Page 1

Informativo

ano 18

JUL

2018

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Arte, Reflexão e Poesia

Vem aí a 31ª edição do Fitub Durante oito dias, os palcos do Teatro Carlos Gomes receberão os talentos que compõem a 31ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub). O evento, que inicia dia 12 e segue até o dia 19 de julho, vai trazer 12 espetáculos para o público. Destes, dois são de grupos universitários catarinenses. Neste ano, a organização recebeu 92 inscrições entre grupos universitários e escolas livres de teatro. Deste total, 80 foram de grupos nacionais, de 16 estados brasileiros, e 12 internacionais, vindos do Chile

e Argentina. O Fitub é consagrado como um dos principais eventos de ensino, pesquisa e extensão do calendário acadêmico brasileiro e sulamericano. Quer saber o que vem por aí nesta 31ª edição? Então não deixe de acompanhar toda a programação nas mídias do evento: www.furb.br/ fitub ou facebook.com/FITUB. Os participantes de 2017 foram indicados pela Comissão de Curadoria dos espetáculos, formada por Fábio Hostert, Monica Siedler, Hebe Alves e Pépe Sedrez.

Confira os espetáculos selecionados pelo edital para o 31º Fitub: 1) Agonia da Morte das Fadas - Universidade de São Paulo (USP), São Paulo. 2) Auto da Compadecida- Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Santa Catarina. 3) Convención - Universidade de São Paulo e Pontificia Universidad Católica de Chile (USP), Santiago de Chile, Chile. 4) No Mundo da Rua- Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba. 5) Os Negros - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais. 6) Poderosa vida não orgânica que escapa - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro. 7) Resquício - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Santa Catarina. 8) Sebastian - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Sul. 9) Ser pó - Universidade de São Paulo (USP), São Paulo. 10) Tchernobil – Escola de Teatro Macunaíma, São Paulo. 11) Todas las anteriores - Escuela Metropolitana de Arte Dramático (EMAD), Buenos Aires, Argentina. 12) Zoé - Restos de uma vida nua - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Minas Gerais.


ESCOLA DE MÚSICA

CONHEÇA OS PROFESSORES DA ESCOLA DE MÚSICA Carolina de Almeida Coelho Wachholz Professora de Musicalização para Bebês, Musicalização I e Coordenadora do departamento de musicalização infantil. Na Escola desde 2007. Bacharel em Direito e pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente é graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Uniasselvi. Cursos Complementares e especializações: capacitação para professor no método da educação do talento para violoncelo – vol. I e II (Jaraguá do Sul); Oficina de Musicalização – Thelma Chan “ Que delícia...! o prazer de educar através da música!”; Oficinas do Música e Movimento – Uirá Kuhlmann “Introdução aos boomwhackers”, “Games percussivos”, “Percussão corporal no contexto escolar”, “Cânones em movimento”, “Música para Boomwhackers arremessados”, e “Dinâmicas Musicais com Objetos da Infância”. (Joinville); Oficina do Música e Movimento – Daniella Forchetti “ Dança Educativa”. (Joinville); Mini-curso Música para Bebês – Esther Beyer na Univali (Itajaí); Oficina Música para Bebês – Esther Beyer – UFSM (Santa Maria); Oficina Estratégias para a Musicalização Infantil – Gislene Natera Azor (Blumenau); Oficina “O ensino da música na Educação Básica” – Jusamara Souza ( Blumenau); Master Class de Violoncelo – Eduardo Bello ( Blumenau); Workshop de Violoncelo – Maestro Carlos Pietro (Florianópolis); XI Encontro Regional da ABEM Sul e IV Encontro do Laboratório de Educação Musical – UFSM (Santa Maria); XII Encontro Regional da ABEM Sul e V Fórum Catarinense de Educação – Univali (Itajaí); XVI Encontro Regional Sul da ABEM – Formação Humana, Ética e Produção de conhecimento – FURB (Blumenau); Oficina “Planejamento e Prática musical na educação infantil, o jogo musical e a audição ativa – Tiago Madalozzo e Vivian Dell’Agnolo Barbosa Madalozzo - FURB (Blumenau); Workshop de Bateria e Percussão – Luiz Carlos Coelho Pinto e Wesley Izar (Blumenau); Oficina de Gestão da Corporação do Projeto Bandas-SC – Neiva Ortega (Blumenau); Na experiência profissional: Professora de musicalização infantil e coordenadora deste departamento desde 2007; Violoncelista na Orquestra da FURB (Blumenau) de 1998 a 2009; coordenação e atuação no Projeto Alecrim Dourado – Música em UTI Neonatal e Psiquiatria desde 2012; Ministrante da oficina “Música na Educação Infantil “ na Uniasselvi desde 2014; Ministrante da oficina “ Musicalizando Bebês”, 2014, e “Estratégias de musicalização para Bebês”, 2013, ambos na SEMED Blumenau. Participação com a contribuição da temática “Comunicação com o bebê na gestação através da música” no I Grupo de Gestantes na Uniasselvi.

Patricia Alzira da Veiga Professora de Violoncelo individual e violoncelo em grupo. Na escola desde 2015. Professora de Música e violoncelista, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e cursa especialização em Educação Musical também pela Universidade. Cursos Complementares: aulas de Violoncelo com Claudiney Lima (Florianópolis); Aulas de Violoncelo com Alzira Hübner (Curitiba); Aulas de violão com Percy Kellermann; Participação no Seminário de Música de Rodeio; Cursos de Composição, Música Antiga, Orquestra, Coral, Percussão, Musicalização (2008, 2009 e 2011). Experiência Profissional: Professora de Música na Prefeitura Municipal de Indaial. Atuou também como professora de música nas escolas: E.B.M. Colégio Municipal, E.B.M. Mário Bonessi, E.B.M. Anna Alves Dias, E.B.M. Arapongas, E.B.M Mulde Baixa, E.B.M.Úrsula Kroeger, E.B.M. Ana Lúcia I (2013). Professora de violoncelo e Violão (2014). Professora de Violoncelo Na Escola In Concert, Indaial desde 2012. Professora de Violoncelo no Projeto Escolinha de Música de Timbó desde 2015. Violoncelista no Quarteto em Acústico de Indaial desde 2013. Percussão no Acústico Trio Rock desde 2014. Violoncelista no Acústico Só nós 2 desde 2014. Violoncelista no Grupo Para Sempre Cerimônias de Blumenau desde 2014.Violoncelista na Orquestra da FURB (Blumenau) desde 2009. Violoncelista na Orquestra de Câmara de Timbó, desde 2012; na Orquestra de Câmara de Indaial desde 2002; na Orquestra Prelúdio de Blumenau de 2009 a 2011; no Quarteto de Cordas da cidade de Indaial de 2009 a 2012, e no Grupo Catarinense Cello Ensemble de 2011 a 2012. Participou como violoncelista do Espetáculo Orfeu 21.

Uma singela homenagem

Nas salas da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes Após uma reforma interna da Escola de Música no Teatro Carlos Gomes, e por decisão dos diretores da época, Crisley Pereira e Roberto Rossbach, compositores e instrumentistas foram homenageados nomeando os espaços renovados das salas da escola. A inauguração foi em 2005 e contou com a presença do compositor Edino Krieger, então presidente da Academia Brasileira de Música. Nas edições seguintes, vocês ficarão sabendo mais da história de Leopoldo Kohlbach; Robertinho Silva; Villa Lobos; Carlos Gomes; Edino Krieger; Guerra Peixe;

Pixinguinha;Tom Jobim; Camargo Guarnieri; Chiquinha Gonzaga; Oscar Zander; Osvaldo Lacerda e Orquestra Preludio. A renovação só foi possível graças ao apoio das empresas Souza Cruz, Bunge Alimentos e Altenburg, via Lei Rouanet. A execução do projeto, que começou em 2004, foi liderada pelo presidente Ricardo Stodieck e executado pela Construtora Mestra sob a direção de Luiz Micheluzzi. Nas próximas edições, traremos mais detalhes dessa reforma, que ampliou e reformou nossa escola para que continuássemos vivendo e respirando música.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

Fitub 2018 tem participação da Carona

Crédito Isabela Bugmann

Entre os dias 12 e 19 de julho, os alunos e professores da Carona Escola de Teatro estarão em uma imersão de conhecimento. Eles viverão de perto o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, Fitub. A 31ª edição será realizada no Teatro Carlos Gomes e Pépe Sedrez, Sabrina Moura e Fabio Hostert participarão ativamente do evento. Pépe participou da Curadoria pré-Festival e durante o Festival fará análise dos espetáculos. Sabrina Moura coordenará as ações de Teatro-Escola. E Fabio, que também participou da Curadoria, é o coordenador geral do Fitub. A Cia Carona ainda participa apresentando a contação de histórias com a peça “Como Nasceu a Alegria” e, em conjunto com a Temporada Blumenauense de Teatro (TBT), apresentará a leitura dramática de “Batimpaz”. Os alunos da escola assistirão aos espetáculos, oficinas e análises dos espetáculos. “O Fitub é o maior Festival de Teatro produzido nas universidades do Brasil. É um grande evento e este é um grande momento de estudo e aprendizado teatral para nossos alunos”, comenta o diretor da Carona Escola de Teatro, Pépe Sedrez.

RODANDO POR SANTA CATARINA A peça “Das Águas” já iniciou a participação no EmCenaCatarina 2018, promovido pelo SESC. Até novembro, 25 cidades receberão o espetáculo. Entre mais de 100 grupos, o blumenauense foi um dos escolhidos para participar do projeto. Para o diretor da Carona Escola de Teatro, Pépe Sedrez, este projeto é de suma importância tanto para a Cia Carona quanto para a Escola. “Os alunos veem de forma muito positiva o fato de estarem cursando com profissionais que estão inseridos e bastante ativos no mercado de trabalho. Num momento de crise econômica como este que o país atravessa, geralmente a cultura é um dos segmentos que mais sofre, por ser erroneamente compreendido como supérfluo. Ledo engano. Um povo sem cultura é um povo sem referências. Ser selecionado entre tantos inscritos e poder mostrar a arte e discutir com distintas comunidades é

engrandecedor. Apresentar seu trabalho para um grande e diversificado público é o que move o artista a seguir produzindo, seguir sonhando, seguir acreditando que a arte ainda possa ser uma alternativa contra a barbárie”, explica. “Das Águas” foi o escolhido para participar do projeto pois traz um reportório que dialoga com a realidade de grande parte do público catarinense. A peça fala das cheias, um problema que assola boa parte dos municípios de Santa Catarina, mostra a solidão e o abandono, a esperança e a solidariedade e também critica a falta de investimento em obras de contenção. Todas as apresentações são gratuitas. Blumenau recebeu o espetáculo no dia 26 de junho, e as cidades de Tijucas, Palhoça, Tubarão e Criciúma são as contempladas do mês de julho.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

CONHEÇA OS PROFESSORES DA ESCOLA DE DANÇA Thainara Noering Professora de Ballet. Com 24 anos, é bacharela e licenciada em Educação Física pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e pós-graduada em Dança Educacional pela CENSUPEG. Ingressou na dança aos sete anos de idade no programa “Dança nos Bairros”, com 11 anos começou a praticar a modalidade de Ballet Clássico na Fundação Cultural, no ano seguinte entrou para a escola Pró-Dança de Blumenau dançando até o ano de 2016. Sempre submetida a exames da Royal Academy of Dance (RAD), onde foi aprovada com distinção no grau New Intermediate Foundation como bailarina profissional atuante. No ano de 2015, foi a personagem principal do Espetáculo do Pró-Dança “A Pequena Sereia”. Também já fez parte da Cia de Dança Contemporânea do Pró-Dança e do grupo de Danças Alemãs da FURB de 2012 a 2016, dançando em várias cidades do Estado, do Brasil e tambémem Córdoba, na Argentina. Possui diversos cursos de ballet clássico, jazz dance, dança contemporânea, figurino e caracterização de personagem, percussão corporal. Premiações importantes também estão no currículo como: 2º lugar na categoria Adulto - Solo no Blumenau em Dança/Mery Rosa e 3º Lugar no Festival de Dança de Joinville com o Grupo de Danças Alemãs da FURB na Categoria de Danças Populares. Atualmente é Bailarina Clássica e Professora de Ballet Clássico, Ginástica Rítmica e Dança.

Maria Agustina Videla Di Giacomo Professora de Ballet, atua na escola há um ano e meio. Bailarina argentina, iniciou a sua formação nos cursos de Dança Clássica da Universidad Nacional de Cuyo, na província de Mendoza entre os anos de 2005 e 2010. Estudou na Academia de Danças ARA Ballet com Adriana Rodríguez Atienza, onde cursou dança espanhola. Estudou danças urbanas, integrando de 2010 a 2012 o Grupo experimental “Modern Flow” com direção de Juliano Alcântara. De 2010 a 2012 teve uma ativa formação em dança moderna e contemporânea junto a seus mestres Natacha Gabrielli e Federico Castro. Em 2011, foi integrante do corpo de baile de diferentes produções de balletem Mendoza, como “La Bayadere”, a cargo de Shirley Jorquera; Ballet “Le Corsaire”, a cargo do mestre Martín Miranda, do Teatro Colón de Buenos Aires. Desde o ano 2009, é professora em escolas públicas e em espaços privados. Integrou durante 2013 o “Ballet de Cámara en movimiento”, dirigido por Ana Valeria Guerra e o Ballet del Estudio “Gurquel –Lederer”, na província de Buenos Aires.Em 2015, se formou como intérprete em dança na Universidad Nacional de las Artes de Buenos Aires, ano em que também integrou a Companhia de dança contemporânea da universidade, com direção da coreógrafa Roxana Grinstein. Durante o ano de 2016 foi bailarina da Master Ballet, Cia de Dança Rita Albuquerque, em Blumenau, e ofereceu aulas de ballet e dança contemporânea na mesma cidade. Atualmente é bailarina no parque temático Beto Carrero World, na cidade de Penha e professora do Pró-Dança de Blumenau.

Pró-Dança de Blumenau compete no Festival de Dança de Joinville No dia 24 de julho, o Festival de Dança de Joinville terá um gostinho especial. As bailarinas dos grupos Avançado e Cia de Sapateado do Pró-Dança de Blumenau, com idades entre 16 e 36 anos,mostrarão todo seu talento no palco do maior festival de dança do mundo. A coreografia “Lights on”, onde são usadas lanternas e bastões de luz coloridos que se movimentam junto com os pés e no ritmo da música, competirá no gênero Sapateado, Categoria Senior. Outros três grupos dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro também estão na busca pelo título. A coreografia foi criada pela professora Michelle Silveira Nicoletti. Ela conta que a expectativa para a participação e a busca pelo título está grande, mas subir ao palco já é uma vitória. “A seleção foi feita por envio de vídeo. Ela passa primeiramente por um júri técnico e, depois de aprovada por eles, passa pela curadoria do Festival, que inclui a bailarina Ana Botafogo. Outros 30 grupos enviaram seus vídeos e desses 31 trabalhos, somente três passaram. Nós fomos um deles. Além dos três grupos, o primeiro lugar do ano passado pode voltar à competição esse ano, sem passar pelo processo de seleção. A classificação é muito difícil, daremos o nosso melhor. Mas o maior prêmio já veio: passar na seleção”, explica. Está é a quinta vez que o Pró-Dança de Blumenau participa do Festival de Dança de Joinville.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


INSTITUCIONAL

Teatro Carlos Gomes conta com espaços para cerimônia e festa de casamento

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de julho de 2018 e agosto de 2018

Julho

Reconhecido pela beleza, elegância e localização privilegiada no Centro da cidade, o Teatro Carlos Gomes, que é conhecido pelos espaços para eventos corporativos, também se destaca com uma estrutura diferenciada que pode ser utilizada para a realização de casamentos do início ao fim. O Salão de Festas principal e o Salão Centenário são indicados para festas grandes. Mas, o Teatro ainda conta com outras alternativas de salas menores, com capacidade para até 50 pessoas, recomendadas para casamentos mais intimistas. Já o Grande Auditório também é opção para a realização da cerimônia. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (47) 3144-7166 e tire suas dúvidas.

Você é apaixonado por cultura? Venha ser sócio pessoa física do Teatro Carlos Gomes, essa é uma maneira de apoiar a arte e a cultura de Blumenau e região. Quem faz parte desse grupo apoiador recebe diversos benefícios, como por exemplo, 20% de desconto nas mensalidades das escolas de Música, Dança e Teatro; desconto mínimo de 20% no valor dos ingressos de eventos artísticos e culturais; para eventos sociais da família do associado, o sócio recebe desconto por tempo de contribuição; entre outros. Ficou curioso? Quer fazer parte desse time? Entre em contato pelo telefone (47) 3144-7166 ou acesse nosso site.

Festival “Tap City” em Nova York No dia 4 de julho, as nossas alunas das turmas de Sapateado Teen, avançado e Cia já estarão brilhando em Nova York. As bailarinas participarão do Festival “Tap City”. Durante a viagem elas vão aprender e trocar conhecimento em aulas com os melhores professores do mundo neste gênero e aulas avulsas nas melhores escolas da cidade. Além disso, dois grandes momentos também estão no roteiro: apresentações no Teatro na Broadway e na Times Square. As 10 alunas: Gabriele Dobuchack, Gabriela Yumi Baier, Gabriela Magagnin Stark, Maria Fernanda Baby, Maria Fernanda Seibel, Maria Luiza Jansen Silva, Gabriela Paulus Muller, Isabella Kurth, Daniela Gonzales e Marina Klassen serão acompanhadas pelas professoras Michelle Nicoletti e Luca Martins.

02. João Rolf Wirth 04. Marilene Josefa Guenther 05. Ralf Klein 11. Nildo Scussel 12. Werner Frischknecht 16. Annelise Grahl 17. Alice Ruediger 22. Marcelo Silveira Ronaldo Baumgarten Junior 23. Hercílio Celso Baumgarten 24. João Arno Bauer Juergen König 26. Werner Keske Rubens Sombrio 30. Renate Groschinski 31. Hans Prayon Rubens Giese

Agosto

01. Jaime da Silva Telles 02. Hans Dieter Didjurgeit João Mario de Carvalho Uriarte 07. Paulo Nunes de Athayde 08. Walmor Erwin Belz 10. Alfredo Werner Schossland 13. Ricardo Stodieck Paulo Kuroski Liane Germer 19. José Dobes Filho 21. Julieta W Bruning 22. Jacy Bruns 26. Cezar Martinelli Genésio de Souza 27. Suely Widerman de Lima 29. Marlo Germer 31. Moacir Krambeck Otávio Guilherme Margarida


AGENDA CULTURAL Quer ficar por dentro da nossa programação?

Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

ALLAN KARDEC UM OLHAR PARA A ETERNIDADE

DÉTE PEXERA – CURTICERA Indicação livre

Indicação 16 anos

1º de julho (domingo), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 30 promocional (válido para todos) + 1 produto de limpeza (produto deverá ser entregue no dia do evento), R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro. Informações: (47) 3346-9247

7 de julho (sábado), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada, R$ 30 Clientes Koerich e Clube NSC, R$ 50 solidário (Doação obrigatória de 1kg de alimento – entregue no dia do evento). Informações: C5 Produções

PINK FLOYD BY IMMIGRANT & DURGA MCBROOM

ESPETÁCULO VISITA AMADA Indicação 14 anos

Indicação livre

8 de julho (domingo), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 90 inteira, R$ 45 meia-entrada, R$ 70 Clube Assinante NSC À venda na bilheteria do Teatro, no site Blueticket, e nas Lojas Multisom (Shopping Neumarkt, Norte Shopping e Rua XV de Novembro). Informações: producaodeshows@yahoo.com.br

21 de julho (sábado), às 20h, Auditório Willy Sievert Ingressos: 1º lote - R$ 40 inteira, R$ 20 meia-entrada, R$ 20 Promocional antecipado À venda na bilheteria do Teatro e com os integrantes da companhia. Informações: (47) 99251-7555

NANDO REIS VOZ E VIOLÃO

PRETINHO AO VIVO Indicação 16 anos

Indicação 14 anos

28 de julho (sábado), às 21h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Plateia VIP (fileiras A até F) ESGOTADOS / Plateia (fileiras G até Z) ESGOTADOS / Balcão R$ 60, R$ 30 meia-entrada / Camarotes (4 lugares cada) ESGOTADOS À venda no site Minha Entrada e na Loja Multisom Neumarkt. Informações: www.atlantida.com.br

12 de agosto (domingo), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Plateia Platinum: R$ 200 / Plateia Geral: R$ 130 inteira, R$ 65 meia-entrada / Balcão: 2º lote R$ 120 inteira, R$ 60 meia-entrada / Camarotes para 6 pessoas: Esgotados À venda na bilheteria do Teatro, no site Blueticket e nas Lojas Multisom. Informações: planet.show@hotmail.com ou www.nandoreis.com.br

“CATEDRAL 30 ANOS E VOCÊ” – BANDA CATEDRAL Indicação 18 anos

23 de agosto (quinta), às 21h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ Plateia Vip (A até E) R$ 120 inteira, R$ 60 meia-entrada, R$ 70 promocional antecipado / Plateia (F até Z) R$ 100 inteira, R$ 50 meia-entrada, R$ 60 promocional / Balcão R$ 90 inteira, R$ 45 meia-entrada, R$ 55 promocional À venda na bilheteria do Teatro, lojas Multisom e no site Blueticket. Informações: pisca@pisca.com.br; www.facebook.com/bcatedralofocial www.facebook.com/kimvozepoesia; www.mmproducoesentretenimento.com.br

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Walter Ciro Blaffert | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Julho de 2018  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Julho de 2018.

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Julho de 2018  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Julho de 2018.

Advertisement