TFG Avenida Paulista - Roteiro de Arquitetura

Page 20

Estudos de caso

Edifício Três Marias – 1952

O edifício de apartamentos de alto padrão, projetado segundo princípios modernistas, é um exemplar representativo da segunda fase de ocupação residencial da avenida, durante a qual esse tipo de uso apareceu aliado à verticalização. Os volumes dispõem-se em L ao redor de um pátio interno, favorecendo a insolação e a ventilação das unidades. A diversidade dos apartamentos – cujas áreas variam – revela–se externamente, ao mesmo tempo em que os balcões em balanço, dispostos alternadamente, dão movimento ao desenho da fachada. A partir do 12° andar, os balcões deixam de se voltar para a Paulista e passam a olhar para a rua Haddock Lobo, o que resulta numa interessante composição que dá leveza ao edifício e lhe confere mais personalidade. As cores também têm um papel importante na constituição da fachada, sendo que o rosa e o azul cobrem grande parte de sua área. O térreo, que inicialmente era ocupado por residências e por um belo jardim, teve agora seu uso substituído, abrigando imóveis comerciais e uma área de estacionamento.

20

www.pedrokok.com.br

Abelardo de Souza Edifício de uso misto (predominantemente residencial) No. 2239 – Esquina com a R. Haddock Lobo Acesso público apenas às lojas do térreo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.