Caderno CNTE - Movimento Sindical dosTrabalhadores e Trabalhadorasem Educação no Brasil

Page 104

104 • Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação no Brasil

Em outros momentos da história do Brasil, você poderia imaginar uma filiação e luta sindical de professores “leigos”. Hoje, isto é inadmissível, por razões que já foram expostas no caso dos professores e que ainda não valem totalmente no caso dos funcionários. Para estes últimos, o grau de escolaridade já é uma exigên-

cia na prestação de um concurso público, mas a habilitação técnica, embora os defina como “profissionais da educação”, ainda não se configura como essencial à sua função (e muito menos a tecnológica ou superior). Entretanto, não é só desejável que isto aconteça, é preciso fazer acontecer.

Assim, faz parte da luta sindical a profissionalização crescente, tanto como formação inicial quanto continuada, dos professores e professoras dos funcionários e funcionárias. Infelizmente, continua a prática de muitos professores(as) sacrifícios que nem sempre são compensados pela qualidade.

Outra questão, ainda sujeita a sérios limites,

é a da SINDICALIZAÇÃO. EM PRIMEIRO LUGAR, embora os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação tenham como base territorial todo o Estado, podendo filiar pro-

fessores e professoras e funcionários e funcionárias da rede estadual e das redes municipais, existem duas situações de duplicação de entidades:

Em muitos municípios, principalmente nos menores, os educadores estão filiados a sindicatos dos servidores municipais, em geral mais atrelados às autoridades do que às lutas por melhoria salarial e das condições de trabalho. Em outros, existe uma disputa de base territorial entre sindicatos da educação (exemplo: Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação e Sindicato dos Professores), que divide a categoria. Tem havido algum entrosamento nas lutas comuns, mas a diversidade de patrões e de lideranças atravancam e dificultam a sindicalização e unificação dos movimentos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.