6
CIDADES
Fortaleza, Ceará, Brasil Quarta-feira, 21 de abril de 2021 O
ESTADO
Social. As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) não precisarão realizar atualização cadastral até o dia 30 de setembro de 2021. Quem estiver com o cadastro desatualizado não terá o benefício bloqueado.
Polícia indicia empresário por morte de estudante Homenagem a Ted Pontes Tramita, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei 146/2021 que denomina “Deputado Ted Rocha Pontes” a rodovia CE-090, do trecho de Icaraí (CE-351) até Cumbuco. A proposta é assinada pela deputada Érika Amorim (Foto), terceira-secretária da mesa diretora da Alece. “Esta é uma justa homenagem ao ex-deputado que marcou História no Legislativo como representante de Caucaia. Ted Pontes está entre as mais de 15 mil vítimas da covid-19, no Ceará, e deixa um legado de valores e conquistas não só para nosso município, mas para todo o Estado”, afirma Érika Amorim.
Saiba mais
Filho de Caucaia, Ted Pontes exerceu por duas vezes o mandato de vereador do município (foi presidente da Câmara Municipal de 1986 a 1988), além de ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, também por dois mandatos, onde também ocupou uma cadeira na mesa diretora daquela casa.
Outras ações
Também começou a tramitar o projeto de indicação (118/2021) da deputada estadual Érika Amorim, que pede a inclusão no grupo prioritário no plano estadual de vacinação contra a covid-19, de pessoas com deficiência, conselheiros tutelares e profissionais da imprensa que trabalham externo. “Estamos tratando de categorias que merecem uma atenção especial, seja por conta de sua vulnerabilidade (pessoas com deficiência) ou pela sua rotina de trabalho (os conselheiros e os profissionais da imprensa que atuam externamente)”, enfatizou.
Eventos
O Governo do Ceará, sensível à situação dos que trabalham no setor de eventos, nesta época de pandemia do novo coronavírus, acaba de dobrar os recursos que vão contemplar a todos os inscritos no auxílio programado para aquela área. De acordo com o governador Camilo Santana, os recursos foram ampliados para R$ 19,8 milhões.
Importante
A decisão governamental vai beneficiar todos os 18.830 profissionais do setor de eventos, quase duplicando os recursos previstos anteriormente. "É mais um apoio ao setor prejudicado economicamente pela grave pandemia", frisa Camilo
Santana. Na conversa com os internautas, Camilo Santana aproveitou para sancionar duas leis de medidas que foram aprovadas pela Assembleia Legislativa.
Novidades
As novas medidas aprovadas e tornadas leis com a sanção do Governador são a suspensão do pagamento da taxa de regulação nos transportes complementares e regulares do Estado, até o fim de maio, e a autorização para o pagamento do auxílio cesta básica, no valor de 200 reais, divididos em duas parcelas de 100, com uso de um cartão no qual será creditado esse valor, como forma de estimular as compras no comércio local.
Investigações da perícia apontam para o empresário de 36 anos, David Brito de Farias, como principal suspeito da morte de uma estudante no dia 21 de março Após um mês da morte da estudante Alana Beatriz Nascimento de Oliveira, de 25 anos, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Ceará (PCCE) indiciou um homem de 36 anos por homicídio doloso nessa terça-feira (20). O assassinato teria ocorrido em 21 de março de 2021, no bairro Luciano Cavalcante. O principal suspeito é o empresário David Brito de Farias, sócio-proprietário do curso de idiomas o qual Alana frequentava. O homem, sem antecedentes criminais, foi indiciado por homicídio doloso, na modalidade de dolo eventual, quando o indiciado, mesmo sem necessariamente querer o resultado da ação, assume o risco de produzi-lo. O inquérito policial foi concluído dentro de seu prazo legal, e remetido ao Poder Judiciário na última segunda-feira (19). “Que motivo teria o empresário David em tirar propositadamente a vida da jovem Alana?”, afirma Leandro Vasques, advogado do indiciado. “Em todo crime estudado se busca um motivo: Neste caso, em específico, Que razões teria ele? Eis uma pergunta sem resposta”, continua. Leandro argumenta ainda que a falta de relacionamento com a vítima gera dúvidas sobre sua culpabilidade. “O empresário não possui nenhum histórico de agressividade, não mantinha nenhum relacionamento com a vítima, havia a conhecido naquela noite, horas antes, inexistiu qualquer animosidade, rusga
FOTO REPRODUÇÃO
Alana Beatriz Nascimento de Oliveira tinha 25 anos e era estudante do curso de idiomas ou desentendimento. Sei que é difícil aceitar, mas estamos diante de um trágico acidente por imperícia no manuseio de uma arma que havia sido adquirida pelo investigado há 8 dias do fato e que nunca havia feito uso da mesma”, No curso da investigação, dentre diversos elementos de informação colhidos, a PCCE realizou 21 oitivas de testemunhas e anexou aos autos diversos laudos periciais confeccionados pela (PCCE), inclusive o exame de eficiência
balística que comprovou o perfeito estado de funcionamento da arma apreendida.
O Caso
De acordo com vídeos divulgados, na tarde do dia 21 de março, havia uma intensa movimentação na casa do empresário David Brito de Farias após a estudante Alana ser baleada. Às 13h46 daquele dia, David sai da residência em um carro. Cerca de 10 minutos depois chega uma mulher ao imóvel, em
outro carro. David volta para o local, acompanhado de outra pessoa. Ele adentrou à residência e voltou a sair. Quatro minutos depois, ele entra no carro e dirige em disparada. A mulher que tinha chegado em outro veículo tenta correr atrás do veículo. As imagens mostram um outro homem sair da casa em uma motocicleta quase uma hora depois de David sair da residência. Durante todo esse período, nem ambulância nem a Polícia chegaram ao local.
Autarquia Municipal de Trânsito inicia mutirão de sinalização na Serrinha e Itaperi A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) inicia, nesta quinta-feira (22), mais um mutirão de sinalização pela cidade, desta vez, contemplando os bairros Serrinha e Itaperi (Regional 8). Esses locais receberão ao longo dos próximos dias um conjunto de intervenções que visam melhorar o tráfego de veículos e pedestres, além de reduzir acidentes viários. As ações incluem renovação da sinalização em 190 cruzamentos, implantação de dois novos binários, readequação da velocidade para 50 km/h em três vias, uma Área de Trânsito Calmo e cerca de 9,1 km de novas ciclofaixas. A iniciativa também prevê a implantação de cinco novos semáforos, construção de três travessias elevadas para pedestres, 10 novas lombadas e tachões refletivos em 26 cruzamentos, que servem como redutor de velocidade. Estes bairros apresentaram elevado índice de acidentes nos últimos quatro anos. Entre 2015 e 2019, foram registrados um total de 1.299 sinistros de trânsito, sendo 1004 com vítimas feridas e 25 com vítimas fatais. O órgão contabilizou 97 atropelamentos no período.
Novos Binários
Neste projeto, estão previstos dois novos binários, o pri-
FOTO DIVULGAÇÃO
Iniciativa prevê implantação de cinco novos semáforos neste mutirão meiro sendo formado entre as Ruas Profa. Heloisa Ferreira Lima e Freire Alemão (trecho entre a Av. Dr. Silas Munguba e a Rua Inácio Parente) e o segundo formado entre as ruas Lima Sucupira e Guerra Junqueira. A Cidade conta atualmente com 34 binários, que são implantações de sentido único em vias que anteriormente operam em duplo sentido de circulação, com o objetivo de reduzir os conflitos existentes entre veículos e pedestres.
Travessias elevadas
As três novas travessias elevadas para pedestres vão ser implantados na Rua Antônio Teixeira Leite, em frente ao Colégio Maria Ester, e na Rua Betel, em frente ao Posto de Saúde Dom Aloísio Lorschei-
der. Estas estruturas garantem uma passagem mais segura aos pedestres, incentivando que o condutor respeite a faixa e reduza a velocidade para dar prioridade a quem anda a pé. Também serão construídas dez lombadas nos seguintes locais: Rua Gov. João Carlos (entre Rua Cônego Lima Sucupira e Rua Galileu); Rua Gov. João Carlos (entre Rua Magnólia e Rua Pe. Nóbrega); Rua Dr. Justa Araújo (entre Rua Magnólia e Rua Pe. Nóbrega); Rua Freire Alemão (entre Rua Elisa Baldo e Rua Santiago); Rua Marechal Bittencourt (entre Rua Dois e Rua César Alves); Rua Marechal Bittencourt (entre Rua Amsterdã e Rua Três); Rua Betel (entre Rua João França e Rua Campo Maior); Rua Betel (PGV Hospital Veterinário
Sylvio Barbosa Cardoso): Av. Equador, próximo à Rua Bogari, e Rua Profa. Heloisa Ferreira Lima, próximo à Rua Japi. Serão instalados cinco novos semáforos nos cruzamentos da Av. Bernardo Manuel x R. João de França; Av. Bernardo Manuel, próximo ao Supermeracado Frangolândia; R. Anita Garibaldi x R. Bruno Valente; Av. Bernardo Manuel x R. Guerra Junqueiro; e Av. Bernardo Manuel x R. Pe. Ascenço Gago Novo. Outro equipamento, localizado na Av. Dr. Silas Munguba x R. Profa. Heloísa Ferreira Lima, terá ainda a inclusão de estágio para pedestres.
ATC
Uma Área de Trânsito Calmo também está definida neste projeto e ficará localizada na Rua Betel, entre a Rua João de França e o PGV Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso (FAVET/ UECE). Nesse trecho, estão localizados, além do Hospital Veterinário, a UPA do Itaperi, o Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider e a Escola Municipal Projeto Nascente. Fortaleza conta com 10 Áreas de Trânsito Calmo, onde a velocidade regulamentada é de 30 km/h, estando localizadas em regiões com alta concentração de pedestres, de forma a dar mais segurança nas travessias.