Page 1

Choose a photograph Choose one photograph that you find interesting.

Photographer : Henri Cartier Bresson Title : Crianças num orfanato em Toledo

Content the subject of the photograph Describe what you see in the photograph briefly : Esta fotografia a preto e branco mostra 30 crianças, meninos e meninas, suas cabeças salientes acima de uma escada em espiral. A cabeça de cada criança é mais ou menos inclinada sobre as escadas. Como se fossem mais ou menos intimidados por aquilo que estava acontecendo. A escada em espiral cria uma perspectiva dramática. O teto caiu no fundo desta espiral contraste com o branco da escada e atrai o olhar.


Why did you select this photograph? O grupo escolheu esta fotografia de Cartier Bresson, “criancas no Orfanato em Toledo” de 1963, depois de uma longa pesquisa sobre a obra de diferentes autores, que consideramos mestres pioneiros desta arte que é a fotografia. Foi a que nos chamou mais atencao, pelas formas sinuosas da arquitectura do orfanato, em harmonia com as caras das criancas que se encontram umas ao lado das outras, curiosas, a espreitar para a camara. Uma imagem que evoca o infinito e que acaba por ter um “je ne sais quoi” de hipnotizante que nos leva a esquecer a imagem e nos faz focar num ponto longinquo que corresponde ao tecto, escuro.

Why do you think the photographer took this photograph? What are they trying to say? What does it suggest about the things photographed? O fotógrafo tirou esta fotografia pode ser porque a situação é engraçada. Ela ilustra a curiosidade que pode ter filhos Por sua cabeça ligeiramente salientes, suspeita-se que algo está acontecendo. O fotógrafo deixa dúvida. Se quer saber o que eles vêem com tanta atenção. A espiral acentua a sensação de se sentir observada. Poderíamos pensar que a pessoa que olha a imagem se torna o assunto de sua atenção.

Techniques light, colour, depth of field, aperture How does the light or lighting affect the photograph? Is it direct or diffused? Where is it coming from? Na fotografia existe tanto uma luz directa, vinda de baixo e da lateral superior da escada, como uma luz difusa por conta do rebatimento destas. Assim conseguimos enxergar também as crianças que não estão na área iluminada.


What does the depth of field in the photograph tell you about the photographer’s selection of aperture? Do you think a fast or slow shutter speed has been selected on purpose, to create movement or mood? If so, how? Trata-se de uma fotografia de interior (normalmente com pouca luminosidade), que necessitará de um ISO elevado. Quanto à abertura do diafragma, se por um lado é necessário que entre muita luz, por ser um local escuro, por outro necessita de uma abertura em que o diafragma esteja muito fechado para a profundidade de campo ser elevada, pois nesta fotografia estão focados os primeiros planos e os planos secundários. Dificultando ainda mais a captação da imagem, está o facto de se tratar de uma imagem em que estão retratadas crianças, o que implica um tempo de obturação rápido (pois as crianças estão em constante movimento), que contraria o tempo de exposição necessário para capturar esta imagem neste ambiente escuro.

How much contrast can you see in the photograph? Are there strong blacks and whites with few greys or mid-tones (high contrast)? Or is the image soft in tone, mostly grey or mid-tones (low contrast)? How can you tell if a colour image is high or low contrast? Há uma predominância de do alto contraste imagem por exemplo na variação abrupta de tons entre o lance superior da escada e o rostos dos meninos que estão à baixo. Mas também há uma gradação bem suave de cinzas no plano da escada mais próximo da câmera.

If the photograph you have chosen is in colour, does the colour tell you anything about the time of day that the photograph was shot and if saturated colour is used, what is its effect for the image? Trata-se de uma fotografia de interior (normalmente com pouca luminosidade), que necessitará de um ISO elevado. Quanto à abertura do diafragma, se por um lado é necessário que entre muita luz, por ser um local escuro, por outro necessita de uma abertura em que o diafragma esteja muito fechado para a profundidade de campo ser elevada, pois nesta fotografia estão focados os primeiros planos e os planos secundários. Dificultando ainda mais a captação da imagem, está o facto de se tratar de uma imagem em que estão retratadas crianças, o que implica um tempo de obturação rápido (pois as crianças estão em constante movimento), que contraria o tempo de exposição necessário para capturar esta imagem neste ambiente escuro.


Composition the way subjects are placed within the frame of a photograph Look at the composition (the way the picture is framed or cropped). Are there any angles in the photograph? Is the subject shot close-up or from a distance? Is the picture balanced and symmetrical? Are there strong shapes, angles or repetition in the photograph? A fotografia so tem um angulo de vista (angle de vue), em (contre-plongée ou low angle shot) de uma escada circular. Podemos contar três planos (closes) que correspondem aos tres andares: o primeiro é a balaustrada/guarda-corpos (garde-corps) da escada vista por baixo e as caras tristes ou curiosas das criancas que estao a olhar para baixo, para o fotografo. O segundo plano: o primeiro plano prolonga-se até ao 'fundo' da foto (e acaba no centro) com/por causa da espiral. Falsos efeitos de infinito (faux effet d'éternisation) e de symetria (caras das criancas 'todo ao longo da balaustrada'). A espiral domina, é imponente na foto. So, how does the photographer’s choice of where and how to place subjects within the frame affect the impact of the image? A imagem tem um impacto hipnotizante, provocado pelo facto das escadas serem em espiral. Pode-se também ver nesta foto um paralelismo com as tautologias de Escher, que evocam o infinito e paradigmas matemáticos, como o numero de ouro, assim como a cadeia genética. As formas arquitectonicas fazem lembrar Gaudi e a presença das crianças a olhar para a câmara, mostram uma certa atitude de curiosidade e inocência perante o desconhecido.

Henri Bresson - Crianças num orfanarto em Toledo  

Esta fotografia a preto e branco mostra 30 crianças, meninos e meninas, suas cabeças salientes acima de uma escada em espiral.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you