Wikipédia

Page 1

a

wikipédia enciclopédia

livre

g r at u i ta da i n t e r n e t

leonardo gregianin

• eduardo pinheiro

Novatec

e


Copyright © 2010 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo, sem prévia autorização, por escrito, dos autores e da Editora. Editor: Rubens Prates Projeto gráfico e editoração eletrônica: Carolina Kuwabata Revisão gramatical: Lia Gabriele Regius Capa: Victor Bittow ISBN: 978-85-7522-216-4 Histórico de impressões: Agosto/2010

Primeira edição

Novatec Editora Ltda. Rua Luís Antônio dos Santos, 110 02460-000 – São Paulo, SP – Brasil Tel.: +55 11 2959-6529 Fax: +55 11 2950-8869 E-mail: novatec@novatec.com.br Site: www.novatec.com.br Twitter: twitter.com/novateceditora Facebook: facebook.com/novatec LinkedIn: linkedin.com/in/novatec

Dados

Internacionais de Catalogação na Publicação (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Gregianin, Leonardo Wikipédia : a enciclopédia livre e gratuita da Internet / Leonardo Gregianin, Eduardo Pinheiro. -- São Paulo : Novatec Editora, 2010. ISBN 978-85-7522-216-4 1. Enciclopédias eletrônica 2. Meios de comunicação social 3. Wikipéia I. Pinheiro, Eduardo. II. Título.

10-08220

CDD-030 Índices para catálogo sistemático: 1. Wikipédia : Enciclopédias eletrônica

FSP20100802

030

(CIP)


capítulo

1

A Wikipédia

No primeiro capítulo há uma introdução sobre a filosofia da Wikipédia e como ela está inserida na sociedade atual. Suas origens, sua evolução e abrangência de seus textos são abordados aqui.

1.1 Introdução “Imagine um mundo em que todas as pessoas do planeta tenham livre acesso a todo conhecimento humano. Isso é o que estamos fazendo.” – Jimmy Wales, 28 de Julho de 2004.

1.1.1 A nova biblioteca de Alexandria Conta à história, que a biblioteca de Alexandria foi um dos expoentes máximos da cultura e da ciência no decorrer da Idade Média.

▲▲Figura 1.1 – Artigo de História.

13


▲▲Figura 1.2 – Artigo da Biblioteca de Alexandria.

▲▲Figura 1.3 – Artigo de Ciência.

▲▲Figura 1.4 – Artigo de Cultura.

▲▲Figura 1.5 – Artigo da Idade Média. 14

Wikipédia A enciclopédia livre e gratuita da internet


Em uma das maiores cidades do planeta situava-se a maior biblioteca do mundo. Fundada no início da Idade Média, estima-se que tenha chegado a albergar mais de 400.000 papiros, iluminando de conhecimento aqueles tempos sombrios. Ao renascer das cinzas em 2003, Alexandria não tem mais a influência de outros tempos, tampouco a nova biblioteca é o esteio do conhecimento mundial. No mundo moderno não há cidade maior que a Internet. Fundada em Janeiro de 2001, a Wikipédia contém milhões de artigos em centenas de línguas diferentes, sendo a maior biblioteca da atual sociedade do conhecimento. Os números crescem sem parar. Ao fim de cinco anos de existência, em março de 2006, a Wikipédia inglesa atingiu o primeiro milhão de artigos. Apenas seis meses depois, em 24 de novembro, já atingia um milhão e meio. O idioma mais usado na Internet leva a palma, mas nas edições em outras línguas o crescimento também é considerável. A Wikipédia lusófona atingiu os cem mil artigos em 26 de janeiro de 2006, duplicando esse número logo em 29 de novembro do mesmo ano. Qual será a quantidade de informação disponível no décimo aniversário, ou no vigésimo? Há limites para o conhecimento humano? Será que a qualidade, refinada pelos anos de melhorias, não permite sonhar com a perfeição?

1.1.2 Sobre o livro Para navegar em um conjunto tão amplo de estantes e corredores virtuais, ter um bom sentido de orientação é útil: o conhecimento da arquitetura interna e de alguns locais-chave que permitem orientar a exploração podem ajudar bastante. Com um instrumento de orientação adequado, a arquitetura interna passa a ser conhecida, e o sentido de orientação é desperto, e, a navegação, facilitada. Este é o intuito deste livro. Recorrendo a dezenas de exemplos ilustrados, o leitor passa a conhecer os elementos que compõem a estrutura da Wikipédia e as diferentes ferramentas e formas de acessar e consultar a enciclopédia. Ainda há um capítulo para a edição de conteúdos, apresentando exemplos dos comandos importantes suficientes para construir um texto ilustrado com vários recursos. Capítulo 1 A Wikipédia

15


Em suma, as portas da Wikipédia são abertas para os internautas, para propiciar uma navegação tranquila nesse site, que é um dos mais acessados de toda a Internet, visando a maior riqueza do mundo, o conhecimento.

1.2 Origem e evolução da Wikipédia ►►Figura 1.6 – Logotipo da Wikipédia.

►►Figura 1.7 – Logotipo da Wikimedia.

A Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue, escrita por voluntários de todo o mundo e disponível on-line no site http://www.wikipedia. org. Seu conteúdo é livre, podendo ser copiado e utilizado por qualquer pessoa, desde que sejam preservados os direitos de cópia e modificações, garantidos pela licença GNU FDL e também pela licença Creative Commons. Administrada pela Wikimedia Foundation, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos e fundada por Jimmy Wales (um empresário do ramo da Internet), a Wikipédia nasce do fracasso do projeto Nupedia, onde os artigos só eram colocados após revisão por especialistas. Normalmente, mede-se a evolução da Wikipédia por meio da contagem dos artigos disponíveis, e a evolução tem sido impressionante. Lançada oficialmente em 15 de janeiro de 2001 apenas em língua inglesa, a Wikipédia atingiu, no final do primeiro ano, 20 mil artigos em 18 línguas. Em 20 de setembro de 2004, chegou a 1 milhão de artigos, divididos por 105 línguas. Em 1º de março de 2006, só a versão em língua inglesa atingiu um milhão de artigos, que duplicou em 9 de setembro do ano seguinte. No início de agosto de 2010 a versão em inglês tinha 3,3 milhões de artigos e a versão em português contava com mais de 596 mil artigos. Desde o início o projeto tem sido premiado em diversos eventos: • Em 2004, Golden Nica for Digital Communities, no festival de “artes cibernéticas” Prix Ars Electronica.

16

Wikipédia A enciclopédia livre e gratuita da internet


• Em 2004, Web Creation Award, à Wikipédia japonesa pela Associação de Publicitários Japonesa. • Em 2004, Webby Award for Best Community, pela International Academy of Digital Arts and Sciences. • Em 2004, Web User Awards for Best Factual Website, pela revista inglesa webuser.co.uk. • Em 2005, PremioWWW na categoria Internet Educativa, à Wikipédia italiana pela Il Sole 24 Ore. Com milhões de artigos disponibilizados, em quase 300 línguas, a Wikipédia é um dos sites mais visitados da Internet, mas não é o único projeto de responsabilidade da Wikimedia Foundation. Existem ainda o Wikicionário, o Wikilivros, o Wikimedia Commons, o Wikinews, o Wikiquote, o Wikisource, o Wikispecies, o Wikiversidade e o projeto Meta-Wiki.

1.2.1 Diferenças entre as enciclopédias tradicionais Contra as enciclopédias pagas, a Wikipédia tem duas grandes vantagens além da condição gratuita: o fato de ser bastante extensível quanto ao desenvolvimento dos temas (por exemplo, a área tecnológica tem muito dinamismo, devido ao grande número de entusiastas) e poder incluir artigos em mais tópicos do que as enciclopédias tradicionais, por não haver limitações na expansão dos conteúdos. Contudo, o modelo de edição aberta da Wikipédia é bastante criticado pelas enciclopédias pagas. O contraponto é que, além de o modelo wiki ter garantido a adesão a esse projeto em escala mundial, também é possível criar conteúdos de qualidade assinalável. Estudos publicados em diversos órgãos informativos mostram que a Wikipédia apresenta níveis de confiabilidade comparáveis aos das enciclopédias pagas. Em 2005, o The Guardian e a Nature publicaram análises dos conteúdos da Wikipédia, tendo essa última colocado a Wikipédia no mesmo patamar da Encyclopedia Britannica. Já em outubro de 2004, um comparativo realizado pela revista de computação alemã c’t, no qual peritos avaliaram 66 artigos de várias áreas, colocou a Wikipédia à frente das enciclopédias Encarta e Brockhaus. Em 2007, especialistas do Serviço de Informação CienCapítulo 1 A Wikipédia

17


tífica de Colônia, na Alemanha, publicaram um estudo na revista Stern comparando 50 artigos da enciclopédia Brockhaus com os da Wikipédia alemã em sete áreas do conhecimento, sendo que a Wikipédia obteve notas mais altas em 43 dos 50 artigos, comprovando sua superioridade.

1.2.1.1 Confiabilidade da informação Para a informação disponibilizada na Wikipédia ser insuspeita, existe um conjunto de pontos que devem ser respeitados: • Imparcialidade – os artigos devem ser escritos de um ponto de vista neutro. • Verificabilidade – toda a informação deve ser verificável. • Nada de pesquisa inédita – teorias e pesquisas pessoais devem ser lançadas em locais próprios e não na Wikipédia. A comunidade de críticos da Wikipédia fundamenta os seus argumentos sobretudo em três pontos: • A possibilidade de qualquer pessoa poder editar um artigo. • O fato de em áreas especializadas poucos usuários serem capazes de avaliarem a qualidade do que foi escrito. • O fato de se escrever no que se tem interesse, podendo haver áreas fúteis com muito mais desenvolvimento do que áreas culturalmente mais relevantes. A Wikipédia defende-se bem, pois são promovidos concursos e premiadas as contribuições importantes (cujo prêmio é uma medalha que fica registrada na página pessoal do usuário). A correção de erros e a melhoria de artigos também são levadas a sério (os usuários podem criar uma lista pessoal de artigos sob observação, e existe ainda uma página com as mudanças mais recentes nos conteúdos que permite encontrar alterações de caráter duvidoso).

1.2.2 Versões da língua portuguesa Sendo a Wikipédia lusófona escrita em língua portuguesa, mas com diferenças significativas quanto às normas seguidas pelos diversos

18

Wikipédia A enciclopédia livre e gratuita da internet


países que compõem a comunidade, estabeleceu-se como regra a validade das versões dominantes, correntemente designadas por “português brasileiro” e “português europeu”. Para a Wikipédia ser efetivamente de todos os falantes do português, seja qual for a norma empregada, prefere-se a manutenção da diversidade de versões, em vez de se estar permanentemente editando artigos para corrigir a escrita, sem produzir mais valias de conteúdo. Dando voz à máxima de Fernando Pessoa, “Minha pátria é a língua portuguesa”, todas as normas coexistem na Wikipédia lusófona. A convivência de normas distintas em um mesmo artigo é desaconselhada, preferindo-se colocar todo o artigo sob a norma dominante. Para esclarecer as dúvidas existentes quanto às diferentes normas, há um artigo informativo sobre as versões da língua (em http:// pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Versões_da_língua_portuguesa) e uma lista de erros ortográficos recorrentes (em http://pt.wikipedia. org/wiki/Wikipedia_Discussão:AutoWikiBrowser/Typos), para não que não se confunda erros ortográficos com diferenças da norma empregada.

1.2.3 Projetos da Fundação Wikimedia Sendo a Wikipédia apenas um dos projetos da Fundação Wikimedia, conheçamos os outros:

1.2.3.1 Wikcionário O Wiktionary ou Wikcionário é outro projeto da Fundação Wikimedia, objetivando a criação de um dicionário (incluindo referências etimológicas e sinônimos) gratuito de todas as línguas. Atualmente, há versões em quase 200 línguas.

◄Figura ◄ 1.8 – Logotipo do Wikcionário.

Esse projeto foi iniciado em 12 de dezembro de 2002 apenas em língua inglesa, após uma proposta de Daniel Alston. Em 29 de março de 2004 foram realizadas as primeiras versões em outras línguas, o francês e o polonês. Outro passo importante no projeto foi a abertura do endereço atual, http://www.wiktionary.org ocorrida em 1º de maio de 2004. Capítulo 1 A Wikipédia

19


Apesar do número de entradas estar em crescimento permanente, em Outubro de 2005 a versão inglesa continha cerca de 100 mil entradas, a italiana e a polonesa 40 mil, em búlgaro e em Ido (língua artificial) 25 mil, bem como as versões holandesa e francesa contavam com aproximadamente 20 mil entradas. Em agosto de 2010, a versão inglesa alcançou 1,8 milhões, enquanto a versão lusófona chegou às 159 mil entradas. O Wikcionário, além de explicar o significado da palavra, fornece sinônimos e faculta a tradução da palavra procurada para outras línguas. Ao contrário da maioria dos dicionários (bilíngues e monolíngues) o Wikcionário é multilíngue, no sentido de que o objetivo é cobrir todas as palavras de todas as línguas. Isso ocorre em dicionários escritos em todas as línguas. Assim, o dicionário em português deverá cobrir todas as línguas, como o dicionário em inglês, e todos os demais. Como todos os projetos da Fundação Wikimedia, a maior parte das críticas se relaciona ao fato de que a edição livre permite alguns abusos. Seus maiores concorrentes, como seria de se esperar, são os dicionários pagos online. As diferenças marcantes para aplicações como o dictionary.com, o yourdictionary.com e os cambridge dictionaries online (http://dictionary.cambridge.org) são relacionadas ao fato de a concorrência conter serviços pagos ou aceitar publicidade nos sites, algo que não acontece em qualquer dos projetos ao cargo da Fundação. Além disso, a maior parte do conteúdo dos dicionários online está disponível apenas em inglês. As grandes vantagens do conteúdo da Wikimedia, portanto, são o grande número de línguas existentes (bem como a concentração delas em um único site) e a ausência de publicidade.

1.2.3.2 Wikilivros ►►Figura 1.9 – Logotipo de Wikilivros.

20

O projeto Wikibooks ou Wikilivros é um site no qual está em permanente ampliação uma coleção de livros (e-books apenas na Internet: não publicados) desenvolvidos pelos usuários e disponíveis em http://www.wikibooks.org.

Wikipédia A enciclopédia livre e gratuita da internet


O objetivo é fornecer meios para aumentar a instrução de alunos, professores secundários e universitários, além da comunidade usuária da Internet em geral, uma vez que são disponibilizados manuais e livros nas mais diversas áreas, como, por exemplo exemplo, culinária, idiomas, história, arte, ciências, direito, engenharia, informática e matemática, entre outros. A ideia para a criação desse recurso foi de Karl Wick, um usuário da Wikipédia, que pediu um local onde fosse possível publicar seus conhecimentos, começando a escrever livros nas áreas de química orgânica e física, com o intuito de reduzir os custos e suprimir algumas lacunas fornecendo o material necessário para a aprendizagem desses temas. Quanto à presença de livros na Internet, sabemos que há duas grandes áreas: as grandes livrarias online (p. ex., a Amazon) e os livros sob direitos de autor, que ainda assim são copiados e distribuídos. Como terceira força há ainda vários sites com e-books gratuitos, ou livros sobre os quais os direitos de autor e edição já não estão em vigor, por exemplo, o free-ebooks.net e o grande projeto paralelo ao Wikibooks (mas externo à Fundação), o Project Gutenberg (gutenberg.org). O Project Gutenberg é um site que disponibiliza online aproximadamente 16 mil e-books, quase todos obras literárias (contos, romances, novelas, etc), não incluindo, por exemplo, livros técnicos ou para aprendizagem de idiomas (pontos muito fortes do Wikibooks). O Wikibooks, ao permitir a criação de uma grande base de dados com livros gratuitos introduz uma nova visão. Nem a médio nem a longo prazo é provável que o serviço afete as livrarias, mas sim que cada vez mais pessoas adotem esse método de transmissão de conhecimentos. As livrarias dificilmente enfrentarão problemas, uma vez que a oferta de livros técnicos, mais ou menos aprofundados para permitir uma aprendizagem mais ou menos fácil, continuará a ter seus clientes. O Wikibooks, por sua vez, será provavelmente muito visitado por autodidatas, ou grupos, em busca de uma forma alternativa de aprendizagem. Esse método requer a consulta de livros técnicos da especialidade, o que remeterá os usuários aos livros disponibilizados nas livrarias (ou a suas cópias piratas).

Capítulo 1 A Wikipédia

21


Em princípio, e graças ao renome dos projetos da Fundação, os sites que disponibilizam livros de conteúdo livre poderão disponibilizar ao Wikibooks parte de seu material, bem como algum espaço de memória de seus servidores para que o material do Wikibooks fique ali armazenado, poupando custos na aquisição de hardware à Fundação. Pensamos que, neste caso, não existem grandes adversários no sentido concorrencial do termo, pois os opositores ao conceito wiki utilizarão sempre os argumentos inerentes à natureza do material (insegurança devido à livre edição e incerteza da isenção de erros do que foi escrito).

1.2.3.3 Wikimedia Commons ►►Figura 1.10 – Logotipo de Commons.

O Wikimedia Commons é um banco de textos, imagens, sons e música, que guarda ainda textos falados, totalizando mais de um milhão de arquivos organizados em dezenas de milhares de coleções, acessíveis em http://commons.wikimedia.org. Esse projeto, embora talvez não seja um recurso muito utilizado nos mesmos moldes que os outros, é de extrema importância para a Fundação Wikimedia, uma vez que os outros projetos podem usar os arquivos do Commons para colocar imagens, sons e vídeos nos artigos. Na prática, acaba por não existir duplicação de espaço ocupado, já que o local de origem é o mesmo. A proposta para esse projeto foi lançada em março de 2004, sendo o Commons disponibilizado em 7 de setembro do mesmo ano. Como não podia deixar de ser, a motivação para sua criação foi a necessidade de criar um banco central de onde fossem retirados os arquivos multimídia sem duplicação de espaço ocupado. O crescimento do projeto foi muito rápido, pois em maio de 2005 atingiu os 100 mil arquivos (excluindo as milhares de imagens sobre o estado do tempo do Wikinews) e, em outubro do mesmo ano, já ultrapassava os 270 mil. Em agosto de 2010 já somava 7 milhões de arquivos. Constava na proposta original que o Commons também contivesse arquivos de texto livres, mas estes continuaram a ser apresentados no Wikisource.

22

Wikipédia A enciclopédia livre e gratuita da internet


O Wikimedia Commons viu a sua utilidade reconhecida ao ser premiado com uma menção honrosa no Prix Ars Electronica de 2004, onde também a Wikipédia foi agraciada com um Golden Nica. Podem ser colocados no Commons todos os arquivos cujos autores selecionaram licenças livres. São incluídas nessa categoria as fotografias que os usuários obtêm, as imagens de domínio público ou cujos direitos de autoria já tenham perdido a exclusividade e vários outros casos afins.

1.2.3.4 Wikiquote O Wikiquote é um site, acessível em http://www. wikiquote.org, onde estão arquivadas citações de pessoas famosas, de livros, filmes, discursos e outros materiais relevantes do gênero, tais como provérbios (de vários países) e trava-línguas, entre outros.

◄Figura ◄ 1.11 – Logotipo do Wikiquote.

Também este projeto teve origem em uma ideia de Daniel Alston, que foi implementada por Brion Vibber, e iniciou sua versão em língua inglesa em julho de 2003. Um ano depois do lançamento foram introduzidas novas línguas, totalizando em junho de 2005 34 idiomas. Quanto ao número de artigos, segundo os dados de outubro de 2005 a língua inglesa apresentava aproximadamente 5 mil, o alemão 3,5 mil, o francês 3 mil, o búlgaro 2 mil, o polonês 1,7 mil e o português e o italiano 1,5 mil. Em agosto de 2010 a versão inglesa tinha 18 mil artigos, e, a lusófona, com 5 mil artigos. Todos os projetos da Fundação têm princípios comuns, tais como a existência de administradores, de páginas especificamente para discussão de assuntos relacionados com artigos e a livre edição. É por isso que o tipo de concorrentes que confrontam os projetos, no sentido de serem as páginas mais procuradas da especialidade, terem semelhanças. Os sites quoteland.com e thequotationspage.com são dois concorrentes do Wikiquote. Ainda assim, esses sites não têm provérbios. Exclusivamente para esse fim podemos referir o creativeproverbs. com. Apenas o site famous-quotations.com tem citações e provérbios (uma seção de pequena dimensão, sobretudo se comparada à do Wikiquote). Capítulo 1 A Wikipédia

23


Contudo, como já acontecia em outros projetos, a ausência de publicidade e o fato do conteúdo estar disponível em vários idiomas são grandes vantagens desse projeto. Ainda nesse caso em particular, a profundidade dos arquivos faz do Wikiquote um projeto bastante satisfatório.

1.2.3.5 Wikinotícias ►►Figura 1.12 – Logotipo do Wikinews.

O projeto Wikinews ou Wikinotícias é uma fonte de notícias virtual, com a filosofia wiki subjacente (participação e adição de notícias livres e gratuitas), em que qualquer pessoa pode incluir uma notícia sobre qualquer assunto, acessível em http://www.wikinews.org. Sua missão, indicada na página inicial, é “criar um ambiente diversificado, onde cidadãos-jornalistas possam de forma isenta reportar as novidades de eventos atuais”. A ideia do Wikinotícias teve origem em uma proposta anônima colocada em janeiro de 2003, que sugeria a criação de um projeto cobrindo “notícias em uma ampla variedade de tópicos”. Em 2004 a discussão sobre a possibilidade de se implantar o projeto tornouse mais intensa, havendo oposição por parte de alguns usuários da Wikipédia, por já haver o espaço “Eventos atuais”, no qual são publicados alguns resumos das notícias do dia. Após um amplo período de discussão, estreou em novembro de 2004 um período de demonstração, para aferir as possibilidades da ideia conquistar resultados. Em dezembro do mesmo ano foi lançado o Wikinotícias em língua inglesa e alemã. Em breve foram lançadas versões em outros idiomas: em ordem cronológica, holandês, francês, espanhol, sueco, búlgaro, polonês, português, romeno, ucraniano, sérvio e japonês. Esse projeto vive, ao contrário do Wikisource, de momentos (isto é, são frutos de grandes notícias, como guerras, catástrofes naturais e eventos desportivos), visto que, se houvesse edição livre provavelmente seriam publicadas notícias duvidosas, brincadeiras e afins, prejudicando a divulgação de notícias sérias. Assim, o projeto não permite a publicação livre de notícias, mas sim sua comunicação.

24

Wikipédia A enciclopédia livre e gratuita da internet


Posteriormente, as notícias são submetidas à aprovação de voluntários, que verificam o conteúdo. As notícias estão em vários idiomas, contrastando com a concorrência, pois a rigor as edições são monolíngues (para buscar notícias em outro idioma tem é necessário acessar um site apropriado). Em agosto de 2010 a versão inglesa contava com 17 mil notícias, e a em português 6 mil. A concorrência, como podemos deduzir, é muito forte, visto que existem milhares de sites de notícias, aliados aos sites da imprensa escrita e das rádios. A grande diferença em relação aos outros sites define-se em poucos pontos: • O fato de não existirem conteúdos pagos. • O fato de não existirem repórteres remunerados (e a inerente redução de custos). • A possibilidade de qualquer pessoa escrever uma notícia permitindo que entusiastas do jornalismo amador tenham um local onde publicar as suas notícias. • As notícias estão em vários idiomas, ao contrário da concorrência, que a rigor são monolíngues (para buscar notícias em outro idioma é necessário acessar os sites apropriados).

1.2.3.6 Wikisource “Wikisource, a biblioteca livre” é o lema deste projeto, que pretende criar uma biblioteca de acesso gratuito onde esteja implementada a filosofia wiki e na qual se encontrem fontes primárias (um conceito que se refere a trabalhos tão importantes, e de caráter original, p. ex., por serem os primeiros do gênero), textos de autoria reconhecida, suas traduções e outros materiais de suporte.

◄Figura ◄ 1.13 – Logotipo da Wikisource.

Inicialmente, esse projeto da Fundação Wikimedia era conhecido por Project Sourcenberg. Seu ponto de partida oficial ocorreu em 24 de novembro de 2003 quando recebeu seu próprio domínio. O nome Wikisource foi aprovado em votação em 6 de dezembro de

Capítulo 1 A Wikipédia

25


2003. Apesar da mudança, o domínio atual, http://www.wikisource. org, só foi criado em 23 de julho de 2004. Duas semanas após o início do projeto já tinham sido criadas mais de mil páginas (em um total de 200 artigos), estando 100 usuários registrados no início de 2004. Em julho do mesmo ano havia mais de 2,4 mil artigos e 500 usuários registrados; em agosto de 2010 a versão inglesa tinha mais de 150 mil artigos enquanto a em português contava com mais de 84 mil. O Wikisource pode parecer um projeto que de alguma forma se sobrepõe ao Wikilivros. Contudo, há uma diferença essencial entre eles: no Wikisource devem ser postadas obras de autoria reconhecida, para a criação da biblioteca livre.

▲▲Figura 1.14 – Exemplo de uma biblioteca.

Sendo evidente a grande preocupação com direitos autorais, os livros apresentados têm necessariamente que estar liberados dessa cláusula, motivo pelo qual dificilmente serão incluídas obras recentes. O Project Gutenberg é o grande concorrente do Wikisource, pois seus 16 mil livros representam um grande avanço em relação ao Wikisource. Esses dois projetos são muito similares, pois ambos chamam a atenção do público por disponibilizarem livros gratuitos (em vários idiomas). Ainda assim, o Wikisource é mais abrangente, por também incluir em seu conteúdo discursos, notas à imprensa,

26

Wikipédia A enciclopédia livre e gratuita da internet


textos religiosos, etc. A única questão associada ao uso no Wikisource da filosofia wiki, ignorando as habituais questões de vandalismo, relaciona-se à confiabilidade das traduções (p. ex., atenção ao vocabulário específico), e até que ponto irão desvirtuar a escrita do autor. A favor do Wikisource está o fato de que, ao contrário do que acontece na Wikipédia e no Wikinews, por exemplo, os voluntários para as traduções, ou mesmo para a inclusão de textos em seus respectivos idiomas, têm tarefas hercúleas nas mãos. Isso desmotivará pessoas com pouca habilidade para essas contribuições, ou seja, os textos serão incluídos ou traduzidos por conhecedores dos assuntos. Identificado o concorrente número um (em dimensão e expressão) do Wikisource, com grande vantagem no desenvolvimento, o Wikisource precisa aumentar seus conteúdos (já em quantidade muito respeitável), para que a médio prazo (não mais de dois ou três anos) consiga igualar ou superar o Project Gutenberg.

1.2.3.7 Wikispecies O Wikispecies é um site onde se pretende criar um diretório de todas as espécies vivas, organizado sobre o lema “Wikispecies é gratuito. Pois a vida é de domínio público!” está acessível em http:// www.wikispecies.org.

◄Figura ◄ 1.15 – Logotipo do Species.

Temos a possibilidade de pesquisar no reino animal, vegetal, de fungos, bactérias, arquibactérias e no reino protista, à medida que optamos por um dos reinos. Há ramificações do reino sucessivamente em uma estrutura em árvore. O desenvolvimento do Wikispecies potencializa o desenvolvimento dos outros projetos, em estreita ligação com a Wikipédia. O site é ideal para a publicação de informações sobre os diversos elementos do reino animal. Apesar da sua aparente simplicidade, o projeto envolve uma pesquisa profunda e muito empenho da Wikipédia para reunir todos os dados necessários. Em agosto de 2010, o Wikispecies já contava com mais de 231 mil artigos.

Capítulo 1 A Wikipédia

27


Diretórios de espécies não são certamente os temas mais buscados da Internet, portanto, existem poucos concorrentes nesta área. Dos existentes, vários se limitam a enumerar algumas espécies em vias de extinção, ou um ou dois sub-reinos da vida animal (cães, roedores, etc). Em termos de projetos tão ambiciosos como o Wikispecies registramos apenas o http://species.enviroweb.org, que faz parte da envirolink.org, uma organização sem fins lucrativos que se dedica a fornecer informações de caráter ambiental (além de links para mais informação sobre o estado dos recursos ambientais). Embora muito específico, esse projeto é uma ótima forma de estimular os Wikibooks (pelo aumento de interessados) e a Wikipédia (pelo aumento de artigos para escrever). Por rivalizarem quanto à quantidade de informação, mas não concorrerem necessariamente pelo mesmo público, seria importante o Wikispecies obter o apoio da Envirolink (ou pelo menos dos voluntários que contribuem para o site) para desenvolver este recurso impondo-o como referência na área. O Wikispecies é, portanto, um ponto onde os biólogos, zoólogos, botânicos e todos os interessados nas ciências naturais podem encontrar informações úteis.

1.2.3.8 Wikiversidade ►►Figura 1.16 – Logotipo da Wikiversity.

A Wikiversidade ou Wikiversity é o mais recente projeto da Fundação Wikimedia, que pretende criar um centro de educação de nível universitário, com materiais próprios para a adaptação da filosofia e-learning, acessível em http://www.wikiversity.org. O projeto foi inicialmente integrado no Wikilivros, ainda em 2003. Surgiu a proposta para o lançamento da Wikiversidade como projeto autônomo em 2005, sendo comunicada por Jimmy Wales, em Agosto de 2006, a abertura do projeto em três idiomas, ainda em versão experimental. Experimentando um maior desenvolvimento que o atual, a Wikiversidade pretende reunir espaços para ensinar, aprender, partilhar materiais e ideias e realizar investigações.

28

Wikipédia A enciclopédia livre e gratuita da internet


1.2.3.9 Meta-Wiki O projeto Wikimedia Meta-Wiki, ou simplesmente Meta, é um projeto criado para coordenar todos os outros projetos da Fundação Wikimedia, como discussões sobre projetos atuais, propostas de novos projetos e coordenação de traduções de relatórios da Fundação, além de discussões sobre doações e organização de eventos, com o site acessível em http://meta.wikimedia.org.

◄Figura ◄ 1.17 – Logotipo da Meta-Wiki.

O projeto foi iniciado em novembro de 2001 com o intuito de ser uma Meta-Wikipédia, ou seja, conter somente páginas que não sejam de conteúdo enciclopédico, como relatórios e documentação. Por essa razão, era chamada inicialmente de Meta-Wikipédia ou Metapédia.

1.3 Escrever na Wikipédia É difícil entender como um site pode ser escrito diariamente por milhares de pessoas que não recebem qualquer remuneração. Estas questões são bastante frequentes: “Para que escrever isso?”, “Por que perder minha tarde de descanso para escrever? Por mero prazer? Não vou ganhar nada mesmo!” As estruturas sociais sempre foram organizadas de forma bastante estática, desde o sistema de escravidão, em que a alteração do estatuto social era praticamente impossível, até o sistema capitalis▲▲Figura 1.18 – Representação da ta de mercado, onde cada pessoa analogia entre a construção do conhecimento humano e um castelo trabalha para obter vantagens humano. financeiras, mas pode demorar muito tempo para evoluir. Capítulo 1 A Wikipédia

29


O sistema wiki inventou uma nova forma de trabalho, e a Wikipédia é o maior exemplo disso: um sistema bastante dinâmico, baseado na meritocracia, em que a posição dentro da comunidade wiki é conquistada por mérito e está associada ao reconhecimento pela comunidade do esforço, competência e sociabilidade do usuário. O “espírito wiki”, como é chamado, pretende que os usuários: • Presumam a boa fé dos novos usuários. • Respeitem a igualdade e a liberdade de editar o que e quando for desejado. • Recordem que o essencial é a criação de novos artigos e a adição de conteúdo aos já existentes. • Sejam ousados ao escrever, corrigir e discutir, mas aceitem as decisões da comunidade.

1.3.1 Motivações Diferentes pessoas podem ter diferentes motivos para colaborar com a Wikipédia, seja por convívio, divertimento, distração ou aprendizado. Milhares de voluntários ajudam diariamente a expandir os conteúdos da enciclopédia gratuita. Mesmo empresas com fins lucrativos editam a Wikipédia, por exemplo, a indústria cinematográfica adiciona artigos sobre seus próprios filmes, escritos de forma isenta e imparcial, pois a propaganda comercial não é aceita. Cientistas com um currículo científico de destaque contribuem para expandir os conhecimentos na sua área de especialidade, sejam filósofos, geólogos, biólogos, engenheiros ou matemáticos. Tradutores profissionais e amadores traduzem artigos de qualidade das versões em outras línguas e fazem revisão de traduções antigas. Mesmo pessoas que pouco sabem de uma área alugam livros em bibliotecas públicas para ajudar a escrever artigos ou usam textos em que o autor abdicou dos direitos autorais para a elaboração de novos conteúdos. Pessoas muito ocupadas ajudam a corrigir pequenos erros nos textos, retirar vandalismos e esclarecer dúvidas de outros colaboradores.

30

Wikipédia A enciclopédia livre e gratuita da internet


Todos que têm acesso à Internet podem colaborar, desde os mais idealistas que pretendem aumentar o conhecimento mundial até os menos altruístas, que desejam simplesmente incluir seu nome na história do site. Os motivos são os mais divergentes, mas a expansão de um bem que todos lucram em ver aumentado para compartilhar o conhecimento humano é a uma bela utopia a buscar.

1.4 Fundação Wikimedia A Wikimedia Foundation Inc. teve sua existência oficialmente anunciada em 20 de Junho de 2003 pelo fundador do projeto Wikipédia, Jimmy Wales. Como uma organização da área tecnológica, a forma mais prática de se entrar em contato com a Fundação Wikimedia é pelo site www. wikimediafoundation.org, onde é possível acessar as informações relevantes sobre a Fundação. A organização interna da Fundação se mantém sob a autoridade máxima do Board of Trustees (Conselho de Administração), que gere as doações e as solicitações de novas doações. O órgão tem o poder de orientar as atividades e fazer respeitar as bylaws (regulamentos) da Fundação, podendo, por exemplo, aplicar sanções disciplinares aos membros, definir o pagamento de quotas ou alterar as leis que regem a organização. É composto por cinco membros, sendo dois deles eleitos pelos colaboradores registrados dos projetos (com um número mínimo de 400 edições). Em termos de recursos humanos é necessário distinguir claramente entre: • As dezenas de milhares de colaboradores voluntários registrados em pelo menos um dos projetos, que são os editores dos conteúdos, mas que não podem ser descritos como empregados da Fundação. • Os poucos empregados da Fundação (responsável financeiro, responsável técnico, técnicos de hardware e investigadores de software, coordenador legal, relações públicas e coordenador de financiamento).

Capítulo 1 A Wikipédia

31


É extraordinariamente difícil classificar os colaboradores, isso porque há jovens de 12 anos de idade que redigem, por exemplo, artigos sobre jogos de computador da Wikipédia, e jovens de 72 anos que colaboram nos livros de culinária do Wikibooks. Como fatores comuns essenciais podemos referir apenas conhecimentos mínimos de Internet (a edição de artigos é relativamente simples) e vontade de contribuir. Em termos estatísticos não há informação, pois não são solicitados dados para o registro. Conhecemos os membros somente vendo suas páginas de colaborador, onde podem eventualmente declarar algo sobre si. No máximo, pode-se afirmar que existem pessoas de dezenas de nacionalidades e que muitos entusiastas dos projetos são adolescentes e jovens adultos, por serem os mais familiarizados com as tecnologias da informação. Dito isso, é interessante apresentar o quadro de pessoal. A organização tem uma estrutura funcional: diretamente abaixo do conselho de administração ficam os empregados da Fundação, cada um com um cargo específico. Já a estrutura dos colaboradores é um pouco anárquica, pois a Wikipédia, o Wikibooks, etc, têm seus colaboradores, e estes não têm necessariamente que colaborar em mais de um. Isso justifica o crescimento em ritmo completamente diferente dos vários projetos. De certa forma podemos dizer que a estrutura é aproximadamente matricial, isso porque os colaboradores estão distribuídos por projetos. A Fundação Wikimedia deve grande parte de suas receitas por doações, quer dos elementos da comunidade, quer de empresas, visto não aceitar publicidade em seus projetos nem receitas de outros tipos (merchandising ou afins). Nos projetos existem várias chamadas de atenção ao usuário informando como se processam as contribuições financeiras. As campanhas de recolhimento de fundos junto à comunidade (com duração de várias semanas) é a forma encontrada para auxiliar as contas da Fundação (http://www.wikimediafoundation.org/ wiki/Coleta_de_fundos). Uma contribuição não-financeira bastante importante foi da Yahoo!, que doou 23 servidores na Coreia do Sul. 32

Wikipédia A enciclopédia livre e gratuita da internet


Há vários outros benfeitores, destacando-se o próprio Jimmy Wales. As despesas mais representativas (mais de 70% em 2004 e 2005) são com hardwares, para alojamento das páginas. O restante destina-se a despesas com os funcionários (aproximadamente 10%), viagens, assuntos jurídicos e outras áreas. Do orçamento, capta-se aproximadamente 10% do total para reserva.

▲▲Figura 1.19 – Localização dos três data centers da Wikimedia.

Capítulo 1 A Wikipédia

33


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.