NNF_494_maio-junho_23_ano_57

Page 1

Notícias de Nariz e Fátima

REABERTURA DA IGREJA MATRIZ DA PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE NARIZ

Na manhã do dia 7 de maio, a Paróquia de São Pedro de Nariz registou, à sua riquíssima história, mais uma página brilhante! Depois de um período de obras de remodelação, em que os cristãos foram tão generosos, a “casa da igreja”, a sua Igreja Matriz, reabriu ao culto, à oração, ao encontro de todos, ficando verdadeiramente mais bela, seguramente tanto aos olhos de Deus, como de cada um que ali se reúne em comunhão.

COP – Nariz

SPN A CAMINHO DAS JMJ 2023

Na semana de 01 a 06 de Agosto 2023 a nossa paróquia será representada por 10 jovens em Lisboa, nas JMJ 2023. Antes desta emocionante semana em Lisboa, a nossa comunidade irá receber 62 jovens estrangeiros. Entre os dias 26 Julho e 31 de Julho, os chamados Dias nas Dioceses DND), todos nós somos convidados acolher com alegria e entusiasmo estes jovens que vêm conhecer a nossa terra, partilhar as suas culturas e o mais importante, vêm mostrar que a sua fé em Deus os move para longe das suas famílias e amigos. Será uma semana cheia de aventuras, festas, momentos de oração e partilha. Fica desde já o convite a todos vós para participar nestes momentos promovidos pelos jovens da nossa Paroquia e pelo COP SPN. Juntos seremos a família acolhedora e os amigos para estes jovens. Já só faltam 2 meses para este evento e ainda temos um caminho a percorrer. Precisamos de pessoas que estejam disponíveis para serem voluntários nestes dias de atividades e de pessoas que tenham disponibilidade de acolher em suas casas 2 jovens. São dois pedidos simples e que podem ser esclarecidos com mais detalhe junto dos elementos do COP. “… onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali eu estou no meio deles” (Mt 18,19-20). Porque este caminho é feito em nome Dele, porque é Deus que nos move. Deixemos que as nossas vidas se libertem de tantos afazeres e corridas diárias e nos dê foco para estarmos em comunidade e união nestes dias.

BARROCA Campeão Distrital Infantis A, Sub 13 em Futebol 7

Oração Ano Jubilar (Catedral Aveiro)

Senhor Jesus, Bom Pastor, nós te agradecemos a Igreja que somos, com as suas luzes, as suas sombras, e o desejo de fidelidade ao Evangelho. Ensina-nos a ver os sinais da tua presença.

Ajuda-nos a viver o amor e a comunhão, sinais da tua Igreja.

Faz-nos sentir a necessidade de edificar a Igreja pela oração, pela colaboração e pela partilha de bens,

a construir a nossa Igreja de Aveiro sobre rocha firme.

Acendei no nosso coração um zelo ardente que nos entusiasme a anunciar a Boa Nova a todos.

Amen.

João Carlos foi instituído Acólito

O João Carlos neste caminho vocacional da sua vida e com a graça de Deus, foi instituído Acólito no dia 28 de Maio de 2023. É uma graça para a nossa Comunidade Paroquial ver um filho seu a fazer esta bela caminhada de fé, respondendo ao chamamento de Deus e da Igreja. A todos nós, convidados a rezar por ele, para que com ele e com Deus a nossa comunidade desperte mais vocações para a Igreja e ao Serviço de Deus.

O que significa ser um Acólito Instituído?

O Acólito é instituído para ajudar o Diácono e para servir o Sacerdote. É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas acções litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão, todas as vezes que os ministros de que se trata no cân. 845 do Código de Direito Canónico faltarem ou não o puderem fazer, por motivo de doença, de idade avançada ou do ministério pastoral, ou todas as vezes que o número dos fiéis que se aproximam da Sagrada Mesa for tão elevado, que possa vir a ocasionar uma demora excessiva da celebração da Missa. Pode ainda ser-lhe mandado, em circunstâncias extraordinárias, que exponha publicamente o Santíssimo Sacramento à adoração dos fiéis, e depois o reponha; não pode, porém, dar a bênção ao povo. Na medida em que for necessário, poderá também cuidar da instrução de outros fiéis que, por um encargo temporário, devam ajudar o sacerdote ou o diácono nas acções litúrgicas, levando o missal, a cruz, as velas, etc., ou exercendo outras funções deste género. Desempenhará mais dignamente estes ofícios, se participar na Santíssima Eucaristia, cada vez com uma piedade mais ardente, alimentando-se dela e procurando alcançar um conhecimento da mesma sempre mais profundo.

Destinado de modo particular para o serviço do altar, o Acólito há-de procurar conhecer o que diz respeito ao culto divino e compreen- der o seu significado íntimo e espiritual, de modo que, em cada dia, se ofereça a si próprio totalmente a Deus e, por sua atitude grave e respei- tosa, seja para todos exemplo no templo sagrado, amando sinceramente o corpo místico de Cristo ou povo de Deus, sobretudo os fracos e os doentes.

Paulo VI, m.p. Ministeria Quaedam, 15-08-1972

Centro Escolar da Freguesia passo-a-passo

Ano 57 | Nº 494 | maio / junho 2023 | Publicação Mensal | Dep. Legal N.° 19/82 | Preço avulso: 0,50€ | Fundado pelo Pe Artur, em março de 1967
NNF jornal 1
pág. 4 Um Titulo inédito para o Barroca que traduz o trabalho de 2 anos de muita dedicação. Uma vitória de um grupo muito unido, um staff técnico de muita qualidade, pais sempre disponíveis e presentes e de toda a restante família que é este pequeno mas grande clube de formação.

Judo Futebol Juvenil

Atividades

A atividade da secção de Judo da ARC Barroca tem vindo a aumentar, acompanhando o aumento de atletas a praticar Judo no clube (48 inscritos este ano, mas em breve vamos aceitar a inscrição de mais novos atletas). Tendo a base formada, começam agora a despontar os atletas, que por força da idade transitam para escalões com provas oficiais da Federação Portuguesa de Judo. Prova disso tem sido a exposição dos atletas Juvenis e Cadetes, e do clube na comunicação social (Diário de Aveiro, redes sociais, etc.), e a participação e resultado em provas, com várias medalhas já este ano:

Participação em Torneios de Grande Relevância

A equipa de Infantis A (Sub/13), com uma comitiva bem representativa, vai viajar até à ilha da Madeira, para participar no Torneio João Inácio que se realizará na cidade do Funchal – Madeira, de 22 a 25 de junho.

Junta de Freguesia

As mais recentes atividades e melhoramentos que a autarquia local desenvolveu.

Artesanato vai às escolas

Promoção do artesanato e artesãos (no Dia Mundial da Arvore) Feira da Saúde, Dia Mundial da Saúde

ATM

No início deste mês de maio, foram instalados dois novos terminais ATM na freguesia. Estes serviços encontram-se localizados no edifício da sede da Junta de Freguesia, em Na Sra de Fátima, e no pólo da Junta de Freguesia em Nariz. Procedeu-se ainda à substituição do ATM já existente no Centro Social de Requeixo, por se encontrar bastante obsoleto. Com este feito, alcançámos um objetivo há muito solicitado pela população. Esta iniciativa surge de uma parceria entre a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal de Aveiro e o Banco Montepio.

Dia Mundial da Criança

Campeonato regional norte de Cadetes 2023 - 15-01-2023 em Arada/Ovar - Guilherme Cunha -55kg - 5ºlugar

Open da ADJA de Juvenis – 15-01-2023 em Arada/Ovar – Vasco Pires – 50kg –2ºlugar e Iris Resende – 57kg – 3ºlugar

Open da ADJA de Cadetes – 23-04-2023 em Estarreja - Beatriz Nogueira – 57kg – 3ºlugar

IX Taça Lopes Aleixo de Cadetes e Juvenis – 20-05-2023 em Cernache – Juvenis – Sofia Santos – 48kg – 2ºlugar; Laura Andrade – 52kg – 2ºlugar; Margarida Cunha – 52kg – 3º lugar – Cadetes – Guilherme Cunha – 55kg – 5ºlugar

Campeonato regional norte de Juvenis 2023 – 20-05-2023 em Gaia – Laura Andrade – 52kg – 3ºlugar; João Santos – 38kg – 3ºlugar e Vasco Pires – 50kg – 5ºlugar.

Copa do Guadiana

A equipa de Infantis B (Sub/12) vai marcar presença em mais uma edição do Torneio Internacional Copa do Guadiana, que se realiza de 28 junho a 1 de julho, em Vila Real de Santo António, no Algarve.

Póvoa Com-Vida

A recém constituída Associação, com vontade de ser “mais uma pedra” na construção das nossas comunidades, promoveu, no dia 30 de abril

E-mail: jnnarizefatima@gmail.com

Propriedade: Fábrica da Igreja Paroquial de Nª Srª de Fátima — Aveiro • Contribuinte nº 501 191 020

Director: Manuel Oliveira de Sousa. Director Adjunto Mário Paulo Costa Martins • Administrador: Vítor Mota • Redacção e Gestão Informática: Manuel Oliveira de Sousa e Mário Paulo Costa Martins Coordenação, Distribuição e Publicidade: Pedro Valente e Vítor Seixas • Tesouraria: Isabel Branco e Mário Santos

Distribuidores: Nariz: Carlos Pedra (R. da Pedra); Eliana Dionísio (R. Larga); Madalena Marques (Barreira Branca zona de cima); Cesaltina Nunes (Barreira Branca zona de baixo e interior+ Picada); Fernanda Carvalho (Cilha); Paula Freire (R. Principal); Natália Belém (zona da Igreja); Maria Capôa (R. S. Pedro); Almerinda Martins (Cruzeiro); Ricardo Silva (R. Prof. Gelásio Rocha); Maria da Ascensão Ferreira (R. Dr Girão Pereira); Bruno Morgado (R. Fonte do olho- zona de baixo); Hugo Santos ( beco Fonte do Olho, R. Fonte do Olhozona de cima, R. da Cega e Paraíso); M.ª Helena Belém (R. Prof. Belarmino Nunes e Travessa das Escolas); Isabel Pinhal (R. Prof. Belarmino Nunes – zona sul, Rossio e Ribeirinho I); Rosa Ferreira (Ribeirinho II); M.ª da Conceição Vieira (R:

Primeira CAMINHADA da Póvoa, com cerca de 300 participantes, em articulação de vontades entre comércio local e Comissões de Festas, tendo a Comissão de Nª Sª das Preces preparada um fausto almoço, foi um êxito.

Homenagem aos Professores do 1º Ciclo

Porque a Associação nasceu entre os amigos de escola, no dia 3 de junho, com a presidência do Dr Rogério Carlos (Vice-presidente da Câmara

Municipal de Aveiro), e a presença do Sr Pe Pedro Barros (Pároco), duas centenas de professores que ali lecionaram, e ainda lecionam, num abraço agradecido e emocionado ofereceu uma litografia, criada para o momento e para memória futura, “aos que ensinaram as primeiras letras”.

do Vale do Rato); Lurdes Reis (R. Cabeço de Eireira); Filipa Cura (R. do Roque) Verba: Beatriz Dunas (zona poente); Verba – Mário Martins da Costa + Ramiro Samagaio • Porto de Ilhavo: António Mostardinha; Ramalheiro: Dina Coelho; (Vessada zona de cima e Sobreirinha) M.ª da Conceição Martins; (Vessada) • Nª Sª Fátima: João Mota (Quintas); Silvia (Bica); Lurdes Sousa (Lavoura); Pedro Valente (Lavoura); Natílio (Tortinhoso); Cidália Bica (Ribeirinho); Donzilia (R. Direita); Natílio (Barreiras); Aldina (R. de Aveiro); Susana (R. do Castanheiro); Isaura (Perajorge); Rosa Caniço (Rasos); Goretti (R. Direita); Margarida (Brejeira); Madalena (R. Chameite); Isabel Nolasco (R. Direita); Eva (R. Direita); Dina Oliveira (R. Direita); Emilia (R. Cumieira); Margarida (Cerejeiras); Eunice (Cumieira); Fátima Coutinho (Zona Capela); Berta (Ramal); Margarida Alves (Caves); Ema Parada (Cotos); Gracinda Maio (Ramal); Paula (Escola); Gonçalves (Chão Velho).

Paginação, Pré-Impressão e Impressão: Officina Digital • Telefone 234 308 697 • Aveiro officinadigital.pt

2 Notícias de Nariz e Fátima Impresso em papel totalmente reciclado Rua Direita, 381 Vessada Nariz 3810-610 Nariz Tlf.: 234 941 939 Fax: 234 942 909 maio / junho 2023
Tel.: 234 751 589 Tlm.: 967 077 178 funerariamspereira@gmail.com www.agenciafunerariapereira.com DGAE 2945 MMS, Lda Rua Direita 246 3810-368 Nariz - Aveiro Tel.: 234 759 016 Tlm.: 969 010 776 geral@mms-aluminios.com www.mms-aluminios.com Alumínio e PVC
Praça S. Pedro, n.º 92, r/c 3770-355 Palhaça

ASSEMBLEIA GERAL DA A.R.C. BARROCA

Realizou-se no dia 28 de abril de 2023 a Assembleia Geral da Associação Recreativa e Cultural do Barroca.

Da ordem de trabalhos faziam parte os seguintes pontos:

Discussão, votação e aprovação do Relatório de Atividades e Contas do ano de 2022

Aprovação do Plano de Atividades para a época 2023/2024

Outros assuntos de interesse para a Associação

Relativamente aos relatórios de atividades, foi explicada toda atividade do ultimo ano bem como as contas desse ano. Ambos os relatórios foram aprovados por unanimidade. Foi ainda apresentado o relatório do Conselho Fiscal, o qual deu também o seu aval positivo às contas apresentadas.

Foi analisado o plano de atividades proposto para a época desportiva 2023/2024 o qual prevê um significativo aumento do numero de atletas, tanto no futebol como no Judo, para os quais a Associação ambiciona ter 110 atletas a praticar desporto. O Plano de Atividades também foi aprovado por unanimidade.

Trataram-se ainda outros assuntos de interesse da Associação, nomeadamente o projeto para a legalização e ampliação das instalações do Parque desportivo da Barroca. Neste momento a Associação, aguarda pelo parecer da Câmara Municipal, sobre a revisão ao projeto, entretanto apresentado.

No final da assembleia foi enaltecido pelos sócios presentes o facto da Associação continuar a ter contas positivas o que ajuda a preparar o futuro de uma forma mais sustentável.

A direção salientou que tudo fará para a melhorar as condições do parque desportivo, habilitando o mesmo com cada vez mais infraestruturas, e que espera que isso se traduza, na melhoria de condições para a pratica do desporto e consequentemente com o aumento do numero de atletas, nomeadamente da nossa freguesia.

doAmigos Jornal

Póvoa do Valado

Crisanta Silva Marques 10,00€; Daniela Melo 20,00€

Mamodeiro

Virgilio Ratola 20,00€; Susana V. Silva 10,00€; Rosa do Leonel 10,00€; Maria Silvina Fernandes 5,00€; Fernando Branquinho Dias 5,00€

Nariz

Manuel Silva 20,00€; Maria Jesus

M. Vieira 5,00€; Manuel Francisco Fernandes 10,00€; Maria Natália Figueiredo 10,00€; Miguel Malta Simões 10,00€; Fernando Pereira 10,00€; José Lopes Almeida 10,00€; Fernando Tavares 10,00€; Francisco Morgado 10,00€; Lúcia Ferrão 10,00€; Carlos Santos Pedra 10,00€; Amilcar Gomes 5,00€

Verba

Américo Freire 20,00€; Petra Gutknecht e Rainer Barthel 20,00€

Vessada

Gilberto Maia 7,00€; Maria da Conceição M. F. Pinho 6,00€; Rosa Maria Santos Costa 10,00€; José Carlos Ribeiro 10,00€; José Coelho 6,00€

movimento paroquial

Festa do Espírito Santo

No último Domingo de Maio o 11º ano de catequese celebrou a festa do Pentecostes. Como Cristo enviou os seus apóstolos a irem por todo o mundo anunciar o Boa Nova, assim nos envia a cada um de nós. Somos enviados a continuar o esforço de muitos cristãos que no passado se empenharam pelo crescimento da Reino de Cristo no mundo. Através dos sete dons do Espírito Santo pedimos força e sabedoria para podermos testemunhar com alegria que existe um Deus que nos ama.

APOSTOLADO DE ORAÇÃO

Nossa Senhora de Fátima

Apresentação de Contas 20222

Apostolado de Oração – Mamodeiro

Receitas: 320,00 €

Despesas: 140,00 €

Saldo: 180,00 €

Apostolado de Oração – Póvoa do Valado

Receitas: 167,30 €

Despesas : 140,00 €

Saldo: 27,30 €

No ano de 2022 faleceu na Póvoa do Valado, três irmãos do Apostolado de Oração: Rosa Oliveira das Neves, Conceição Carvalho e José Simões Birrento. Na Póvoa Por estes irmãos os Associados do Apostolado de Oração mandaram celebrar uma Missa lembrando os mesmos e pedindo ao Senhor que os tenha em paz no seu reino.

Margarida Mota e Margarida Neto

Dia 07 Maio, um domingo duplamente especial. Os jovens do 11º e 12º anos de catequese da Paroquia de São

receberam

da Confirmação. Numa celebração repleta de alegria e emoção, presidida pelo Bispo António Moiteiro e pelo nosso pároco Pe. Pedro Barros, os nossos jovens reforçaram o “Sim” a Deus e ao Seu amor, pedido inicialmente pelos seus pais e padrinhos aquando do seu batismo. Com determinação vincaram mais uma vez a sua fé junto de toda a comunidade paroquial presente nesse dia.

Também foi um dia especial porque celebrámos o Dia da Mãe. Maria que é o exemplo mais puro do amor de uma mãe pelo seu filho. E este amor é o mais idêntico do amor de Deus por nós e é sem duvida o maior exemplo que nós cristãos podemos ter. A estes jovens ficou o compromisso perante todos de seguirem a sua fé com o coração aberto a Deus.

Festa em honra de S. José – Vessada

A Festa em honra de São José, no lugar da Vessada, foi celebrada com alegria com a vivência da Eucaristia. A Capela da Vessada rejubilou com a passagem de mais um ano de devoção ao seu padroeiro, ainda que não tenha havido festa popular, porém, a grande festa dos cristãos a Eucaristia, não deixámos de celebrar.

Primeira Comunhão

No dia 14 de Maio a nossa comunidade foi convidada a unir-se à felicidade de um grupo de crianças e alguns adolescentes que pela primeira vez se aproximaram do Banquete Eucarístico.

Ao longo de vários anos, com o testemunho dos pais, com a catequese recebida e tendo recebido a sacramento da reconciliação, foram preparados para receber Jesus vivo e verdadeiro em corpo, sangue, alma e divindade no sacramento da Eucaristia. Que a Virgem Maria mãe de Deus e nossa padroeira, interceda e acompanhe este grupo de crianças e adolescentes ao longo das suas vidas.

N.ª S.ª de Fátima Nariz

Festa da Vida

Estamos a celebrar a Festa da Vida, a Festa da Aliança de Amor e de comunhão entre Deus e o homem em e por Jesus Cristo. Ele é a Vida!

Estamos aqui porque acreditamos que Jesus Cristo é o único capaz de nos entusiasmar, de dar sentido à nossa existência e, de nos levar à construção do Reino pelo serviço.

Felizes por viver esta relação profunda de Deus com os homens em Jesus Cristo. Felizes porque chamados a testemunhar o Reino que já está presente no meio de nós. Ele deu sua vida na Cruz por amor a cada um de nós. Para termos Vida, Jesus Cristo nasceu, para termos Vida em abundância, ele morreu, e para acreditarmos na Vida ele ressuscitou. Vida é alegria, é trabalho, é fé, esforço e carinho; Vida é oásis ou deserto, bonanças ou tempestades. Vida é encontro, és tu Bom Jesus, a Porta da Fé.

Falecimentos

Maria da Luz de Almeida, de 65 anos, solteira, faleceu no dia 2 de maio, em Viseu. O funeral realizou-se na Igreja de NS de Fátima tendo o féretro seguido para a Taveiro, onde foi cremada.

Olinda Dias Augusto, de 81 anos, da Póvoa do Valado, viúva de José Simões Picado, faleceu no dia 8 de maio. O funeral realizou-se na Paróquia de N.S.Fátima tendo sido sepultada no cemitério da Freguesia.

Agradecemos às Mordomas da Capela que durante o ano zelaram e cuidaram da mesma, e damos as boas-vindas às novas mordomas que, juntamente, com a família, se preparam para organizar a festa religiosa do ano 2024: Jacinta Maria Sousa e Deolinda Machado Pinto. Bem hajam.

Festa da Vida

No passado dia 14 de Maio, os adolescentes do 8ª ano celebraram a Festa da Vida. Nesta celebração receberam a cruz dos Dehonianos para trazerem ao peito, pois nela poderão reconhecer o amor oferecido por Deus através de Jesus Cristo. È este amor que nós comunidade, queremos que eles transmitam aos outros na sua vida. Olhemos nós, também, para a cruz, não como um sinal banal, mas sim, como sinal de vida e de transformação interior. Queremos, assim, que eles se tornem testemunhos vivos da Vida de Jesus.

Paróquia de São Pedro de Nariz Irmandade de São Pedro de Nariz Contas do Ano 2022

Saldo do ano anterior – 9.116.67€

Receitas – 1.491,85€ | Despesa – 1.031,59€

Saldo do Ano 2022 9.576,93

Contas aprovadas pela Mesa da Irmandade a 3 de Abril de 2023, e apresentadas ao Pároco a 14 de Abril de 2023.

Bem hajam pela missão ao serviço da Igreja e da comunidade.

b) Festa em honra de Santa Luzia 2022

Manuel da Rocha Nolasco, de 85 anos, residente em Coro – Venezuela e natural da Póvoa do Valado, Nossa Senhora de Fátima, viúvo, faleceu a 7 de maio de 2023.

Isilda Pereira Violante de Oliveira, de 86 anos, de Mamodeiro, viúva de Jaime Marques da Silva, faleceu no dia 19 de maio. O funeral realizou-se na Paróquia de N.S.Fátima tendo sido sepultada no cemitério da Freguesia.

Falecimentos

Graça Maria de Jesus Marques Martins, de 59 ano de idade, viúva de José Carlos de Oliveira Martins, faleceu no dia 1 de abril, em Barrô.

O funeral realizou-se na Paróquia de Nariz tendo sido sepultada no cemitério da Freguesia..

Fernando Teixeira Marques, com 69 anos de idade, casado com Deolinda da Conceição Neves, faleceu no dia 2 de maio.

O funeral realizou-se na Paróquia de Nariz tendo sido sepultado no cemitério da Freguesia.

Às famí lias enlutadas o Notícias de Nariz e Fátima apresenta sentidas condolências, crentes de que a vida não acaba apenas se transforma e uma nova morada adquirimos no céu junto do Senhor.

Festas em honra de Santa Luzia

Nariz – 2022

A Comissão de Festas entregou o saldo, fruto do seu trabalho e dedicação, realizado durante os últimos anos, a 7 de Outubro de 2022.

Receita – 1.954,10€ | Despesas – 935,00€

Saldo: 1.107,10€

A comissão de festas em honra de Santa Luzia agradece a todos quantos colaboraram e participaram nos momentos proporcionados pela comissão para angariação de fundos.

A comissão de Festas nomeada para o ano 2023, em honra de Santa Luzia, e composta por Fernando Tavares, Maria do Rosário Martins e Maria LaSalete Bento.

Nariz, 2 de junho de 2023

3 maio / junho 2023
Crisma Pedro de Nariz o Sacramento

Ano Jubilar da Catedral de Aveiro Igreja de Aveiro Peregrina na Esperança

Queridas comunidades, O nosso bispo, D. António Moiteiro, convida toda a diocese de Aveiro e seus fiéis, a viver com alegria o Ano Jubilar da Catedral de Aveiro, que iniciou a 12 de Maio de 2023 e terminará a 13 de maio de 2024.

Na homilia da Missa Crismal, a 6 de abril de 2023, que escreveu recorda-nos que “A catedral de Aveiro, outrora Igreja do Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia, ou de São Domingos, celebra, neste ano, os 600 anos do início da sua construção e desde o ano passado comemoramos os 550 anos da chegada da Princesa Santa Joana à vila de Aveiro e da sua entrada no Mosteiro de Jesus”.

Aceitemos este desafio, embarcando neste dinamismo que nos convida a “perceber quem somos, para onde queremos caminhar, e do que falamos quando nos referimos à catedral como Igreja-Mãe”.

A 13 de maio demos início, liturgicamente, recordando os 600 anos do lançamento da primeira pedra daquela que é hoje a Catedral de Aveiro. Nesta vivência, somos convidados a celebrar um Ano Jubilar que não é mais que um acontecimento festivo de júbilo sob a ação do Espírito Santo, onde vivemos um tempo para intensificar os nossos valores sociais e religiosos, louvando a Deus e celebrando o mistério da Salvação. Como disse D. António Moiteiro, é “um convite e um tempo para refletir – um tempo de memória e de metanoia/conversão, mas também de esperança e confirmação de identidade”.

Que as nossas comunidades peregrinem à Igreja-Mãe, fortalecendo os laços de comunhão e louvor pela nossa conversão e esperança.

Informação

(sobre as obras na Igreja de Nariz)

O Conselho Económico apresentará as contas finais das Obras da Igreja no próximo Jornal, juntamente com o Relatório Anual da Paróquia (ano 2022).

Reabertura da Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro

Nariz, 7 de Maio de 2023 – 9h00

Mensagem à Paró quia na Reabertura da Igreja Matriz (em nome do Conselho para os Assuntos Económicos da Paróquia)

Ex.mo e Rev.mo Senhor Bispo de Aveiro, D. António.

Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Eng. Ribau Esteves, Ex.mos membros do Executivo da Junta de Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, Sr. Carlos Nunes e Enf.ª Ana Rodrigues.

Caríssimos irmãos e irmãs na fé, jovens e menos jovens, crianças e adolescentes.

Hoje, é sem dúvida, um dia cheio de prazer e alegria para esta comunidade cristã.

A presença de todos é significativa e gratificante, e só podemos dar graças a Deus, pois vivemos em júbilo as obras que Deus opera pelas mãos dos crentes e dos homens.

Nestes últimos dias de preparação para a reabertura da Igreja matriz, sempre que entrávamos dentro da Igreja, esboçávamos um sorriso. Nós sentimos deleite e consolação no que hoje temos, pois é um sonho que se iniciou um ano depois de partilhar a vida de pároco convosco, alimentado também pelo

neste momento, em nome da Comunidade Paroquial, de dar uma palavra de agradecimento.

Primeiro, a Deus que nos deu força e ânimo para chegar até aqui. A obra é d’Ele. Nós somos os que disponibilizaram as mãos para expressar a beleza da sua criação.

Segundo, a todos os paroquianos que de uma maneira ou outra dão de si todos os dias para cuidar do que é seu, para serem sinal e testemunho do amor de Deus, e que fazem a cada dia, reconhecer como o Senhor é bom e continua presente no coração de todos que se dispõem a servi-Lo.

Terceiro, à Arquitecta Sara Matias e ao Eng. Carlos Português que no início aceitaram o desafio de fazermos este percurso que já leva alguns anos, mas que ficou adormecido, na esperança de que fosse possível um apoio da CCDRC, no apoio financeiro a esta obra, que infelizmente, até hoje, sem garantias e sem resposta. Mas não nos demoveu. Muito obrigado à Sara e ao Carlos, pela paciência, que foi muita, mas por hoje, darem-nos a alegria desta beleza e encanto na liturgia. Estamos em grande dívida de gratidão.

Quarto, à empresa Pavinatur, que ao longo de toda obra, foi-nos ajudando, reajustando-se ao caderno de encargos, e permitindo

com a sua comparticipação nestas obras. Bem hajam.

A todos e muitos que graças aos seus donativos, particulares ou empresariais, para estas obras foi sendo permitido cumprir e avançar com a mesma. Mas gostaria de modo especial, agradecer às empresas IRBAL e Armando e Fátima, com sincera gratidão, em nome do Conselho Económico desta paróquia, a ajuda significativa, nestes tempos que sabemos difíceis para todos. Sem dúvida, que a vida de um pároco é mais leve quando tem conselheiros e é mais rica quando se enriquece com os outros e com as suas sensibilidades. Por isso, agradecer de modo especial ao Conselho Económico da Paróquia, que mesmo sabendo das dificuldades na paróquia em suportar financeiramente tão elevado custo das obras, (me e) nos terem ajudado a chegar aqui. Entre estes membros, gostaria de agradecer de modo especial ao Sr. Mário Santos, e que creio que os conselheiros estamos todos de acordo, que incansavelmente, se dedicou a esta obra, prejudicando algumas vezes a sua saúde e abdicando do seu tempo, mas fortalecido pelo desejo de contemplar a sua beleza, e que nas suas mãos estão presentes no mobiliário e coisas sagradas presentes no presbitério, em todas as peças de madeira existentes e não só. O vosso sim, fez-nos chegar aqui. Ao conselho económico junta-se o Conselho Pastoral, as Comissões das Capelas, grupos, irmandade e movimentos, zeladoras e mordomas, e tantos outros, que são expressão e sentir do povo da comunidade. Bem hajam por tudo. Sabemos quanto foi importante a vossa ajuda e assim continuará a ser por amor à terra e por amor a Deus.

desejo do Conselho Económico, e fortalecido pelo Conselho Pastoral. Não era a vontade de um, mas sim de uma comunidade expressa nestes órgãos de conselho.

É verdade que chegamos aqui com a ajuda de Deus e dos homens e mulheres de boa vontade. Tornou-se realidade, embora com bastante sacrifício de todos nós, levando a difíceis momentos de decisão e amargura, mas suportando com alegria, a cruz que quisemos assumir e que nos foi colocada como desafio para dar à comunidade – igreja reunida -, um lugar apto, para a realização da ação sagrada e para sermos sinal visível daquela Igreja viva ou casa de Deus.

Sabemos quanta história estão nestas paredes, quantas transformações aconteceram nesta igreja, e como foi difícil ao longo dos anos conjugar uma uniformidade, unidade e comunhão dos elementos arquitetónicos, artísticos, decorativos, religiosos e sagrados, cuidando das sensibilidades e preservando as tradições. Não quisemos desrespeitar ninguém, especialmente a Deus, e nem danificar a memória dos que tanto lutaram por este templo durante décadas e que tanto ajudaram a que hoje estivéssemos aqui. Por isso, brevemente, teremos o nosso museu para que a história nunca se apague e possamos contá-lo e expressá-lo de gerações em gerações. Porém, a nossa preocupação foi acima de tudo, valorizar e expressar a quem nesta igreja entrar, a Oração e a Contemplação, a Vida e a Comunhão, de uma Igreja e de uma comunidade que se reúne como Pedras vivas do Templo do Senhor Não me querendo alongar, mas gostaria,

que pacientemente, aguardassem decisões nossas e pareceres externos, para chegarmos ao melhor desejado naquilo que existia, e sendo audazes no que seria possível transformar. Bem hajam, especialmente, ao João Parada que acompanhou a obra de perto e a todos os demais da empresa Pavinatur. A eles se deve uma colaboração estreita com a empresa Pedras Naturais (nas pedras aplicadas) e Roblan (na iluminação presente).

Quinto, agradecer ao Grupo FO engenheiros, na pessoa do Elísio Cação aqui presente, e que conceberam o projecto de um coro alto totalmente novo, um pouco mais avançado, com toda uma estrutura nova segura e duradoira, onde o nosso coro passará a exercer o seu ministério do canto, assim como a abertura do acesso interior à torre e ao coro alto.

Quinto, ao José Vilão, que reformulou e reinstalou o sistema de som, para que hoje, possam dizer que já ouvimos melhor, mesmo que o pároco fale baixinho.

Ainda, agradecer as autoridades aqui presentes, ao Presidente da Câmara de Aveiro, pedindo que continue a apoiar o Património, nomeadamente o Religioso, nas periferias, marca da cultura e da vida de um povo que faz e é comunidade ao serviço de Deus e amando o próximo.

Agradecer ao executivo da freguesia, cujo trabalho realizado, é feito em plena harmonia e comunhão, e que também, no meio das suas dificuldades, não deixou de nos ajudar

Neste sentido, confiamo-nos à providência de Deus e dos homens, para levar a bom termo este projeto.

Senhor Bispo, os últimos são os primeiros, e gostaria de lhe dizer, que a sua presença entre nós neste dia, é uma graça e uma bênção. Esta Igreja fala da transcendência de Deus, e no que os olhos contemplam hoje, é

a busca de Deus na liturgia e no espaço sagrado que hoje temos. Como diria o P. Artur, que da beleza das formas se potencie a beleza das almas Irmãos e irmãs.

Termino, pedindo a proteção maternal de Maria, e que sob o seu manto vivamos na esperança de sermos Pedras vivas que dão testemunho do amor de Deus, em cada lugar e em cada tempo, como aprendemos com São Pedro, nosso Padroeiro. Nós somos as pedras vivas do templo do Senhor.

4
Editorial
Pe Pedro Barros
maio / junho 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.