Noticiario 29 05 13

Page 4

4

MACAÉ, QUARTA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2013

Opinião EDITORIAL

NOTA

Rio Macaé sofre cada vez mais com a degradação, crescimento desordenado contribui para poluição.

FOTO LEGENDA KANÁ MANHÃES

Tradição e reconhecimento Ao viver a expectativa pela comemoração do bicentenário do município, alguns setores e personagens que contribuíram com partes e fatos marcantes dessa história curiosa devem receber as devidas honrarias, um processo que já foi iniciado, mesmo que de forma indireta.

E

m menos de seis meses de administração, o setor pesqueiro, um dos mais tradicionais para a economia local, já pode listar a série de benefícios e incentivos conquistados, defendidos à exaustão nos governos anteriores, sem sucesso. Porém, mais que “fornecer o peixe”, proporcionado pela ampliação do número de beneficiados pelo programa do defeso do camarão sete barbas e da piracema, o poder público precisa oferecer ferramentas para que os centenas de trabalhadores possam ampliar a produção, cujo potencial é estimado por profissionais que estimulam o desenvolvimento da pesca em várias partes do litoral brasileiro. Engolido pela voracidade da transformação econômica vivida por Macaé nesses últimos anos, o setor acabou sendo condensado ao espaço dedicado ao Mercado de Peixes que, mesmo reduzido, ainda é disputado por embarcações que atuam no apoio ao transporte logístico de materiais e profissionais que atuam nas unidades de exploração e produção de petróleo na Bacia de Campos. Oferecer um espaço digno, com qualidade, conforto e higiene para a manipulação e venda do pescado foi uma das primeiras promessas de governo con-

solidadas pela nova administração, que deve entregar o espaço em breve. Além do espaço, os representantes do setor aguardam a consolidação de outras propostas, como a criação de um frigorífico municipal, a ampliação da área de atracagem no porto do pontal do Rio Macaé, além de incentivos para que os pescadores possam melhorar a segurança das embarcações e garantir novos instrumentos de pesca utilizados nas atividades que levam semanalmente centenas de homens por toda a região costeira de Macaé. A produção pesqueira da cidade movimenta um mercado promissor, que gera a fonte de renda de famílias que também buscam acesso a outros serviços públicos, com qualidade. A inclusão do pescado na merenda escolar, a criação de um instituto para o estudo das espécies da região e o fomento de atividades paralelas à pesca são propostas que podem se tornar realidade, tanto pelo desejo do poder público, quanto pela cobrança dos órgãos estaduais e nacionais que também possuem a responsabilidade e o compromisso de impulsionar a produção pesqueira, possibilitando que o setor recupere a sua importância no cenário econômico de Macaé.

ESPAÇO ABERTO Recursos Hídricos A demanda pela utilização dos recursos hídricos no Brasil vem aumentando de forma muito intensa, no sentido de atender as necessidades de abastecimento tanto para uso doméstico quanto para o setor industrial e agrícola.

O

uso desse bem natural deve, então, ser cada vez mais planejado, em consonância com as legislações vigentes e as tendências das melhores práticas reconhecidas internacionalmente. Cabe ressaltar sobre a tendência mundial de leis cada vez mais restritivas e rigorosas. Esses motivos por si só impõem a necessidade da criação de um sistema de gestão bem estabelecido e com os devidos mecanismos de acompanhamento e controle. Contudo, essa estratégia depende essencialmente de informações técnicas confiáveis e, principalmente, da implantação e manutenção de um banco de dados especializados nesse tema. Essa questão é essencial para proporcionar estudos hidrogeológicos para subsidiar políticas públicas de forma a aperfeiçoar o aproveitamento desse recurso natural, mantendo um foco de desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, vale ressaltar a iniciativa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT (Estado de São Paulo). O IPT desenvolveu, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente daquele Estado, um estudo que culminou com a publicação do Livro “Subsídios ao Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental da Área de Afloramento do Sistema Aquífero Guarani”. Transportando essa ação para a realidade local, a região guarda também importantes recursos hídricos tanto subterrâneos quanto de rios e córregos. Particularmente, a região serrana macaense também merece toda aten-

ção. Pensando dessa forma que no pensamos, num passado, a promoção de serviços tecnológicos que permeasse também pela gestão adequada dos recursos hídricos daquela região. Entendemos ser esse papel desempenhado pelo IPT de São Paulo, de adquirir e gerenciar um conjunto de informações que são disponibilizados, uma dos modos mais interessantes para auxiliar diversas frentes governamentais e não governamentais na busca da melhor gestão desse recurso natural. Dessa forma, ressaltamos novamente a importância dessas ações, em especial devido ao fato de termos aqui na região o maior aqüífero de água doce do Estado do Rio de Janeiro. Assim, entendemos ser viável a formação de consórcios intermunicipais com objetivo de promover um plano de desenvolvimento econômico e social, através do estabelecimento de programas integrados de controle de recursos hídricos, abrangendo essa questão para as fontes de água submersa. Se bem planejado e executado tal programa, pautado num conjunto de informações e metodologias técnico-científicas, poderá servir como grande atrativo para investimentos públicos e privados em consonância com as idéias de culturas avançadas no sentido de garantir um desenvolvimento em harmonia com o Planeta que ora vivemos. Eduardo Batista Neiva Físico e Pós Graduado em Geofísica do Petróleo pela UFRJ e Mestre em Metrologia pela PUC-Rio.

Segue na reta final a construção do novo espaço para receber proprietários de bancas e pescadores que atuam no Mercado de Peixes. Primeiro projeto executado pela administração municipal, as novas instalações oferecem maior conforto e higiene para os profissionais que atuam no local, assim como aos clientes que compram a produção pesqueira da cidade.

PAINEL Doações

A Liga Beneficente São João Batista aguarda a participação da sociedade macaense para garantir a realização da 32ª edição da Festa Junina da Casa do Idoso. Para organizar o evento, a instituição precisa de doações para garantir a elaboração dos pratos tradicionais, como feijoada e a formação das famosas barraquinhas. A festa está marcada para sábado (1), e ainda precisa de grande parte dos materiais.

Planejamento

O presidente da Câmara de Vereadores, Dr. Eduardo Cardoso (PPS) apontou que o principal desafio, tanto do poder legislativo, quanto do executivo, é garantir o planejamento da cidade para atender as pessoas que devem migrar para Macaé diante do crescimento do processo de exploração do pré-sal. O parlamentar apontou que setores como o imobiliário, abastecimento d'água e mobilidade urbana precisam ser desenvolvidos a tempo.

Transporte

A Associação dos Ferroviários de Macaé ainda sonha em ver o retorno da circulação de trens nos trilhos que cortam a cidade. Os integrantes da instituição acompanharam de perto o desdobramento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que acabou não funcionando devido a não liberação dos recursos de R$ 45 milhões garantidos pelo Ministério das Cidades ao projeto. A instituição aguarda com expectativa o que será feito com as duas composições, adquiridas por R$ 24 milhões.

Protesto

Moradores da Ajuda de Cima estiveram na manhã da última segunda-feira (27) em protesto na agência da Nova Cedae de Macaé, com objetivo de cobrar os investimentos prometidos pela concessionária, no ano passado, para atender ao bairro. A ampliação do serviço era uma das condicionantes para a assinatura do convênio, cujas metas não foram cumpridas pela companhia. O poder legislativo foi representado pelo vereador Welberth Rezende (PPS).

Manutenção

Depois das reclamações apresentadas por usuários de vários bairros da cidade, a Ampla realiza nesta semana uma série de processos de manutenção e de melhorias nos ramais de transmissão do sistema de energia elétrica. Os trabalhos ocorrem em trechos próximos a região do Polo Offshore, entre os bairros Novo Cavaleiros e Granja dos Cavaleiros. A programação da concessionária aponta a realização da mesma ação em outros bairros.

Posto

A secretaria municipal de Saúde planeja entregar em breve as novas instalações do posto de saúde que atenderá aos moradores da Nova Esperança. A implantação da unidade era uma das principais reivindicações apontadas pelas famílias do local, que tinham como referência apenas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra. O posto de saúde da Nova Holanda também é aguardado pelos moradores e deve ser instalado em breve.

EXPEDIENTE EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e agências de Notícias. cnpj: 29699.626/0001-10 - Registrado na forma de lei. diretor responsável: Oscar Pires. sede própria: Rua Benedito Peixoto, 90 - Centro - Macaé - RJ. Confeccionado pelo Sistema de Editoração AICS e CTP (Computer to Plate). Impresso pelo Sistema Offset. circulação: Macaé, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu. A direção do O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. Filiado à ADJORI-RJ - Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ABRAJORI - Associação Brasileira de Jornais do Interior. ANJ - Agência Nacional de Jornais. ADI Brasil - Associação dos Jornais Diários do Interior. Representante: ESSIÊ PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO S/C LTDA. são paulo: R. Abílio Soares, 227/8º andar - Conjunto 81 - CEP: 04005-000 Telefone: (11) 3057-2547 e Fax: (11) 3887-0071 • rio de janeiro: Av. Princesa Isabel, 323 - sala 608 - CEP: 22011-901 - Telefone: (21) 2275-4141 • brasília: SCS Ed. Maristela, sala 610 / DF - CEP: 70308-900 - Telefone: (61) 3034-1745 (61) 3036-8293.

Pronto Socorro

Primeira ação efetiva realizada pelo governo municipal após assumir a administração da cidade, a transferência de instalações do Pronto Socorro do Parque Aeroporto tem sido elogiada pelos moradores do local. A unidade, que registra uma grande demanda de atendimentos diária, é referência no setor Norte da cidade. Além de oferecer mais conforto aos profissionais, o procedimento respeita a vontade dos usuários.

Reforma

Assim como ocorreu no Parque Aeroporto e em Imboassica, a reforma na pavimentação de vias públicas precisa acontecer também em ruas próximas a área central de Macaé. Deformidades ocasionadas principalmente por problemas nas redes de águas pluviais, imperfeições geram reclamações e até prejuízos aos motoristas que trafegam pela avenida Fábio Franco e pela avenida Amaral Peixoto (RJ 106).

Lançamento

O livro “Gilles Deleuze: a Grande Aventura do Pensamento”, do filósofo macaense Cláudio Ulpiano, será lançado dia 4 de junho, às 19 horas, no auditório que leva o seu nome, na Cidade Universitária. O lançamento contará com a formação de uma mesa composta por ex-alunos e hoje professores como, Mário Bruno e Elton Luiz Leite de Souza e o cantor Paulinho Moska, que fará um show celebrando o lançamento.

GUIA DO LEITOR JORNAL O DEBATE tel/fax: (22) 2106-6060 acesse: http://www.odebateon.com.br/ e-mail: odebate@odebateon.com.br comercial: Ligue (22) 2106-6060 - Ramal: 215 e-mail: comercial@odebateon.com.br classificados: E-mail: classificados@odebateon.com.br

TELEFONES ÚTEIS: POLÍCIA MILITAR: POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL: SAMU - SERV. AS. MED. URGÊNCIA: CORPO DE BOMBEIROS: DEFESA CIVIL: POLÍCIA CIVIL - 123ª DP: DISQUE-DENÚNCIA (POLÍCIA MILITAR): DELEGACIA DE POLÍCIA FEDERAL (24 HORAS): DEL. DE POL. FEDERAL (DISQUE DENÚNCIA): DEL. DE POL. FEDERAL (PASSAPORTE/VISTO): DISQUE-DENÚNCIA (CÂMARA DE MACAÉ): HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL: AMPLA: CEDAE: PREFEITURA MUNICIPAL: DELEGACIA DA MULHER: GUARDA MUNICIPAL: ILUMINAÇÃO PÚBLICA: AEROPORTO DE MACAÉ: CARTÓRIO ELEITORAL 109ª ZONA: CARTÓRIO ELEITORAL 254ª ZONA: CORREIOS - SEDE: AG CORREIOS CENTRO: TELEGRAMA FONADO: SEDEX: CEG RIO: RADIO TAXI MACAÉ

190 191 192 193 199 2791-4019 2791-5379 2762-0820 2759-1312 2759-0698 2772-7262 2773-0061 0800-28-00-120 2772-5090 2791-9008 2772-0620 2773-0440 0800-72-77-173 2772-0950 2772-9214 2772-2256 2759-2405 2762-7527 0800-5700100 2762-6438 0800-28-20-205 27726058


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.