Resumo - Revista "o electricista" 32

Page 22

DOSSIER

revista técnico-profissional

o electricista

135

Alexandre Chamusca Engenheiro

domótica em condomínios

{UMA NOVA PERSPECTIVA}

Poder oferecer níveis elevados de segurança e conforto com baixos custos de exploração e utilização, representa um valor acrescentado sem precedentes, nos condomínios fechados. CONDOMÍNIOS – ENQUADRAMENTO Por definição, entende-se por Condomínio, um espaço que é pertença de vários titulares, tendo cada um deles, direitos exclusivos sobre uma ou mais partes (fracções) e sendo, ao mesmo tempo, co-proprietários da sua estrutura comum. Nesse contexto e, em face da multiplicidade de infra-estruturas presentes nos Condomínios, a aplicação de serviços centralizados, conduz-nos à racionalização, optimização e rentabilização dos meios técnicos e humanos, contribuindo para a prestação de serviços rápidos e eficazes, ao mais baixo preço, usufruindo do efeito “economia de escala”.

Assim, todas as pessoas, directa e indirectamente ligadas ao espaço poderão usufruir por um lado, das economias de escala de um sistema integrado de segurança e telecomunicações e por outro, beneficiar da versatilidade e modularidade que uma rede interna de comunicações de dados - voz e imagens - (cablagem estruturada), permitirá ao longo do tempo.

As soluções técnicas deverão ser dimensionadas, de acordo com os meios que será preciso manter disponíveis. Ora, a experiência diz que, nem sempre o menor investimento representa a melhor e mais económica solução a médio/longo prazo. Ou seja, não se justifica instalar sistemas cuja exploração venha a precisar de meios técnicos ou humanos que não se encontram previstos ou que coloquem em causa a viabilidade e/ou a qualidade dos equipamentos / prestação de serviços aos condóminos, anunciados na promoção imobiliária. Se o dimensionamento e implementação de soluções tecnologicamente evoluídas for feito correctamente, permitirá reduzir o número de efectivos para a segurança e exploração das infra-estruturas e proporcionará um elevado nível funcional e operacional dos espaços, aumentando a eficácia na prevenção, detecção e reacção a situações que ocorram no quotidiano do condomínio. Figura 1 . Condomínio – exterior.

Um espaço inteligente é aquele que proporciona aos seus utilizadores uma total satisfação em termos de conforto, segurança, comunicações e poupança de energia. É isso que se pretende para os novos condomínios.

CONDOMÍNIO EM PROJECTO

Para adaptarmos as soluções de segurança e domótica (automação doméstica) às necessidades comuns do conjunto de habitações e as infra-estruturas de apoio que constituem o condomínio, devemos dimensionar um sistema de comunicações entre eles, perspectivando uma série de produtos e serviços de valor acrescentado para todos os seus condóminos.

Para interpretar as necessidades do Condomínio, é preciso analisar quais os principais objectivos a atingir com a implementação das soluções técnicas integradas ao serviço do condomínio.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.