O JORNAL 24/11/2011

Page 1

MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 QUINTA-FEIRA

ANO 18 NÚMERO 362 R$ 1,50

www.ojornalweb.com

Thiago Sampaio

Exemplar de Assinante

O Jornal

Inscrições para o Projeto Golfinho são encerradas no primeiro dia

Mestre Expedito leva hoje reisado Virgem dos Pobres ao Théo Brandão

A11

B1

EM BRASÍLIA

Bancada visita Aldo Rebelo Glauber Queiroz

Ministro disse a deputados e senadores que está à disposição para ajudar a inserir Alagoas na Copa do Mundo de 2014 VAZAMENTO

Após acidente, ANP impede o funcionamento da Chevron A Chevron está proibida de operar no Brasil até que sejam apuradas as responsabilidades pelo vazamento de petróleo no Rio. Por causa do acidente, a ANP e a Petrobras serão investigadas pelo Tribunal de Contas da União. A4

Foi a primeira reunião entre bancada e Aldo desde que ele assumiu o Ministério

NO INTERIOR

Um boneco com “dinheiro” nos bolsos do terno representou o secretário de Planejamento Luiz Otávio Gomes, num protesto do PSOL, em frente à Assembleia, contra sua permanência no governo. O ato ironizou a relação dele com o A3 PanAmericano.

SUL-AMERICANA O Vasco empatou ontem à noite no Rio com a Universidad de Chile, por 1 x 1, na primeira partida das semifinais da Sul-Americana. O time carioca abriu o placar na primeira etapa, com Bernardo, mas Gonzáles empatou no segundo tempo.

Marco Antônio

SANTA MÔNICA

PROTESTO

Cartazes anunciam a suspensão do atendimento a gestantes na Santa Mônica

Enfermeiros do PSF deflagram greve em Girau do Ponciano Os enfermeiros do PSF não estão trabalhando esta semana na cidade de Girau do Ponciano. Eles lutam por salários e melhores A12 condições de trabalho.

35 bebês serão transferidos Um vazamento na tubulação de ar comprimido da UTI e da

Integrantes da bancada federal alagoana se reuniram, ontem, com o ministro do Esporte, o alagoano Aldo Rebelo. Foi o primeiro encontro entre os parlamentares de Alagoas e Aldo desde que ele assumiu o comando da pasta. Na reunião, o ministro se colocou à disposição para ajudar Alagoas em relação ao esporte, incluindo o Estado no cenário da Copa do Mundo de 2014. Além dos parlamentares, como os deputados federais João Lyra (PSD) e Renan Filho (PMDB) e o senador Fernando Collor (PTB), também participou do encontro a reitora da Universidade Federal de Alagoas A2 (Ufal), Ana Dayse Dórea.

UCI da Santa Mônica provocou a necessidade de transferência de

ATENTADO

35 bebês e a suspensão do atenA9 dimento a gestantes.

Jovem baleado invade escola no Farol

PM apreende mais de 50kg de maconha na AL-101 A PM apreendeu 50,5kg de maconha, que estava camuflada no porta-malas do Palio KJB-2485/PE. Quatro pessoas A11 foram presas.

Um homem baleado buscou refúgio numa escola no Farol. Houve correria na unidade. A11

CÓDIGO FLORESTAL

Comissão do Senado aprova o texto-base A maconha teria sido comprada em São Sebastião por R$ 4 mil; polícia desconfia

COTAÇÕES DÓLAR (COMPRA)..................................1.8580 DÓLAR (VENDA)....................................1.8600 POUPANÇA..........................................0,6081

Thiago Sampaio

Thiago Sampaio

Tráfico

EURO (COMPRA)....................................2.4639 EURO (VENDA)......................................2.4650

MARÉS 02h28.............2.1 08h43.............0.1

14h47.............2.1 21h02.............0.0

Domingos assumiu a posse da droga

FASES DA LUA NOVA.........27/11..16h55

CHEIA.........13/11..06h18

CRESCENTE..06/11..04h03

MINGUANTE..19/11..21h32

Sob embate, a Comissão de Meio Ambiente aprovou mudanA4 ças no Código Florestal. A SSINATURAS : 82 4009.1919 CLASSIFICADOS : 82 4009.1930

P UBLICIDADE : 82 4009.1961 PABX : 82 4009.1900


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A2

Política

www.ojornalweb.com politica@ojornal-al.com.br

NO MINISTÉRIO DO ESPORTE

PautaGeral Da Redação pautageral@ojornal-al.com.br

Juntos

A

indicação de Marcelo Teixeira para assumir o comando da Procuradoria Geral do Estado passou diretamente pela boa relação dele com o presidente da OAB Alagoas, Omar Coelho - que também chegou a ser cotado para o cargo. Os dois tiveram encontros reservados com o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) nas últimas semanas apontando soluções para resolver os impasses que estavam entravando a gestão na PGE. Com Charles Weston extremamente desgastado no cargo, o grupo do novo procurador-geral explicou ao tucano que tem melhor relação com a categoria, o que não deixa de ser verdade.

Novidade

O presidente Luiz Eustáquio Toledo encaminhou ofício ao governador Teotonio Vilela solicitando a nomeação de Alberto Pires Alves de Abreu, aprovado em concurso público, para o cargo de Auditor, em decorrência do pedido de exoneração do auditor João Batista de Camargo Júnior – que desistiu de morar em Alagoas e foi assumir o mesmo cargo no Mato Grosso. Assim que a nomeação ocorrer, o quadro de auditores do Tribunal de Contas ficará completo.

Ministro Começa hoje o segundo módulo do Curso de Direito Eleitoral para Juízes e Promotores, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, já com vistas às eleições 2012. Destaque para o ministro do Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral. O curso começará às 8h e vai até o sábado. Toda programação acontecerá na Escola Superior da Magistratura.

Em alta

Bancada federal de AL se encontra com Aldo Glauber Queiróz

Durante reunião, ministro se colocou à disposição para ajudar a incluir Estado na Copa de 2014

O

s integrantes da bancada federal alagoana se reuniram ontem, em Brasília, com o ministro do Esporte, o alagoano Aldo Rebelo. Além de falar sobre emendas e ouvir as demandas dos parlamentares no que se refere à área de atuação de sua pasta, o ministro se colocou à disposição para ajudar Alagoas em relação ao esporte, incluindo o Estado no cenário da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas, em 2016. Dentre as solicitações, discutiu-se a possibilidade de Alagoas ser um dos Estados que receberão seleções oficiais durante a Copa do Mundo, além de servir de base para treinamentos. O Estado não está entre os escolhidos para sediar os jogos da Copa, que devem acelerar o crescimento da indústria hoteleira, do turismo e do comércio das cidades-sede. O encontro, que também contou com a participação da reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse Dórea, foi o primeiro entre a bancada federal alagoana e Aldo depois que ele assumiu o comando do Ministério do

Reunião marcou o primeiro encontro entre a bancada federal alagoana e Aldo Rebelo como ministro do Esporte

Esporte. O deputado federal João Lyra (PSD) falou sobre o encontro. Para ele, a chegada do alagoano à pasta “não é novidade nenhuma”. “Eu o conheço há muitos anos. Aldo Rebelo é o tipo de político empreendedor, calado, mas que trabalhar com a alma, com o coração e com inteligência”, afirmou. “Fiquei muito satisfeito quando a presidente estava e s c o l h e n d o n o m e s. E u soube antes, por conta da minha relação com a presidente Dilma Rousseff. Eu fiquei comemorando a indicação de Aldo. O Brasil está carente de gente honesta, que não vá para o governo roubar. E na hora que ela [Dilma] o colocou no cargo

achei que foi a melhor escolha. O ministro merece ser prestigiado por nós, alagoanos. Ele pode contar comigo, com a bancada, com a nossa admiração e o nosso apoio.”, acrescentou. O parlamentar disse também que o ambiente do encontro foi “de cordialidade, de amigos, de conterrâneos”. “O Aldo tem uma responsabilidade muito grande no campo do Esporte. Virão pela frente a Copa do Mundo, em 2014, as Olimpíadas, em 2016. Eventos esportivos, programas de esporte de rendimento, de incentivo às práticas esportivas. Dentro das possibilidades do Brasil, ele vai fazer bonito”, afirmou João Lyra.

COMEMORAÇÃO O deputado federal Renan Filho (PMDB), que também participou do encontro, comemorou a possibilidade de inclusão de Alagoas na Copa de 2014. Segundo ele, o esporte é importante como ferramenta de inclusão social. “O esporte afasta as pessoas das drogas e da violência, principais problemas que assolam Alagoas”, lembrou o parlamentar. Na opinião de Renan Filho, a iniciativa foi muito positiva e demonstra disposição do ministro Aldo Rebelo em trabalhar junto a seus conterrâneos. “O ministro está dando uma atenção especial ao Estado. E era isso que nós precisávamos”, ressaltou o parlamentar.

MUDANÇA

Teixeira vai comandar a PGE ALEXANDRE H. LINO alexandrehlino@ojornal-al.com.br

O deputado estadual Sérgio Toledo (PDT) está rindo à toa. Ele conferiu os números das pesquisas dos municípios de sua base política no Vale do Paraíba e constatou que seus aliados lideram em todos os cenários, inclusive naqueles em que faz oposição ao prefeito.

Desistiu 1 A administradora do Porto de Maceió, Rosiane Beltrão, não é mais candidata a prefeita de Campo Alegre. Ela informou aos aliados que não recebeu apoio da família nem dos médicos para seguir na construção de seu nome visando à campanha de 2012. No ano passado, a petista sofreu um infarto em Brasília e desde então tem diminuído o ritmo nas atividades de política.

Desistiu 2 Pai do ex-prefeito de Branquinha, Carlos Eduardo Baltar Maia, o desembargador aposentado Jairon Maia Fernandes desistiu de ser candidato a prefeito em 2012. O grupo ainda definirá um nome para disputa contra a prefeita Renata Moraes.

Diretas

O

ex-presidente da OAB, Marcelo Teixeira, será nomeado hoje para o cargo de procurador-geral do Estado. Ele fica no lugar do procurador Charles Weston, que estava desde o início do segundo mandato do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB). Procurador aposentado, Teixeira já passou pela função no governo Divaldo Suruagy. O último cargo público que assumiu foi o de procurador-geral de Maceió, onde ficou por quase dois anos e saiu em março deste ano. Atualmente, estava apenas advogando em seu escritório, um dos mais movimentados de Alagoas.

A posse ainda não tem data definida. Weston já tinha balançando no cargo, desde que iniciou uma briga pública com a Associação dos Procuradores de Estado. Sua saída chegou a ser cogitada em agosto, mas o governo desmentiu a crise iniciada na falta de trânsito com os procuradores, que chegaram a entregar as funções gratificadas dentro da PGE. Os últimos meses foram ainda mais tensos, com troca de ataques, via Diário Oficial, tanto com o secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, quanto com o secretário de Educação, Adriano Soares, que ontem subiu o tom das críticas. O secretário de Educação reclamou do atraso da

PGE em analisar o pedido de reconsideração, encaminhado em 4 de outubro, para a contratação - com dispensa de licitação - da empresa ABR Engenharia, que faz o levantamento da situação das 150 escolas estaduais que devem ser reformadas até fevereiro do próximo ano. A PGE mesmo sabendo do decreto que declarou situação de calamidade na Educação deixou entender que o atraso era um caso de negligência. “A posição da Procuradoria Geral do Estado neste caso presente beira à esquizofrenia institucional”, disse Soares. Mesmo com a saída do comando da PGE, o governador, prometeu que Charles Weston permanecerá na equipe de governo. “Charles

é um servidor responsável, competente e qualificado” e que continuará a dar a sua “contribuição ao projeto de desenvolvimento de Alagoas”, agora em uma nova missão. “Sou testemunha do caráter, do empenho e do compromisso ético e sério de Charles na PGE”, disse o governador, sem anunciar o novo cargo. NOVIDADE Nesta semana, a Subprocuradoria da Procuradoria Geral do Estado também mudou de comando. Com o pedido de afastamento do procurador Edson Vitor de Oliveira Santos para tratamento de saúde, o cargo de subprocurador-geral foi ocupado pelo procurador José Cláudio Ataíde Acioli.

Yvette Moura

O ex-deputado Paulão foi a estrela principal de um evento do PT para debater a realidade de Maceió. O partido tem feito reuniões com militantes e especialistas nos mais variados setores. Em Coruripe, o advogado Carlos Alberto (PSB) é um dos nomes da oposição na sucessão do prefeito Marx Beltrão (PMDB) – que surfa popularidade em seu segundo mandato. Amanhã é o último dia para inscrição no concurso de servidores do Ministério Público Estadual. São 50 vagas divididas nos mais variados cargos. Mais informações no site da Copeve.

Advogado, Marcelo Teixeira já ocupou o cargo de procurador-geral do Estado

Charles Weston chegou a trocar ataques, via Diário Oficial, com secretários


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A3

Política

www.ojornalweb.com politica@ojornal-al.com.br

NA PORTA DA ASSEMBLEIA

Contexto Roberto Vilanova bobvilanova@hotmail.com

Os quintas-colunas

O

trabalho realizado pelo alagoano Aldo Rebelo, deputado federal pelo PC do B de São Paulo e atual ministro do Esporte, no relatório sobre o novo Código Florestal, é impecável; só alguém comprometido com o país e, sobretudo, patriótico, poderia produzir peça igual. O relatório de Aldo desagradou os Estados Unidos e países europeus, o que significa que é bom para o Brasil e para os brasileiros. Quanto à reação contrária da ex-senadora Marina Silva, que é a voz discordante, deve-se entender que isto é porque Marina representa no Brasil a seita religiosa que tem como “guru” o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Aldo está licenciado da Câmara Federal, pois virou ministro, mas o seu nome foi citado pelos “quintas colunas” que ontem tentaram invadir o Senado e foram barrados.

Guerra é guerra

Em campo

Quem estará amanhã em Maceió é o deputado federal Sérgio Guerra (PE), presidente nacional do PSDB e um dos “coronéis” que defendem o “general” Aécio Neves no quartel dos tucanos. Ele vem falar sobre o futuro das cidades brasileira, no Hotel Ponta Verde, às 9 horas.

E por falar no futuro das cidades brasileiras, a idéia de discuti-lo partiu do deputado federal Rui Palmeira, que ainda alimenta a esperança de ser o candidato do PSDB na disputa pela Prefeitura de Maceió. Rui também será um dos palestrantes no evento tucano.

Faltando O kit distribuído pela Unicef com as treze prefeituras dos municípios atingidos pelas enchentes em Alagoas no ano passado, e que foram entregues pela secretária da Mulher, Kátia Born, em nome do governador Téo Vilela, está incompleto.

Coletes

Na grade

No kit da Unicef tem duas bolas de handebol, duas de futebol, três de vôlei, dez cordas de pular, duas bombas de ar – para encher as bolas – dois apitos e 44 camisas-coletes. Mas, para vítimas da enchente, era melhor coletes salva-vidas.

Presa sob a acusação de ter mandado matar o vereador Luiz Ferreira, a prefeita de Anadia, Sânia Tereza (PT), será a primeira na história a ser ouvida por uma Comissão Especial de Investigação numa cela. Ela será ouvida na quarta-feira 30, no processo de cassação.

PSOL faz protesto contra Luiz Otávio Secretário, que esteve ontem no Legislativo, teve nome citado no escândalo do banco PanAmericano ALEXANDRE H. LINO alexandrehlino@ojornal-al.com.br

O

PSOL reuniu ontem um grupo de militantes para protestar contra a permanência do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, no governo. No ato, um momento de diversão foi um boneco, com a foto dele no rosto e com "dinheiro" saindo por todos os lados - ironizando a relação do secretário com o Banco PanAmericano, do qual é acusado de cobrar uma “taxa de retorno” de 25% para liberação de recursos estaduais. Pela manhã, o secretário esteve no plenário da Assembléia Legislativa para explicar

Manifestantes levaram para a Assembleia boneco com foto de Luiz Otávio e "dinheiro" saindo por todos os lados

detalhes da elaboração do Orçamento Geral do Estado para 2012 e do Plano Plurianual (PPA) para o período 2012/2015. No entanto, na audiência pública, convocada pela Comissão de Orçamento e Finanças do Legislativo,

GILSON MONTEIRO gilsonmonteiro@ojornal-al.com.br

Acusada de ter desviado R$ 7 milhões da prefeitura, Sânia Tereza é também a primeira mulher-prefeita a responder quatro inquéritos ao mesmo tempo: um por homicídio e três por corrupção, prevaricação e formação de quadrilha. Ela se defende e proclama inocência. Governador destacou a importância dos pequenos negócios para Alagoas

Um lero só

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, considera “preocupante” o número de prefeitos alagoanos envolvidos com a corrupção. “Há uma cobrança da sociedade para que se dê um basta urgentemente nessa situação”, disse.

O PP do senador Benedito de Lira vai de “Garrote” disputar a Prefeitura de Estrela de Alagoas e Palmeira dos Índios. No ex-povoado de Palmeira dos Índios, o PP lançará Arlindo e na antiga sede municipal a mãe dele, Ângela Garrote.

Vilela participa da abertura de congresso DA EDITORIA DE POLÍTICA politica@ojornal-al.com.br

Vai à luta E por falar em Palmeira dos Índios, o senador Fernando Collor (PTB) apoia o candidato Petrúcio Barbosa, ex-prefeito de Igaci, para a sucessão do prefeito James Ribeiro (PSDB), que está com dificuldade para se reeleger, segundo as pesquisas.

Motosserra Acredite se quiser: os vereadores de Arapiraca se reúnem amanhã, 25, para discutirem as árvores às margens da AL 220 entre São Miguel dos Campos e Campo Alegre. A proposta é do vereador Daniel Rocha, que defende o corte das mangueiras e jaqueiras.

A vingança Um amigo do vereador Daniel Rocha, dirigindo à mil por hora, sobrou na curva e colidiu com uma árvore em Campo Alegre – e, infelizmente, veio a falecer. Sem poder devolver a vida ao amigo, o vereador agora quer “matar” as árvores.

Expressas Em Brasília, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Abraão Moura, passou a semana cuidando das emendas no Orçamento com a bancada alagoana. Outra preocupação do presidente da AMA é com a Emenda 29, que destina mais dinheiro para a saúde, e que ele considera fundamental para os municípios. O vereador Galba Novaes perguntou ao Ministério Público se pode contratar a Fundepes para realizar o concurso da Câmara, sem licitação. O argumento do presidente da Câmara é que a Fundepes também realiza os concursos promovidos pelo Ministério Público.

O

governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) participou ontem da abertura do 4° Congresso Federalagoas, realizado no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O evento foi direcionado a micro e pequenos empresários de Alagoas como forma de capacitação por meio de palestras, debates e experiências compartilhadas. No evento, Vilela disse que o pequeno negócio é fundamental para fortalecer a economia de Alagoas, além de combater o desemprego no Estado. O governador também defendeu a criação de políticas públicas que apoiem o pequeno empreendedor e fortaleçam o seu negócio. De acordo com o governador, o programa Desenvolve já investiu R$ 4 milhões em crédito para micro e pequenos empresários. O Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) já assegurou, para o ano de 2012, R$ 14 milhões que serão emprestados para os pequenos investimentos, ofertando as melhores taxas de juros do mercado. “O pequeno empresário

Para Fleming, os deputados aliviaram com Luiz Otávio em um momento que deveria ser de cobrança de explicações. “Nenhum deputado perguntou nada sobre o caso do PanAmericano. Ficaram apenas na discussão do Orçamento”, afirmou.

Governador fala sobre números do IBGE

FEDERALAGOAS

Recorde

Ponto final

ninguémquestionouasdenúncias que envolvem o nome de Luiz Otávio. O presidente do PSOL em Maceió, Alexandre Fleming, questionou a permanência do secretário no cargo mesmo com tantos indícios de irregularidades e abertura de investigação da Polícia Federal.

precisa ter apoio do Estado para crescer e colocar em prática suas ideias. Estamos buscando meios para ajudá-los e animá-los”, explicou o governador, acrescentando que o micro e pequeno negócio é o que mais emprega no Estado. Vilela destacou a iniciativa da Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas) que possibilita o compartilhamento de informações e experiências entre micro e pequenos empresários de diversos ramos. CONGRESSO O 4° Congresso da Federalagoas aconteceu simultaneamente ao 2° Encontro Regional do Programa Empreender. Os dois eventos reuniram empresários de micro, pequenas, médias e grandes empresas dos estados da Região Nordeste. O objetivo foi articular políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas da Região Nordeste. “As pequenas empresas é quem mais empregam em Alagoas, no Brasil e no mundo. Alagoas está crescendo e precisamos da união de todos para que isso siga em frente”, disse o governador.

Depois de discursar na abertura do Congresso da Federação das Associações Comerciais de Alagoas, o governador Teotonio Vilela Filho falou à imprensa sobre números do Censo 2010 do IBGE, como o de analfabetos e o de mortalidade entre homens do sexo masculino, no qual Alagoas lidera em todo o país. Vilela disse que houve avanços, mesmo que pequenos, nas duas áreas. “N ó s a v a n ç a m o s e m relação ao último censo. Não se muda uma realidade onde 1,5 milhão de alagoanos estão abaixo da linha da pobreza, que foi como nós encontramos, da noite para o dia. O importante é que temos políticas públicas, que está tentando mudar uma realidade de um Estado que passou 30 anos em uma letargia completa. É um processo lento, mas que já foi retomado”, argumentou o governador. Sobre os gastos do governo com locação de veículos e de helicópteros, o governador diz que as despesas não

são excessivas. Como foi divulgado em matérias de O Jornal, os gastos com locação de automóveis chega a R$ 28 milhões somente este ano. Com o aluguel de helicópteros, a despesa chega perto dos

1,5 milhão Este é o número de alagoanos abaixo da linha de pobreza R$ 6 milhões, por ano. “Os gastos do governo são transparentes. Os jornais pegaram os dados publicados no portal da transparência, que pela primeira vez existe em Alagoas. São gastos abertos para a sociedade acompanhar. Tem helicóptero do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]. Eventualmente, até para transporte do governador, sempre a trabalho, eventualmente para servir à polícia, é o gasto necessário que todo estado precisa fazer. Estamos num processo de licitação de dois helicópteros”, defendeu o governador.

Secretário é defendido mais uma vez Questionado se não se o afastamento do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, não seria prudente, diante das denúncias de que envolvimento no esquema com o banco PanAmericano, o governador voltou a defender o secretário, e desta vez com mais veemência. Vilela disse um sonoro “não” à pergunta, e disse que Luiz Otávio Gomes é vítima de uma grande injustiça. “Não existe nada contra ele. Absolutamente nada”, disse Vilela. “Não há denúncia nenhuma. O que existiu foi um e-mail, estão investigando, não tem denúncia

nenhuma. E é ótimo que investigue, pois o que existe é um e-mail de um diretor de banco para outro, de um banco complicado, que estava desmoronando, e ninguém sabe direito qual o interesse disso. O Luiz Otávio é um grande secretário. É um secretário responsável pela vinda para Alagoas da grande maioria dessas empresas, que geraram mais de 50 mil empregos. É o formulador do ‘Alagoas Tem Pressa”, que pela primeira vez sistematiza as ações do governo de forma direta, sincronizada. Ele está sendo é vítima de uma grande injustiça, isso sim”, concluiu o governador. G.M.


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A4

Nacional

www.ojornalweb.com nacional@ojornal-al.com.br

VAZAMENTO DE PETRÓLEO

Chevron é suspensa no País Agência Câmara

Empresa tem todas suas atividades suspensas pela ANP até que acidente no Rio seja esclarecido

R

IO DE JANEIRO - A ANP (Agência Nacional do Petróleo) determinou ontem a suspensão das atividades de perfuração da Chevron no Campo de Frade, até que sejam identificadas as causas e os responsáveis pelo vazamento de petróleo e restabelecidas as condições de

segurança na área. A medida significa a suspensão de toda atividade de perfuração da Chevron do Brasil no território nacional. Novas autorizações só poderão ser concedidas quando as causas do vazamento forem identificadas e as condições de segurança na área de Frade forem restabelecidas, decidiu a diretoria da agência em reunião extraordinária. A petroleira norte-americana explora 12 poços no Campo de Frade, que fica na Bacia de Campos (RJ) entre eles o que apresenta vazamento de óleo desde o último dia 8.

A ANP rejeitou ainda pedido da concessionária para perfurar novo poço no Campo de Frade com o objetivo de atingir o pré-sal. A diretoria da agência informou que a perfuração de reservatórios no pré-sal “implicaria riscos de natureza idêntica aos ocorridos no poço que originou o vazamento, maiores e agravados pela maior profundidade”. A medida não alcança as atividades necessárias ao abandono definitivo do poço com vazamento e a restauração das suas condições de segurança, informou a ANP.

ANP e Petrobras serão investigadas pelo TCU BRASÍLIA - O TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu ontem investigar a ANP (Agência Nacional do Petróleo) após o vazamento de óleo no poço explorado pela Chevron na Bacia de Campos. A auditoria, proposta pelo ministro Raimundo Carreiro, pretende saber se a agência tem ações preventivas de controle para este tipo de vazamento e se está fiscalizando os planos de emergência das petrolíferas. Além disso, o tribunal também pediu uma auditoria na Petrobras para saber se ela será ressarcida pelos gastos

feitos no apoio à Chevron para controlar o vazamento. O presidente da Petobras, José Sérgio Gabrielli, disse ontem que a multa em caso de acidentes em operações petrolíferas são de responsabilidade do operador, mas que os sócios podem ter de arcar com uma fatia da punição dependendo dos contratos entre as partes. Gabrielli não quis relevar se a Petrobras terá que pagar o referente à sua participação no campo de Frade, onde ocorreu o acidente da Chevron há duas semanas, mas ressaltou que o diálogo

entre os sócios nas empresas de petróleo é permanente. A estatal é sócia da Chevron no campo de Frade. A empresa já foi multada em R$ 50 milhões pelo Ibama, mas pode ter de pagar até R$ 260 milhões em punições. O presidente da Petrobras disse, ainda, que as regras no Brasil de segurança na área petrolífera são mais rígidas do que as dos Estados Unidos, e que a questão é uma das grandes preocupações da indústria . Por este motivo, Gabrielli não vê necessidade de mudanças nas regras do setor no país.

Durante audiência pública na Câmara, George Buck (E) pediu desculpas ao povo brasileiro pelo acidente no Rio

Dirigente da petroleira pede desculpas O presidente da Chevron no Brasil, George Buck, pediu desculpas ao povo brasileiro ontem, em audiência pública na Câmara dos Deputados. Buck afirmou que a prioridade máxima da empresa foi evitar ferimentos e danos

CÓDIGO FLORESTAL

a pessoas, depois a proteção ao meio ambiente, com o controle da mancha de óleo no mar. Em seguida, a preocupação foi conter a fonte do vazamento. Segundo ele, o vazamento foi contido em quatro dias, e o fluxo atual é

“residual”. O presidente afirmou que qualquer vazamento é “inaceitável”, mas que o óleo que ainda escapa da superfície do solo marinho da região está depositado nas rochas, e está seguindo seu fluxo.

19 ANOS PRESO

Emendas devem ser Enfarte mata vítima votadas no Senado de erro judicial em PE

B

RASÍLIA - Mesmo sob forte embate, a Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou o texto-base do projeto que sugere mudanças Código Florestal brasileiro. De relatoria do senador Jorge Viana (PT-AC), o projeto foi aprovado, mas as emendas sugeridas serão votadas apenas nesta quinta-feira. Depois disso, a matéria seguirá ao plenário da Casa para ser votado. Acusado de ter firmado acordos com a bancada ruralista, Viana negou que tenha combinado emendas com senadores, como Kátia Abreu (PSD-TO), presidenta da Confederação Nacional de Agricultura (CNA). Na terça-feira, ela havia afirmado que obstruiria outras votações caso não fossem feitas alterações no relatório. Já Lindbergh Farias (PT-RJ) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) argumentaram que o relatório não deveria ser votado agora, já que foram apresentadas cerca de 200 emendas ao texto. Um dos pedidos dos ruralistas que Viana acolheu

no texto-base é o que trata das multas para produtores que desmataram até 2008. A conversão de multas para quem fizer a recomposição da reserva legal havia sido concedida por Viana apenas para pequenos agricultores ou fazendas de agricultura familiar. O relator, no entanto, recuou e acatou emenda dos ruralistas que estende o benefício a todos os produtores rurais que recuperarem as áreas desmatadas. Também entre as medidas de agrado dos ruralistas está o fim de restrições das atividades agrossilvopastoris em encostas entre 25 e 45 graus, geralmente usadas para criação de gado de leite. A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, também presente à reunião, avalia que há “açodamento na votação” e que o relatório permite a “anistia” para os desmatadores. Para ela, da forma como está, o relatório de Jorge Viana “é uma derrota para os avanços da legislação ambiental brasileira”.

R

ECIFE - O ex-mecânico Marcos Mariano da Silva, 63 anos, que passou 19 anos preso injustamente, morreu no início da noite de terça-feira, em sua casa, no bairro de Afogados, Recife, enquanto dormia. Ele teve um enfarte durante o sono, algumas horas depois de saber que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso do governo de Pernambuco e determinou o pagamento da segunda parcela de uma indenização por danos materiais e morais. O valor total da indenização era de R$ 2 milhões. Ele já havia recebido metade em 2009 mas só receberia ela completa em 2027. Marcos já esperava a decisão do STJ, que lhe foi repassada, por telefone, pelo seu advogado José Afonso Bragança Borges, por volta das 15 horas. “Foi como se ele tivesse aguardado a corroboração da sua inocência para poder morrer em paz”, afirmou o advogado que acompanhou a sua “agonia e luta para provar ser um homem digno e honrado”. O ex-mecânico foi preso acusado de homicídio, em 1972, e solto seis anos depois, em 1982, quando o verdadeiro culpado foi preso. Três anos depois, em 1985, ele voltou à prisão - como foragido - depois de ter sido reconhecido por um policial, durante uma blitz, quando dirigia um caminhão.

Marcos Mariano penou mais 13 anos no cárcere sem que ninguém desse crédito à sua história. Pegou tuberculose e ficou cego depois de atingido por estilhaços de uma bomba de gás lacrimogêneo jogada pelo batalhão de choque da Polícia Militar durante uma rebelião no Presídio Aníbal Bruno. Um mutirão judiciário reconheceu a injustiça e ele voltou a viver em liberdade em 1998, quando entrou com a ação judicial contra o governo estadual. Diante da consternação da opinião pública, ele passou a receber uma pensão mensal de R$ 1 mil do governo estadual que foi suspensa quando, em 2009, recebeu a primeira parcela da indenização. Comprou uma casa, ajudou a família e passou a ter uma vida digna. Mas já não tinha alegria de viver, segundo o advogado, que se transformou em amigo. Abandonado pela mulher e 11 filhos depois de ser preso pela segunda vez, conheceu Lúcia, que acompanhava a mulher de um companheiro de cela nas visitas, e se casou com ela. Seu corpo, velado no cemitério de Santo Amaro, foi enterrado ontem à tarde. “Ap e s a r d e t u d o, e l e sempre acreditou muito na Justiça. Infelizmente, não teve condições de completar o ciclo que tanto queria”, disse o advogado.


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A5

Internacional

www.ojornalweb.com internacional@ojornal-al.com.br

Ditador do Iêmen vai renunciar Ali Saleh assina acordo no qual se compromete a transferir o poder ao vice-presidente

R

IAD - O ditador iemenita, Ali Abdullah Saleh, assinou ontem em Riad, capital real da Arábia Saudita, um acordo apoiado pelos países do golfo Pérsico que prevê a transferência do poder no Iêmen, prometendo deixar o cargo. Apesar de ter assinado o acordo, ainda não há certeza de que ele cumprirá o combinado, uma vez que já voltou atrás diversas vezes sobre o assunto desde o início da onda de revoltas contra seu regime no início deste ano. A cerimônia de assinatura foi acompanhada pelo rei da Arábia Saudita, Abddulah Ben Abdel Aziz. A televisão estatal saudita t ra n s m i t i u i m a g e n s d e Saleh assinando o acordo na presença do rei saudita Abdullah e do príncipe herdeiro Nayef. Autoridades de oposição do Iêmen assinaram o acordo depois de Saleh.

“Hoje, uma nova página da nossa história se inicia”, disse o rei saudita às delegações iemenitas presentes durante a assinatura do acordo. Mais cedo, o emissário da ONU no Iêmen, Jamal Benomar, disse à agência de notícias France Presse que junto com o documento seria assinado um protocolo para sua aplicação, já aprovado pela oposição. A emissora de TV estatal do país confirmou a informação sobre o plano proposto pelas monarquias do CCG (Conselho de Cooperação do Golfo), liderado pela Arábia Saudita. Em troca de sua renúncia, Saleh e seus familiares receberão imunidade. De acordo com o plano, o ditador deve entregar o poder por um período interino ao vice-presidente Abd Rabbo Mansour Hadi, considerado um homem de consenso. Há três dias, o chefe do Conselho Nacional Opositor iemenita, Mohamed Basendwa, afirmou que uma data havia sido fixada para dar início ao plano do CCG e confirmou que o vice-presidente seria o responsável por assiná-lo.

TV transmite assinatura de acordo feito por Ali Saleh, que, após 33 anos, promete deixar o cargo

No final de abril, o conselho elaborou uma proposta para tentar solucionar a crise política no Iêmen, que desde 27 de janeiro é palco de protestos populares contra Saleh. O novo plano estipulava que o ditador transfira o poder ao vice em um prazo de 30 dias

após a assinatura da iniciativa, com eleições dois meses depois. Segundos fontes próximas a Saleh citadas pela emissora de TV americana CNN, o ditador deve ficar na Árabia Saudita após deixar o poder. O secretário-geral da ONU,

Ban Ki-moon, afirmou, por sua vez, que Saleh receberá tratamento médico em um hospital de Nova York. Ban conversou na última terça-feira por telefone com o iemenita, que informou a ele sobre seus planos para receber cuidados médicos.

Já houve três ocasiões em 2011 em que Saleh se recusou a assinar o acordo pela transferência mediado por países da região na última hora. No poder há 33 anos, o ditador enfrenta há dez meses protestos populares por sua renúncia.

38 MORTOS

VIOLÊNCIA EM DOBRO

Confrontos no Egito entram no quinto dia

Após estupro, afegã se casará com agressor

C

N

AIRO - Manifestantes entraram em choque com policiais e soldados pelo quinto dia consecutivo no centro do Cairo, capital do Egito, ontem. De acordo com grupos de defesa dos direitos humanos, os confrontos deixaram 38 mortos desde sábado – o Ministério da Saúde, porém, registra nove vítimas a menos. Os protestos continuam na Praça Tahrir um dia após ativistas rejeitarem uma promessa feita pela junta militar de antecipar o processo de transição para um governo civil, antecipando as eleições presidenciais. Na tentativa de pôr fim às manifestações, a junta militar também afirmou que formará um “governo nacional de

salvação” em substituição ao gabinete que pediu sua renúncia na segunda-feira. Em um discurso na TV, o chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas, Field Marshal Hussein Tantawi, disse que os militares estão preparados para realizar um referendo sobre a transferência imediata de poder se a população fizer essa reivindicação. Ele também afirmou que as eleições presidenciais serão realizadas antes do fim de junho para transferir o poder totalmente para autoridades civis, mas não mencionou especificamente uma data para a transição. Antes, a junta militar havia marcado as eleições presidenciais para o fim de 2012 ou o início de 2013.

OVA YORK - Uma mulher afegã foi condenada a 12 anos de prisão após ser violentada sexualmente e terá de se casar com o agressor caso queira escapar da prisão, segundo revelou a rede de TV americana CNN. Gulnaz, 21, foi acusada de adultério após ter tido uma relação sexual forçada pelo marido de sua prima em 2009, e por isso deve escolher entre cumprir pena de 12 anos de prisão ou se casar com o homem que a violentou. Hoje, na prisão de Badam Bagh, em Cabul, ela cumpre pena com sua filha de dois anos. “Perguntaram se eu queria começar uma vida nova e ser liberada, se eu me casar com esse homem”, contou à CNN. De acordo com a tradição afegã, o casamento é a única forma de escapar da desonra do “adultério”. A jovem firmou que vai escolher se casar com o agressor para que possa continuar cuidando de sua filha, fruto da agressão sexual. “Assim minha filha continuará tendo uma

mãe”, disse. “Ele estava com uma roupa imunda que usa para o trabalho, na construção”, conta Gulnaz no vídeo sobre o dia em que sofreu a agressão. “Quando minha mãe saiu, ele entrou na minha casa e fechou as portas e as janelas. Eu comecei a gritar, mas ele me calou tampando-me a boca com suas mãos”. Logo após o estupro, Gulnaz escondeu o caso o máximo que pode, mas em pouco tempo ela começou a sentir enjoos. Eram os sinais da gravidez. O caso de Gulnaz teve destaque inter nacional depois que um grupo de documentaristas contratados pela União Europeia começou a realizar um documentário sobre os direitos humanos das mulheres no Afeganistão. Os documentaristas gravaram longos depoimentos sobre Gulnaz e outras mulheres com o rosto descoberto. Pouco tempo depois, a União Europeia decidiu encerrar o projeto, de acordo com a CNN, por temer pela segurança das mulheres.


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A6

Opinião Sistema Jornal de Comunicação Conselho Consultivo João Lyra (Presidente), Arnaldo Cansanção Antonio Rezende José Alfredo de Mendonça Nelson Ferreira

Superintendente Luciano Góes lucianogoes@ojornal-al.com.br Diretor Comercial Felipe Calheiros felipecalheiros@ojornal-al.com.br Diretor Adm.-Financeiro Francisco Diniz franciscodiniz@ojornal-al.com.br Diretor Jurídico Átila Machado atilamachado@ojornal-al.com.br Editor-Executivo Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

O Jornal

www.ojornalweb.com opiniao@ojornal-al.com.br

Medida “providencial” S e depender da Assembleia Legislativa de Alagoas, os telefones celulares dos alagoanos não terão mais utilidade no interior das agências bancárias. Hoje, esse aparelho não serve apenas para fazer e receber chamadas telefônicas. Ele é uma ferramenta de trabalho para muita gente. Muitos negócios são resolvidos por telefone enquanto se estar na fila do banco. É uma espécie de compensação do tempo perdido na espera. É exatamente nesses locais - onde a pessoa perde muito tempo útil de sua vida - que ela aproveita para fazer contatos necessários às suas atividades. Tudo isso pode estar com os dias contados no Estado caso um projeto polêmico seja sancionado pelo Governo. Ontem, os deputados estaduais aprovaram projeto de lei que proíbe a utilização do celular nos bancos. Os parlamentares entenderam que, assim, estarão combatendo – praticamente zerando – os casos de “saidinhas de bancos”. Se for sancionada, a lei entra em vigor imediatamente. No entanto, não se falou como vai ocorrer a fiscalização. Para especialistas em segurança pública, não há o menor sentido em se proibir o uso do celular nos bancos. Eles entendem que essa medida não tem nada de interessante no sentido de coibir essa modalidade criminosa. Delegados que já atuaram no combate a

Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br

esse tipo de crime revelam que não se pode dar oportunidades aos bandidos. Mas que proibir o uso do telefone no interior dos bancos não é uma medida necessária, muito menos providencial. A medida essencial, na visão das autoridades policiais, é dificultar a visualização no momento em que correntista e funcionário do banco estão tratando do tipo de movimentação financeira, principalmente o saque de somas consideradas altas, que está sendo feito. Impedir essa visualização é providencial. O Ministério Público já emitiu parecer favorável à adoção de medidas que isolem o caixa e o cliente do banco da fila de espera. Uma, duas ou três agências bancárias em Maceió cumprem à risca o que a Justiça determinou, após acatar sugestão do parquet alagoano. As investigações em torno das chamadas “saidinhas de bancos” mostraram que nem sempre a informação sobre a pessoa a ser atacada foi emitida pelo telefone celular. Até porque a informação que chega ao bandido que está do lado de fora pode ser repassada de várias formas. Isso pode ser feito, também, por mensagens de texto, códigos ou perseguição mesmo. Existem leis que são criadas para não serem cumpridas. E essa parece ser mais uma delas.

Charge

Gerente Comercial Kaline Lages comercial@ojornal-al.com.br Gerente de Recursos Humanos Givaldo Perciano givaldo@ojornal-al.com.br Gerente Financeiro Flávio Bastos financeiro@ojornal-al.com.br

Vendas avulsas Alagoas: Dias úteis Domingos Nºs atrasados

R$ 1,50 R$ 3,00 R$ 6,00

Assinaturas em Alagoas: Semestral R$ 270,00 Anual R$ 540,00

Frase do dia

“Ele sempre acreditou muito na Justiça. Infelizmente, não teve condições de completar o ciclo que tanto queria”. AFONSO BRAGANÇA, advogado do ex-mecânico Marcos Mariano da Silva, 63 anos, que passou 19 anos preso injustamente e que morreu horas após o Superior Tribunal de Justiça determinar ao governo de Pernambuco o pagamento de indenização.

Cordel da sabedoria Yvette Maria Moura Jornalista alvez fosse o desejo, tolo desejo, de viver algo diferente nesse fim de ano, e ser surpreendida pelo carrilar da vida, que a qualquer instante pode mudar tudo de ordem e de lugar. Talvez apenas um enfado – esse desalento cíclico que dá, de quando em quando, antes de uma guinada ou transformação radical; talvez não... Talvez não fosse nada disso, mas o excesso de compromisso pesando sobre os ombros mais do que o habitual, como um fardo maior do que o próprio peso pode suportar; se é que isso é possível. Talvez a falta de um sentido a mais na gente, que faça enxergar mais longe, fluir sobre o cinza-chumbo de um cotidiano quase-sempre-tão-igual; mas... Talvez parecesse normal olhar sem muito brilho, sorrir sem muito gosto, sem achar graça em nada, como qualquer mortal em crise existencial. Talvez fosse mesmo o jeito viver assim, sem jeito, tentando se equilibrar na corda bamba em pleno meio-dia – pés deslizando sobre o fio grosso de aço, armado sobre os carros de movimentada avenida –, aflita. Talvez fosse mesmo a vida da gente: criaturas tão diferentes, mas sempre tão iguais; ou mais... Talvez estivéssemos nós fossando a barra, vivendo na marra; como se nadássemos à contra gosto, mar adentro, remando contra a maré. Qual é? Talvez estejamos você e eu, de uma vez só, lutando contra as amarras, desatando os nossos nós, a sós, mas sempre tão enrolados, inteiramente dependentes, que mais parecemos fios de um grande novelo de lã – que por mais sejam usados vão estar sempre agarrados, minimamente atados, alinhavando um pedaço de pano em misterioso bordado. Ai de nós! Passam-se os dias, passam-se anos, e a gente continua seguindo em frente sem ter lá muita certeza de onde vai chegar. O passado fica, andando para trás feito Curupira; os dias se arrastam ligeiros, num constante presente;

T

Sucursal Arapiraca Sucursal Agreste Avenida Rio Branco, 157 Sala 10 - Centro Fones - 3522-5375 / 9199-0007 E-MAIL: municipios@ojornal-al.com.br

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI SÃO PAULO 11 2178.8700 RIO DE JANEIRO 21 3852.1588 BRASÍLIA 61 3326.3650 RECIFE 81 3446.5832 www.ftpi.com.br

Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião de O JORNAL.

e o futuro, sem pressa, nos convida a avançar ainda mais. Olha lá! Não adianta inventar moda, apressar o passo ou manzanzar. O tempo de cada qual é fundamental para o seu despertar. Como diz o parnasiano Raimundo Correia, no seu poema-epíteto, “Vai-se a primeira pomba despertada... / Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas, / De pombas vão-se dos pombais, apenas / Raia sangüínea e fresca a madrugada...”. Mas nada mais importa se fecharmos as portas e as janelas da alma. Tenha calma! Que a labuta é dura, mas o cinza só perdura – arrastando o cotidiano num martírio sem fim – enquanto permitimos, acabrunhados, dando guarida ao mal. Enfim. Ainda que tudo no mundo e os convites profanos nos empurrem a regiões abismais – aviso –, sejamos perseverantes na semeadura do bem. Sorria, cante, conte histórias, ouça o que diz o outro. Seja sábio! Seja bom! Quem muito quer nada tem; quem só faz o que lhe convém, planta dor e solidão. Ontem como em todos os tempos, diante das injustiças, tenha fé, persevere, seja confiante. Na vida tudo passa, mas não sairá de graça o mal que fizermos a outrem. O único ganho da vida, no somatório das nossas ações, são os valores comprados, arduamente conquistados, com a moeda do bem.

A espetacular eficiência dos deficientes

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDA E-mail: ojornal@ojornal-al.com.br Site: www.ojornalweb.com Rodovia AL-101 Norte, Km 6, 3600 Jacarecica - Maceió/AL CEP: 57038-800 PABX 82 4009.1900 FAX/REDAÇÃO 82 4009.1950 FAX/COMERCIAL 82 4009.1960 CLASSIFICADOS 82 4009.1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE 82 4009.1919

Na vida tudo passa, mas não sairá de graça o mal que fizermos a outrem

Társis Wallace Pastor da Igreja Batista Betel, em Jaraguá á alguns anos um amigo pessoal encontrava-se no exterior participando de um curso com colegas de outros países quando situações políticas ocorridas no Brasil fê-lo experimentar grandes constrangimentos. Não foi fácil ser identificado como brasileiro naquela ocasião estando a nação com suas vísceras expostas internacionalmente. O impressionante é que, na medida em que o tempo passa, o aprimoramento na qualidade de administrar a vida pública pelas lideranças políticas especialize-se noutras artes. Há uma ineficiência crescente e generalizada (com raras exceções) que compromete a ação técnica em função da pobreza ética. Porque não há mistério em se definir necessidades, prioridades e atividades consequentes na administração de uma cidade, de um estado etc. Mas tornou-se lugar comum e com uma constância midiática assustadora a perpetuação da ineficiência ética que compromete toda a ação técnica e solidária necessárias ao povo. Enquanto estes dão um espetáculo negativo com sua eficiência mal direcionada, outros, explicitamente deficientes nos enchem de orgulho. São os deficientes físicos que participam do PAN e colocam o Brasil à frente no quadro de medalhas, inclusive da potência olímpica que são os Estados Unidos. E todos os outros países que estão à nossa frente nos jogos olímpicos, estão atrás de nós nos paraolímpicos. Cegos, mutilados, atrofiados fisicamente dão uma lição excepcional de superação, de compromisso de vida, de amor e respeito para com a nação. Não apenas vencem, vão mais adiante: superam limites, impõem marcas e quebram recordes. Como consequência o pavilhão nacional é hasteado no topo do mastro, o hino nacional brasileiro é executado porque nossos atletas estão no pódio. Mas não apenas no pódio da pratica esportiva, fundamentalmente no pódio da vida. Não foi sempre assim nossa visão dos deficientes físicos. Na verdade, por pena e preconceito eles sempre estiveram à margem

H

San

Datas & Fatos A morte de uma lenda Em 24 de novembro de 1991, morria um dos artistas mais respeitados em todo o mundo. Freddie Mercury movimentou gerações. Assumiu sua bissexualidade quando namorava Mary, sua melhor amiga durante anos. Morreu devido a complicações pulmonares provenientes da AIDS. 1631 - Olinda, em Pernmabuco é incendiada pelos holandeses. 1642 - Abel Janzoon Tasman descobre a ilha que leva o seu nome: Tasmania. 1700 - Felipe V é proclamado rei da Espanha. 1825 - Dom Pedro I parte para a guerra Platina, no Uruguai. 1859 - Charles Darwin lança "A Origem das Espécies" onde expõe que as formas de vida originaram de um processo de seleção natural. 1861 - Nasce o poeta Cruz e Sousa. 1935 - Durante a Intentona Comunista, Militares da ANL tomam o poder em Recife. 1937 - Governo Vargas decreta Intervenção Federal em todos os estados, menos Minas Gerais. 1941 - Os nazistas abrem um campo de concentração para os judeus da República Tcheca. Nos pouco mais de três anos de existência do "gueto-modelo de Hitler", passaram por ali 140 mil pessoas. 1951 - O navio Calypso, comandado pelo oceanógrafo francês Jacques Cousteau, parte para estudar os recifes no Mar Vermelho.

1963 - Lee Harvey Oswald, assassino do ex-presidente John Kennedy, é morto a tiros quando estava sendo transferido da cadeia para a sala de interrogatório. 1963 - O sistema bipartidário é instituído no Brasil com a criação da Aliança Renovadora Nacional (Arena) e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). 1969 - Retorna à Terra a Apollo XII, tripulada pelos comandantes Conrad, Bean e Gordon, após ter chegado a superfície lunar. 1969 - Estados Unidos e URSS firmam o tratado de não proliferação de armas nucleares. 1976 - Um terremoto na Turquia deixa 5.291 mortos e cerca de 50 mil desabrigados. 1985 - Morrem 60 pessoas e outras 26 ficam feridas em assalto realizado por um comando egípcio a um Boeing 737. 1989 - O Partido Comunista renuncia ao poder na Checoslováquia depois de movimentos populares de oposição. 1991 - Freddie Mercury, vocalista da banda Queen, morre aos 45 anos, vítima da AIDS. 1993 - Na Inglaterra, dois meninos de 11 anos são condenados à prisão perpétua pelo assassinato de James Bulger, de dois anos. 1994 - Isaac Rabin e Yasser Arafat recebem o prêmio Príncipe de Astúrias. 1994 - Tropas sérvias-bósnias capturam 250 soldados da Força de Paz da Organização das Nações Unidas. Eles são usados como escudo contra os bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Não apenas vencem, vão mais adiante: superam limites, impõem marcas e quebram recordes dos processos vitais de ação e realização humanas. Mas quando a pena foi substituída pela compaixão e o preconceito por um conceito compassivo e consciente de inclusão, o cenário começou a ser modificado. Não satisfeitos em mostrar sua utilidade e valor no mercado de trabalho, sentiram que podiam ser eficientes na prática do esporte apesar de suas deficiências físicas. Um desafio de superação excepcional! Uma conquista imensurável que abriu portas para tantos outros deficientes físicos em outras áreas da atividade estudantil e profissional. Impressionante como, dependendo da deficiência, eles adequaram-se às múltiplas modalidades e começaram a tornar o Brasil referência número um nos esportes “para” (paraolímpicos, para-pan etc). Enquanto isso, a ineficiência de grandíssima parte dos que não são deficientes físicos e “administram” pública e politicamente as cidades e os estados, dificulta também a administração do país que continua a ser exposto mundialmente devido a essa “hemorragia ética e moral” interminável. Graças a Deus pelo contraponto dos nossos para-atletas que, apesar das deficiências físicas que os têm limitado em coisas que gostariam de ser e fazer, encontraram razão de ser e viver. Neste encontro, descobriram o Brasil para o Brasil e o revelaram ao mundo a partir de uma outra faceta, a atlética, deixando-nos orgulhosos e esperançosos de que, a lição da ética perdida por esses eficientes físicos possa ser restaurada com a ajuda moral e ética dos deficientes... físicos.


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A7

Economia

www.ojornalweb.com economia@ojornal-al.com.br

Aneel aprova sistema que pode baratear a conta de luz Consumidor residencial poderá pagar tarifas mais baratas; medida só entra em vigor dentro de 2 anos

A

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem um novo sistema de cobrança que pode deixar mais barata a conta de luz. O consumidor residencial, que hoje paga uma tarifa única de energia, independentemente do horário de uso, poderá aderir ao novo sistema de cobrança e pagar tarifas mais baratas se usar eletricidade fora do horário de pico. A medida, entretanto, só deve entrar em vigor dentro de dois anos. O novo sistema de cobrança estabelece preços de energia específicos. Para o horário de ponta,

que corresponde ao pico de consumo, a tarifa será cinco vezes maior do que o horário em que a demanda por eletricidade é menor. No horário intermediário, o preço da energia será três vezes maior que no período de baixo consumo. “A nova modalidade torna-se vantajosa para consumidores com flexibilidade para alterar seus hábitos de consumo durante os horários de maior carregamento do sistema elétrico, apresentando redução em suas faturas”, argumentou o diretor Edvaldo Santana, relator da matéria, em seu voto. O diretor garante, porém, que a conta de luz não ficará mais cara para os consumidores que não têm flexibilidade de uso da energia elétrica. “Ressalta-se que não haverá majoração de custos para aqueles que a tarifa

CRISE ECONÔMICA

Consumidor que evitar utilizar energia elétrica em horários de pico deve ser beneficiado com redução na conta

branca não é vantajosa, haja vista que continuarão na modalidade convencional”, garantiu Santana. Conforme a nova estrutura tarifária do setor de distribui-

ção aprovada pela Aneel, o horário de pico terá três horas de duração. A faixa intermediária durará duas horas - uma antes e outra após o horário de pico. Os horários de maior

RECURSOS

SOLIDEZ

Mantega nega aumento dos impostos para Saúde

Economia depende da classe média

O

Dilma cumprimenta agricultor durante seminário na CNA sobre agronegócio

Dilma diz que Brasil está "protegido"

A

presidenta Dilm Rouseff disse ontem que o Brasil "não é uma ilha" em meio à crise financeira internacional, mas ressaltou que o país não está "desprotegido" contra uma eventual recessão. "Vivemos hoje um momento em que o mundo passa por dificuldades. Não somos uma ilha, mas ao mesmo tempo que não somos uma ilha, não somos um país desprotegido. Pelo contrário. Somos protegidos pelo seu imenso mercado interno, pelo fato de que nós, nos últimos anos, tiramos 40 milhões de pessoas e transformamos esse país, pela primeira vez,

em um país de classe média". A presidenta discursou durante encerramento do seminário promovido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) sobre o papel do agronegócio e os desafios do Brasil como 5ª potência mundial. Dilma lembrou que o Brasil está na liderança mundial na produção de açúcar, café em grãos e suco de laranja e que o país exporta produtos agrícolas para 214 destinos. Ela provocou aplausos da plateia ao dizer que "todos encontraram explícita ou implicitamente um ponto de convergência: o Brasil é hoje uma potência agropecuária"

lidade tarifária terá caráter opcional, exceto para a cobrança de iluminação pública e para o mercado de baixa renda, com vigência a partir de janeiro de 2014. Em 2013, serão feitas as simulações dos valores das tarifas e os resultados serão divulgados pela Aneel, para que o consumidor saiba se será vantajoso ou não para ele aderir ao novo sistema. A alteração da forma de cobrança também dependerá da implantação dos medidores eletrônicos de energia, os chamados “medidores inteligentes”, que ainda estão em fase de desenvolvimento no País. A A n e e l t a m b é m va i criar “bandeiras tarifárias” nas cores verde, amarela e vermelha, para alertar toda a sociedade sobre os custos de geração de energia ao longo do tempo.

ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou ontem que o governo tenha a intenção de recriar um imposto nos moldes da CPMF para destinar mais recursos para a área da saúde. Durante a audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, Mantega disse que o momento é de desoneração e não de elevação de tributos. “Não há intenção de recriação da CPMF. Da minha parte, não há essa intenção. O governo recuperou metade dos recursos [perdidos com o fim da CPMF]. Agora, acho que temos que desonerar a economia brasileira. A economia cresce pela formalização. Temos que desonerar a folha de pagamento, por exemplo, e não estamos pensando em tributos novos”, disse Mantega. Em relação à compra do Banco PanAmericano pela Caixa Econômica Federal, o ministro disse ser improvável que o Banco Central tivesse conhecimento sobre a fraude no PanAmericano. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o Banco Central autorizou a compra do PanAmericano pela Caixa apesar de haver a suspeita de fraude. “Acho estranho que o Banco Central tivesse informações. Porque é ele que libera. Certamente, se deu a autorização, o departamento competente não tinha suspeita coisa nenhuma”, garantiu ontem Guido Mantega. Para o ministro, a fraude descoberta nas contas do Banco PanAmericano foi “muito benfeita” e “escapou” de todos os órgãos de fiscalização.

P

ara continuar seu processo de desenvolvimento, o Brasil precisa, acima de tudo, manter sólida a classe média que surgiu nos últimos dez anos. Sob esta premissa, começou ontem a 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code), organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, a classe média precisa ser sólida e permanente por seu protagonismo, sua força política e pela força econômica que tem. Hoje, 52% da população brasileira constituem a nova classe média, responsável pela entrada de R$ 1,1 trilhão a cada ano na economia, um valor maior do que o do Produto Interno Bruto (PIB)

e menor demanda serão fixados pelas distribuidoras, mas terão de ser submetidos a audiência pública e aprovados pela Aneel. Opcional. A nova moda-

de Portugal, disse Moreira Franco. “Esses brasileiros têm segurado e sustentado o País para enfrentar os desafios e as crises que o mundo nos tem imposto”, explica o ministro de Assuntos Estratégicos De acordo com Moreira Franco, “para que esse segmento permaneça sólido, e não volte à pobreza, mantendo o ritmo de mobilidade e de crescimento dos últimos dez anos, é necessário garantir preservar os ganhos sociais e insistir na preservação da política econômica de crescimento e desenvolvimento com distribuição de renda”, completou o titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos. O presidente do Ipea, Marcio Pochmann, destacou

que, para manter o “cenário de grandiosidade” que o Brasil apresenta, é necessário consolidar e dar continuidade à via democrática, à convergência em torno das transformações de que o País precisa, “tendo em vista o legado do passado de enorme desigualdade social e regional”, que distanciava ricos e pobres. De acordo com Pochmann, a ponte para o desenvolvimento brasileiro depende da continuidade do enfrentamento dessas desigualdades e da construção de uma liderança na região sul-americana, para que se possa estabelecer uma moeda de curso internacional, da consolidação de um complexo de defesa das riquezas e da soberania do País.

INFORMAÇÃO ON-LINE

Brasil é o segundo país em acesso

O

Brasil é o segundo país do mundo no acesso a páginas de notícias e informação, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo dados da consultoria comScore apresentados ontem durante o MediaOn, 5º Seminário Internacional de Jornalismo On-line, 99,2% dos internautas brasileiros com 15 anos ou mais acessam sites do gênero todos os meses. Nos Estados Unidos, o alcance já é de 100%. O alcance dos brasileiros na categoria é superior ao da Suécia, terceira colocada no ranking, com 97,9%. “O número do mercado brasileiro mostra a relevância que a categoria tem entre os usuários de internet que acessam a rede da casa ou

do trabalho”, diz Alex Banks, diretor da comScore para Brasil e América Latina. A maioria dos internautas que acessa esses sites de notícia é composta por homens (50,6%), principalmente os que têm entre 35 e 45 anos. Blogs noticiosos também têm grande participação entre os brasileiros e superam a relevância no mercado norte-americano. No Brasil a categoria chega a 97,4% dos internautas, ante 72,6% na Suécia e 70,8% nos Estados Unidos. Para Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL --portal controlado do Grupo Folha, que edita o jornal Folha de São Paulo-- a relevância dos blogs é positiva. “Toda fonte de informação é complementar, não

vejo como concorrência aos veículos tradicionais”, disse. O número de internautas totais no Brasil é de 85 milhões de pessoas, segundo a comScore. ACESSO MÓVEL O uso de tablets e smartphones para leitura de notícias e jornais no Brasil já chama atenção dos especialistas. Ainda segundo números da comScore, 1% do tráfego de todas as páginas de internet visitadas no país em outubro --ou 1 bilhão em 100 bilhões visitadas-- veio de telefones móveis, smartphones ou tablets. O volume parece pequeno, mas ilustra crescimento rápido da categoria, que representava 0,6% em maio.


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A8

Economia

www.ojornalweb.com economia@ojornal-al.com.br

AUTOMÓVEIS

PapelMoeda Iracema Ferro (interina) iracemaferro@ojornal-al.com.br

Concursos e oportunidades

Q

uem pretende concorrer a uma vaga no concurso do Ministério Público ou da prefeitura de Arapiraca precisa se apressar: as inscrições estão acabando. O prazo para o concurso de Arapiraca expira hoje. Já quem pretender trabalhar no MP tem até amanhã para se inscrever. Para Arapiraca são ofertadas 431 vagas para cargos de nível superior, médio e técnico, sendo 10% delas para portadores de necessidades especiais. As provas estão previstas para os dias 11 de dezembro e 18 de dezembro. As inscrições custam R$ 90 para os cargos de nível superior e R$ 50 para os cargos de níveis médio e técnico e as taxas devem ser pagas nas casas lotéricas até o dia 25. Mais informações e inscrições pelo site: www.fadurpe.com.br. Já o Ministério Público prevê 50 vagas para 13 tipos de cargos, entre os níveis médio e superior, em cargos de Técnico e Analista. A remuneração inicial varia de R$ 1.720,57 a R$ 3 mil. As provas acontecem em janeiro de 2012. São ofertadas 17 vagas para analistas na área jurídica, exclusivamente para bacharéis em Direito. Na área administrativa há 11 vagas para quem concluiu graduação em qualquer curso superior, além de vagas destinadas para formados em Administração Pública, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Informática, Direito e Economia. Para estes a contratação deve acontecer em 2012. Para técnico do Ministério Público há 22 vagas, sendo 20 delas para funções administrativas. As funções exigem formação completa no nível médio de ensino. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. O certame prevê ainda a seleção para cadastro de reserva para profissionais da área de Biblioteconomia, Informática, Psicologia e Serviço Social. O concurso tem validade de dois anos, prorrogável por igual período. As provas serão divididas: no dia 22 de janeiro de 2012 para os cargos nível superior e em 29 de janeiro para os cargos de técnico. Inscrições pelo site da Copeve (http://www.copeve.ufal.br). As taxas custam R$ 70 para cargos de nível superior e R$ 50 para nível médio.

Governo vai monitorar altas de carro nacional Segundo Mantega, a elevação dos preços dos automóveis produzidos no Brasil é menor do que a inflação

O

ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que o governo monitorará qualquer aumento fora do normal no preço dos veículos nacionais, após a elevação do IPI para automóveis importados. “Conversamos com a indústria e há o compromisso de que não haverá aumentos”, disse após participar de audiência pública na Câmara dos Deputados. Se g u n d o Ma n t e g a , a elevação dos preços dos automóveis produzidos no Brasil é menor do que a inflação. “O governo estará vigilante

Carros nacionais devem ter os preços sob supervisão do governo federal

e poderá mudar as coisas se detectar aumento dos preços acima do normal”. Mantega admitiu que o governo anunciou a elevação de IPI para automóveis importados sem ter a convicção jurídica de que a medida não precisaria respeitar o princípio da noventena. Disse que o assunto tinha

controvérsias, mas que o governo optou por anunciar a medida porque tinha urgência, já que os importados estavam prejudicando o emprego no Brasil. O ministro disse também que o governo respeitará a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que a medida só entre em

vigor em meados de dezembro, 90 dias após o anúncio. “Isto é apenas detalhe, porque prorrogou a medida”, disse o ministro. Mantega afirmou que o governo não quis fazer reserva de mercado, mas destacou que o governo não pode permitir que “aventureiros” se apropriem do mercado interno brasileiro, manipulando o câmbio e oferecendo subsídios disfarçados. Ele destacou que as montadoras coreanas e chinesas, as mais afetadas com o aumento do IPI, já estão com planos de se instalarem no Brasil. “Somos a favor de câmbio flutuante, mas tenho dito nos fóruns internacionais que enquanto tiver países manipulando o câmbio, nós vamos interferir, cobrando IOF. Nas nossas costas, não vamos permitir”.

Petrobras 1 CONSUMO

RURAIS

Inadimplência sobe em outubro

Classes D e E possuem cerca de 70% das propriedades

A Começam hoje as inscrições para o processo seletivo da Petrobras, que oferece 350 vagas em diversas cidades do Brasil, com salários iniciais que vão de R$ 2.170,84 para cargos de nível médio a R$ 6.217,19 para profissionais com nível superior.

Petrobras 2 As inscrições acontecem até 13 de dezembro, pelo site da Cesgranrio (www. cesgranrio.org.br/). As provas objetivas serão feitas no dia 22 de janeiro do ano que vem. O valor da inscrição é R$ 35 para cargos de nível médio e R$ 50 para vagas de nível superior.

Bolsa pode superar renda fixa no médio prazo

Até o final de 2012, os títulos da renda fixa aqui no Brasil ainda devem ser mais rentáveis do que investimentos em bolsa de valores, como já vem acontecendo há alguns anos. Esse cenário, porém, pode começar a inverter após 2012. A projeção é da área de investimentos do HSBC.

Marketing Digital 1 A Fits sedia, nos dias 29 e 30 deste mês, o I Marketing Digital em Ação. De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é a busca de conhecimento aliada à responsabilidade social. As palestras são voltadas para estudantes universitários, independente do curso, e tem carga horária de 12 horas. Para a inscrição devem ser doados 3 kg de alimentos.

Marketing Digital 2 Os palestrantes convidados para o evento são Cesar Araujo do SEBRAE, Deivid Lima da Magoweb, Antonio Oliveira da Usina Negócios, Davi Monteiro da Mariarte e Victor Yves da VG Web/Socioteca. “Reunimos os melhores palestrantes para mudar as perspectivas sociais dos nossos participantes”, destacou a organizadora do evento Catarina Falcão.

Últimas O Brasil gastou R$ 47,5 bilhões em 2010 apenas com segurança pública. Na comparação com o ano anterior, isso representou um crescimento de 4,39%. Os dados constam da 5ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado ontem na 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code), organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

taxa de inadimplência das pessoas físicas e das empresas, que mede atraso de pagamento superior a 90 dias, subiu de 5,3% em setembro para 5,5% em outubro deste ano, informou ontem o Banco Central. Trata-se do maior patamar desde novembro de 2009 (5,7%). “A maior dificuldade para renovação de operações e para o pagamento de prestações, em decorrência da interrupção das atividades bancárias, condicionou a evolução

mensal dos indicadores de inadimplência”, informou o Banco Central, por meio de nota à imprensa. De janeiro a outubro deste ano, a inadimplência geral subiu 1 ponto percentual – em dezembro do ano passado, estava em 4,5%, informou a autoridade monetária. Pessoas físicas e empresas A inadimplência somente das pessoas físicas, ainda segundo o BC, também subiu em outubro. Neste caso, atingiu 7,1% das operações. Com isso, está no maior

nível desde fevereiro do ano passado (7,2%), de acordo com informações da autoridade monetária. Neste ano, a inadimplência das pessoas físicas subiu 1,4 ponto percentual, pois estava em 5,7% no fim do ano passado. Já a taxa de inadimplência das operações dos bancos com as empresas subiu de 3,8% ao ano em setembro para 4% em outubro. Nos dez primeiros meses de 2011, a inadimplência das empresas avançou 0, 5 ponto percentual, pois somou 3,5% em dezembro passado.

CRÉDITO

Classes C, D e E preferem cartões

A

o usar o dinheiro de plástico, brasileiros de menor renda preferem a função “crédito” ao uso no “débito”. Pesquisa do Banco Central (BC) divulgada hoje mostra que o cartão de crédito é mais popular entre as classes C, D e E do que o uso do débito em conta. Nas classes A e B, a utilização é exatamente a contrária. Segundo o levantamento divulgado ontem junto do Relatório de Inclusão Finan-

Classes A e B evitam a 'facilidade'

ceira, o cartão de crédito é o instrumento preferido de pagamento de 13% dos brasi-

leiros da classe C e de 8% dos consumidores das classes D e E. Esses porcentuais são maiores que o uso do cartão de débito, que foi opção de 12% na classe C e 6% entre os clientes das classes D e E. Já entre os consumidores mais ricos, o cartão de débito lidera o uso do dinheiro de plástico e é preferido por 25% dos clientes das classes A e B. A função crédito é usada por parcela menor, de 17% desses consumidores.

C

erca de 70% das propriedades rurais brasileiras são de famílias das classes D e E. Apesar disso, esses estabelecimentos representam apenas 32,9% da área ocupada e 7,6% do Valor Bruto da Produção (VBP). Já as classes A e B, que têm 5,8% dos imóveis rurais, detêm 38,5% da área e 78,8% do VBP. Os números, baseados em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem parte de um estudo feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV ) sobre a distribuição da renda no campo, encomendado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e apresentado ontem no seminário em comemoração aos 60 anos da entidade. De acordo com dados divulgados pelo presidente do Centro de Estudos Agrícolas da FGV, professor Mauro Lopes, a classe C, considerada a classe média do campo, tem apenas 15,4% das propriedades rurais, 13,6% de participação no VBP e 18,1% da área. Segundo Lopes, um dos principais fatores que definem a diferença entre as classes no campo, e inclusive a sobrevivência do setor, é o uso de tecnologia na produção, já que ela é a responsável pela passagem de uma classe para outra. O estudo mostra que as classes D e E dependem fortemente de outras fontes de renda para se manter no campo. Enquanto as classes A e B têm 94% de suas receitas líquidas geradas por suas atividades agropecuárias, na classe C esse número cai para 73% e, nas classes mais baixas, para apenas 30%. Nas classes D e E, 52% da renda provêm de aposentadorias e programas governamentais.


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A9

Cidades

www.ojornalweb.com cidade@ojornal-al.com.br

SANTA MÔNICA

Atendimentos são suspensos <Multiple grouped links>

Vazamento de ar comprimido foi a causa da transferência de pacientes e suspensão dos partos ANNA CLÁUDIA ALMEIDA annaclaudia@ojornal-al.com.br

T

rinta e cinco bebês que seguem internados na Maternidade Escola Santa Mônica deverão ser transferidos para outros hospitais após a descoberta de um vazamento na tubulação de ar comprimido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). A direção da unidade decidiu ainda suspender o atendimento a gestantes em trabalho de parto enquanto a situação não for resolvida por completo. O problema foi detectado durante a manutenção periódica realizada nas dependências do prédio por técnicos da unidade. A diretora médica da Santa Mônica, Silvia Melo, explicou que o vazamento prejudica

o funcionamento adequado do respirador, afetando diretamente os recém-nascidos, principalmente os que estão internados na UTI. “O primeiro ponto de vazamento foi encontrado na última terça-feira e hoje (ontem) durante os serviços, os técnicos localizaram outros vazamentos. Essa medida de suspensão e transferência é para evitar danos maiores às crianças, precavendo outros problemas que possam surgir”, disse a médica. Silvia Melo explicou ainda que por existir um risco de explosão, mínimo que seja, é necessária a imediata transferência dos bebês. “A suspensão dos partos é justamente para evitarmos que novas gestantes dêem entrada na Santa Mônica. Enquanto o trabalho foi realizado, nós estaremos orientando que elas se dirijam ao Hospital Universitário (HU) e outras unidades que sejam vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS)”. A Santa Mônica já conseguiu um espaço na Maternidade Paulo Neto deverá instalar todos os equipamen-

tos e deslocando profissionais para continuarem os trabalhos junto aos recém-nascidos. “Os técnicos só podem iniciar os serviços depois que os setores estejam vazios. Estaremos transferindo os bebês para que tudo se inicie o quanto antes, mas ainda não há um prazo determinado para a conclusão”, reforçou a diretora. Enquanto seguem na busca por leitos, já que existe uma carência no Estado, até o fechamento desta edição, a Maternidade só conseguiu realizar a transferência de três bebês, dos 35 internos. Dois serão levados para o Hospital do Açúcar, na capital, já o terceiro, para a Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios. “A transferência não pode ser realizada de qualquer maneira, já que são bebês que precisam de cuidados especiais e cada um deverá seguir individualmente nas ambulâncias, acompanhados de um médico, e todos os equipamentos necessários para que tudo seja realizado na maior segurança”, explicou a diretora.

Vazamento foi identificado durante uma inspeção de rotina

CÂNCER DE PELE

Reajuste da Tarifa

HUPAA faz campanha de prevenção Transpal vai recorrer à Justiça

O

FABYANE ALMEIDA* estagio@ojorna-al.com.br Durante entrevista coletiva na manhã de ontem a Superintendente da Transpal, Ana Lúcia Costa, afirmou que, como não obteve a autorização da Prefeitura de Maceió para o reajuste, a instituição decidiu recorrer judicialmente, na tentativa de aumentar a passagem de ônibus para R$ 2,49. De acordo com Ana Lúcia, Maceió possui a segunda tarifa mais baixa do País, está há 17 meses sem ter reajuste, e, se não for implantada a nova tarifa rapidamente, o transporte coletivo pode se tornar um caos. “Já passamos do prazo para o reajuste da tarifa. Se não atualizarmos o valor, não conseguiremos cumprir os acordos com os funcionários, além de poder comprometer a prestação dos serviços a população. Sem contar que ainda existem os tributos que também faz elevar o valor da passagem para os pagantes”, disse. Ainda de acordo com Ana Lúcia, se a prefeitura subsidiasse as gratuidades, não seria necessário o aumento na tarifa. “O nosso sistema de transporte não é o pior, temos 200 veículos novos, que entraram na frota nos últimos dois anos. Poderíamos estar melhor se tivéssemos uma fiscalização contínua,

DA REDAÇÃO* redacao@ojornal-al.com.br

Superintendente da Transpal, Ana Lúcia Costa defende reajuste

que coibisse o transporte irregular”, contou a Superintendente. “Estamos buscando a decisão da justiça, porque a prefeitura disse que só vai liberar depois da licitação”. O assessor jurídico Nelson Moura afirmou que existe uma lei federal que admite o aumento anual. “Nós já passamos mais de um ano e meio sem aumento e existe uma lei federal que afirma que o reajuste pode ser anual”, explicou. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) apresentou uma outra planilha onde o reajuste seria de R$ 2,31. De acordo com o superintendente Pinto de Luna, a posição é conceder o aumento, mas não no valor apresentado pela

Transpal. “O aumento é necessário, mas nós refizemos a planilha técnica com os valores dos tributos e achamos que o valor ideal é de R$ 2,31. Outro assunto debatido é que Maceió é a capital que mais promove gratuidade”, contou Luna. Em outros estados onde existe a integração, o custo é repassado para o município, mas em Maceió não é assim. “Temos 18% dos estudantes com meia passagem, mais 3% de gratuidade por doenças, outros 3% para portadores de deficiência, além de uma evasão de 6% a 7% de que vão para o transporte irregular. Isso corresponde a cerca de 550 mil passageiros que perdemos a cada mês", disse Ana Lúcia. *Sob a supervisão da Editoria de Cidades

Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) promove no próximo sábado (26), a 13ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. A ação é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia e busca alertar os cidadãos sobre os perigos da exposição inadequada ao sol e oferecer atendimento gratuito e simultâneo em 23 estados e no Distrito Federal. Em Alagoas, a campanha ficará novamente concentrada no HUPAA, numa parceria que tem gerado resultados positivos em termos de atendimento e ações educativas sobre o câncer mais comum no Brasil. Segundo a coor-

denadora da campanha no Estado, a dermatologista Mônica Torres, o hospital oferece a estrutura necessária para garantir o sucesso da campanha, especialmente o agendamento dos pacientes que serão submetidos a procedimentos, como cirurgias, no Ambulatório de Dermatologia do hospital. Dermatologistas e residentes do ambulatório vão trabalhar no evento, em parceria com outros médicos da SBD no Estado. A expectativa é atender um público de cerca de 350 pessoas no período entre 9h e 15 horas. Para ser atendido na campanha, criada em 1999, basta comparecer ao hospital com documento pessoal. Mônica Torres enfatiza como de suma importância o trabalho educativo feito por acadêmicos de dermatologia

durante a campanha, quando o público adquire mais informações sobre as formas de prevenção do câncer de pele. “É possível impedir que o câncer aconteça se as pessoas aprenderem a fazer a prevenção primária, principalmente evitando tomar sol de forma inadequada e usando protetor solar, chapéus e outros acessórios que ajudam a reduzir os efeitos da radiação solar, sempre que fizer atividades ao ar livre”. O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). De acordo com o Inca, são estimados 113.850 novos casos para 2011, a maioria será de mulheres. *Com assessoria


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A10

Publicidade

www.ojornalweb.com comercial@ojornal-al.com.br


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A11

Cidades

www.ojornalweb.com cidade@ojornal-al.com.br

HIGINO BELO

PelaCidade Deraldo Francisco pelacidade@ojornal.com.br

O trânsito em foco

O

assunto trânsito está em alta em Maceió. Esta semana, o prefeito Cícero Almeida tratou da questão numas ações que fez pela capital. Disse como estava o trânsito em Maceió, afirmando que a capital não foi pensada para o futuro. Mas Almeida foi duro quando atacou de frente o transporte clandestino de passageiros feito por mototaxistas. O prefeito prometeu ações enérgicas contra esse tipo de transporte e cobrou, inclusive, que o superintendente da SMTT agisse com rigor no combate a essa irregularidade. No sábado, o assunto será mais uma vez discutido. Será a vez de os trabalhadores rodoviários discutirem a proposta de criação de corredores exclusivos de ônibus na Avenida Fernandes Lima. A categoria também quer propor ao município a reforma e a construção de terminais de ônibus em Maceió.

Um banho de luz

Homem baleado se esconde em escola Vítima foi alvejada na rua, correu até a escola pública e caiu ferido, causando tumulto e correria CAROLINA SANCHES carolina@ojornal-al.com.br

A

lunos e professores da Escola de Ensino Fundamental Professor Higino Belo, no Farol, ficaram assustados, no início da tarde de ontem, quando um homem baleado invadiu a

escola e caiu logo depois do portão de entrada. Devido ao tumulto, as aulas foram suspensas na tarde de ontem. Segundo informações do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), um homem, identificado apenas como Willames, estava levando um parente para a escola quando foi abordado por um homem que efetuou os disparos. Ainda segundo a polícia, Willames – que mora na comunidade do Bolão, no Farol – foi atingido na rua, mas conseguiu correr até a escola, onde permaneceu à espera de atendimento médico.

Uma funcionária da escola que pediu para não ser identificada contou que o homem chegou à escola por volta de 13h, quando os alunos começavam a entrar no prédio para o início das aulas. “O susto foi grande, principalmente porque essa escola atende a crianças a partir de seis anos e a situação assustou muito. Por sorte a polícia chegou rapidamente e acionou o Samu”, relata. A vítima foi levada pelo Samu foi ao Hospital Geral do Estado (HGE). “Muitos pais presenciaram quando o homem chegou e decidi-

ram levar os filhos para casa. Devido ao susto, a escola suspendeu as aulas no período da tarde”, disse a funcionária. Um primo de Willames, que não quis se identificar, disse à polícia que não foi a primeira vez que tentaram matá-lo. Na semana passada, a vítima teria sido alvo de bandidos. No entanto, o primo não entrou em detalhes sobre seu possível envolvimento com ilícitos. Até a noite de ontem, a polícia não tinha pistas de quem baleou Willames. Thiago Sampaio

PROJETO GOLFINHO

Encerradas inscrições ainda no primeiro dia Equipes da Sima estão trabalhando, desde o início da semana, em atendimento a solicitações protocoladas no órgão. Os trabalhos estão concentrados no Farol, Ponta Verde, Graciliano Ramos, Serraria, Benedito Bentes, Guaxuma e Cidade Universitária. Os trabalhos estão voltados para, principalmente, a reposição de lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mercúrio. No Centro, a Sima está reforçando a iluminação para garantir mais segurança tanto para os donos de lojas como para os seus clientes. As ruas do Sol, Boa Vista e das Árvores estão recebendo lâmpadas de vapor metálico 250W. As ruas transversais estão recebendo lâmpadas de 250W vapor de sódio.

Dito e feito Como a coluna havia previsto, a Casal informou que paralisou dois poços na área do Bolão para substituição da rede elétrica de alta-tensão e que isso ocasionou a falta de água na parte baixa de Maceió, incluindo o Prado. A resposta da companhia veio após a reclamação de moradores do bairro que se queixaram à coluna das deficiências no abastecimento de água nos últimos dias.

Mais água nas torneiras As informações dão conta ainda de que o Reservatório Dois (R2), que fica na Praça Gonçalves Ledo, no Farol, está com o nível de água abaixo de sua capacidade, o que gera deficiência no abastecimento que vai da região do Centro ao Prado. Com os reparos, a Casal garante que vai normalizar o abastecimento nos próximos dias. A companhia informa, ainda, que a instalação de um novo trecho de adutora do Sistema Pratagy – que será conectado ao R2 – será concluído até o final do ano. Assim, a perspectiva é de que seja ampliada a oferta de água e o problema de desabastecimento será eliminado.

Ruas interditadas E, por falar em Casal, a companhia iniciou ontem obras de saneamento na parte baixa de Maceió; e, por isso, a SMTT precisou interditar o trânsito em alguns cruzamentos de ruas na Pajuçara e Ponta Verde. Houve interdição total nos cruzamento da Rua Durval Guimarães com a Rua João Gualberto [semáforo da Praça Lyons], da Durval Guimarães com a Rua Carlos Tenório e da João Gualberto com a Rua Jangadeiros Alagoanos.

Agentes dão orientações A SMTT informou, também, que o fluxo de veículos será desviado pela Rua Gaspar Ferrari [Largo de São Pedro], Rua Dr. Antônio Cansanção, Travessa Senador Firmino, retornado à Rua Quintino Bocaiúva, após a Praça Lyons. Segundo o órgão, esses percursos já foram utilizados em outras situações por ocasião de obras naquele trecho. Mas, para descomplicar, agentes da SMTT estão no local dando orientações aos motoristas desavisados.

Slum e Sipat Hoje, a Slum [Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió] dará sequência à Sipat [Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho/2011]. A abertura do evento ocorreu, ontem, na regional do Tabuleiro. Amanhã, o encontro será na regional de Mangabeiras. No próximo dia 29 (terça-feira), será a vez da etapa Dique-Estrada.

Termômetro

F

M

oi inaugurado ontem, no Tabuleiro do Martins, o Telecentro Digital do Mercado do bairro, que proporciona a inclusão digital dos feirantes e

familiares.

as é também no entorno da Feirinha do Tabuleiro que a miséria e mendicância, trazidas pelo crack, estão se proliferando "na velocidade

da luz".

LÁYRA SANTA ROSA layrasantarosa@ojornal-al.com.br

E

m menos de quatro horas, após abertas às inscrições para o Projeto Golfinho 2012, as vagas se esgotaram. A procura foi tão grande que surpreendeu os militares da organização do projeto. Pela manhã, mais de quinhentos pais preenchiam as fichas para que seus filhos, com idades entre 8 e 13 anos, pudessem participar das atividades. Para este ano, foram oferecidas 500 vagas. A sétima edição do Projeto Golfinho está prevista para começar no dia 9 de janeiro, na orla da Pajuçara. “Serão cinco semanas de atividades, divididas em pelotões de cem crianças por semana, agrupadas por idades. Além de muita brincadeira e diversão, as crianças terão aulas de cidadania, de primeiros socorros, riscos de afogamento, combate a incêndio e sobre os cuidados com a c i d e n t e s d o m é s t i c o s”, contou o tenente-coronel

Paulo Marques. As inscrições para a Colônia de Férias estariam abertas até o dia 25 de novembro, mas as vagas foram preenchidas em quatro horas de inscrições. Para garantir a vaga, o responsável pela criança precisou levar uma foto 3x4 da criança, cópia da Certidão de Nascimento ou da Carteira de Identidade, preencher a ficha de inscrição de participação no Projeto Golfinho, cedida no local da inscrição, além de atestado médico, comprovando que o menor estava apto para esforço físico, e cópia do RG do pai ou responsável. Na manhã de ontem, uma fila grande de pais se formou no Quartel dos Bombeiros, alguns acompanhados dos filhos, aproveitaram o primeiro dia para garantir a vaga. “No ano passado deixei para vir no segundo dia e não consegui mais vaga. Dessa vez, fiquei atenta ao início das inscrições e resolvi garantir a vaga do meu filho ainda no primeiro dia.

Maconha estava escondida dentro da mala de um Pálio com placa de PE

MARECHAL DEODORO

Polícia apreende mais de 50 kg de maconha LÁYRA SANTA ROSA layrasantarosa@ojornal-al.com.br

Q

uatro pessoas foram presas, na madrugada de ontem, durante uma blitz de rotina do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), num trecho da rodovia estadual AL-101 Sul, em Marechal Deodoro. Genivaldo dos Santos Silva, Noel Rodrigues Silva, Valdir dos Santos e Domingos dos Santos foram detidos em flagrante, transportando 50,550 quilos de maconha. A droga estava escondida na mala do veículo de placas Pálio KJB-2485 – Jaboatão dos Guararapes e seria comercializada em Maceió. De acordo com um dos presos, Domingos dos Santos, que assumiu ser o dono da droga, ele teria comprado a maconha por R$ 4.500 na cidade de São Sebastião. Porém, a polícia suspeita que a compra tenha ocorrido em Pernambuco. “A droga é minha. Os outros três não tem nada com isso. Sou comerciante e estava precisando de dinheiro por isso resolvi me envolver nisso. Estou muito nervoso”,

comentou Domingos, que é comerciante de veículos na Levada. Os quatro homens foram detidos em dois veículos, por volta das 3 horas. Primeiro, os policiais pararam o Pálio e pediram a documentação. Foi quando Domingos, que estava em um Gol de cor prata, placas NLM-2582, de Alagoas, parou bruscamente na blitz dizendo que os documentos estavam com ele. Desconfiados da postura dos quatro homens, os policiais do BPRv pediram que eles fossem até o posto policial. Outro preso, Noel Rodrigues comentou que não sabia da existência da droga e que tinha sido chamado pelo amigo Domingos para consertar um carro que quebrou na estrada. “Não sabia de nada e o pior é que já respondo na Justiça por entorpecentes e essa prisão vai me complicar”, afirmou. Os quatro homens foram autuados pela Delegacia da Barra de São Miguel por tráfico de entorpecentes e formação de quadrilha. Após depoimento, eles foram conduzidos para a Casa de Custódia, no Jacintinho.


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A12

Cidades

www.ojornalweb.com cidade@ojornal-al.com.br

GIRAU DO PONCIANO

EntreLinhas Izabelle Targino municipios@ojornal-al.com.br

Duplicação da AL-220

Enfermeiros do PSF paralisam atividades Categoria suspende atendimento no município para cobrar mais estrutura e reajuste salarial IZABELLE TARGINO municipios@ojornal-al.com.br

O

Ministério Público, SMTT, DER, Conselho Municipal de Trânsito, Câmara Municipal, Prefeitura e representantes da Construtora L.Pereira vão se reunir mais uma vez hoje, com o objetivo de incluir sugestões e ajustes na obra da duplicação da AL-220, em Arapiraca. Entre as recomendações discutidas na primeira reunião, ocorrida no dia 18, estão: a construção de passarelas para facilitar a travessia das pistas duplicadas dos moradores dos bairros Arnon de Melo, Planalto, Massaranduba e Bonsucesso; o acesso e retorno de veículos nas imediações da Avenida Ceci Cunha, Centro Administrativo, Unidade de Emergência do Agreste, Corpo de Bombeiros e 3º Batalhão de Polícia Militar; e a iluminação de todo o trecho urbano da rodovia. O encontro será realizado na sede do Ministério Público de Arapiraca.

Duplicação da AL-220 O Ministério Público, SMTT, DER, Conselho Municipal de Trânsito, Câmara Municipal, Prefeitura e representantes da Construtora L.Pereira, vão se reunir mais uma vez hoje, com o objetivo de incluir sugestões e ajustes na obra da duplicação da AL 220, em Arapiraca. Entre as recomendações discutidas na primeira reunião, ocorrida no dia 18, estão: a construção de passarelas para facilitar a travessia das pistas duplicadas dos moradores dos bairros Arnon de Melo, Planalto, Massaranduba e Bonsucesso; o acesso e retorno de veículos nas imediações da Avenida Ceci Cunha, Centro Administrativo, Unidade de Emergência do Agreste, Corpo de Bombeiros e 3º Batalhão de Policia Militar; e a iluminação de todo o trecho urbano da rodovia. O encontro será realizado na sede do Ministério Público de Arapiraca.

Anadia Quatro pessoas foram ouvidas ontem na Câmara de Vereadores de Anadia. As testemunhas de defesa de Sânia Tereza estavam acompanhadas do advogado Rodrigo da Costa e falaram aos vereadores sobre como funcionava a administração da prefeita em relação aos atos, processos, pagamentos e contratos. No dia 30 deste mês, a Comissão Processante que ouvir a prefeita afastada Sânia Tereza, no presídio feminino Santa Luzia.

II Recital de Ballet Hoje, o bailar de pequenas bailarinas com seus pezinhos frágeis leva o público para o mundo cheio de magia, no II Recital de Ballet Clássico de Coruripe. O evento acontece no Clube do Povo, a partir das 19h, com a participação da academia de dança Jeane Rocha.

Festival de Teatro 1 Segue até o dia 27 a III Edição do Festival de Teatro de Arapiraca – Mostra Zé de Sá. A mostra leva o nome do diretor de teatro, radialista, artista plástico e músico de Arapiraca, Zé de Sá, que durante muito tempo vem contribuindo com o desenvolvimento da cultura arapiraquense. Estão participando do Festival, grupos de Arapiraca,Palmeira dos Índios, Penedo e Maceió. Além das apresentações, são realizadas oficinas e workshops.

Festival de Teatro 2 Dentro da programação do Festival, teve início, na tarde de ontem, o Festival de Teatro Estudantil das Escolas da Rede Municipal de Arapiraca. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Educação, com apoio da Secretaria de Cultura. Participam do projeto, as escolas de tempo integral Manoel João, Claudecy Bispo, Benildo Medeiros, Zélia Barbosa Rocha, Enéas Benedito, Dom Constantino Lüers, Pontes de Miranda (Caic) e Crispiniano Ferreira de Brito.

Lixo na praça Feirantes que comercializam produtos na Praça Costa e Silva, em Penedo, reclamam da falta de manutenção do local. O lixo e o mato estão tomando conta do local, as estrutura de metal dos postos está dando choques em quem encosta. Os comerciantes alegam que já procuraram diversas vezes a prefeitura, mas só encontraram o mau humor dos funcionários.

Cadastramento Em dezesseis municípios de Alagoas, o cadastramento biométrico dos eleitores já terminou. Hoje é a data de conclusão do processo para os municípios de Pão de Açúcar e Palestina. Os eleitores que não compareceram aos cartórios eleitorais terão os títulos cancelados. Todo o calendário do cadastramento nos municípios pode estão disponíveis no site http://www.justicaeleitoral.gov.br/ tre-al .

Cursos a distância Estão abertas, até o dia 4 de dezembro, as inscrições para o vestibular do IFAL, de cursos à distância. São 322 vagas para os pólos de Maceió, Arapiraca, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema. As inscrições dever ser feitas pelo site http://exame.ifal.edu.br e a taxa de inscrição é de R$ 30.

M

ais uma categoria da área da saúde entrou em greve. Desta vez, enfermeiros do Programa da Saúde da Família de Girau do Ponciano resolveram cruzar os braços. A greve ainda não foi oficializada no Estado, mas o atendimento já está suspenso desde segunda-feira (21). De acordo com a enfermeira Ana Maria Tenório Wanderley Sobrinho, a categoria resolveu parar as ativida-

des devido às más condições de trabalho, falta de estrutura nas unidades de saúde, salários defasados e falta de valorização. Ana Maria disse ainda que há 40 dias a categoria vinha tentando contato com o secretário de saúde e fazendo pequenas paralisações, mas não tiveram retorno. Além dos problemas já citados, Ana Maria disse que os enfermeiros reivindicam aumentos proporcionais, já que os médicos tiveram um reajuste de 53.84%. “Nós resolvemos parar para que povo comece a ver que o PSF não é formado apenas por médicos. Temos enfermeiros, dentistas, agentes de saúde. Porque que somente os médicos merecem um aumento justo?”, questionou a enfermeira. Dos 13 profissionais da

Devido à greve dos enfermeiros, atendimento na unidade do PSF é suspenso

enfermagem do município, sete aderiram à greve, ficando os trinta por cento realizando atendimento. A enfermeira disse ainda que a greve é sindicalizada e está de acordo com as leis da greve. “Nós estamos fazendo tudo dentro das regras. Informamos sobre a greve à prefeitura, à Secreta-

ria Municipal de Saúde e ao Ministério Público 72 antes”, disse Ana Maria. Por conta da greve dos enfermeiros, os médicos também ficam impossibilitados de trabalhar, já que os auxiliares e técnicos só podem exercer sua função sob a supervisão dos enfermeiros.

Odontólogos também podem deflagrar greve A insatisfação com as condições de trabalho é apenas dos enfermeiros. O atendimento odontológico do município também pode parar. Segundo o dentista Francisco Henrique Abreu da Silva, existem hoje apenas

dois consultórios para quatro profissionais. Além disso, a quantidade de dentistas não supre a necessidade do município, os equipamentos estão velhos, sem condições de trabalho. “Além de sermos poucos, trabalhamos com uma

FIM DA GREVE

ARAPIRACA

Médicos voltam ao trabalho em Arapiraca

Pistoleiros executam comerciante

A

pós dois meses em greve, os médicos do Programa da Saúde da Família de Arapiraca retomaram os trabalhos, atendendo a ordem do juiz Giovanni Jatubá, que decretou a ilegalidade da greve, na semana passada. O magistrado alegou que o percentual mínimo de trinta por cento de trabalhadores em atividade, como exige a Lei, não foi cumprido. Além disso, não houve comunicado prévio de quarenta e oito horas antes do início da greve. Porém, segundo o médico Carlisson Valeriano, o sindicato deve entrar com uma ação jurídica em Maceió contra a decisão do magistrado, que impôs multa diária de R$ 1mil para cada profissional e R$ 10 mil para o sindicato da categoria, caso não voltassem aos trabalhos. Carlisson Valeriano disse que à medida que foram sendo comunicados da decisão do juiz, os médicos foram retomando as atividades, apesar considerarem que ainda estão em estado de greve. O médico ainda criticou a ação do município. “ A ação do município é não tem consistência. Falaram que ninguém estava atendendo, mas só é preciso conhecer o que está se passando com os usuários da unidade das Cacimbas, onde trabalho. Lá, cheguei a passar remédio para uma pessoa com pneumonia, mas estava faltando no local”,, reclamou o médico. I.T.

estrutura precária. Em 2005, quando eu comecei a trabalhar em Girau, eram quatro consultório. Hoje só temos dois. O município está em decadência”, disse Francisco Henrique. O dentista disse ainda que,

até mesmo para reclamar, o acesso ao gestor é difícil. “Já foram agendadas reuniões com o atual secretário municipal de Saúde, Milton Rocha que é dentista também - e com o prefeito, mas nenhuma das reivindicações foram atendidas”, declarou.

Sete Segundos

A

Polícia Civil abriu inquérito policial para investigar o assassinato do comerciante Getúlio Higino dos Santos, de 40 anos, ocorrido na manhã de ontem, no povoado Canaã, zona rural de Arapiraca. Ele foi executado por vários tiros de pistola, na Rua Juvino Silva, dentro de sua empresa. De acordo com a Polícia, dois homens chegaram ao mercadinho, localizado na Ria Juvino da Silva, no Canaã, em uma moto. Um dos homens desceu, sacou a arma e disparou várias vezes contra no comerciante. Após os disparos, o dois homens fugiram. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel (Samu)

Comerciante foi morto a tiros dentro de sua empresa, no povoado Canaã

esteve no local para prestar socorro, mas Getúlio já estava morto. Familiares e amigos não souberam informar qual o motivos do crime. Após os primeiros levantamentos em

torno do caso, o corpo foi trasladado para o Instituto Médico Legal, onde foi submetido a necropsia. O sepultamento, que está marcado para hoje pela manhã, no cemitério do povoado Canaã. I.T.

BATALHA

Polícia divulga foto de assaltante Divulgação

A

Polícia Civil divulgou a foto do líder da quadrilha que vem tirando o sossego de moradores e comerciantes do município de Batalha. Thiago Teixeira da Silva, de 21 anos, já tem passagens pela polícia e foi preso no ano passado por roubo e posse ilegal de arma de fogo. Em julho deste ano conseguiu a liberdade. Thiago foi apontado por testemunhas como comparsa de José Cícero Pereira dos Santos, conhecido como Kel, preso na sexta-feira (18). Ambos os acusados, Thiago Teixeira e José Cícero, fazem

Thiago Teixeira é apontado como líder de quadrilha de assaltantes

parte de uma quadrilha que vem praticando vários assaltos aos comerciantes de Batalha. Na última sexta-feira, mais de quinhentas pessoas saíram em caminhada pelas principais ruas do centro da cidade para cobrar mais segurança. Em apenas dois meses, trinta e dois comerciantes foram assaltados. De acordo com o delegado titular de Batalhar, Emanuel David, a prisão deThiago é uma questão de tempo e a equipe da delegacia já está realizando buscas. Outros integrantes da quadrilha também já teriam sidos identificados. I.T.


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A13

Esportes

www.ojornalweb.com esportes@ojornal-al.com.br

PATRIMÔNIO

BatePronto

Fim do impasse

Victor Mélo jornalistavictor@gmail.com

Fortaleza não desiste

Prefeitura de Maceió vai fazer com que estádios de CRB e CSA sejam municipalizados

O

Fortaleza segue mantendo a carga em cima do técnico Vica nesta semana. O clube pretende investir alto para tirar o comandante do ASA, mas o momento é o pior possível. O técnico vive uma semana importantíssima no Alvinegro e não é fácil responder todos os dias perguntas sobre uma possível transferência. Depois de sábado, ele deve conversar com a diretoria do ASA e pensar na possibilidade do negócio. Por enquanto, creio que o próprio Vica deve estar se irritando com a força que esse assunto ganha nos noticiários de Alagoas e Ceará. O treinador encaminhou a assinatura da renovação de seu contrato, mas é difícil não ouvir propostas tentadoras. Há três anos no comando do ASA, Vica fez um excelente trabalho, e o assédio é o reconhecimento da qualidade do profissional.

RENATO BUARQUE Esportes@ojornal-al.com.br

P Click Arapiraca)

Foco

O próprio técnico Vica chamou a atenção do elenco para o foco no jogo contra o Vitória. Ontem, ele disse que muitos atletas estão sendo sondados por outros clubes, e isso é prejudicial ao trabalho do ASA na Série B.

Está explicado Muitos setoristas do ASA não entenderam os motivos da barracão do lateral Gilberto Matuto do jogo contra o Bragantino, no último sábado. A resposta veio na segunda-feira, quando a diretoria confirmou a dispensa do jogador por problemas disciplinares.

arece que a celeuma envolvendo o Estádio Severiano Gomes Filho vai ter um final “feliz” para o torcedor do CRB. Isto porque um decreto de desapropriação, expedido pela Prefeitura de Maceió, na teoria, inviabilizará o leilão do principal patrimônio físico do Regatas, que deveria acontecer no próximo dia 2 de dezembro. O Estádio da Pajuçara seria leiloado em função de dívidas, de administrações anteriores, do CRB com a Justiça do Trabalho, da ordem de aproximadamente R$ 2 milhões. Só como detalhe, o complexo esportivo da Pajuçara está avaliado em aproximadamente R$ 20 milhões, 10 vezes mais do que o montante do débito. Mas as dívidas trabalhistas não ameaçam somente o patrimônio do Galo. O CSA também foi beneficiado pelo mesmo decreto de desapropriação, por parte do Execu-

SÉRIE B

Mudou O jogo entre CRB e Joinville teve o horário alterado pela CBF. A princípio, o jogo começaria às 17h (de Alagoas), mas agora está marcado para as 16h. O torcedor que pensa em ir à partida deve ficar atento à mudança.

Finalíssima O segundo jogo da decisão da Série C também teve o horário confirmado pela Confederação. No dia 3 de dezembro, o Galo vai encarar o time catarinense, na Arena Joinville, às 16h (de Alagoas).

Velho conhecido O volante Glaydson é um jogador do Joinville que conhece bem o CRB. Ele já defendeu as cores do Galo e pede cautela aos companheiros na decisão de sábado. “Estamos cientes que vamos enfrentar um adversário que é forte dentro dos seus domínios, mas nosso grupo é formado por jogadores experientes. Esperamos passar por todas as dificuldades e sair com um bom resultado”, comentou o jogador, em entrevista ao site do Joinville.

Paredão O goleiro Ivan é um dos destaques do adversário do CRB. O goleiro passou por dificuldades em sua vida particular, mas deu a volta por cima e faz um excelente campeonato na Série C. Os atacantes do Galo precisam estar com a pontaria calibrada neste sábado.

Bilheteria Até amanhã, os ingressos para o jogo entre CRB e Joinville serão vendidos por R$ 15,00 (arquibancadas baixas), R$ 30,00 (arquibancadas altas) e R$ 100,00 (cadeiras). A diretoria informa que os preços vão dobar no sábado, dia da decisão. Os pontos certos para a compra dos bilhetes são a sede do Galo, na Pajuçara, e a Federação Alagoana de Futebol.

Curto-Circuito O atacante Paulinho Marília vai tentar recuperar a boa forma no CSA. Ele foi o artilheiro do Estadual com a camisa do Coruripe, mas, depois de sofrer uma lesão, não fez boas partidas na Série D. A CBF antecipou o jogo entre Barueri e Salgueiro de sábado para amanhã, às 19h30 (de Alagoas). As demais partidas da Segundona vão ser realizadas às 16h de sábado. O Vitória viaja hoje para Maceió e treina amanhã na capital, às 15h, em local ainda não confirmado. Após a derrota para o São Caetano, o clima no Leão não é dos melhores. Para voltar à elite, os baianos precisam vencer o ASA e torcer por tropeços de Bragantino e Sport, respectivamente, contra Paraná e Vila Nova.

O Estádio Gustavo Paiva, no Mutange, também será municipalizado, mas o CSA continuará usando a praça esportiva

tivo Municipal, datado de 2009 e que teria validade de cinco anos. A contar da publicação oficial da normatização. Mas a prefeitura não expediu o decreto com o fim de ajudar aos dois grandes times do futebol Alagoano. O executivo também é credor do CSA e do CRB e, para garantir o valor das somas, que se devem ao não pagamento de tributos municipais, como por exemplo, o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), resolveu penhorar os estádios da Pajuçara e o Gustavo Paiva, o Mutange.

A ideia inicial é fazer com que as duas “arenas” esportivas sejam municipalizadas, passando à égide da prefeitura, que pretende dar nova estrutura física aos espaços e conceder a concessão dos campos tanto a CSA quanto a CRB. O que poderia se dar através de um processo licitatório. Na prática, segundo o que se cogita, a referida desapropriação inviabilizara ações de penhoras futuras, uma vez que, pelo decreto municipal, os estádios dos clubes, mas especificamente o do CRB,

estão à mercê da vontade da Prefeitura de Maceió. No caso do Galo, o débito, que hora resultaria no leilão do dia 2 de dezembro, seria anterior ao decreto de desapropriação, mas por erros no levantamento feito acerca do patrimônio do Regatas, que estaria subavaliado à época do surgimento do débito, acabou sendo anulado pela Justiça. E é nisso que a direção do CRB se sustenta juridicamente, uma vez que, com a desapropriação, qualquer tipo de negociação com o patrimônio seria suspensa.

SÉRIE C

ASA deve ter só uma mudança na equipe

Marco Antônio

A

última rodada da Série B está chegando e o ASA já está intensificando o ritmo de trabalho para o jogo contra o Vitória da Bahia, que pode garantir ou não a permanência da equipe alagoana na Segunda Divisão do Futebol Nacional. Para o embate final, o treinador do ASA, Vica, já começou a movimentar a equipe com treinos táticos e coletivos. Mesmo depois de uma sér ie de desligamentos promovidos pela cúpula arapiraquense, na última segunda-feira, as mudanças no time do ASA, que deve ir a campo contra o rubro-negro baiano, no Estádio Municipal de Arapiraca, não deve sofrer muitas mudanças. A única e provável alteração no onze titular do ASA deve ser a entrada do zagueiro e capitão do alvinegro, Toninho, que não pôde disputar o ultimo jogo contra o Bragantino por estar cumprindo suspensão, após ter recebido o terceiro cartão amarelo ainda no jogo contra o Duque de Caxias, em Arapiraca, quando o ASA venceu por 2 x 0. Para não depender dos adversários e se garantir na Segundona de 2012, o ASA precisa vencer o Vitória por qualquer placar. O técnico Vica deve mandar a campo o seguinte onze titular. Gilson; Toninho, Di Fábio e Leandro Cardoso; Sérgio, Cal, Jorginho Raul e Chiquinho Baiano; Alexsandro e Reinaldo. R.B.

O técnico Paulo Comelli ainda não sabe se vai contar com o lateral-direito Diogo para o jogo de sábado, no Rei Pelé

CRB tem uma dúvida para sábado

A

lheio ao movimento contra o leilão, os jogadores do CRB voltam suas atenções à grande final do Campeonato Brasileiro da Séria C, cujo o primeiro jogo, diante do Joinville (SC), está marcado para o próximo sábado, às 16 horas (de Alagoas), no Estádio Rei Pelé. Na tarde de ontem, o treinador do Galo, Paulo Comelli comandou um importante treinamento tático, no qual começou a esboçar a equipe que enfrentará os catarinenses no próximo sábado. A priori, a única dúvida do treinador regatiano, para o primeiro jogo da final, está no setor de ataque do CRB, para saber quem será o

companheiro do ídolo Aloísio Chulapa. O que começou a ser esclarecido por Comelli, com a entrada de André Luis, no coletivo de ontem. Mas o treinador regatiano ganhou outra dúvida para o jogo de sábado. O lateral-direito Diogo sentiu uma lesão na coxa e pode desfalcar o Galo para o embate final. Em seu lugar, Paulo Comelli lançou mão do jogador Pio, que, caso o titular, não se recupere da contusão, deverá assumir a camisa 2 do CRB. Assim, o time esboçado por Paulo Comelli foi o seguinte: Anderson; Diogo (Pio), Rodrigão, Filipe e Paulo Rodrigues; Roberto Lopes, Thiaguinho, Geovani e Everton Maradona,

Andre Luis e Aloísio. CSA Já no Azulão do Mutange, diferentemente do “arqui-inimigo”, o clima é de reformulação. A delegação do CSA viajou para a cidade de Viçosa, onde ficará por 16 dias no período de pré-temporada. Ontem, dois novos atletas foram integrados ao grupo do CSA. O atacante Lindoval e o lateral Ceará foram apresentados oficialmente no Mutange e já viajaram com o restante do elenco. Mas a direção do CSA não encerrou a rodada de contratações. Sem citar nomes, a cúpula azulina deve anunciar mais dois atletas. R.B.


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A14

Esportes

www.ojornalweb.com esportes@ojornal-al.com.br

Estamos na fila Brasileiros tentam encerrar jejum de pódio domingo, no Grande Prêmio de Interlagos

S

ão Paulo - A tradição brasileira na Fórmula 1 está abalada. Se Felipe Massa, Rubens Barrichello ou Bruno Senna não ficarem entre os três primeiros colocados em Interlagos, no domingo, o ano vai terminar sem pilotos do país no pódio. Seria apenas a quinta temporada sem a bandeira do Brasil tremular no palco dos vitoriosos desde 1970, quando Emerson Fittipaldi estreou. A última vez que isso ocorreu foi em 1998, quando Barrichello e Pedro Paulo Diniz, juntos, fizeram sete pontos, enquanto Ricardo Rosset zerou. A diferença é que naquela oportunidade, não havia brasileiros em grandes times. Principal esperança de figurar no pódio, Massa teve um ano para esquecer na Ferrari. Chegou cinco vezes em quinto lugar e está, na classificação, 137 pontos atrás

do companheiro Fernando Alonso. Foi de Massa o último pódio do país na F-1, na Coreia-2010. Na ocasião, Felipe foi terceiro, atrás de Alonso e de seu rival Lewis Hamilton. Os brasileiros adquiriram respeito cedo na categoria. Emerson Fittipaldi abriu os caminhos em 1970 e, já no primeiro ano, venceu a corrida nos Estados Unidos. Desde então, nomes como José Carlos Pace, Nelson Piquet e Ayrton Senna sempre fizeram do Brasil protagonista na principal categoria do automobilismo. A única esperança de um fim digno de temporada são os ares de Interlagos. Mas, em casa, o retrospecto é regular. Massa foi ao pódio três vezes (duas como vencedor, em 2006 e 2008) e Barrichello só uma (2004). Seria a melhor forma de apagar 2011 e criar um alento para um 2012 melhor. Se o último pódio brasileiro na Fórmula 1 já tem mais de um ano, o jejum sem ocupar o lugar mais alto é ainda maior. A última vitória na categoria foi de Rubens Barrichello, no dia 13 de setembro de 2009.

Brasil cai para 6º no ranking da Fifa

A

O GP do Brasil pode ganhar um ingrediente a mais de emoção. Ontem, o tempo permaneceu encoberto com nuvens escuras na região de Interlagos e a previsão do tempo indica que vai chover todos os dias desta semana, especialmente no sábado e domingo, quando serão disputados o treino classifi-

FECHOU

EM BAIXA

Espanha manteve a liderança no ranking da Fifa divulgado ontem, apesar do desempenho modesto nos amistosos deste mês, enquanto o Brasil caiu da quinta para a sexta colocação. A grande surpresa na lista é o avanço da Venezuela, atual líder das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2014, ao lado de Argentina e Uruguai. Único país da América do Sul a nunca ter disputado um Mundial, o tradicional time mais fraco da região saltou da 129ª para a 39ª colocação, sua melhor posição desde a criação do ranking, em 1993. Cabo Verde (57 o lugar) e Antígua e Barbuda (83 o) também assumiram os melhores lugares na lista da sua história. A Espanha, atual campeã mundial, perdeu de 1 x 0 da Inglaterra e empatou por 2 x 2 com a costa Rica nos últimos amistosos, fora de casa, mas isso não bastou para lhe tirar

Corrida pode ser disputada sob chuva

O brasileiro Felipe Massa faz uma péssima temporada e vai correr pressionado em São Paulo

do topo. A vitória contra os espanhóis, aliás, serviu para que a Inglaterra roubasse o quinto lugar do Brasil, que nesse período disputou amistosos contra Gabão e Egito. O fato

2x2 Este foi o último resultado da líder Espanha no amistoso contra a Costa Rica

de os adversários serem piores no ranking rendeu menos pontos à seleção brasileira. A seleção mais bem posicionada da África é a da Costa do Marfim, em 16o lugar. Na Ásia, é o Japão, em 19o.

Mercado

Wagner assina com o Flu por quatro anos

E

nfim o apoiador Wagner assinou contrato com o Fluminense. Após realizar todos os exames médicos, o apoiador fechou com o Fluminense por quatro anos e assinou o vínculo com o Tricolor na sede da Unimed, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na manhã de ontem. O encontro contou com a presença do presidente da patrocinadora, Celso Barros, e do presidente Peter Siemsen, que deixou as Laranjeiras na manhã desta quarta para o compromisso com o reforço. O Tricolor adquiriu os direitos do Gaziantepspor ( TUR) e o anúncio oficial deve acontecer depois do fim do Brasileiro, para não tirar o foco da reta final da competi-

ção, na qual o time ainda briga pelo título. Os valores da transação não foram divulgados. Sua ida para o Palmeiras esteve muito próxima de acontecer, mas a atuação do vice de futebol Roberto Frizzo foi considerada danosa para a negociação. Foi quando o Fluminense entrou na briga e a possibilidade de atuar ao lado de Fred, com quem Wagner brilhou no América-MG e no Cruzeiro, pesou para o acerto com os cariocas. Os números apresentados pelos dois clubes foram muito próximos e a participação Tricolor na Libertadores do ano que vem também contribuiu para o acerto, costurado desde duas semanas atrás.

INVESTIMENTO

Grêmio quer Love ao lado de Kleber

P

orto Alegre - O Grêmio não medirá esforços por um 2012 melhor. Após os fracassos no Campeonato Gaúcho, na Libertadores, e ocupando apenas a 11ª posição no Brasileirão, o clube gaúcho aposta em uma dupla de ataque de alto nível para voltar a conquistar títulos. O ex-palmeirense Kleber foi apresentado na tarde ontem. O outro alvo gremista está na Rússia: Vagner Love. Pa u l o Pe l a i p e, d i re tor executivo de futebol do Grêmio, confirmou: o Tricolor quer ter o atacante ao lado de Kleber a partir de 2012. “O

catório e a corrida respectivamente. As equipes acertam os últimos detalhes na montagem de suas estruturas, tanto nos camarotes dos patrocinadores como nos boxes, onde os mecânicos ainda trabalham nos carros, que chegaram no começo da semana para o GP do Brasil.

Vagner Love nos interessa sim. É um jogador de muita qualidade e seria o nosso camisa 9 para o ano que vem”, disse. Love tem contrato até agosto de 2014 com o CSKA e teve a sua situação sondada pelo Grêmio duas semanas atrás. Yevgeny Giner, presidente do clube russo, prometeu facilitar a saída de Love em janeiro. Para adquirir 50% dos direitos econômicos de Kleber junto ao Palmeiras, o Grêmio teve de desembolsar R$ 5 milhões e ainda cedeu os 35% que tinha do passe do lateral-esquerdo Gilson.

Palmeiras segue caçando reforços

S

ão Paulo - A diretoria já prometeu, o técnico Luiz Felipe Scolari preparou sua lista de opções e o Palmeiras segue atrás de reforços para a temporada de 2012. Entre tantas tentativas, nenhuma ainda deu certo. Wagner está acertando com o Fluminense. O clube espera Obina voltar da China para avançar. As outras duas bolas da vez são o lateral-direito Jonas, do Coritiba, e o atacante Taison, do Metalist (UCR). Para contar com o jogador do time de Curitiba, o Verdão fez inicialmente uma consulta. A diretoria descobriu que os salários não seriam problema para trazer o reforço. O empecilho é que o Coxa não está disposto a liberar o atleta. Aos 24 anos, ele tem contrato até dezembro de 2014. O gerente de futebol, César Sampaio, viaja para Curitiba nos próximos dias para tentar negociar. “A gente sabe que o Palmeiras tem interesse. Ficaram de formular uma proposta, mas não sabemos o que está acontecendo. Ele está muito feliz no Coritiba. Mesmo assim, a visibilidade no Palmeiras é muito boa. Já fomos procurados.

Estamos aguardando”, afirmou o empresário do lateral, Felipe Pereira. Jonas tem feito bons jogos pelo Coritiba nesta temporada. Ele chegaria ao Palmeiras para ser reserva de Cicinho. A diretoria e a comissão técnica também estão preocupadas com o possível assédio de outros clubes ao camisa 2. Seu substituto é Paulo Henrique, mas até o momento ele não agradou quando atuou. A direção do Coxa, porém, faz jogo duro. Já Taison é outra opção para suprir o problema do ataque. O setor ofensivo tem sido um dos grandes dramas do Alviverde em 2011. A direção levanta recursos financeiros. Taison saiu do Inter por R$ 14 milhões. Alcione Dornelles, empresário e pai do atacante, acho difícil de fazer negócio com os ucranianos e não crê em liberação para 2012. Ao ser questionado sobre o interesse no atleta do Metalist, o presidente Arnaldo Tirone respondeu: “É um grande jogador. Vou até buscar no aeroporto”, afirmou o dirigente, à Rádio Bandeirantes. Além de Wagner, o Verdão tentou e não conseguiu os meias Vítor Júnior, do Atlético-GO e o atacante André Lima, atualmente no Grêmio.


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A15

Turismo & Lazer

www.ojornalweb.com turismo@ojornal-al.com.br Fotos: Divulgação

Ipioca, uma viagem em Maceió Alagoanos escolhem Salinas para viver como turista com toda mordomia na sua própria cidade EDITORIA DE TURISMO turismo@ojornal.com.br

A

tranquilidade da praia de Ipioca, sozinha, já é um convite natural para qualquer dia ou estação. Mas, se você acrescenta a estrutura

e a comodidade dos resorts, tem motivos suficientes para descansar com a família sem se afastar tanto de Maceió. Pertinho do mar, crianças e adultos têm todas as razões para aproveitar um descanso merecido e deixar as preocupações, literalmente, na areia. Localizado à beira-mar da terra natal de Floriano Peixoto, o Salinas de Maceió tem salões de jogos, piscina, academia e um clube infantil com programação diária, para ninguém ficar sem ter o que fazer.

mãe e viemos aproveitar um fim de semana romântico”, contou. “A melhor parte é que nem precisamos nos afastar tanto de casa, basta alguns minutos fora de Maceió para aproveitar”, completa a psicóloga, também a alagoana Josinete Oliveira. Se a ideia é não abrir mão da companhia das crianças, o Salinas tem uma equipe de animadores para mantê-las ocupadas o dia inteiro, seja com atividades no clube

Ritual da lavagem dos pés, um bom começo no SPA do Salinas de Maceió

Roteiro Salinas de Maceió Baixa temporada até 17/12 – diária a partir de R$ 330,00 – para casal com seis refeições/dia Alta temporada – diária a partir de R$ 670,00 - para casal com seis refeições/dia Uma criança de até 12 anos no apartamento dos pais é de graça O SPA lançou o “Gift Card Vida Mar SPA” em bom português é um vale presente de bem-estar e beleza. Para você presentear seus amigos e familiares com momentos de puro relax. Os preços do SPA são a partir de R$ 80,00 (incluindo desde uma massagem relaxante de uma hora até Day Spa de 5 horas). Fone: 3235-7500. www.salinas.com.br

Como em todo bom resort, a estrutura é a favorita de famílias com crianças, mas entre a praia e o conforto também tem espaço para os casais, principalmente se o objetivo é fugir da correria da cidade e aproveitar um tempo a dois. “É fundamental para manter acesa a chama do casamento”, conta a alagoana, publicitária Ana Renata Rodrigues, que já elegeu o Salinas para uma quinta lua-de-mel com o marido. “Deixamos nosso filho pequeno com a minha

O charme rústico do SPA Vida Mar na praia de Ipioca para quem adora curtir o mar até na hora das massagens

infantil, com playground, ou nas áreas de lazer do resort, que tem um espaço dedicado especialmente à criançada, com direito a videogame e telões de alta definição. Sem ter que se preocupar com a segurança dos pequenos, a pedagoga, maceionese Valderez Barbosa juntou a família inteira e trocou a festa de aniversário de 30 anos de casamento por alguns dias no resort. “É bem melhor porque todo mundo faz o que gosta”, conta ela.

Para os adultos, a diversão fica por conta das piscinas e da programação noturna do Salinas, que mistura jogos com música ao vivo. A hospedagem com direito a seis refeições diárias, que podem ser servidas tanto no restaurante principal como no bar próximo à piscina (no caso dos lanches e petiscos, oferecidos em intervalos). No Salinas em Ipioca, a um passo do mar não tem contraindicações é para qualquer idade.

SPA Vida Mar, encontro do corpo e a mente Q u e m d i z “n ã o” a o s passeios turísticos e prefere descansar apenas no resort não fica no prejuízo. A novidade do Salinas de Maceió é o SPA Vida Mar sob a batuta da massoterapeuta Rosiane Venâncio e da nutricionista Vilma, também aberto para os alagoanos. O SPA tem dois ambientes para agradar tanto a quem quer relaxar de um jeito mais reservado, como a quem prefere unir as massagens e tratamentos terapêuticos à beleza da beira-mar de Ipioca. O primeiro espaço climatizado é dedicado aos rituais faciais, corporais, banhos aromáticos, máscaras e terapias diversas, além de uma opção de massagem exclusiva para as crianças. Já no SPA da praia, a proposta é integrar natureza com massagens relaxantes. O clima zen fica por conta de música ambiente, e, como não poderia faltar, do barulhinho do mar, que é a melhor companhia na hora de esquecer os problemas. PARA CRIANÇAS Entre as opções de tratamentos, há massagens,

banhos de ofurô e esfoliações para todo tipo de finalidade. A esfoliação corporal com mel e gengibre, por exemplo, ajuda a revigorar o corpo e aumenta a sensação de frescor. Já a hidratação pós-sol é perfeita para quem exagerou na piscina ou na praia e não quer voltar para casa com aquela sensação ardida na pele. O tratamento aproveita as propriedades hidratantes da água de coco para recuperar a energia que o sol desgastou, e faz sucesso até entre o público infantil. Para os adultos, o mais popular é a Thalassoterapia, que reúne as propriedades da argila e das algas marinhas em uma massagem para lá de revigorante, ideal para quem quer relaxar logo na chegada ao resort. Nela, as terapeutas unem uma máscara de argila branca com shitak a um creme redutor, para ativar o sistema linfático e melhorar a circulação sanguínea. SPA Vida Mar é perfeito, depois das massagens e terapias no barulhinho do mar ou na luz de velas perfumadas, vai ser difícil pensar em outra coisa, senão em planejar o próximo descanso.


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

A16

Turismo & Lazer

Embarque

www.ojornalweb.com turismo@ojornal-al.com.br

Caçarola de Sabores

Nide Lins nidelins@uol.com.br

Marco Antônio

Natal ecológico

Peixes, camarões e muito mais em Ipioca Fotos: Nide Lins

Na terra do Marechal Floriano Peixoto, três restaurantes são referência de charme e boa comida NIDE LINS nidelins@uol.com.br

O

eletricista Helder Ângelo há nove anos se emociona quando as mais de 145 mil minilâmpadas coloridas anunciam a chegada do Natal do Hotel Ponta Verde. Ele é um dos responsáveis pela tradição do hotel. A inauguração da iluminação aconteceu com a apresentação dos jovens da Orquestra ADORART oficializando a chegada das festividades. O gerente operacional, do hotel, Helio Meyer, disse que as microlâmpadas frias são ecologicamente corretas. “Viajamos até São Paulo para comprar as lâmpadas para utilizar no jardim sem danificar as plantas”, explicou o gerente, responsável pelo projeto da iluminação natalina. A iniciativa da direção do Ponta Verde foi aplaudida pelos alagoanos e turistas, como o casal de argentinos, Graciela e José Guee, que estão em Maceió pela primeira vez para festejar os 39 anos de casados. “Sabia que os brasileiros gostam de festejar o Natal com antecedência. Em Buenos Aires, as festas começam no dia 8. Estamos adorando Maceió, e a iluminação natalina é muito linda”, disse o argentino. Segundo o empresário Mauro Vasconcelos, o prédio iluminado desperta o sentimento natalino. “Neste período, os turistas e alagoanos escolhem o prédio iluminado para fotografar e guardar como lembrança natalina da capital alagoana, que é muito além de belas praias”, disse o diretor-presidente do Hotel Ponta Verde. Diariamente, as luzes de Natal serão acesas sempre às 17h, permanecendo até as 3h, iluminando o prédio e sensibilizando a todos que passam pela praia de Ponta Verde.

Salinas

Primeiros socorros

Os hóspedes do Hotel Salinas de Maragogi já dispõem da tranquilidade de poder contar, em casos de urgência, com profissionais capacitados para ministrar os primeiros socorros em reanimação cardiorrespiratória. Vinte e quatro colaboradores do Hotel participaram, no último final de semana, do Curso HCor Vida – ministrado por médicos e enfermeiros do Hospital do Coração de Alagoas (Hcor), com certificação nesse tipo de treinamento e tendo à frente o diretor médico do Hospital, Dr. Ricardo César Cavalcanti.

No curso, que é dividido em momentos teóricos e práticos, os participantes aprenderam a identificar e realizar primeiros socorros a casos de parada cardiorrespiratória, utilizando um DEA (Desfibrilador Externo Automático). Entre os colaboradores treinados estão camareiras, recreadores, recepcionistas, médicos, técnicos de enfermagem, seguranças e auxiliares de Serviços Gerais. A Direção do Hotel Salinas adquiriu um DEA e recebeu certificação coletiva do HCor.

Q

uem curte a praia de Ipioca sabe que lá o tempo é sempre bom, sol e mar sereno. E comer no bairro onde nasceu o Marechal Floriano Peixoto é mergulhar em sabores regio-

nais e também inusitados. Mas, antes de chegar aos três restaurantes indicados pela editora, logo na rodovia a oferta de mangas, cajus, doce de caju, lagostins e peixes fresquinhos é de encher os olhos. As frutas são colhidas nos sítios e os pescados saem do mar para serem vendidos. É impossível resistir. E ainda tem o João Massu, vende doces de caju e caranguejos cevados. Em breve será inaugurado o Auto café com os pãezinhos de queijo. Não faltam opções saborosas, mas vamos às dicas.

O charme do Hibiscus A paixão do alagoano Gastão pela praia de Ipioca é antiga. E desse amor nasceu o restaurante Hibiscus, beijando o mar, em um ambiente aconchegante com direito a rede para curtir o barulhinho do mar. O sucesso do restaurante é o Camarão Hibiscus (crustáceo empanado com queijo coalho acompanhado de arroz cremoso); outra atração é o peixe belle muniere (¿Op GH SHL[H JUHOKDGR QR D]HLWH RX QD manteiga com molho de camarão, alcaparra e champion com arroz de alho e batata sauté). Hibiscus é charmoso e ideal para as crianças brincarem no mar com segurança e conforto. Rodovia AL-101 Norte, s/nº - Condomínio Angra de Ipioca . Mais informações: 32341438 e 9157-2769.

Pastéis da Vila Pastéis de massa crocante e recheios generosos de camarão ou queijo e alguns pingos da pimenta preparada pela chef Silvana Chamusca são um bom começo no restaurante Vila Chamusca, no Alto de Ipioca. Para almoçar ou jantar, os Lagostins com espaguete ao molho branco e ervas são uma boa pedida, mas também tem os Risotos de camarão ou arroz de bacalhau. E, se a noite for de lua, a chef Silvana Chamusca capricha no tempero musical. Rua Cruzeiro, 130 Ipioca - Mais informações: 3355-1639

Conchinhas do mar no Oca

Urgente

Degustar Conchinhas do mar e bebericar a caipirosca de manga-rosa no restaurante Oca é uma bênção. O lugar une arte e gastronomia e lembra os sobrados de Olinda, mas em solo alagoano, com uma visão espetacular do mar e de vastos coqueirais. As conchinhas do mar têm lagosta, carne de siri e camarões. Já para o almoço, o camarão de Djavan, servido no coco verde, é mais que uma justa homenagem ao músico alagoano. No comando do restaurante, os artistas plásticos Petrúcio Nazareno e Antônio Cabral (também chef do restaurante). Dia 29 de janeiro mais sururuzada.

O curso permite que pessoas leigas, sem formação na área de saúde, reconheçam uma situação de parada cardiorrespiratória e realizem manobras de reanimação, até a chegada do atendimento especializado. Informações sobre o HCor Vida podem ser obtidas pelo telefone 21233452, com Angélica.

Engenho do corpo 1

Engenho do corpo 2

O Spa Engenho do Corpo tem a proposta de elaborar comidas com baixas calorias, frescor e excelência dos sabores dos produtos utilizados, sem nunca descuidar do primor visual na apresentação dos pratos. Agora, o SPA vai promover o curso “ Cozinha Light do Engenho do Corpo”.

São dezenas de dicas e alguns segredos do SPA acumulado ao longo dos anos e que farão toda a diferença no sabor de uma cozinha saudável. O curso será realizado no espaço gourmet da BONTEMPO, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. Informações 33265907 / 99997321.

Caipirosca de manga-rosa é o manjar dos deuses no restaurante Oca

Rua da Igreja, 70 - Alto de Ipioca - Mais informações: 3234-1196

Bastidores

H

armonia e bem-estar - Rosiane Venâncio (terapeuta transpessoal) e Vilma Stimer (nutricionista) são parceiras de sucesso do Spa Vida Mar do Salinas de Ipioca

F

amília - João e Gastão Arruda, filho e pai, apaixonados por Ipioca, investiram no restaurante Hibiscus, na bela praia de Maceió

S

ilvana, produtora cultural e chef do Vila Chamusca, no dia 7 de dezembro comerará os cinco anos do restaurante com luau

P

etrúcio e Antônio oferecem arte e gastronomia no restaurante Oca


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

B1

Dois Batuques e reis

www.ojornalweb.com cultura@ojornal-al.com.br

Banda afro Gurugumba e Reisado Virgem dos Pobres, do município de Viçosa, são ãoo as atrações do projeto Engenho de Folguedos; apresentações acontecem na noite de hoje, no pátio do Museu Théo Brandãoo M

Banda Gurugumba e seus batuques vão homenagear o mês da Consciência Negra

ELÔ BAÊTA cultura@ojornal-al.com.br

D

e um lado, o som das batidas de tambores afros. De outro, as pisadas de rei de congo e rainha; secretário de sala e vassalo; embaixadores e mateus; palhaço e figuras; e os trejeitos do boi homenageado tomam conta da cena como os artistas da vez. Com ritmos e passos tão distintos, são essas atrações que irão aguçar os olhos e ouvidos dos alagoanos hoje, em mais uma daquelas noites a céu aberto do Engenho de Folguedos. À frente do que vai rolar

a partir das 19h, no pátio do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB-Ufal), o Reisado Virgem dos Pobres, do povoado Bananal, em Viçosa. E, complementando o momento, a também viçosense banda afro Gurugumba e seus batuques, homenageando novembro como o mês da Consciência Negra. Para falar do que está reservado para as primeiras horas da noite, ninguém melhor do que os “donos” da festa. O mestre dos 25 brincantes do mais histórico dos autopopulares alagoanos – que visita os palcos do Estado desde a

década de 30 –, Expedito Tavares, antecipou a O Jornal um pouco do que a plateia deve esperar do Virgem dos Pobres na apresentação de logo mais. “Mais uma vez iremos levar a alegria do vermelho e também do verde do nosso reisado ao museu, dançando com o mesmo contentamento de sempre. É uma satisfação muito grande ver o público entrar nessa brincadeira, um folclore que nunca acaba”, diz o mestre, que este ano foi um dos contemplados com o título de Patrimônio Vivo do Estado. Já para os garotos e garotas da Gurugumba, são muitas

as expectativas na participação pioneira no Engenho. “O que queremos é envolver e motivar ao máximo o público para que tome consciência da cultura afro, que ainda é muito fechada aqui, através da nossa batucada, da nossa dança e da história de Viçosa e de Zumbi, que são nossas grandes referências, a base da nossa música. Pretendemos levar para as pessoas um pouco dessa experiência, adquirida nos lugares por onde Zumbi passou, mostrando um pouco da nossa tradição”, revela o mestre da banda, Paulo Adriano Xavier, o popular Paulinho.

Mestre Expedito comanda o Reisado Virgem dos Pobres

Os comandantes do show da noite de hoje Há oito anos, um engenho de histórias O corpo franzino e o olhar tímido do mestre Expedito Tavares dos Santos nunca intimidaram suas pisadas seguras quando se apodera do seu chapéu espelhado e de sua espada para tomar as rédeas do seu “rebanho” de brincantes do reisado nascido entre a gente de Bananal. Visto como um dos últimos que ainda perduram no Estado, o Virgem dos Pobres se destaca por uma peculiaridade: além do vermelho, é o único que inclui o verde em suas vestimentas, em alusão às cores da coroa portuguesa. No comando do grupo há oito anos, Expedito herdou do pai e do avô – os também mestres Terto e Osório Tavares – a liderança do reisado de Viçosa. Mas seu talento se revelou cedo, ainda na infância, quando passou a fazer parte do reisado como figu-

rante. Depois, mais crescido, animando o folguedo com seu pandeiro. Hoje, aos 58 anos, o mestre Expedito dá continuidade à tradição, puxando a brincadeira como um dos mais respeitados representantes do folguedo em Alagoas. Enquanto o Virgem dos Pobres segue complementando a fama de Viçosa de possuidora de grupos de Reisado de grande destaque no cenário cultural alagoano e em outras partes do País, pontuada quando representou o Estado no 4º Centenário Paulistano, nos anos 50. Já a Gurugumba, que traz no nome uma referência à comunidade quilombola de Viçosa, tem origem marcada no conhecimento. A banda surgiu em 2002, entre os corredores e salas de aula da Escola Municipal São José, como

uma atividade vista por seus integrantes como envolvente e motivadora. Com sua base afro referendada em Zumbi e nas culturas negra e viçosense, o grupo vem disponibilizando esse conhecimento através dos toques, movimentos e músicas dos seus 70 componentes – entre tocadores e dançarinos –, com idades entre 10 e 18 anos. Com composições próprias e interpretação de canções de conceituadas bandas, como Olodum, Muzenga e outras, a Gurugumba carrega um compromisso pedagógico que antecede a lei que rege o ensino da cultura afro primitiva e afro brasileira. A valorização e a igualdade de oportunidades de diversas temáticas, etnias e culturas são seu grande lema, como explica a diretora-adjunta da Escola São José,

Luciana Vasconcelos Tenório. Assim, com seus agogôs, atabaques, bombos, caxixis e outros instrumentos com origem e tradição africana, apoio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e da atual direção da escola, os garotos e garotas da Gurugumba e seu mestre Paulinho seguem tentando elevar a cultura negra em Alagoas e no Brasil. E.B.

Vá lá: As apresentações do reisado Virgem dos Pobres e da banda afro Gurugumba, dentro do projeto Engenho de Folguedos, começam às 19h, no pátio do Museu Théo Brandão (Av. da Paz, praia da Avenida). Mais informações: (82) 3221-2651/3221-2977.

Foi do saudoso folclorista Ranilson França – falecido no ano de 2006 – que partiu a ideia de abrir ao olhar do público aqueles informais momentos de ensaio dos grupos de folguedos autenticamente alagoanos com vistas a sua preservação, valorização e difusão. O ideal deu certo. Hoje, o histórico do Engenho de Folguedos demonstra sua transformação em um projeto não só oficial, como considerado referência para brincantes, estudantes, estudiosos, amantes e entusiastas da cultura popular. Idealizado em 2003, como uma realização da Associação de Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore/Ufal como parceiro – que passou a ceder

seu espaço para as apresentações, sempre na última quinta-feira de cada mês –, a iniciativa tornou-se um importante palco para manifestações folclóricas da capital e do interior do Estado. Como ex-presidente da Asfopal e atual colaboradora da associação, Josefina Novaes destaca a essência do Engenho em um Estado que congrega o maior número de folguedos e danças do povo – um total de 28, entre natalinos, náuticos, carnavalescos, como classificava o folclorista Théo Brandão. “O Engenho é uma vitrine para os folguedos do Estado de Alagoas. Vem suprir a necessidade de passar à população toda essa cultura que temos aqui, já que somos tão carentes no sentido de seu conhecimento e de sua valorização.


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

B2

Variedades TV TV ALAGOAS - SBT Canal 5 05h30 - Igreja Quadrangular 06h00 - Jornal do SBT - Manhã 07h00 - Igreja Universal 08h00 - Carrossel Animado com Patati Patatá 09h30 - Bom Dia & Cia 10h00 - Igreja Mundial 12h00 - Plantão Alagoas 13h35 - Igreja Universal 14h15 - Amigas e Rivais 15h10 - Fascinação 16h00 - Marimar 16h55 - Tenha Estilo 17h00 - Casos de Família 18h00 - Chaves II 18h40 - SBT Brasil 19h15 - Arnold 20h15 - Aventura Selvagem 20h30 - Horário Reservado ao PMDB 20h40 - Aventura Selvagem - Continuação 21h15 - Programa do Ratinho 22h15 - Amor e Revolução 23h00 - A Praça É Nossa 00h30 - Jornal do SBT - Noite 01h15 - Dois Homens e Meio / Two And A Half Men 02h00 - Tele Seriados I Série: Chuck 03h00 - Giro da Noticia 05h29 - Encerramento da Programação TV PAJUÇARA - RECORD Canal 11 01h00 - Ponto de Luz 05h45 - Agreste Noticias 06h05 - Alagoas Rural 06h15 - Fique Alerta 06h35 - Pajuçara Auto 06h40 - Jornal da Pajuçara - Manhã 07h40 - Fala Brasil 08h35 - Hoje Em Dia 11h00 - Casa & Negocio 11h05 - Feito Pra Você 11h25 - Fique Alerta 13h45 - Ponto de Luz 14h00 - Tudo A Ver 15h00 - Marcas da Vida 15h45 - Tudo Mundo Odeia o Chris 18h30 - Pica-Pau 18h50 - Jornal da Pajuçara - Noite 19h30 - Horário Politico PMDB 19h45 - Jornal da Record HD 20h20 - Rebelde 21h15 - CSI Investigação Criminal 22h15 - Vidas Em Jogo 23h00 - Aprendiz 00h15 - Dr. House 01h00 - Fala Que Eu Te Escuto 02h00 - Ponto de Luz TV GAZETA - GLOBO Canal 7 06h05 - Globo Rural 06h30 - Bom Dia Alagoas 07h30 - Bom Dia Brasil 08h30 - Mais Você 09h55 - Bem Estar 10h40 - TV Globinho 12h05 - AL TV - 1ª Edição 12h50 - Globo Esporte 13h20 - Jornal Hoje 13h50 - Vídeo Show 14h45 - Vale a Pena Ver de Novo Mulheres de Areia 16h05 - Sessão da Tarde Filme: Dirty Dancing - Ritmo Quente 17h51 - Globo Notícia 17h53 - Malhação 18h25 - A Vida da Gente 19h15 - AL TV - 2ª Edição 19h30 - Programa Político Partidário – PMDB 19h40 - Jornal Nacional 20h30 - Aquele Beijo 21h20 - Fina Estampa 22h35 - A Grande Família 23h20 - Força Tarefa 00h05 - Amor & Sexo 00h50 - Jornal da Globo 01h20 - Programa do Jô 02h55 - Prison Break 03h40 - The Cleveland Show 03h00 - Copa do Mundo de Vôlei Masculino – China x Brasil TV EDUCATIVA - TVE Canal 3 04h50 - Salto Para O Futuro 05h50 - Telecurso Ensino Médio 06h05 - Telecurso Ensino Fundamental 06h20 - Telecurso Tecendo O Saber 06h50 - Jornal Visual 07h00 - Repórter Brasil 07h45 - Cocoricó 08h00 - Thomas e Seus Amigos 08h30 - Castelo Ra Tim Bum 09h00 - Um Menino Muito Maluquinho 09h30 - Janela Janelinha 10h00 - S.O.S. Sonia 10h30 - A Turma do Pererê 11h00 - Conhecer (Local) Reprise 11h30 - Faixa Musical (Local) 11h45 - Mini Doc – Prêmio Quilombolas (Local) Reprise 12h00 - A Turma do Pererê 12h30 - Catalendas 12h45 - Tromba Trem 13h00 - Dango Balango 13h30 - Vila Sésamo 14h00 - Meu Amigãozão 14h15 - Bob O Contrutor 14h45 - Curta Criança 15h00 - Sem Censura 16h30 - + Ação 17h00 - Estúdio Móvel 17h30 - Clube do Travesseiro 18h00 - Spirou & Fantasio 18h30 - O Trem da Ciência 19h00 - Enfoque (Local) Estreia 19h30 - Programa Partidário Pmdb 19h40 - Da Sua Conta (Local) Estreia 20h00 - Repórter Brasil 21h00 - Caminhos da Reportagem 22h00 - A Grande Música 23h00 - Revista do Cinema Brasileiro 23h30 - Doc Tv Iv 00h30 - Oncotô 01h00 - Sem Censura 02h30 - Conexão Roberto D’ávila 03h30 - Caminhos da Reportagem 04h30 - Musicograma

TV MAR NET - Canal 25 08h00 - Big Sports 09h00 - Cidade Aflita 10h00 - Canal Legal 11h00 - Programa do Caique 11h30 - Info. Ação Parlamentar 12h00 - Bartpapo 12h30 - Sobre Rodas 13h00 - Clip 13h30 - Canal Legal 14h30 - Programa do Caique 15h00 - Big Sports 16h00 - Cidade Aflita 17h00 - Mesa Redonda 19h00 - Bartpapo 19h30 - Canal Legal 20h30 - Sobre Rodas 21h00 - Big Sports 22h00 - Cidade Aflita 23h00 - Programa do Caique 23h30 - Info. Ação Parlamentar 00h00 - Bartpapo 00h30 - Momento Vip 01h00 - Cinemar 02h00 - Big Sports 03h00 - Cidade Aflita 04h00 - Canal Legal 05h00 - Programa do Caique 05h30 - Sobre Rodas 06h00 - Informativo Cesmac 06h30 - Momento Vip 07h00 - Bartpapo 07h30 - Clip

www.ojornalweb.com cultura@ojornal-al.com.br

Roteiro AMANHÃ O grupo Reisado de Virgem dos Pobres, do mestre Expedito e a banda Afro Gurugumbá, ambos de Viçosa são a atração desta quinta-feira, do Engenho de Folguedos. A atividade acontece no Museu Théo Brandão/Ufal, a partir das 19h. O evento contará com barracas gastronômicas. Entrada franca. Mais informações: (82) 32212651/3221-2977. Nesta e na próxima quinta-feira a peça “Uma Noite em Macambira”, do Grupo Pé-de-Moleque, será a atração do projeto Quinta no Arena, no palco do Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Tetro Deodoro), às 19h. A comédia regionalista, de cunho assumidamente nordestino, retrata com muito humor os costumes, sotaques, trejeitos e toda a simplicidade do povo de grande parte do interior do nordeste brasileiro. Ingressos: R$ 5 e R$ 10. Mais informações: (82) 3315-5665 / 5656 / www.teatrodeodoro.al.gov.br. A exposição “Lixo ou arte? (que nem roupa)”, do artista carioca Raimundo Brito, será a nova mostra da Pinacoteca Universitária. Com a mostra temática – última pauta da galeria deste ano – o artista pretende questionar a consciência ecológica de cada cidadão ao descartar objetos que podem ser reaproveitados evitando, desta forma, o acumulo de rejeitos no planeta Terra. Pelos salões, o público vai conferir as peças expostas tal como foram retiradas do local de descarte, sem retoques ou retrabalho, sustentadas por fixadores presos a fios coloridos tal como roupas em um varal. A abertura será no próximo dia 24, às 20h. A mostra ficará exposta até o dia 20 de janeiro de 2012. Na ocasião também será lançado o Catálogo Pinacoteca Universitária na Arte do Século XXI, contendo as exposições do período 2001 a 2009. A iniciativa faz parte das comemorações dos 30 anos de criação da Pinacoteca Universitária. Aberto ao público.

Por Keila Jimenez

OutroCanal

Público quer humor e femininos na TV Cultura

M

elhorar seus resultados aproximando-se da classe C e alcançar a média de dois pontos de audiência até julho de 2013. Essas são algumas das metas traçadas pela atual gestão da TV Cultura, comandada por João Sayad, na reunião de outubro do conselho curador da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora. A Folha teve acesso à ata da reunião, em que Sayad, presidente da diretoria executiva da fundação, comentou dados de uma pesquisa recente do Ibope sobre a programação da TV Cultura. O estudo mostrou que há ainda uma baixa familiaridade do público com a programação atual do canal, desconhecimento dos lançamentos e uma percepção de falta de programas para adolescentes, atrações de humor e programas femininos. A pesquisa mostra que a imagem da emissora é positiva com relação à programação infantil e à transmissão de conhecimento. Os dados também apontam crescimento de audiência na nova grade, que marca pouco mais de um ponto em vários horários. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP. Procurada, a TV Cultura disse que a pesquisa evidenciou que a emissora tem sido bem-sucedida na construção de uma grade diferenciada e confirmou a meta de dois pontos de audiência.

Terreno 1 A Band anda sondando o mercado para saber se há anunciantes dispostos a investir em uma linha de séries famosas, como "24 Horas", na faixa das 21h50.

Terreno 2 A sondagem é para saber quanto a emissora pode lucrar ou perder com a saída do "Show da Fé", de R.R. Soares, de sua programação.

Terreno 3 O missionário paga cerca de R$ 5 milhões mensais à Band por meia hora diária na faixa nobre. Vai ser difícil alcançar a cifra com intervalos comerciais.

O número é...

A

velhinha "Marimar" (SBT) registrou anteontem nove pontos de audiência. Ficou em segundo lugar no horário, atrás da Globo, que marcou 12 pontos, e na frente da Record, que marcou quatro.

Alta "Tapas & Beijos" (Globo) repetiu seu recorde de audiência do ano. Marcou anteontem 31 pontos.

Sedução Não foi Marcela (Suzana Pires) a maior encrenca na vida de Paulo (Dan Stulbach) em "Fina Estampa" (Globo). Desolado com o fim de seu casamento com Esther (Julia Lemmertz), o empresário vai acabar caindo nas garras da interesseira Vanessa (Milena Toscano).

Jornalismo Roberto Munhoz é o novo editor-chefe do "RedeTV! News". Ele entra no lugar de Vanessa Kalil, que deixou a emissora.

Estrelas Depois de Dustin Hoffman, outra grife de Hollywood estrelará uma série da HBO em 2012. Ewan McGregor integra o elenco de "The Corrections".

keila.jimenez@grupofolha.com.br

folha.com/outrocanal

Hoje nas Novelas Malhação Globo – 17h50 Gabriel e Cristal tentam convencer Babi a se desculpar com Betão. Débora critica a ideia de Michele de fazer teatro na comunidade. Fôjo sugere que Dieguinho e Jefferson escalem duas meninas para dançar nas apresentações deles. Gabriel, Cristal e Babi conversam pela rede social com Alexia. Fôjo, Dieguinho e Jefferson decidem escolher as “Fôjocats” por votação no site. Natália tem ciúmes quando Moisés se insinua para as aspirantes a “Fôjocats”. A Vida da Gente Globo – 18 h Manuela consegue se comunicar com Ana. Marcos confessa a Dora sua preocupação com Sofia. Manuela conta para Rodrigo que Ana está se recuperando. Marcos e Dora fazem planos para um novo encontro entre eles e as filhas. Iná se preocupa com a situação das netas. Manuela vela o sono de Júlia. Alice conta para Manuela sobre sua desconfiança em relação a Renato. Rodrigo se aconselha com Lourenço. Rodrigo fica chocado ao ver Ana. Aquele Beijo Globo – 19h15h Sarita conversa com Vicente e confirma sua decisão de não contar para Vera sobre o seu relacionamento com Alberto. Jorgete comenta que Maruschka vai convidar Felizardo para o casamento de Rubinho e Valério estranha. Brites acusa Locanda de ser a autora da carta anônima e Felizardo revela

que sua mulher também recebeu uma carta. Alberto ouve Lucena dizer para Amália que Vicente tem um problema com a Comprare. Alberto se encontra com Sarita e o detetive registra tudo. Rebelde Record – 20h30 O diretor pergunta quem colocou a música nos alto falantes do colégio. Binho assume a culpa e ninguém entende. Vicente dá uma aula cheia de metáforas e os alunos se perguntam o motivo. Pilar tenta conversar com Binho, que lhe dá um fora. De repente, Binho agarra e beija Pilar. Jonas os vê e fica chocado. Pedro diz que vai haver a festa na Via Lene. Fina Estampa Globo – 21 h Antenor se declara para Patrícia, mas ela o despreza. Quinzé aconselha o irmão a se afastar de Patrícia e Griselda proíbe a entrada de Antenor em sua casa. Rafael tenta se entregar, mas acaba fugindo da delegacia. Esther passa mal e Guaracy a socorre. Guaracy avisa a Paulo que Esther passou mal, mas ele não dá atenção. Tereza Cristina avisa a seu comparsa que chegou o dia para iniciarem o plano. Griselda se surpreende ao encontrar Pereirinha e Teodora em sua sala. Amor e Revolução SBT – 22h15 Até o fechamento desta edição a emissora não disponibilizou o capítulo.




O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

B5

Social

www.ojornalweb.com cultura@ojornal-al.com.br

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Alexandre Rezende

Alexandre Rezende

Mano Menezes e Ricardo Teixeira no jantar que o empresário José Victor Oliva e a mulher, Tatiana Sanches, ofereceram em homenagem ao locutor Galvão Bueno e sua mulher, Desiree Soares Felipe Massa também esteve presente ao jantar Alexandre Rezende

Alexandre Rezende

As asas do Timão O Corinthians recebeu proposta de R$ 220 milhões de empresa que quer colocar seu nome no Itaquerão, novo estádio do clube. Diz que recusou. "Queremos um valor maior, R$ 350 milhões", diz Andrés Sanchez, presidente do alvinegro. A proposta pelo "naming rights" seria de uma companhia aérea. Estrangeira.

Inglês já vê A "suspeita" seria a Emirates, que já batiza o Emirates Stadium, em Londres. Sanchez não confirma.

Senhor torcedor No jantar que o empresário José Victor Oliva ofereceu a Galvão Bueno, anteontem, em SP (fotos ao lado), Sanchez revelou que ajudou o Santos a manter Neymar. "Agora elogiam. Em 2014, quando ele for vendido e o Santos não receber nada, vão criticar. Mas o clube vai ganhar algo muito maior: o crescimento da torcida."

Mano & Neymar Mano Menezes, técnico da seleção, aposta que Neymar renova com o Santos em 2014. "O presidente do clube, Luis Alvaro, tem dito isso. E tudo o que ele diz acontece." Mano elogia Neymar: "Ele tem palavra, caráter. Me lembra o Anderson. Ele era pressionado para sair do Brasil. Ficou no Grêmio [time que Mano comandava]. E só tinha 17 anos".

Galvão Bueno em momento de descontração

Desiree Soares, esposa de Galvão Bueno Alexandre Rezende

Já vi esse filme

Paz no trânsito

Em uma roda em que se discutia o peso de Ronaldo, dizia-se que, mesmo assim, ele decidiu campeonatos para o Corinthians. Ricardo Teixeira, presidente da CBF, endossou: "E outro acima do peso [Adriano] pode ter decidido o campeonato no domingo". Teixeira completou: "Estou velho. O Ronaldo começou na seleção em 1993 comigo. E terminou comigo."

Rubens Barrichello levou na esportiva declaração de Felipe Massa de que deveria se aposentar. "É um amigo buscando o conforto [de outro amigo]. Achei bacana." Massa dizia: "Ele não gostou. Mas quero o bem dele. Um cara com a história do Rubinho não tem que ir atrás de dinheiro para correr [garantindo vaga na Williams]".

De volta para casa Arnaldo Hossepian deixará no dia 30 o cargo de secretário-adjunto da Segurança Pública de SP. Voltará para o gabinete do procurador-geral de Justiça, Fernando Grella. A expectativa é que seu sucessor também venha do Ministério Público.

Destaque Alagoas

Rubens Barrichello e a sua esposa, Silvana Barrichello

Senhora bola Ronaldo, que atuou nos bastidores para que Neymar fosse para o Real Madrid, diz que continua achando que o craque deveria ter partido para a Espanha. "Quem sou eu para aconselhar! Mas, para pegar aquela Bola de Ouro [prêmio de melhor jogador do mundo], você tem que estar lá [na Europa]."

Balada consciente O hospital Emílio Ribas vai colocar modelos em 13 casas noturnas, a partir de amanhã, para uma campanha de conscientização de jovens contra a Aids. Eles distribuirão 60 mil preservativos nas baladas. Também serão enviados 400 mil torpedos com alertas sobre o número de jovens diagnosticados e vídeos no Facebook, com mensagens de Adriane Galisteu e Paulo Ricardo.

Sai pra lá Depois de errar pela segunda vez a letra de uma das músicas de Chico Buarque - no caso, "Baioque" - no show que fez, anteontem, no Via Funchal, em SP, Maria Bethânia disse, rindo: "Isso é praga". Descalça, ela usou tornozeleira semelhante às que indianas usam para reverenciar seus maridos. Era uma homenagem a Chico.

Doce lar Ronaldo contou que suas filhas caçulas, Maria Sophia, 2, e Maria Alice, 1, vão estudar em casa até completarem sete anos. Só então vão para uma escola. "A Bia [mulher do craque] acha melhor assim. Ela quer juntar cinco mães e fazer um grupo que brinque e se socialize em casa." Os motivos, diz, "não me pergunte! Nem eu sei".

Tio Sam

D

esembargador Severino Rodrigues, do TRT/AL, reconhecido além das fronteiras alagoanas por suas decisões no campo jurídico

Depois de ter tido problemas com a emissão do visto para os EUA, por conta de um homônimo, o músico Marcelo Jeneci finalmente conseguirá embarcar para fazer shows no país. Ele se apresentará em Nova York, Washington e Miami, de 8 a 11 de dezembro.


O JORNAL l MACEIÓ, 24 DE NOVEMBRO DE 2011 l QUINTA-FEIRA

B6

Social

www.ojornalweb.com cultura@ojornal-al.com.br

Inside

Por Marcos Leão Com Flávia Farias inside@ojornal-al.com.br

Virada Atenção, baladeiros! O Enchanté Celebration já colocou à venda o segundo lote de ingressos para a oitava edição do Réveillon, que vai ser realizado na praia de Jatiúca, com direito a 12 horas de festa. Além de Saulo e sua Banda Eva, a festança vai trazer ainda outras dez atrações espalhadas entre palco principal e tenda eletrônica. Entre os DJs, o projeto Felguk, ranqueado pela Revista DJ Mag entre os 100 melhores do mundo, Paulo Pringles, Johnnie Pinton, Vácuo Live e Maybe 2. Já o menu terá delícias da Tantã, Boteco do Arroz, Divina Gula, Wanchako e Nirá. Os ingressos podem ser adquiridos na Flu Look. ANFITRIÃ | Competente que só ela, Rosiana Beltrão corta a fita, hoje, às 11h, da nova Estação Receptivo de passageiros do Porto de Maceió

Chiqueria em cena Querida que só ela, a gourmet Márcia Vasconcelos receberá beijos e carinho extra, hoje, pela celebração de seu aniversário. Finíssima por natureza, Vera Lerner reúne a chiqueria em peso, hoje, às 17h, para festejar mais um ano de vida, em seu apê. A tarde promete! A tudo de melhor empresária Marytânia Melro arma ‘parabéns pra você’ para seu herdeiro Bebeto Melro, reunindo amigos queridos e fiéis, claro!

Crescimento

Point

Os irmãos Junior e Eugenio Santos não param. Isso porque os empresários inauguram, hoje, mais uma loja Guido em Rio Largo. A nova loja vai oferecer diversas linhas de móveis e eletrodomésticos, localizada na região de Mata do Rolo, com direito a promoções e ofertas de abre. A loja faz parte da estratégia de expansão da empresa alagoana, que hoje atua ua também nos estadoss de Sergipe e Bahia. a. Tá do! podendo!

Antes de ser inaugurado na Avenida Deputado José Lages, o gastrô pub Fruts ganha um projeto de verão nas areias da Ponta Verde. Isso porque Eduardo Nobre armará, em frente ao edifício Tartana, em dezembro, um point de verão com a identidade do novo bar. Música e serviço não vão faltar. Ah, quanto ao Fruts, à inauguração deve ser, também, em dezembro.

Queiroz Filho comemora - e como!: pelo segundo ano consecutivo, ele foi escolhido o Publicitário do Ano no Prêmio Colunistas 2011, e sua agência, a Ampla, mais uma vez é a Agência do Ano da categoria Promoção.

FINA | Elegante por natureza, Ceres Vasconcelos recebe, hoje, poucos e ótimos para celebrar o Natal, com estilo e muito luxo, no stand do Maceió Facilities

Já é Natal?! Notícia boa para quem ama a temporada de Natal! O Palato já está com sua programação natalina, com direito à visita do papai Noel e tudo mais. O show-room de artigos de decoração está repleto de opções, assim como a área gastronômica, com panetones especiais e boas novas na adega. Sim, mamãe, haverá visita do bom velhinho: será nas sextas-feiras, dias 9, 16 e 23 (às 16 horas); e sábados e domingos, dias 10, 11, 17, 18 e 24 (às 11 horas). Já no dia 17 será celebrado o aniversário de 13 anos do supermercado, em um brinde na loja com para poucos e ótimos. Recado dado!

Herdeiro Felicidade pouca é bobagem. A empresária Fabrícia Feitosa toda orgulhosa com seu filho Manoel. O motivo? Ela mesma falou na sua página no Facebook. “Mesmo estando a mais de 12.000km de distância, saber que valeu a pena ter investido inves e acreditado no seu potencial. Em quase um ano de curso intensivo de inglês, com 8 horas diárias de estudo, numa turma de 15 alunos, apenas ele e mais dois alunos receberam o diploma. E ainda foi o escolhido para discursar discu em nome da Escola ELS. Agora estamos aqui na torcida para que tudo dê certo na inscrição da faculdade”, disse. Sucesso, garoto!

Mimos Mim Um dos eventos esportivos mais esperados do ano, o GP Brasil de Fórmula Fórmul 1, está chegando, e todos os portadores de cartões Mastercard Black e Platinum que adquiriram seus ingressos pelo Programa Mastercard Surpreenda terão benefícios exclusivos em Interlagos: finger S foods nos três dias da competição e uma visão privilegiada do circuito, já que qu a arquibancada coberta Mastercard fica no final da curva do d Senna, com ampla vista da reta oposta e de vários trechos da "S" do pista.Tá pista esperando o quê?

Cristiana Lemos e Camila Paes Mendonça lançarão, em breve, site de e-commerce da CiS, com joias da grife alagoana disponíveis para compra on-line em todo o Brasil.

Mix Que tal ta este combinado para a sexta-feira: Portugal, Angola e Brasil! Delícia, né? É qque Maria Gabriela e sua filha Irina Costa irão apresentar o show Humbiumbi, onde mostra os três universos culturais, numa história mesclada Humbium de memórias mem lusitanas e africanas assentadas num presente brasileiro. Na toada, os o sons alagoanos do fado e do batuque. E, para cantar essa história, Humbiumbi apresenta Willbert Fialho - que assina a direção musical - nos Humb violões, Jiuliano Gomes nos teclados,Wilson Miranda na percussão. Além violõe das pparticipações especialíssimas de Gustavo Gomes, Jan Claudio e Larissa Fontes.Tudo Fonte acontece no Espaço Linda Mascarenhas, às 20h. É só levar a animação. anim RSVP já!

Escurinho do cinema A cidade histórica de Penedo está fervendo. O motivo? Ontem aconteceu o abre do Festival de Cinema Universitário de Alagoas, que contou com a presença da atriz Alice Braga, um dos grandes nomes da cinematografia brasileira, que participou da abertura da Mostra Cineclubista - na Orla do São Francisco -, tendo a exibição do filme Cabeça a Prêmio, depois rolou um ótimo bate-papo sobre sua atuação artística na produção. O evento vai até o próximo domingo, no Teatro Sete de Setembro. O melhor? O público terá acesso gratuito a filmes da Mostra, mesas-redondas, oficinas, sessões de cineclubismo, apresentações de trabalhos acadêmicos, grupos de trabalho e debates.

É PIQUE | Stela Cavalcanti foi uma das aniversariantes mais festejadas de ontem, mas ainda segue recebendo muitos parabéns

Cenário Ce

TALENTO | Além de linda, Juliana Tenório mostra que é uma das arquitetas das mais pontuadas da seara

A coluna co acaba de descobrir que a cidade de Salvador será a sede da etapa et final do Mitsubishi Motorsports Nordeste. Depois de passar pelas capitais Fortaleza, Natal e João Pessoa, o rali de regularidade faz a alegria dos baianos. Belas trilhas pelas praias ao redor da irá fazer cidade esperam os participantes que vêm de todos os estados do Nordes Nordeste. Isso que é aventura no mais puro espírito 4x4!

BELA | Rafaella da Costa Barros sempre impecável nos melhores eventos da cidade

MODEL | Gabriela Marinho no backstage do desfile de Carol Paz, na Villa Pantai, onde reuniu figuras importantes da moda nacional


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.