16/06/2021 Edição 24074

Page 5

O ESTADO  Fortaleza, Ceará, Brasil  Quarta-feira, 16 de junho de 2021

NACIONAL

5

Edital. A Petrobras lançou o terceiro edital do Programa Petrobras Conexões para Inovação - Módulo Startups, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Com valor total de R$ 22 mi, é o maior edital de inovação já aberto no setor de óleo, gás e energia.

BASTIDORES CLÁUDIO HUMBERTO PODER, POLÍTICA& com ANDRÉ BRITO E TIAGO VASCONCELOS

TCU avalia licitação para compra de ‘grampo’ no MJ Ainda não temos 5G no Brasil Ministro Fábio Faria (Comunicações) informa que pediu que operadoras retirem o símbolo ‘5G’ que já aparece em alguns celulares

A

uditores pediram ao ministro Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas medida cautelar para suspender licitação do Ministério da Justiça da compra do sistema israelense Pegasus, que possibilitaria grampear telefones. Órgãos do Ministério Público federal e estaduais e polícias Federal, Civis e Militares utilizam equipamentos semelhantes. Os auditores estranham a demora de Dantas e o pressionam a requisitar informações ao governo sobre a pretendida utilização do sistema.

As opções de Dantas

O ministro Bruno Dantas avalia se determina a medida cautelar ou se, antes, requisita informações para tomar sua decisão.

Preparem explicações

As informações devem ser solicitadas a Anderson Torres (Justiça) e Augusto Heleno (GSI) e ao diretor da Abin, Alexandre Ramagem.

Notícias como ‘provas’

Na denúncia, os auditores se valem de notícias de jornais e sites sobre o suposto interesse do vereador Carlos Bolsonaro nesse sistema.

Sem consulta prévia

Os auditores alegam que as autoridades da área de inteligência do governo não foram ouvidas formalmente sobre a compra do Pegasus.

Partidos da ‘3ª via’ estão fechados com o governo Surgiu no imaginário da política uma suposta movimentação de partidos como MDB, PSDB, DEM e Podemos para articular a “terceira via” nas eleições de 2022. Mas as ações seguem em direção contrária: variou de 85% a 90% o apoio desses e de outros partidos no Congresso durante votações favoráveis a projetos do governo, como o Marco Legal do Saneamento Básico ou a privatização da Eletrobras, mais recentemente.

Ainda em 2020

No auge da primeira onda, o Senado aprovou o marco do saneamento básico com 89,7% de apoio dos partidos da suposta “terceira via”.

Menos de um mês

Há duas semanas, a Câmara aprovou a redação final da MP que cria condições para privatizar a Eletrobras, com apoio de 84,8% da “3ª via”.

Ops, deu errado

O PV estaria entre os que buscam alternativa a Bolsonaro e a Lula, mas os seus 4 deputados votaram 100% contra a MP da Eletrobras,

Gelo seco

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) afirmou na CPI, sem apresentar provas ou evidências, que, não fossem os governadores e outros “atores” (da

Globo?), o Brasil já teria “mais de 2 milhões de mortos” por covid.

Aqui, não, violão

Expulso do DEM, o deputado Rodrigo Maia (RJ) foi convidado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, a se filiar ao PSD. Mas líderes do partido torcem para que ele corra para o abraço com João Doria (PSDB).

Foi outro, excelência

Boneco de judas do dia, na CPI, o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo disse que respiradores foram comprados em loja de vinhos, em abril de 2020, na gestão do antecessor Rodrigo Tobias.

Em pleno século 21

O Ministério da Saúde anunciou também ontem que na próxima semana receberá mais um lote de vacinas contra a covid-19 do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial de Saúde e que reúne governos e fabricantes. Serão enviadas ao país 842,4 mil doses pelo consórcio. Até o momento, o Brasil recebeu cinco milhões de doses pela Covax Facility. Pelo investimento feito, o país tem direito a 42,5 milhões até o fim do ano. O Ministério da Saúde não divulgou quando deverá ter a próxima remessa.

São Paulo

A prefeitura de São Paulo ajustou o calendário de vacinação contra a covid-19 para as pessoas de 50 a 59 anos, na capital paulista, e fez um escalonamento dividindo as ida-

Rio

A cidade do Rio de Janei-

Segundo o cronograma do governo de Minas Gerais, pessoas de até 59 anos serão vacinadas em junho; 50 a 54 anos em julho; 35 a 49 anos em agosto; 25 a 34 anos em setembro e maiores de 18 anos, em outubro.

Balanço da vacina

Pensando bem...

Há cinco dias um bandido foragido do regime semiaberto, Lázaro Sousa, dá um constrangedor “baile” em 200 policiais de Goiás e do DF. Ele é

...se o salário dos senadores dependesse da audiência da CPI, logo choveriam pedidos de auxílio emergencial.

O PODER SEM PUDOR Soluções à brasileira Preso durante o regime militar por ordem de um coronel Epitácio, delegado do DOPS, o saudoso jornalista Carlos Castello Branco assistiu a uma cena histórica: a chegada do valente advogado Sobral Pinto à delegacia, aos berros, arrastado por

Governo anunciou que na próxima semana receberá mais um lote de vacinas do consórcio Covax Facility taliza 400 mil pessoas, certamente haveria filas enormes que gerariam aglomerações. Nosso objetivo também é gerar qualidade, rapidez e tranquilidade para as pessoas que vão se vacinar e para que as equipes façam um trabalho coerente atendendo as necessidades de quem vai aos postos de vacinação”, disse o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, a divisão foi feita não só para evitar as aglomerações, mas porque as vacinas chegarão para o município de forma fracionada. A divisão será mantida até o dia 15 de setembro, data prevista para a conclusão da vacinação contra covid-19 para os adultos maiores de 18 anos.

Dentro do previsto

Retrato do Brasil

FOTO REUTERS

des de acordo com os dias da semana. A mudança mantém a vacinação no cronograma, mas distribui as pessoas para gerar filas menores e agilizar a aplicação da dose. Com o escalonamento, a vacinação ficou dividida da seguinte forma: pessoas com 58 e 59 anos devem comparecer a um posto de vacinação; com 56 e 57 anos, na hoje (16), pessoas de 54 e 55 devem ir na amanhã (17); 52 e 53 anos, na sexta (18) e pessoas de 50 e 51 anos, no sábado (19). Na próxima segunda e terça-feira (21 e 22) será feita uma repescagem para dar nova chance aos pertencentes à faixa etária de 50 a 59 anos. Aqueles que perderem o dia específico na semana podem tomar a vacina depois. “Havia a preocupação de acumular muitas pessoas, por isso, fizemos o escalonamento. Para essa faixa de 50 a 59, que to-

O senador Nelsinho Trad informou que a bancada do seu partido, o PSD, a maior da Casa, se reuniu para discutir a MP da privatização da Eletrobras, que está na pauta do Senado nesta quarta-feira.

O Brasil atinge a marca de 110 milhões de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde aos governos estaduais. No total, já foram aplicadas mais de 81,1 milhões dessas doses país afora.

Com as entregas programadas para essa semana, o número de vacinas disponibilizadas pela farmacêutica ao Brasil chegará a 10,6 milhões

Covax

Fiel da balança

A busca por vacinas criou enxurrada de fraudes com atestados médicos, sejam de maus médicos ou de estelionatários. O ponto é que, em vez de focar na vacina, o gestor gasta tempo checando carimbos e assinaturas.

Pfizer entregará 2,4 milhões de doses até amanhã A Pfizer e sua parceira, BioNTech, anunciaram nesta terça-feira (15) que enviarão ao Brasil 2,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 nesta semana, até amanhã. Conforme comunicado divulgado pelas empresas, a remessa será enviada em três lotes. Ontem, chegamram 530 mil doses. Outras 936 mil deverão chegar hoje (16) e igual quantitativo na quinta-feira (17). Com as entregas dessa semana, o número de vacinas disponibilizadas pela farmacêutica chegará a 10,6 milhões. O consórcio Pfizer BioNTech fechou acordo com o governo brasileiro em março deste ano que envolve a aquisição de 100 milhões de doses. Em maio, um novo negócio previu mais 100 milhões de doses, que serão entregues entre outubro e dezembro.

acusado de matar quatro, entre os quais uma mulher que estuprou, ferir a tiros outros quatro, incluindo um policial, incendiar casa etc.

ro vacina contra a covid-19 amanhã (17) gestantes e, também, mulheres que tiveram bebês há até dois meses e que tenham comorbidades elegíveis para a imunização. Nestes dias estará disponível para elas nos postos doses da vacina da empresa norte-americana Pfizer, já que o Ministério da Saúde recomendou que esse grupo não receba a vacina da AstraZeneca, fabricada pela Fiocruz e que está com maior disponibilidade no Brasil no momento. As gestantes e puérperas devem apresentar laudo médico detalhado para justificar a recomendação de tomar a vacina, com avaliação da relação risco e benefício para receber a dose. Também é necessário levar o termo de consentimento assinado. O documento está disponível no site. (Todas as matérias são da Agência Brasil)

policiais. O coronel arrogante falava muito, até mencionar a expressão “soluções à brasileira”. Sobral perdeu a paciência: “Agora chega, seu coronel, porque não existem “soluções à brasileira”. O que existe apenas é peru à brasileira!”

Avanço: Ponte Aérea Rio-São Paulo testa reconhecimento facial Os passageiros da Ponte Aérea Rio-São Paulo participam, simultaneamente, ontem(15), no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, e no Aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense, de um teste para o embarque com o uso de reconhecimento facial, sem a necessidade de apresentar cartão de embarque e documento de identificação. A ligação aérea entre essas duas capitais é a quinta de maior movimento no mundo. O projeto Embarque + Seguro 100% Digital, desenvolvido do Ministério da Infraestrutura, em parceria com o Serpro e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, já foi testado nos aeroportos de Florianópolis, Salvador, Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Belo Horizonte (Confins). É a primeira vez em que os passageiros desse trecho testam, ao mesmo tempo, o sistema de tecnologia de ponta a

ponta. Ao longo do dia, passageiros da Azul Linhas Aéreas que se deslocarem entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont serão convidados, no momento do check-in, a experimentarem a tecnologia de reconhecimento biométrico facial para acessar as áreas de embarque e as aeronaves nos dois terminais. Quem concordar, recebe uma mensagem no celular solicitando autorização para obtenção de seus dados, incluindo o CPF e uma foto.

Validação

Depois que o passageiro consentir, o atendente da companhia aérea realiza a validação biométrica do passageiro utilizando o aplicativo do Serpro, que compara os dados e a foto tirada na hora com as informações armazenadas nas bases do governo. Assim que validado, o passageiro é liberado para entrar na sala de embarque e no avião, passando pelos controles biométricos, feito por meio de câmeras.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.