O Correio - Ed 993

Page 11

O CORREIO P. 11

LAGUNA/SC 16/10/2013

ESPORTES E EVENTOS

Cláudio Tatão

I Campeonato Intermunicipal O I Campeonato Intermunicipal teve sequencia neste final de semana com a realização dos seguintes jogos: Sábado (12/10/2013) Atlético 3 de Maio 3x1 Barreirinho – campo do Nacional

Domingo (13/10/2013) Água Verde 5x0 Real – em Barreiros Sábado (19/10/2013) Palmeiras x Vila Real (Tb) Domingo (20/10/2013) Barreirinho x Água Verde (Santiago)

DA SEMANA SEMANA GUGA KUERTEN PARA O PARAPAN

O Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas da Semana Guga Kuerten, inovou trazendo também os talentos juvenis às quadras do clube-sede do evento, em Florianópolis. Entre os 13 atletas que disputaram a chave juvenil, sete integram a equipe de tenistas que embarcam no domingo (dia 11) para participar do Parapan-Americano Juvenil, na Argentina, logo após a competição que abriu a programação do evento que leva o nome do tricampeão de Roland Garros. Antes do embarque para Buenos Aires, amanhã Fábio Bernardes (14 anos), atleta de Uberlândia que ocupa a 16ª posição no ranking da ITF, enfrenta Gabriel Pereira, de Goiânia, número 27, na final da juvenil da competição de tênis em cadeira de rodas.

Liderados pelo Coordenador Nacional do Departamento de Tênis em CR da Companhia Brasileira de Tênis, Wanderson Cavalcante, a equipe, acompanhada por dois técnicos, chega ao solo argentino após três dias de competição na Semana Guga Kuerten, evento que segundo o coordenador é o mais importante da categoria no país: “O tênis em cadeira de rodas tem crescido muito no Brasil. A Semana Guga Kuerten favorece muito isso, muitos começam pelo próprio evento, que tem uma excelente qualidade, e claro a presença do Guga. Posso dizer que a Semana é o maior evento da America Latina”.

Este é o terceiro ano em que Wanderson participa da Semana e o primeiro em que realiza a chave junior: “ A chave junior nasceu no ano passado, com um convite que o próprio Guga fez para que mais atletas pudessem participar do Torneio”. O convite deu certo, já que nesta edição, a Semana reúne o dobro de participantes. Os atletas Vinícius Valentin, Caio Gonçalves, Pedro Fernandes, Ângelo Silva, Douglas Silva, Fábio Bernardes e Millena França, todos com idade entre 14 e 17 anos, além dos técnicos Leonardo Oliveira e Sérgio Alves, compõe a equipe que viajava no domingo. Fábio Bernardes, um dos finalistas do Torneio da Semana Guga Kuerten fala sobre as expectativas: “É o meu primeiro torneio fora do Brasil, estou super confiante” comemora o atleta de 14 anos. Milena França, também demonstra grandes expectativas: “Estou muito ansiosa para conhecer as atletas femininas, conhecer a cidade e fazer parte da seleção” diz, confiante a tenista de 17 anos. Esta não é a primeira vez que atletas participantes da Semana Guga Kuerten jogam em torneios paraolímpicos. Natália Mayara, Pedro Rocha e Rafael Medeiros, tenistas que participam desta edição e já participaram de edições anteriores, também estiveram presentes nos Jogos Juvenis Parapan-Americanos de Bogotá, na Colômbia, em 2009.

O torcedor avaiano lotou a Ressacada. Foram 17 mil fanáticos pela Azurra que incentivaram o tempo inteiro e, inclusive, aplaudiram na saída de campo os seus jogadores, mesmo derrotados. Hemerson Maria não estava em uma tarde inspirada. Suas substituições foram inócuas. Reis foi o único atleta que poderia ter mudado o rumo do jogo, mas Nivaldo defendeu milagrosamente. Depois, só se viu chuveirinho na área. A Chapecoense fez uma apresentação de gala para um grande público, mas que não estava na Ressacada para vir o Verdão brilhar. O time marcou com muita aplicação e saia no contra-ataque com muita precisão. O Avaí não conseguia furar o bloqueio defensivo e apelava para as bolas altas na área. Faltam 10 rodadas para o término da Série B e o time de Gilmar Dal Pozzo precisa de mais três vitórias. Já subiu!

Depois do “sacode” que o Figueirense levou do Palmeiras o que importava era vencer do jeito que desse! Pois foi assim mesmo. Em uma partida pobre tecnicamente, o que valeu foram os três pontos. O sonho do acesso mantem-se vivo! Agora, são apenas cinco pontos de diferença para o Avaí – 4º colocado – com um jogo a menos, ou seja, podem ser apenas dois. A dificuldade é que a partida adiada é contra a Chapecoense, na Arena Condá. Sete jogos sem vitórias. O torcedor está desesperado e não aguenta mais! O goleiro Ivan já disse em entrevista que muitos jogadores não veem a hora de acabar o campeonato e ir embora de Joinville. Lima afirmou que tem laranjas podres dentro do elenco e que o presidente e comissão técnica sabem quem são. Tudo isso é lamentável! O ano tinha tudo para ser do acesso, mas provavelmente não mais!

O Criciúma fez mais uma partida espetacular! Venceu o Vasco da Gama no Heriberto Hulse e embolou a parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro. Foi um jogo confuso, com os times nervosos, muitos erros de passe, mas com os três pontos no bolso do Tigre. Argel está fazendo o torcedor ficar com esperança de escapar da zona de rebaixamento! Nova vitória em casa frente a Portuguesa e já pode sair da degola.

Em cada tempo tivemos um time jogando mais futebol. O resultado foi justo. Rogério Ceni, que salvou o Tricolor Paulista pelo menos em duas oportunidades, saiu de campo como o grande vilão. Perdeu um pênalti no finalzinho do jogo e deixou o Morumbi na igualdade. Coritiba, São Paulo e Portuguesa ficaram com 34 pontos, dois a mais que o Criciúma, primeiro time do Z4. Vitória sobre o Náutico é o lógico, o time vem crescendo! O Fluminense entrou em campo no Maracanã disposto a vencer. Desde o primeiro minuto Marcelo Grohe mostrou que não seria fácil a bola passar por ele. O goleiro gremista foi o grande nome da partida. Luxemburgo realizou as suas mudanças tradicionais, lançando os garotos Ailton e Marcos Jr. O time ficou ainda mais ofensivo. Só aos 45 minutos que o merecido empate chegou. A situação ainda é crítica! O Botafogo venceu o Flamengo de virada e assumiu a vice-liderança. Há 13 anos o Glorioso não vencia o Rubro Negro pelo Campeonato Brasileiro. Saiu perdendo, não jogava tão bem, mas após o gol no finalzinho do primeiro tempo a partida modificou-se. O jogo foi bem disputado e o goleiro do Fogão salvou o time pelo menos em duas oportunidades. Hoje a peleja será em Salvador contra o Vitória-BA.

O Internacional aproveitouse da fragilidade do Náutico e sapecou sua primeira goleada no Campeonato Brasileiro. O time não jogou um bom futebol. Partiu para cima e fez valer a sua superioridade técnica somente após estar com um jogador a mais. Quem ganhou muito com isso foi o técnico interino Clemer que a diretoria garantiu no cargo até o final do ano. São oito pontos para chegar no G4.

O Grêmio foi prejudicado pela arbitragem. O impedimento de Kleber é do “ABC” do futebol. Se o jogador saiu do seu campo, onde está a irregularidade? Como o “Imortal Tricolor” perdeu para o Criciúma na Arena com os meias, Renato Portaluppi voltou para o “tranca rua” que repito o que já escrevi várias vezes, é o melhor método para jogos fora de casa. Contudo o empate foi bom, mas merecia a vitória.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.