Contra o Calvinismo

Page 188

Sim para a eleição; não para a dupla predestinação Então ele prossegue para destruir esta doutrina: “Suponha que ele [Deus] os envie [os réprobos] para o fogo eterno em razão de não terem se livrado do pecado! Ou seja, em termos diretos, por não terem recebido a graça que Deus decretou que eles jam ais teriam! Ah, justiça estranha! Que imagem vocês fazem do Juiz de toda a terra!”99 Á luz de todas as passagens que apresentam a palavra “todos” mencionadas várias vezes neste capítulo, Wesley diz que a eleição incondicional, que necessariam ente inclui a reprovação, questiona a sinceridade de Deus. Em relação á chamada universal para 0 arrependimento e salvação e 0 desejo expresso de Deus de que todos respondam a elas a fim de que sejam salvos, Wesley propõe uma imagem para ilustrar o problema: um carcereiro chamando os prisioneiros para que deixem as celas sem que as portas das prisões estejam abertas 100. “Ah, meus irmãos, que tipo de sinceridade é essa que vocês atribuem a Deus, nosso Salvador?” 101. Então ele aborda a questão da bondade e do amor de Deus claramente revelados em Jesus Cristo e passagens tais como as de João 3 .1 6 e 1 João 4.8. “ Como Deus é bom ou amável para com 0 réprobo ou alguém que não seja eleito?” '02. Aos que argumentam que Deus realmente am a os réprobos de alguma maneira e lhes é bom, Wesley pergunta como Deus poderia ser bom para ele neste mundo (ex. em dons temporais) “quando para ele era melhor que ele não tivesse nascido?” '03. Quanto ao am or de Deus para com eles: “ Esse am or não é de gelar 0 sangue nas veias?... Se, pelo bem da eleição, você engolirá a reprovação, bem. Mas se você não conseguir digerir isso, você deve necessariam ente desistir da eleição incondicional” '04.

99. John Wesley, “ Predestination Calmly Considered,” em The Works of John Wesley, Vol. 10, Letters, Essays, Dialogs and Addresses (Grand Rapids: Zondervan, n.d.), 221. 100. Ibid., 227. 101.Ibid. 102. Ibid. 103. Ibid., 227 - 28. 104. Ibid., 229.

199


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.