Issuu on Google+

Especialidades


Índice Odontopediatria

3

Implantodontia

4

Periodontia

5

Próteses

6

Clareamento

7

Resina

8

Facetas

9

Fotos de casos clínicos

10


Odontopediatria A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante e requer cuidados especiais. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia, o ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída. A odontopediatria é responsável não só pela saúde bucal das crianças que já têm dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. As mães devem procurar esses profissionais durante a gravidez, para cuidar de sua saúde bucal e para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento do bebê.

3


Implantodontia O implante dentário é um dos tratamentos mais procurados nas clínicas odontológicas. É indicado para:

..

“Repor” a raiz de dentes perdidos (um ou mais dentes); Auxiliar na substituição de próteses removíveis Após a colocação dos implantes, são colocadas as próteses que substituem as coroas dos dentes.

4


Periodontia A periodontia é a área da odontologia que cuida da gengiva e dos tecidos que sustentam os dentes. Boa higiene bucal e visitas periódicas ao dentista são as principais armas contra as doenças periodontais. Uma prevenção oral adequada também garante a manutenção dos tratamentos odontológicos já realizados.

.. .

Tratamentos periodontais: Profilaxia periódica (evita doenças periodontais como a gengivite); Sorrisos gengivais, que mostram grandes porções de gengiva, também podem ser corrigidos por plástica periodontal; Enxerto gengival (para corrigir retrações gengivais).

5


Próteses Um sorriso esteticamente “perfeito” proporciona ao paciente uma alta auto-estima, correta mastigação, além de ser essencial para a fala. A reabilitação bucal de dentes perdidos é feita pela especialidade da odontologia chamada de prótese dentária. A substituição dos elementos perdidos consiste na confecção de dentes artificiais que podem ser fixados através de implantes ou remanescentes dentários. Os dentes confeccionados são tão naturais que se tornam imperceptíveis no sorriso do paciente.

6


Clareamento Os dentes podem ficar escurecidos por uma série de fatores como uso prolongado de antibióticos, fumo, tratamento de canal, fluorose e consumo de café, vinho tinto, coca-cola ou chocolate. O clareamento dental é um procedimento que restaurará a cor branca dos dentes escurecidos. É uma técnica que se tornou muito popular nos últimos anos devido ao apelo estético por dentes brancos e bem alinhados. Essa técnica tornou-se muito popular devido à praticidade e à eficácia. Com o passar do tempo ela sofreu algumas adaptações como o uso de concentrações mais altas dos géis (15%, 16% e 20%) e o uso da moldeira durante o dia.

7


Resina A resina é um material usado na restauração dentária para recuperar estruturas perdidas por cáries ou por acidentes. Possui diversas vantagens como:

.. .. .

Recuperar a cor do dente modificada por tratamentos ou materiais restauradores metálicos; Pode corrigir dentes mal posicionados e com desgastes; Fechar espaços interdentários; Completar tratamentos ortodônticos, Refazer sorrisos imperfeitos, com o mínimo de desgaste da estrutura dental, produzindo saúde e gerando auto-estima. A sua durabilidade está intimamente ligada aos cuidados de higiene bucal do paciente e a visita periódica ao dentista.

8


Facetas A faceta, é uma restauração que envolve a parte frontal e o topo dos dentes. A vantagem da faceta, consiste na preservação de estrutura dental sadia, pois com essa técnica, há menos desgaste nos dentes. Geralmente é recomendada para pessoas que queiram corrigir problemas estéticos em seus dentes. Problemas como dentes escurecidos ou excessivamente restaurados na parte frontal; além disso, pode corrigir a forma e o alinhamento de dentes malforrnados.

9


Casos ClĂ­nicos


Atenção! As próximas páginas contém imagens de casos clínicos, caso isso te incomode não prossiga.


Ortodontia


Implantodontia


Periodontia Profilaxia peri贸dica (evita doen莽as periodontais como a gengivite)


Periodontia Enxerto gengival (para corrigir retraçþes gengivais)


Periodontia Sorrisos gengivais (mostram grandes porções de gengiva, também podem ser corrigidos por plástica periodontal)


Pr贸teses


Clareamento


Resina


Faceta


@odonto_narciso Odontologia Narciso www.odontologianarciso.com.br


Especialidades da Odontologia Narciso