OJORNAL 02/08/2012

Page 26

8

www.mais.al l turismo@ojornal-al.com.br

O JORNAL l MACEIÓ, 2 DE AGOSTO DE 2012 l QUINTA-FEIRA

Turismo & Gastronomia

Festival do Lagostin em Ipioca Fotos: Nide Lins

Restaurante Vila Chamusca cria pratos com o crustáceo pescado em São Miguel dos Milagres

Lagostin à belle meunière tem sabor marcante; para acompanhá-lo, arroz (soltinho) misturado com a salsinha

NIDE LINS nidelins@ojornal-al.com.br

L

agostin parece camarão, mas não é. O crustáceo de água doce e salgada é maior e mais carnudo que o nosso camarão. No litoral norte de Alagoas, na cidade de São Miguel dos Milagres, ele reina nas cozinhas dos restaurantes e das pousadas. Mas também é preferido pelos chefs de Maceió, tanto que a chef Silvana Chamusca, a partir de hoje até setembro, promove o Festival do Lagostin. Hoje, noite de Lua cheia, tem a estreia do Festival do Lagostin no restaurante Vila Chamusca, com direito a show do duo Divina Supernova. Então, dá para imaginar o cenário, o rastro de Lua na praia de Ipioca, boa música e comida. Para acompanhar, vinho é a dica perfeita. Para começar a festa, filet de lagostin acebolado com manteiga de garrafa e batatas cozidas polvilhadas com salsinha. Além do sabor do crustáceo, o ponto alto é a textura macia da carne. Entrada leve e bem servida. No Vila Chamusca, na receita do peixe à belle meunière, tradicional prato da culinária francesa, o peixe é substituído pelo lagostin. “Os crustáceos são grelhados e depois adicionados ao molho de manteiga, cogumelos em lâminas, alcaparras e fatias finas de limão”, explica a chef. O lagostin à belle meunière tem sabor marcante e, não resta dúvida, o limão em fatias finas na manteiga faz a diferença. Para acompanhar, arroz (soltinho) misturado com a salsinha. Come-se muito bem, sem dó nem piedade, deixando saudades ao paladar.

Cozinha primorosa

Filet de lagostin acebolado com manteiga de garrafa e batatas polvilhadas com salsinha

Restaurante Vila Chamusca - Festival do Lagostin De hoje até final de setembro- Preços a partir de R$ 48,00 Abertura do Festival de Filet Lagostin no Vila Chamusca, hoje, com noite de Lua cheia, e ainda acontece o show do duo Divina Supernova, com o melhor do jazz, bossa nova, pop rock nacional e internacional e exposição de artes plásticas. Rua Cruzeiro, 130 - Alto de Ipioca - Informações: (82) 3355-1639.

Na cozinha de Silvana Chamusca não tem erro, os ingredientes são os melhores, bom azeite, manteiga, ervas... Outro detalhe importante é o ponto certo da carne do lagostin, porque se cozinhar demais ou ressecar perde o sabor. No cardápio do Vila Chamusca ainda tem: brochete de lagostin e camarão e batatas sauté; moquecas de filet de lagostin (ao molho de tomate, ao coco ou à baiana); filet de lagostin grelhado com ervas de provence, arroz à piamontese e batatas douradas; filet de lagostin com arroz à grega e batatas fritas e penne de lagostin ao creme de leite, queijo e alecrim. Bom, difícil é escolher o prato. Todos são bem servidos para dois, como exceção da massa (penne), que é individual. Como o festival vai até setembro dá para provar todas as receitas do pequeno e charmoso restaurante Vila Chamusca, que tem sempre Silvana e sua equipe para atender bem e com tempero alagoano.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.