A Creche Crianças de 4 meses até 3 anos e 11 meses
Zelo cuidar da vida, desse infinito novelo de tantas tramas e cores. Cuidar de cada vida com desvelo, para que a Terra possa continuar sua dança, para que possamos todos continuar nossa trança. (Roseana Murray)
Com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade para bebês e crianças pequenas, este documento baseia-se em referências nacionais e internacionais, específicas do segmento Creche, tais como: a abordagem Pikler-Lóczy; a abordagem de Reggio Emilia para a Primeira Infância; os estudos de Bondioli (2003), e de pesquisadores nacionais como, Ortiz e Carvalho (2012); Guimarães (2011); Oliveira e colaboradores (2011), dentre outros. Fundamenta-se, também, em documentos nacionais, como: Brinquedos e Brincadeiras na creche (2012), Critérios para um atendimento em Creches que respeite os direitos fundamentais das crianças (2009); que colaboram com aspectos práticos e teóricos para pensar a educação de crianças de até 3 anos, do município de Salvador. Ampliar suas possibilidades de interação e compreensão do mundo, a partir da utilização de diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral, escrita, matemática, digital, etc.), ajustadas às diferentes intenções e situações comunicativas. Uma das referências utilizadas, para estudo na produção dos materiais, foi a abordagem PiklerLóczy que não é uma metodologia, pois deve ser revista e ajustada a cada instituição e a cada indivíduo. O que se propõe, é a elaboração e desenvolvimento de um sistema minucioso de detalhes, focando nas relações das crianças com os adultos, como também, entre si, na atividade livre e espontânea, na construção da autonomia.
A Creche, é o primeiro ambiente social coletivo no qual o bebê e/ou a criança pequena se insere, fazendo a ponte entre o singular e o coletivo, entre a família e a sociedade. Esse período da vida é uma etapa fundamental para a formação pessoal, por ser um momento em que eles se conhecem e descobrem o mundo à sua volta, e na qual as bases do seu ser começam a se estruturar. As diversas dimensões – física, motora, emocional, afetiva, sexual, cognitiva e social – vão sendo desenvolvidas e o processo de formação e integração da personalidade se inicia.
67
Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil de Salvador