OJORNAL 23/06/2011

Page 26

4

| QUINTA-FEIRA, 23 DE JUNHO DE 2011 | www.ojornalweb.com

TECNOLOGIA

CAPA

Ipad2 Depois do alvoroço inicial dos consumidores, finalmente esse bichinho quadrado que encanta o mundo chegou aqui na redação de O JORNAL. E, após um bate-papo coletivo, pudemos provar e colher opiniões gabaritadas dos colegas jornalistas sobre esse novo fenômeno de vendas do universo digital.

Eudes Cavalcante EDITOR DE TECNOLOGIA

impressão geral foi boa. De cara, o bicho é bonito, não muito diferente da primeira versão, um pouco mais elegante e mais leve. Oitenta gramas a menos do que o Ipad1 parece imperceptível, mas o torna menos mala de segurar. O design realmente proporciona conforto visual e uma pegada agradável. A editora de Turismo Nide Lins amou:"Adorei o 'brin-

A

quedinho', mas escrever algo no Ipad2 exige uma nova habilidade; é bem diferente do que digitar em um teclado normal. Ao digitar na tela touch screen, você não sente as teclas." Para suprir a dificuldade que os usuários do Ipad estão encontrando, foi lançado um teclado com dock. Ora, se podemos transformar o Ipad em um aparato tão próximo de um notebook, por que então não desenvolvem um Macbook com tela dobrável, como já existe em alguns laptops da HP?

Esse aparelho, que já vendeu só nos Estados Unidos mais de 1 milhão de unidades e esgotou o estoque na Espanha, não é apenas um e-reader. Na verdade abre um novo formato para livros digitais, muito diferente dos que estamos habituados a ver até hoje. Para o jornalista Roberto Miranda, "este aparelho vai alterar toda a lógica cultural e mercadológica dos livros. Vai criar um novo produto de informação e de entretenimento. Projetos editoriais poderão ganhar expressão e

imersão jamais alcançadas em outros suportes." A corrida frenética dos fabricantes no mundo inteiro em busca do tablet perfeito. Fujitsu, LG, Samsung, BlackBerry e tantos outros promovem a chegada de seus tablets com um barulho tremendo. A Apple, líder nesse segmento com 90% do mercado, lançou a segunda versão do aparelho. Mais fino, mais rápido e com câmeras para videoconferência. Tudo isso para se preparar melhor para a avalanche de modelos que chega ao mercado.

São novidades que vão confundir a cabeça dos consumidores, assim como acontece hoje com os laptops e celulares. O que se deve levar em conta na hora de adquirir um aparelho desses é que, em um primeiro momento, a real necessidade de se ter um. Os tablets estão caindo nas graças das empresas. Antes de comprar um tablet, observe se você é usuário em potencial, que vive em trânsito, viajando ou que não tem um laptop de boa qualidade.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.