2 minute read

Secretaria de Saúde realiza Grito de Carnaval

Evento aconteceu na útima terçafeira (14), na praça Veríssimo de Melo

A Secretaria de Saúde de Macaé realizou o seu grito de Carnaval nesta terça-feira (14), na praça Veríssimo de Melo. A ação contou com a presença de diversos programas, coordenações da pasta, usuários e profissionais, e chamou a atenção de todos que passavam pelo local.

Advertisement

Além de descontração por conta dos adereços, confetes e serpentinas, quem passou pela praça também pôde conhecer um pouco sobre diversas ações da saúde. A dona de casa Maria do Carmo Ferreira elogiou o evento.

“Estava passado e vi toda essa animação. A praça é isso, alegria e confraternização. Temos que resgatar esses momentos”, disse.

Segundo o coordenador do Caps Betinho, Nelson Falcão, o baile de carnaval da saúde mental é uma tradição.

“A ideia é fazer com que a sociedade entenda cada vez mais a lógica do cuidado da saúde mental, que é a integração de toda sociedade, e que não haja nenhum tipo de segregação”, salientou.

Carlos Henrique Martins ressaltou a importância destes momentos de integração.

“Como usuário estou sempre buscando os nossos direitos e este momento de interação entre usuários, profissionais e a sociedade, é o diferencial da saúde mental de Macaé, que é referência no atendimento”, frisou.

Quem também esteve presente ao evento foi a equipe da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (CEVAS), que orientou a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegyti. A dica é que antes de sair para curtir o carnaval, a população faça uma vistoria para eliminar os possíveis criadouros.

Na ocasião foram distribuídos leques e foi realizada ofi- cina de confecção de máscaras e chocalhos.

A Coordenação do Programa IST/AIDS aproveitou a ação e lançou sua campanha de prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis. A ação do programa segue na quinta-feira (16), na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), de Glicério. A equipe fez a distribuição de preservativos e de material educativo.

Segundo a coordenadora do programa, Sandra Barcelos, o objetivo é dar maior visibilidade sobre a importância do uso de preservativo para evitar as ISTs e a Aids.

“É um período de festa e folia, mas o trabalho é feito durante todo ano”, observou. O grupo Coletivo Ivone Lara também se fez presente.

"Nosso trabalho é focar na importância à saúde mental e que ela seja vista com respeito”, disse a terapeuta ocupacional e membro do grupo, Sueli Benante. Também estiveram presentes usuários e profissionais da Apae.

Com direito às melhores marchinhas carnavalescas de todos os tempos, os usuários da Pousada da Cidadania viveram momentos de muita alegria e descontração na tarde desta quarta-feira (15), nas dependências do serviço de acolhimento temporário de Macaé.

De acordo com o coordenador da Pousada, Alanderson de Souza, o momento de descontração e alegria contou com o apoio de amigos e simpatizantes do abrigo, além da dedicação da equipe multidisciplinar que tem se desdobrado para acolher da melhor forma possível as pessoas ex-moradoras de ruas. "Nosso evento objetivou comemorar a festa mais popular brasileira – o Carnaval, da melhor forma com os usuários do equipamento. Para que isso ocorresse, contamos com nosso qua - dro de funcionários efetivos na questão das alegorias, máscaras e outros itens. Mas, o melhor de tudo foi a parceria e a disponibilidade do DJ Islayk Mix, em vir com todo seu equipamento de som para nos proporcionar estes momentos de alegria. Além disso, tivemos um lanche doado por pessoas amigas. Precisamos transformar com amor e dignidade a vida de quem um dia esteve em situação de rua, promovendo entre eles um novo olhar sobre a folia momesca, o da harmonia familiar", assegurou.