Holmes Place Mag # 15

Page 1

Suplementação

Warrior

A hora importa

Preparados para o combate

Jamie Oliver

pós parto

Entrevista

Exercícios e mitos

Diploma Jivana Yoga

3 Novas modalidades Holmes Place

Uma experiência única . Inscreva-se!

em primeira mão

Los Angeles

estimular o cérebro

here we go!

Receitas



3 - Editorial

EDITORIAL “If you can dream it, you can do it”

A frase de Walt Disney combina sonhos e realidade e escolhia-a precisamente por isso. Porque estamos no último trimestre de 2013 e – a boa notícia – ainda a tempo de cumprir as resoluções de ano novo que tomámos em janeiro passado.

A reta final exige empenho e dedicação, especialmente porque é um período delicado, entre o regresso das férias de verão e o foco na época festiva. Neste intervalo, importa fazer uma análise dos objetivos definidos e, se necessário, ajustar a estratégia.

No passado trimestre, lançámos novas modalidades – Warrior, X-Celerate e Airfit –, que se vieram juntar-se às anteriores, Activate, Spartans e MIB, e que até final do ano estarão também disponíveis em mais de 80 clubes de 11 países.

Se me permitem, aqui vai uma dica prática: no quotidiano agitado, temos tendência a esquecermo-nos dos planos que traçámos a longo prazo. Registe-os no papel e coloque a lista em local bem visível. A porta do frigorífico costuma ser uma boa opção. A segunda dica importante: divida as suas metas em três grandes áreas – Move, Eat e Feel Well – e no dia a dia vá ponderando formas de alcançar o que pretende. Na área Move Well, se os planos passam por fazer uma das novas aulas Holmes Place ou uma corrida, ainda tem tempo, até dezembro. Basta pesquisar no mapa de aulas ou pesquisar na Internet as datas de provas mais próximas! Depois poderá sempre solicitar ajuda a um dos nossos instrutores para fazer um plano de treino.

O Holmes Place Portugal lançou ainda o seu novo site, onde os sócios podem encontrar os mais variados conteúdos e eventos. Queremos que este espaço passe a ser um local de inspiração e de esclarecimento de dúvidas!

Na área Eat Well, procura fazer uma alimentação mais equilibrada? Porque não agendar hoje mesmo uma consulta com os nutricionistas do nosso programa Eat Well, que foi apresentado há um ano, tendo já conquistado os nossos sócios. Na área Feel Well, é natural que se pergunte: “tenho reservado tempo para mim?” Se a resposta não for convincente, aproveite a próxima hora do almoço para uma massagem, um simples jacúzi ou uma aula de yoga ou de pilates. If you can dream it...

Mas ainda falta tempo até ao final do ano. E, focados na nossa missão “Move Well, Eat Well e Feel Well”, queremos continuar a fazer mais e melhor. Sem nunca esquecer que a consistência é o segredo! Sérgio Marques Sales & Marketing Manager


Ficha Técnica - 4

H O L M E S P L A C E M A G PROPRIEDADE:

Holmes Place – Exploração de Health Clubs, S. A. NIPC: 503 640 573 · R. Rodrigues Bessone Basto, 7, 2495-155 Algés

Direcção de Marketing Portugal: Sales & Marketing Manager: Sérgio Marques DESIGNER: Joana Lírio PROJECT MARKETING COORDINATOR: Sónia Pantaleão ONLINE MARKETING COORDINATOR: Rodrigo Correia GESTÃO / EDIÇÃO:

/O2 /O2 Produções Audiovisuais, Lda. REDACÇÃO, PUBLICIDADE E ADMINISTRAÇÃO: Rua dos Navegantes N.º 98 · 2750-444 Cascais Tel: + 351 214 837 311 DIRECTOR GERAL: Filipe Schwab Capela PRODUÇÃO EXECUTIVA: Patrícia Hibon EDITORIAL: Paula Santos DESIGN: _ing infinitive concepts REVISÃO: Raul Henriques DEPARTAMENTO DE PUBLICIDADE: Célia Seguro Mendes, celia.mendes@o2av.com Tel: + 351 214 837 311 PRINT: Lisgráfica – Impressão e Artes Gráficas, S. A Rua Consiglieri Pedroso, 90 Queluz de Baixo, 2730-053 Barcarena Periodicidade: Trimestral · Tiragem: 10 000 exemplares ISSN 1645-4170 · DEPÓSITO LEGAL 179.847/02.


5 - Colaboradores

C O L A B O R A D O R E S 1. Custódio César Nutricionista clínico, tem uma pós-graduação em nutrição funcional e medicina ortomolecular. É especializado em controlo de peso e em alta competição desportiva, acompanhando assim vários atletas com projeção e carreira internacionais, como Emanuel Silva (remo), Frederico Gil (ténis), Jessica Augusto (atletismo). Convidamo-lo a partilhar os seus conhecimentos sobre Nutrient Timing, para uma melhor performance no treino!

2. Marco Gomes

1

2

3

4

Licenciado em Motricidade Humana, trabalha há mais de 10 anos nas áreas do exercício e saúde e há quatro no Holmes Place. Personal trainer, também dá aulas de zumba, total condiocionamento, entre outras, e tem um passado marcado pela experiência em artes marciais, nomeadamente em karate de alta competição. Marco Gomes coordenou tecnicamente a capa desta edição e aconselha-nos a repetir os movimentos Warrior: “uma aula inovadora, motivante e contagiante!”

3. Rita Lourido Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana, tem uma pós-graduação em Planeamento e Gestão em Turismo de Natureza e Aventura e personal trainer e group trainer (MIB e Hidroginástica) no Clube Quinta da Fonte desde 2005, tendo feito formação em exercício para grávidas e pós-parto na Holmes Place Academy. Rita Lourido é atualmente a coordenadora dos Cursos de Pré e Pós-Parto na QDF e por isso a pessoa mais indicada para orientar o treino de Vanessa Oliveira!

4. Joyce Doret Formada em design gráfico, foi coordenadora de fotografia de revistas como Vogue e GQ. Faz produções de moda para várias publicações e é também a personal stylist de vários personalidades mediáticas da televisão portuguesa como Andreia Rodrigues e Cristina Ferreira. A stylist portuguesa assina a produção da sessão de capa desta edição e a rubrica Must Have. Mas a sua ligação ao Holmes Place não se fica pelos trabalhos de moda nesta revista. Além de fã de voleibol, Joyce é uma frequentadora assídua do ginásio.


Sumรกrio - 6


7 - Sumário

S UM Á R I O Move Well 22 - Campeão Olímpico: Mo Farah 24 - Crónica de Desporto 25 - Move Well Tips 32 - Modalidade: X-CELERATE, por Holmes Place 34 - Modalidade: ARFIT, por Holmes Place 40 - Exercício e Música 60 - Pós-parto, com Vanessa Oliveira

Eat Well 38 - Jamie cozinha uma nova tempestade 43 - Eat Well Tips 44 - Top 5 – Alimentos para o cérebro 48 - Gourmet 52 - Nutrient Timing 56 - Recarregar Energias

Feel Well 12 - Diploma Jivana Yoga, por Holmes Place 16 - O Meu Spot, por João Gil 18 -Selecção de... Ana Mesquita 55 - Feel Well Tips 64 - Feel Well Center – Olá iLipo! 66 - Hand Factory 78 - Living Mundo – Los Angeles 80 - Living Radical – Esqui Alpino

Live Well 14 - Artecedário 19 - Pleasure Moments 20 - Biblioteca Essencial 21 - Em Cartaz 59 - Live Well Tips 63 - Crónica Luís Filipe Borges 70 - Tendências Mundo – Marcas Exigentes 72 - Inventar, Amar e Decorar – A Febre do Ouro Negro! 74 - Must Have, por Joyce Doret 76 - Notas de Beleza por Rosarinho 82 - Hi Tech 84 - Gadget 86 - QI 87 - Factos & Números 89 - Crónica Socialite

Mundo HP 8 - Holmes Place lança novo site 10 - Grande Entrevista: Hans Koster 26 - Novas Modalidades - Exclusivo Holmes Place 27 - Capa: WARRIOR, por Holmes Place 36 - Embaixadores Holmes Place rendem-se às novas aulas! 68 - Testemunhos – Inspiring People to Live Well 88 - Os nossos sócios


Mundo HP - Holmes Place Novo Site - 8

M U NDO HP

Holmes Place lança novo site W W W. HOLMESPL ACE. PT Mais clean. Mais funcional. Mais conteúdos. Mais eventos. Mais interatividade. O Holmes Place apresenta-lhe o seu novo site. A pensar nos seus sócios! Prontos a navegar?

2 3 1

4

5

1

Acreditamos que uma informação é fundamental para um estilo de vida saudável.

2

Mais interatividade: site, Facebook, Twitter, Youtube! Estamos sempre ligados!

3

Inspire-se! Partilhamos histórias únicas. Os nossos sócios são a nossa maior inspiração!

4

Mexa-se pela sua saúde! Nós tratamos do resto: temos um calendário com corridas, seminários, aulas e muitos outros eventos a não faltar!

5

Mapa de Aulas: esteja onde estiver, nós damos-lhe as indicações para as aulas dos clubes Holmes Place mais próximos de si!



Mundo HP - Grande Entrevista - 10

M U NDO HP

Hans Koster “ U m S ó c i o sat i s f e i to é o n osso melhor emba i x ador ” Hans Koster assinou o primeiro acordo da história do Holmes Place Portugal. O Deputy CEO fala-nos dos momentos marcantes e do rumo que, na sua opinião, irá fortalecer o grupo como o líder de mercado de “premium” health clubs, com uma oferta que inspirará verdadeiramente as pessoas a live well, by move, eat and feel well.


11 - Mundo HP - Grande Entrevista

Pode partilhar connosco quando e como começou a fazer parte da história do Holmes Place? Aranas Portugal, uma empresa sueca de imobiliário, da qual era Diretor Geral, estava a construir o parque de escritórios Quinta da Fonte, em 1996. A minha visão era ter lá um health club de qualidade, para os inquilinos e para outras pessoas. Assim, entrevistei vários operadores de health clubs em Inglaterrra, e o Holmes Place revelou-se sem dúvida o melhor operador, além de Allan Fisher (Fundador) ser uma pessoa supersimpática. Assinámos um acordo no papel de uma toalha de mesa, em Cascais, para o primeiro clube em Portugal. Durante 1998-2005, fui administrador do HP Portugal e sou praticamente responsável pelo roll out, construção e venda dos clubes aos investidores, pois a HP não tinha recursos para financiar os cerca de 150 milhões de investimento na construção dos clubes. Também montei um consórcio de investidores privados, em regime de franchising, para os clubes de Coimbra, Braga, Aveiro, Algés, Tejo, Funchal, Boavista, Constituição e Alvalade. Em 2011, iniciei negociações com o Holmes Place Europa para a aquisição da carteira dos 29 clubes da Iberia, que se encontrava com problemas financeiros, por causa não só da austeridade mas também, na minha opinião, por falta de boa gestão por parte dos acionistas private equity espanhóis, que já não pretendiam investir na operação. Concretizámos esta operação em janeiro 2012.

Na sua opinião, quais os momentos mais marcantes do Holmes Place? Além da abertura do primeiro clube – um enorme sucesso, com um conceito e uma qualidade inéditos em Portugal –, julgo que a introdução do personal training foi e será sempre o ex-líbris de Holmes Place ao longo dos anos. Diria também que a vinda dos atuais acionistas, com a introdução de uma nova filosofia com diferenciação dos preços e dos serviços, foi muito importante, senão mesmo a diferença entre sucesso e falhanço. A introdução dos nutricionistos foi ainda um passo muito importante para “viver” a filosofia, marcando a diferença para os sócios, através dos respetivos resultados. A adoção do lema inspiring people to live well, by move well, eat well and feel well traduziu-se na transformação de um conjunto de palavras vazias numa filosofia do dia a dia para os nossos colaboradores e para os nossos sócios. E continuamos a trabalhar muito focados no conceito transmitido por estas palavras, de forma a levar os colaboradores a viverem o lema, assim fazendo os sócios sentirem-se inspirados pela grande diferença e mudança que estão a realizar-se no Holmes Place.

E quais os grandes desafios para o futuro?

7. Como vê o Holmes Place daqui a sete anos?

A minha opinião é que o futuro não acontece, “faz-se”, e por isso é preciso um rumo traçado pela atual administração, em conjunto com os operators, que distinga os serviços realmente extraordinários prestados pelo Holmes Place, não só em Portugal mas em todos os países onde operamos. Provámos que podemos aumentar a qualidade dos serviços, aumentar a satisfação dos colaboradores e sobretudo a satisfação dos nossos sócios. Queremos agora provar que o Holmes Place é um grupo que vai liderar o desenvolvimento do mercado, e a marca preferida para sócios e colaboradores.

Com o rumo agora traçado, vejo o Holmes Place como o líder de mercado de “premium” health clubs, com uma oferta e um serviço que inspiram verdadeiramente as pessoas a viverem de maneira diferente, mais satisfeitas consigo próprias, mais saudáveis, menos stressadas. Também vejo a nossa oferta ir além dos locais onde temos clubes. Vamos oferecer grandes surpresas muito em breve aos nossos sócios.

Da experiência que tem de outros clubes Holmes Place, qual o posicionamento do Holmes Place Portugal a nível geral? Conheço todos os clubes de Espanha, claro, e alguns na Suíça, na Áustria e na Alemanha. Todos são bons, mas não há dúvida nenhuma de que Portugal tem, de momento, a maior satisfação dos sócios – net promotor score NPS –, não só a nível do grupo mas no mundo. Isto porque temos grandes equipas, muito motivadas, nos clubes, bom apoio da administração e, centralmente, a filosofia e o rumo corretos, além de sócios muito exigentes.

O que faz do Holmes Place, na sua perspetiva, um conceito de sucesso? Como já referi, a filosofia move well, eat well and feel well, gerida por grandes equipas, em clubes de boa qualidade e com bons recursos, está a provar-se um sucesso e a proporcionar satisfação. E um cliente satisfeito é o nosso melhor embaixador, o nosso melhor vendedor, como em qualquer negócio.

O Holmes Place está a lançar novas modalidades. O que representa esta aposta? As nossas novas modalidades, desenvolvidas internamente por equipas muito talentosas e inspiradas, são mais uma prenda para os nossos sócios e marcam a diferença do Holmes Place. Já temos feedbacks muito positivos, porque estas novas modalidades satisfazem, tanto o sócio mais experiente como o iniciante. Em breve, iremos ainda introduzir o optimal training com os PT e na piscina; vai ser fantástico e, claro, muito diferente! É Holmes Place… Vamos também implementar um programa holístico, totalmente “nosso”, com Pilates e Yoga!

QUEM É HANS KOSTER? É o segundo maior acionista do Holmes Place em Portugal, onde desempenha as funções de Deputy CEO, sendo responsável por investimentos, remodelações, financiamentos e projetos especiais atualmente em curso, e que irão “marcar ainda mais a diferença do grupo”. Paralelamente à agenda preenchida, faz natação e musculação com PT, além das caminhadas de 7 km, seis vezes por semana e de uma dieta através da qual perdeu oito quilos em três meses. Diz sentir-se revitalizado e energético. Das novas modalidades, já experimentou Activate e, com a chegada do frio, vai passar a fazer passadeira e remo.


Feel Well - Seminário - 12

FEEL WELL

Diploma Jivana Yoga por Holmes Place

U ma oportu n i dade ú n i ca A formação de quatro anos inicia-se em janeiro de 2014, com a coordenação do mestre Acharya, que virá propositadamente da Índia. Sócios, não sócios, professores estão todos convidados a viver uma experiência inesquecível que finalizará com uma viagem à Índia. Lior Perry, mind & body master trainer, explica porque deve inscrever-se no programa.


13 - Feel Well - Seminário

Diploma Jivana Yoga: tire aqui as suas dúvidas Há 15 anos foi criada uma relação muito especial entre Jonathan Fisher, CEO do grupo Holmes Place, e aquele que viria a ser o seu futuro professor, Acharya. Acharya é um homem verdadeiramente único, dotado de um vasto conhecimento académico e simultaneamente de uma experiência prática adquirida em ciências tão ancestrais como o yoga e a Ayurveda (medicina e dieta tradicional indiana). Esta importante relação de longa data cresceu ao longo dos anos, permitindo que os ensinamentos oferecidos fossem ouvidos, digeridos e implementados. E assim a vida de Jonathan tem sido muito e positivamente influenciada pela integração destes conhecimentos ancestrais. Na sua forma original, autêntica e ideal, o yoga é uma simples e comum ferramenta para todos. Esta vasta ciência oferece guidelines práticas para qualquer pessoa que deseje ter uma vida verdadeiramente saudável e feliz. Por vezes, o yoga é entendido como uma sequência complexa de posturas que requerem uma flexibilidade estrondosa ou ainda como uma estranha prática desenvolvida por pessoas que entoam “aum” e que são desligadas da realidade. Nenhum destes conceitos reflete os verdadeiros objetivos do yoga. Atualmente, o yoga é o dispositivo prático de que provavelmente tem andado à procura e que pode ajudá-lo (ou a alguém próximo) a um nível fundamental. O que faz a maioria de nós quando experiencia um desequilíbrio físico e mental na vida? Frequentemente ficamos sem saber o que fazer. Outras vezes, usamos uma solução pontual (medicina) que pode aliviar a dor, mas não tratar o problema pela sua raiz. O ioga oferece simples ferramentas para manter o seu corpo e mente saudáveis, tratando os desequilíbrios mentais e físicos pela sua raiz.

Diploma: Uma vasta aprendizagem Com o apoio e a orientação de Acharya, o Holmes Place desenvolveu um diploma de yoga. O Diploma Jivana Yoga oferece uma vasta e única experiência de aprendizagem. Tal como o corpo humano, o programa é uma sinergia de diferentes áreas do conhecimento (posturas, técnicas de respiração, alimentação, etc), que se vão juntando com o tempo para formar um produto completo e prático, que cada pessoa pode usar, na sua vida ou para orientar outros.

1. Porquê o nome Jivana Yoga? “Jivana Yoga” significa “yoga da vida” ou “yoga para a vida”. Como o nome indica, este programa é desenhado para encontrar o equilíbrio na vida.

2. Para quem é este programa? Este programa destina-se a pessoas comuns que procuram o nível seguinte na sua vida, para pessoas que desejam atingir uma vida saudável e bem-estar ou ainda para professores que pretendem criar ou acrescentar mais ferramentas à sua bagagem.

3. Este programa dá diploma e o diploma é reconhecido? Sim. Todos os participantes recebem um certificado, reconhecido pelo Holmes Place e pela escola e instituto de investigação do mestre Acharya, a Bharati Yoga Dhama.

4. Posso dar aulas de Yoga com este Diploma? Aqueles que o desejarem serão encorajados a dar aulas. E aqueles que são já professores receberão uma nova perspetiva do ensino e da importância do yoga para o dia a dia.

5. Como posso saber se o programa é útil para mim? Uma forma de conhecer Acharya e perceber se o programa será ou não indicado para si, é participar nos seminários que se encontram a decorrer.

6. Consta que o programa será em inglês e que inclui Sânscrito e Ayurveda. É verdade? O programa será todo em inglês. Através da linguagem, ficamos a conhecer melhor o significado e a intenção das frases e dos nomes por detrás da ciência. O Sânscrito torna-se assim muito importante. E o mesmo se aplica ao toque da Ayurveda. Para reconhecer e oferecer tratamento aos problemas mais comuns de saúde, precisamos de saber mais sobre mente, corpo e nutrição, e apenas uma ciência como a Ayurveda nos proporciona esse vasto conhecimento.

7. O programa inclui uma viagem à Índia? Além dos seminários nos quais os participantes são convidados a participar, todos os “alunos” viajarão juntos à Índia, para completar os seus conhecimentos na Escola e Instituto de Investigação Acharya.

8. Como posso inscrever-me e saber mais informações? Lior Perry, Mind & Body Master Trainer, Holmes Place Portugal lior.perry@holmesplace.pt; 927 152 759 Holmes Place Academy - 214129100


Live Well -Artecedário - 14

Man Ray ( 1 8 9 0 – 1 9 7 6 )

Natural de Filadélfia, nos Estados Unidos da América, Man Ray foi uma das figuras basilares do fenómeno dadaísta, que, mais do que uma corrente ou estilo artístico, se caracterizou por um espírito, um género criativo, uma atitude comum a um grupo de artistas cujo modo de refletir sobre a arte e sobre a sua prática assentava numa assumida autonomia criativa de cada um dos intervenientes neste “mundo dada”. Criado em 1916, em Zurique, o Dadaísmo nasce do termo “dada”, ao qual não se atribui qualquer significado. O propósito do Dadaísmo resume-se à desconstrução do sistema existente, ironizando e proclamando a coincidência entre a vida e a arte, desconstrução que se reveste de um carregado sentimento de revolta, de sarcasmo e de niilismo em relação à época. Man Ray nasceu em 1890 com o nome de Emmanuel Radnitsky. Estudou arquitetura, engenharia e artes plásticas, tendo manifestado o seu gosto pela pintura desde muito cedo. Só em 1912, a viver em Nova Iorque, passou a assumir uma nova identidade e a assinar os seus trabalhos com o nome pelo qual hoje é conhecido: Man Ray.

Em 1915 conhece o francês Marcel Duchamp, que se tornou um grande amigo e uma forte influência artística, com o qual funda o grupo dada nova-iorquino. Muda-se em 1921 para Paris, cidade onde permanece, com exceção de um pequeno período em que regressa aos Estados Unidos, até à data de sua morte, em 1976. Os ready-made de Duchamp e os rayographs de Man Ray refletem os elementos essenciais proclamados pelo Dadaísmo: os primeiros, porque elevam à categoria de obra de arte objetos de uso quotidiano, cuja descontextualização e reinterpretação (quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista funcional), os transformam em irónicos objetos escultóricos; os segundos, por se tratar de fotografias feitas sem a utilização da máquina fotográfica, onde a imagem era conseguida pelo contacto direto entre os objetos e o papel sensível, sobre o qual o objeto se converte numa sombra, num testemunho imaterial da sua existência. Terá sido este o maior legado artístico de Man Ray, enquanto responsável por significativas inovações na área da fotografia, que até então era entendida como uma “arte menor”, vivendo à margem da pintura, da escultura e da

arquitetura. Durante os períodos do dadaísmo e, também do surrealismo, a fotografia viveu um momento particularmente fecundo do ponto de vista criativo, tornando-se num veículo crucial para a divulgação dos princípios preconizados por estes movimentos artísticos. Contudo, a expressão criativa de Man Ray não se esgotou nas áreas da fotografia e da pintura, pois, enquanto artista de vanguarda, transpôs a disciplinaridade de domínios criativos vários, explorando também a área da realização cinematográfica. Nesta vertente, produziu alguns filmes surrealistas, como L’Étoile de Mer, em 1928, e publicou, em 1963, a autobiografia Auto-retrato. Man Ray defendia que tinha desistido de pintar retratos, ou se os fazia, não desejava que ficassem iguais, motivo pelo qual deixou de pintar pessoas e objetos, e passou a fotografá-los: deixou para a pintura apenas aquilo que não podia fotografar, o que surgia da imaginação, de um sonho ou de um impulso do subconsciente. Nas suas palavras: “Fotografo as coisas que não quero pintar, coisas que já existem.” Bárbara Araújo



Feel Well -O Meu Spot - 16

FEEL WELL

“É um autêntico oásis” joão gil

O Bela Vista, em Portimão, é um autêntico oásis, que resiste e sobrevive a um dos maiores “genocídios” urbanísticos jamais praticados em Portugal: a selva de betão ao longo da Praia da Rocha. Ali sentimos que é possível o milagre. Um palacete muito bem decorado, com um serviço de excelência e com um grande chef na cozinha. Vale a pena! Há dois anos este hotel foi recuperado e estreou de novo. Tive a sorte de ter sido um dos convidados. Inesquecível! Entretanto já lá voltámos

a propósito de uma exposição da Ana Mesquita, minha mulher, e claro, foi de novo um momento único. Voltarei sempre que seja possível, até porque o hotel tem uma das melhores piscinas que já vi em Portugal. Neste último verão, ao final da tarde, enquanto dedilhava a minha guitarra, surgiu-me uma sequência de acordes que originou uma nova canção. Tudo porque o sol batia na cara, por entre os cortinados. Paraíso...


p u b l i r e p o r tag e m

Sport ID P ulse i ra S O S Não vale a pena arriscar, principalmente quando existe solução prática, eficaz e imediata. A Sport ID inclui informações importantes, como patologias, grupo sanguíneo e contactos, para situações de emergência. A prática de desportos (corrida, ciclismo, surf, caminhada, escalada, motociclismo) implica riscos para os praticantes e os perigos de circulação na via pública, a prática em locais de acesso difícil e arriscados ou até mesmo uma indisposição podem impossibilitar o pedido de auxílio. A Sport ID surgiu para dar resposta a este tipo de situações. A Sport ID é um produto que permite a rápida identificação e possibilita que qualquer transeunte possa chegar rapidamente aos contactos urgentes de familiares do seu portador. Este equipamento dá ainda acesso a informação médica relevante em caso de necessidade de assistência. Na Sport ID é possível transportar informação sobre a idade, naturalidade, alergias, patologias e grupo sanguíneo, informações importantes para assistência médica. Assim, o seu uso é igualmente aconselhado a pessoas com profissões de risco (bombeiros, pessoal de emergência médica, militares, polícia e equipas de resgate) e crianças (colónias de férias, escuteiros, viagens de estudo).

Formatos Sport ID Pulseira e suporte Sapatilhas Além do formato de pulseira, existe ainda o suporte para sapatilhas. Sport ID ELITE é composta por uma bracelete de silicone suave, uma etiqueta (em aço inox) de informação pessoal e uma fivela de aço inox semelhante à de um relógio. Existem também modelos SPORT, em nylon, com fecho em velcro e banda refletora, assim como uma etiqueta (em aço inox) de informação pessoal. A escolha da cor da bracelete pode ser feita de entre a gama de cores disponibilizada pelo fabricante e existem duas opções de largura para a bracelete. A informação constante na pulseira é totalmente personalizável e adaptada às necessidades do utilizador.

A informação constante na pulseira é totalmente personalizável e adaptada às necessidades do utilizador contactos: Tel: 917593720

geral@sportid.pt www.sportid.pt


Feel Well - Seleção de... - 18

FEEL WELL

A minha seleção A N A M E S Q U I TA Uma música. Um novo livro. Um programa de tv. Uma praia. E até uma sobremesa imperdível. Está aberto o apetite para a seleção da jornalista Ana Mesquita!

Um site Spotify e Pictify. Não são sites. São serviços inteligentes da net. O primeiro dá acesso a toda a música editada, de hoje e de sempre. Os autores são ressarcidos do uso da música. Nada cá de piratarias. O segundo é uma rede social para artistas plásticos, artlovers, galeristas e museus, onde tenho a minha página http:// pictify.com/user/anamesquita. Vale a pena lá ir navegar.

Uma música «Les Eaux de Mars», cantada por Stacey Kent. É uma versão francesa da famosa «Águas de Março», do enorme músico que foi Tom Jobim. Resulta numa exótica mistura, porque Stacey é inglesa. É-lhe impossível esconder um leve sotaque. E o futuro é isto mesmo, a graça da transversalidade, do que é mestiço.

Novo livro A Descoberta do Mundo. Trata-se da compilação de crónicas de uma extraordinária escritora, Clarice Lispector. Escritas entre

1967 e 1973 para um jornal brasileiro, elas são a prova de como as pequenezes do dia a dia, a intimidade e o pensamento mais pueril de alguém que é profundo, culto e intenso, produz conteúdo que fica longe de parecer um reality-show. Antes resulta numa curiosa autobiografia, em estilo de diário. Superior.

Uma praia A praia do Seixal, perto de São Vicente, na Madeira. Areia escura, de rocha vulcânica. Um mar de veludo. Paisagem esmagadora. E o melhor arroz de lapas da ilha.

Uma sobremesa A tarte de maçã caramelizada do restaurante do Holmes Place da Quinta da Fonte. Um perigo imperdível.

Um restaurante Gulli. Restaurante italiano na baía de Cascais. Se o local é, já de si, um spot, o restaurante, com a excelente cozinha e o atendimento que tem, prende quem lá vai.

Um programa de tv nacional «Eixo do Mal», na SIC Notícias. A ligação perfeita entre a crítica lúcida sobre o panorama político e a mordacidade do humor sobre a atualidade.

Um programa que vejo no Youtube «Inside the Actor’s Studio», na TV cabo, canal Bravo. Entrevistas biográficas aos principais atores de Hollywood, conduzidas por James Lipton. Irrepreensíveis.

Um programa de rádio «Tubo de Ensaio», na TSF. Mistura explosiva entre a acutilância do João Quadros e a interpretação desdenhosa do Bruno Nogueira. Gargalhada certa.


19 - Live Well - Pleasure Moments

PLEASURE MOMENTS A Grande Estreia

Monster High Experience

A Grande Estreia é uma comédia cheia de pequenos e grandes enganos, onde tudo corre mal. O canastrão, a diva, o principiante e uma pequena trupe de falhados deambulam pelo palco, numa sucessão de equívocos a que não conseguem por termo. O resultado? No minímo, hilariante. Escrita por Danielle Navarro e por Patrick Haudecoeur, A Grande Estreia recebeu o Prémio Molière para a Melhor Comédia de 2011.

Monster High Experience é uma exposição horripilante, repleta de assustadoras experiências, assombrosas sensações, fantasmagóricas emoções e que engloba, ainda, uma exposição única das famosas monstrinhas. Visite facebook. com/monsterhighexperience e descubra todas as surpresas!

Produção UAU M/6 Estreia 16 de outubro | Tivoli BBVA

Pavilhão de Portugal M/3; 4.ª a 6.ª das 14h às 20h; sábados, domingos e feriados das 10h às 20h Preços: a partir de 9€.

A maior Exposição de Animais Exóticos Mais de 50 000 pessoas já visitaram aquela que é a maior exposição de animais exóticos alguma vez patente em Portugal: Mais de 200 espécimes de 100 espécies diferentes! Venha descobrir segredos, características, hábitos e diferenças, contando com a preciosa ajuda de um biólogo, que, diariamente, às 14h30 e às 17h30, acompanha as visitas e promove a interação com algumas das espécies em exposição.

PAVILHÃO DE PORTUGAL: Inauguração | 21 setembro; 4.ª a domingo | 10h às 20h Interação com animais | 14h30 e 17h30 Preços: a partir de 7€

Os Idiotas Nos últimos tempos, quantas vezes já deu consigo a perguntar onde acaba a realidade e começa a ficção? Pois é. Segundo Os Idiotas essa fronteira não existe. Resultado? Tudo, mas mesmo tudo, pode acontecer. No mundo d’Os Idiotas o Facebook deixou de ser virtual e as pessoas, mesmo as “supostamente normais”, trocaram as gargalhadas por uma dúzia de LOL. Os Idiotas – um espetáculo da multipremiada companhia inglesa Idiots of Ants.

Produção: UAU; Classificação: M/12 Aud. dos Oceanos Casino Lisboa Estreia 11 setembro; 5.ª a domingo | 5.ª a sábado | 21h30 domingos | 16h30 Preço: 5.ª: 10€ - Iniciativa UAU TEATRO 5.as Feiras 10€ (sem marcação de lugar); 6.as, sábados e domingos: entre 12€ e 18€

HUMORISTA GOURMET Estreia Humor Mix Com os dois atores que protagonizam esta saga de humor e comédia gourmet, António Lopes e Nuno Trindade, o tempero é o do costume: humor, sátira e muita música. À semelhança do êxito e do formato anteriores, Humor Mix tem por base o humor e a comédia gourmet. É temático, tendo como suporte o folhado de música, com fondue de stand up e é acompanhado de recheios de improviso q. b. Um espetáculo de humor de duas horas, onde a “refeição” tem bar aberto à gargalhada e consumo ilimitado de boa disposição.

Quinzenalmente no City Cinemas Alvalade. Reserva obrigatória: 961 829 000 ou humoristagourmet@artalive.pt


Live Well - Biblioteca Essencial - 20

Mesa de Cabeceira: A Desumanização, Valter Hugo Mãe (Porto Editora) O escritor português com um novo romance, que nos leva até à solidão dos fiordes islandeses.

Índice Médio de Felicidade, David Machado (D. Quixote) Mais um autor português com livro novo, que nos coloca no mundo atual, em tono de uma busca de sempre: a felicidade.

Como É Linda a Puta da Vida, Miguel Esteves Cardoso (Porto Editora) Reunião de textos publicados por um dos mais certeiros e amados cronistas portugueses.

Giane, Guilherme Fiuza (Marcador) Com as novelas brasileiras de novo em alta, conheça a biografia dolorosa de um dos seus maiores ícones.

Juliette Society, Sasha Grey (Divina Comédia) Uma aposta mais arriscada: o primeiro romance da atriz de cinema para adultos, que escreve sobre uma sociedade sexual secreta.

Virar páginas para emagrecer Catarina Marques Produções Fictícias

Há quem use os livros para ler. Mas também há quem os use para decoração, para ajudar a equilibrar uma mesa bamba ou até como arma de arremesso. E agora, com a moda do livro A Dieta dos 31 Dias, até há quem os use para emagrecer. Apesar de ser um livro utilitário, há qualquer coisa de sentido narrativo no sucesso de vendas de Ágata Roquette. É um livro que partilha uma dieta, mas que antes partilha uma história, estabelece uma ligação. Mesmo que as pessoas passem essas páginas a correr, porque o que querem é chegar depressa à parte de perder peso, a nutricionista decidiu começar o livro com uma história pessoal: a luta da própria autora contra o excesso de peso. É portanto a história de um sucesso. Daquela rapariga magra e sorridente que está na capa, mas que compreende bem as dores e os sofrimentos da rapariga pesada e tristonha que tirou o livro da prateleira com uma esperança a renascer. O que acaba por não ser muito diferente do sentimento de cumplicidade que se acaba por partilhar com outras heroínas literárias, desde o grito de liberdade de uma Emma Bovary ao desespero apaixonado de uma Anna Karenina. Não sendo a qualidade literária da obra que justifica já ir na 21.ª edição (e ainda a contar), tem de se chegar à dieta propriamente dita para se perceber o fenómeno. E é verdade que a nutricionista não podia ter espremido melhor o conceito de livro prático a roçar a autoajuda, em conjunto com a tranquilidade transmitida por aquele tipo de passo a passo que estamos mais habituados a encontrar nos livros de

instruções das estantes Billy, do Ikea. À biografia, à autoajuda, ao livro de instruções e ao livro de saúde junta-se ainda uma certa verve de livro de culinária saudável. E, a avaliar pelas reações virtuais das clientes satisfeitas, os resultados são mais fáceis de comprovar do que as benesses que se retiram de um Dostoievski ou de um sucesso de vendas como O Segredo. Nunca ninguém disse que os livros se mediam pelo tamanho da lombada. Mas há uns que se medem pela balança.


21 - Live Well - Em Cartaz

E M

C A R T A Z

Por: Ana Markl

DESTAQUE

BOX

BANDA SONORA

O Lobo de Wall Street, de Martin Scorsese

Homem de Ferro 3, de Shane Black (Lusomundo / Disney)

Filth, Vários

Está provado que são o fetiche um do outro: o ator Leonardo DiCaprio e o realizador Martin Scorsese voltam a juntar-se, para retratar a vida de Jordan Belfort, um corretor da bolsa que fez uma fortuna através de engenhosas manipulações do mercado bolsista, capaz de ganhar milhões em poucos minutos, para alimentar uma vida de excessos. E por excessos entenda-se: mulheres, drogas e... lançamento de anões. Esta comédia negra de Scorsese é de tal forma promissora que tresanda a Óscares por todos os lados: especula-se sobre fortes possibilidades de ser nomeado para as categorias principais e elogia-se a interpretação de Matthew McConaughey no papel secundário do mentor de Belfort. Espera-se que esta viciosa montanha russa passe pelas salas portuguesas já em novembro.

Se um Homem de Ferro incomoda muita gente, imaginem três ou quatro: Tony Stark vai multiplicar-se contra os inimigos. Esta é uma das sagas de super-heróis mais consistentes do cinema atual, e o terceiro tomo não desilude.

Os filmes de Danny Boyle nem sempre cumprem, mas algumas das suas bandas sonoras ficaram para a história. Filth, adaptação de mais um livro de Irvine Welsh (Trainspotting), inclui música de Tom Jones e de Billy Ocean.

X-RAY

BREVEMENTE

QUOTE Thor: O Mundo das Trevas,

“Eu sou um ator, não sou uma estrela. Estrelas são aquelas pessoas que vivem em Hollywood e que têm uma piscina em forma de coração”,

Al Pacino

de Alan Taylor: O super-herói do martelo em riste regressa e, desta vez, junta-se ao seu irmão e eterno inimigo Loky contra os inimigos (estreia 31 de outubro)

The Counselor,

O mítico realizador de cinema de terror Tobe Hooper passou recentemente pelo festival MOTELx, em Lisboa, e contou como lhe surgiu a ideia para o clássico Massacre no Texas, de 1974: estava a fazer compras de Natal quando passou por uma loja de serras elétricas e concluiu que este seria o melhor instrumento para desfazer várias pessoas de uma vez. Que espírito natalício.

de Ridley Scott: se não for um grande filme, é pelo menos o filme com o elenco mais bonito do ano: Brad Pitt, Javier Bardem, Michael Fassbender e Penélope Cruz (estreia 21 de novembro)

Oldboy,

de Spike Lee: O realizador Spike Lee pega num dos melhor filmes da história do cinema coreano e remistura-o à sua maneira (estreia 19 de dezembro)


Move Well - Mo Farah - 22

MOV E W E L L

M o Far ah , c am pe ão o lí m pi co “Foi o trabalho árduo que me tornou campeão” Mo Farah rejeita as acusações de doping e garante que alcançou o topo graças a anos de luta e de sacrifício.

Oliver Brown, The Daily Telegraph / The Interview People


23 - Move Well - Mo Farah

Eu sei que estou 100 por cento limpo”, da história, retirando cinco segundos ao seu que o motivou para a arte da corrida, como declara Mo Farah, contracenando recorde pessoal. recorda Farah. Hoje, o atleta sente que o Reino com a tranquilidade de um dia em “Tudo isto me magoa”, confessa o desportista, Unido é a sua casa. O que fica por conquistar plenos Pirinéus. Farah é um dos raros continuando: “Sou o atleta submetido a mais são a confiança e uma admiração incontestada atletas a arrebatar uma nação inteira, testes em todo o mundo.” Ainda assim, aos a nível nacional. Quatro importantes títulos em não apenas uma mas quatro vezes. Contudo, 30 anos, Mo Farah não demonstra qualquer 14 meses deveriam ser suficientes, mas muitos este verão, precisamente no ponto alto dos perda de vontade em bater recordes, quer poderão contestar esta realidade, dizendo que seus treinos em Font-Romeu, França, viu-se na competição dos 1500 metros, quer na Farah é apenas o 15.º mais rápido da história no centro de uma trama de desconfiança, que maratona. Aliás, a obsessão com a carreira nos 10 000 metros e que, nos 5000, 30 atletas tem sido fonte de uma perturbação profunda. colocou obstáculos na sua vida pessoal. têm melhores tempos do que ele. “Os tempos “Trabalho arduamente”, relata Farah, conDurante a corrida para Moscovo, regressou não significam nada. (…) Existem para serem tinuando: “Se não o fizesse, não estaria aqui de mais um treino intensivo na sede da Nike quebrados. Já as medalhas de ouro nunca me no cimo destas montanhas, mais de seis meses em Eugene, no Oregon, para no final descobrir poderão ser retiradas.” por ano, afastado da minha mulher e dos meus que as suas filhas gémeas (nascidas a um mês filhos. É por isso que tudo isto magoa.” de distância do triunfo em Londres), Aisha e O nome de Farah figura entre estrelas como Amani, já não o reconheciam. Emil Zatopek, Lasse Viren e Kenenisa Bekele, “Foi difícil”, suspira o pai. “As gémeas tinham destacando-se no plano dos atletas de longas acabado de fazer um ano, e quando voltei para distâncias. É, adorado em toda a Grã-Bretanha casa já não sabiam quem eu era. Peguei numa pelo seu histórico double double dos títulos delas ao colo e disse: “Hey!” e ela limitou-se olímpico e mundial, nos 5000 e nos a chorar. Passaram-se horas e ela continuava 10 000 metros, mas após a competição de a não querer aproximar-se. Só percebeu Moscovo, as suspeitas quem eu era ao final em torno do doping do dia, quando já era têm ganhado terreno, “Sou o atleta submetido a mais altura de me ir embora ao mesmo tempo que testes em todo o mundo.” novamente. Isso dói. Farah luta para as Queres estar presente desfazer. “Olhe para o meu sucesso. Não o para os teus filhos, criar um laço… Este é o alcancei do dia para a noite. É fruto de muitos meu trabalho, mas ao mesmo tempo quero ser anos de luta.” boa pessoa e educar bem os meus filhos. Pelo Por outro lado, Farah nega que o seu reconhecmenos, a Rhianna, a minha filha mais velha, imento tenha sido alcançado apenas desde que percebe que o pai dela precisa de fazer isto. se aliou ao treinador Alberto Salazar, no início Depois de 2011, como parte do “Oregon Project” da de Moscovo, Nike. “Eu estava abaixo dos 13 minutos, nos certifiquei-me de que a família estaria toda 5000 [metros] quando ainda era treinado pelo junta no sul de França. E então acho que deu Alan Storey, e ganhei a dupla medalha de ouro para me conhecerem um pouco melhor.” no Europeu de 2010.” É ainda mais triste ouvir Farah, um herói em Salazar sempre acreditou na escalada de Farah milhões, descrever a forma como se sente um em direção ao topo, que não é nada mais do intruso entre aqueles com quem partilha o que o produto de uma disciplina de ferro. Ou, sangue. Mas o atleta como diz o atleta de origem somali: “Passei tem visão suficiente “Os tempos não significam nada. Existem para por muitas situações dolorosas. Há alturas em para perceber que, que tudo parece andar para trás. Volto para enquanto competir, serem quebrados. Já as medalhas de ouro casa e a minha mulher, Tania, pergunta: O que não pode repensar nunca me poderão ser retiradas.” se passa? Pareces agoniado.” as suas prioridades. Atualmente nos Pirinéus, Farah prepara-se para “Para fazeres isto, não ganhar a Maratona de Londres no próximo mês podes distrair-te. Seria ótimo poder estar com de abril, em tempo recorde. Para isso, os dias a família todos os dias, ir às compras, levar as são assim: “Doze milhas (19,3 quilómetros) crianças a passear. No entanto, no meu de manhã e outras cinco (oito quilómetros) ao caso, apenas posso fazê-lo durante uma final da tarde. Depois: ginásio.” A ferocidade semana, no máximo. No tempo restante, como, dos treinos não é contestada, mas Farah actua durmo, treino e nada mais.” Uma vida bem num ambiente em que as suas proezas individiferente da que tinha antes. -duais são constantemente questionadas. Recuando no tempo, até aos seus 8 anos de Há uma investigação constante sobre os idade, quando chegou ao Reino Unido vindo métodos empregados por Salazar e, no caso de da Somália, vemos um Mo Farah que não Farah, o rumor cresceu especialmente quando, falava uma palavra de inglês. Foi então muito em maio, no estádio Louis II, no Mónaco, ele importante o apoio de Alan Watkins, seu completou os sextos 1500 metros mais rápidos professor no Feltham Community College,


Move Well - Crónica Desporto 24

MOV E W E L L

De Bruma ao Rei do Kuduro

Com o verão, chega o tempo quente e vai-se o futebol. E nós, munidos de ventoinha e de ar condicionado, vamos em busca de um novo desporto, que nos faça companhia nas horas vagas, e que sirva de pretexto para uns amendoins e umas cervejas. Comecei por tentar o ténis. Em boa hora o fiz: tivemos fama e glória, graças à Michelle de Brito, mais uma daquelas emigrantes de quem nos lembramos quando nos convém. Quando nos perguntam se o sr. Fernando, pai da Fanny, é português, nós apressamo-nos a dizer que temos quase a certeza de que não. Já quando nos falam da Michelle (esse nome tão típico), relembramos logo que ela nasceu em Portugal, e que é tão portuguesa que não dispensa uma feijoada aos domingos. Mas claro que a Michelle nos deu tanta sorte como tinha dado em tempos outra glória semilusa, de seu nome Nelly Furtado, e que veio patrocinar a nossa derrota épica frente à Grécia, que nos esmagou “como uma força” demoníaca. Já tínhamos eliminado a poderosa Inglaterra, com

os sempre difíceis penáltis, e depois caímos aos pés dos modestos gregos. Michelle fez a mesma coisa: animou-nos com o feito épico frente a Maria Sharapova, e depois perdeu com uma Karin Knapp cujo nome nem sequer sabemos pronunciar. Desiludida, abandonei o ténis e fui procurar outra modalidade para abraçar, ainda com os ouvidos a zumbir, graças à “exteriorização” da Michelle. Ainda bem que nos desportos coletivos não há este hábito dos gritos, senão um simples jogo de basquete ou de andebol ia parecer uma carnificina. Acredito aliás que se a Michelle enfrentasse a equipa de râguebi da Nova Zelândia abafava o típico haka deles. Foi então que tentei aderir ao hóquei em patins. Sem sucesso. Durante a maioria do tempo não consigo ver o disco, nunca percebo quando é golo ou não. No fundo, sinto-me como um árbitro de futebol da primeira liga. Acho mesmo que a única explicação para o hóquei existir se prende com um lobby dos ortopedistas. É que aqueles atletas que passam dias inteiros

todos dobrados e corcundas a patinar devem dar bom dinheiro a ganhar à classe médica. Por outro lado, é um desporto que garante um futuro estável aos atletas em fim de carreira: já fizeram o estágio profissional para patinadores de supermercado. Tentei depois aqueles desportos que à primeira vista (e à décima quarta também) nos fazem suspeitar de que não merecem a designação de desporto. Atividades em que não se transpira nem se veste um fato de treino. Primeiro, tentei o snooker. Mas para ver gente vestida de empregado de restaurante, a andar à volta de uma mesa, prefiro estar a jantar fora. Já em desespero, tentei o póquer. Mas para pessoas que usam óculos escuros em situações absurdas, já me basta o Pedro Abrunhosa. Posto isto, e depois de tantas tentativas falhadas, quando dei por mim, a época de futebol já tinha recomeçado. Mas no próximo defeso vou dar uma chance ao curling.

Joana Marques Produções Fictícias


25 - Move Well

Tips

M O V E

W E L L

Música para não parar Apesar de já fazer parte do senso comum, foi agora provado por um cientista da Universidade Técnica de Dortmund que a música facilita a prática de exercício físico, principalmente em corrida. Segundo Yves Cloos, há três fatores responsáveis por este fenómeno: a música estimula a resistência física, altera a perceção do esforço e proporciona bem-estar ao praticante de exercício. Nos inquéritos a mais de 500 pessoas, o investigador concluiu que as pessoas que se faziam acompanhar por música sentiam que o tempo da prática de exercício era mais curto.

corpo são, sono são Que o exercício físico melhora a qualidade do sono não será uma informação inaudita. No entanto, o processo não é tão simples assim e é preciso esperar algum tempo para ver resultados reais na hora de ir para a cama. Uma investigação conduzida pela Escola de Medicina de Feinberg, na Northwestern University, demonstrou que, a curto prazo, o sono pode ter mais impacto no exercício do que o contrário, o que explica que no início da prática de desporto muitas pessoas tenham dificuldades em adormecer ou tenham um sono turbulento. Ao fim de 16 semanas de um programa de exercícios com um grupo de mulheres que sofria de insónias, as noites de sono tornaram-se 45 minutos mais longas e sem interrupções, dando lugar a começos de dia com mais vigor.

a emagrecer todas as forças ajudam Está provado: quando o objetivo é perder peso, a intensidade de um exercício físico é mais importante do que a sua duração. Esta é a mensagem do American Journal of Health Promotion, que publicou um estudo em que se demonstra a importância do exercício físico na prevenção da obesidade. O trabalho foi desenvolvido nos Estados Unidos, pela Universidade do Utah, com o intuito de provar aos adultos norte-americanos que não praticam atividade física suficiente (mais de 95%) o quanto esta componente pode fazer diferença na saúde. Para as mulheres, por exemplo, um minuto extra de esforço físico muito intenso por dia revelou-se responsável pela diminuição de 0,07 pontos no índice de massa corporal. Imagine dez minutos de exercício por dia!

hidrate os músculos Por vezes, são as noções mais simples que ficam para trás na hora de praticar exercício físico e uma delas é a hidratação. Os nossos músculos precisam de água para trabalhar, sobretudo quando estão sujeitos a atividades que nos fazem perdê-la muito mais rapidamente do que o habitual. Aliás, perder apenas dois por cento do peso corporal em água pode reduzir notoriamente o desempenho físico e os níveis de energia. Para que não restem dúvidas, as recomendações do Institute of Medicine são o consumo de 2,7 litros de água diários para as mulheres e de 3,7 litros para os homens. Obviamente, na prática de exercício físico, os valores devem aumentar.

cuidado com os alongamentos Atenção à conclusão de um estudo recentemente publicado no Journal of Strenght and Conditioning Research acerca dos alongamentos mal executados. Aquilo que julgamos há décadas ser exclusivamente benéfico, por aumentar a flexibilidade e prevenir lesões, pode, na verdade, ser prejudicial ao corpo se não for feito de forma correta. Ilações semelhantes podem ser lidas no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, que recomenda os alongamentos, não para a fase de aquecimento, mas para o final dos exercícios.

cuide dos seus joelhos Ortopedicamente falando, as operações aos ossos dos joelhos são mais frequentes. Para evitar chegar-se à cirurgia, uma especialista da American Physical Therapy Association, Aimee Klein, dita algumas recomendações: é importante praticar exercício físico com regularidade, no sentido de fortalecer os joelhos e aumentar a flexibilidade; há que ter atenção ao calçado – os chinelos de dedo e os sapatos de salto alto são sérios inimigos; na presença de dor ao nível dos joelhos, a observação de um especialista é sempre bem-vinda.


Mundo HP - Novas Modalidades - 26

Fotografia: Mario Galiano Style: Fato de banho, Cia Maritim; Pulseira Hoss; Brincos Swarovski. Make-Up: Rosarinho

M U NDO HP

Warrior, X-Celerate e AirFit. São as novas modalidades exclusivas Holmes Place, desenvolvidas e testadas pelos nossos experientes especialistas e pela Training Academy . Segue uma primeira panorâmica para fazer suar, com a ajuda de quem já parece conhecer as novidades ao pormenor!

making of d i s p o n í v el n a v e r s ã o i Pa d


27 - Mundo HP - Capa

M U NDO HP

Warrior A A U L A DOS G U E RR E IROS Os manos Guedes prepararam-se para o combate e desfilaram no estúdio, cumprindo um treino de força, de diversão e de condicionamento. Bem vindos ao Warrior, Pedro e Ricardo! Warrior é o “último grito” do fitness no Holmes Place e, como o próprio nome sugere, estabelece uma ponte entre as técnicas de combate e as artes marciais. Os nossos especialistas decidiram aliar disciplinas como o taekwondo, o karate, o kickboxing e o muay thai, entre outras, com o intuito de preparar corpos e mentes para qualquer batalha. Resultado: um set de exercícios rápido, eficaz, dinâmico, divertido e inspirador. Numa aula de 45 minutos, distribuída por nove faixas musicais que variam desde o house até ao hip-pop, os praticantes participam de elevadas doses de diversão e

de intensidade, alcançando um excelente treino de condicionamento e cardiovascular. Ao mesmo tempo, treina-se a força, tanto como o foco nos quatro pilares do movimento humano: o deslocamento; o sobe e desce; o puxa e empurra (ou flexões de braços); e a rotação. Mas o Warrior não termina no corpo. O espírito desta aula tem raízes bem profundas no Oriente, pelo que se apresenta como um apelo constante à concentração, à persistência e ao sentimento. Quem pratica esta modalidade tem a oportunidade de atingir um pensamento estratégico característico dos vencedores.

Fotografia: Mario Galiano Style: Joyce Doret Make-Up: Rosarinho


Mundo HP - Capa - 28

PEDRO GUEDES EXERCÍCIOS

1. Kata Warrior 1 É um conjunto de movimentos de ataque e de defesa presente nas mais diversas artes marciais japonesas. Dividindo-se em três momentos, é um exercício de profunda inspiração, preparação e antecipação. Kata reforça a ligação da modalidade com as artes marciais.

2. Front Kick (pontapé frontal) Movimento de grande energia e intensidade, tem como função travar o ataque do adversário ou preparar um segundo golpe. No Warrior 1 é utilizada uma combinação dupla de dois front kicks utilizando a perna da frente da guarda, seguida de dois front kicks da perna de trás.

3. Uppercut Forte, explosivo e grande inimigo das calorias, trata-se de um golpe desferido de baixo para cima, com o intuito de atingir o queixo do oponente. No Warrior 1, aplica-se uma combinação de quatro uppercuts: um uppercut com o punho que está na guarda da frente e três uppercuts com o punho referente à perna de trás da guarda.


29 - Mundo HP - Capa

4. Elbow (cotovelo) Nenhuma outra técnica do muay thai se compara à do cotovelo, devido à sua grande capacidade de contusão. Este movimento explosivo tem origens no boxe tailandês, uma disciplina física e mental conhecida como a “arte das oito armas”, já que combina os movimentos dos punhos, dos cotovelos, dos joelhos, das canelas e dos pés.

RICARDO GUEDES EXERCÍCIOS

5. Knee Este golpe atinge a sua maior eficácia quando é empregado a curta distância; contudo, não é comum utilizarem-se joelhadas a média e a longa distâncias, usando para isso deslocamentos rápidos e/ou saltos. O knee é extremamente motivante e trabalha intensamente a parte cardiovascular.

6. Jab, Cross A palavra jab foi usada pela primeira vez em 1825, para designar o movimento de empurrar para um ponto, enquanto o cross, mais especificamente, consiste num golpe frontal com o punho que está na guarda. É um golpe muito rápido e forte que pode ser utilizado ao nível da cara, do queixo, da traqueia, do peito, entre outros.


Mundo HP - Capa - 30

RICARDO GUEDES “Tenho a certeza de que as pessoas não vão ficar indiferentes” A alegria contagiante de Ricardo Guedes não é um mero acaso. O bem-estar é uma meta constante na vida do manequim, que se define como uma pessoa “muito ativa”, que adora praticar desporto, cuidar da alimentação e repousar sempre que o corpo pede. Ainda assim, o modelo assume que, com uma carreira profissional preenchida como a sua, nem sempre é fácil manter o ritmo. “É preciso ter uma motivação extra para se conciliar a falta de horários fixos com uma forma de estar saudável, mas se criarmos bons hábitos conseguimos sempre equilibrar a balança”, assegura, deixando um conselho: “O melhor é ter objetivos a curto / médio prazo, que nos motivem a fazer mais e melhor pela nossa saúde.” Warrior é também uma motivação que obriga a “sair da linha de conforto” para descobrir o guerreiro que há em cada um de nós. “O nível de exigência física é compensado com os resultados a curto prazo, mais endurance e coordenação motora, que são um complemento para a prática de outros desportos”, analisa Ricardo. E conclui: “Tenho a certeza de que, depois de experimentarem as aulas Warrior, as pessoas não vão ficar indiferentes.” Para Ricardo, que além do exercício físico, destaca a educação do seu filho como prioridade máxima, o desporto é uma forma de estar na vida que irá acompanhá-lo na luta pelos seus sonhos: “Continuar no universo do entretenimento, ser saudável e feliz.”


31 - Mundo HP - Capa

PEDRO GUEDES Work hard, play hard Aos 34 anos, Pedro Guedes assume-se um “viciado” no desporto; por isso, é com agrado que recebe uma nova modalidade do Holmes Place. “Sempre work hard, play hard”, sublinha o modelo, explicando por que se sente já moldado, juntamente com o irmão, para a prática de exercício físico: “Desde bem cedo que os nossos pais nos iniciaram no desporto, até porque éramos e somos miúdos muito energéticos.” A carreira de Pedro Guedes como modelo começou cedo – aos 16 anos – pelo que o corpo foi sempre uma prioridade. “Tenho como objetivo de vida ser o mais feliz possível; por isso faço do lema ‘mente sã em corpo são’ a minha máxima”, salienta o apresentador de televisão. Nesta linha, Pedro afirma preferir o boxe, o surf e a escalada. No ginásio, os exercícios favoritos são o funcional TRX, o bosu, o kettlebell e a corda. E não há um dia em que o manequim falte à chamada! “Todos os dias tenho de fazer atividade física, nem que seja alongamentos, um exercício que resulta quando estou muito cansado e stressado, e quando tenho de me levantar muito cedo no dia seguinte e não tenho tempo para treinar”, descreve. Tal como Ricardo, Pedro começou por jogar no Boavista Futebol Clube, aos 7 anos, mas rapidamente os manos Guedes passaram para outras “maratonas”. “Logo nos primeiros anos de moda trabalhámos com os melhores do mundo. Acho que foi o chamado ‘começar à grande’”, recorda. Paralelamente, Pedro seguiu um caminho na televisão, enquanto apresentador, e há cinco anos, abraçou outro desafio: ser pai. Uma outra espécie de guerreiro: “Há um amor incondicional que nos faz lutar para dar um futuro melhor aos nossos filhos; é aquele extra para seguir em frente”, explica Pedro Guedes.


Move Well - Modalidade X-Celerate - 32

move WELL

X-Celerate P rego a f u n do n o g i n á s i o O X-Celerate dá resposta aos músculos que procuram atividade e dinamismo. A nova modalidade de total body conditioning é exclusiva Holmes Place, e promete trabalhar com eficiência o sistema cardiovascular. A atriz Liliana Santos está entre os fãs! Entre ritmo moderado e altos níveis de impacto, a nova modalidade desenrola-se em aulas de 45 minutos, constituídas por 11 faixas musicais que assistem a um crescendo de intensidade. E o final da aula foca-se na zona central do corpo. Como o próprio nome sugere, o X-Celerate destina-se a quem não gosta de abrandar o ritmo. Energizante e altamente estimulante a nível cardiovascular, a nova modalidade prepara o corpo para um elevado grau de vitalidade, entre os beats das músicas house, progressiva, acid, dance, pop e rave. Foi desenhado para os amantes de um mundo veloz, desafiante e potente, chegando às pernas, aos braços, à barriga e à mente! É um treino completo, a pensar nos sócios mais exigentes!

Liliana Santos “A criatividade é uma das chaves para o sucesso de um treino dinâmico, e o Holmes Place consegue fazer isso” Para Liliana Santos, o exercício físico é uma “religião”. “Pratico-o desde que me lembro de mim! Sempre fez parte da minha vida e talvez por isso o encare de uma forma tão natural e necessária”, detalha a modelo e atriz, de 33 anos. Para manter a motivação face ao seu plano de exercícios, Liliana acredita que é importante uma boa dose de inovação, já que “uma dinâmica diferente pode gerar um novo entusiasmo”. Nesse sentido, a modalidade X-Celerate é mais do que bem-vinda, como explica: “A criatividade é uma das chaves para o sucesso de um treino dinâmico, e o Holmes Place consegue fazer isso de uma forma única. Assim, a primeira aula “foi uma experiência ótima”, já que se trata de um treino “bem ativo e superdivertido”, em que “se sente muito o trabalho cardiovascular”, nota a atriz. Para Liliana Santos, que considera cada trabalho – seja em televisão, no teatro ou no cinema – “um novo desafio, um novo marco, uma nova conquista”, manter-se em forma é uma prioridade. “Para mim, a prática de exercício físico é o momento do dia que dedico a mim mesma, quase como se fosse a hora do recreio, no sentido em que me faz sentir bem e me devolve a força e a energia de que necessito para a minha vida”, confessa. A atriz, que integra o elenco de Sei Lá, o novo filme de Joaquim Leitão (atualmente em rodagem), estará, assim, mais do que preparada para os desafios que se seguem, como o novo projeto televisivo, do qual serão reveladas novidades em breve.


33 - Move Well - Modalidade X-Celerate

Marcha para a frente com braços Benefícios: Aumenta o ritmo cardíaco, através da solicitação dos membros superiores e inferiores.

Dicas: A altura dos calcanhares deve adequar-se ao nível e à intensidade desejados pelo praticante; os punhos devem manter-se cerrados e os braços devem estar firmemente esticados, alternando-se à frente e em baixo.

Joelho single, com braço para cima, direita / esquerda Benefícios: Eleva o ritmo cardíaco, pelo recurso à pliometria, core e braços; aumenta a potência e a resistência muscular das pernas.

Dicas: As mãos partem sempre do lado da cintura com os punhos fechados, à altura do joelho. Deve dar-se um pequeno salto, de acordo com o nível do praticante.

Lunge single alternado, direita / esquerda Benefícios: Potencia picos de frequência cardíaca, desafiando e melhorando a força, a potência e o equilíbrio do praticante.

Dicas: Manter os pés virados para a frente e tentar manter as aterragens suaves, fletindo os joelhos assim que os pés tocam no chão.

Polichinelo com braço em X Benefícios: Melhora a coordenação motora, através da utilização de membros superiores, inferiores e core.

Dicas: Manter as mãos abertas como duas lâminas e, ao esticar os braços, apontar para os cantos da sala.

Chuto alto com braço, direita / esquerda Benefícios: Melhora a potência muscular e a flexibilidade das pernas.

Dicas: Direcionar a ponta do pé para a frente e esticar o braço até ficar paralelo ao chão. Elevar a perna até um ponto confortável, mas exigente.


Move Well - Modalidade Airfit - 28 - 34

MOV E W E L L

AirFit S i n ta - se n as n u v e n s Quem não quer um coração forte? Esta foi a pergunta que se impôs e que levou os nossos especialistas a desenhar o AirFit, “uma das melhores modalidades cardiovasculares”, segundo a atriz Dânia Neto. AirFit é uma nova aula, pensada para trabalhar o sistema cardiovascular através de movimentos atléticos sobre um trampolim. Ao longo de 45 minutos, os diferentes exercícios surgem num crescendo de intensidade, desdobrando-se em deslocamentos, movimentos verticais, rotações e os famosos “puxa e empurra”. Além de trabalhar os membros superiores e inferiores, o AirFit foca-se também na resistência muscular do centro do corpo, recorrendo, para isso, aos desequilíbrios provocados pelo próprio trampolim. Através de movimentos como o slide duplo, o ride, as tesouras ou o lundge, o praticante está a desenvolver capacidades, não só no plano da força como também ao nível de equilíbrio. Trabalham-se os abdominais, os glúteos, as coxas e, claro, o sistema cardiovascular. Assim, no seu conjunto, o AirFit oferece um treino eficaz e divertido, para praticar idealmente duas vezes por semana, dada a sua moderada a elevada intensidade.

Dânia Neto “É das melhores modalidades a nível cardiovascular” A modelo e atriz portuguesa de ascendência venezuelana, cuja imagem foi popularizada com a participação em várias telenovelas nacionais, como Laços de Sangue, explica que não há margem para descuidos: “cuidar do meu corpo e da minha mente são palavras de ordem, e eu consigo conjugar as duas coisas ao fazer desporto regularmente.” No Holmes Place, a atriz, de 30 anos, frequenta diferentes aulas de grupo, segue o plano de exercícios com a seu personal trainer e recorre ao Feel Well Center para massagens drenantes e outros tratamentos. Mas esta é uma atitude recente, confessa Dânia, que assume ter deixado para trás o inimigo “preguiça” e decidido imprimir rigor ao seu calendário, para desfrutar dos “benefícios psicológicos que o desporto oferece”. Dânia reconhece que “quando faço desporto, não é só calorias que vou queimar; é também o stress”. Quanto ao AirFit especificamente, a atriz considera uma modalidade “bastante completa”, que “trabalha muito a barriga e as pernas”, sendo “das melhores a nível cardiovascular”. Tendo em conta a agenda complicada de Dânia, que está agora a gravar os episódios da novela Sol de Inverno, não é fácil conciliar horários. Mas quando o assunto é saúde, este jogo de equilíbrio fica mais fácil: “Com força de vontade e pensando nos objetivos e benefícios, tudo se consegue!”


35 - Move Well - Modalidade Airfit

Slide Duplo Dicas para uma boa execução: Mantenha tronco direito, pé inteiro no trampolim, perna e abdominais bem contraídos.

Objetivo: Trabalhar o equilíbrio.

Ride Simples Dicas: Tronco direito, perna ligeiramente levantada e semifletida à frente, calcanhar para dentro e joelho para fora.

Objetivos: Trabalhar equilíbrio, bem como glúteos (adutor e abdutor).

Chinelos

Dicas: Afastar e fechar as pernas (ligeiramente fletidas) e inclinar o tronco para a frente.

Objetivos: Trabalho abdominal e cardiovascular.

Lunge Dicas: Enquanto uma perna está apoiada no trampolim (ligeiramente fletida), a outra vai atrás, flete e, no final, junta-se à primeira.

Objetivo: Promover a força dos membros inferiores.

Tesouras simples Dicas:

Inclinar o tronco para a frente, empurrar a lona com os pés e permitir que os joelhos subam até ao peito.

Objetivo: Aumentar a existência cardiovascular.


Mundo HP - Embaixadores Holmes Place - 36

M U NDO HP

Embaixadores Holmes Place re n d i dos à s n o v as aulas e x clus i v as Perguntámos aos nossos Embaixadores se estavam em grande forma. E desafiámos um pequeno grupo a comprovar. Simão Morgado, Pedro Reis, Liliana Santos, Bibá Pitta, Kapinha e Mafalda Teixeira experimentaram as novas aulas X-Celerate, AirFit e Warrior durante mais de 30 minutos! E acompanharam o ritmo!


37 - Mundo HP - Embaixadores Holmes Place

Jonathan Sampaio, Liliana Campos e Fernando Alvim também marcaram presença e vieram conhecer as novas modalidades exclusivas Holmes Place Portugal será o primeiro País a apresentar as novas aulas; contudo, até ao final do ano, mais de 80 clubes Holmes Place, espalhados por 11 países, vão passar a disponibilizar estas aulas, desenvolvidas na Holmes Place Training Academy. Totalmente personalizadas e desenvolvidas para vários níveis de treino, as novas aulas X-Celerate, AirFit e Warrior têm tudo para conquistar os sócios, tal como aconteceu com as aulas Made in Brasil, Activate e Spartans, as três por Holmes Place.

As três novas modalidades, criadas e desenvolvidas na Holmes Place Training Academy, são totalmente adaptadas às necessidades e às preferências dos sócios e estão disponíveis em todos os clubes Holmes Place


Eat Well - Jamie Oliver - 38

E AT W E L L

Jam i e Oliver Jamie cozinha uma nova tempestade Jamie Oliver é mais uma vez motivo da controvérsia ligada à sua saga para educar a nação acerca da arte de cozinhar. Mas polémicas à parte, afirma manter uma vida feliz, com a esposa, Jools, e não pretende aumentar a família.

Hannah Stephenson, Press Association / The Interview People


39 - Eat Well - Jamie Oliver

P

recisamente quando os ânimos se ano. A última vez que fui ao McDonalds acendiam em torno do novo livro deve ter sido há uns 10 anos. Ao KFC nunca. de Jamie Oliver, bastaram duas ou Comprei num KFC há duas semanas, porque três declarações do famoso chef queria ver e examinar o que se pode ter por para lançar o frenesim. “Sim, controvérsia”, 16 libras [19 euros]. De certa forma, não sou condescende, entre sorrisos. “Há sempre algo contra a fast food. Mas quando esta se torna assim a perseguir-me.” Oliver é já conhecido uma solução para três a quatro noites por pelos seus comentários acerca das famílias semana, aí temos um problema. No livro, de baixo rendimento que consomem junk quisemos apresentar pratos que fossem a um food e que gastam exorbitâncias em grandes terço ou a metade do preço de um takeaway. televisões ou sobre a maior capacidade de O resultado foram refeições por cerca de 1,32 trabalho dos imigrantes em comparação com libras [1,20 euros]”, relata. os jovens britânicos, mas é com um ar desHá uma forte responsabilidade na atitude contraído que chega ao seu gracioso escritório de Oliver, que se preocupou em ceder um no Norte londrino, regressado das suas férias exemplar do seu livro a cada biblioteca do em família, na Cornualha. “Tivemos sol, Reino Unido. Nos últimos anos, participou praia, surfe, ótima comida local e as crianças numa campanha para melhorar os jantares pareciam muito felizes. Sinto-me mesmo nas escolas, deu oportunidade a jovens desfapróximo dos mais novos. E as minhas duas vorecidos na sua cadeia de restaurantes, criou filhas mais velhas já estão a tornar-se senhoras, a Jamie Olivier Food Foundation e a Jamie’s o que me desconcerta e me leva para aventuras Ministry of Food, uma rede de centros com diferentes.” o intuito de ensinar sobre comida e nutrição. Oliver e a esposa, Jools, designer e ex-modelo E, claro, tem havido inúmeros programas com quem o chef tem quatro filhos – Poppy, de de televisão com o objetivo de reconectar as 11; Daisy Boo, de 10; Petal, de 4; e Buddy, de pessoas com a essência da comida e de ensinar 2 –, estão juntos há 20 anos (Oliver tem 38). a cozinhar refeições saborosas e nutritivas. Qual será o segredo do seu casamento? Oliver também afirmou recentemente que O chef responde: “As pessoas os imigrantes europeus são “mais fortes” e aborrecem-se “mais duros” do que quando uma figura os britânicos, que têm Save With Jamie: Shop Smart, pública diz: ‘Estou tendência a “queixarmuito feliz e Cook Clever, Waste Less é o mais se” demasiado. As apaixonado…’ Por declarações desenrecente livro de Jamie Olivier, isso, o que tento fazer cadearam diferentes é equilibrar isso, reações. O chef com edição de Michael Joseph. dizendo: ‘Somos explica: “Não estava normais, também discutimos como os outros a generalizar; referia-me aos chefs especificasais’ e isto e aquilo e aqueloutro.” “Mas o camente. Há muitos rapazes que vêm para que nunca tive oportunidade de dizer é que a esta indústria e se acham esgotados depois de amo e adoro totalmente. Ela consegue ser uma 44 horas de trabalho. Mas as nossas cozinhas chata, mas é espantosa e boa pessoa.” Jools exigem trabalho duro. A média rondava as 70 a quer ter, além disso, mais filhos, mas a questão 100 horas quando era eu a aprender. É uma área parece preocupar Oliver. “Preferia não ter mais difícil. É muito uma questão de sangue, suor filhos, porque acho que já temos os suficientes e lágrimas. Mas há algo de orgulho quando e levá-los para a Cornualha foi um bocado os pés já doem, quando se chega ao final de difícil. Com mais um, teríamos de comprar um um dia de trabalho e se sente progressão.” minibus, com certeza.” Na opinião de Oliver, “os pais e as mães têm Mas do outro lado da vida familiar, o de pô-los [os jovens britânicos] fora de casa. regresso de férias foi acompanhado por uma Como pai, também não quero ter os meus tempestade em torno dos seus comentários filhos numa redoma de vidro.” sobre a pobreza dos tempos modernos e sobre O famoso chef confessa que é bastante difícil a juventude britânica. Agora, Oliver lamenta equilibrar a carga de trabalho com a vida as declarações. “Creio que deveria ter previsto familiar, apesar de conseguir passar mais melhor esta situação, porque, mais do que a tempo em casa ultimamente. Mas manter o maioria das pessoas, gosto de me envolver, sucesso e ser o homem perfeito no núcleo sujar as mãos e ver as duas faces da moeda”, familiar nunca seria possível. “Tudo o que afirma. Ainda assim, as reações dividem-se. quero é conseguir um equilíbrio entre trabalhar Àqueles que me julgam paternalista, rude ou arduamente, ser criativo e ter tempo para mim ofensivo, é claro que peço desculpa. Ao mesmo próprio e para a família.” tempo, provavelmente disse o que disse, dada a minha paixão pela arte de cozinhar, que é, sem dúvida, o maior luxo dos dias de hoje.” O seu último livro de culinária, Save With Jamie, é uma resposta à frustração crescente de pessoas que veem aumentar as suas contas de supermercado mas querem continuar a comer bem. “As pessoas apenas querem comida que seja acessível e saborosa. Mas foram apanhadas num ‘vou a um takeaway ou poupo dinheiro?’”, comenta o cozinheiro. Oliver e a família não são fãs do takeaway. “Provavelmente, fizemo-lo duas vezes este


Move Well - Exercício e Música - 40


41 - Move Well - Exercício e Música

MOV E W E L L

Música e Desporto U ma

comb i n a ç ã o per f e i ta

A música tem o poder de melhorar a performance desportiva, e experts na área garantem que cada pessoa tem uma playlist à sua medida. Para aumentar a eficiência do seu treino, experimente sincronizar os batimentos da música com o ritmo do exercício!

A corrida é só em setembro, mas Costas Karageorghis já apresentou a sua playlist. Falamos da Run to the Beat , a minimaratona que todos os anos se realiza em Londres, no Reino Unido, baseada no conceito desenvolvido pelo psicólogo desportivo da Universidade de Brunel, que acredita que a música é a chave para garantir uma melhor performance a todos os participantes. Assim, todos os anos, com base na investigação deste especialista, são escolhidas bandas que, através da sua música, têm como missão ajudar milhares de atletas a cortar a meta com o melhor tempo possível. Nem todos respondemos porém da mesma forma às diferentes músicas, garante Karageorghis, após décadas de estudo sobre o assunto. Por isso, além do conceito musical da Run to the Beat, o psicólogo tem oferecido aos atletas informações Como criar a seleção musical para um treino? preciosas para criarem a sua própria playlist. De acordo O software Tangerine, com ligação à biblioteca com as suas descobertas, I-tunes, permite criar uma playlist personalizada, são quatro os fatores que nos com base na variação de batimentos por segundo guiam na escolha da música que pretender. É depois de fornecida esta certa – a resposta ao ritmo, informação que o Tangerine encontra diferentes a musicalidade, o impacto cultural e a associação. Com ritmos, incluindo os mais adequados às fases de base nisto, Karageorghis criou aquecimento e de arrefecimento do seu treino. uma ferramenta chamada The Brunel Music Rating

CRIE A SUA PLAYLIST

Inventory. Com base nesta técnica, a revista científica Journal of Sport and Exercise Psychology conclui que a introdução de música sincronizada com as características dos desportistas melhora a sua resistência e aumenta a motivação. Ou seja, sincronizar os batimentos por minuto da música com o ritmo do exercício melhora a eficiência!

Composições... emocionais Impressionante? Estas descobertas provam que existe de facto uma relação por explorar entre o cérebro e a música. Foi precisamente esse o objetivo do simpósio “Music, Poetry & The Brain”, que juntou os especialistas mundiais nesta área, no passado dia 29 de maio, na Universidade Nova de Lisboa, no âmbito do Mês Europeu do Cérebro e a propósito da comemoração do bicentenário de Richard Wagner. Durante o evento, António Damásio, neurocientista português radicado desde a década de 1970 nos EUA, e atual diretor do Brain and Creativity Institute, na University of Southern California, reforçou o forte impacto das melodias sobre a massa cinzenta: «As composições musicais, simples ou complexas, bem como elementos musicais distintos, têm uma incrível capacidade para provocar reações emocionais, o que resulta na hemóstase (equilíbrio do corpo).»


Move Well - Exercício e Música - 42

O SEGREDO É ENTRAR NO RITMO Karageorghis defende que os indivíduos que conseguem seguir o ritmo da música necessitam de 7% menos oxigénio, e que a perceção do esforço é reduzida em cerca de 10%. Já um estudo desenvolvido por investigadores da Liverpool John Moores University, publicado em 2010, na revista Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, acrescenta que acelerar a batida da música através de um software específico tem repercussões na performance dos atletas.


43 - Eat Well

Tips

E A T

W E L L Para ser grande, sê inteiro Beber um sumo de fruta ou comer a peça inteira não será exatamente o mesmo, em termos alimentares. Um recente estudo desenvolvido pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard demonstrou que o consumo de fruta na sua forma natural contribui para a prevenção da diabetes tipo 2. Dos participantes na investigação, os que ingeriram fruta pelo menos duas vezes por semana viram o risco de diabetes diminuir 23 por cento. Entre as frutas mais aconselhadas pelos especialistas estão o mirtilo, a maçã e a uva, com as suas propriedades antioxidantes e reguladoras dos níveis de açúcar no sangue.

mais framboesas, mais bebés Dado o seu aspeto e o sabor, não espantaria que a framboesa tivesse como nome alternativo “fruto do amor”. Aliás, um grupo de investigadores norte-americanos veio fortificar esta ideia, ao concluir que o consumo de framboesas promove a fertilidade. O fenómeno liga-se ao elevado nível de propriedades antioxidantes presentes neste fruto, que protegem o esperma do stress oxidativo. Paralelamente, os altos valores de vitamina C e de magnésio contribuem para a produção de testosterona, revela o estudo desenvolvido pelo Departamento de Energia do Laboratório Lawrence Berkeley.

O elixír (natural) da juventude Vitaminas C e K, água e resveratrol. À primeira, pode não parecer, mas a combinação é perfeita para uma pele hidratada bem como para reduzir os sintomas de alergias. E está em nada mais simples do que na uva. Conhecidas como fontes da juventude, as uvas pretas têm sido o centro de diversos estudos científicos, ao longo dos últimos anos, que comprovaram os efeitos benéficos do resveratrol, um componente com elevado poder anti-inflamatório, que também ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e, portanto, a controlar doenças como a diabetes.

Peixe desde pequenino

bendita proteína

“Peixe? Sim! E mais do que duas vezes por semana!” Esta é a recomendação da Associação Portuguesa de Dietistas (APD), que salienta os benefícios do peixe sobre o sistema imunitário das crianças. A APD levou a cabo 200 inquéritos a mães de Lisboa e do Porto, de onde se concluiu que apenas 42% das mães incluíam peixe na refeição dos filhos pelo menos duas vezes por semana. Uma dica importante: ao contrário do que possamos pensar, o peixe congelado, além de ser mais económico, conserva em maior quantidade os nutrientes.

Perder peso é sempre um assunto que envolve muitas variantes e pontos de interrogação. Sendo cada caso muito específico, o Journal of Endocrinology arriscou-se a publicar um estudo onde se concluiu que uma dieta de padrão proteico elevado pode resultar numa perda de peso mais eficaz nas mulheres com préobesidade ou obesidade. Durante três meses, compararam-se os resultados de uma dieta com elevado teor de proteína com os de uma dieta hipocalórica (proteínas, hidratos de carbono e lípidos: 25%, 45% e 30% versus 15%, 55% e 30%, respetivamente) e a primeira revelou maior perda de peso e de perímetro abdominal.

Sabia que as crianças devem consumir mais peixe no início do ano letivo...

comer gelado está longe de ser pecado Os portugueses são peritos em engendrar estratégias que lhes permitam manter os níveis de prazer no topo. Prova disso é a recente invenção de um grupo de investigadores de Leiria, um gelado feito a partir de microalgas e de kefir, com benefícios para a saúde. A novidade está prestes a ser comercializada em território nacional, após um ano de provas de degustação, com vista a adaptar o produto ao paladar dos consumidores. O gelado foi desenvolvido nos laboratórios da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, pelo que os agradecimentos por um gelado que não pede pesos de consciência nem de corpo podem ser dirigidos a esta instituição.


Eat Well - Top Alimentos para o Cérebro - 44

E AT W E L L

Top 5 D o p r at o pa r a o c é r e b r o

Nesta edição, servimos-lhe alguns dos alimentos que mais impacto têm sobre a atividade cerebral. Porque no regresso ao trabalho e ao stress do dia a dia, convém estimular as conexões entre os neurónios, prevenir o cansaço e a dificuldade de concentração, e preservar a memória!


45 - Eat Well - Top Alimentos para o Cérebro

Nozes contra o stress

O mito do Abacate

Além das quantidades significativas de ómega 3, as nozes possuem triptofano, um aminoácido que promove o aumento dos níveis de serotonina, atuando assim no equilíbrio do humor, no alívio do stress, no sono e na performance cerebral. A noz é ainda um dos alimentos mais ricos em vitamina E, um poderoso antioxidante que diminui o efeito nocivo dos radicais livres sobre o DNA das células cerebrais, prevenindo o desenvolvimento de tumores bem como a perda das capacidades cognitivas. O consumo de nozes está por isso cada vez mais relacionado com a prevenção da demência, particularmente numa idade mais avançada.

Salmão não rima com depressão O salmão e outros peixes gordos, como o atum, a sardinha e a cavala, são alimentos muito ricos em gordura polinsaturada, nomeadamente ómega 3, um ácido gordo essencial que não é sintetizado pelo nosso organismo e que por isso deve ser ingerido através da alimentação. É importante consumi-lo em quantidades significativas, pois esta gordura contribui para o bom funcionamento dos neurónios, assim melhorando a memória e a concentração, e promovendo a capacidade cognitiva. Os ómega 3 têm sido inclusivamente utilizados no tratamento da depressão. Além de importante para o cérebro, o peixe gordo é ainda uma mais-valia para o coração. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, no controlo do colesterol e tem ainda um elevado poder anti-inflamatório. Tenha porém em consideração que os peixes de aquacultura, os mais frequentemente comercializados, possuem níveis de ómega 3 substancialmente mais baixos do que as espécies provenientes do mar.

Por ser considerada uma das frutas mais calóricas, o abacate é muitas vezes descurado na dieta. No entanto, este teor elevado de calorias tem um grande interesse nutricional, sobretudo para a saúde do cérebro. O abacate é rico em nutrientes que impedem a morte dos neurónios, como a vitamina E, o ácido fólico e outras vitaminas do complexo B que regulam a transmissão de informações entre os neurónios. A gordura do abacate é monoinsaturada e por isso associada ao funcionamento saudável do cérebro.


Eat Well - Top Alimentos para o Cérebro - 46

Concentre-se nos Cereais integrais Os cereais integrais ajudam a revitalizar a memória. Tal como o resto do corpo, o cérebro também precisa de energia para trabalhar, até porque gasta uma grande quantidade de glicose nas suas atividades. Os cereais integrais fazem que a glucose seja libertada mais lentamente, permitindo assim ao nosso cérebro estar alerta durante mais tempo. Passar horas sem consumir hidratos de carbono diminui a atividade mental. Inclua por isso nas suas refeições arroz, trigo, aveia, quinoa ou centeio integral.

Ovos! Nunca se esqueça! Os ovos estão associados à memória, à capacidade de concentração e à energia, pois são uma boa fonte de colina, um nutriente presente sobretudo na gema do ovo, e que participa na formação dos neurónios e na reparação das células cerebrais lesadas. Sem colina, baixa a capacidade de memorizar, pois é a colina que produz acetilcolina, um neurotransmissor fundamental para a formação da memória. A clara de ovo também é importante, pois possui glutamina, um aminoácido essencial na composição do material genético das novas células cerebrais. Os ovos são ainda boas fontes de vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurónios.



Eat Well - Gourmet - 48

Receitas Eat Well Depois de conhecer os alimentos mais indicados para estimular o cérebro, basta uma dose de criatividade para combiná-los em saborosas receitas. Raciocínio. Memória. Atenção. Energia. Está tudo à mesa!


49 - Eat Well - Gourmet

Ovos recheados de abacate com salada de quinoa, tomate cherry e nozes Ingredientes para 4 pessoas: 4 ovos 1 abacate 1 lata de atum ao natural 2 colheres de sopa queijo creme light 200 g de quinoa 400 g de tomate cherry 12 nozes 2 colheres de sopa de azeite 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico 1 raminho de salsa alho em pó, pimenta branca e sal q. b.

Passo a passo - Coza os ovos, corte-os ao meio longitudinalmente e retire a gema com cuidado. - Descasque o abacate, esmague-o com um garfo e junte as gemas cozidas, o atum desfiado, o queijo de barrar e os coentros. - Tempere com alho em pó, pimenta e uma pitada de sal e envolva bem. - Coza a quinoa em água a ferver e sal durante 15 minutos. Retire-a, escorra-a na água fria e reserve. - Recheie os ovos com a mistura de abacate e sirva frio, com a salada de quinoa, nozes e tomate cherry, temperada com azeite e vinagre balsâmico.

Análise Nutricional Hidratos de Carbono (g) 45,4 Proteínas (g) 22,7 Gorduras (g) 30,1 Gordura saturada (g) 5,2 Fibras (g) 8,4 Calorias (kcal) 527


Eat Well - Gourmet - 50


51 - Eat Well - Gourmet

Rolinhos de salmão com puré de batata-doce e brócolos Ingredientes para 4 pessoas: 4 filetes de salmão selvagem com pele (100 g cada) 2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas 200 g de brócolos 400 g de batata-doce 1 colher de chá de açafrão 4 colheres de sopa de sumo de limão 4 colheres de sopa de azeite 1 colher de chá de canela sal e pimenta preta q. b.

Passo a passo - Corte os filetes de salmão em tiras com cerca de 6 cm de largura, enrole e prenda cada tira com um palito. - Tempere os rolinhos com açafrão, uma colher de sumo de limão e sal e grelhe-os. - No final regue novamente com uma colher de sumo de limão e polvilhe com as sementes de linhaça já trituradas. - À parte coza os brócolos em água a ferver. - Para fazer o puré retire a polpa das batatas, previamente cozidas, para uma tigela. Acrescente a canela, a pimenta preta (de preferência moída na altura), duas colheres de sumo de limão e 2 colheres de azeite e misture bem. Sirva com o salmão e os brócolos, temperados com azeite.

Análise Nutricional Hidratos de Carbono (g) 22,3 Proteínas (g) 24,8 Gorduras (g) 17,7 Gordura saturada (g) 2,8 Fibras (g) 5,1 Calorias (kcal) 347


Eat Well - Nutrient Timing- 52

E AT W E L L

Nutrient Timing A certe a hora das re f e i ç õ es com o seu tre i n o ! A nova estratégia em nutrição desportiva revela que, para obter resultados, não basta dar ao corpo os nutrientes certos. Também é preciso saber quando fazê-lo, explica o especialista em nutrição Custódio César.


53 - Eat Well - Nutrient Timing

“Por mais que treine e consuma proteína não consigo ganhar mais força e potência.” A frase parece um contrassenso, mas é frequente em atletas, nomeadamente os que ainda desconhecem esta nova disciplina nutricional, que defende que, tão ou mais importante do que o que o atleta ingere, é quando o faz. Aumentar a performance, melhorar a resistência muscular ou acelerar a recuperação são resultados que dependem de uma combinação dos nutrientes mais adequados com a altura mais apropriada para o seu consumo. É este o conceito desenvolvido por John Ivy e Robert Portman, especialistas americanos em nutrição desportiva, que editaram um livro em 2004 – Nutrient Timing – referindo-se ao “futuro da nutrição desportiva”. É este o método que permite obter resultados nunca antes alcançados!

O que é o Nutrient Timing? Ao importante facto de o atleta consumir os nutrientes mais indicados, o Nutrient Timing acrescenta a hora a que o corpo mais precisa desses nutrientes. Seja o objetivo potenciar a performance durante o treino / competição, repor o glicogénio após a atividade física, ganhar energia para o exercício ou atrasar a instalação da fadiga, o atleta passa também a concentrar-se em quando deve comer. Este conceito baseia-se no facto de existirem variações hormonais significativas ao longo do dia como resposta ao exercício físico e aplica-se tanto ao atleta de modalidades com bola – futebol, andebol, basquetebol, etc. – como de modalidades de velocidade ou de força, bem como a quem vai três vezes por semana ao ginásio.

SABIA QUE O consumo total de calorias tem de ser superior às que gasta com o exercício. Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia para o exercício. Muitos atletas não só não ingerem proteína de qualidade como também não sabem quando consumi-la e em que quantidades, por refeição. As boas gorduras (insaturadas) são essenciais para combater a inflamação e servem de matéria-prima para a síntese hormonal. A dieta alcalina é muito importante (em ambiente ácido há agressão do músculo e não há regeneração; por este motivo, deve incluir-se uma boa porção de legumes verdes / hortaliças em cada refeição) Os suplementos ergogénicos (que produzem força), com destaque para o mono-hidrato de creatina associado à beta-alanina, permitem obter resultados ímpares.

Fases do treino a conhecer O dia de treino divide-se em três fases: Fase Energética, Fase Anabólica e Fase do Crescimento. FASE 1 – Fase Energética Esta fase do Nutrient Timing é marcada pela necessidade de o atleta ter energia suficiente para promover a contração muscular. Ivy e Portman enfatizam a importância do aporte de nutrientes, bem como a poupança do glicogénio e das proteínas, minimizando os danos musculares e preparando o corpo para uma recuperação mais rápida após o exercício. A glucose obtida a partir do glicogénio (armazenado no fígado e nos músculos) é uma fonte vital de energia para a atividade física. À medida que a intensidade do treino aumenta, assim aumenta a utlização do glicogéno como fonte de energia. A diminuição da taxa de açúcar no sangue leva a que a fadiga se instale mais rapidamente durante a atividade física. A

necessidade da ingestão de hidratos de carbono (açúcares) durante o exercício depende da duração, da intensidade e do tipo de exercício, bem como das reservas prévias de glicogénio e da quantidade de hidratos consumidos antes do treino.

Hidratos de carbono e proteína durante o exercício A investigação científica recomenda o consumo de hidratos de carbono durante o exercício, mas a quantidade e o tipo de hidratos ainda não é consensual. Os resultados mostram que as bebidas com hidratos de carbono promovem melhorias significativas na performance. Quanto à ingestão de proteína durante a fase energética, ela pode ter outras vantagens adicionais, desde que adicionada aos hidratos de carbono.

FASE II – Fase Anabólica Esta é a fase mais crítica do Nutrient Timing. Após o exercício, o sistema muscular encontra-se num estado catabólico, ou seja, um estado resultante da agressão aos músculos pelo exercício físico intenso e que leva à destruição muscular. Contudo, se forem fornecidos os nutrientes certos, na “janela de oportunidade”, isto é, nos primeiros 45 minutos após o exercício, passa-se a um estado anabólico (“construção” muscular em vez de destruição). Este é um estado que permite que o atleta reponha as suas reservas energéticas e dê início à síntese de nova massa muscular. Imediatamente após o exercício, existe uma série de fatores que contribuem para criar um ambiente favorável à reposição do glicogénio e à regeneração muscular, como o aumento da atividade de algumas hormonas “anabólicas”. Também nesta fase importa incluir uma associação de hidratos de carbono e proteína, uma vez que está provado que esta combinação de nutrientes repõe o glicogénio mais rapidamente do que os hidratos de carbono isolados. O objetivo desta fase anabólica é criar um ambiente que conduza à regeneração muscular e ao crescimento. Neste sentido, o consumo de um suplemento proteico, mesmo por homens na terceira idade, imediatamente após o exercício, promove a hipertrofia muscular. Porém, quando a proteína é tomada duas horas ou mais após o treino, o resultado já não é o mesmo.

FASE III – Fase do Crescimento Esta fase engloba o resto do dia que decorre após o treino. Nas horas iniciais desta fase, o corpo está ainda na fase pós-exercício. Uma vez que a repleção do glicogénio ainda se mantém nesta altura, é importante prolongar o processo o máximo possível. Além disso, aumentar a síntese proteica e o crescimento muscular é também crucial. Estudos mostram que o consumo de proteína e de hidratos de carbono antes do exercício aumenta a síntese proteica no pós-exercício. Alimentar os músculos e otimizar os níveis de glicogénio é imperativo durante esta fase.


Eat Well - Nutrient Timing - 54

Antes do treino Refeição (3 h antes) Prato de esparguete (sem glúten) / quinoa real+ peito de frango (sem pele) + salada verde, temperada com azeite virgem extra, passas e pinhões + 1 peça de fruta.

Suplementação (30 minutos antes) 30 g proteínas whey (concentrados e/ou isolados) + 3 g creatina mono-hidrato + 1,6 g beta-alanina + 40 g açúcares de alto índice glicémico + 120 mg cafeína. (Estes nutrientes podem e devem ser todos dissolvidos em água).

Durante o treino

Bebida isotónica com aminoácidos adicionados (1.5 a 1,8%) – beber cerca de 500 a 1000 ml/hora. Em caso de treinos prolongados (mais de duas horas) ou nos intervalos dos jogos com bola: uma barra energética de 40 a 50 g (sem chocolate e com pouca gordura).

Após o treino Suplementação (imediatamente após o treino): 70 a 100 g dextrose / maltodextrina + 30 a 40 g proteínas whey (isolados / concentrados / hidrolisados) + 3 g creatina mono-hidrato + 1,6 beta-alanina + 2 g glutamina + antioxidantes: vitamina E (200 UI); vitamina C (500 mg) + ácido alfalipóico (100 mg) + NAC (100-300 mg) + zinco (30-40 mg) + selénio (200 mcg ) + coenzima Q10 (60 mg).

Nutrição (30 a 60 minutos após a suplementação) 1 Banana + tâmaras / passas uva (50 a 75 g) + 4 a 6 fatias de queijo ou 6 claras de ovo + 1 copo grande de sumo de fruta natural + 1 dose de frutos secos (nozes e amêndoas – 30 a 40 g)

NUTRIENT TIMING aplicado ao atleta de força O programa deve ser individualizado, de acordo com peso, idade, tempo e tipo de treino, entre outras características do atleta.


55 - Feel Well

Tips

F E E L

W E L L ENTRAR NO RITMO Agora que contamos os últimos raios de sol e o cheiro a férias já vai longe, há que planear dias de trabalho felizes. E se já se sentiu ou ainda se sente em modo de depressão pós-férias, não desespere. Os especialistas garantem que o nosso cérebro precisa, de facto, de um a cinco dias para recuperar o ritmo de trabalho, segundo um estudo conduzido pela Universidade Internacional de La Rioja, em Espanha. Deixamos-lhe algumas dicas para voltar ao ritmo. 1 – No regresso ao trabalho, planeie fins de dia tranquilos, que possibilitem sentir o mood das férias prolongar-se; 2 – Comece o dia com pensamentos positivos e com a convicção de que será útil e bem-sucedido; 3 – Faça desporto nos tempos livres, para aumentar o nível de satisfação; 4 – Tire férias nos seus cinco minutos de pausa, na hora de almoço e no final do dia, ou seja, não leve trabalho para a hora do recreio nem para casa!

Elimine bloqueios, para uma vida sexual feliz

Precisam-se sonhos cor-de-rosa

Todos sabemos que uma vida sexual saudável contribui significativamente para o bem-estar, mas é importante pensar que o inverso também acontece. Assim, remover obstáculos que podem bloquear a mente ou o corpo, como o stress ou a falta de exercício físico, torna-se essencial no caminho da satisfação sexual. Especialistas explicam que, ao libertarmos na corrente sanguínea o cortisol, uma hormona que nos deixa alerta, o grau de ansiedade a que estamos sujeitos impede o corpo de relaxar e de sentir prazer. Vários estudos demonstram, também, que o stress crónico pode levar os homens a dificuldades na ereção e à redução do apetite sexual na mulher.

O rosto contém uma quantidade enorme de informação e uma delas diz respeito à qualidade do sono. Um recente estudo veio confirmar que a privação de sono resulta em envelhecimento da pele, olheiras e rugas, entre outros sinais de pouca saúde. Para além da questão da imagem, também as relações sociais são influenciadas pela aparência de fadiga, como foca o trabalho realizado pelo Karolinska Institutet, em Estocolmo. A falta de sono contribui, ainda, para os aumentos da ansiedade, do risco de tensão arterial elevada e de distúrbios cardiovasculares.

Na calma da natureza

Quem escreve seus males espanta

Sente-se ansioso, nervoso e com o sono desregulado? Para além do tão recomendado exercício físico e de hábitos de vida saudáveis, em alturas de maior stress, a natureza dá uma ajuda. A valeriana é uma planta utilizada desde a Antiguidade, grega e romana, com fins medicinais. As raízes são maceradas e utilizadas para chás ou para a produção de medicamentos naturais, dadas as suas propriedades calmantes e ansiolíticas. Hoje, é um dos medicamentos naturais mais populares do mercado.

Uma investigação recente realizada pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, comprovou que escrever não só é benéfico para o equilíbrio emocional, como também para o bem-estar físico. A amostra foi dividida em dois grupos: um foi convidado a escrever sobre as suas preocupações, 20 minutos por dia, durante três dias; o outro dedicou-se a escrever conteúdos práticos do seu cotidiano. De seguida, os investigadores provocaram feridas ligeiras nos braços dos participantes e verificaram, onze dias depois, que 76% das pessoas que escreveram sobre as suas emoções tinham sarado completamente as feridas, enquanto no outro grupo apenas 42% dos indivíduos alcançaram o mesmo sucesso.


Eat Well - Carregar Energias - 56

E AT W E L L

Carre g ar e n er g ias n o regresso ao trabalho O primeiro passo é estabelecer rotinas alimentares e de treino. Está na hora de pôr um ponto final nas férias de verão e concentrar-se em produtividade. O nosso nutricionista Bruno Ribeiro ajuda a traçar as prioridades nutricionais no regresso ao trabalho! Os nossos níveis de energia e de rendimento profissional estão diretamente relacionados com a qualidade de vida. Partindo desta premissa, os hábitos alimentares têm uma influência, positiva ou negativa, nas emoções, atitudes, desempenho profissional e, consequentemente, nos resultados das empresas. Uma pesquisa recente publicada no Journal of Occupational and Environmental Medicine revela que as pessoas que fazem refeições saudáveis e praticam exercício numa base regular apresentam um melhor desempenho no trabalho e menores níveis de absentismo. De acordo com este estudo, os colaboradores que ingerem durante

o dia alimentos saudáveis são 25% mais propensos a ter melhor desempenho no trabalho, enquanto que aqueles que consomem cinco ou mais doses de frutas e vegetais, pelo menos quatro vezes por semana, ficam-se pelos 20%. Regra geral, acrescenta ainda a investigação, as faltas ao trabalho são menos (27%) para os colaboradores que optam por alimentos saudáveis e praticam exercício físico regular, sendo o seu desempenho no trabalho melhor (11%) quando comparado com o dos colaboradores obesos. Conclusão: Após as férias, a primeira decisão é criar (e cumprir) métodos de treino e uma dieta apropriada.


57 - Eat Well - Carregar Energias

Tomar sempre o pequeno-almoço. Um pequeno-almoço completo deve fornecer energia e nutrientes para as primeiras horas do novo dia. Evita a fraqueza e a quebra de rendimento físico e intelectual no final da manhã, bem como a redução do apetite para o almoço, contribuindo para uma distribuição alimentar e calórica mais saudável e equilibrada ao longo do dia. Todos beneficiam em tomar o pequeno-almoço pouco tempo após acordar, especialmente crianças e adolescentes, por se encontrarem numa fase de grande crescimento e desenvolvimento. Tomar o pequenoalmoço ajuda a mudar o comportamento ao longo do dia, contribui para bons hábitos alimentares e promove o controlo do peso.

Comer várias vezes ao dia. Fazer entre seis a oito refeições diárias, evitando estar mais de 3 h a 3,5 h (no máximo) sem comer. Se estivermos muitas horas sem comer, na refeição seguinte temos tendência a ingerir uma maior quantidade de comida, o que leva o pâncreas (que esteve inativo durante muitas horas) a produzir grande quantidade de insulina para levar a glicose dos alimentos às células, “cansando-o” desta forma. Acontece que este hábito, repetido ao longo do tempo, a par do sedentarismo, potencia a insulino-resistência (associada a doenças como diabetes) e o aumento da gordura corporal. Por outro lado, fracionando as refeições, conseguiremos estabilizar os níveis de açúcar e de insulina no sangue, contribuindo assim para uma maior sensação de saciedade, energia, concentração e menor “apetite” para alimentos doces.

Controlar o peso ao almoço. Procure evitar fritos e alimentos gordurosos. Opte por cozidos, assados, grelhados ou refogados. Inicie as suas refeições com uma salada crua, temperada com azeite extra virgem, limão e uma erva da sua preferência, evitando os molhos à base de maionese (mais calóricos). Quando o tempo começar a arrefecer, e se preferir, pode optar pela sopa. Caso queira levar para o trabalho alimentos mais leves, uma salada poderá ser uma boa opção. Batata-doce, arroz ou massa integral ou leguminosas e outros legumes; atum em água, queijo fresco, frango desfiado, ovo cozido, peito de peru light ou salmão fumado fazem uma receita simples e deliciosa.

Hidratação. Sempre! A fadiga também pode resultar de desidratação. Quer esteja a fazer exercício ou sentado numa secretária, o corpo precisa de água. Beba água simples em abundância ao longo do dia, antes, durante e após os treinos! Água ou infusões não açucaradas são boas opções para entre as refeições. Tentar chegar de forma progressiva, até aos 2 l /dia, é um desafio, que ajudará a diminuir a retenção hídrica e que poderá ajudar a regularizar o trânsito intestinal.

Moderar o consumo de hidratos de carbono e optar pelos integrais. Reduzir a ingestão de hidratos faz diminuir a concentração de glicose e de insulina no sangue, pelo que a sua presença é fundamental nas nossas refeições, para obtermos energia. A produção de insulina oscila de acordo com o nível de açúcar no sangue, que é mais elevado quando se come e vai diminuindo à medida que os alimentos são processados. Por esta razão, deve preferir alimentos integrais, como o pão de mistura, centeio ou arroz ou massa integral, uma vez que os seus níveis de energia perduram durante mais tempo no sangue, contribuindo assim para energia, concentração e produtividade mais prolongadas. Não se esqueça porém de que é fundamental adaptar a ingestão de hidratos de carbono às necessidades energéticas de cada indivíduo.


Eat Well - Carregar Energias -58

Não abusar da cafeína. Em doses moderadas, a cafeína pode aumentar o estado de alerta, a energia e a concentração. Mas cafeína a mais pode aumentar o ritmo cardíaco, a tensão arterial e a agitação. Investigação clínica indica que cafeína em excesso pode causar fadiga em algumas pessoas. Portanto, não abuse. Um a dois cafés por dia são suficientes, podendo substituir um deles por chá verde. Sem açúcar, claro!

Compensações ao lanche. Fruta fresca, iogurtes, barras de proteína, frutos oleaginosos, cenoura ou pepino cru, mozarela com tomate ou uma sandes de pão integral ou mistura com uma fonte de proteína magra poderão ser excelentes escolhas para ingerir entre as refeições. Se optar pela fruta, ingira-a juntamente com uma fonte de proteína, como iogurte, queijo fresco, requeijão ou frutos oleaginosos, pois estes alimentos ajudam a aumentar a saciedade e a compensar o aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Gorduras: aprender a distinguir boas e más gorduras Ingerir uma grande quantidade de alimentos gordurosos torna o processo digestivo mais lento e pode prejudicar o desempenho no trabalho, especialmente se ficar muitas horas sentado em frente do computador. Procure evitar as frituras e os alimentos gordurosos. Quanto às gorduras saudáveis: Os ómega-3 colaboram no desenvolvimento do cérebro humano, na prevenção de doenças neurodegenerativas e na proteção vital contra doenças cardiovasculares e patologias articulares. Estudos mostram que o consumo regular de ómega-3 está ligado a boa concentração, boa memória, maior motivação e boas habilidades motoras. As castanhas, as nozes, as amêndoas, as avelãs, as sementes de linhaça e também o peixe gordo são alimentos bastante ricos em ómega-3. Muito mais que benéfico para a memória.

Bons son(h)os. Para um sono recuperador, opte pelos nutrientes certos e faça uma ceia sempre que se deite mais tarde ou jante mais cedo. Aposte em alimentos ricos em triptofano, magnésio, ferro, zinco e vitamina B, uma vez que regulam o sono e restauram os níveis de energia. Um copo de leite, ou um iogurte, acompanhado com umas nozes antes de dormir, também ajudam a adormecer. São ricos em triptofano, uma substância que aumenta os níveis cerebrais de serotonina, o que, além de ser relaxante, favorece a sensação de bem-estar e o bom humor, induzindo e melhorando o sono.


59 - Live Well

Tips

L I V E W E L L

Viver bem, segundo os sábios

Música no coração Agora é oficial: ouvir música faz bem ao coração. Esta é a conclusão de um estudo realizado pelo Instituto de Cardiologia da Universidade de Nis, na Sérvia, que analisou 74 pacientes com disfunções cardíacas. Os participantes foram divididos em três grupos: um teve aulas de exercício físico durante três semanas; outro teve as mesmas aulas, mas podia ouvir as suas músicas favoritas; e um último apenas ouvia música, sem a prática de exercício. No final, o segundo grupo revelou melhorias significativas ao nível do coração, com uma evolução de 39% da aptidão física. Saiba mais sobre o estudo: ht t p://w w w.escardio.org / about/press/press-releases/ esc13-amsterd am / Pages/ music-therapy-endothelialf unction-coronar y-hear tdisease-rehabilitation.aspx

Respire bem (fundo) Os yogis defendem, desde há muitos anos, que um ser humano nasce com um determinado número de respirações e que a nossa longevidade depende da forma como respiramos. Ao observarmos a natureza, vemos que, de facto, os animais que respiram mais rapidamente, como insetos e aves, têm uma menor esperança de vida. É claro que uma respiração correta não passa apenas pela velocidade, mas também pela intensidade, profundidade e ritmo. Uma respiração lenta, controlada e consciente contribui para uma mente mais calma e clara.

Mas afinal, o que é viver bem ou mesmo ser feliz? A questão que tem perturbado os séculos que nos precedem nunca terá uma resposta definitiva, é certo. Ainda assim, há algumas linhas mestras da felicidade que diferentes filósofos puseram à disposição dos comuns mortais: Aristóteles: “A felicidade é o significado e o propósito da vida, o objetivo e a finalidade da existência humana.” Martin Heidegger – “Para se ser feliz, deve-se ser-se autêntico, seguindo os nossos próprios padrões, em vez daqueles dos que nos rodeiam.” Jean-Paul Sartre – “A liberdade é o que fazes com o que te é feito.” Albert Camus – “Se passarmos a vida a tentar compreender o que é a felicidade, nunca seremos felizes.”

Reciclar e comer bem Em Nova Iorque está a dar que falar um projeto de conversão de lixo orgânico em adubo. O Hello Compost foi criado por dois estudantes de design, para combater o desperdício e a escassez de produtos frescos na alimentação dos norte-americanos. Quando olhamos para cascas de ovos e restos de legumes não imaginamos que poderão alimentar novas vidas, mas a verdade é que estes “excedentes” podem ser facilmente convertidos em adubo. Paralelamente, a Hello Compost distribui sacos orgânicos a famílias carenciadas, sendo que, por cada saco que volte recheado de lixo orgânico, é oferecido à família um vale de compras em alimentos frescos nos produtores locais. https://www.facebook.com/ HelloCompost

A coragem trocada por miúdos Um grupo de neurocientistas conseguiu definir, recentemente, a forma como a coragem é desenvolvida no cérebro humano, mais especificamente no chamado córtex cingulado anterior. A descoberta poderá vir a ser útil no tratamento da ansiedade, mas também fará perceber de que forma utilizar a coragem para tomadas de decisão mais eficazes.


Move Well - Pós-Parto - 60

MOV E W E L L

A saúde após o parto O exercício físico, associado a uma alimentação saudável, é fundamental na recuperação pós-parto, para um regresso à vida ativa e à condição física. Vanessa Oliveira dá o exemplo, e a sua personal trainer, Rita Lourido, o apoio técnico. Um dos principais enfoques do treino no período pós-parto, conforme explica Rita Lourido, é o reforço dos grupos musculares mais vulneráveis durante a gestação e o parto, nomeadamente a musculatura abdominal (core), a região dorsal e lombar, os glúteos e o pavimento pélvico. O foco na zona perineal é importante, na medida em que são estes músculos que suportam o peso adicional do bebé, a placenta e o útero. Os abdominais, por sua vez, funcionam como um sistema de suporte, estabilizando a coluna vertebral. Uma vez tonificados, aliviam a tensão na zona lombar e suportam os órgãos internos, promovendo de novo o equilíbrio postural. Quanto ao trabalho do peitoral, deve ter em conta a amamentação pela acumulação de ácido lático decorrente do esforço. Mas atenção às lesões, destaca a personal trainer: Durante a gravidez, o corpo produz relaxina, uma hormona que aumenta a mobilidade e a amplitude articular na zona pélvica e que pode manter-se no organismo nos cinco meses seguintes ao parto. Por isso, é importante ter atenção aos alongamentos passivos e a movimentos bruscos, para evitar a ocorrência de lesões.

Mito Os abdominais são o melhor exercício para combater a “barriga pós-parto”. Depende dos abdominais e nunca de forma isolada. Os exercícios abdominais tradicionais (de flexão do tronco) não protegem os músculos mais profundos – transverso do abdómen – afetados pela gravidez (durante a gravidez, os músculos abdominais são como que separados ao meio). Antes de um treino vigoroso, como os abdominais crunch tradicionais, é importante ter a certeza de que os músculos já recuperaram e que já não existe diástese abdominal (afastamento dos retos abdominais). O transverso do abdómen e o soalho pélvico são os grupos musculares que podemos fortalecer logo no início da recuperação pós-parto. É útil contar por isso com a ajuda de um personal trainer nesta fase e/ ou participar em programas pós-parto (informe-se no seu clube Holmes Place).


61 - Move Well - Pós-Parto

Também a redução do stress pós-parto é conseguida através da prática de exercício, salienta a personal trainer de Vanessa Oliveira.

“Sinto-me cheia de energia” O futuro não se resume porém à recuperação física da modelo. “Para já estou dedicada ao meu bebé. Quando voltar a trabalhar será mais um desafio, aquele que quase todas as mulheres enfrentam: uma carreira e filhos para criar. Sinto-me cheia de energia para isso e sei que vai correr lindamente”, afirma. Até aqui, tudo parece encaixar-se: desde “os primeiros programas em que nem respirava, de tão nervosa que estava”, passando pelo Fama Show, “que é um sucesso inacreditável”, e culminando no filho, que começa agora a dar as suas primeiras gargalhadas quando vê a mãe. “Tudo faz parte de um percurso e tudo tem a sua importância. Sou muito feliz com a minha vida e com a carreira que construí”, conta Vanessa.

Vanessa Oliveira

“O corpo está a moldar-se rapidamente” Quando Vanessa Oliveira se viu ao espelho após nove meses de uma barriga crescente, o mundo terá parecido diferente. Não só por ter nos braços o pequeno André, nascido em junho, mas também por identificar no seu corpo 22 quilogramas a mais. Voltar a estar em forma é uma meta importante para a apresentadora de televisão, que, em pouco mais de três meses, diz já ter experienciado as etapas mais difíceis. “Está a ser bastante duro, mas pacífico”, afirma a modelo, sobre o seu plano de exercícios, explicando que, “a cada dia, os níveis de intensidade e de dificuldade aumentam”. Por ter recorrido a cesariana, a apresentadora apenas pôde voltar a treinar nove semanas após o parto. “Além disso, amamentei durante pouco tempo”, o que também contribuiu para que a recuperação não fosse tão célere. Ainda assim, quando voltou a treinar com Rita Lourido, a sua personal trainer no Holmes Place da Quinta da Fonte, já tinha perdido 14 dos 22 quilos que adquiriu com a gravidez. “Neste momento, já só me faltam quatro quilos e a perda de massa gorda”, relata Vanessa Oliveira, acrescentando que “o corpo está a moldar-se rapidamente, o que, para os olhos, é um avanço excelente. Perceber que os músculos estão a voltar a ficar tonificados é um grande alento”, salienta a modelo. “Uma alimentação regrada (orientada por uma nutricionista), exercício físico e longas caminhadas com o meu cão.” Esta é a receita atual de Vanessa, somada a uma elevada dose de disciplina e a um ritmo acelerado. “Como não gosto da monotonia, nunca faço treinos iguais, o que é um ótimo estímulo para quem quer começar em força”, afirma a apresentadora, tecendo elogios à sua PT, que “tem sido uma excelente companheira nesta jornada. Nos momentos mais difíceis, está lá para me ajudar com palavras de incentivo. Estamos a tornar-nos boas amigas”, considera Vanessa Oliveira.

EXERCÍCIOS Aquecimento na AMT / Stepper O trabalho cardiovascular aumenta o desgaste calórico e tem como objetivo a melhoria da condição cardiorrespiratória. O aquecimento é fundamental, pois prepara o organismo para os exercícios, aumentando o afluxo sanguíneo aos músculos, que, ao aquecerem, se tornam mais eficientes. Além disso, liberta-se líquido sinovial, o lubrificante natural das articulações. No treino com a Vanessa, o foco tem sido o treino funcional, que, ao treinar movimentos corporais (e não grupos musculares isolados), tem um maior transfer para as atividades do dia a dia e se traduz num ganho de força relativa, porque trabalhamos com o peso do corpo.


Move Well - Pós-Parto - 62

TRX LOW ROW Benefícios: Fortalecimento das costas, nomeadamente do grande dorsal e do braço (bicípite), além dos abdominais, que são solicitados na estabilização do tronco e na manutenção de uma postura correta.

Dicas: Desafiar ao colocar os pés numa posição mais avançada e o corpo num ângulo elevado. Manter o tronco completamente direito e o transverso abdominal contraído.

TRX MOUNTAIN CLIMBER Benefícios: Integra o fortalecimento do core com a mobilidade da bacia e a estabilização do tronco.

Dicas: Em prancha total, manter um alinhamento correto da coluna lombar, dorsal e cervical. Assegurar a contração abdominal ao puxar o joelho ao peito alternadamente. Atenção para não arquear as costas durante a execução.

AGACHAMENTO LATERAL NO BOSU COM BOLA MEDICINAL Benefícios: Conjuga o trabalho dos membros inferiores – quadricípite e glúteos – com o tronco. A instabilidade do bosu acentua o trabalho abdominal e a bola medicinal intensifica o exercício, ao impor uma carga acrescida. Trata-se de um exercício dinâmico que promove o aumento da frequência cardíaca.

Dicas: Transferir o peso para o calcanhar durante o agachamento, mantendo os ombros para trás e as costas direitas. Adicionar press de peito frontal é uma possibilidade que aumenta a intensidade do exercício.

ISOMETRIA NA FITBALL Benefícios: Tonifica os músculos isquiotibiais, glúteos e core. A elevação da bacia aumenta a instabilidade e torna o exercício mais desafiante, fortalece os extensores da coluna e implica a contração abdominal.

Dicas: Manter a bacia elevada ao puxar os calcanhares e a ponta do pé elevada, para maximizar o movimento.


63 - Live Well - Crónica Luís Filipe Borges

L IV E W E L L

O desporto faz muito mal ao tabaco

E

ste escriba fuma. Infelizmente. Tem o pobre consolo, todavia, de não saber fazê-lo. Sim, não sei fumar. Travo como um skate desgovernado, inalo qual Bill Clinton mixuruca. Pior ainda, comecei tarde, com mais do que idade para ter juízo. Tinha 20 anos, prestes a estrear-me como protagonista de A Varanda (Jean Genet), pelo grupo Cénico de Direito. Armado em ator do Método, e tendo em conta que a minha personagem fumava durante uma hora seguida em palco, achei que devia vestir a pele – e queimá-la no processo. Como o indivíduo era reles, arranjei o tabaquinho mais manhoso que pude: dava pelo catitolas nome de Golden American, num invólucro de riscas diagonais e tripartidas que fariam sucesso numa qualquer sunga num qualquer rabo dum qualquer participante duma qualquer parada do orgulho gay. Após 35 espetáculos, estava

viciado, mais certo que sem dúvida. Vai todo este relambório inicial a propósito do vesforço extra a que estou obrigado cada vez que me apresto à atividade física, exceto aquela em que sabe mesmo bem uma cigarrada no final. A propósito, o sexo é bem capaz de ser o único “desporto” em que o segundo a “chegar ao fim”, é bem capaz de ficar mais satisfeito do que o primeiro... Adiante. O tabaco faz mal à minha futebolada semanal, afeta a saúde do meu jogo de ténis mensal, provoca náuseas às minhas irregulares visitas ao ginásio, causa dificuldades nas escadas e nas caminhadas. Mas que diacho, coa breca, raios e coriscos, macacos me mordam e mais expressões quejandas datadas do tempo da Maria Cachucha: sabe tão bem quando se está de férias! E que férias tive, caro leitor. Cinco anos depois, intercalados por escapadinhas e por um par de semanas bem espaçadas uma da outra em

pequenos paraísos estrangeiros, finalmente tive umas vacanças à antiga portuguesa, um pouco mais de um mês a fazer aquilo que faço melhor: nenhum. Livros, DVD, os meus Açores, amigos, família, dança, mota de água, noites compridas. E até andar. Sim, só gosto de andar quando em férias. Ironias da vida. O peso perdido desde o início do ano continua em parte incerta mas o cérebro grita-me que pare de fumar. O problema é que, diz o povo, parece que quando se corta o vício, desata-se a comer que nem um abade (deve ser a ressurreição das papilas gustativas). Pois. E consta ainda que, até aos 30, tens o corpinho que Deus te deu; depois dos 30, tens o corpanzil que mereces. E ao meu faltam as mesmas coisas que a António José Seguro: firmeza e porte. Luis Filipe Borges Produções Fictícias


Feel Well - Feel Well Center - 64

feel W E L L

Olá iLipo! Adeus celulite! Os nossos Fell Well Centers contam com um equipamento que vai gostar de ficar a conhecer melhor. O iLipo, vencedor do prestigiado Prémio Victoire de la Beauté, Tratamento de Emagrecimento do Ano, de Paris, é uma solução indolor e não invasiva contra a gordura acumulada em várias áreas do corpo.

O iLipo é um sistema novo e revolucionário, originário da Inglaterra, que utiliza lasers de baixa intensidade para diminuição da celulite, redução de gordura, e tratamentos de remodelagem corporal. Através da aplicação de almofadas do laser nas áreas “problemáticas”, este equipamento estimula a resposta natural do organismo à queima de gordura. Quando o corpo precisa de recorrer a reservas de energia armazenada, liberta ácidos gordos e glicerol para serem metabolizados e criar energia. O tratamento a laser estimula as células de gordura no corpo para iniciar o processo de uma maneira controlada.


65 - Feel Well - Feel Well Center

Equipamento premiado Rápido, indolor e não invasivo, o iLipo é o mais recente sistema de contorno corporal fabricado no Reino Unido, sendo o líder europeu e vencedor do prestigiado Prémio Victoire de la Beauté, Tratamento de Emagrecimento do Ano, de Paris. O iLipo é a alternativa inteligente para lipoaspiração.

Segurança e contraindicações O iLipo não gera nenhuma reação adversa, não afeta ou danifica estruturas, tais como pele, vasos sanguíneos e nervos periféricos. Está porém contraindicado para grávidas ou mulheres em fase de amamentação, pessoas com epilepsia e pessoas que estejam a realizar quimioterapia ou com histórico recente de cancro.

Os resultados

5 FAQS iLipo Qual a duração de um tratamento? Apenas 30 minutos, de uma forma confortável.

Quais as áreas do corpo que podem ser tratadas com iLipo? Duplo queixo, braços, abdómen, cintura, costas, glúteos, pernas.

É possível tratar mais do que uma área com um só tratamento? Deve dar-se prioridade somente a uma área, a fim de maximizar as queimas de conteúdos. Perante um excesso de conteúdo que necessite ser queimado, existe o risco de ser armazenado novamente como gordura.

O tratamento é doloroso? O tratamento é indolor e confortável.

Quanto custa? 90 € por sessão.

Os resultados são duradouros e podem ser visíveis logo na primeira sessão. Os resultados típicos são de perda de 2 a 4 cm da circunferência abdominal após cada tratamento. Contudo, é necessário um programa de oito sessões com a periodicidade de 2 vezes por semana para que a remodelagem seja completa. Após ter concluído esse plano, deve fazer duas semanas de descanso antes de iniciar o próximo plano.

Exercício? Fundamental! Os resultados destes tratamentos dependem da prática de exercício físico. Recomenda-se fazer exercício após o tratamento para queimar os ácidos gordos e o glicerol lançados. É preciso disciplina para obter bons resultados: treino cardiorrespiratório (passadeira, elíptica, remos, AMT ou outro), uso da plataforma vibratória ou exercícios de musculação. Poderá também recorrer a um personal trainer.

Alterações na dieta É fundamental combinar o tratamento com uma alimentação saudável e equilibrada e com a ingestão de bastantes líquidos. Os suplementos nutricionais também são úteis e irão manter e encorajar a atividade metabólica para suportar um estilo de vida mais saudável.

Para uma maior eficácia O iLipo maximiza o fluxo linfático do corpo por meio da estimulação dos gânglios na sua área de tratamento. Recomenda-se por isso uma drenagem linfática local, manual ou mecânica, após o tratamento, para melhorar ainda mais a eliminação da gordura através do sistema linfático.


Feel Well - Hand Factory - 66


67 - Feel Well - Hand Factory

FEEL WELL

Hand Factory Aplica creme nas pernas, mas esquece as mãos. Faz frequentemente uma esfoliação ao corpo, mas não inclui as mãos. Hidrata todas as manhãs o rosto, mas... Está na altura de deixar alguns assuntos em boas mãos. Veja conhecer as lojas Hand Factory, nos Holmes Place Amoreiras, Parque das Nações e Quinta da Fonte.

No dia a dia usamos sabonetes ou produtos com químicos, que podem acelerar o envelhecimento da pele das nossas mãos. A água quente tende a desidratá-las, conferindo-lhes um aspeto seco, e alguns protetores solares, usados de forma isolada, também não ajudam a uma boa nutrição. Estamos sempre a utilizar as mãos, e esta zona do corpo, além de funcional e útil nas simples tarefas do dia a dia, é ainda o nosso cartão de visita. Contudo, tendemos a descurar os cuidados com as mãos. Assim como todas as áreas do corpo, as mãos precisam de cuidados especiais. Uma esfoliação, uma vez por semana, previne o envelhecimento precoce. Assim como a hidratação profunda com parafina ou com máscaras. Existem tratamentos que podem contribuir para uma pele das mãos mais tonificada, mais firme, mais bonita, mais hidratada e rejuvenescida. E esses tratamentos, para mulheres e para homens, estão ao seu dispor na Hand Factory.


Mundo Hp - Testemunhos - 68

M U NDO HP

“Eu sou a minha maior força” Começou a frequentar o Holmes Place para corrigir um problema na coluna vertebral, e os treinos acabaram por ajudar a evitar a cirurgia. Pouco tempo depois, descobriu que tinha cancro. E mais uma vez o ginásio se revelou um grande aliado da sua força interior.

Isabel Carneiro sócia Holmes Place Boavista

Da premonição à luta “Tive um sonho com uma amiga que já faleceu, de cancro, e nesse sonho ela dizia-me que eu tinha cancro na mama esquerda. Efetivamente, assim foi. A Filipa (personal trainer) ajudou-me bastante. Iniciou comigo um treino de uma forma mais zen, para que eu pudesse estar mais calma. Comecei também com ela a prática do reiki. O treino, o facto de ter de me deslocar ao ginásio, estar com as pessoas e fazer algo diferente, ajudaram-me imenso.”

Treinos de bem-estar e de motivação “Os meus grandes objetivos foram criar-lhe um bem-estar físico, para contrastar um pouco com aquilo que ela sentia nos tratamentos, e não deixá-la perder a motivação. Queria que ela viesse aqui ver gente, ver sorrisos e ver as pessoas a apoiarem-na.”

Otimismo sempre “Quando eu tinha de ir ao médico ou fazer um exame, entrava no carro com a minha amiga, ligávamos o rádio e estava sempre a tocar a música da Aurea. Ela cantava ‘I’m ok, I’m alright’… Então, eu ‘agarrei-me’ sempre à letra e disse: ‘Isto vai correr bem, eu estou bem, estou ótima.’”

FILIPA RESENDE personal trainer holmes place boavista

Mais que uma PT, uma amiga “Nós somos amigas; era impossível não sermos. É muito bom entrar num sítio e saber que alguém está preocupado connosco e a Filipa esteve sempre.”

Força interior v i d e o d i s p o n í v el n a v e r s ã o i Pa d

“Fez um ano que eu soube que estava doente e resolvi que queria fazer algo que marcasse a data. Então, fiz uma tatuagem onde marquei em mim exatamente aquilo que penso todos os dias: ‘Eu sou a minha maior força.’ Foi isso que fiz e estou muito contente. Estou muito feliz.”

TESTEMUNHO Filipa Resende, personal trainer, Holmes Place Boavista “Não posso deixá-la desistir” “Liguei à Isabel para saber o resultado da biopsia. Deu positivo, ou seja, era maligno, mas ela disse: ‘Agora vou desligar porque vou entrar no concerto da Aurea.’ E eu pensei imediatamente: ‘Com ela a acreditar assim, eu não posso deixá-la desistir.’”



Live Well - Tendências Mundo - 70

T E NDÊNDIC A S M U NDO

Marcas Exigentes Marcas ambiciosas e responsáveis estão a exigir mudanças de atitude do consumidor. Uma sociedade mais ética e sustentável precisa-se!

Os consumidores estão a deparar-se com marcas que fazem exigências em relação ao seu tempo, à sua carteira e à sua energia. Ser uma marca exigente pode muito bem ser uma forma inteligente de conquistar o respeito pelo consumidor. Mas não se confunda exigência com recompensa: as marcas de que falamos não oferecem prémios pelo cumprimento de boas práticas. As marcas exigentes estabelecem “ordens” importantes e a longo prazo. O que é totalmente diferente de exigir temporariamente, para atrair as atenções dos media e dos consumidores. Abaixo alguns exemplos.


71 - Live Well - Tendências Mundo

Supermercados sem embalagens: de Londres ao Texas A embalagem é uma área óbvia, em que as marcas que levam a sério a ideia de reduzir o seu impacto ambiental podem exigir a contribuição dos clientes. Espreite o mercado Unpackaged, que em dezembro de 2012 abriu uma nova loja em Londres, e o in.gredients, que abriu em 2012 em Austin, Texas. Os consumidores levam os seus próprios recipientes e podem comprar a quantidade de comida desejada, reduzindo assim o desperdício e também a quantidade de embalagens utilizada.

Kitchen Safe: Tupperware com relógio ajuda a resistir à tentação O produto é uma caixa Tupperware com um relógio, que permite aos consumidores guardarem de forma segura as suas tentações até um horário por si determinado. São várias as tentações que aqui podem ser armazenadas: doces, smartphones, cartões de crédito ou cigarros. O Kitchen Safe está disponível para pré-encomenda online.

Proibição de sacos plásticos: de Los Angeles a Manila Desde que São Francisco proibiu, em 2007, o uso de sacos plásticos, várias outras cidades pelo mundo adotaram semelhantes medidas. Em junho de 2013, Los Angeles passou a ser a maior cidade dos EUA a proibir a distribuição de sacos plásticos gratuitos em supermercados. No mesmo mês, Makati City tornou-se o 9.º distrito de Manila, nas Filipinas, a proibir os sacos e os copos de plástico, numa tentativa de diminuir o volume de resíduos plásticos que agravam as inundações, sendo estas frequentes na cidade.

Casa do Zezinho: Pague um, leve meio Em 2011, a ONG brasileira Casa do Zezinho lançou a campanha «Metade para a Felicidade», com a intenção de sensibilizar a população para a má nutrição. Vários produtos foram vendidos nos supermercados de São Paulo, cortados ao meio (meio bife, por exemplo). No espaço da porção em falta, vinha uma explicação que informava o consumidor de que parte do produto seria doada à Casa do Zezinho para ajudar a diminuir a má alimentação.


Live Well - Inventar, Amar e Decorar - 72

1

INV E NT A R , A M A R E D E COR A R

Copper: A f ebre do “ ouro n egro ” Mais do que um material, uma cor ou um acabamento, o Copper é um CONCEITO que se tem vindo a afirmar como tendência no design de mobiliário e iluminação. Os decoradores e designers de interiores da QuartoSala revelam-lhe a sofisticação desta escolha.

2

3

4


73 - Live Well - Inventar, Amar e Decorar

O

6

5

7

Copper não é só uma tendência no design de moda, da maquilhagem ou dos cabelos, no palco onde se movem os nossos decoradores, ou seja, no design de mobiliário e iluminação, o Copper é um acabamento que representa um olhar renovado sobre um material antigo: o cobre. Um dos primeiros metais a ser usado pelo homem, nas civilizações mais ancestrais, o cobre como matéria-prima base tem mais de 10 mil anos de utilização. Servia por exemplo para o cunho de moeda ou era usado no fabrico de adornos pessoais e de joalharia. Ao longo da história, o cobre foi também, pela sua resistência e flexibilidade, a base usada na produção manual dos mais variados utensílios de cozinha e peças decorativas. Na modernidade, em especial nas casas rústicas, o cobre está muito presente na decoração. É por esta herança que na decoração e no design de mobiliário e iluminação, o Copper, mais do que um material, uma cor ou um acabamento, é um conceito que nos leva num regresso ao passado, revisitando a época em que o cobre tinha um uso mais quotidiano. É também por este motivo que defendemos que este é um conceito ou uma tendência vintage, que respira todas as influências de um passado, que hoje é trendy. O cobre confere às peças uma sofisticação muito especial, quando é, por exemplo, brilhante, ou uma rusticidade quando não é polido. É um material cru e ao mesmo tempo quente. Um metal que é o rosto de um industrial look, no design de interiores e na decoração, e que no último ano se tem visto ser replicado em dezenas de peças, em especial em propostas de iluminação. Percursor nesta linguagem, o conceituado designer britânico Tom Dixon, usa o cobre com enorme mestria, homenageando simultaneamente o papel fundamental que este material desempenhou na revolução industrial no século xviii. Algumas propostas de mobiliário e várias de iluminação com este acabamento repetem-se frequentemente no catálogo do criador. Estas são peças originais, que nasceram já com o Copper no ADN, mas por via da contaminação positiva do mobiliário e da iluminação, pelo que hoje é tendência no design, casos há de reedições de peças existentes em catálogos que renascem com o novo acabamento cobre “colado à pele”. É o caso do banco Plopp, do designer polaco Oskar Zieta, que, depois de ter nascido preto, amarelo e cinza, no catálogo da marca dinamarquesa Hay, eis que, para uma apresentação numa galeria de arte em Nova Iorque, se vestiu de um sofisticado e brilhante cobre, numa edição limitada e superespecial. Foi também explorando a sofisticação deste acabamento que a Sancal editou na sua coleção os puffs Elephant, com um subtil acabamento Copper na estrutura.

8

1 - Copper Shade, Tom Dixon 2 - Elephant, Sancal 3 - Micro, Le Deun 4 - Mass, &tradition

5 - Utzon, &tradition 6 - Orient, &tradition 7 - Mass, &tradition 8 - Plopp, Óskar Zieta

Showroom: Praceta José Epifânio de Abreu, n.º 4, 2770-094 Paço de Arcos Tel: 21 441 11 10 www.quartosala.com www.facebook.com/QuartoSala


por joyce doret

Live Well - Must Have - 74

MUST HAVE

2 1

4

p a r a ele

1. Óculos de sol polarizados, Carrera 78€ ( aprox.) 2. Camisa de ganga, 55DSL 105€ 3. Relógio em borracha, Lacoste 95€ 4. Longsleeve em algodão, American Vintage 70€ ( aprox.)

5

3

5. Colete acolchoado, Antony Morato 105,90€ 6. Casaco em lã, Mar by Marc Jacobs 690€

6

7. Calça em algodão, Levis 97€

7

8. Ténis, Adidas 90€

8


75 - Live Well - Must Have

MUST HAVE

1 4

3

2

p a r a ela

1. Óculos de sol polarizados, Illesteva 290€ 2. T-shirt “Hell”, 55DSL 70€

5

7 6

3. Sweatshirt, 55DSL 75€ 4. Relógio, Lacoste 95€ 5. Sobretudo, Pinko 499€ 6. Vestido, Manoush 7. Vestido, Michael Kors 1.030€ 8. Carteira em pele, Saint Laurent 1590€ 9. Ténis, Karl Lagerfeld 299€

8 9


Live Well - Notas de Beleza - 76

NOT A S D E B E L E Z A por ROSARINHO

São os cuidados mais básicos … para a “pele perfeita” L i mpe z a , al i me n ta ç ã o , prote ç ã o e h i drata ç ã o – os seus i mpresc i n d í v e i s cu i dados beaut y

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Quinoa Vichy Liftactiv retinol HA Vichy Capital Soleil Vichy Liftactiv Serum 10 Vichy Purete-Thermale Clarisonic Coffret Noel


77 - Live Well - Notas de Beleza

O primeiro passo e muito importante na sua rotina de beleza a limpeza a fundo.

Hidratação, Nutrição

1

Alimentar a pele de manhã e à noite é fundamental. Para a pele seca, opte por cremes com ativos emolientes, como a manteiga de carité, um shot extra de nutrição. Às peles mistas convêm texturas mais leves, que não produzem gordura e deixam uma sensação de frescura.

Não chega usar o seu desmaquilhante habitual, é necessário terminar a operação limpeza com um tónico (se possível sem álcool) ou com uma água micelar. Estes cuidados eliminam qualquer resto de maquilhagem ou impurezas, minimizam os poros, não secam a pele e não geram gordura.

O que procurar nos cremes?

A dieta quer-se equilibrada Tomar diariamente alimentos ricos em fibras, proteínas e cálcio é imperativo para poder exibir uma pele perfeita e saudável. Em alguns casos torna-se necessário a toma suplementar de vitaminas (A, C, E, etc.), e é aqui que entra a nutricosmética, ou um tratamento tópico, seja ele facial ou capilar.

2

Hidratos de carbono Os grandes inimigos a combater, proibidos quando o objetivo é perder peso. Novidade! A abençoada quinoa, que se tornou o alimento fetiche da nova dieta saudável e equilibrada.

Porquê?

3

É um cereal de absorção lenta, que controla a insulina, evitando picos de fome, sendo rico em vitaminas C e E, potássio e cálcio. Excelente como base para as suas saladas ou como acompanhamento de qualquer prato. 4

Proteja-se do Sol… e não é só no verão! - Usar um fator de proteção todos os dias é a sua melhor arma na batalha contra o envelhecimento prematuro da pele, que se torna visível na forma de rugas e manchas. Na praia é necessário renovar a aplicação várias vezes, na cidade (o resto do ano) nunca sair de casa sem o ter aplicado. Está provado que 15 minutos por dia ao ar livre são suficientes para processar a vitamina D de que o nosso organismo tanto necessita. Mas nada justifica a exposição ao sol sem proteção: contra os raio UVB, que provocam a vermelhidão da pele, contra os raios UVA, que penetram na pele 40 vezes mais que os UVB, e contra as radiações infravermelhas, que aceleram o envelhecimento e o stress oxidativo da pele. Por isso a proteção é uma prioridade, e se a precupa ficar com demasiado produto no rosto ou com brilhos, já existem várias marcas de acabamento seco. Se cumprir este conselho religiosamente, no próximo ano falamos!

Vitamina C, um dos antioxidantes mais potentes. Em percentagens altas (5 a 8 %) evita o envelhecimento prematuro e estimula a absorção de outros princípios ativos. É ótimo em séruns e deve ser aplicado à noite. A vitamina E possui grandes quantidades de antioxidantes. Pode ser encontrada no azeite ou no óleo de soja e em frutos secos, como amêndoas, avelãs ou nozes. O ácido hialurónico, especialista em retenção de água na pele (não engorda!), está presente nos cremes hidratantes e favorece a reconstrução das fibras responsáveis pela sustentação dos tecidos da pele. Retinol, também conhecido como vitamina A é um dos ativos antienvelhecimento por excelência. Responsável pela integridade da pele, reduz o aperfeiçoamento de linhas e de rugas. E como complemento do processo natural de regeneração da pele também reduz a aparência dos poros.

DICAS O novo must have da sua rotina de limpeza diária

5

… desmaquilhantes, discos, toalhitas? Agora têm como competidor um utensílio mais eficaz, ao qual não vai ficar indiferente: a escova elétrica. Atua em profundidade, elimina até seis vezes mais impurezas e células mortas do que qualquer outra rotina de limpeza. Algumas escovas, como a Clarisónic (exclusiva da Sephora), contêm uma nova tecnologia sónica, que, mais que limpar, proporciona uma massagem, graças à sua cabeça rotativa, que realiza até 300 rotações por segundo! 6


Feel Well - Living Mundo - 78

L i v i n g Mu n d o

Ready, set, go… to C al i f or n i a ! Neons e estrelas de cinema, Ferrari e Lamborghini, slot machines e roletas russas. Não há dúvida: estamos em Los Angeles. E porque a noite é grande nesta cidade que nunca dorme, convidamo-lo a voar até à primeira corrida de ano novo realizada em LA, um evento único para descobrir todos os hot spots da cidade durante a noite.

A cidade dos anjos espera receber 10 000 amantes do desporto naquele que será o primeiro grande evento de 2014. A New Year’s Race – Los Angeles at Night vai abrir os braços ao novo ano na noite de 4 para 5 de janeiro, pintando a cidade de muita adrenalina. Bem mais do que uma corrida, trata-se de uma viagem à fervorosa e iluminada downtown, num convívio divertido entre participantes que querem começar 2014 da forma mais saudável possível: a correr. O diretor da iniciativa, Robert Larmore, classifica-a como “emocionante, diversificada e uma aventura”. Esta primeira edição, que ficará para a história, oferece diferentes possibilidades de participação: a meia maratona, uma corrida de cinco quilómetros (a Resolution 5k) e uma prova para os mais novos (a Kid’s Fun Run). Porque aliam o desporto ao turismo, todos os percursos prometem uma passagem pelos pontos nevrálgicos da baixa de LA, como a Chinatown, a Broadway, o imponente edifício do LA Times, a câmara

municipal e o icónico Dodger Stadium (onde acontecem as famosas partidas de baseball). As corridas para adultos começam no centro de downtown, na 7th Street e na Grand Avenue, e culminam no South Park. É certo que, ao longo das extensas ruas e avenidas de LA, haverá espetadores de todo o mundo apoiando os “corajosos” do novo ano. No final das provas, a baixa de Los Angeles estará preparada para dezenas de espetáculos ao vivo, exibições e atividades para crianças. “Todos os participantes terão tratamento VIP, o que inclui uma sweat de edição limitada e o facto de integrarem uma elite de corredores que participaram na primeira corrida de ano novo de Los Angeles durante a noite”, realça a organização em comunicado. A iniciativa levou mais de seis meses a ser preparada, em parceria com agências governamentais, empresas e comunidades locais, pelo que todas as questões de segurança e de organização estão mais do que garantidas.


79 - Feel Well - Living Mundo

Hollywood sobre (duas) rodas Visitar a Califórnia e não conhecer a meca do cinema é bem pior do que ir a Roma e não ver o papa. E por que não fazê-lo em bicicleta?

http://www.biketourshollywood.com/

Los Angeles não se vê – vive-se Lembre-se de que estamos em LA, portanto, há muito mais do que a downtown para explorar. E se para começar o ano novo em grande não lhe é suficiente estar com os pés bem assentes no chão, há que lembrar as famosas praias da Califórnia, como Malibu ou Venice, onde o primeiro mergulho do ano surge como uma possibilidade aliciante. Do lado mais urbano, além de ser reconhecidamente caótica e vivaça, Los Angeles assume-se como concorrente (saudável) de Nova Iorque, no que diz respeito à cultura. As novas tendências, irreverências e modas confluem para as ruas up and down de LA. Por outro lado, se a cultura são as pessoas, a multicultura poderia chamar-se, com toda a força, Los Angeles. Desde as influências da América Latina, passando por África e culminando na China, a cidade é o mix perfeito de vários mundos. É claro que nem todas as zonas são tão seguras quanto Beverly Hills, o bairro intocável das estrelas de Hollywood, pelo que deixamos uma recomendação: esteja atento. Se LA não pode dormir, quem a visita também não…

ONDE COMER O Santa Monica Seafood é um misto de butique de frutos do mar, loja de especiarias e restaurante. A especialidade da casa são as ostras, e são servidas ao balcão.

www.santamonicaseafood.com

ONDE FICAR Millennium Biltmore Hotel Los Angeles (com preços especiais para os participantes da New Year’s Race)

www.thebiltmore.com

COMO CHEGAR Preparar a viagem com antecedência é meio caminho andado para conseguir as melhores ofertas. Por esta altura, as viagens para Los Angeles rondam os 700 euros (ida e volta). Uma dica: vá pela British Airways e regresse pela American Airlines.

www.britishairways.com www.aa.com

ONDE RELAXAR Já que está em Los Angeles, aproveite para conhecer um dos melhores spas do mundo. O Ojai Valley Inn & Spa é um clássico com 80 anos, que continua a apostar nas tradições seculares dos índios Chumash. Os tratamentos incorporam técnicas de meditação, yoga e tai-chi.

www.ojairesort.com


Feel Well - Living Radical - 80

l i v i n g r a d i c al

S e c á n e vasse , f a z i a - se c á . . .

Esqui alpino! Um par de esquis de neve, bastões, botas e um capacete bastam para, na pista mais próxima, sentir a adrenalina do esqui alpino, a modalidade que vai levar Portugal aos Jogos Olímpicos de Inverno, que se realizam de 7 a 23 de fevereiro de 2014, em Sóchi, na Rússia. Vamos a uma escorregadela montanha abaixo?

Tendo em conta que no esqui alpino pode atingir velocidades de até 120 km/h, consoante a categoria, o melhor é respirar fundo e segurar o fôlego antes de iniciar a descida. Tenha a certeza de que sabe o suficiente sobre a modalidade. Por questões de segurança, o esqui alpino deve ser praticado numa pista de esqui. Esta modalidade, que faz parte dos Jogos Olímpicos de inverno desde 1936, tem como desafio percorrer um percurso descendente, com passagens obrigatórias entre estacas colocadas na neve, no menor tempo possível. É a distância entre as estacas que define a categoria: downhill (a mais rápida), slalom, slalom gigante ou supergigante.


81 - Feel Well - Living Radical

Equipamento indispensável A maioria das pistas de esqui fornece todo o equipamento e infraestruturas necessárias para a prática da modalidade, incluindo mecanismos para transportar os praticantes, no final do percurso, novamente para o topo da montanha. De qualquer modo, pode optar por ter o seu próprio equipamento: um par de esquis, um par de bastões, um par de botas e um capacete, além do fato impermeável, luvas e óculos comuns a outros desportos praticados na neve. Agora que já está protegido, vamos à prevenção!

Os melhores spots Em 2012, a National Geographic elegeu os 25 melhores locais no mundo para praticar esqui. A maioria é nos Estados Unidos da América. Por cá, a pista da Serra da Estrela continua a ser a melhor opção, com a vantagem de disponibilizar aulas através da Escola de Esqui da Serra da Estrela. Não há razão para não experimentar!

www.dventure.nationalgeographic.com. www.skiserradaestrela.com

Exercícios que podem ajudar Para praticar esqui alpino é essencial trabalhar a força, a resistência e a mobilidade. Desta forma, consegue aumentar o seu potencial físico e prevenir lesões. Aqui ficam alguns exemplos de exercícios para fortalecer zonas-chave:

Tornozelos, joelhos, anca e cintura 1. Agachamento com o peso do corpo 2. Agachamento com utilização de um peso em cima da cabeça 3. Agachamento frontal

Ombros, braços e antebraços 1. Pressão de ombros 2. Flexões de braços 3. Elevações na barra 4. Elevações de tronco – abdominais Experimente realizar 10 a 15 repetições por exercício, duas a três vezes por semana. ”Para mais informações, contacte os instrutores do seu clube Holmes Place”

SABIA QUE… … Em Portugal o esqui alpino começou a ser praticado em 1918? No entanto, foi com a criação do Clube Nacional de Montanhismo e da Escola de Esqui da Serra da Estrela, na década de 1950, que ganhou mais adeptos.

… O organismo responsável pela dinamização deste desporto no nosso país é a Federação de Desportos de Inverno de Portugal [www.fdiportugal.pt]? Esta entidade desenvolve atividades também no âmbito do snowboard e do esqui nórdico. Saiba mais em www.fdiportugal.pt.

… Desde 1994 que Portugal não estava representado nesta modalidade nos Jogos Olímpicos de Inverno? Em 2014, Camille Dias irá representar Portugal, quebrando um jejum de 20 anos. Boa sorte!


Live Well - Hi-Tech - 82

HI TECH

1

1. i-Phone 5C – desde 99 dólares (cerca de 73 €) A Apple lançou, pela primeira vez, um modelo de baixo custo do Iphone, o 5C. Este novo modelo custa 99 dólares, nos EUA, com contrato de fidelização, mas a Portugal só deve chegar no final do ano. Estará disponível em cinco cores, mantendo o ecrã de quatro polegadas do Iphone 5. O que o torna mais barato é o facto de ser feito de silicone e não de alumínio anodizado.

2 4

www.apple.com

2. Pocket Solar Shower – 26,16 € Ideal para quem gosta de acampar, o Pocket Solar Shower permite-lhe tomar um banho quente onde nunca imaginou. Trata-se de um prático saco, fabricado num material com grande capacidade de absorção dos raios solares, pelo que aquece a água de forma simples, através do efeito térmico. Tem capacidade para 10 litros de água, o que equivale a um duche de cerca de cinco minutos. E o melhor é que, depois de arrumado, não ocupa mais espaço do que uma garrafa de 33 centilitros.

www.gadgets.com.pt

3

3. Playstation 4 – 399 € 15 de novembro foi a data marcada pela Sony para o lançamento da Playstation 4 (PS4), mas o design já é bem conhecido dos fãs. Com linhas direitas e simples, em preto, a arquitetura interna da PS4 foi pensada para a tornar o mais fina e leve possível. Vão ser mais de 110 os títulos disponíveis, entre os quais, Destiny, Diablo III, Kingdom Hearts III, Final Fantasy XV, Assassin’s Creed IV Black Flag, Watch_Dogs, NBA 2K14, The Elder Scrolls Online e Mad Max, mas já estão mais 30 em desenvolvimento.

www.us.playstation.com

4. ReuseGram – 11,49 € Agora já pode colar, descolar e voltar a colar as suas fotografias preferidas as vezes que pretender e onde quiser, sem as danificar. Basta ser utilizador do Instagram e ir à loja online da ReuseGram. Depois só tem de fazer o upload das fotografias que pretende personalizar em autocolantes reutilizáveis e escolher a dimensão pretendida. Os portes de envio são grátis para todo o mundo. Aqui está uma boa ideia, da autoria de três portugueses.

www.reusegram.com

5. vf– 60 000 €

A revolução no mundo dos carros elétricos está em marcha… Com 416 cavalos e uma autonomia de 500 quilómetros. Mas a potência e a autonomia não são as únicas particularidades do Tesla Model S. Este vem equipado com um tablet, no qual se inserem todos os dados, como a potência de travagem, as preferências de condução, a temperatura, o teto de abrir ou o GPS. Demora cinco horas a carregar a bateria, mas com o acelerador de carregamento instalado no terminal, o tempo é reduzido para 20 minutos.

www.teslamotors.com

5


83 - Live Well - Hi-Tech

7. Sony VAIO Fit multiflyp PC ou tablet? Os dois! Os Sony VAIO Fit multiflyp transformam-se rapidamente em tablets com ecrã tátil. Estes híbridos vêm com o Windows 8 e estão equipados com processadores Intel Core de última geração e gráficos NVIDIA com tecnologia NVIDIA Optimus (apenas no VAIO Fit 15A). Os novos VAIO Fit multiflip, nos tamanhos de ecrã 33,7 cm e 39,5 cm, estarão disponíveis em Portugal em novembro, mas o preço ainda não foi avançado.

6

www.sony.pt

7

9. Angry Birds Star Wars II para iOS, Android e Windows Phone – 0,93 € Já está disponível para IOS, Android e Windows Phone o jogo Angry Birds Star Wars II. Neste novo jogo é possível controlar, pela primeira vez, as versões dos grandes vilões, como Darth Maul, General Grievous, Darth Vader ou Palpatine. Novidade são também os telepods, pequenas plataformas que permitem transportar objetos do mundo real para o jogo, através da câmara do seu equipamento.

www.play.google.com

8. Fabric Jacket – 1295 dólares (cerca de 957 €) E se além de proteger contra a chuva e o frio, o seu casaco comandar o seu telemóvel e incluir headphones? A gama desportiva Zegna Sport, da marca italiana Ermenegildo Zegna, juntou a moda à tecnologia e desenvolveu um casaco com três camadas protetoras contra o frio e chuva, bluetooth, comando joystick na manga e headphones. As suas caminhadas nunca mais vão ser iguais.

8

9

www.store.zegna.com

9. Ricoh Theta – 400 dólares (cerca de 296 €) Com a câmara Ricoh Theta é como ter o Google Street View no bolso. Fina e leve, com apenas 9,3 gramas, a Ricoh Theta permite captar imagens de 360º de forma simples e rápida. Basta carregar no botão de captura e a câmara automaticamente ajusta a orientação. Quando quiser tirar a fotografia basta carregar novamente no botão.

www.theta360.com

10. Samsung Galaxy Gear – 300 dólares (cerca de 222 €) A Samsung Galaxy continua a inovar, desta vez com um relógio inteligente. O Samsung Galaxy Gear vem equipado com uma tela AMOLED de 1,6 polegadas, uma câmara de 1,2 megapixeis, um processador de 800 megahertz e vários apps. Mas o mais interessante é a sua capacidade de fazer e receber chamadas, quando emparelhado com um Samsung Galaxy Note II, um Galaxy Note III, um Galaxy S III, um Galaxy S4 ou um Galaxy Tab 10.1 Edição 2014.

10

www.samsung.com/pt

11. Extreme Pro CFast 2.0 O lançamento estará para breve, mas ainda não foram avançados valores para o cartão de memória mais rápido do mundo apresentado pela ScanDisk. O Extreme Pro CFast 2.0 é capaz de ler arquivos a uma velocidade de até 450 mb por segundo e gravar a 350 mb por segundo. Estão anunciadas edições com capacidades de 60 gb e 120 gb.

www.sandisk.com 11


Live Well - Gadget - 84

G A D G E T

Nexersys Home B oxe para toda a f am í l i a

Parece uma simples máquina para treinar boxe em casa, mas é muito mais do que isso. Sozinho ou em família, o Nexersys Home foi concebido para proporcionar um treino personalizado completo, com seis modelos de treino diferentes, enquanto aprende o básico sobre o boxe. Vamos ao primeiro assalto? O primeiro de seis assaltos, ou modos de treino, que o Nexersys Home propõe designa-se Core. Nesta fase do treino, o objetivo é exercitar os abdominais enquanto o seu PT virtual lhe ensina técnicas de ataque. Segue-se o Cardio, que, além de contar como um dos seis assaltos, pode servir como forma de aquecimento para os restantes modos de treino. No modo Técnica, como o nome indica, pode aprender e praticar as várias técnicas de ataque que integram o boxe. Striking (ou ataque) é o modo que lhe vai permitir aprender e praticar toda uma série de ataques. O penúltimo assalto denomina-se Sparring (lutar) e durante o mesmo poderá treinar as suas capacidades de luta para maximizar o treino de ataque. Por último, o Nexersys Home ainda o convida, no modo de Gaming (jogar), a divertir-se enquanto vê as suas capacidades desafiadas pelo Follow Me. Além da forma como o Nexersys Home foi concebido, por modos de treino ou assaltos, destacam-se como principais características: a possibilidade de realizar, em casa, treino intervalado de alta intensidade; mais de 100 vídeos de treino disponíveis, incluindo vários assaltos de quatro minutos em modelo avatar e vários níveis de treino para utilizadores iniciados, intermédios e avançados. Tudo isto num equipamento composto por sete almofadas de ataque localizadas em zonas estratégicas (cabeça, corpo e pernas), tendo cada bloco sido desenhado para movimento bilateral, resistência reativa realística e treino ideal. As almofadas de ataque têm um acelerómetro, que mede a velocidade, o ângulo e a intensidade de cada ataque. Os dados do treino são relatados em tempo real, através de um monitor LCD, para que tenha um feedback contínuo do seu treino.

Quanto custa? O Nexersys Home está disponível por cerca de 2300 €. Já as versões Pro e Comercial custam cerca de, respetivamente, 5400 € e 5600 €. Saiba mais em www.nexersys.com



Live Well - QI - 86

QI Teste os seus conhecimentos Nutrição. Saúde. Exercício. Avalie os seus conhecimentos com 10 questões.

5 3

4

6

2 1 8 7

9 10

Exclusiva Holmes Place. Estará disponível em mais de 80 clubes Holmes Place, espalhados por 11 países, até ao final do ano. Combina disciplinas como o taekwondo, o karate, o kick boxing e o muay thai.

2. Fruto seco.

Importante para a saúde do coração. Edgar Cayce, também conhecido como o pai da medicina holística, defende: “three ______ a day keep cancer away”.

3. Chocolate.

Rico em polifenóis e com elevado teor de cacau, pode ser útil no combate ao cansaço e aos sintomas de fadiga crónica.

4. Problema respiratório.

Já ouviu falar em “___ do esquiador” ou “estreitamento das vias respiratórias”? Trata-se do efeito da passagem prolongada de ar muito frio na garganta e nos pulmões. Pode ser prevenida com um simples cachecol junto ao nariz e à boca.

5. Nutriente.

Presente na gema do ovo, contribui para o nascimento de células nervosas. Fundamental para o cérebro e para a memória.

6. Suplementos.

Orientados para melhorar o rendimento desportivo.

Mais recentemente, a WADA retirou-a da lista de substâncias proibidas.

9. Planta

Da família da mostarda, é muito rica em vitaminas e tem odor intenso. Usada em saladas, juntamente com a alface e a chicória, é tipicamente mediterrânica.

10. Cineasta.

7. Modalidade

Investigadores do Group Health Research Institute, EUA, concluíram que fazer 12 aulas desta modalidade por semana, além dos exercícios que podem ser praticados em casa, está associado a uma diminuição de insónias em mulheres na menopausa.

Produtor cinematográfico. Autor da citação: “Se podemos sonhar, também podemos tornar os nossos sonhos realidade.”

8. Substância estimulante

Embora não apresente qualquer valor nutricional, é muitas vezes usada antes da realização de exercício físico, para atrasar a fadiga e melhorar a performance. Até final do ano de 2003, aparecia na lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Anti-Doping (WADA), na classe de estimulantes. 1. Warrior, 2. Amêndoa, 3. Preto, 4. Tosse, 5. Colina, 6. Ergogénicos 7. Yoga, 8. Cafeína, 9. Rúcula, 10. Walt Disney

1. Modalidade.


87 - Live Well - Factos & Números

factos & números Segundo os cientistas, as pessoas que dormem menos de seis ou mais de dez horas por dia estão em maior risco de desenvolver doença coronária, diabetes, AVC, ansiedade e obesidade.

Portugal foi o primeiro país a apresentar as novas aulas exclusivas, e até ao final do ano, mais de 80 clubes Holmes Place, espalhados por 11 países, vão passar a disponibilizar estas modalidades desenvolvidas pela Holmes Place Training Academy.

A Direção Geral de Saúde apela à vacinação contra a gripe, com doses gratuitas acima dos 65 anos.

Nos países que gastam em saúde menos de 2000 dólares anuais por pessoa (1500 euros), como a Roménia, a Polónia e a Hungria, cerca de 60% dos doentes morrem após o diagnóstico de cancro, enquanto nos que despendem entre 2500 e 3000 dólares (1800 a 2200 euros), como Portugal, Espanha e Reino Unido, a mortalidade ronda os 40 a 50 %.


Mundo HP - Os nossos sócios - 88

M U NDO HP

Os Nossos Sócios Treino de qualidade. Serviços de excelência. Acompanhamento personalizado. Todo o universo Holmes Place gira em torno dos sócios e da sua satisfação. Esta rubrica é mais um mimo para quem nos dá o seu voto de confiança e a quem gostamos de retribuir com (bons) momentos! 3

1

2

1 Passatempo “Assista ao jogo de Camarote”

2 Renault Passion Day

3 Passatempo Instagram

O Holmes Place ofereceu vários bilhetes para Camarotes e levou os vencedores das melhores frases a ver futebol de uma forma diferente! Um dos sortudos (Clube Constituição) enviou-nos esta foto do jogo Sporting - Benfica! Parabéns!

Não é todos os dias que temos António Félix da Costa ao volante! O piloto escolheu os nossos clubes para treinar e ofereceu um Renault Passion Day a um dos nossos sócios: o co-drive no circuito do Estoril foi uma experiência única!

“Partilhe connosco os seus melhores momentos” foi o desafio. E a foto com mais likes teve direito a seis meses de adesão Holmes Place. André Luiz Ribeiro, sócio do Holmes Place Dolce Vita Tejo, foi criativo e conquistou este presente que “veio mesmo em boa hora”!


89 - Live Well - Crónica Socialite

c r ó n i c a SOCI A L IT E

Ambiciono morar no vosso bolso, lindões!

E

u sempre fui uma moça superaplicada. Basta ver os papéis que a minha professora de escola primária mandava para a minha mummy e para o meu pappy, sempre a reforçar esta minha inequívoca qualidade, que se consegue salientar entre tantas outras (como a modéstia, claro). Bom, isto apesar de ser absolutamente desnecessária aquela notinha da “stôra” a dizer que eu falava pelos cotovelos e que importunava a aula, porque sempre tive coisas importantes para dizer ao mundo – e não era ter de fazer o alfabeto em picotado que me ia impedir. Ok, penso que já perceberam que “aplicada” podia ser um dos meus nomes do meio, se eu não tivesse já tantos nomes que preciso de dois impressos de cada vez que vou ao banco. Foi por isto que quando ouvi falar em aplicações para smartphone, percebi logo que era coisa para mim. Eu já uso imensas apps (é assim que se diz em moderno, ó pequenada). Por exemplo, uso o Facebook para poder partilhar logo com toda a gente que vi a Kim Kardashian na área de serviço de Ferreira do Alentejo, quando estava a caminho do meu monte. Ok, há gente mesquinha que começa logo a desconversar, a dizer que não era a Kim, mas sim uma anónima qualquer com glúteos extralarge e gosto por tigresses, mas a invejas eu não ligo. E também uso o Instagram, para fotografar em filtro Mayfair a minha salada de rúcula e queijo fresco do almoço. Mas depois já não mostro as bolachas de chocolate e as latas de leite condensado que como durante a tarde, que eu sei que não se deve estar sempre a importunar as pessoas. Ah, também sou fã do Foursquare, para toda a gente saber que cheguei ao meu Holmes Place e fico lá horas e horas a fio, porque sinto que aquele PT morenaço e sem aliança adora ter a minha companhia. Às vezes até acedo a fazer uma flexão ou uma corridinha a velocidade cinco, vejam lá. Sim, já devem ter percebido e vou parar de fazer caixinha: eu quero ter a minha própria app. Sinto que vocês gostavam de me levar para todo o lado. Ter-vos lá, para ser a amiga que diz que essa camisa é pindérica e que só os possidónios é que dizem “treuze”. Senhores lá da maçãzinha estilosa liguem-me para conversar. Não têm de quê. Beijos para os meus bijous, Guidinha Costa e Sá de Albuquerque Orsey e Pinho de Leon


Clubes - 90

C L U B E S H ol m es P L ac e Defensores de Chaves

Cascais

Aveiro

Alvalade

Quinta da Fonte

Coimbra

Amoreiras

Algés Praceta prof. Alfredo de Sousa

Braga

N.º 8 1495-072 Algés Tel. +351 214 152 620 alges@holmesplace.pt Dir. de clube Nuno Stone

Quinta do Seminário Av. Alfredo Barros, N.º 180 4715-350 Braga Tel. +351 253 201 870 braga@holmesplace.pt Dir. de clube Rui Martins

Miraflores

Arrábida Shopping

Avenida Defensores de Chaves, N.º 45 B 1000-112 Lisboa Tel. +351 213 511 300 defensores@holmesplace.pt Dir. de clube Helena Salvado Alvalade XXI Rua Professor Fernando Fonseca, Pavilhão Multidesportivo 1600-616 Lisboa Tel. +351 217 529 050 alvalade@holmesplace.pt Dir. de clube Alexandre Souto Rua Silva Carvalho Edifício Amoreiras Plaza N.º 321 - 2.º Piso 1250-212 Lisboa Tel. +351 213 716 610 amoreiras@holmesplace.pt Dir. de clube Rute Palma

5 de Outubro

Hotel Cascais Miragem Av. Marginal 2715-422 Cascais Tel. +351 214 825 700 cascais@holmesplace.pt Dir. de clube Pedro Almeida Rua da Fonte Edifício Holmes Place Complexo Quinta da Fonte 2780-730 Porto Salvo Tel. +351 214 404 900 quintadafonte@holmesplace.pt Dir. de clube Rui Vinagre

R. Cristóvão Pinho Queimado Lugar de Forca-Vouga 3800-012 Aveiro Tel. +351 234 346 050 aveiro@holmesplace.pt Dir. de clube Ricardo Cláudio Rua D. João III N.º 59 (Estádio Cidade Coimbra) 3030-324 Coimbra Tel. +351 239 798 450 coimbra@holmesplace.pt Dir. de clube Elsa Diniz

Rua Rodrigo Bessone Basto, 7 - Pórtico das Flores 1495-155 Algés Tel. +351 214 129 100 miraflores@holmesplace.pt Dir. de clube Nuno Ribeiro

Rua Manuel Moreira Barros N.º 618 C 4400-346 Vila Nova de Gaia Tel. +351 223 778 700 arrabida@holmesplace.pt Dir. de clube Inês Costa

Avenida da Liberdade

Dolce Vita Tejo

Av. da Liberdade N.º 38 1250-145 Lisboa Tel. +351 213 260 900 avenida@holmesplace.pt Dir. de clube Manuel Nascimento

Centro Comercial Dolce Vita Tejo Avenida Cruzeiros Seixas, 5 e 7 2650 - 504 Amadora Tel. +351 214 787 670 tejo@holmesplace.pt Dir. de clube Tiago Martins

Constituição

Quinta da Beloura

Parque das Nações

Boavista

Av. Miguel Bombarda N.º 36 B 1050-165 Lisboa Tel. +351 217 804 300 outubro@holmesplace.pt Dir. de clube Bruno Nunes

Beloura Office Park R. Centro Empresarial, Edifício 9 1710-444 Sintra Tel. +351 219 119 200 quintadabeloura@holmesplace.pt Dir. de clube Geoffray Ramos

Saiba mais

Edifício Panoramic Avenida D. João II Lote 1.19.03/C Parque das Nações 1990-098 Lisboa Tel. 808 201 048 Dir. de clube Carlos Gomes parquedasnacoes@holmesplace.pt

x3

Rua Cantor Zeca Afonso, 686 Edifício Guadiana 4200-534 Porto Tel. +351 225 083 600 constituicao@holmesplace.pt Dir. de clube Hélder Sá

Estádio do Bessa Rua O Primeiro de Janeiro 4100-365 Porto Tel. +351 226 056 760 boavista@holmesplace.pt Dir. de clube Patrícia Moura

Funchal

Rua Dr. Brito Câmara, N.º 9 (Centro Comercial Dolce Vita) 9000-038 Funchal, Madeira Tel. +351 291 239 170 funchal@holmesplace.pt Dir. de clube Sílvia Simoni

x5

x7




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.