Issuu on Google+

Ano XXII - Nº 892 - Tabatinga, 27 de Abril de 2012 E-mail: ojornaltabatinga@uol.com.br Site: www.ojornalnet.com.br

Esporte - Página 14 Copa TVtem de Futsal

Fundador: Benedito Aparecido Prevato Diretora: Elisabete Grizzo

CETESB atribui nota 8,8 para destinação dos resíduos sólidos em Tabatinga Página 03

Liga Jauense de Futebol: Nova Europa 02 x 00 TEC Pela Liga Jauense de Futebol, Tabatinga vai mal no campeonato, em último lugar do Grupo A com apenas 06 pontos, precisando ganhar de Boracéia neste domingo dia 29, jogo esse a ser realizado no Estádio Municipal Angelino Armando Del Duca, em Tabatinga. No domingo dia 22 foi à Nova Europa, voltando para casa com a derrota de 02 x 00, levando Nova Europa a 08 pontos, posição esta, mais tranquila no campeonato. Futebol, não tem lógica mesmo, pois Nova Europa que estava lá em baixo em sexto colocado veio para terceiro, num passe de olhos deixando o seu rival lá em baixo. No domingo Nova Europa vai a cidade de Dourado, onde enfrenta o time da casa.

Expressas de Tabatinga Copa Inter-Ligas TV TEM Vôlei (JAJ) JORI “Lençóis Paulista” Amistoso

Chuva adia 3ª Etapa GP Champions de MotoCross em Tabatinga Página 03

Gavião: Inclusão e Meio Ambiente iniciam novos cursos Página 07

R$ 2,00

Alunos de Nova Europa recebe o projeto “De quem é essa história?” Página 05

Prefeitura de Ibitinga inicia chamada dos 300 primeiros classificados para casa popular Página 04

Nova Europa adquiriu mais dois veículos Página 05

Dia 1º de Maio tem “Hugo & Tiago Futebol Clube” no Estádio Municipal em Tabatinga Página 07

Taça EPTV terá equipe completa de Gavião Gavião Peixoto participará no dia 28 de abril da abertura da Taça EPTV de Futsal, em Matão. O município estará representando por uma equipe completa da cidade. Durante o Congresso Técnico, Gavião foi sorteado no Grupo E e disputará a primeira fase contra Santa Gertrudes e Santa Lúcia. Há grandes chances de haver jogos no Osvaldão. Entre os 14 convocados para representar o município estão quatro jovens menores de idade, da base do sub-18, e três experientes jogadores com mais de 30 anos.

Arte: O Jornal


Tabatinga, 27 de abril de 2012

02 - "O JORNAL" - www.ojornalnet.com.br

A rtig o tigo PÚ IA DE a ) CA t i n g A a b TIG ( T a AN

BL

A IC

Prefeitura Municipal de Tabatinga

O poder da contemplação

Estado de São Paulo O Município de Tabatinga/SP torna público que foram Julgados, Homologados e Adjudicados os seguintes Processos Licitatórios:

Contemplar não é somente olhar para algo, É admirar profundamente, É estar atento a tudo o que acontece, E ao mesmo tempo não interferir.

CARTA CONVITE Nº 010/2012 – PROCESSO LICITATÓRIO Nº 032/2012, que tem como objeto a Contratação de empresa especializada para Prestação de Serviços de Publicidade de atos oficiais em Jornal de Circulação Municipal, com tiragem Semanal, e serviços de Assessoria de publicações em Jornal de Grande Circulação e Diário Oficial da União, em favor das Empresas: APL – ASSESSORIA E PUBLICIDADE LEGAL LTDA, quanto aos itens 02 e 03; e O JORNAL S/S LTDA – ME, quanto ao item 01. Tabatinga/SP, 11 de Abril de 2012.

A paisagem não se movimenta, Não aos olhos desatentos, Porém, àquele que contempla, Verá o que ninguém vê.

A r tig o tigo Será a revolução ética e moral? A queda de ministros, outras autoridades e servidores acusados de “malfeitos”, a apuração de supersalários e mordomias, inclusive no Poder Judiciário, a CPI para apurar a ação do crime organizado nas entranhas do poder, o anúncio do julgamento do mensalão, e até a queda dos juros elevadamente imorais praticados no nosso mercado, apontam para a possibilidade de um novo e sustentável Brasil. Dão, inclusive, a sensação de que já vivemos sob um clima de revolução ética, destinada a consertar a máquina pública, estancar a corrupção e criar condições objetivas para que cada instituição ou cidadão cumpra rigorosamente com seu dever. Aguarda-se, ansiosamente, que a CPI cumpra sua finalidade, os culpados do mensalão sejam condenados, a imprensa investigativa e fiscalizadora não seja importunada, e que os dispositivos de fiscalização e controle do Estado – Ministério Público, Polícia e Receita Federal e outros – tenham a liberdade para agir de forma republicana, apurando e denunciando as irregularidades sem levar em conta a identidade dos praticantes. Todos, indistintamente, devem cumprir com suas obrigações civis, sociais, tributárias, fiscais e outras e, em não o fazendo, ter a certeza da justa punição oficial. O pais precisa abandonar o cinismo. Acabar com a impunidade e aplicar os rigores da lei sobre todos que insistirem em descumpri-la. Processar e julgar os responsáveis por atos de corrupção, sonegação e descumprimento das normas vigentes. Não tolerar o crime e a contravenção em qualquer de seus formatos. Acabar com a tolerância, muitas vezes corrupta e criminosa, aos esquemas de poder paralelo que acabam por substituir o Estado e até a confrontá-lo. O originalmente inocente jogo-do-bicho, por exemplo, é uma escandalosa cumplicidade que precisa acabar. É proibido, mas funciona em toda parte e, por atuar no subterrâneo, gera uma série de crimes colaterais. Já que não consegue com ele acabar, o Estado poderia até legalizá-lo para poder fiscalizar sua execução e evitar a promiscuidade com o crime. Com isso, geraria empregos e arrecadação de impostos. No dia em que os indivíduos tiverem a certeza da punição, poucos serão os que ainda assim arriscarão a prevaricar ou agir ilegalmente. Por certo reduzirão as atividades ilegais, a sonegação, o contrabando, a lavagem de dinheiro, a violência e outros males hoje endêmicos. Feito isso, o país estará pronto para marchar rumo ao sonhado grande destino entre as nações. A pesquisa que aponta o governo de Dilma Rousseff com 64% de aprovação, suplantando as marcas de Lula (38%) e FHC (30%) em igual período, demonstra, entre outras coisas, a aprovação popular ao seu discurso moralizante e à, ainda tímida, “faxina” que tem promovido no governo. O clima é favorável. Está na hora de mudar (para melhor) o Brasil... Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) aspomilpm@terra.com.br

“Homens. não abusem da liberdade de pensamento” Deus criou à Sua imagem e dotou-o de todas as Suas virtudes. Portanto, o homem é totalmente livre,como Deus o é,e,do mesmo modo que Deus criou todas as coisas por meio da palavra,isto é,do pensamento, o homem pode manifestar tudo em seu corpo e em seu ambiente , usando a liberdade de pensar. Por causa dessa capacidade de criar livremente com o pensamento, muitas vezes o homem abusa da sua imaginação e acaba criando coisas negativas. Por exemplo,ao pensar “ Sou pobre , a pobreza se manifesta em sua vida; e,ao pensar “Sou fraco e doentio”,é acometido por uma doença. Deus esta nos dizendo." Homens, vocês receberam de Mim a liberdade de pensamento, mas não pensem em coisas que eu não criei como a pobreza, a doença, a velhice, a infelicidade, a desarmonia”. Masaharu Taniguchi Viver Junto com Deus – A verdade em 365 preceitos, 1. ed.,p.34

Associação Tabatinga Travesa Santa Maria, 445 - Vila Rossini Reuniões 3º feiras às 20:00h www.sni.org.br Programa Seicho-No-Ie no Ar! Rádio Centenário - FM 104,9 Todos os Sábados às 11:30h

Raras são às vezes, Em que as pessoas param, Elas estão desatentas, Pensando em seus problemas.

Incomparavelmente amplo, Estende-se pelos confins do Universo, Vencendo horizontes, Expandindo-se no Eterno. Maximiliano de Souza (Mestre de Kung Fu)

C roniqueta Encontros de Rua Ontem, quando eu degustava uma edição extra da “Revista Chapéu-deSol” - uma relíquia recém adquirida - sentado a uma das mesas do Café Millor, surgiu de repente o Wagner, brincando com a estampa na minha camiseta que vem fazendo sucesso. Ele pediu um café, para ser servido na mesa do lado de fora e foi para a calçada, ficar em pé, pitando o seu cigarrinho. Acompanhei-o e enveredamos no papo. Terminado o cigarro, ele se assenta e a conversa flui chegando ao fato de eu não fumar já há catorze anos. Contei a história - quem quiser saber basta ir ao sítio suacara e procurar pelo link "Cannabis Sativa" - e acabamos chegando ao asilo, por conta da dificuldade de largar o cigarro. Ao asilo (São Vicente de Paulo) eu cheguei por conta de rever um velho amigo - um carrinheiro - com quem me acostumara a trocar idéias, em longas conversas acompanhadas de café e cigarros, no terraço de casa. Lá, eu soube de seu Campos, de dona Dora e de outros dois alcoólatras, que estavam controlando a bebida sem maiores problemas, com a ajuda do AA, mas não conseguiam largar do bandido do cigarro. No meio dessa conversa, quando eu dizia ao Wagner que seu Campos era um negro retinto e carrinheiro, eu me lembrei de seu Geremias, que sumiu faz um bom tempo; não vem mais tocar a campainha para buscar as latinhas de alumínio que eu junto para ele. Onde andará esse negro velho? Eles vêm e somem, sempre como por encanto. Carlos Gama * Esta Croniqueta foi escrita no dia 08 de dezembro de 2011 e o meu amigo Wagner se despediu de mim (eu fazia companhia a ele, no hospital, depois da primeira sessão de quimioterapia) na manhã ensolarada do dia 18 de abril de 2012, aos quarenta e cinco anos de idade.

A inspiração sempre presente Presto muita atenção nas flores,pois elas me lembram você.Seu nascimento em setembro lhe trouxe o desejo de gostar da primavera.Da varanda da casa da praia você assistia a sua chegada.Era muito lindo olhar as montanhas todas coloridas. E o admirador dessas amigas via que elas estavam lá sempre no mesmo lugar,exibindo muito verde. Mas a primavera chegava e vinha mudar aquela paisagem, porque as nossas vizinhas se enfeitavam de cores.Na época de floração os pés de manacás se cobriam de flores. As flores que você tanto amava.Com as montanhas renovadas ,mais tranqüilidade e o encantamento daquele lugar ,nasciam seus novos escritos. Não temos mais a presença das nossas companheiras,não se tem mais você. Já vem vindo seu aniversario e a primavera logo chegara.Haverá primavera no céu?Acredito que sim. Da inspiração sempre presente,nesse ambiente acolhedor,haverá uma safra de bonitas e abençoadas crônicas.Assim tão longe , a sua Fruta da Terra continuara encantando,os seus leitores do céu. David, jornalista e escritor ibitinguense partiu em 21 de dezembro de 2.000. Neobi de C. Fereira

gem Mensa ensag ensa

Propagandas: ”O Jornal” e Agências Diretor Comercial: Júlio S. Bueno Diagramação: Marco Antonio Stucchi

PREGÃOPRESENCIALNº018/2012–PROCESSOLICITATÓRIO Nº 034/2012, que tem como objeto a Aquisição de Materiais de Construção para a manutenção de diversos Departamentos da Prefeitura Municipal de Tabatinga/SP, em favor das Empresas: DOQUINHA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA - EPP, quanto aos itens 01, 02, 22, 26 e 40; GÉOMIX ARTEFATOS DE CONCRETO LTDA, quanto aos itens 34 e 35; INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ARGAMASSA MARQUESI LTDA, quanto aos itens 15, 16 e 17; KI BLOCOS LTDA, quanto aos itens 03, 04, 05, 06, 07, 11, 12, 13, 14, 29, 30, 31 e 33; L B SOUZA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA, quanto aos itens 08, 09, 10, 18, 20, 21, 23, 24, 25, 27, 28, 32 e 41; L. C. BRIZOLARI & CIA LTDA – EPP, quanto aos itens 19, 36, 37, 38 e 39. Tabatinga/SP, 13 de Abril de 2012. PREGÃOPRESENCIALNº021/2012–PROCESSOLICITATÓRIO Nº 037/2012, que tem como objeto a Aquisição de Pneus e Acessórios para a Frota Municipal, em favor das Empresas: CELIO MILO DE ANDRADE EPP, quanto ao item 04, 06, 08, 21, 22, 25, 26, 30, 31 e 33; COMERCIAL AUTOMOTIVA S.A., quanto aos itens 01, 10, 11, 15, 16, 20, 24, 27, 29, 32, 34 e 35; e COPAL COMÉRCIO DE PNEUS E ACESSÓRIOS LTDA, quanto aos itens 02, 05, 12, 13, 14, 17, 19, 36, 37, 38 e 39. Tabatinga/SP, 18 de Abril de 2012. PREGÃOPRESENCIALNº022/2012–PROCESSOLICITATÓRIO Nº 038/2012, que tem como objeto a Aquisição de 01 (um) par de Tabelas de Basquete Hidráulica Elétrica para o setor de Esportes e Lazer, em favor da Empresa: MUQUE SPORT’S CONCEPTION ARTIGOS ESPORTIVOS LTDA, quanto ao item 01. Tabatinga/SP, 20 de Abril de 2012. PREGÃOPRESENCIALNº023/2012–PROCESSOLICITATÓRIO Nº 040/2012, que tem como objeto a Aquisição de Materiais de Limpeza para Diversos Setores da Prefeitura Municipal de Tabatinga/ SP, em favor das Empresas: DORIVAL STUGINSKI JUNIOR E CIA LTDA ME, quanto aos itens 03, 04, 14 e 20; JOSÉ MARCOS TOLARI, quanto aos itens 02, 07, 09, 11, 15, 16 e 19; INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS DE LIMPEZA MACATUBA LTDA. – ME, quanto aos itens 01, 08 e 17; SUPERMERCADO TOLARI LTDA, quanto aos itens 05, 06, 10, 13, 22 e 23; e W. SANCHES TUPÃ – EPP, quanto aos itens 18 e 21. Tabatinga/SP, 23 de Abril de 2012. PREGÃOPRESENCIALNº024/2012–PROCESSOLICITATÓRIO Nº 041/2012, que tem como objeto a Contratação de empresa para a locação de palco, som, iluminação e gerador para a realização das festividades de aniversário do Município, em favor da Empresa: MARCELA PERIM DE MORAES - ME, quanto aos itens 01, 02 e 03. Tabatinga/SP, 24 de Abril de 2012. PREGÃOPRESENCIALNº025/2012–PROCESSOLICITATÓRIO Nº 042/2012, que tem como objeto a Contratação de empresa especializada em serviços de segurança desarmada para a realização de eventos esportivos, culturais e demais eventos realizados pelo município de Tabatinga/SP, em favor da Empresa: DOIS CC SEGURANÇA LTDA, quanto ao item 01. Tabatinga/SP, 24 de Abril de 2012.

Char harg har ge

SE CAÍSTE Se caíste, ergue-te e anda. Caminha para frente. Regressa aos teus deveres e esforça-te a cumprilos. Ora, pedindo a Deus mais força para a marcha. Muitas vezes a queda é uma lição de vida. Quem cai sente do valor do perdão aos caídos. O futuro te espera... Segue e confia em Deus CHICO XAVIER - ditado por Emmanuel

Expediente CEP: 14910-000

PREGÃOPRESENCIALNº017/2012–PROCESSOLICITATÓRIO Nº 033/2012, que tem como objeto a Aquisição de Cestas Básicas para a Promoção Social do Município, em favor da Empresa: SUPERMERCADO TOLARI LTDA, quanto ao item 01. Tabatinga/SP, 12 de Abril de 2012.

Nada se impõe a tua frente, Deveras seu avassalador poder, De irromper todos os obstáculos, Atravessa calma e suavemente a tudo e a todos.

Semanário, Noticioso e Independente Rua Episcopal, 1.140 - Centro - Tabatinga/SP

Jornalistas Responsáveis: Luiz Henrique de Andrade/Julio S.Bueno M.T.B. 55.978/ 35.694

CARTA CONVITE Nº 008/2012 – PROCESSO LICITATÓRIO Nº 029/2012, que tem como objeto a Aquisição de Mobiliário para as Unidades Educacionais, em favor da Empresa: DINIZ MÓVEIS E METAIS LTDA ME, quanto aos itens 01, 02, 03 e 04. Tabatinga/SP, 12 de Abril de 2012.

Intocável mente infinita, É aquela que contemplando, Atinge o inatingível, Razão eterna do ser e de ser.

Tel/Fax. (016) 3385-1854 Site: www.ojornalnet.com.br E-mail - ojornaltabatinga@uol.com.br Fundador: Benedito Ap. Prevato Diretora: Elisabete Grizzo Tiragem 2.500 Exemplares

Impressão Final - Editora Grafisc - São Carlos - Tel: (16) 3368-3435

2n2os

A

Os artigos e matérias publicados com assinatura não correspondem necessariamente a opinião deste jornal, assim como pelas informações de anúncios pagos e outros espaços cedidos e comercializados a terceiros. Os colunistas credenciados no jornal não têm vinculo empregatício e, sim, a título de colaboração.


Tabatinga, 27 de abril de 2012 - www.ojornalnet.com.br

A IAN AR E Mga) D E n A S ati TIG (Tab AN

Pr ef eito José Luiz Pref efeito estigia o 16º JORI prestigia pr em Lençóis P aulista Paulista

Lençóis Paulista, cidade dos livros recebeu o 16º JORI (Jogos Regionais do Idoso) do dia 18 ao dia 22 de abril. Os Jogos Regionais do Idoso é organizado e realizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Fundo Social de Solidariedade, SEDS – Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Educação e Secretaria da Saúde, têm por objetivos valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a auto-estima para melhor convívio social de pessoas idosas. O prefeito José Luiz Quarteiro acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira dama de Tabatinga Tereza Cristina Januário Quarteiro e do vereador Nelson Soler estiveram presentes no último dia 19 prestigiando a competição de coreografias que envolveram 23 municípios do interior paulista. Todos ficaram satisfeitos em ver a bela organização, e rever grandes amigos e principalmente prestigiar de perto o trabalho que é desenvolvido pelo grupo da

Terceira Idade de Tabatinga. O prefeito José Luiz e a primeira dama Tereza Cristina estiveram ao lado da primeira dama do Estado de São Paulo Lu Alckmin e do Secretario Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Senhor José Benedito Fernandes. O prefeito Quarteiro aproveitou para estreitar ainda mais o contato com ambos, pois Tabatinga ganha muito com o bom relacionamento junto ao governo do estado. O município de Tabatinga participou com cerca de 20 atletas, competindo nas categorias de, atletismo, buraco, dominó e bocha, a atleta tabatinguense Sônia Souza de Aquino novamente fez bonito e terminou na 2ª colocação no atletismo, classificando-se para a fase Estadual do JORI. Os profissionais da educação física Leandro Justino, Carina Cirino e Éderson Aparecido da Silva foram os responsáveis pela delegação tabatinguense, os mesmos elogiaram os jogos e novamente ficaram satisfeitos com o desempenho de seus atletas na competição mais importante do ano para a terceira idade.

"O JORNAL" - 03

TABATINGA CETESB aatrib trib ui nota 8,8 par tribui paraa destinação dos rresíduos esíduos sólidos em TTaaba ting bating tingaa A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB divulgou neste mês de abril, o “Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares de 2011”. As informações são sobre as condições ambientais e sanitárias dos locais de tratamento e disposição final de resíduos domiciliares relativas aos 645 municípios paulistas. O número de municípios operando em condições adequadas em 2011 (422 municípios) corresponde a 65,4% do total de municípios do Estado e indica um percentual 15 vezes maior do que o observado em 1997, ano em que foi divulgado o primeiro relatório estadual. Tabatinga obteve nota 8,8. Em 2010 tinha sido 8,6. Já a pior nota obtida por Tabatinga foi no ano de 1997 com nota 3,5. A nota representa o Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR). Na região, o índice mais baixo ficou com Itápolis (6,1) e o mais alto, foi de Bariri e Jaú. Veja o quadro abaixo.

Chuva adia 3ª Etapa GP Champions de MotoCross em Tabatinga Estava tudo pronto para mais um grande evento na cidade de Tabatinga, porém a forte chuva que caiu no município durante todo dia 21 fez com que a pista ficasse imprópria para a pratica deste esporte radical e emocionante. Os organizadores do evento e pilotos realizaram uma reunião e mesmo sabendo dos riscos de adiar um evento, não encontraram outra saída, depois de algumas horas decidiram cancelar o evento que seria realizado nos dias 21 e 22 de abril e transferi-lo para os dias 05 e 06 de maio. Os organizadores prometem uma grande festa do MotoCross e convida novamente toda população de Tabatinga e de toda região para prestigiar mais uma etapa deste esporte. Sábado (05/05) - treino aberto às 14h. Domingo (06/05)- treino aberto às 10h e corrida às 13h. “Infelizmente a chuva fez com que o evento fosse adiado, porém não vamos deixar de realizar este evento que no ano passado foi marcante para o município, tenho certeza de que será um grande atrativo para a cidade de Tabatinga”, disse José Luiz, prefeito da cidade.

Saúde de Tabatinga realiza Audiência Pública Foi realizado no dia 23/04 na Câmara Municipal de Tabatinga a Audiência Publica referente a prestação de contas da Saúde do 1º Trimestre de 2012. Aprovada pelo conselho municipal de Saúde no dia 19/04/2012. 1. Valor das Receitas de Impostos e Transferências totalizaram em R$ 1.177.736,75 2. Valor dos Recursos Adicionais recebidos das esferas Federais e Estaduais para a Saúde foi de R$ 404.524,65 3. Valor das Despesas Liquidas com o Setor da Saúde no referido trimestre foi de R$ 1.604.069,24 4. Percentual de Aplicação foi de R$ 23,04%.

HOMENAGEM O dia amanheceu cinza e triste, apesar do sol que fazia. Quem deixa de dizer : Oi, bom dia! É uma pessoa muito querida e especial, é a nossa querida Maria Aparecida Poli, a Cidinha do escritório como popularmente era conhecida. Sempre alegre e feliz com todo mundo, levando alegria por onde passava, com um jeito espontâneo que só ela tinha. Tabatinga toda a conhecia, pois era dona do escritório contábil Poli à quase 40 anos. Reconhecida por todos pelo seu trabalho honesto,e um jeito diferencial de atender os fregueses. Era solteira, nunca casou, só se dedicava ao trabalho e aos seus bebês, como carinhosamente chamava um casal de cachorrinhos poodle, que eram os filhos que ela nunca teve. Viveu com eles por muitos anos, mas por uma virada crucial do destino, teve de entregálos a um Pet Shopp por causa de sua cruel doença. Certo dia levaram os bebês dela, e junto com eles uma parte de seu coração. Ficou um vazio, uma dor que ninguém pôde preencher, mas era necessário por recomendação médica. Sempre otimista e esperançosa, ela dizia que assim que fosse curada, ia pegá-los de volta. Só que a doença foi mais forte que tudo. Idas e vindas a Jaú, meu Deus! Quantos exames, quantas quimioterapias, quantas ? Nem sei dizer... Frequentava muito a minha casa, mas depois da doença deixou de frequentar. Com um sorriso no rosto,dizia que era quase uma cidadã Itapolitana. Sempre disposta a ajudar as pessoas, não via diferença entre pobre, rico, novo, velho, preto ou branco. Sua missão era ajudar a quem precisasse, ela fazia o bem sem esperar nada em troca, e se sentia bem e feliz assim. Ela nos deixa no dia 23 de abril. Tudo triste, muito choro, dor, revolta. As pessoas não queriam acreditar. Foi um funeral digno dela, flores... muitas flores, como na casa dela e no escritório. Por onde passou, uns choravam, outros respeitavam abaixando a cabeça sem dizer nada, outros diziam : a Cidinha do escritório, sempre ficará em nossa lembrança e em nossos corações. Um dia nos reencontraremos, minha querida irmã. Te amarei eternamente! Maria da Graça Poli Xavier (Lia)

Jaú 10,0 Bariri 10,0 Itaju 9,5 Matão 8,9 Tabatinga 8,8 Nova Europa 8,8 Borborema 8,7 Iacanga 8,5 Ibitinga 8,4 Taquaritinga 6,8 Itápolis 6,1

Gustavo Rossi Diretor Municipal de Saúde Gislene Ap. de Lima Batista Responsável pelo Setor

AVISO:

A Diretoria Municipal de Saúde informa a todas as pessoas de 60 anos ou mais, gestantes e crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses e 29dias que a “CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE”, terá inicio no dia 05 de Maio até 25 de Maio, das 08h00min as 17h00min, nos seguintes locais: - Centro de Saúde; - Posto de Saúde do PSF Jardim União; - Posto de Saúde do PSF Vila Santa Cruz; - Posto de Saúde do PSF Curupá; As pessoas com dificuldade em andar receberão a vacina em sua casa. Para que isso aconteça favor informar o nome e o endereço no Posto de Saúde, o mais rápido possível.


Tabatinga, 27 de abril de 2012

04 - "O JORNAL" - www.ojornalnet.com.br

IBITINGA Prefeitura inicia chamada dos 300 primeiros classificados para casa popular E AD AL AS ) G I a g T AN atin L - ab RA S (T NT ÇÕE E C E MA OJ NE PR CI

Praças do Jardim América e Paineiras I ganharão parque infantil Secretaria de Serviços Públicos prepara compra de brinquedos para montar um parque infantil em cada uma das praças: reivindicação dos moradores será atendida

As novas praças localizadas no Jardim América e no Jardim Paineiras I receberão um parque infantil, instalados no centro das áreas de lazer. A compra dos brinquedos é efetuada pela Secretaria de Serviços Públicos e vem atender aos pedidos dos moradores de cada um dos bairros que frequentam as áreas de lazer. As duas praças foram recém construídas e já abrigam grande número de famílias, todos os dias, principalmente aos finais de tarde e finais de semana. Os novos brinquedos servirão para a recreação das crianças, e como forma de socializar ainda mais as áreas de lazer, contribuindo para o combate à violência e a delinqüência, um dos focos de ações da prefeitura em 2012.

Nomes classificados até o 300º lugar da lista de Famílias devem comparecer na sede do CRAS, na Avenida Perimetral Leste A prefeitura iniciou nesta semana a chamada dos primeiros 300 colocados do programa Minha Casa Minha Vida, para os processos junto à Caixa Federal para a obtenção da casa popular. Os chamados farão parte da classificação para obter uma das unidades do Residencial Ibitinga III, localizado atrás do Cemitério, na região Leste, próximo à Vila Simões. O processo de obtenção dessas unidades está dividido em duas fases: nesta primeira fase a prefeitura está atualizando o cadastro dos 300 primeiros classificados, com endereço e telefone. Este trabalho deve durar cerca de 30 dias e todos os 300 primeiros habilitados devem se dirigir até a sede do CRAS, na Perimetral. Após isso, todos os atualizados receberão uma correspondência ou um telefonema com data e hora marcada para comparecerem novamente ao CRAS para preencherem documentações que serão enviadas à Caixa Econômica Federal. Os dados disponibilizados por cada morador serão conferidos pelos peritos da Caixa, para saber quem foi aprovado ou não. Os aprovados serão os contemplados das 216 unidades do Ibitinga III, na região Leste. O critério de aprovação será da Caixa Federal e levará em conta, por exemplo, dados como a renda da família, e se o inscrito no programa tem ou não financiamento de casa. “É importante que todos os inscritos até a posição 300 atualizem seus cadastros para que possamos o quanto antes dar início a chamada de um por um para o preenchimento das documentações e as aprovações junto à Caixa Federal. Quanto antes terminarmos essas fases, antes os moradores terão suas casas”, lembrou o prefeito Marco Fonseca, durante uma vistoria às unidades do Ibitinga III.

Quem deve comparecer à sede do CRAS? A partir desta semana, os classificados na lista que a prefeitura divulgou e que estão nas posições de 1º até 300º da listagem Família. Quantas listas foram divulgadas? Foram divulgadas 03 listas: FAMÍLIA, IDOSOS e DEFICIENTES. Apenas devem comparecer os inscritos na lista FAMÍLIA. Os inscritos nas outras listas não precisam ir até o CRAS, pois a prefeitura irá até suas residências. E se eu não sei a minha posição? O que devo fazer? Deve se dirigir mesmo assim ao CRAS. Há uma pessoa específica para averiguar a posição de cada morador inscrito. Se ele estiver acima da lista, deverá aguardar nova chamada. Se estiver até a posição 300, deve permanecer no local para atualizar seu cadastro, que será feito em outra sala. O que o inscrito irá fazer no CRAS, nestes dias? O inscrito até a posição 300 irá atualizar o cadastro, com endereço e telefone de contato. Essa etapa deve durar cerca de 30 dias, ou até quando todos os inscritos atualizarem seus endereços e contatos.

Tribunal Regional do Trabalho já prepara lei da criação da vara do trabalho em Ibitinga Em ofício remetido ao prefeito Marco Fonseca, Tribunal afirma que proposta de criação de lei para Vara do Trabalho de Ibitinga já está com o Tribunal Superior do Trabalho A criação da Vara do Trabalho de Ibitinga começa a ganhar corpo nas esferas estaduais e federais da Justiça. Em ofício enviado na semana passada ao prefeito Marco Fonseca, o Tribunal Regional do Trabalho comunica que o órgão já enviou ao Tribunal Superior do Trabalho uma proposta para a criação da Vara do Trabalho em Ibitinga.

“Venho informar o firme propósito deste Regional em dotar (...) Ibitinga com uma Unidade Trabalhista, (...) para tal propósito, foi elaborada e remetida ao Tribunal Superior do Trabalho proposta de anteprojeto de Lei”, especifica o ofício, encaminhado pela Diretora Geral do Tribunal Regional do Trabalho, Adriana Corchetti.

Ainda no comunicado, a diretora geral exaltou o empenho do desembargador do Trabalho para que seja aprovada a Lei. “Ciente das ações dessa Municipalidade (...) restou determinado pelo Exmo. Desembargador Presidente em exercício (...) que se comunicasse a necessária conclusão dos trâmites da eventual aprovação e publicação da lei de criação

da Vara do Trabalho de Ibitinga para posterior aceitação e transferência a este Regional (...)”. Agora, basta apenas a aprovação da lei para que Ibitinga possa ter uma vara do Tribunal do Trabalho, para o auxílio aos trabalhadores. Até hoje, quem precisa da Justiça do Trabalho tem de ir, no mínimo, para a cidade de Itápolis.

Saúde libera mais de R$ 330 mil para entidades da região A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo libera hoje (27) um repasse extra de R$ 11,9 milhões para auxiliar Santas Casas, hospitais filantrópicos e Apaes de todo o Estado. No total, 346 entidades serão beneficiadas. Somente na região de Araraquara, 14 entidades foram beneficiadas com um montante de R$ 331.428,40. Com os recursos, que deverão ser pagos em parcela única até junho, os hospitais poderão pagar fornecedores, adquirir materiais ou realizar pequenas reformas. Somente não receberão aquelas instituições que estiverem com

problemas de documentação, como pendências na prestação de contas, por exemplo. Segundo a Secretaria, o recurso é dividido conforme o volume de atendimento das entidades pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e visa auxiliar o equilíbrio financeiro das santas casas e hospitais filantrópicos que, em sua maioria, apresentam problemas de caixa em razão da defasagem da tabela de procedimentos do SUS, definida pelo Ministério da Saúde. Não foram incluídas, neste repasse, as instituições que já recebem recursos do programa estadual Pró-Santas Casas.

LEIA E ASSINE

O JORNAL TELEFAX.

3385-1854

Veja a lista das entidades beneficiadas na Regional de da repasse: Araraquara - Apae Araraquara - R$ 20 mil Araraquara - Casa Cairbar Schutel - R$ 40.053,98 Araraquara - União dos Deficientes Físicos de Araraquara (Udefa) - R$ 20 mil Araraquara - Cedeface - R$ 20 mil Boa Esperança do Sul - Santa Casa São Vicente de Paulo - R$ 20 mil Borborema - Hospital São Sebastião - R$ 20 mil Descalvado - Santa Casa de Descalvado - R$ 20 mil Itápolis - Santa Casa de Misericórdia de Itápolis - R$ 42.979,42 Nova Europa - Santa Casa de Misericórdia de Nova Europa - R$ 20 mil Porto Ferreira - Hospital Dona Balbina - R$ 28.395,00 Ribeirão Bonito - Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Bonito R$ 20 mil São Carlos - Apae São Carlos - R$ 20 mil Tabatinga - Santa Casa de Misericórdia de Tabatinga - R$ 20 mil Taquaritinga - Hospital de Olhos Lions Manoel Dante Buscardi R$ 20 mil

O que virá depois? Após isso, a prefeitura irá criar uma agenda com data e hora marcada para que cada inscrito que atualizou seu endereço possa voltar ao CRAS, com calma, e preencher os cadastros da Caixa Econômica Federal. Assim, cada inscrito será analisado pelo Governo Federal. Para esta segunda etapa, os inscritos serão chamados por

carta ou por telefone, daí a importância de ter o cadastro atualizado. Esta chamada deverá começar a partir de 14 de maio. Por que é importante fazer o cadastro da Caixa Federal? Porque é pelo cadastro único da Caixa que o morador será contemplado ou não com a casa popular deste programa Minha Casa Minha Vida. Para que ele assine um contrato com a Caixa e pegue sua casa popular, o inscrito no programa precisa passar por esse cadastro e ser aprovado. O cadastro único serve para que a Caixa Federal cruze informações do morador e descubra se ele realmente precisa da casa e se enquadra nas necessidades de renda baixa e de quem realmente não possui uma casa ou nunca fez um financiamento de casa, por exemplo. Para maiores informações, onde devo procurar? Nunca acredite em boatos. Sempre que tiver dúvidas, o morador deve procurar a prefeitura (3352-7000) ou ainda o CRAS (3342-6613/3341-7339/3341-7342).


Tabatinga 27 de abril de 2012

"O JORNAL" - 05

NOVA EUROPA

No opa adquiriu mais dois vveículos eículos Novva Eur Europa o em ferr a de trad s e a ta d Vis

upá Cur

Com recursos próprios, a Prefeitura de Nova Europa, recebeu nesta semana mais dois novos veículos. Trata-se de dois ônibus rodoviários,no valor de R$ 247.500,00 cada,para compor a frota de veículosnovos do Município. Os novos veículos são da marca Volkswagen modelo Solar para 45 lugares que, vai atender o município nas viagens para outras localidades, tais como, ensino superior, esporte, terceira idade, etc., proporcionando além do conforto mais segurança para os diversos setores. Segundo o prefeito Dr. Walter Willians Figueiredo, esta é mais uma conquista de toda equipe do Executivo Municipal. “Não

estamos medindo esforços para trazer melhorias para o município e hoje provamos que nosso trabalho inicial está proporcionando resultados grandiosos para Nova Europa”. Nova Europa se destaca nas aquisições de novos veículos, desde 2009 quando a atual administração tomou posse, o Município adquiriu veículos para diversos setores, trocando praticamente toda a frota, além de implementos agrícolas e tratores. Ao todo foram adquiridos 25 automotores e mais implementos e equipamentos agrícolas, como carretas, trituradoras e roçadeiras, segundo informações as aquisições não param, pois mais quatro Vans estão dentro do projeto.

Vista parcial do novo ônibus

Conforto também para o motorista

Rápidas de Nova Europa Ações de promoções a Saúde Projeto Agita Nova Europa Coordenado pela Drª. Fernanda Martinez com apoio de Drª. Mariana Bastos. Ação realizada no dia 04 de Abril de 2012 pela Equipe de Saúde, em comemoração ao dia do Agita São Paulo. Foi realizado caminha em torno da Praça da Matriz e finalizada com atividade física (durante 30 minutos) em frente à Igreja da Matriz.

Curso para gestantes Abertura e segundo encontro do primeiro curso de gestante 2012 realizado no Centro de Saúde. Estiveram presentes o prefeito Dr. Walter Willians Figueiredo e a primeira Dama Sra. Helena dos Santos Figueiredo. A primeira palestra foi ministrada por Dr. José Renato ,médico G.O. que explanou sobre o Pré-Natal. O segundo encontro foi ministrado pela Drª. Mariana Bastos, que esclareceu sobre as atividades físicas importantes a serem realizadas durante a gestação. Este curso teve inicio no dia 05 de Abril, terá continuidade todas as quintas-feiras á tarde, com palestrantes multiprofissionais. O encerramento está previsto para o dia 05 de Julho de 2012, com entrega de Kits e Certificado do curso.

Os novos veículos são da marca Volkswagen modelo Solar para 45 lugares confortáveis

Alunos de No va Eur opa rrece ece be o Nov Europa ecebe pr ojeto “De quem é essa história?” projeto Os estudantes dasEmef-s Anita Ferraz Malzoni, Professora NilvaCazetoKfouri e Professor Francisco Mitidieri participaram na manhã desta quinta-feira dia 26 de abril, no Centro Cultural de Nova Europade uma atividade diferente: um projeto de contação de histórias, realizado pelo SESC de Araraquara. É a segunda vez que Nova Europa recebe o projeto “De quem é essa história? “A Princesa do Reino de Pedra Fina”foi contada por Marcela Barbosa e Luciano Pacchioni. Também compõem a equipe a produtora Maria Alice Ferreira e um técnico de som. Através de convênio, as cidades solicitam as apresentações e se responsabilizam pelo transporte e alimentação da equipe do projeto, enquanto o SESC

disponibiliza os profissionais, cenários e som. A produtora Maria Alice explica que este ano estão sendo contadas histórias de autores contemporâneos. “Cada mês é trabalhado um autor, e as escolas visitadas pelo projeto recebem livros com todas as histórias trabalhadas no ano e com sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula”, diz. O projeto “De quem é essa história?” é realizado desde 2007 pelo SESC de Araraquara, com o objetivo de propiciar ao público infanto-juvenil encontros prazerosos com a literatura brasileira, como forma de incentivo à leitura e formação cultural. No primeiro ano, foram abordados os pioneiros da literatura infantil e juvenil do Brasil até a década de 60. Em 2008, o foco foi a década de

Celina Eleotério Fernandes recebendo o certificado

Entrega de certificado Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios de Tuberculose, referente ao ano de 2011. Entregue pela Diretora Regional de Saúde, Drª Maria Tereza Luz Eid à Diretora Municipal de Saúde de Nova Europa, Srª Celina Eleotério Fernandes. Em 5 de Abril de 2012, no DRS III de Araraquara. O certificado foi entregue devido a meta de 151% de cobertura anual, resultado do trabalho dos enfermeiros e a articuladora da Atenção Básica àSrª. ElenirMarilza de Souza.

Sistema de entrada com total segurança

Crianças prestam atenção nas explanações da história

Marcela Barbosa e Luciano Pacchioni

70, em 2009 a década de 80 e, ano passado, os autores de 90. O projeto é apresentado aos alunos do Ensino Fundamental no ciclo 01 do 1º ao 5º ano. Foi uma

manhã onde, não somente a garotada, mas os professores se divertiram, e o mais importante com total atenção à história contada pelos atores.

Foi uma manhã onde, não somente a garotada, mas os professores se divertiram

Tudo pr onto par pronto paraa o Dia 1º de Maio Grande público deve comparecer ao Centro de Lazer do Trabalhador Fotos arquivo O JORNAL

Este ano o evento começa às 8h00 e o término está estimado para as 13h00, com atrações para todas as idades. Ficou definido que no esporte serão realizadas as seguintes atrações: jogos de truco, malha, bocha e o campeonato de sete (futebol) entre solteiros e casados. A Saúde também estará participando dando atendimento, com uma barraca instalada, voltado às ações de promoção da saúde do trabalhador, sendo que, também, uma ambulância estará presente, para o transporte de emergência caso haja necessidade. Quanto a Promoção Social, serão expostos produtos artesanais confeccionados pela terceira idade em local apropriado. A Cultura

será a responsável pela apresentação das atrações, como show, brinquedos e demais diversões para o trabalhador e seus filhos. Já a Educação ficou com a responsabilidade da alimentação, tais como, cachorros quentes, refrigerantes, pipocas e água. A Diretoria de Obras e Serviços dará todo o suporte necessário com maquinários e mão de obra para realização do evento. Em 2011, a Prefeitura Municipal, realizou no dia 1º de Maio, uma grande festa em homenagem ao Dia do Trabalhador, também realizada no Centro de Lazer do Trabalhador, onde reuniu cerca de 3 mil pessoas. Para este ano os organizadores esperam pela presença de um número superior àquele.


Tabatinga, 27 de abril de 2012

06 - "O JORNAL"

ipal unic ra M âma C a g Anti

O Linguarudo tem o patrocínio de Funerária Sementes Pé na Cova, há 40 anos plantando o homem na terra Aqui enterro de sogra e feito em dois caixões, um para o corpo e o outro para a língua

SUPLEMENTO DO

"O JORNAL"

Nº 514

Olá lás santinhos e minhas santinhas do brejo moiado, comu taum oceis, i comu paçaram a semuna jóia? Noi também paçamu trabaiando por mor de escrevê as piadins proceis, mas vamu ki vamu sepre pra frenti, inté porkê si naum dê ajente dá uma impurradinha ki a coiza vai não é? Oia a coisa ta muito keta, pois ninguém fala de leiçoes, na cidade nê, i o mai gosado é ki naum é só aki em Tabatinga a tudo lugar ta a mesma coisa, mai o ki ta acontessendo nê? É ki a coisa agora ta feia, tem ki tê fixa limpa, i tem muito candidatim ki tem vontadi, mai ta sujo. Bom mai o ki noi tem ki vê com iço nê! Oia pro ceis um bom finar de semuna e bom advertimento, inté prokê na semuna ki vem tem mai. Fui!!!!

Oia!Alembrando oceis naum se eskessa! O Linguarudo participa do Pio do Jurupoca todo sabadim na Ternura FM as 8h00

Click do Linguarudo

Rapidinhas 01 - Nos dias atuais Primeira noite dos recém-casados. Na cama, a moça diz ao rapaz: - Sabe amor... Eu não disse a você, mas eu não sei fazer nada de nada! Então responde o rapaz, todo cheio de si, se achando a última bolacha do pacote: - Não se preocupe minha querida! Você tira a roupa, deita-se sobre a cama, e deixa o restante comigo. E ela muito meiga, responde: - Não, querido! Fazer amor eu faço desde os 12 anos, o que não sei é... lavar, passar, cozinhar, arrumar a casa... 02 - Honestidade de marido O marido lia o jornal, quando a esposa pergunta: - Você já percebeu como vive o casal que mora ai em frente? Parecem dois namorados! Todos os dias, quando chega em casa ele traz flores para ela, abraça-a e os dois se beijam apaixonadamente. Porque você não faz o mesmo? - Mas... querida...eu mal conheço essa mulher! 03 - Abuso Casal estava na cama conversando quando a mulher diz bocejando pro marido: - Vou dormir...boa noite - E ele diz: - Já vai dormir? Logo agora que eu iria abusar de você? E ela entusiasmada diz: - Então abusa vai, abusa. E ele diz: - Vai lá na cozinha pega uma cervejinha e algumas azeitonas pra mim. 04 - Ainda falam das loiras Fascinado com as tarefas domésticas, o marido resolveu lavar sua própria camiseta. Pouco depois de ter chegado perto da máquina de lavar, gritou para a esposa:

- Que programa de lavagem devo usar na máquina? - Depende da roupa - respondeu a esposa - O que diz na camiseta? - "Eu amo Floripa!" Desabafo da esposa: - E ainda falam das loiras... 05 - Noitede núpcias Na noite de núpcias, a Maria fala pro Joaquim: Tenho uma coisa muito importante pra te contar. Diga lá, meu amor. Eu não sou virgem. Ô Maria! Isso lá é hora de falar em horóscopo? 06 - Delegado Na delegacia, o delegado fala para um sujeito: Eu não consigo entender como é que o senhor, ao ver um homem agredindo a sua sogra, continuou de braços cruzados! Pois é, doutor! Eu até que estava com vontade de fazer alguma coisa, mas…. Mas o quê? É que eu achei que dois caras batendo numa velha seria muita covardia! 07 - Papagaio O cara entra numa loja de animais, querendo comprar um papagaio. Vê três louros idênticos, numa gaiola, e pergunta o preço. O dono da loja explica: O da esquerda custa quinhentos reais. É que esse é um papagaio especial. Sabe operar computador. Ah… E o da direita quanto vale? Esse custa mil reais. Porque, além de operar computador, ele domina Windows 7 e Macintosh. E o papagaio do meio? Esse custa cinco mil reais. E o que ele sabe fazer de especial? Nunca vi ele fazer coisa nenhuma, mas os outros dois só chamam ele de chefe. 08 - Excursão em Londres Um grupo grande de mulhe-

É melhor comprar… Um padre estava a distribuir Bíblias para as pessoas venderem e ajudarem as obras da igreja. De repente, chega um gago a oferecer seus serviços: - Pa… pa… padre, eu ga… go… gosta… taria de aju… ju… da… dar a ve… ve… nder bi… bi… bíblias! Comovido com a tentativa de colaborar, o padre deu umas poucas de Bíblias para o gago. No final da tarde, durante o acerto de contas, o padre ia perguntando aos colaboradores: - Você, quanto vendeu? - Vendi duas. - E você? - Vendi uma. - E você, quantas você vendeu? - perguntou ao gago. - Eu va… ve… ndi tu… tudo. - Tudo?! - espantou-se o padre - Mas como? - É sa… simples: eu cha… chegava pa… pra pe… pessoa e pa… pe… pe… perguntava: o se… senhor va… vai ca… comprar a bi… bíblia ou ca… quer que… que eu leia?

O J O R N A L A melhor opção Fone: 16 - 3385-1854

Estúdio do CCPR, onde é gravado o Piu do Jurupoca, com trabalhos técnicos de Edmilson Pinheiro

Em destaque: Chapéu branco, Tatá. Chapéu preto Roque de Rosa

O Click do Linguarudo, é uma braço aos amigos do Pio do Jurupoca, Roque de Rosa e Antônio Carlos Pedrosa (Tatá) pela Rádio Ternura FM, uma das emissoras do Complexo Centro Paulista de Rádio. Gravado às quintas-feiras, vai ao ar aos sábados a partir das 8h00. Roque conta as mais divertidas piadas do rádio brasileiro, com a participação de ouvintes e também do Linguarudo, que tem o prazer de te-los como companheiros. Valeu! Vamos que vamos, pois são pessoas como vocês é que fazem o verdadeiro rádio brasileiro. Sorria porque a vida nada mais é do que a beleza de estarmos vivos, e podermos compartilhar, o sorriso no nosso de cada dia!!! res pega um daqueles ônibus com 2 andares. Alguém decide separar as loiras no andar de cima e as morenas no andar de baixo. E lá vai o ônibus passeando por Londres. As morenas na maior algazarra, gritos, dança, alegria geral.. Uma delas percebe que as loiras em cima estão todas em silêncio e resolve ir ver o que está acontecendo. Lá chegando, verifica que estão todas com os olhos bem arregalados, todas sentadas, cinto de segurança, extremamente apreensivas, se segurando no assento, aí a morena resolve perguntar: - O que está acontecendo? Lá embaixo estamos nos divertindo, dançando, pulando, gritando, e vocês aqui todas deste jeito? E uma das loiras responde: - É meu amor, acontece que lá embaixo vocês têm motorista, né? 09 - Correndo atras do ônibus Ao sair do trabalho, Joaquim estava quase chegando no ponto quando viu o seu ônibus saindo. Correu, correu, correu... mas o ônibus foi embora. Assim que ele desistiu de correr viu o ônibus parando no próximo ponto. - Agora tu não me escapas... pensou ele. E disparou a correr

novamente. Quando estava a menos de dois metros do ônibus, ele foi embora outra vez. Inconformado, Joaquim pôsse a correr atrás dele novamente. Correu, correu, correu... mas o ônibus ia ficando cada vez mais distante. Quando ele parou, olhou e viu o ônibus parando no próximo ponto. Disparou a correr atrás dele novamente... e assim foi, correndo, correndo até que, quando deu por si, já havia chegado no seu destino. Todo esbaforido, entrou em casa e falou para a Maria, com ar de espertalhão: - Ó Maria, hoje eu economizei um Real! - Por quê? - quis saber ela. - Quando saí do escritório fui pegar o ônibus, mas ele já estava saindo. Então corri atrás dele e quando vi já tinha chegado em casa. - Ó Joaquim, como tu és burro! Por que não correstes atrás de um táxi, assim economizaria logo uns dez Reais!

Aquelas senhoras ? O menino Joãozinho está dentro do carro do seu pai, quando avista duas prostitutas na calçada… - Pai, quem são aquelas senhoras? O pai meio embaraçado, responde: - Não interessa filho… Olha antes para esta loja. Já viste os brinquedos tão lindos? - Sim, sim, já vi. Mas… quem são as senhoras e o que fazem ali paradas? - São… são… são senhoras que vendem na rua. - Ah sim?! Mas vendem o quê?? - pergunta admirado o garoto. - Vendem… vendem… sei lá… vendem um pouco de prazer! O garoto começa a reflectir sobre o que o pai lhe disse e, quando chega a casa, abre a sua carteira com a intenção de ir comprar um pouco de prazer. Está com sorte! Pode comprar 50 euros de prazer! No dia seguinte vai ver uma prostituta e pergunta-lhe: - Desculpe, minha senhora, mas pode-me vender 50 euros de prazer, por favor? A mulher fica admirada e, por momentos, não sabe o que dizer, mas como a vida está difícil, ela aceita. Leva o garoto para sua casa e prepara-lhe seis tortas de morangos. Já era tarde quando o garoto chega a casa. O pai, preocupado pela demora do filho, pergunta-lhe onde ele tinha estado. O garoto olha para o pai e diz: - Fui ver as senhoras que nós vimos ontem, para comprar um pouco de prazer! O pai fica amarelo! - E… e então… como é que se passou? - Bom, com as quatro primeiras não tive dificuldade. A quinta levei quase uma hora, tive quase que empurrar com o dedo, mas comi-a mesmo assim… A sexta foi com muito sacrifício! Ao final estava todo lambuzado… até derramei creme por todo o chão! Mas fui convidado a voltar amanhã… Posso ir?

Dr. Ronald Ap. de Rosa CRM 48450 Internações e Cirurgias no novo Hospital Aliança Gastroenterologia – Endoscopia Digestiva - Cirurgia Geral – Ultrassonografia – Vídeo-laparoscopia Cirurgia de Vesícula Biliar por Vídeo-Laparoscopia.

Fones: Clinica: (16) 3342-2711 Residência: (16) 3342-5708 Rua Domingos Robert, 1.260 Centro – Ibitinga –SP.


Tabatinga, 27 de abril de 2012

www.ojornalnet.com.br - "O

JORNAL" - 07

GAVIÃO PEIXOTO E ÚD SA DE O TR EN O C ga) A D atin G TI ab AN (T DA HA C FA

Inclusão e Meio Ambiente iniciam seis novos cursos Bambu está em andamento e outros cinco serão realizados em maio .

Saúde realiza atendimento diferenciado no Dia do combate a Hipertensão Equipe alerta sobre a importância da prevenção e controle A equipe de Saúde de Gavião Peixoto está realizando uma atividade especial para comemorar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. As atividades iniciaram às 8 da manhã e seguem até ás 20 horas, em frente ao Centro Municipal de Saúde. O objetivo da ação é conscientizar a população e garantir a prevenção com orientação e aferimento da pressão arterial. A data também é lembrada nas roupas da equipe da saúde que hoje vestiu vermelho. A enfermeira Loren Tomasetto, afirma que é ressaltado aos participantes a importância de uma alimentação equilibrada, os vilões da alimentação e a importância da prática de exercícios. “Medir a pressão frequentemente também é fundamental, pois muitos desconhecem que já enfrentam a doença. Hoje com certeza alguém ficará surpreso após o aferimento”, ressalta.

do curso de Ovinocultura, sobre criação de ovelhas. A capacitação tem um ano de duração. Nos dias 16, 17,18 e 19 haverá uma nova edição do curso de Cultivo de Orquídeas. A qualificação já foi realizada o ano passado e se firmou como um sucesso. Já no dia 22,23,24 é a vez de um novo curso de artesanato com Fibras Vegetais, em que será utilizado as folhas de coqueiro.

Confira as datas e cursos do mês de maio 27 e 28 abril - Processamento artesanal de Milho (Culinária) 4 e 5 de maio - Processamento artesanal de Carne de Peixe (Culinária) 5 e 6 de maio - Cultivo de Pupunha ( Plantio e retirada do palmito) 10,11 e12 de maio - III Módulo de Ovinocultura ( Criação de Ovelhas) 16,17,18 e 19 de maio - Cultivo de Orquídeas (Plantio e cuidados) 22,23 e 24 de maio - Artesanato com Folhas Vegetais

Fratuci afirma cursos com curta duração, tem sido essenciais para muitos trabalhadores. “Alguns oferecem mais oportunidades de empregos, dá a chace de melhorar o salário e outros têm função social, de promover uma atividade diferente ao trabalhador, porém muitos ainda transformam o aprendizado em fonte de renda. Desde que iniciamos este trabalho em 2009, muitos tem sido os frutos colhidos, afinal já foram

Prova do Conselho Tutelar será neste domingo Votação será no dia 27 de maio

potássio, consumo excessivo de álcool, além de intolerância à glicose e diabete, tabagismo, estresse e menopausa. Hipertensão Hipertensão arterial ou pressão alta ocorre quando a pressão sistólica (pressão arterial quando o coração se contrai bombeando o sangue) em repouso é superior a 140 mm Hg ou quando a pressão diastólica (quando o coração relaxa entre duas batidas) em repouso é superior 90 mm Hg ou ambos.A hipertensão, embora pouco conhecida, atinge uma média de 20% a 25% da população brasileira, sendo que esta estatística sobe para 50% nas faixas etárias mais avançadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou-a como uma das 10 principais causas de morte no mundo. Além disso, é um fator agravante para as doenças cardiovasculares, número um em causa de mortes no planeta. Logo pela manhã o evento contou com a participação da turma da Caminhada da Saúde. Formado principalmente por idosos, o grupo que realiza caminhadas com o acompanhamento de fisioterapeuta e enfermeira, já tem a pressão aferida após a atividade física, mas receberam o alerta dos alimentos que podem agravar a doença. “Observar os rótulos é essencial, pois muitas vezes, mesmo não sendo salgado, o alimento contém sódio, um conservante que afeta quem faz o controle da pressão. E lembre-se, após passar a ter hipertensão, tem que controlá-la constantemente e para sempre. Há tratamento, mas não cura”, alerta a enfermeira Lílian Sampaio. Como medida de prevenção, devese controlar os fatores de risco, como o excesso de peso, sedentarismo, elevada ingestão de sal, baixa ingestão de

entreguem mais de 4 mil certificados”, comemora. Nos dias 4 e 5 de maio será realizado o curso de Processo Artesanal com Carne de Peixe. Os participantes aprenderão desde limpeza e preparo, até diversas receitas. Já nos dias 5 e 6 começam as aulas sobre o Cultivo Pupunha, desde o plantio até a retirada do palmito. Já nos dias 10, 11 e 12 haverá o terceiro mdulo

A Secretaria de Inclusão Social em parceria com Agricultura e Meio Ambiente, através do Senar, estão com inscrições abertas para cinco novos cursos. Somente neste mês de maio será realizado curso de Ovinocultura, Processo Artesanal de Peixes, Cultivo de Pupunha, Cultivo de Orquídeas e Artesanato com Fibras Vegetais. Também está em andamento o curso de Processamento Artesanal de Bambu e nesta sexta e sábado será realizado o de Culinária com Milho, na Cozinha Piloto. O prefeito Roni

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Gavião Peixoto, realizará neste domingo a prova escrita para mais de 40 pessoas candidatas a Conselheiros Tutelares. O processo faz parte da escolha democrática de cinco pessoas que ficarão no cargo pelos próximos anos. A prova será aplicada no Espaço do Saber ás 9 horas, mas o candidato deverá chegar com meia hora de antecedência. As trintas questões testarão conhecimentos referentes ao Es-

tatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em sequência, irão para o processo eleitoral apenas os participantes que acertarem mais de 15 questões. Assim, no dia 27 de maio, serão eleitos os cinco candidatos mais votados e como suplentes os candidatos da sexta a décima posição. Ainda em junho os eleitos participarão de um curso preparatório para a função. Natália Fratuci, presidente do CMDCA, ressalta a importância da realização do processo democrático a favor da proteção dos

direitos da criança e adolescente. “Fundamentais para a proteção de nossos menores, estamos realizando um processo democrático de forma transparente. A participação e envolvimento da população serão fundamentais para a escolha de pessoas comprometidas com este trabalho”, finaliza. Hoje atuam como Conselheiros Tutelares no município: Luiz Antonio Lustre Amador, Márcia Cristina de Abreu Venditti, Maria Lúcia Lopes, Mateus Fratuci Peixe e Kátia Pires.

TABATINGA

Continuam os shows na Praça da Matriz em Tabatinga Neste sábado (28) a festa continua na praça da matriz a partir das 22h com um show especial do cantor Thyago Bruno, os amigos tabatinguenses vão balançar com o melhor do sertanejo universitário no calçadão da praça. Já no domingo o palco receberá por volta das 22h a Banda Cadeia Nacional, a mesma já realizou shows na cidade e agradou demais. O show promete ser muito animado e com diferentes estilos musicais. Hugo & Tiago conhecidos nacionalmente realizam o último show em comemoração ao aniversário de Tabatinga na noite de segunda-feira (30) véspera de feriado nacional. O calçadão da praça da matriz deverá receber um grande público por volta das 22h para acompanhar a dupla que promete ser um presente aos olhos tabatinguenses. No dia 1º de Maio tem “Hugo & Tiago Futebol Clube” no Estádio Municipal em Tabatinga:

Depois de realizar o show na praça da matriz na noite de segunda-feira a dupla Hugo & Tiago se dirigem ao hotel e na manhã de terça-feira, estarão marcando presença no Estádio Municipal, “Angelino Armando Del Duca”. Por volta das 10h o time de Hugo & Tiago enfrentará um selecionado tabatinguense com portões abertos para toda a população, será uma manhã especial

para que os fãs dos cantores possam se sentir ainda mais próximo da dupla e acompanhar também o desempenho de amigos e familiares nesta partida de futebol. (Assessoria Prefeitura)

LEIA

E

ASSINE

O JORNAL


08 - "O JORNAL" - www.ojornalnet.com.br

Tabatinga, 27 de abril de 2012


Caderno2 www.ojornalnet.com.br - O Jornal - Tabatinga, Sexta Feira, 27 de abril de 2012

Globo registra cinco nomes para o programa de Fátima Bernardes A Globo já tem data e nome previstos para o novo programa de Fátima Bernardes. A volta da âncora ao ar deve acontecer no dia 9 de julho, pouco antes do início da Olimpíada de Londres, que será exibida pela Record. A emissora registrou vários títulos para serem usados no programa, mas trabalha com nome provisório de “Se Liga na Fátima”. Outros possíveis nomes são “Fátima, Bom Dia”, “Ligados em Você”, “Demais” e “Ligados na Fátimas”. Fazem parte da equipe o ator Gregório Duvivier, a jornalista Lília Teles, o humorista Marcos Veras e o músico Branco Mello. Procurada, a Globo diz que ainda não fechou o nome e a data de estreia do programa. A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta terça-feira (24).

Sérgio Mallandro é barrado para ser apresentador do “Pânico” do SBT Sérgio Mallandro foi uma das opções cogitadas para comandar o “Circo Eletrônico”, espécie de “Pânico” que o SBT está preparando. O nome, contudo, esbarrou no departamento comercial da emissora, que acha que ele não agrada muito o mercado anunciante. O SBT segue atrás de um comandante para o novo programa. Rafael Cortez, do “CQC” (Band), foi sondado, mas não aceitou o convite. A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta terça-feira (24). (Fonte: F5)

Após quatro plásticas, exBBB Monique assina contrato com a “Sexy” A ex-BBB Monique Amin, 23, fechou contrato para posar nua para a revista “Sexy”. Ela será capa da edição de junho da revista e deve competir nas bancas com Babi Rossi, a panicat carequinha, que será capa da “Playboy”. O contrato foi assinado na segunda-feira (23), após muita negociação. De acordo com a revista, o ensaio é considerado “um dos mais esperados pelos leitores da publicação”. Monique se submeteu recentemente a uma recauchutagem geral : fez lipo, levantou o seio —que já tinha prótese de 300 ml—, colocou bioplastia no bumbum e no nariz. Apesar de, na ocasião, já estar negociando com as revistas masculinas “Playboy” e “Sexy”, ela disse que essa não foi a motivação para as “melhorias”. Fonte: F5


Tabatinga, 27 de abril de 2012

10 - "O JORNAL" - www.ojornalnet.com.br

GALERIA DOS PREFEITOS DE TABATINGA

Fotos Arquivo O Jornal publicadas na Ed. 243 de 23 de Abril de 1999

OLA ESC A DA IGUEL R R M FA FAN DALLA tinga) AB (Taba

Parabéns Tabatinga pelos 87 anos!!!

2.004 e 2.007 José Luiz Quarteiro

Dentistas

SAÚDE Brasil enfrenta problemas como pobreza e obesidade no campo da nutrição em saúde pública, diz Abrasco Precisamos, de fato, de políticas que resgatem a população da pobreza e da miséria. E o Brasil pode contribuir para esse cenário internacional de maneira importante”. Outro problema que o país enfrenta, conforme ressaltou, é uma expressiva parcela da população com sobrepeso. “Mais da metade da população já começa a dar sinais de sobrepeso”. Segundo Facchini, a obesidade é um problema grave de saúde pública no país, com consequências mais perversas, inclusive, para as populações mais pobres, que comem mais alimentos processados, com grande quantidade de ingredientes à base de gordura, sal e carboidratos. “São alimentos de pior qualidade, mais baratos e mais comumente oferecidos pelas grandes empresas”. destacou.

Médicos

Prefeitura Municipal de Tabatinga Alana Gandra Repórter da Agência Brasil

Utilidade Pública

Precisa-se: Vendedoras de Semi-Joias Consignadas. Ligar para Paulo 16-3253-2536;9717-1594 ou 9306-4834. Aluga-se pula-pula fone: 16-8171-0277 (Cristina)

O combate à pobreza também é um desafio dos nutricionistas conforme disse nesta sexta-feira (27), à Agência Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), Luiz Augusto Facchini. A entidade promove de hoje à segunda-feira (30), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o Congresso Mundial de Nutrição em Saúde Pública (Rio 2012). De acordo com Facchini, apesar dos avanços registrados até agora, o Brasil ainda tem alguns desafios na área de nutrição em saúde pública. Um dos avanços citados por ele foi a redução da desnutrição infantil de 20% para cerca de 5% ou 6% atualmente. “Foi uma redução muito impressionante”, disse. A redução da pobreza foi outro ganho que o país obteve a partir de programas de transferência de renda e de transferência condicionada, entre os quais se destaca o Bolsa Família, que é referência no debate internacional. No entanto, Facchini destacou que o país tem ainda 16 milhões de habitantes vivendo abaixo da linha de pobreza, o que representa um desafio. Segundo ele, há a necessidade de serem efetuados novos esforços para resgatar essas pessoas dessa condição precária de vida. “Se nós conseguirmos aumentar a renda das pessoas que ganham R$ 1 por dia para R$ 16 diários, poderíamos reduzir a insegurança alimentar grave, que é a fome e a falta de recursos para comprar comida. Poderíamos reduzir isso em mais de 20 ou 30 vezes.

Estado de São Paulo

Edital de Convocação para Audiência Pública Atendendo ao que dispõe o artigo 48, parágrafo único da Lei Complementar n.º 101, de 04 de maio de 2.000, CONVIDAMOS a população em geral em todos os seus segmentos para participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA, devidamente convocada, que terá lugar nas dependências da Câmara Municipal, localizada na Rua Quintino do Vale, 315 – Centro, no dia 03 de maio do corrente ano, a iniciarse às 14:00 horas, com término às 15:00 horas, ocasião em que serão discutidas questões afetas a inclusões e alterações das leis financeiras do município que trata o artigo 165 da Constituição Federal, incisos I, II e III, relativamente às leis de natureza financeira que trata o artigo 167 da C.F, compreendendo PPA 2010/2013, LDO e LOA de 2012. Para que ninguém alegue ignorância, vai este afixado no local de costume nesta Prefeitura. Tabatinga, aos 27 de maio de 2012.


Tabatinga, 27 de abril de 2012

SA INO UM A E L ÇA D T N A FO A PR RIZ T D MA

EDITAL DE PROCLAMAS Eu, Alfredo Luís Papassoni Fernandes, Oficial do Registro Civil de Pessoas Naturais da Comarca de Ibitinga – SP, faço saber que pretendem se casar e apresentaram os documentos exigidos: Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei. Lavro o presente para ser afixado nesta Serventia e publicado pelo jornal local.

www.ojornalnet.com.br - "O

Mortalidade infantil cai quase pela metade em dez anos, constata IBGE Prefeitura Municipal de Tabatinga Estado de São Paulo

JEAN RICARDO PEREIRA CANASSA e ALINE MONTEIRO PASQUAL Ele, de nacionalidade brasileira, solteiro, overloquista, RG, 340436025 - SSP/SP, com 28 anos de idade, natural de Ibitinga - SP (Ibitinga-SP Livro nº A-8, fls. nº 281, Termo nº 3066), nascido no dia vinte e oito de abril de mil novecentos e oitenta e três (28/04/1983), residente à Rua Aristóteles Lula, nº 93, Jardim Terra Branca, Ibitinga - SP. Filho de JOÃO DOMINGOS CANASSA e de ADIR PEREIRA CANASSA Ela, de nacionalidade brasileira, solteira, secretária, RG, 414111400 SSP/SP, com 26 anos de idade, natural de Ibitinga - SP (Ibitinga-SP Livro nº A-13, fls. nº 122, Termo nº 4897), nascida no dia vinte e oito de novembro de mil novecentos e oitenta e cinco (28/11/1985), residente à Rua Tofi Kalil Jacob, nº 98, Vila Maria, Ibitinga - SP. Filha de CARLOS PASQUAL e de DIRCELENE MONTEIRO PASQUAL Ibitinga-SP, 23 de abril de 2012.

LUCIANO MEIRA DE CASTRO RONCADA e GLAUCIA APARECIDA DE CAMARGO Ele, de nacionalidade brasileira, solteiro, vendedor, RG, 220842267 SSP/SP, com 38 anos de idade, natural de Ibitinga - SP (Ibitinga-SP Livro nº A-70, fls. nº 38V, Termo nº 35042), nascido no dia vinte e seis de fevereiro de mil novecentos e setenta e quatro (26/2/1974), residente à Rua Ovidio Braga, 515, Parque São Jorge, Ibitinga - SP. Filho de SEBASTIÃO RONCADA e de JOSELINA MEIRA DE CASTRO RONCADA Ela, de nacionalidade brasileira, solteira, técnica em enfermagem, RG, 21888816 - SSP/SP, com 40 anos de idade, natural de Ibitinga - SP (IbitingaSP Livro nº A-67, fls. nº 130, Termo nº 33012), nascida no dia dois de maio de mil novecentos e setenta e um (2/5/1971), residente à Rua Ovidio Braga, 515, Parque São Jorge, Ibitinga - SP. Filha de JOSÉ ANTONIO DE CAMARGO e de ODETE CORRÊA CAMARGO Ibitinga-SP, 23 de abril de 2012.

MAURICIO MACHADO DE MOURA e KARINA GALINDO SOBRAL Ele, de nacionalidade brasileira, solteiro, motorista, RG, 422055335 SSP/SP, com 23 anos de idade, natural de São Miguel Arcanjo - SP (São Miguel Arcanjo-SP Livro nº A-11, fls. nº 271, Termo nº 7344), nascido no dia nove de maio de mil novecentos e oitenta e oito (09/05/1988), residente à Rua Izolina Martins da Costa, nº 262, Jardim Santo Antonio, Ibitinga SP. Filho de MARCO ANTONIO DE MOURA e de ONDINA DOS SANTOS MACHADO DE MOURA Ela, de nacionalidade brasileira, solteira, auxiliar de produção, RG, 462162291 - SSP/SP, com 21 anos de idade, natural de Suzano - SP (SuzanoSP Livro nº A-104, fls. nº 126, Termo nº 62909), nascida no dia vinte de junho de mil novecentos e noventa (20/06/1990), residente à Rua Izolina Martins da Costa, nº 262, Jardim Santo Antonio, Ibitinga - SP. Filha de JOSÉ ROBERTO JACINTO SOBRAL e de MARIA CRISTINA GALINDO SOBRAL Ibitinga-SP, 25 de abril de 2012.

ROBSON CUSTÓDIO DOS SANTOS e TALITA NAIARA DE SOUZA DUTRA

Prefeitura Municipal de Tabatinga Estado de São Paulo

Ele, de nacionalidade brasileira, solteiro, costureiro, RG, 428246928 SSP/SP, com 26 anos de idade, natural de Ibitinga - SP (Ibitinga-SP Livro nº A-12, fls. nº 115, Termo nº 4492), nascido no dia doze de junho de mil novecentos e oitenta e cinco (12/06/1985), residente à Rua João Zapata, nº 320, Jardim Maria Luiza, Ibitinga - SP. Filho de VANILDO CUSTÓDIO DOS SANTOS e de EUDETE RODRIGUES DOS SANTOS Ela, de nacionalidade brasileira, solteira, auxiliar de produção, RG, 482317723 - SSP/SP, com 19 anos de idade, natural de Ibitinga - SP (IbitingaSP Livro nº A-26, fls. nº 255, Termo nº 10208), nascida no dia dezessete de julho de mil novecentos e noventa e dois (17/07/1992), residente à Rua Humberto Antonio Stanzani, nº 595, Jardim Natália, Ibitinga - SP. Filha de PAULO OLDERIGE DUTRA e de JANETE VIEIRA DE SOUZA DUTRA Ibitinga-SP, 25 de abril de 2012.

WESLEY SAMUEL BELLIZÁRIO LOURENÇO e ALINE DA SILVA LONGHO Ele, de nacionalidade brasileira, solteiro, publicitário, RG, 446131660 - SSP/SP, com 22 anos de idade, natural de Bariri - SP (Ibitinga-SP Livro nº A-21, fls. nº 97, Termo nº 8058), nascido no dia dezoito de agosto de mil novecentos e oitenta e nove (18/8/1989), residente à Rua José Martinelli Corrêa, 248, Vila Izolina, Ibitinga - SP. Filho de MARCOS ANTONIO ARRUDA LOURENÇO e de MARIA MEIER BELLIZÁRIO LOURENÇO Ela, de nacionalidade brasileira, solteira, costureira, RG, 41181977X SSP/SP, com 24 anos de idade, natural de Ibitinga - SP (Ibitinga-SP Livro nº A-16, fls. nº 316, Termo nº 6286), nascida no dia oito de julho de mil novecentos e oitenta e sete (8/7/1987), residente à Rua Luiz Henrique Adegas, 329, Jardim Bela Vista Sul, Ibitinga - SP. Filha de ANTONIO LONGHO e de GEUSA FERREIRA LONGHO Ibitinga-SP, 20 de abril de 2012.

Declaração de Extravio de Documentos

Termo de Responsabilidade: Declaro assumir inteira responsabilidade civil e criminal pela declaração que deu origem ao presente. Publicado Edição 891 dia 20/04/2012 Publicado Edição 892 dia 27/04/2012

Declaração de Extravio de Documentos Sr. Paulo Sergio Sgarbi, Natural de Tabatinga – SP, residente comercial no Sitio Santa Edwirges II , Bairro Tremembé, Tabatinga -SP, CPF sob o nº 090.280.418-93, comunica o extravio de um TALÃO de NOTA FISCAL DE SUA PROPRIEDADE CNPJ sob nº:08.072.859/0002-07 INSCRIÇÃO ESTADUAL: sob o nº 674.062.149-113 AIDF sob o nº 010.390 DE NUMERO 000.001 À 000.050 MODELO 4. Termo de Responsabilidade: Declaro assumir inteira responsabilidade civil e criminal pela declaração que deu origem ao presente. Publicado Edição 890 dia 13/04/2012 Publicado Edição 891 dia 20/04/2012 Publicado Edição 892 dia 27/04/2012

Isabela Vieira Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro - Dados divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a mortalidade infantil caiu quase pela metade entre 2000 e 2010. Os resultados gerais da Amostra do Censo 2010 constatam que o número de óbitos de crianças menores de 1 ano passou de 29,7 para 15,6 em cada mil nascidas vivas, uma queda de 47,6%. Entre as regiões do país, o Nordeste registra a queda mais expressiva da mortalidade infantil. No peíodo, o índice passou de 44,7 para 18,5 óbitos para cada mil crianças. Porém, ainda é o nível mais alto no país. O menor índice é o do Sul, de 12,6 mortes. De acordo com a pesquisa, os principais fatores responsáveis pela queda do indicador são as políticas de medicina preventiva, curativa, saneamento básico, programas de saúde materna e infantil, além da valorização do salário mínimo e dos programas de transferência de renda. O IBGE também destaca que a queda da mortalidade infantil está ligada ao aumento da escolaridade materna e à diminuição do número de filhos por mulher, observada desde a década de 1960. Entre 2000 e 2010, a taxa de fecundidade registrou queda e passou de 2,38 crianças por mãe para 1,9. A menor taxa é a do Sudeste (1,7 filho por mulher) e a maior, no Norte, 2,47. Segundo o órgão, dessa forma, a taxa de fecundidade no Brasil está abaixo do chamado nível de reposição (2,1 filhos por mulher), que garante substituição das gerações na população.

Prefeitura Municipal de Tabatinga Estado de São Paulo

Sr. ReinaldoTamberlini , Natural de Tabatinga – SP, residente comercial no Sitio Bom Jesus, Bairro Tremembé, Tabatinga -SP, CPF sob o nº 255.350.218-49 , comunica o extravio de um TALÃO de NOTA FISCAL DE SUA PROPRIEDADE , INSCRIÇÃO ESTADUAL: sob o nº 0674.0660.21000 AIDF sob o nº 001717 de 02/04/1997 DE NUMERO 01 À.050 , em nome do declarante.

JORNAL" - 11


Tabatinga, 27 de abril de 2012

12 - "O JORNAL" - www.ojornalnet.com.br

POLÍTICA

ONGs lançam programa Cidades Sustentáveis com propostas para candidatos nas eleições municipais Carolina Gonçalves Repórter da Agência Brasil Brasília - A menos de seis meses das eleições municipais deste ano, três organizações não governamentais (ONGs) lançaram, em Brasília, o programa Cidades Sustentáveis. Elas propõem que as diretrizes sociais, ambientais e econômicas, previstas no programa, sejam incluídas nos projetos dos candidatos a prefeito e vereador. Maurício Broinizi, coordenador nacional do programa, disse que a proposta também prevê que candidatos e partidos se tornem signatários do documento. “Com a assinatura da carta compromisso, os candidatos se comprometeriam a, quando empossados, em 2013, fazer o diagnóstico nos municípios e definir um plano de metas, visando a uma sociedade justa, democrática e sustentável”, declarou.

Segundo ele, 300 candidatos e dois partidos já assinaram o documento. Mas, para Broinizi, é importante que a sociedade participe do processo. “Sem a sociedade, não temos como pressionar, cobrar e fiscalizar. A partir de 16 de maio entra em vigor a Lei da Transparência [Lei de Acesso à Informação]. Teremos instrumento para exigir que todas as informações este-

jam disponíveis para o cidadão”, disse. O Cidades Sustentáveis foi elaborado pelas ONGs Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. O programa elenca diretrizes para o desenvolvimento sustentável das cidades, como economia de água, ampliação de áreas protegidas, melhoria de solo, promoção da agricultura e do reflorestamento e melhoria da qualidade do ar.

Para cada ação, o programa aponta exemplos de práticas que tiveram bons resultados e indicadores para que os administradores públicos possam avaliar a situação do município e os avanços com a adoção de novas medidas. “Temos muitas cidades com lixões a céu aberto, que desperdiçam água, que têm rede de esgoto aberta. Precisamos acelerar o desenvolvimento com sustentabilidade”, defendeu Broininzi.


Tabatinga, 27 de abril de 2012 - www.ojornalnet.com.br

"O JORNAL" - 13

POLÍCIA

PM ‘esconde’ colete antibalas para imagem ficar menos agressiva Desde o início do mês, o colete à prova de balas é utilizado sob a farda. A medida segue determinação do comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que iniciou a mudança no segundo semestre do ano passado. Devem ser adquiridos 83.553 coletes, mesmo número de policiais da área, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2011 feito com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os coletes antigos, muitos deles com prazo de validade perto do vencimento, estão sendo substituídos gradativamente nos batalhões. O novo equipamento pesa dois quilos, e é feito de aramida, polímero resistente ao calor e é sete vezes mais resistente que o aço, que protege de disparos de pistolas calibre nove milímetros, Magnum 357 e ponto 40. Os antigos eram 600 gramas mais pesados. No ano passado, quando a nova vestimenta passou a ser utilizada pelos policiais, o comando da Polícia Militar justificou que o policial com o colete exposto apresenta uma imagem muito repressora. A mudança moderniza o equipamento e pretende aproximar a população dos policiais, dentro da filosofia de polícia comunitária. Os primeiros a receber o equipamento foram 2,5 mil recrutas formados pela Escola de Soldados de Pirituba, Zona Oeste de São Paulo, em junho do ano passado. Opiniões A opinião de policiais é divergente. Alguns aprovaram a medida; outros ainda encontram dificuldades de adaptação. "O novo colete é bem mais leve, mas, em determinados dias, principalmente quando está calor, ele acaba sufocando o policial", diz um soldado que preferiu não identificar-se. Apesar das queixas, a decisão do comando deve ser mantida. O policial que for flagrado sem o equipamento ou utilizando-o de maneira inadequada será advertido pelo comandante. O policial pode utilizar a proteção diretamente na pele porque o colete é confeccionado com material antibactericida, mas a PM recomenda o uso de uma camiseta por baixo. (Araraquara.com)

Pol ccia ia R od ovi ria Rod odo inicia Ope o Operra o dia d do A Polícia Militar Rodoviária de São Paulo inicia nesta sábado T abalh o o policiamento na abalho (28) a Operação Dia dor Trabalho, reforçando malha viária do Estado com 4 mil policiais. A atuação reforçada segue até o feriado de terça-feira, dia 1º de maio. Na área da 1ª Companhia de Policiamento Rodoviário, que abrange as rodovias localizadas na região de Araraquara, São Carlos, Jaboticabal, Itápolis, Bebedouro, Barretos e Catanduva, serão desenvolvidas ações de controle de velocidade com a utilização de radar fotográfico e a operação vagalume com aumento na fiscalização para detectar veículos com problemas no sistema de iluminação e a ação saneamento para retirar de circulação os veículos em mau estado de conservação e segurança. Outra fiscalização importante será a verificação da manutenção de distância de segurança, ultrapassagens em locais proibidos, direção perigosa, bem como aquelas voltadas à prevenção e repressão criminal. Apenas na Rodovia Washington Luís (SP-310), na região de Araraquara, a previsão de tráfego durante o feriado é de 91,3 mil veículos. Durante os feriados prolongados as rodovias registram um aumento médio de 30% no movimento, sendo que em alguns esse aumento pode ultrapassar 100%. É conveniente evitar viajar nos seguintes dias e horários: - 27/04 - Sexta-feira, a partir das 17h até 02h do dia 28 de abril; - 28/04 - Sábado, das 06h às 13h; - 01/05 - Terça-feira, Dia do Trabalho, a partir das 12h até 02h do dia 02 de maio.

Briga entre irmãos termina em homicídio Uma briga entre irmãos resultou em homicídio, registrado na manhã de segunda-feira (23), em Ibitinga na Vila Maria. De acordo com informações de testemunhas, a discussão entre Áureo Benedito da Silva, (50) e Genilton José da Silva, (41), teve início logo cedo, por volta das 11 horas. A briga atraiu chamou a atenção de vizinhos que, saíram de casa, e viram Áureo caído no chão, na Rua Luiz Zaneti. Os populares tentaram chamá-lo, mas ele não respondia. Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi então acionada, socorrendo a vítima e levada ao Pronto Socorro da cidade. Áureo chegou inconsciente ao local. A Polícia Militar também foi acionada para registrar a ocorrência, e informou que o médico plantonista da unidade tentou a ressucitação cardíaca da vítima, porém sem sucesso, morrendo no hospital. O plantonista informou ainda aos policiais que Áureo foi golpeado nas costas por um objeto cortante, provavelmente uma faca. Genilton, autor do homicídio, e irmão da vítima, fugiu com a arma do crime. As investigações prosseguem na Delegacia local.

Trimestre registra aumento nos índices criminais de toda a região Os três primeiros meses de 2012, comparados ao mesmo período do ano passado, parecem ter sido mesmo dos criminosos. De acordo com as estatísticas trimestrais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a região teve aumento de criminalidade em praticamente todos os indicadores. Em Araraquara e Matão, destaque para os furtos de veículos. Matão, foram 121 delitos entre janeiro e março deste ano. Em 2011, cem. Em Araraquara a situação é mais preocupante: o crescimento foi de 86%, com 169 veículos levados. Os furtos tiveram salto significativo apenas no município de Américo Brasiliense: um crescimento de 73%. Nos três primeiros meses do ano, houve 43 três roubos a mais que no ano anterior. Em Matão, houve redução de 53,6% dos casos. Também não é de se comemo-

Assunto: Informação Saiu o Edital no Diário Oficial do Estado de São Paulo na data de 25 de Abril de 2012 que entre as datas de 02 á 23 de Maio de 2012, estarão abertas as incrições para Sd PM 2ª Classe (Masculino e Feminino) onde as incrições deverão ser realizadas pelo site www.vunesp.com.br; 2. Alguns requisitos básicos: 2.1 Ter no mínimo 18 anos completos e no máximo 30 anos; 2.2 Ter concluído o ensino médio ou equivalente, ou seja, 2º Grau Completo; 2.3 Ser habilitado nas Categorias “ B “ a “ E “; 2.4 Ter no mínimo 1,65 metros de altura se homem e 1,60 se mulher; 2.5 Não estar respondendo a Processo. 3. Salário inicial de R$ 2.242,38; 4. Número de Vagas: 1.160; 5. Qualquer dúvida entrar em contato com a PM de sua cidade ou pelo site informado acima. FERNANDO MIGUEL LÁZARO 3º Sgt PM Cmt do 3º Gp/PM

rar o índice de roubos em Araraquara. A variação entre um ano e outro é de 34%: este ano, foram 169 ocorrências registradas em três meses. Essa modalidade de crime em São Carlos praticamente não oscilou e, em Matão, diminuiu um pouco — de 24 para 20 roubos. Tráfico O destaque positivo do estudo é o crescimento do número de prisões de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Em Matão, a variação trimestral foi de 155%, em São Carlos de 140% e em Araraquara, 50,8%. Nas três cidades, foram 92 prisões a mais que nos três primeiros meses do ano passado. Homicídios cresceram O número de homicídios na região também apresentou crescimento no primeiro trimestre de

2012, se comparado a 2011. No ano passado, cinco pessoas foram assassinadas em Araraquara. No ano anterior, foram três. Matão, que não apontou nenhum homicídio no ano passado, já soma quatro

mortes em 2012. São Carlos registra cinco casos, Nova Europa, dois e Boa Esperança do Sul, um. Araraquara também teve um latrocínio neste período. Fonte: Araraquara.com


Tabatinga 27 de abril de 2012

18 - "O JORNAL" - www.ojornalnet.com.br

ESPORTE

iz atr aM ad raç ) P a a ial d ing arc (Tabat ta p Vis

Na realidade, nesta edição não podemos ter a certeza se o time de Tabatinga, continua na Copa TVtem de Futsal, porque não obtivemos o resultado até o fechamen-

Copa TVtem de Futsal: to desta edição, quando o time foi a cidade de Garça pelas oitavas de final, para enfrentar o mesmo Quatá que venceu Tabatinga no jogo de estréia no campeonato na cidade de Lins no último dia 10 de abril por 04 x 02. Após esse jogo Tabatinga foi a Jaú no dia 13 de abril para en-

Tabatinga continua na Copa TVtem de Futsal Equipe de Curupá

Público presente viu um futsal de raça da equipe de Tabatinga

Expressas de Tabatinga

frentar Lençóis Paulista vencendo-o por 06 x 01, e venceu Presidente Alves em casa nesta terça-feira dia 24 de abril por 05 x 03. Em jogo realizado no Ginásio Municipal, José Negrini, foi uma partida e tanto, onde o público presente viu um futsal de raça da equipe de Tabatinga vencendo de virada eliminando o time adversário que, veio com tudo, mas falhou, enquanto jogava na retranca aproveitando somente os contra ataques a equipe de

Tabatinga conseguiu superá-lo no tempo regulamentar, partindo para cima de seu adversário com mais raça, do que no primeiro tempo. Sem comentários vamos aguardar para ver o resultado desta sexta-feira que, segundo o técnico Fabinho, Tabatinga vai entrar com tudo eliminando Quatá, e vindo para casa com a classificação das quartas de final rumo quem sabe ao título tão sonhado pelo diretor de Esportes Demerval Francisco Prado.

Liga Jauense de Futebol: Nova Europa 02 x 00 TEC Pela Liga Jauense de Futebol, No domingo Nova Europa vai a Tabatinga vai mal no campeona- cidade de Dourado, onde enfrento, em último lugar do Grupo A ta o time da casa. O A.D. Douradense está com com apenas 06 pontos, precisando ganhar de Boracéia neste do- 07 pontos no campeonato, mas está tranqüilo, pois a vitória o mingo dia 29, jogo esse a ser realizado no Estádio Municipal coloca em uma boa posição, mas depende dos outros resultados. Angelino Armando Del Duca, em Tabatinga tem que partir com Tabatinga. tudo, pois Boracéia vem de uma No domingo dia 22 foi à Nova Europa, voltando para casa com boa campanha com 13 pontos ganhos lá em cima em primeiro a derrota de 02 x 00, levando Nova Europa a 08 pontos, posição esta, lugar, e é claro que não quer perder a sua posição, por esse motimais tranquila no campeonato. Futebol, não tem lógica mesmo, vo, vai lutar jogando possivelmente na retranca, com a zaga pois Nova Europa que estava lá em baixo em sexto colocado veio impedindo o ataque de Tabatinga chegar à grande área, mas deve para terceiro, num passe de olhos ser um bom jogo, vale à pena. Ginásio Municipal José Negrini deixando o seu rival lá em baixo.

Equipe do TEC (Tabatinga Esporte Clube)

Copa Inter-Ligas, Jogando dia 20/04 no Ginásio de Esporte pela Copa Inter-Ligas, a equipe de Futsal de Tabatinga goleou por 06 a 03 o time da cidade de M. Alto, o técnico Betinho aproveitou a oportunidade para observar vários jogadores.

TV TEM Pela copa TV TEM de Futsal, Curupá jogando na cidade de Assis contra Quatá foi derrotado pelo placar de 0 a 02 e assim encontra-se eliminado da competição.

Vôlei (JAJ) A equipe Feminina de Vôlei categoria Sub 18 jogando no Ginásio de Esporte ganhou de Araraquara por 02 Setes a 00. Já a equipe masculina não conseguiu realizar o mesmo feito da equipe feminina e acabou perdendo por 02 Setes a 00. Este resultado foi o mesmo da partida anterior disputada na cidade de Araraquara (Sábado 22/04) entre as duas equipes. A equipe feminina (Vôlei) volta a jogar novamente na cidade de Nova Europa neste sábado (28/04) com inicio as 16:00hs.

JORI "Lençóis Paulista" A Terceira Idade de nossa cidade participou no período de 18 a 21/04 na cidade de Lençóis Paulista e de forma brilhante destacouse nas modalidades em que participaram nessa faixa etária, o importante não é sempre vencer e sim (participar-competir) e realizar a integração e relacionamento entre as demais cidades. O destaque ficou para a atleta Sônia de Souza Aquino que conquistou o 2º lugar no atletismo, classificando-se para a fase estadual.

Amistoso No dia 1º de maio será realizado no Estádio Municipal a partir das 10:00hs um jogo amistoso entre a equipe da Dupla Hugo e Thiago que fará show na "Praça da Matriz" em comemoração ao aniversario da cidade. A equipe enfrentará um selecionado local. Compareçam!

(JAJ) Jogando no Estádio municipal na noite de Quarta Feira categoria Sub 18 o time de Tabatinga empatou em 02 a 02 contra o time de Boa Esperança do Sul.

Rapidinhas de Nova Europa Amador Regional

Equipe do Vila

Nova Europa vence o Derby e assume a terceira colocação

Jogando em casa e precisando do resultado o time da casa tomou iniciativa do jogo tentando furar o bloqueio de Tabatinga e conseguiu chegar ao primeiro gol com uma belíssima cobrança de falta do jogador Jaú, depois o jogo ficou truncado e no final do jogo Nova Europa no contra ataque novamente com o Jau fez o segundo gol e matou o jogo, com o resultado. Nova Europa assume a terceira colocação e a vizinha Tabatinga cai pra ultima colocação do grupo.

Vôlei feminino Pelos JAJ (Jogos Abertos da Juventude) neste sábado têm Nova Europa x Tabatinga na categoria Sub 18. A partir das 16h00 as duas equipes se enfrentam no Ginásio da Ponte, e espera a presença de um grande público.

Futsal de base Nova Europa estréia na taça Nelson Faria de Futsal de Base neste sábado dia 28/04 as 14h00 na cidade de Batatais contra o time da casa.

Gavião Peixoto Gavião inicia Escolinha de Vôlei Jogos começam no dia 28 com datas ainda a serem definidas Visando ampliar as opções em atividades esportivas, iniciou em Gavião Peixoto o Projeto de Vôlei. A Escolinha será realizada de terça e quinta-feira. Aos sábados será oferecida uma recreação aos participantes. As aulas serão dadas pelo experiente jogador Andrezão, o André Luiz de França e com o apoio do monitor Gleisson da Silva Pereira, o Jajá. Para o prefeito Roni, o objetivo vai além de desenvolver talentos e criar uma equipe no município, mas principalmente a função social de gerar mais uma atividade no período contrário a aula. "Estamos dando mais uma opção as meninas e atraindo jovens que não praticam o futsal. Esporte, Educação e Cultura são ferramentas que temos investido para gerar cidadãos envolvidos com o esporte e mantê-los longe das drogas. E o mais interessante é que teremos um renomado atleta a frente deste trabalho", conclui. Andrezão já atuou em times do Catar, Portugal, Espanha, além de equipes nacionais. "Mesmo para os praticantes de futsal, o treino envolverá equilíbrio e persistência. Além da função social, pretendemos preparar uma equipe para representar Gavião, mais este trabalho

Secretaria de Esportes de Ibitinga Equipes de Ibitinga já estão nas 4ªs de finais da Copa SESI de Futsal As Equipes de futsal da Secretaria de Esporte de Ibitinga, jogando na cidade de São Carlos pela Copa SESI, sob o comando do Prof. Elias, conseguiram a classificação para as quartas de finais. Confira os resultados: Categoria 97-98 São Carlos Club 06 X 08 Ibitinga Categoria 99-00 São Carlos Club 08 X 06 Ibitinga Atletismo Movimentado neste Sábado Neste Sábado de manhã, Ibitinga participa da Copa Juventude de atletismo em Araraquara com os seguintes atletas Rayara Saturnino 200m Joyce Roberta Soares 100m Francismara Regina 200m À tarde, cerca de 25 atletas, estarão participando da Corrida pedestre de Tanabi, Cambaratiba se despede da Copa TV Tem A equipe de Cambaratiba, que fez brilhante campanha na Copa TV Tem de Futsal, enfrentou na 3ª feira, dia 24, no ginásio da FIB em Bauru os donos da casa. Cambaratiba saiu na frente e ainda perdeu um pênalti, depois disso prevaleceu a melhor preparação dos atletas de Bauru, que jogando com apoio da torcida e em sua quadra, de dimensões oficiais, não deu chance para nossa equipe. Resultado final: Bauru 8 - Ibitinga 1 Ibitinga vence mais uma na Copa Record de Futsal Fem. Jogando em Barra Bonita na 2ª feira dia 23, A equipe de Futsal feminino da Secretaria de Esporte de Ibitinga, sob o comando de Chaguinha, conseguiu um resultado importantíssimo, ao vencer a forte equipe de Barra Bonita por 2 a 1. Copa Big Boys tem seqüência Sábado Pela Copa big boys neste sábado, dia 28, no período da manhã, Ibitinga enfrenta nas categorias sub 15 e sub17, as equipes do Jovens Talentos de Bauru, no Campo do Padilhão. Ibitinga fez Amistoso contra Américo Brasiliense A equipe de Futebol de Campo, Categoria Livre, da Secretaria de Esporte de Ibitinga, enfrentou a equipe de Américo Brasiliense, na cidade de Santa Lucia, em virtude do campo de Américo Brasiliense estar interditado. Placar final, 3 a 1 para Américo Brasiliense. Copa APV de vôlei, Ibitinga venceu em Porto Ferreira Na tradicional Copa APV de vôlei este ano, Ibitinga está participando juntamente com as cidades de: São Carlos, Rio Claro, Américo Brasiliense, Ibaté, Aguaí, Bariri, Arthur Nogueira e Porto Ferreira. Dia 22-04, sábado, Ibitinga, no voleibol Masculino adulto, jogou em Porto Ferreira e venceu a equipe local por 3 Sets a 0. Parciais: 17x25, 20x25 e 21x25. Próximo Jogo, dia 06 de na cidade de Aguaí.

será em longo prazo. Estamos felizes com a oportunidade e muito satisfeitos com o trabalho em desenvolvimento na cidade", revela Andrezão. Com mais esta atividade, hoje Gavião oferece Karatê, Futsal, Futebol de Campo, Basquete, Handebol, Tênis de Mesa e em breve haverá mais uma novidade: jiu-jitsu e judô. "Investir em Esporte é estimular cidadania. O Vôlei será mais uma atividade de disciplina e persistência, além de reduzir o tempo ocioso de nossas crianças e adolescentes", conclui Roni


Tabatinga, 27 de abril de 2011 - www.ojornalnet.com.br

"O JORNAL" - 15

L OTE 1ยบ H E L I S N AZ BR NGUE TEL TI HO TABA

Gabi Giansante, dia 03-05

Idicelia Beltrame Vazzoler, dia 28-04

Luiz Ricardo Martins, dia 25-04

Cristina Perri Cacheta Neto, dia 01-05

Marcelo Fucci (Filinha), dia 27-04

Wilson Ruffino, dia 24-04

Oscar Henrique de Souza (Kalique) - dia 27-04

Glauco Luiz Quarteiro, dia 27-04

Cidinha Serafim, dia 22-04

Gilselaine Cherino, dia 27-04


Tabatinga,27 de abril de 2012

16- “O JORNAL”

AGRONEGÓCIO Brasil pode importar abacate do Chile

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou os requisitos fitossanitários para a importação de frutos de abacate produzidos no Chile. As recomendações foram publicadas no Diário Oficial da União de sexta-feira (20/4), por meio da Instrução Normativa nº 9, e se referem ao tipo Persea americana do fruto. De acordo com a Instrução Normativa, os produtos deverão estar lavados, escovados, encerados e livres de restos vegetais, impurezas e material de solo. O envio deverá ser acompanhado do Certificado Fitossanitário - CF, emitido pela Organização Nacional de Proteção Fitossanitária ONPF do país exportador, com uma Declaração Adicional garantindo que o lote foi inspecionado e encontra-se livre de Pseudococcus calceolariae e

Brevipalpus chilensis. As partidas dos frutos serão fiscalizadas no ponto de ingresso no Brasil pela Inspeção Fitossanitária e estarão sujeitas à coleta de amostras para análise fitossanitária em laboratórios oficiais ou credenciados pelo Mapa. Os custos do envio das amostras e da análise fitossanitária serão do interessado em importar o produto chileno, que ficará depositário do restante da partida até a conclusão dos exames e emissão dos respectivos laudos de liberação. A ONPF do Chile deverá comunicar à ONPF do Brasil qualquer ocorrência de nova praga no território daquele país. No caso do descumprimento das exigências estabelecidas na Instrução Normativa, o produto não poderá entrar no Brasil. GLobo Rural On-line

Citros: o pico de safra de tahiti passou, mas preços não reagem

O preço da lima ácida neste mês está semelhante à média de abril do ano passado O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou os requisitos fitossanitários para a importação de frutos de abacate produzidos no Chile. As recomendações foram publicadas no Diário Oficial da União de sexta-feira (20/ 4), por meio da Instrução Normativa nº 9, e se referem ao tipo Persea americana do fruto. De acordo com a Instrução Normativa, os produtos deverão estar lavados, escovados, encerados e livres de restos vegetais, impurezas e material de solo. O envio deverá ser acompanhado do Certificado Fitossanitário CF, emitido pela Organização Nacional de Proteção Fitossanitária - ONPF do país exportador, com uma Declaração Adicional garantindo que o lote foi inspecionado e encontra-se livre de

Pseudococcus calceolariae e Brevipalpus chilensis. As partidas dos frutos serão fiscalizadas no ponto de ingresso no Brasil pela Inspeção Fitossanitária e estarão sujeitas à coleta de amostras para análise fitossanitária em laboratórios oficiais ou credenciados pelo Mapa. Os custos do envio das amostras e da análise fitossanitária serão do interessado em importar o produto chileno, que ficará depositário do restante da partida até a conclusão dos exames e emissão dos respectivos laudos de liberação. A ONPF do Chile deverá comunicar à ONPF do Brasil qualquer ocorrência de nova praga no território daquele país. No caso do descumprimento das exigências estabelecidas na Instrução Normativa, o produto não poderá entrar no Brasil. Globo Rural On-line

Mandioca: Oferta se estabiliza; demanda segue crescente

Na expectativa de um período de safra mais curto, e consequentemente de preços mais elevados, agricultores passaram a postergar a colheita de mandioca na semana passada em parte das regiões acompanhadas pelo Cepea Ao mesmo tempo, a demanda pela raiz vem se elevando a cada semana, uma vez que indústrias de fécula e de farinha pretendem aumentar seus estoques, que ainda são considerados baixos. Quanto ao rendimento de amido das raízes, apesar de ainda estar abaixo do esperado, tem aumentado gradativamente. Caso as temperaturas fiquem amenas, a expectativa é de que o rendimento se eleve ainda mais nas próximas semanas. Cepea

Recuo nas exportações de café

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), os resultados das exportações de café em grão não torrado foram inferiores em março Em relação a fevereiro último, o faturamento foi 4,02% inferior, ficando em US$510,75 milhões. O volume exportado também recuou, ficando em 119,9 mil sacas, 15,6% inferior ao volume exportado em fevereiro.

Destaque para o preço médio da tonelada métrica líquida do produto, que aumentou 13,7% em relação a fevereiro passado. Em março, recebeu-se US$4.256,00. Em relação ao mesmo período do ano passado, o faturamento e o volume ficaram 20,4% e 20,8% inferiores, respectivamente. O principal destino do café em grão brasileiro foi a Alemanha. Scot Consultoria


Tabatinga 87 anos