Edição do dia 22/05/2013

Page 8

8 - Variedades

O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 22 de maio de 2013

Coluna da

Célia Lima celialima@oquartopoder.com

Frase do Dia A Verdadeira coragem é ir atrás de seus sonhos mesmo quando todos dizem que ele é impossivél. (Cora Coralina) Reportagem: Daniela Frabasile / Edição: MdeMulher

Conheça os perigos da automedicação Saiba por que a automedicação é um péssimo e perigoso hábito

É

MANTENHA O CORPO HIDRATADO COM A MELANCIA

A

melancia pode ser sua ótima aliada no verão: saborosa, refrescante e magra - cada fatia de 100 g tem 33 calorias. "Composta por aproximadamente 90% de água, ela ajuda a nos manter hidratadas. Também oferece fibras e vitamina C", diz a nutróloga Cristiane Coelho. A melancia é diurética, tornando-se um alimento perfeito para quem sofre de retenção de líquidos. Sua polpa vermelha é rica em licopeno, um poderoso antioxidante que protege o organismo contra a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. Mais: a substância é capaz de prevenir doenças, como o câncer e a hipertensão arterial. "A fruta apresenta outros nutrientes importantes, como carboidratos, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, cálcio, ferro e magnésio", completa a especialista. O sabor adocicado vem da frutose, um açúcar natural que é fonte de carboidrato (energia). Ele é o principal combustível para o funcionamento do cérebro, da medula óssea, dos nervos e dos glóbulos vermelhos. "Uma alimentação pobre em carboidratos pode trazer sérios riscos ao organismo, comprometendo principalmente o sistema nervoso", alerta a nutróloga. O ideal é comprar a melancia inteira e consumi-la o mais rápido possível. Seu contato com a luz e o oxigênio leva à perda das vitaminas; portanto, depois de aberta, embale bem a fruta e conserve-a na geladeira.

Moda Combinar camisa, terno e gravata A regra mais importante para combinar a camisa, o terno e a gravata está na escolha de qual das partes quer destacar no look. Para usar gravata listrada sob camisa listrada você deve escolher qual delas terá estampa mais larga e chamativa enquanto a outra deve ser o mais discreta possível. O mesmo vale para combinações com xadrez ou em ternos com riscas mais grossas Algumas regrinhas podem ajudar: -Camisas com listras finas – gravatas em padrões grandes. -Camisas com listras mais largas ou mais espaçadas – gravatas em padrões pequenos. -Terno risca de giz – camisa lisa – gravata com listras diagonais ou xadrez. -Camisa de listras – terno liso – gravata lisa, com listras diagonais ou xadrez.

um compri mido aqui para aliviar uma dorzinha de cabeça, um outro ali para aquele incômodo muscular e por aí vai. Pois é, quem nunca se automedicou? Uma vez ou outra não é grave, mas, como todos os remédios têm efeitos colaterais, se a mania de tomá-los por conta própria virar rotina, corre-se um risco alto. "A pessoa pode ter um problema de saúde mais sério, que, ao ser mascarado pelo medicamento, não será diagnosticado na hora certa", alerta o infectologista Luis Fernando Aranha Camargo. Pense bem antes de tomar mais um remedinho! ELES NÃO SÃO BRINCADEIRA Para controlar o consumo de antibióticos, em 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda desses remédios sem receita médica. Mesmo assim, as pessoas ainda tomam os comprimidos que sobram sem consultar um especialista. "O uso desnecessário desse medicamento pode aumentar a resistência das bactérias e, da próxima vez, a fórmula terá que ser mais forte", explica Camargo. Os anti-inflamatórios também são bem perigosos. "Podem ser um gatilho para uma insuficiência renal", salienta. E ainda provocar sangramentos no corpo. Viu como é sério? TOME CUIDADO COM O "KIT FARMÁCIA" Existem medicamentos que as pessoas levam na bolsa e tomam ao primeiro sinal de dor sem sequer se preocupar. Só que eles não são tão inofensivos. Descubra por quê. Paracetamol: Quem toma de três a quatro comprimidos

Culinária

por dia pode desenvolver doenças no fígado. Antigripal: Algumas fórmulas têm descongestionantes nasais, que podem aumentar a pressão. Dipirona: É capaz de causar queda de pressão. Relaxante muscular: Sonolência é o efeito colateral. "Às vezes, a pessoa não consegue nem dirigir", explica o infectologista. UMA ÚNICA VEZ Só vale se automedicar em casos pontuais, como uma dor de cabeça depois de um dia ruim. "Se não passar, não tome outro remédio, vá ao médico. A dor de cabeça pode ser sinal de enxaqueca, sangramento cerebral ou meningite", diz Camargo. Não vacile! NEM OS NATUREBAS Os remédios à base de plantas também precisam de orientação médica, segundo o fitoterapeuta Luiz Antonio Batista da Costa. Ginkgo biloba: Vasodilatador, pode causar dor de cabeça, afinar o sangue e aumentar a ação dos anticoagulantes, o que eleva a chance de hemorragias. Erva-de-são-joão: Reduz a eficácia de anticoncepcionais e desregula o ciclo menstrual. Alcachofra: Com ação diurética, potencializa os efeitos de outros diuréticos. Assim, pode haver perda de potássio, um aliado contra diabetes e derrame. Chás de boldo e carqueja: São ricos em tanino, um ativo que pode reduzir a absorção de alguns minerais, como ferro e zinco.

Beleza

Bobó de Frango Ingredientes:

2 unidade(s) de peito de frango desossado cozido(s) - 3 colher(es) (sopa) de margarina - 1 unidade(s) de cebola picada(s) - 2 dente(s) de alho amassado(s) - 3 colher(es) (sopa) de molho de tomate - 1 tablete(s) de caldo de frango - 1/2 kg de mandioca cozida(s) - 1/2 litro(s) de leite - 1 vidro(s) de leite de coco

Modo de preparo: Frite a cebola e o alho na margarina, junte o frango picado, o molho de tomate e por último 1,5 do caldo do cozimento do frango. Bata a mandioca com o leite, misture ao refogado, deixe engrossar e coloque o leite de côco.

Massagem capilar A hora do banho é o momento ideal para essa massagem tão fácil: basta pressionar os dedos sem muita força sobre o couro cabeludo. Isso melhora a oxigenação e a irrigação sanguínea. Olha só outras boas consequências desse carinho que você se dá: 1. A queda de cabelo diminui. 2. O crescimento acelera. 3. Nutrido, o cabelo fica mais brilhante e macio. 4. As células mortas são eliminadas, o que reduz a oleosidade e a caspa - e deixa o cabelo muito mais limpinho. 5. Quando o couro é bem oxigenado, o cabelo absorve melhor os nutrientes de xampus e máscaras de tratamento, potencializando seus resultados. 6. O couro cabeludo, assim como ombros e pescoço, pode acumular tensões. Essa massagem descontrai a região, promove o relaxamento e dá sensação de bemestar por todo o corpo.

oquartopoder.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.