Israel. 1984 - Realizadas as primeiras eleições democráticas no Uruguai após onze anos de ditadura. 1990 - O Japão adianta-se ao resto do mundo e começa a emitir a programação regular de TV em alta definição. 1992 - O parlamento tcheco vota a favor da divisão do país em duas repúblicas independentes: a República Checa e a Eslováquia. 1996 - Darcy Alves Pereira, assassino do sindicalista Chico Mendes, é preso depois de ficar mais de três anos foragido. 1996 - Um promotor público denuncia onze policiais civis de São Paulo por tortura e constrangimentos contra onze rapazes e um segurança. Os policiais atuavam na resolução do caso do bar Bodega, em que uma estudante e um dentista foram assassinados. 1998 - A Corte dos Lordes de Londres anula a decisão que reconhecia a imunidade do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, acusado de crimes durante a ditadura militar no país.

N

ão faz muito tempo, e os limites de meu universo eram restritos a poucos ambientes. Nos arredores da Rua Comendador Palmeira, no bairro do Farol, onde morava, “pratiquei” o jogo da amizade com inesquecíveis figuras, como Zezinho, Tuca Toledo, Zé Franklin, Márcio, Guilherme e outras também adoráveis criaturas. No Colégio Marista, com os irmãos Getino, Raimundo, Marcelo e João Evangelista aprendi a decifrar as belezas armazenadas nos livros. Em Caicó, no Rio Grande do Norte, solidifiquei o espírito de família, ao lado de meus bisavós, avós, tios, primos e muitos amigos. Em meu lar, aqui mesmo em Maceió, convivendo com meus pais, acompanhei a permanente construção de um estável templo de “amor”, cuja obra, que hoje já dura sessenta anos, se apresenta cada dia mais estável. Eram tempos dos programas de rádio e jogos de “bola de gude”, no leito da rua com chão de terra. De passeios de bicicleta e do sonho, distante, de que um dia o homem pisaria na lua, enquanto aqui na terra o CSA era praticamente imbatível. Recordo-me bem que, lendo revistas e jornais da época, ao ver as reportagens que enfocavam as grandes cidades e as importantes profissões, eu “desejava”, um dia, ter a oportunidade de conviver com aquelas realidades. Sempre trouxe, em meu coração, a certeza de que “o sonho e a esperança” são almas gêmeas, que conspiram a nosso favor se soubermos equacionar a melhor forma para viver, sempre fazendo por onde estes elementos estejam a nosso lado. À medida em que as décadas se sucederam, o comportamento do homem mudou, de tal forma, que as verdades de outrora, na realidade, nem parecem ser as mesmas. Doenças antigas deixaram de existir, enquanto outras surgiram imponentes. As praças, onde adorava brincar nos finais de semana, perderam seus encantos, na medida em que algumas se transformaram

As praças, onde adorava brincar nos finais de semana, perderam seus encantos em “retiro” de flagelados, outras passaram a abrigar “feiras”, sem nenhuma organização ou limpeza. Até o Leão, que emprestou o nome a uma delas lá em Jaraguá, agora é banguelo enquanto o “mijãozinho” da Sinimbu passou a urinar pelo umbigo. Uma das poucas coisas que permanecem estáveis é o comportamento dos poderosos. Antigamente, eram chamados de “coronéis”. Hoje, atendem por terminologias diversas. Contudo, as práticas continuam as mesmas do tempo de “Calígula”, lá na Roma antiga. A violência, que enclausura as pessoas em seus próprios redutos, os programas de televisão que vulgarizam a ação dos homens, na medida em que, apesar de esclarecer e desnudar os fatos, também inserem nas almas dos espectadores a frieza do cotidiano, banalizam atos e fatos, que, “outrora”, só se sabia notícias, “por ouvir falar”. Ao longo de minha existência, sonhei muitos sonhos. Alguns partiram nas asas do vento enquanto outros retornaram, a reboque da esperança. Sinto saudades das pessoas que fui conhecendo, e, de muitas delas, pelos desígnios da vida, aos poucos me afastando. Mas, sou feliz, pois, sou consciente de que quem vence sem obstáculos, triunfa sem glória e permanece à espera por um “legado”, não escreve sua própria história.


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

A7

Economia

www.ojornalweb.com economia@ojornal-al.com.br Nide Lins

O navio da Ibero abriu a temporada de cruzeiros em Maceió inaugurando a nova estação de passageiros no Porto

Cruzeiros aquecem economia Estação-receptivo inaugurada no Porto de Maceió garante melhor infraestrutura para os turistas GABRIELA LAPA(*) Estagiária

A

temporada de cruzeiros 2011/2012 promete aquecer a economia da cidade. Em média, cada turista de cruzeiro gasta R$ 200,00 em artesanato, passeios, alimentos e bebidas. Além de movimentar a economia, a temporada dos cruzeiros começou ontem com novidades. O Porto de Maceió, o governo do Estado e a Prefeitura inauguraram a primeira estação-receptivo do Porto de Maceió: uma estrutura de apoio com informações e artesanato para os cruzeiristas que vão desembarcar na cidade. Instaladonocais,oreceptivo também vai oferecer banheiros, posto de atendimento de primeiros socorros e exposição de artistas locais, além de transporte até a saída do Porto, onde ficarão os táxis credenciados e os ônibus de turismo. Segundo a secretária municipal de turismo de Maceió, Cláudia Pessôa, a expectativa é de receber 42 navios e cerca de 95 mil passageiros e tripulantes,

que devem chegar até o final da temporada. “Nosso objetivo é receber essas pessoas da melhor maneira possível, para que elas tenham ainda mais motivos para voltar a Maceió”, disse Pessôa. Dentro da estação, uma equipe treinada pela secretaria vai disponibilizar informações turísticas em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e italiano. A área reservada ao artesanato será ocupada

42 navios É a previsão da temporada 2011/2012, trazendo cerca de 95 mil turistas de cruzeiros

através de rodízio, de modo que, para cada navio atracado, haverá uma comunidade diferente de artesãos. Os primeiros a utilizar o espaço foram as rendeiras do Pontal da Barra. De acordo com a presidente da associação do Pontal, Maria Lígia Minim, a expectativa é beneficiar milhares de famílias que vivem, hoje, da renda

do artesanato. “Antes, quando não havia estação-receptivo, a maior parte das pessoas que vinham vender esses artigos eram comerciantes. Mas, agora, nós vamos trabalhar com as comunidades, beneficiando o coletivo, aproveitando o enorme potencial que tem o artesanato de Alagoas”, explicou. Abrindo a temporada, e inaugurando a estação-receptivo, o navio da Ibero, Celebration, atracou em Maceió com cerca de 2 mil passageiros e tripulação vindos da Espanha. Junto com ele, mais 40 navios devem passar pela capital alagoana até março de 2012. A estação vai ficar instalada no cais durante toda a temporada e, segundo a administração do Porto, Rosiane Beltrão, deve funcionar até 2013, que é a data prevista para a inauguração de um espaço definitivo de recepção. “Este que inauguramos agora é muito bom, mas é apenas preparatório para algo maior e que nos vem sendo cobrado há bastante tempo. O porto precisa dar aos turistas motivo suficiente para descer dos navios e conhecer Alagoas. Eles virão, na forma dessa estrutura, até o fim deste governo”, garantiu a administradora Roseana Beltrão. Sob a supervisão da Editoria de Cidades

IBGE

PRAZO

Ministro quer transparência no pagamento de juros

Cresceu em 7,4% o número de trabalhadores com carteiras assinadas este ano

Desemprego caiu para 5,8% em outubro O desemprego brasileiro caiu para 5,8% em outubro, ante 6% em setembro, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a menor taxa desde dezembro e a menor leitura para um mês de outubro da série histórica em 2002. Essa estimativa foi considerada estável, tanto em relação a setembro (6,0%), quanto a outubro do ano passado (6,1%). A população desocupada (1,4 milhão de pessoas) ficou estável tanto em relação ao mês anterior, quanto em comparação com outubro do ano passado. A população ocupada (22,7 milhões) não apresentou variação em comparação com setembro. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,1 milhões) cresceu 7,4% em relação a outubro do ano passado, representando um adicional de 765 mil postos de trabalho. O rendimento médio real habitual (R$ 1.612,70)

t a m b é m n ã o va r i o u n a comparação com setembro e permaneceu estável em relação a outubro do ano passado. Diferentes levantamentos medem o desemprego no país. Os números do IBGE, por exemplo, são bem menores que os do Dieese/Seade. As divergências ocorrem por causa das metodologias diferentes adotadas. A principal delas é que o IBGE mede apenas o desemprego aberto, ou seja, quem procurou emprego nos 30 dias anteriores à pesquisa e não exerceu nenhum tipo de trabalho -remunerado ou não- nos últimos sete dias. O Seade/Dieese também consideram o desemprego oculto pelo trabalho precário (pessoas que realizaram algum tipo de atividade nos 30 dias anteriores à pesquisa e buscaram emprego nos últimos 12 meses) e o desemprego oculto pelo desalento (quem não trabalhou nem procurou trabalho nos últimos 30 dias, mas tentou nos últimos 12 meses).

B

rasília – O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, quer transparência no total de juros pagos pelos consumidores em compras a prazo. A preocupação é com os gastos do maior estrato social do Brasil e principal público consumidor, a chamada nova classe média - formada por 95 milhões de pessoas, com 31 milhões de emergentes na década passada. Um e s t u d o a p re s e n tado pela SAE esta semana, durante o 3º Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, revela que o segmento, responsável por R$ 1,1 trilhão do movimento do mercado interno, “está pagando de juros R$ 100 bilhões e a percepção que tem, declarada ao IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], é que está pagando R$ 3 bi”, disse Moreira Franco.

MAIOR “Por falta de transparência na apresentação dessas informações, de quanto efetivamente de juros está pagando, ela [a classe média] está achando que está fazendo uma compra excepcionalmente boa quando não está. Os juros já estão embutidos no preço”, salientou ao defender também que os impostos sejam discriminados à parte. Segundo dados do Banco Central, os juros pré-fixados a pessoas físicas estão em 47% ao ano, a maior taxa desde maio de 2009. Moreira prevê um esforço do governo federal “no sentido de criar um ambiente propício a que haja mais transparência nas informações. São medidas de políticas dessa natureza que nós vamos ter que começar a cuidar”.


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

A8

Economia

PapelMoeda Marco Aurélio Mello marcoaurelio@ojornal-al.com.br

Força feminina

A

administradora do Porto de Maceió, Rosiana Beltrão, marcou pontos a favor do turismo. Com a inauguração da Estação-Receptivo de Passageiros do Porto de Maceió, a nova administradora mostrou que é possível encontrar alternativas para melhorar as condições do Porto para receber bem os quase 100 mil turistas dos 42 navios da temporada 2011/2012. Antes se trabalhava no improviso. Com a Estação-Receptivo climatizada, o turista é recebido com festa e fica mais feliz com a organização do espaço de 1.000 m². Receber bem e com profissionalismo é o melhor marketing para os cruzeiristas retornarem à cidade como hóspedes; e, claro, mais navios escolherem o destino Maceió como parada. Rosiana Beltrão também revelou maestria e trabalhou em parceria (Prefeitura de Maceió, governo do Estado e entidades de turismo, a exemplo do Grupo de Agências Receptivas) para tudo dar certo. O próximo passo da administradora do Porto é lutar por recursos para um terminal turístico em consonância com a beleza da capital alagoana que tanto encanta os visitantes. Rosiana Beltrão apostou no presente sem perder a perspectiva para as próximas temporadas, consolidando Maceió no turismo de cruzeiros.

R$ 200,00 Num estudo feito pela Abremar, o gasto médio nesse tipo de turismo, considerando as últimas temporadas, é em média de R$ 200 por cruzeirista/dia nas cidades escala.

www.ojornalweb.com economia@ojornal-al.com.br

TOP 100 Artesanato é vitrine para mercado Empreendedores individuais podem se inscrever no Prêmio do Sebrae até 30 de novembro

“É

possível sobreviver do artesanato”. Essa declaração foi da presidente e artesã da Associação de Inclusão Social Bordadeiras de Penedo (AISBOPE) Francisca Lima, ao ressaltar a importância do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato para o desenvolvimento dessa manifestação cultural em Alagoas.

Em 2010, o grupo foi selecionado entre os 100 melhores artesãos do Brasil. “É a segunda vez que participamos e nos sentimos lisonjeadas. É muito bom ser reconhecida pelo nosso trabalho, nossa cultura, nosso prazer, e, por que não dizer, nosso sustento”, revela a artesã. A associação teve início em 2005. Na época, a arrecadação mensal não passava de R$ 500. Atualmente, com a visibilidade e valorização pela inclusão no TOP 100, as 37 famílias penedenses que trabalham no projeto conseguem lucrar, em média, R$ 5 mil por mês. O grupo ganhou notorie-

dade também fora do Estado, a partir da participação no prêmio. De acordo com a artesã, de 22 a 27 de novembro, parte do grupo se apresenta na ExpoMinas, em Belo Horizonte, mas também já foram destaque em outras atividades culturais em São Paulo, Fortaleza, Recife, Salvador e Aracaju. TOP 100 O Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato evidencia os processos produtivos com foco no mercado. Na avaliação, são observados os critérios de inovação, adequação ergonômica dos postos de trabalho,

adequação ambiental, eficiência produtiva, responsabilidade social, entre outros. As inscrições para a 3ª edi��ão do prêmio estão abertas até o dia 30 de novembro, através do site www.top100. sebrae.com.br. A expectativa do Sebrae é receber mais de mil inscrições neste ano. Podem participar empreendedores individuais, grupos de produção artesanal, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas. O prêmio é realizado a cada três anos e incentiva os artesãos a introduzirem técnicas de sustentabilidade e a melhorarem a gestão de seus negócios. Gilvan Rodriguess

Sucesso “A primeira operação no Porto de Maceió foi um sucesso. Além de movimentar a economia da cidade, a recepção do porto e qualidade dos serviços ofertados é o melhor marketing promocional de Maceió”, disse a secretaria da Semptur, Claudia Pessôa.

Dia 30

Sem prorrogação

Criadores de bovinos e bubalinos de Alagoas têm até a próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, para vacinar os animais contra a febre aftosa. Coordenada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

Segundo a Adeal, o prazo para a conclusão da vacinação não será prorrogado. Dividida em duas fases, a primeira etapa foi realizada em maio passado, imunizando 97% do rebanho do Estado composto por 1,2 milhão de animais.

O Prêmio do Sebrae incentiva os artesãos a introduzirem técnicas de sustentabilidade e a melhorarem a gestão de seus negócios

97% A campanha – que teve início em 1º de novembro – pretende imunizar 97% de todo o rebanho do Estado. A Adeal lembra, ainda, aos criadores que a declaração – documento obrigatório que comprova que os animais foram vacinados – deve ser feita nos escritórios da Agência até o dia 30 de novembro.

Risco médio Considerada área de risco médio da febre aftosa, Alagoas caminha para conquistar uma nova classificação, a de zona livre de aftosa com vacinação. Os esforços da Adeal e do setor agropecuário alagoano no sentido de alcançar as metas da campanha de vacinação e as recomendações exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Comércio virtual O comércio eletrônico deve movimentar R$ 2,6 bilhões no Natal deste ano, o que representa um crescimento nominal de 20% em comparação a 2010. A expectativa é da e-bit, empresa especializada em informações sobre o setor de e-commerce, como é chamado o comércio eletrônico. Segundo a empresa, o número de pedidos também será maior este ano em comparação ao ano passado, com crescimento estimado de 25%.

Mais queixas Com o crescimento no número de pedidos via online, os órgãos de defesa do consumidor estimam que também deva aumentar o número de queixas contra as lojas virtuais. Segundo o ReclameAQUI, um dos principais sites de reclamações do país, as cinco lojas virtuais mais reclamadas do país – Americanas. com, Submarino, Compra Fácil, Shoptime e Walmart – acumularam 69 mil queixas só nos últimos 12 meses.

Coletivas No caso de sites de compras coletivas – aqueles em que são apresentadas ofertas de produtos e serviços com valores mais baixos que no mercado e cujas compras só se validam após a aquisição de cupons por um determinado número de pessoas – a diretora do Procon orienta o consumidor a observar os prazos dados para utilização ou entrega do produto ou do serviço adquirido.

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

PESQUISA

Brasil atingiu a marca de 1,8 milhão

Prêmio valoriza mulheres empreendedoras

O

Brasil atingiu a marca de 1,8 milhão de empreendedores individuais cadastrados. Criado em 2009, o programa tinha inicialmente a pretensão de atingir 1 milhão de empreendedores, número que foi atingido em março deste ano. No início de novembro, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que amplia o limite de faturamento do empreendedor individual. Com as novas regras o trabalhador por conta própria que tiver faturamento bruto de até R$ 60 mil por ano poderá

se cadastrar como empreendedor individual e ter acesso a benefícios da Previdência Social, como aposentadoria por idade, auxílio-doença e salário-maternidade, por exemplo. Antes da sanção, podiam se cadastrar trabalhadores com faturamento de até de R$ 36 mil. As novas regras passam a valer no próximo ano. Em nota, o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, afirmou que deve haver uma aceleração na entrada de novos empreendedores indi-

viduais. “Estamos pensando em estipular uma nova meta para 2012.” CADASTRO Podem se inscrever como empreendedores individuais profissionais de mais de 400 tipos de atividades, entre elas, doceira, pipoqueiro, borracheiro, barbeiro, artesão, carpinteiro, encanador, engraxate, jardineiro, jornaleiro, manicure, maquiadora e quitandeira. A lista completa de atividades pode ser consultada no site da Previdência Social.

E

m todo o Brasil, 10,4 milhões de mulheres são empreendedoras, segundo a última pesquisa realizada pelo Global Entrepreneuriship Monitor. Essa estatística corresponde ao ano de 2010 e representa um percentual de quase 50% do mercado de negócios. Para corresponder a essa realidade, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios está com inscrições abertas até o próximo dia 5 de dezembro, com o intuito de reconhecer as melhores gestões lideradas por empreendedoras.


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

SANTA MÔNICA

A9

Cidades

www.ojornalweb.com cidade@ojornal-al.com.br

Bebês ainda são transferidos Thiago Sampaio

Durante todo o dia de ontem, 27 bebês tinham sido transferidos para outros hospitais do Estado LÁYRA SANTA ROSA layrasantarosa@ojornal-al.com.br

A

Técnica do Samu acomodando bebê prematuro para realizar a transferência para outra maternidade de alto risco

maternidade Santa Mônica deve continuar fechada por tempo indeterminado, para o atendimento às gestantes de alto risco. Durante o dia de ontem 27 bebês já tinham sido transferidos e encaminhados para hospitais do Estado. Desde a tarde de quarta-feira, a Santa Mônica passa por problemas no sistema de suprimento de oxigênio para recém-nascidos, impossibilitando o uso dos respiradores. Engenheiros da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau)

estiveram ainda ontem, na maternidade para fazer uma avaliação do sistema. “A informação que temos é que o problema está na tubulação de ar medicinal, que estaria obstruída, impossibilitando a chegada do medicamento e do oxigênio para os respiradores. A orientação que temos é que devemos diminuir o número de bebês ao máximo e manter o atendimento suspenso”, falou a diretora médica da maternidade, Sílvia Mara Melo, afirmando que ainda não tem previsão para o conserto. Até que o problema seja resolvido, o hospital deve tentar transferir outras vinte e seis crianças que estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). “Estamos tentando arrumar vagas em caráter emergencial. Por enquanto, colocamos os cilindros dentro da UTI para conseguir mantê-

-los nos respiradores, mas temos que desocupar é uma luta contra o tempo”, contou. “Já conseguimos para hoje (ontem) dez transferências, quatro delas já foram feitas pela manhã. Vamos ainda, tentar arrumar parte das crianças que estão na UCI, e não correm nenhum risco mais graves na enfermaria canguru da maternidade”. Sobre o atendimento às gestantes de alto risco, Sílvia Mara explicou que a orientação da Central de Regulamentação é que elas sejam encaminhadas para o Hospital Universitário. “A orientação que temos, é continuar fazendo os exames e se constatarmos que a gestante é de alto risco, encaminhar de imediato ao Hospital Universitário para que eles façam o atendimento. Infelizmente, eles vão ter que suprir essa demanda”, disse a diretora Silvia Mara .

Transferência é cercada de cuidados Frágeis e aparentando debilidade, os bebês que estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, começaram a ser transferidos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já no final da manhã de ontem. Na primeira ambulância, dois recém nascidos foram encaminhados para a Maternidade São Rafael, no Poço. Em seguida, outras duas ambulâncias levaram dois bebês para a Maternidade Santo Antônio, na Cambona, um deles teve que ser conduzido no colo da enfermeira. “As crianças são pequenas e frágeis. Pesam menos de dois quilos e a maioria precisa de respirador. É uma ação que tem que ser rápida, já que estamos lidando com vida. No caso dos bebês que vão em incubadoras, a remoção deve acontecer de um por vez. Por isso, nesse momento estamos contando com a ajuda do Samu para agilizar essas transferências”, explicou a diretora médica. Além dessas quatro transferências, outras seis eram esperadas para o decorrer do dia, um outro bebê seria levado para a maternidade Santo Antônio, quatro para uma maternidade na cidade de Coruripe e um para a cidade de Palmeira dos Índios. “Estamos esperando o serviço aéreo de atendimento para agilizar a transferência de um dos bebês para Palmeira dos Índios. Não podemos deixar para levá-los em ambulâncias, por causa do tempo de viagem, tempo esse que não temos”, relatou. Na noite de quarta-feira, duas crianças foram transferidas para o Hospital do Açúcar e uma para a cidade de Palmeira dos Índios. Esses recém-nascidos eram os que estavam em estado mais grave, um deles pesando 800 gramas, o estado de saúde era delicado, com um quadro de infecção leve. L.S.R.


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

A10

Cidades

www.ojornalweb.com cidade@ojornal-al.com.br

Comandante-geral da PM tem prisão decretada pelo TJ Coronel Luciano descumpriu ordem judicial referente à punição de dois militares ANNA CLÁUDIA ALMEIDA annaclaudia@ojornal-al.com.br

A

pós pagar fiança, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Alagoas, coronel Luciano Silva, evitou ser detido ontem por determinação judicial. A decisão partiu do desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso depois do descumprimento, por parte do oficial, de ordem expedida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). De acordo com o TJ, o coronel Luciano deixou de cumprir uma determinação do órgão em relação à punição de dois militares, os capitães Rocha Lima e Eugênio. Ambos foram punidos severamente com prisão, quando no caso deveriam apenas ser repreendidos. Orlando Manso entendeu que o descumprimento da ordem superior era passível de prisão e ordenou a imediata prisão do comandante-geral da PM.

A assessoria de comunicação da Polícia Militar informou que o coronel Luciano não irá se pronunciar sobre a prisão. Em nota, a Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS) confirmou que o mandado de prisão foi cumprido pelo delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Marcílio Barenco, na tarde de ontem. Coronel Luciano se apresentou e pagou fiança. O oficial vai responder ao processo em liberdade. Capitão Antônio da Rocha Lima responde a diversos processos disciplinares. No final do ano passado, o então comandante-geral da Policia Militar de Alagoas, Dário Cesar, solicitou a demissão do capitão da PM, “por ser considerado indigno ao oficialato e a ele incompatível, e não possuir condições de permanecer nesta briosa de bravos”. Na época, a justificativa dada a este pedido seria de, em 18 anos de Polícia Militar, Rocha Lima já respondeu a 20 procedimentos administrativos, a seu desfavor, sendo entre estes 03 Conselhos de Justificação, por motivos que vão de estupro, desordens em locais públicos, associação ao tráfico e extorsão, a determi-

nações judiciais da 17ª Vara Criminal, por formação de quadrilha. Em junho deste ano, por unanimidade de votos, a Câmara Criminal do TJ tornou improcedente a solicitação de expulsão do capitão, decidindo que, o oficial fosse reintegrado aos quadros da Polícia Militar. O julgamento contou também com o parecer favorável por parte do representante do Ministério Público. Já a acusação que pesa contra capitão Eugênio é seu suposto envolvimento na chacina da Serraria, quando quatro pessoas foram assassinadas em 14 de agosto de 2010. Um mês após o crime, a Polícia Civil alegou ter indícios suficientes contra o militar. Ele acabou detido durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, onde foram apreendidas munições na casa do militar. O inquérito foi encaminhado à Câmara Criminal do TJ e a acusação de posse ilegal de munição de calibre restrito foi julgada pelos desembargadores e obteve a absolvição. Diante da decisão da Câmara Criminal, o capitão não responde a nenhum processo judicial.

O comandante-geral da PM, coronel Luciano Silva, se apresentou, pagou fiança e vai responder em liberdade

BASE COMUNITÁRIA

Comunidade reclama de mudança THALLYSSON ALVES* estagio@ojornal-al.com.br

M

oradores do Conjunto Osman Loureiro, no Clima Bom, estão insatisfeitos com a atuação da Base Comunitária da Polícia Militar do bairro. Segundo eles, os policiais que deveriam atender o residencial estão sendo deslocados para loteamentos vizinhos, fato que está colaborando com o aumento da violência no local. A Polícia Militar (PM) nega que essa seja a causa do aumento das ocorrências. A denúncia foi feita ontem pela liderança comunitária

do conjunto. De acordo com o presidente da Associação dos Comerciantes e Moradores do Osman Loureiro, Fábio Lima, já foram registrados dez assassinatos durante os três meses de mudança. “Realidade bem diferente de quando os tínhamos por aqui, pois naquela época só foi registrado um assalto”, expôs. “Digo que a criminalidade aumentou com o deslocamento dos policiais porque antes um efetivo de 16 policiais, mais um comandante, atendia dez mil residências. Agora essa mesma quantidade de militares está sendo obrigada a atender mais de

vinte mil. São poucos policiais para tanta gente”, apontou Fábio Lima. Ainda de acordo com o presidente da associação, a Polícia Militar transformou a base comunitária em Ronda Cidadã. “O que não pode acontecer, porque as bases comunitárias fazem parte de um investimento federal e servem para estar em contato direto com a população. Se eles ficam saindo, não tem como eles conseguirem um contato maior conosco”, explicou. “É um policiamento do ‘faz de conta’. Primeiro a gente tem que ser roubado para depois procurar os policiais. Temos duas motos paradas desde a inauguração, em junho, por falta de um oficial que possa dirigí-las. Já conversamos com o coronel Gilmar Batinga [comandante do policiamento da capital] e o coronel Luciano Silva, mas nada adiantou. Até para o Dário César [secretário de Estado da Defesa Social] já enviamos um ofício, mas ele argumentou que é um problema que a PM deve resolver”, disse Lima. Questionado sobre as denúncias, Batinga nega que o local tenha deixado de ser base comunitária, mas confirma que os policiais estão sendo deslocados para atender ocorrências em bairros próximos. “Se eu tenho um policial mais próximo ao crime, óbvio que ele será acionado, mesmo que não esteja lotado para atender aquela área. Eu não posso deixar uma polícia destinada para atender um único espaço”, justificou. Quanto às motos, o comandante também admitiu que elas continuam paradas, mas pretende coloca-las em circulação já na próxima semana. “No momento, não estamos com policiais disponíveis na corporação porque os que dirigem motos estão tirando férias e cobrindo policiais doentes. Mas amanhã [hoje] faremos uma reunião para re-locar os oficiais que atenderão o conjunto”, garantiu. *Sob a supervisão da Editoria de Cidades


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

A11

Cidades

www.ojornalweb.com cidade@ojornal-al.com.br

BEBEDOURO

PelaCidade

Trânsito é alterado na Av. Passos de Miranda

Deraldo Francisco pelacidade@ojornal.com.br

Dia de limpeza geral

A

manhã é dia de mutirão da limpeza em Maceió. A Slum vai fazer uma limpeza geral nos conjuntos José da Silva Peixoto (no Jacintinho) e Selma Bandeira (Benedito Bentes II). O mutirão vai envolver a Viva Ambiental, que trabalhará no José da Silva Peixoto, e a Limpel, que atuará no Selma Bandeira. A operação tem início previsto para as 7h30 e término para as 16h30. Na operação, serão realizados trabalhos de capinação, varrição, pintura de meio-fio e retirada de lixo e entulhos. A Sima e a Sempma (iluminação e meio ambiente) darão suporte aos trabalhos, fazendo os reparos afins. Em dezembro, a Slum vai promover outros mutirões.

Mudanças serão implantadas a partir deste domingo; medidas visam minimizar congestionamentos DA EDITORIA DE CIDADES cidade@ojornal-al.com.br Marco Antônio

Riacho arrumadinho

Uma equipe de funcionários da Slum foi ontem ao Riacho Salgadinho para “dar um trato no bicho”. No trecho que fica em frente ao prédio-sede do Ministério Público, o riacho recebeu limpeza e, na base de concreto, uma pintura nova. As árvores que margeiam o riacho também receberam uma pintura no tronco. Infelizmente, após esse trabalho, o Salgadinho vai ficar sujo e fedorento.

Mudanças no trânsito A partir de domingo à noite [zero hora é a previsão], serão colocadas em práticas as novas mudanças no trânsito de Bebedouro. As alterações atingem o tráfego de veículos no entorno da Praça Lucena Maranhão, compreendendo trechos da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro e as ruas Dr. Passos de Miranda, da Liberdade, Bruno Ferrari e Cônego Costa. Agentes de trânsito estarão no local para dar orientações aos motoristas. O órgão já avisou: o motorista que não cumprir as mudanças será multado “na forma da lei”.

Faltou o pedestre O projeto foi bem apresentado e deve ser colocado em prática à meia-noite do domingo. No entanto, não há informações sobre os pedestres. Pelo que se mostrou, a Praça Lucena Maranhão ficará ilhada entre pistas, agora, movimentadas. As pistas já existem, mas o movimento de carros é devagar, quase parando. Para os motoristas, agentes de trânsito estarão no local dando orientações. E quanto aos pedestres...

Desatando o nó A SMTT espera que, com as mudanças, o trânsito deva fluir melhor, principalmente na Avenida Major Cícero de Góes Monteiro (no Mutange) e na Rua Cônego Costa (Bebedouro). Nesses dois lugares, o tráfego não anda nos horários de pico e se arrasta nos outros horários.

Luz do Cidade Sorriso II Técnicos da Sima estiveram esta semana no Conjunto Cidade Sorriso II e instalaram duas luminárias completas com lâmpadas de 250W, do tipo Vapor de Sódio, no terminal de ônibus. A reivindicação era antiga e a população cobrava o serviço. A atual diretoria da Sima está priorizando as solicitações antigas que deram entrada no protocolo e ainda não foram atendidas.

No lugar errado A coluna chama a atenção para uma situação que está acontecendo com grande frequência no Farol. Motoristas desavisados estão parando seus veículos na Rua Francisco Amorim Leão, no cruzamento com a Rua Below Horizonte, em frente ao Hospital Maceió. Os carros estão ficando fora da distância regulamentar e, por isso, estão dificultando e, às vezes, impedindo a manobra de ônibus naquele trecho. Já ocorreram acidentes e outros vão ocorrer se não for tomar uma atitude urgente.

Termômetro

A

construção de uma calçada bem arrumadinha na Rua João Acioli, no Farol, vai impedir o acúmulo de lixo e entulho no local. Estava precisando.

B

oa parte das ruas dos cruzamentos no Pinheiro está precisando de sinalização. A prova disso são os constantes acidentes ocorridos na

região.

O

trânsito irá mudar em Bebedouro a partir desse domingo, dia 27. Os motoristas que descerem pela ladeira da Rua Passos de Mirada (aquela que dá acesso ao Farol) terão que virar, à direita, para passar pela Igreja Santo Antônio e seguir pela Avenida Major Cícero de Góis Monteiro. A mudança também acontece para aqueles que trafegarem sentido Chã de Bebedouro, que precisarão virar à esquerda pela Rua Passos de Mirada e voltar para avenida. A mudança faz parte do

projeto que pretende melhorar o trânsito no bairro de Bebedouro. A novidade foi divulgada, ontem, pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que também informou que a Rua Coronel Lucena Maranhão terá mão única no sentido Farol. Os condutores de veículos, bem como os ônibus que trafegam pela Avenida Major Cícero de Goes Monteiro – no sentido Centro / Bebedouro – terão que entrar obrigatoriamente na Rua Doutor Passos de Miranda, fazendo o contorno de quadra pela Rua Bruno Ferrari e Rua da Liberdade; retornando à Avenida Major Cícero de Goes Monteiro, no sentido da Chã de Bebedouro. Já os condutores que descerem pela Ladeira do Calmon, obrigatoriamente, farão o contorno de quadra pela Rua Bruno Ferrari e Rua

da Liberdade, para terem acesso à Avenida Major Cícero de Goes Monteiro. Além da sinalização vertical e horizontal, a SMTT afixou faixas informando sobre as mudanças que ocorrerão a partir de domingo. Agentes

da Companhia de Guarda de Trânsito (Cgtran) estarão orientando os motoristas que trafegam no local. O condutor que insistir em desobedecer à orientação estará passível de multa e penalidades decorrentes da infração.


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

A12

Cidades

www.ojornalweb.com cidade@ojornal-al.com.br

HOMICÍDIO

EntreLinhas Izabelle Targino municipios@ojornal-al.com.br

Audiência pública

Funcionário público é morto em Arapiraca Ambulante que discutiu com vítima em setembro deste ano é o principal suspeito do crime

Acidente 7SEGUNDOS

IZABELLE TARGINO municipios@ojornal-al.com.br

S

A

legalidade da retirada das árvores da rodovia AL-220, localizadas entre os municípios de São Miguel dos Campos e Campo Alegre, será o tema discutido hoje em uma Audiência Pública da Câmara Municipal de Arapiraca, às 9h. A sessão é de iniciativa do vereador Daniel Rocha (PTB), tendo em vista o grande número de acidentes com vítimas fatais já ocorridos naquele trecho. A audiência vai contar com a presença do deputado estadual Joãozinho Pereira, que abriu a discussão quando apresentou indicação na Assembleia Legislativa solicitando do governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), uma solução para diminuírem os acidentes ocorridos na AL-220.

Sem água Moradores da cidade de Palmeira dos Índios ficaram sem água nas torneiras durante todo o dia de ontem. A Casal informou que o motivo foi a interrupção do Sistema Caranguejeira para a manutenção em uma adutora. Enquanto o trabalho estava sendo realizado, o abastecimento foi feito pelo Sistema Caçamba, que corresponde à adutora Helenildo Ribeiro.

Convocação A Prefeitura de Arapiraca divulgou ontem a lista de mais sete pessoas selecionadas para trabalhar no mutirão do cadastramento biométrico dos eleitores. Ao todo já foram chamadas 87 pessoas aprovadas no processo seletivo seriado, realizado pela Secretaria de Administração.Todos os convocados participaram de um treinamento no cartório eleitoral, mas o mutirão ainda não começou no município.

Seminário Nos dias 29 e 30 de novembro, a Polícia Militar irá promover I Seminário de Boas Práticas de Prevenção à Criminalidade em Arapiraca. O evento acontecerá no Auditório Desembargador Orlando Manso e tem o objetivo de proporcionar aos encarregados da aplicação da lei, aos gestores do município de Arapiraca e a comunidade em geral, conhecimentos de estratégias de segurança pública baseadas na prevenção. O seminário é aberto a toda a população. Informações pelo www.pm.al.gov.br.

Habeas corpus O advogado da parte criminal de Sânia Tereza, Raimundo Palmeira, deve protocolar ainda essa semana um pedido de Habeas Corpus no Superior Tribunal de Justiça. Depois de receber o inquérito da Comissão de Delegados que apura o crime, Palmeira está mais confiante que o julgamento do Habeas Corpus seja favorável à prefeita afastada de Anadia.

Penedo 1 Da próxima segunda até o dia 02 de dezembro acontece, em Penedo, a Semana Nacional de Conciliação. A campanha, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça, vem com o tema “Conciliar é a forma mais rápida de resolver conflitos”. O horário de atendimento é das 10h às13h, na sede da Vara do Trabalho, no Centro da cidade de Penedo.

Penedo 2 Em comemoração aos 40 anos de atuação da Vara do Trabalho na cidade de Penedo, será realizado no dia 2 de dezembro, último dia da Semana Nacional de Conciliação, o projeto “Justiça Poesia”, onde será lançada a 2ª edição do livro “Justiça à Poesia”, apologia poética organizada pelos próprios funcionários da Justiça Trabalhista. Ainda dentro da programação comemorativa, haverá uma campanha de arrecadação de produtos de limpeza e de higiene pessoal que serão doados ao Lar de Nazaré, localizado no município. O evento será encerrado com a apresentação do coral das meninas do Lar de Nazaré e da Banda da Sociedade Monte Pio dos Artistas.

Santana do Ipanema A onda de assaltos no município de Santana do Ipanema aumenta a cada dia. Uma casa lotérica, localizada no centro da cidade, foi assaltada mais uma vez ontem. Dois homens armados renderam cliente e funcionários e levaram o dinheiro dos caixas. O proprietário não souber dizer a quantia. É a terceira vez que a casa lotérica é assaltada. O último assalto aconteceu há um mês.

UCURSAL – A polícia vai abrir inquérito para investigar o assassinato do funcionário público Valdir Miguel Galindo, ocorrido na manhã de ontem, no bairro Cacimbas. A vítima, que era fiscal do Mercado Municipal de Arapiraca, seguia pela Rua Nossa Senhora do Carmo, quando foi surpreendida por dois homens, que chegaram em uma motocicleta e dispararam várias vezes contra a vítima. Valdir Miguel Galindo já havia sido vítima de uma tentativa de homicídio, ocorrida em setembro. Após uma discussão com um ambulante Aluísio Antônio da Silva, o fiscal foi atingido com uma faca, mas foi socorrido e levado para a Unidade de Emergência. De acordo com a polícia, o ambulante Aluísio Antônio da Silva pode ser considerado o como suspeito, por já ter se envolvido em uma confusão com o fiscal. Mas outras linhas de investigações não estão descartadas, pois de acordo com o policial José Geraldo Pereira, colegas comentaram que Valdir Miguel era muito rígido e tinha problemas com outras pessoas no ambiente de trabalho. A polícia pretende ouvir as pessoas ligadas ao fiscal a partir de terça-feira, na Central de Polícia.

MOSTRA

Penedo promove festa de cinema universitário

A

cidade de Penedo está em festa devido à realização do I Festival de Cinema Universitário de Alagoas. O evento, que teve início na última quarta-feira, se estenderá até o próximo domingo (27), com uma vasta programação que envolve além da mostra competitiva de filmes a realização de mesas-redondas, oficinas, sessões de cineclubismo, apresentações de trabalhos acadêmicos, grupos de trabalho e debates, tudo isso com o objetivo de estimular a produção audiovisual brasileira, vinculada à rede de ensino superior. Os trabalhos no primeiro dia do evento tiveram início no Theatro Sete de Setembro com a Conferência Inaugural, que ficou a cargo do cineclubista e realizador audiovisual Hermano Figueiredo. O conferencista falou sobre o evento e sua importância para a cidade de Penedo São Francisco.

Veículo carregado com feno bateu em fio de alta-tensão, próximo à Praça Higino Vital, e pegou fogo com faíscas

Caminhão de carga pega fogo

O

s m o r a d o re s d o bairro Canafístula, em Arapiraca, tiveram um grande susto na manhã de ontem. Um caminhão carregado de feno incendiou após bater em fios de alta tensão, próximo a Praça Higino Vital. Ao passar por baixo da rede de alta tensão, as faíscas geradas por conta do atrito incendiaram o feno. O motorista do caminhão, Rafael de Medeiros Moreira, percebeu as

chamas quando foi avisado pelos moradores do bairro. Com o susto, o motorista acabou batendo de ré em uma árvore, que também incendiou. O caminhão ficou totalmente destruído me por pouco uma casa não foi atingida pelo fogo. Equipes do Copo de bombeiros tiveram dificuldades para controlar as chamas devido à intensidade das chamas e a grande quantidade de fumaça no local. O fornecimento de

energia teve suspenso por algumas horas. Ra f a e l d e Me d e i ro s Moreira conseguiu sair do veículo sem ferimentos. Abalado, o motorista, que seguia para a cidade de Caruaru, falou que só percebeu o fogo com os gritos dos moradores e ainda tentou apagar. “Eu ainda tentei apagar o fogo usando o extintor, mas as chamas se espalharam rápido e não pude fazer mais nada” disse o motorista do caminhão. I.T.

CÂNCER

Sesau faz ação educativa na orla

S

egundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), Alagoas deve ter quase quatro mil novos casos da doença em 2012. Tendo o número em vista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, no próximo domingo, Uma ação educativa para conscientizar a população sobre a enfermidade, na orla da Ponta Verde. As atividades começam às 9h. O a t o é c o o rd e n a d o pelo Núcleo de Prevenção e Controle do Câncer da Sesau e vai contar com panfletagem e esclarecimentos com relação à doença. Na ocasião, a população vai poder tirar dúvidas sobre diversos tipos

de câncer, além dos sintomas e tratamentos. A iniciativa também marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro). O gerente do Núcleo de Prevenção, João Aderbal Raposo, ressalta que todos os estados brasileiros estarão envolvidos em ações do tipo. “Essa é uma determinação do Ministério da Saúde para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, que é instituído por lei. O objetivo é lembrar a data com ações de prevenção”, diz ele. Em Alagoas, o câncer de próstata deve permanecer o mais comum entre os homens alagoanos no próximo ano, seguido por pulmão; estô-

mago e cavidade oral; leucemias e cólon e reto. Já nas mulheres, os tumores de maior frequência são o de pele não melanoma, de mama, de colo do útero, de pulmão, de glândula tiróide e o de cólon e reto. Os dados são importantes para o planejamento e a gestão da saúde pública, possibilitando a elaboração de novas políticas públicas na área, já que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, o número de pacientes convivendo com tumores deverá chegar a 75 milhões em todo o mundo – com 17 milhões de morte apenas no ano em questão.

RECURSOS HÍDRICOS

Maceió sedia Simpósio Brasileiro

M

aceió vai sediar, a partir do próximo domingo a 1º de dezembro, o XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, considerado o maior evento ligado à água no País e o único que abrange o tema em todos os seus aspectos. A abertura oficial será no domingo, a partir das 19h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá. Intitulado “A Água no Mundo em Transformação”, o simpósio terá como eixo

central as reflexões sobre as ações estruturantes para o enfrentamento das questões técnicas, científicas, econômicas, sociais e ambientais ligadas aos recursos hídricos. O simpósio, que é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), tem o co-patrocínio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e será composto por conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos técnicos. Entre os objetivos, estão: contribuir para a divul-

gação de pesquisas na área de recursos hídricos, promover a mobilização da sociedade para a relevância do tema e o debate sobre os principais assuntos da área. “A realização deste simpósio em Alagoas vem para valorizar a gestão dos recursos hídricos e despertar a atenção para a preservação desses recursos. Essa é uma discussão que já existe aqui no Estado e que será fortalecida com o simpósio”, comentou o presidente da Casal, Álvaro Menezes.


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

A13

Esportes

www.ojornalweb.com esportes@ojornal-al.com.br

Artilheiro na área Atacante Val Baiano pode voltar a defender o CRB na próxima temporada RENATO BUARQUE Esportes@ojornal-al.com.br

E

m meio aos preparativos para a final do Campeonato Brasileiro da Série C, uma visita ao Estádio Severiano Gomes Filho, na Pajuçara, chamou a atenção dos regatianos. Trata-se do atacante Val Baiano, que ajudou, de maneira incisiva, o Galo a escapar do rebaixamento na temporada de 2006. Não há nada de oficial, pelo menos por enquanto,

mas o atleta, que atualmente defende a equipe do Grêmio Barueri (SP), cogitou a possibilidade de voltar a jogar no Galo da Praia na temporada do ano que vem. Val disse não conhecer a atual realidade financeira do CRB, explicando que poderia ganhar um salário fora dos parâmetros de endividamento do Galo, o que dificultaria uma eventual transação. Porém ele afirmou que, se tivesse garantias da direção do clube de que o elenco para a próxima temporada seria forte e brigaria por títulos, estaria disposto a entrar na “Nau” alvirrubra. “Eu confesso que não sei a realidade dos cofres do CRB. Hoje ganho um salário relativamente alto e não sei se

o clube poderia se adequar a esses valores. Agora tenho um carinho enorme por esse time, que me ajudou a crescer profissionalmente e, se a direção do CRB me garantir a montagem de um grupo forte, que brigue por títulos e pelo acesso à Série A, eu topo fazer um sacrifício e dar minha parcela de colaboração”, afirmou Val Baiano. É bem verdade que há o interesse das duas partes nessa questão, mas para que atacante regresse às fileiras do Regatas é preciso que o CRB arquitete um esquema de patrocínio, que custeie os vencimentos do jogador, num estratagema similar ao que foi feito para o regresso do também atacante Aloísio Chulapa.

O atacante Val Baiano já defendeu o Flamengo e disputou a Série B do Brasileiro deste ano pelo Grêmio Barueri

Diretoria negocia o contrato de renovação com o treinador Paulo Comelli Outro encontro importante aconteceu na tarde de ontem no complexo esportivo da Pajuçara. A direção do CRB já abriu as rodadas de negociação para a permanência do técnico Paulo Comelli e sua comissão de trabalho para as competições do ano que vem, tanto o Campeonato Alagoano quanto o Brasileiro da Série B.

Nesse sentido, Comelli já acenou com uma real possibilidade de permanecer no Galo, mas um aspecto, além do financeiro, pode ser determinante para a manutenção do cargo do atual comandante do grupo alvirrubro. Alem de uma eventual readequação dos vencimentos pagos, Comelli também teria cobrado à direção do clube

CSA

a permanência de algumas peças-chave do atual elenco e a contratação de algumas peças de reposição de qualidade para o grupo de trabalho da próxima temporada. Na rodada de negociações, a cúpula regatiana fez a primeira proposta de renovação ao treinador, e ele também fez sua contraproposta. Os contatos e os ajustes já avan-

çam consideravelmente e há a expectativa de que até o final do próximo jogo do Galo, amanhã, contra o Joinville, às 16h, no Rei Pelé, já se saiba se Comelli ficou ou não no Galo para a próxima temporada. Em meio às tratativas contratuais, Paulo Comelli comandou o último apronto tático do Grupo do CRB, antes do primeiro jogo da final do

ASA

Técnico Vica pede Azulão confirma a chegada de Edson Di calma aos jogadores

A

diretoria do Centro Spor tivo Alagoano continua contratando atletas para reforçar o elenco, que defenderá o time na temporada 2012. Na manhã de ontem, o veterano atacante Edson Di foi integrado ao elenco, que faz sua pré-temporada na cidade de Viçosa. O atleta é considerado “homem de confiança” do treinador Celso Teixeira. A direção do CSA tentou, mas não conseguiu reverter a pena de suspensão do treinador Celso Teixeira, junto ao Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas (TJD-AL), que obrigará o treinador da equipe do

Mutange a “desfalcar” o time na estreia do campeonato alagoano do ano que vem. Pela punição, Teixeira deverá cumprir seis rodadas de suspensão e só poderá comandar o time à beira do campo, a partir da sétima rodada do Estadual, no dia 5 de fevereiro, quando a equipe do Mutange vai enfrentar a equipe do Corinthians Alagoano. Nunca é demais lembrar que a equipe do Mutange vai estrear no Alagoano 2012, justamente contra seu principal rival no futebol alagoano, o CRB, em jogo marcado para o dia 15 de Janeiro, no Estádio Rei Pelé. R.B.

O

ASA fará amanhã, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o seu jogo do ano, que pode ou não garantir sua permanência no Campeonato Brasileiro da Série B do ano que vem. Pensando nisso e no clima de pressão que se forma no entorno do embate contra o Vitória da Bahia, o treinador da equipe, Vica, implantou um esquema de trabalho psicológico para tirar o foco dos atletas dos bastidores do jogo. Para o treinador do Alvinegro, muita coisa já está sendo falada sobre esse jogo, tanto do lado positivo, quanto do negativo e, se os jogadores se deixarem levar pelas especulações, poderão ter seu rendimento dentro de campo prejudicado, o que poderá interferir diretamente no rebaixamento para a Série C. “Nós já montamos todo um regime de concentração, que fará com que os atletas estejam focados única e exclusivamente no jogo contra o Vitória. Sabemos que os bastidores ou o que se fala sobre eles, geralmente influencia diretamente nos resultados dos jogos. Queremos tirar nossos atletas desse burburinho para que eles não percam rendimento e ajudem ao ASA a ficar na Segunda Divisão”, afirmou Vica. Outro aspecto abordado pelo treinador junto aos atle-

tas foram as eventuais transferências para outras equipes do futebol brasileiro. “A Série B, principalmente nesses momentos decisivos, faz com que os grandes clubes do Brasil olhem com carinho para os que disputam a competição, e isso não é diferente em relação ao ASA. Sabemos que muitos atletas desse grupo despertam interesses de outras equipes. Por isso, disse ao elenco que eles só vão arrumar as malas, tanto para férias, quanto para ir embora, após o jogo do próximo sábado”. POUPADOS Já em relação ao jogo, Vica tem trabalhado, de maneira ostensiva, os treinamentos táticos. Nos últimos treinamentos, o técnico do Alvinegro poupou dois jogadores que estariam com fadiga muscular. Chiquinho Baiano e Alexsandro não participaram das últimas atividades com bola. “Nós estamos chegando ao fim de uma competição longa e estafante. Seria natural poupar alguns jogadores. Fizemos isso para que eles estejam 100% na hora do jogo, tendo em vista que os atletas vêm sendo peças importantes no nosso esquema de jogo. Mas isso não se dará apenas com o Chiquinho e com o Alexsandro: quem não estiver bem para treinar será poupado naturalmente”. Salientou o treinador. R.B.

Campeonato Brasileiro. Depois de não ter participado do coletivo da quarta- f e i r a , o m e i a Ev e r t o n Maradona, que foi poupado das atividades físicas, voltou aos trabalhos de campo e deve mesmo ser escalado como titular. A única dúvida do técnico do Regatas segue sendo na lateral-direita, por causa da

lesão muscular sofrida por Diogo. Caso não se recupere, Pio será o substituto. TIME PROVÁVEL A s s i m , Co m e l l i d e v e mandar a campo: Anderson Paraíba; Diogo (Pio), Filipe, Rodrigão e Paulo Rodrigues; Roberto Lopes, Thiaguinho, Geovani e Everton Maradona; Andre Luís e Aloísio Chulapa.


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

A14

Esportes

www.ojornalweb.com esportes@ojornal-al.com.br

A força da Colina Com 7 jogadores, Vasco da Gama domina indicações ao Prêmio Craque do Brasileirão

S

ão Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na manhã de ontem, no Museu

de Futebol, em São Paulo, os finalistas para o prêmio de Craque do Brasileirão. O Vasco, segundo colocado e que briga pelo título com o Corinthians, obteve sete indicações.O Cruzmaltino domina, também, a lista da “seleção” do campeonato, com seis indicados entre as 11 posições e o treinador. Os jogadores foram decidi-

dos por jornalistas e profissionais do futebol, anunciados pelo técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, ao lado de Ney Franco, coordenador das divisões de base da Seleção. A sétima edição do prêmio será entregue no dia 5 de dezembro, no Auditório do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista.

Dedé deve receber prêmios no final da temporada

Confira a lista dos finalistas: GOLEIRO Fernando Prass - Vasco Jefferson - Botafogo Julio Cesar - Corinthians Lateral-direito Bruno - Figueirense Mariano - Fluminense Fagner - Vasco ZAGUEIRO PELA DIREITA Antonio Carlos - Botafogo Dedé - Vasco Rodolpho - São Paulo ZAGUEIRO PELA ESQUERDA Emerson - Coritiba Leandro Castan - Corinthians Rever - Atlético-MG LATERAL-ESQUERDO Cortês - Botafogo Juninho - Figueirense Kleber - Internacional

VOLANTE PELA DIREITA Arouca - Santos Ralf - Corinthians Romulo - Vasco VOLANTE PELA ESQUERDA Marcos Assunção - Palmeiras Paulinho - Corinthians Renato - Botafogo MEIA DIREITA Deco - Fluminense Diego Souza - Vasco Lucas - São Paulo MEIA ESQUERDA Montillo - Cruzeiro Ronaldinho - Flamengo Thiago Neves - Flamengo ATACANTE Julio Cesar - Figueirense Leandro Damião - Internacional Neymar - Santos

ATACANTE Borges - Santos Fred - Fluminense Loco Abreu - Botafogo TÉCNICOS Jorginho - Figueirense Ricardo Gomes / Cristovão - Vasco Tite - Corinthians ÁRBITROS Leandro Vuanden Paulo César de Oliveira Sandro Meia Ricci REVELAÇÃO Cortês - Botafogo Leandro Damião - Internacional Wellington Nem - Figueirense CRAQUE DA GALERA Dedé - Vasco Liedson - Corinthians Neymar - Santos

Clube faz acordo para ficar com Dedé

CORINTHIANS

LIBERTADORES

Precavida com o constante assédio de clubes europeus, a diretoria do Vasco se movimentou e, enfim, conseguiu adquirir mais uma parte dos direitos econômicos do zagueiro Dedé. Com o auxílio de um grupo de investidores, o clube comprou 40% dos 50% que pertenciam à empresa Abilitty. Agora, o Mito é 90% do Gigante da Colina. Não é de hoje que a diretoria vascaína tenta fazer essa negociação e, há algum tempo, costura uma forma de viabilizar a compra. Recentemente, o próprio Rodrigo Caetano, diretor executivo de futebol do Cruz-Maltino, revelou que já havia preparado toda a documentação para que fosse feito esse novo contrato. Desta forma, o clube tem um poder maior de decisão caso chegue alguma proposta do exterior. Para a próxima temporada será discutido também mais um aumento salarial para o zagueiro vascaíno. Com o

Emerson deve ser denunciado por crimes

Neymar é o destaque da América

reajuste feito no início deste ano, após acerto de novo contrato, estima-se que Dedé passou a receber pouco mais de R$ 100 mil. O assédio de clubes europeus teve início já no fim do ano passado, quando Dedé foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro. O Benfica, de Portugal, apareceu como principal interessado. Mas, na época, foi acertada uma renovação contratual com o Cruz-Maltino. Atualmente, o vínculo vai até o fim de 2014. Neste ano, as propostas e sondagens aumentaram, assim como a produção do zagueiro dentro de campo. Dedé passou a ser considerado um dos principais jogadores do time. A diretoria dá como certa sua permanência, pelo menos até o fim da disputa da Copa Libertadores. Mas, no clube, já se fala em um projeto para que o Mito fique por um longo período.

NEGÓCIOS

Fla projeta orçamento acima de R$ 200 mi

R

io - Mesmo sem definir o planejamento para o futebol em 2012, o Flamengo já esboça o orçamento da próxima temporada, que poderá ter um reajuste de até 60% em relação a este ano. O clube pode trabalhar com R$ 240 milhões no seu plano financeiro, R$ 90 milhões a mais que em 2011. Neste ano, dos R$ 150 milhões do orçamento, o futebol recebeu cerca de 80% do valor, o que corresponde a R$

120 milhões. Desse montante, cerca de R$ 16,9 milhões foram investidos em contratações de jogadores. Antes de sacramentar os números para o ano que vem, entretanto, a suplementação orçamentária precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo do clube. Além dos R$ 150 milhões previstos já no início do ano, outros R$ 45 milhões entraram nos cofres do clube no segundo semestre.

O

atacante do Corinthians Emerson Sheik deve ser denunciado por crime de contrabando e lavagem de dinheiro. Ontem, ele prestou depoimento na Procuradoria da República do Rio de Janeiro para explicar a compra de um carro importado usado, apreendido na Operação Black Ops, realizada pela Polícia Federal, no início de outubro. O encontro estava marcado para as 12h, mas ele e seu advogado, Ricardo Cerqueira, chegaram às 11h40. Após cerca de uma hora e meia, o jogador deixou o prédio, às 13h10. Na noite da última quarta-feira, a diretoria do Timão não sabia da situação e não confirmava sua presença no treino desta quinta, marcado para as 16h30 no CT Joaquim Grava. O atacante voltou para São Paulo depois de ouvir do procurador da República que as provas contra ele são muito ruins e devem incriminá-lo. Sheik insistiu que comprou um BMW branco e que mandou o dinheiro para o exterior, mas que essa compra não foi feita pela loja Euro Imported Cars - Automóveis e Veículos, que é de propriedade de Haylton Scafura, filho do bicheiro José Caruzzo Scafura, o “Piruinha”. O jogador diz que não adquiriu o veículo nessa loja, mas sim de um amigo dele da Tijuca, chamado Marcelo Caetano. Garantiu que esse carro não chegou a passar ao nome dele, e que o automóvel ficou na casa dele durante um mês.

S

ão Paulo - Depois do treinamento do Peixe na manhã de ontem no CT Rei Pelé, Neymar seguiu direto para um evento em São Paulo, onde recebeu a premiação que o reconhece como o melhor jogador da Libertadores da América neste ano, vencida pelo time no primeiro semestre. No evento, a Joia também anunciou o acordo em que o banco Santander o patrocinará até 2014. Com a exibição de vídeos dos principais lances de Neymar na competição continental, a cerimônia teve a entrega de um troféu para o jogador e também um cheque de US$ 60 mil (aproximadamente R$ 113 mil). Parte do prêmio em dinheiro será doada para o GRAAC, instituição que cuida de crianças

Neymar recebe o troféu de melhor jogador da Libertadores da América

e adolescentes com câncer. “Esse ano tem sido maravilhoso para mim e ainda falta a disputa do Mundial de Clubes. Espero que esse prêmio possa ajudá-los (GRAAC), já fui ajudado em meu começo e sei o quanto eles sentem”, disse o jogador. O pai de Neymar e Wagner

Ribeiro o acompanhavam durante toda a cerimônia de premiação. A Joia santista ainda concorre ao prêmio Craque do Brasileirão, promovido pela CBF. Os premiados pelo desempenho na competição nacional serão anunciados em evento no dia 5 de dezembro.

VÔLEI

Brasil arrasa a Rússia na Copa

U

ma aula de vôlei. Foi o que a seleção brasileira masculina impôs à Rússia na madrugada desta quinta-feira, em jogo válido pela Copa do Mundo do Japão, que dá três vagas para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Com atuações impecáveis de Murilo, Giba e Serginho, o time de Bernardinho bateu o rival por 3 sets a 0 (25-16, 25-19 e 25-21), em Kumamoto. A seleção também devolveu ao adversário a derrota sofrida na final da Liga Mundial deste ano. Com a vitória sobre os

russos, o Brasil chegou a 10 pontos, com três vitórias e apenas uma derrota (para a Itália), e quebrou a invencibilidade dos europeus. A Polônia, que jogaria ainda nesta quinta-feira contra o Irã, é a única equipe que venceu todos os seus jogos. O líbero Serginho foi eleito o melhor jogador da partida. Murilo foi o maior anotador do país, com 12 pontos, e Giba também se destacou, com 10. O time nacional ainda obteve quatro aces, marcou quatro pontos de saque e contou

3 sets a 0 Este foi o placar do jogo entre a seleção brasileira e a Rússia

com importante assistência dos reservas Théo e Bruninho.


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

B1

Dois

www.ojornalweb.com.br cultura@ojornal-al.com.br

Recital de lembranças Cantora Irina Costa une sua musicalidade à poesia da literata Maria Gabriela para contar as memórias de sua família em espetáculo no Teatro Linda Mascarenhas

Fados e músicas alagoanas interpretados por Irina vão embalar a poesia de Gabriela Costa

ELÔ BAÊTA cultura@ojornal-al.com.br “[...] A palavra de ordem era fugir... Por isso, os homens corriam, as mulheres rezavam, as crianças eram juntas como gado. Um cheiro de guerra ficou ali para sempre! O som da morte passou a ser nosso vizinho mais próximo! [...]”. O discurso da portuguesa Maria Gabriela Costa está longe de ser um drama ficcional. Trata-se de uma cena real, pois não. De um passado real, pois não. E na fuga das terras angolanas pelas agruras da Guerra Civil configura seu início, no adeus à mãe-pátria Portugal seu meio e no refúgio definitivo nas Alagoas, um novo e poético começo. Do baú de lembranças para o palco. A saga da família Costa regressa ao presente da doutora em Letras e professora de Literatura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Gabriela e da cantora de origem angolana e alma alagoana Irina para ser contada e cantada pelas próprias protagonistas em um show inédito para ambas. Como fugitivas de uma guerrilha que as fez deixar suas

origens definitivamente para trás, na década de 70, e com a poética de rimas e versos e das canções, mãe e filha entrelaçam suas triplas identidades – entre Portugal, Angola e Brasil – em alto e rasante tom. E conclamam o público a ouvir e compartilhar sua história, tal qual faz o humbi humbi nos céus angolanos ao convidar com seu canto outros de sua espécie a com ele voarem desenvoltos. Aliás, é o pássaro africano – assim como Irina, também nascido em Angola – que inspira, norteia e dá nome à apresentação da dupla. Pioneiro, para a escritora lusitana de Figueira da Foz; e um harmônico complemento à trajetória da intérprete “alagolana” – como Irina se autodefine –, o show “Humbiumbi” começa o seu “voo” entre a música e a poesia a partir das 20h de hoje, no Teatro Linda Mascarenhas. Mais um daqueles bons momentos de sintonia entre a palavra cantada e recitada abertos desde julho deste ano pelo projeto idealizado pela Cooperativa dos Profissionais de Música de Alagoas (Comusa), Palavra Mínima.

Da poesia ao teatro, um diálogo de memórias de família No que depender das artistas, emoção não vai faltar ao “Humbiumbi”. Um sentimento que elas deixaram escapar a O Jornal dias antes do espetáculo. “Fugitivas da Guerra Civil de Angola, que à época era colônia de Portugal, deixamos nossa pátria em 1975 e tivemos que voar alto com nossos sonhos, como um pássaro, em outro território. Fizemos do Brasil, particularmente de Alagoas, não um lugar de passagem, mas um chão sem regresso. No show, fazemos justamente o resgate dessas vivências, não de forma dolorosa, mas com o uso da minha palavra poética, sonorizada pelas canções interpretadas por minha filha”, emociona-se Gabriela Costa ao falar sobre as reminiscências que serão levadas a público logo mais. Musicalizando tais memórias – reveladas pela poetisa da noite como escritas e buriladas desde 2002 e prestes a serem publicadas no livro “Agora sou eu

que falo, eu, Gabriela”, com lançamento em Portugal –, os violões de Wilbert Fialho, os teclados de Jiuliano Gomes, o batuque da percussão de Wilson Miranda. E, claro, o fado e as canções alagoanas na interpretação de Irina. E a intérprete, que aportou em terras alagoanas aos 11 meses de vida e que tem com o fado e com a música das Alagoas uma história construída de dez anos – iniciada desde que passou a soltar a voz em canções de consagrados compositores portugueses do quilate de Dulce Pontes, Mafalda Arnauth, Mariza e outros e de gente da terra como Júnior Almeida, Mácleim e Sóstenes Lima –, não poupa palavras sobre o significado de seu canto reconstruir seu passado no palco ao lado da poesia da matriarca. “´Humbiumbi é um convite a alçar voo nas asas da palavra poética e da canção, no entrecruzar dos três universos culturais que nos constituem identita-

riamente. No enredo, uma história mesclada de memórias lusitanas, africanas; de infância, guerra, fuga, sobrevivência, assentadas em um presente brasileiro, que a poesia também cantou e

No enredo, uma história mesclada de memórias lusitanas, africanas; de infância, guerra, fuga, sobrevivência

que também será cantada pelo fado (que tem em sina e destino seus significados na Língua Portuguesa) e por sons alagoanos”, ressalta Irina Costa, que também contempla o pop rock com seu canto na banda MDM. A história de Irina e

Maria Gabriela também será tocada pela dramaturgia. Os atores alagoanos Gustavo Gomes, Jan Cláudio e Larissa Fontes farão uso da linguagem teatral, em participação especial, complementando o espetáculo, que tem direção musical de Wilbert Fialho e artística de Carlos Alberto Barros. “Viver essa saga real no palco, de forma teatral, é uma emocionante experiência. No espetáculo incorporo a personagem Gabriela; as lembranças poéticas dela, e ela contracena com essas lembranças. Ainda pensei em não aceitar o convite, mas não resisti. O texto é muito forte, verdadeiro, emocionante”, diz Larissa Fontes. Da poesia à música; do teatro à arte da vida de Irina e Maria Gabriela, artistas e protagonistas estão a postos. E a plateia aguarda o abrir de cortinas, à espera de ouvir a saga de duas portuguesas, alagoanas com certeza, sonorizada pelo canto poético do humbi humbi; o pássaro, o show. E.B.

Vá lá: O show “Humbiumbi” será às 20h de hoje, no palco do Teatro Linda Mascarenhas, dentro do projeto Palavra Mínima. Mais informações: (82) 9381-6666.


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

B2

Variedades TV TV ALAGOAS - SBT Canal 5 05h30 - Igreja Quadrangular 06h00 - Jornal do SBT - Manhã 07h00 - Igreja Universal 08h00 - Carrossel Animado com Patati Patatá 09h30 - Bom Dia & Cia 10h00 - Igreja Mundial 12h00 - Plantão Alagoas 13h35 - Igreja Universal 14h15 - Amigas e Rivais 15h10 - Fascinação 16h00 - Marimar 16h55 - Tenha Estilo 17h00 - Casos de Família 18h00 - Chaves II 18h40 - SBT Brasil 19h15 - Arnold 20h15 - Quem Convence Ganha Mais 21h15 - Programa do Ratinho 22h15 - Amor e Revolução 23h00 - Tela de Sucessos Filme: Sepultado Vivo Elenco: Tim Matheson, Jennifer Jason Leigh, William Atherton e Hoyt Paxton. Gênero: Suspense 01h00 - Jornal do SBT - Noite 01h45 - Dois Homens e Meio / Two And A Half Men 02h45 - Série: Sobrenatural / Supernatural 03h45 - Encerramento da Programação TV PAJUÇARA - RECORD Canal 11 01h00 - Ponto de Luz 05h45 - Agreste Noticias 06h05 - Alagoas Rural 06h15 - Fique Alerta 06h35 - Pajuçara Auto 06h40 - Jornal da Pajuçara - Manhã 07h25 - Pajuçara.Doc 07h40 - Fala Brasil 08h35 - Hoje Em Dia 11h00 - Casa & Negocio 11h05 - Feito Pra Você 11h25 - Fique Alerta 13h45 - Ponto de Luz 14h00 - Tudo A Ver 15h00 - Marcas Da Vida 15h45 - Tudo Mundo Odeia o Chris 18h30 - Pica-Pau 18h50 - Jornal da Pajuçara - Noite 19h25 - Jornal da Record HD 20h20 - Rebelde 21h15 - CSI Investigação Criminal 22h15 - Vidas Em Jogo 23h00 - Câmera Record 00h15 - Monk 01h00 - Fala Que Eu Te Escuto 02h00 - Ponto de Luz TV GAZETA - GLOBO Canal 7 06h05 - Globo Rural 06h30 - Bom Dia Alagoas 07h30 - Bom Dia Brasil 08h30 - Mais Você 09h55 - Bem Estar 10h40 - TV Globinho 12h05 - AL TV - 1ª Edição 12h50 - Globo Esporte 13h20 - Jornal Hoje 13h50 - Vídeo Show 14h45 - Vale a Pena Ver de Novo – Mulheres de Areia 16h10 - Sessão da Tarde. Filme: Alex Rider Contra o Tempo (Exibição em HD) 17h51 - Globo Notícia 17h55 - Malhação 18h25 - A Vida da Gente 19h15 - AL TV - 2ª Edição 19h30 - Jornal Nacional 20h10 - Aquele Beijo 21h10 - Fina Estampa 22h25 - Globo Repórter 23h30 - Macho Man 00h15 - Jornal da Globo 00h45 - Programa do Jô 02h05 - Som Brasil 02h50 - Corujão do Esporte 03h35 - Corujão TV EDUCATIVA - TVE Canal 3 04h50 - Salto Para O Futuro 05h50 - Telecurso Ensino Médio 06h05 - Telecurso Ensino Fundamental 06h20 - Telecurso Tecendo O Saber 06h50 - Jornal Visual 07h00 - Repórter Brasil 07h45 - Balançando O Ganzá (Local) Reprise 08h00 - Pingu 08h30 - Castelo Ra Tim Bum 09h00 - Um Menino Muito Maluquinho 09h30 - Janela Janelinha 10h00 - O Pequeno Vampiro 10h30 - A Turma do Pererê 11h00 - Pauta Especial (Local) Reprise 11h30 - Faixa Musical (Local) 12h00 - A Turma do Pererê 12h30 - Catalendas 12h45 - Carrapatos e Catapultas 13h00 - Dango Balango 13h30 - Vila Sésamo 14h00 - Escola Pra Cachorro 14h15 - Bob O Construtor 14h45 - Curta Criança 15h00 - Sem Censura 16h30 - Diverso 17h00 - Estúdio Móvel 17h30 - Clube do Travesseiro 18h00 - Flatmania 18h30 - Programa Especial 19h00 - Vida de Artista – Estreia 19h30 - De Lá Pra Cá 20h00 - Repórter Brasil 21h00 - Programa de Cinema 23h00 - Cine Ibermédia 00h30 - Doc Especial – Semana da Consciência Negra 01h00 - Sem Censura 02h30 - Aglomerado 03h30 - Caminhos da Reportagem 04h30 - Musicograma TV MAR NET - Canal 25 08h00 - Big Sports 09h00 - Cidade Aflita 10h00 - Igreja El-Shaddai 11h00 - Palavra Amiga 12h00 - Bartpapo 12h30 - Musical 12h00 - Bartpapo 12h30 - Programa Mix 12h50 - Info. Ação Parlamentar 13h30 - Canal Legal 14h30 - Programa do Caique 15h00 - Big Sports 16h00 - Cidade Aflita 17h00 - Documentário 18h00 - Info. Ação Parlamentar 18h40 - Programa Mix 19h00 - Bartpapo 19h30 - Canal Legal 20h30 - Programa do Caique 21h00 - Big Sports 22h00 - Cidade Aflita 23h00 - Canal Legal 00h00 - Programa do Caique 00h30 - Bartpapo 01h00 - Almoçando com A Noticia 02h30 - Big Sports 03h30 - Cidade Aflita 04h30 - Canal Legal 05h30 - Programa do Caique 06h00 - Igreja El-Shaddai 07h00 - Bartpapo 07h30 - Clip

www.ojornalweb.com cultura@ojornal-al.com.br

Roteiro HOJE Tim Maia é o homenageado do Happy Hour Grandes Encontros que acontece no Sesc Poço (Rua Pedro Paulino, 40, Poço), a partir das 19h30. O tributo ao “rei do soul brasileiro” será embalado pela voz de Luciana Lima e o som da orquestra High Society. As primeiras 300 pessoas que adquirirem ingressos para o Happy levarão um CD demo da cantora. Ingressos: R$ 6 a R$ 15. Mais informações: 0800 284 2440. A banda Barba de Gato e seu repertório de blues serão a aração do Engenho Massayo (Av. Amélia Rosa, 173), a partir das 22h. No placo, clássicos de B.B. King, John Lee Hoorke, Celso Blues Boy, entre outros. Couvert: R$5. Mais informações: (82) 3235-1160. EM BREVE A Temporada do Grupo de Estudos Teatrais Orientados (Gesto) do Sesc vai levar o espetáculo “A cor da chuva” (foto), da Invisível Cia. de Teatro ao público do Teatro Jofre Soares (Sesc Centro), nos dias 25 e 26 deste mês, às 19h. Classificação livre. Ingressos: R$ 5 (estudantes e comerciários) e R$ 10 (usuários). Mais informações: 0800 284 2440 / 3326-3133. Uma das mais famosas obras do repertório da dança clássica mundial será apresentada pela primeira vez na cidade. “O quebra-nozes” completo será apresentado pelo Ballet Eliana Cavalcanti no palco do Teatro Gustavo Leite, nos dias 2 (às 20h), 3 (às 16h e às 20h) e 4 de dezembro (às 16h). Ingresso: R$ 25, à venda na Adois Academia e na Super Pizza. EM CARTAZ O Sesc está com inscrições abertas até o próximo dia 30 para a temporada 2012 da Galeria de Artes do Sesc Arapiraca. A pauta se abre para produções em artes plásticas, intervenção, videoarte, performance, instalação ou outras experimentações no campo das artes visuais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro), das 9h às 18h. O edital está disponível no site www. sescalagoas.com.br.

Por Keila Jimenez

OutroCanal Quem lidera na TV paga em 2011

C

anais dublados e infantis devem encerrar 2011 como os mais assistidos na TV paga. Pesquisa do Ibope de janeiro a outubro deste ano traz o Discovery Kids como o líder de audiência no segmento. O segundo lugar é do Sportv. O Cartoon Network é o terceiro canal mais visto no ano, seguido por outro infantil: o Disney Channel. Os canais dublados também aparecem bem colocados. O TNT está na quinta posição. A Fox está em sétimo, seguida pelo MegaPix. Sucessos como "Vale Tudo" renderam a nona colocação ao Viva. A GloboNews ficou em décimo lugar no período.

Dança Caberá a Giovanna Antonelli o papel principal na próxima novela de Gloria Perez na Globo. A troca libera Juliana Paes para viver a protagonista de "Gabriela", ambos para 2012.

Bancada O colunista da Folha José Simão é o novo comentarista do "RedeTV!News". Terá espaço diário no noticiário da Rede TV!.

O número é...

"A

Vida da Gente" marcou anteontem seu recorde de audiência na Globo: 27 pontos. O folhetim vinha registrando 21 pontos. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP.

Visita Hebe Camargo convidou Tom Cavalcante (ex-Record) para ser um dos primeiros entrevistados de 2012 do seu programa na RedeTV!.

Europa A transmissão de Milan x Barcelona, anteontem, deixou a Band em segundo lugar em audiência no horário. A emissora marcou sete pontos, ante 23 pontos da Globo e seis da Record.

Alta Formato da Fremantle, "Marcas da Vida" (Record) ficou em segundo lugar em audiência anteontem, com cinco pontos de média.

Aluguel "The Love School" (escola do amor), programa da Iurd TV (canal de TV da Universal na internet), locou a faixa do meio-dia aos sábados, na Record, por cerca de R$ 1,6 milhão por mês.

Base Muitas das decisões de programação e até administrativas da MTV para 2012 estão calcadas na renovação (quase certa) de Marcelo Adnet e Dani Calabresa.

Camburão 1 O coronel Paulo Telhada (foto), o polêmico ex-comandante da Rota, é o novo consultor dos programas policiais da produtora Medialand. Ele passa a dar suporte para atrações como o "Câmera em Ação", do "Domingo Espetacular", da Record.

Camburão 2 Telhada assume espaço antes ocupado pelo delegado Alexandre Zakir, ex-apresentador do "Operação de Risco" (RedeTV!). Zakir continua dando apoio operacional à Medialand nos assuntos ligados às polícias civil e científica.

keila.jimenez@grupofolha.com.br

folha.com/outrocanal

Hoje nas Novelas Malhação Globo – 17h50 Ziggy explica a exclusão de seu perfil para Débora, e Natália se afasta ao descobrir quem é a menina com quem ele está conversando. O mestre de kung fu avisa que a academia enviará um lutador para um torneio. Débora pede para Filipe ajudar nos textos de sua personagem virtual e ele deixa escapar o desentendimento de Babi e Betão. Dieguinho, Jefferson, Fôjo e Moisés se impressionam com Tamtam, uma das candidatas para Fôjocats. Cristal e Gabriel descobrem que Alexia chegará de sua viagem.

A Vida da Gente Globo – 18 h Rodrigo fala sobre Júlia com Ana e os dois se emocionam. Eva conta para Vitória sobre a recuperação da filha. Marcos e Dora combinam de contar para as filhas sobre eles. Eva implica ao ver Iná e Maria no quarto de Ana. Manuela diz para Alice que seu casamento está abalado. Rodrigo confessa a Nanda que não esqueceu Ana. Celina afirma a Lúcio que a recuperação de Ana lhe devolveu o ânimo. Renato decide se apresentar para Alice.

Aquele Beijo Globo – 19h15h Lucena conta para Karin que está grávida e pede que ela vá ao exame médico da Comprare em seu lugar. Olga volta para o Lar com Cleo e Tide e impede que Dalva se aproxime das crianças. Brites desconfia de que Joselito seja o autor das cartas anônimas. Após se desentender com Alberto, Sarita desabafa com Marisol e Ana Girafa. Iara é surpreendida por um cliente, que

anuncia um assalto. Joselito ganha um beijo de Amália. Na volta para casa, Belezinha dá um beijo em Orlandinho.

Rebelde Record – 20h30 Binho diz a Jonas que não sente nada por Pilar e a moça fica mexida. Pilar confessa ao pai que gosta de Binho. Carla fica feliz ao saber que Becky vai viajar, mas pergunta quem cuidará dela. A modelo promete conversar com Franco. Roberta conta a Pilar que Binho é adotado. Paulo volta ao Elite Way. Cilene conta a Genaro que vai se casar. Alice e Roberta comentam que sentem que está chegando a hora da primeira vez.

Fina Estampa Globo – 21 h Griselda e Quinzé mandam Pereirinha e Teodora embora de casa. Paulo aparece na clínica e não gosta de ver Esther saindo com Guaracy. Luana vê Marcela entrar no carro de Tereza Cristina. Enzo teme que Teodora desconfie das escavações na casa. Clint propõe que Wallace vire empresário. Ferdinand segue Marcela e Tereza Cristina. Juan Guilherme beija Letícia e a leva para sua casa. Griselda acredita que Guaracy esteja namorando. Marcela é atingida por um tiro ao tentar sair do carro de Tereza Cristina. Amor e Revolução SBT – 22h15 Até o fechamento desta edição a emissora não disponibilizou o capítulo.


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

B313

Social

www.ojornalweb.com cultura@ojornal-al.com.br

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Marina Dias, presidente do IDDD, no jantar de confraternização do Instituto de Defesa do Direito de Defesa com leilão para arrecadar fundos para o instituto. Durante o jantar houve um leilão com trabalhos de Caribe e Thomie Othake, além de uma garrafa de vinho Romanee de 1982, entre outros

Daniela Cembranelli no jantar de confraternização do Instituto de Defesa do Direito de Defesa com leilão para arrecadar fundos para o instituto. Durante o jantar houve um leilão com trabalhos de Caribe e Thomie Othake, além de uma garrafa de vinho Romanee de 1982, entre outros

O advogado Augusto Arruda Botelho no jantar de confraternização do Instituto de Defesa do Direito de Defesa com leilão para arrecadar fundos para o instituto. Durante o jantar houve um leilão com trabalhos de Caribe e Thomie Othake, além de uma garrafa de vinho Romanee de 1982, entre outros

Pronta pro verão Maria Fernanda Cândido está fazendo um tratamento contra flacidez e celulite na clínica do médico Jardis Volpe, em SP. Ela usa o aparelho Venus Freeze.

Silvio e os sertões

Gentileza

Lei à mesa

Perto do ninho

José Celso Martinez Corrêa, diretor do Teatro Oficina, conta que entregou a Silvio Santos cinco DVDs com 27 horas de gravações das apresentações da série de espetáculos "Os Sertões". O dono do SBT disse anteontem no programa "Um Milhão na Mesa" que havia ganhado "uns vídeos de Zé Celso" sobre uma guerra, mas não sabia se era a de Canudos ou a dos Farrapos. "Não me surpreende ele ainda não ter assistido. Tem que ter coragem para sentar e ver tudo", diz Zé Celso.

Lobão procurou Rafinha Bastos para conversar com ele sobre o convite que recebeu da TV Bandeirantes para substituí-lo no programa "A Liga". "Eu gosto muito dele", diz o cantor e compositor. "O programa é hoje uma das maiores audiências da Band. Estou animadíssimo para começar." O contrato ainda não foi assinado. Mas, se tudo der certo, Lobão entra no ar em janeiro.

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa realizou jantar, anteontem, no clube Lions. Entre os advogados presentes, Marina Dias, presidente do IDDD, Augusto de Arruda Botelho, José Luis de Oliveira Lima, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e Arnaldo Malheiros Filho. E os juízes Ivana David e Paulo Augusto Irion.

O governo do Estado e a Prefeitura de SP discutem a ideia de enviar frequentadores da cracolândia de volta a suas cidades de origem. Localizados pelo censo de moradores de rua que será finalizado neste ano, eles seriam encaminhados às prefeituras dos municípios em que nasceram para receber assistência.

Você é bonita

Ninho 2

O cantor britânico James Blunt, do sucesso "You are Beautiful", abrirá o Festival de Verão de Salvador no dia 25 de janeiro.

"Há um princípio de que cada comunidade tem que ser responsável por seu produto social. São Paulo é uma cidade acolhedora neste sentido, recebe a todos. Mas, para eles, o melhor é ficar perto de suas origens e de seus familiares", diz a vice-prefeita Alda Marco Antonio. Ela e Alckmin conversaram recentemente sobre a ideia.

Beija eu Uma foto de um beijo entre uma freira e um padre, feita por Oliviero Toscani para a campanha da Benetton de 1992, está exposta no MAC da USP. Há alguns dias novas imagens da grife causaram polêmica, como a do papa Bento 16 beijando um imã egípcio e a de Obama beijando Hugo Chávez. Cada sessão custa, em média, R$ 450.

Beijo no Mickey Jose Luis de Oliveira Lima, Antonio Claudio Mariz de Oliveira e Arnaldo Malheiros Filho no jantar de confraternização do Instituto de Defesa do Direito de Defesa com leilão para arrecadar fundos para o instituto. Durante o jantar houve um leilão com trabalhos de Caribe e Thomie Othake, além de uma garrafa de vinho Romanee de 1982, entre outros

Adriane Galisteu passará as festas de fim de ano na Disney, nos EUA, com o marido e o filho Vittorio, 1.

Convite O jornalista e escritor Mario Sabino, redator-chefe da revista "Veja", recebeu um convite da CDN (Companhia de Notícias) para ser um dos sócios da empresa, que é uma das maiores agências de comunicação corporativa do país. Ele tem conversado com a Editora Abril sobre a eventualidade de sair. Sabino nega: "Todos os anos recebo convites e surge essa especulação. Mas eu não vou sair da 'Veja'".

De carteirinha No programa do PT que vai ao ar em dezembro, Lula aparecerá ainda de barba. Ele gravou depoimento antes de começar a quimioterapia. As peças publicitárias vão ser voltadas para o incentivo a novas filiações.

Destaque Alagoas

W

ilson Barreto, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Maceió (CDL), está confiante, com a aproximação das festas de final de ano, no crescimento das vendas no comércio

A juíza Ivana David no jantar de confraternização do Instituto de Defesa do Direito de Defesa com leilão para arrecadar fundos para o instituto. Durante o jantar houve um leilão com trabalhos de Caribe e Thomie Othake, além de uma garrafa de vinho Romanee de 1982, entre outros


O JORNAL l MACEIÓ, 25 DE NOVEMBRO DE 2011 l SEXTA-FEIRA

B4

Social

www.ojornalweb.com cultura@ojornal-al.com.br

Inside

Por Marcos Leão Com Flávia Farias inside@ojornal-al.com.br

Chico Brandão

Tendência já! Não se assuste se vir uma folia ambulante pelas ruas de Maceió… A tradição colombiana, chamada de La Chiva, virou tendência na cidade. Serve tanto para despedidas de solteiro quanto para tours noturnos pela cidade. Em alguns casos, os ônibus levam convidados de uma cerimônia de casamento até a festa. Para fretar o ônibus, o grupo tem de ser de, no mínimo, 25 pessoas, e o preço varia de acordo com o trajeto. A bebida é incluída e o DJ também! Um programa para os bem animados. Quem estreou, por aqui, foi o empresário Paulo Quirino, mais conhecido como “Cabeção”, onde armou uma festanças das boas com sua turma de amigos, e, claro, baladeiros de primeira linha. Se a moda pega...

Arquivo

A DOIS | Fábio e Tereza Lindoso, felizes no amor e nos negócios, desfilando fina estampa em noite IN Chico Brandão

Escolhido Olha só que bacana: ex-integrante da Equipe Brasileira de Esqui Alpino e da Equipe Brasileira de Esqui Freestyle, Christian Blanco foi o único brasileiro convidado para participar de uma corrida incrível que acontecerá no Canadá em dezembro. A 24 horas de Tremblant será na estação de esqui de Mont Tremblant, e os esquiadores correrão por 24 horas consecutivas. O objetivo dessa maratona é arrecadar fundos para quatro instituições que ajudam na pesquisa e apoio a crianças carentes e com câncer. Boa!

Barra O verão já está chegando, e, como todo mundo sabe, a Barra de São Miguel é um dos lugares mais disputados da temporada de sol.O resultado? As festinhas começam a pipocar. E já neste sábado, 26, é a vez de o povo cool desembarcar em peso por lá para o lançamento do livro “Barra de São Miguel – 100 anos de História”, do escritor Josias Eleotério, que armará, às 21h, na Praça Praça Miriel Cavalcanti, em frente à Igreja de Santana, uma noite de autógrafos, com direito ao apoio do Iloa Vida em Família e da Vivendi Empreendimentos.

DNA | Edila e Maurício Nogueira mostram que elegância é pura genética Chico Brandão

Agenda

Porto

Mônica Casado e sua superequipe, formada por Aline Oliveira, Marcela Normande, Monique Casado, Phellipe Pugliese e Thiago Patrial, não perdem tempo, mesmo. O motivo? A turpe comandou o Beauty Show no Fios Ponta Verde, no último sábado, para apresentar a nova linha in salon service de Sebastian, o Cellophanes. A boa nova? É um tratamento de brilho com dimensão de cor, sem amônia, e pode ser aplicado em todos os tipos de cabelo. Através de protetores de raios ultravioletas e do Color Shine Acid Complex™, Cellophanes proporciona a beleza natural dos fios, fixa a cor e mantém a uniformidade até o desbotamento natural e gradual, que deverá ocorrer entre 4 e 6 semanas.

Novos ares Bateu vontade de comer uma daquelas gostosuras que só podem dem ser encontradas na casa da vovó? Pois Maceió ganhou um espaçoo para matar essa saudade. Estamos falando do Iaiá Cozinha de Vó, que já vem em causando delírio dos finos alagoanos com o tradicional bolo de rolo pernambucano. ambucano. Servido como uma das sobremesas nobres da casa, o bolinho com ‘gosto de Pernambuco’ vem fatiado e coberto com uma calda quente de goiaba. e’, uma A chef Michelle Welcker também desenvolveu o ‘Leão do Norte’, nova versão para o clássico bolo: servido grelhado, com uma bola de sorvete de creme e calda de goiaba com pimenta e gengibre. O mapa da mina? Fica ao lado do Divina Gula. Delícia!

Caçarola Ei, fino, está a fim de conhecer todos os segredos do que é servido rvido ue no SPA Engenho do Corpo nos 21 anos de sucesso? É isso que nho o SPA está querendo propor no curso “Cozinha Light do Engenho do Corpo”, que será ministrado pela sua equipe de chefs-nutricionistas. São sugestões de cardápios, dezenas de dicas e alguns segredos que farão toda a diferença no sabor de uma cozinha de baixas calorias. Anota aí: o curso será realizado no espaço gourmet da Bontempo, na Ponta Verde, nos dias 29 e 30. Interessou? 3326-5907. Corra, querido, corra...

Calendário Teotonio Vilela não teve descanso esses dias. Na última quarta-feira, o governador recebeu o diretor comercial Nacional da CVC, Vitor Bauab, para apresentação do novo guia turístico da operadora sobre Maceió e Maragogi que será distribuído para 750 lojas da CVC e mais de oito mil agências de turismo espalhadas pelo Brasil. O melhor? Alagoas foi o primeiro Estadoo a ter um guia confeccionado pela operadora de acordo com o diretor. Bacana, né?

APL Em mais um dia de rodadas de negociações do Programa de Arranjos ebrae, o APL Produtivos Locais (PAPL) para 2012,ontem, no auditório do Sebrae, cutar 95,05% Tecnologia da Informação conseguiu firmar parcerias para executar tante total das ações inseridas em seu planejamento estratégico. Do montante 0,00 - as de investimentos previstos para o próximo ano - R$ 2.273.720,00 nanciar R$ entidades que apoiam o Arranjo firmaram o compromisso de financiar 2.161.270,00 em projetos. Foram contempladas ações nas áreas de marketura (produtiva e ting, tecnologia, capacitação, gestão, financiamento e infraestrutura pública). Tá bom pra você?

NIVER | Querida que só ela, Kathia Vergetti receberá, hoje, muitos abraços e beijos por mais um aniversário. Parabéns!

QUADRO | Adriana Pacheco em en encontro de tendências de arquitetura Ch

ico

Br

an

Show dos bons

Curso

o

Cerca de 2 mil turistas chegaram a Maceió, ontem, no cruzeiro Íbero Celebration, que veio da Espanha. Eles foram recepcionados pelo governador Teotonio Vilela e o prefeito Cícero Almeida, que cortaram a fita do novo terminal turístico, uma área com ar-condicionado, artesanato e apresentação de grupos folclóricos, no Porto de Maceió. Boa!

Em um país ond onde o empreendedorismo está deixando ser uma necessidad necessidade e se transformando em uma oportunidade, cresce o interesse dos estudantes pelos cursos de Administração. Dados do Censo da Educação Superior de 2010, divu divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), mostram qu que o curso de Administração é o que tem maior número de estudantes no País: 705.690. Por aqui, essa “popularização” do curso tam também já é observada pelos professores. De acordo com o coordenador do curso de A Administração da Estácio FAL, professor VValnei Freitas, apenas no início do segundo ssemestre mais de 120 alunos ingressaram nnas turmas de Administração.

Palco P Marcos Cordeiro está sorrindo à toa. O M m motivo? Ele, que é coordenador da terceira eedição do Festival de Teatro, que acontece at até domingo em Arapiraca, é só alegria pe pelo sucesso do evento. O abre aconteceu, na última terça, no Teatro do Sesi. Vamos pr prestigiar?

Ação A Lu Luciano Barbosa, Renan Calheiros e Célia RRocha se unem por uma ação do bem. JJuntamente com o superintendente da Ca Caixa Econômica Federal em Alagoas, Herbert Buen Buenos Aires, e o superintendente regional, Gilberto Occhi, Occh eles irão iniciar, hoje, no auditório do Cria, a entrega dos primeiros contratos ELA | Ana Paula das 1.900 moradias para as famílias Montenegro selecionadas do Conjunto Residencial esbanjando estilo Brisa do Lago, na comunidade de Olho para dar e vender d'Água dos Cazuzinhas. Boa!

Ele já foi considerado o "novo Djavan" quando fez sua estreia no cenário musical tupiniquim. De quem estamos falando? Do cantor e compositor Jorge Vercilo, que volta a se apresentar, por aqui, logo mais na casa de espetáculos Vox, que fica no estacionamento do Jaraguá. A noite ainda conta com a participação especial da talentosa alagoana Kel Monalisa. Vai perder? Reserve seu lugar pelo 3034-3282. Corra, bonito, corra...

Cult O projeto Circulação Sesc da Música Alagoana, uma extensão da Festa da Música do Sesc (Femusesc), acontece este ano em duas etapas. A primeira aconteceu nesta última terça e vai até sábado. Já a segunda acontecerá de 6 a 10 de dezembro. Os shows reúnem seis dos 14 artistas selecionados para a Femusesc, nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Teotônio Vilela e Viçosa. Os shows têm entrada gratuita. Corra já!

SÓ PODER DER | Cleide Vieira, uma das mais competentes dermatologistas matologistas do pedaço

Ch

ico

Br

an

o


O JORNAL 25/11/2011