Língua Portuguesa | 4º Ano | 1º Bimestre - Versão professor

Page 32

pág. 24

betes são curtos. Após a pergunta, chamada de cabeça do verbete, aparecem as informações que ampliam o conhecimento sobre o tema de forma breve, mobilizando o leitor a querer saber mais sobre aquele assunto.

Sobre o que falam? Quando perguntados sobre a temática desse tipo de texto, a intenção é que os estudantes percebam que eles apresentam informações curiosas sobre os mais diversos temas, numa

publicação destinada exclusivamente às crianças. E as ilustrações e as cores usadas? Por que acham que os artistas gráficos que fazem a revista organizaram assim essa seção? Essa forma ajuda a pensar em como deve ser o mural que vamos preparar? Por fim, os recursos gráficos utilizados mostram que tanto a organização dos textos (o lugar em que se encontra na página, o tamanho de letra, o tipo de informação etc.) quanto a escolha e a disposição das cores são planejadas para orientar o olhar do leitor para a busca e seleção de informações para a leitura. Nesse sentido, é desejável que os alunos observem a necessidade de pensar em cores, tamanho e tipos de letra para compor o mural e na organização dele como um todo. No final, abra um espaço para que as duplas socializem, leiam os registros e comentem sobre o que discutiram em relação a cada uma das questões propostas. Com base nos apontamentos dos alunos, organize um quadro de sistematização.

pág. 25

O texto está dividido em três partes: a chamada (Você sabia que…); a pergunta intrigante (cabeça do verbete) e o corpo ou a resposta. Sobre temas variados que carregam aspectos inusitados, curiosos. As curiosidades podem ser elaboradas com base em diferentes temas, desde que considerem aspectos interessantes.

Em revistas, murais de escolas, jornal mural, embalagens de produtos e folhetos em geral.

32

LÍNGUA PORTUGUESA - 4º ANO

Na reflexão sobre a divisão do texto, caso os alunos não comentem, enfatize o uso da pontuação (interrogação e ponto final), relacionando ao sentido dado. Anote as conclusões dos grupos no quadro ou num cartaz maior, para ser utilizado nas próximas atividades, quando a turma produzir o texto coletivo. Provavelmente, os alunos não vão dar conta de olhar para todos os aspectos apontados. Por isso é importante que você chame a atenção para questões que não analisaram. O preenchimento desse quadro continuará na próxima atividade.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.