pág. 15
Depois da leitura do conto, questione os alunos: • Você acha que esse texto é um conto de artimanha? Justifique. Para apoiar a primeira resposta, seria interessante recuperar o cartaz com as anotações da atividade 2B (“Todo conto de artimanha tem”), que nesse momento será usado para verificar se todas as questões apontadas no registro se confirmam. • Quais ameaças são feitas ao sapo?
18
LÍNGUA PORTUGUESA - 4º ANO
Única parada • Por que o sapo reagiu dessa maneira à ideia dos meninos?
Como ele reage? As crianças devem concluir que, quando ele é ameaçado de ser jogado nos espinhos, queimado, sacudido nas pedras e furado a faca, ele reage dizendo que essas coisas não fazem mal a ele. Mas, quando ameaçam jogá-lo na lagoa, ele reage pedindo que o coloquem no fogo. • Qual a estratégia? Que plano foi colocado em prática pelo sapo para enganar os meninos? Para se livrar, a estratégia do sapo foi dizer para os
meninos que aquilo que poderia matá-lo não faria mal algum a ele. • Por que você acha que o sapo enganou os meninos? Como você sabe disso? O sapo enganou os meninos porque precisava salvar a vida dele, já que a intenção era matá-lo. No início do texto, afirma-se: “Os meninos judiaram muito tempo e, quando se fartaram, resolveram matar o sapo”. • Como o plano do sapo é revelado no texto? Em que momento conhecemos o plano dele? Finalmente, as crianças deverão observar que o plano é revelado conforme vai sendo colocado em ação pelo protagonista. Depois de trabalhar as questões sobre o conto Sapo com medo d'água, retome a leitura do conto A velhinha inteligente, para que a turma discuta as seguintes questões: • É possível saber, no início do texto, qual é o plano de madame Carcas para salvar a cidade? Espera-se que as crianças concluam que não é possível saber o plano de madame Carcas. • De que maneira o plano dela é revelado no texto? O texto, no início, aponta que a velhinha tem um plano, mas não revela qual é. Mais uma vez, o plano é conhecido ao longo da história conforme vai sendo executado. Essa característica é fundamental nos contos de artimanha. Durante a análise, é importante que esse recurso fique claro aos alunos. O protagonista esperto não explicita a estratégia que usará, mas a coloca em prática e o leitor vai tomando conhecimento aos poucos. Muitas vezes, compreende-se a artimanha somente no final, quando se tem acesso ao plano completo. E aí todos se surpreendem. Essa nova característica do conto de artimanha deve ser registrada no cartaz “Todo conto de artimanha tem”.