Relatorio anual de atividades culturais 2013

Page 1

RELATÓRIO DE ATIVIDADES CULTURAIS CENTRO CULTURAL MUNICIPAL

LAURINDA SANTOS LOBO

2013


CENTRO CULTURAL MUNICIPAL LAURINDA SANTOS LOBO RELATORIO DE ATIVIDADES CULTURAIS. 2013 Continuando com a tradição de incentivar a cultura implementada pela antiga mecenas do bairro, o espaço é um importante lugar para o desenvolvimento dos grupos artísticos locais. A criação do Projeto Acolhimento, que existe desde 2009, com o objetivo de fomentar a produção cultural local e de seu entorno, já abrigou mais de 140 grupos artísticos que, através dessa iniciativa, podem elaborar seus projetos culturais, usando o espaço para realizar seus ensaios e experimentações artísticas. A diversidade, a democratização cultural e valorização da cultura brasileira estão no foco da programação ofertada. Por isso, são apresentados projetos multiculturais, onde diversas expressões artísticas dialogam entre si. O centro cultural realiza exposições e projeções fotográficas, e oferece oficinas de dança e música, capoeira, jongo, ioga e artesanato. Apresentações teatrais, atividades infantis, música clássica e popular, assim como eventos diversos ao ar livre. Suas instalações incluem um auditório com 80 lugares, equipamento multimídia, quatro salas para exposições, sala de dança e jardins. Com uma gestão Cultural antenada às premissas do Sistema Nacional de Cultura/ Minc, sua programação pautou-se no atendimento aos seguintes princípios nomeados abaixo: 

Liberdade de expressão, criação e fruição;

Diversidade cultural;

Respeito aos direitos humanos;

Direito de todos à arte e à cultura;

Direito à memória e às tradições;

Valorização da cultura como vetor do desenvolvimento sustentável;

Liberdade de expressão, criação e fruição. A criação do projeto Acolhimento, que instituído em 2009, recebeu ao todo mais de 140 grupos de teatro, dança ou música. Em 2013, já foram atendidos mais de 25 grupos, que costumam após a elaboração e produção de seus

projetos atuarem destacadamente em festivais ou mercado cultural. Podemos citar o Grupo Trupiniquim e Cia Atores de Oliveira, como exemplo dessa trajetória, entre muitos outros.

Diversidade cultural e direito à memória e às tradições A diversidade cultural tem sido outro princípio ferozmente defendido no CCMLSL, pois a oferta de uma grande variedade de linguagens artísticas e de diversos matizes sejam eles eruditos ou populares, fazem com que o público possa encontrar em algum momento da programação uma atração que aprecie, conheça ou tenha interesse em usufruir. Para comprovar nossa proposta de diversidade, primamos por apresentar ao longo do ano atividades voltadas à cultura popular, principalmente àqueles voltados à cultura negra. Tanto oficinas como apresentações, são apresentadas regulamente como a oficina de capoeira, jongo, maculelê e samba de roda, oferecidas pelo Grupo Kunta Kint, que contam com a apreciação de nossos frequentadores, sejam eles adultos ou crianças. Roda de Danças Populares, um projeto da Oficina da Cia. Banto é um evento regular, que acontece no primeiro sábado de cada mês. O grupo tem como missão a divulgação dos valores artísticos da herança cultural afro-brasileira, com as danças do jongo, maracatu e ciranda, ajudando a corroborar a importância de divulgar a grande variedade de elementos existente na cultura popular brasileira. A música tem contado com diversos tons como a Roda de Chorinho, música genuinamente carioca, que além do cavaquinho, flauta e pandeiro incorporou neste ano um instrumento não usual na roda tradicional: a harpa. Tal inovação tem agradado o público que vem tanto assistir como participar, trazendo seus instrumentos e agregandose aos músicos da Roda.


A música clássica se fez presente na maravilhosa apresentação da Orquestra de Guitarras da Escola de Música da Universidade Mexicana, que a todos encantou sobremaneira, terminando sua apresentação sob aplausos emocionados do público presente. O “Laurinda” vem se tornando um lugar onde os representantes da Colônia Latinoamericana encontram seu espaço de congraçamento e divulgação de sua arte. O Grupo Negro Mendes, cuja banda representa a música afro-peruana, realiza grande eventos multiculturais, inclusive o evento “Peruanidades” que com apoio do Consulado do Perú, que alcançou um público de mais de 350 pessoas. O Consulado do Chile também realizou evento, visando a divulgação da música, artes e gastronomia de seu país, com grande apelo. Na dança, o centro cultural apresenta, também, diversificados matizes como a dança de salão através da realização do Baile da Primavera e Homenagem ao Bolero, que oferecem para os amantes da dança de salão horas inesquecíveis, quando os usuários podem apreciar tanto as oficinas oferecidas, como as apresentações de samba, tango e bolero; especialidades de sua Cia. de Carol Marques. A Apresentação da performance do O grupo Irictus.Cia fruto do trabalho realizado na oficina ministrada pelo dançarino/ ator e diretor Alain alberganti, onde quatro performers se encontram no espaço do corpo utópico. Oficina e trabalho realizado pelo diretor e professor doutorado pela Sorbone, encantou a todos com a vanguarda de seus espetáculos. Assim como, a Jam Session de Contato Improvisação permite o encontro dos praticantes de uma nova versão de dança, cuja proposta é investigar o diálogo das forças em oposição, procurando um jogo constante de Des-Equilíbrios, gerando Dinâmica do corpo e Momentum útil para ir do chão até o vôo.

“For least, but not last”, tem-se o Variéte. Arte do Mundo em Santa Teresa, que prestigiou nosso centro com eventos de 8 horas, em 2012, Através de convocatórias para artistas de diversas nacionalidades participarem de um belíssimo evento multicultural, trazendo grande visibilidade ao centro cultural. Em 2013, retorna em novembro e dezembro para duas grandes apresentações. Da tradição à modernidade, do popular ao erudito, na interculturalidade possível da arte encontramos a sustentação da diversidade cultural que tanto desejamos oferecer.

Respeito aos direitos humanos A oficina Vivências do Balé trata de um projeto, onde diversidade cultural e cidadania se misturam. Oferecido pela Cia Balé das Iyabas realiza um trabalho importante na divulgação da cultura afro e na premissa de que os elementos do culto religioso possam servir como ferramentas de reflexão, através do estudo das entidades femininas na conscientização do papel da mulher na sociedade, tendo como diretriz a dança das Yabás. Dá Teu Papo é uma iniciativa dos jovens dos morros da Babilônia e Chapéu Mangueira, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. O projeto foi trazido por Luciana Adão, do CMHO. O grupo solicitou a visita aos diversos centros culturais da prefeitura com o propósito de saber como estes centros funcionam

Valorização da cultura como vetor do desenvolvimento sustentável Oficinas de Hip Hop atraem jovens das comunidades e do bairro para aprenderem a break dance e passinho para um projeto de futuro através da arte. A Oficina de Livro de Pano trouxe um público de idades variadas, que juntamente com suas professoras e curadoras puderam apresentar uma belíssima exposição. A partir das solicitações de venda do material exposto pretendem


se preparar para a criação de uma cooperativa, visando a venda de seus produtos e uma nova forma de sustentabilidade para as participantes.

Direito de todos à arte e à cultura Ao longo desta gestão, vários projetos do centro tiveram como meta a formação de plateia, atividade voltada principalmente às crianças, mas que contemplam também o público adulto. O Projeto Escola tem sido a principal ferramenta desse acesso para as crianças de escolas públicas. É fruto do convite dirigido às escolas para visitarem exposições monitoradas ou as atividades literárias (realizadas em parceria com a Coordenação de Livro e Leitura), permitindo que os alunos passem momentos agradáveis, enquanto aprendem novos conteúdos de forma interessante. A possibilidade de se agregar à educação formal conteúdos advindos das linguagens artísticas , permite que novas experiências possam se somar àquelas aprendidas na sala de aula.

No que diz respeito às Artes Visuais, 2013 trouxe ao CCMLSL exposições fotográficas e de artes plásticas muito interessantes como:

FOTORIO 2013 / A Transição - do Tradicional ao Contemporâneo”.

EXPOSIÇÃO PERMANENTE—UM PERCURSO DO CORAÇÃO À MEMORIA: DO MUSEU DO BONDE SANTA TERESA

EXPOSIÇÃO DE GRAVURAS POEMAS ILUSTRADOS LUÍS TRIMANO

DE

Lamentavelmente, não contamos com uma rede de transporte para que possamos trazer grupos de comunidades ou escolas mais distantes, ou mesmo manter uma continuidade de visitação. A formação de plateia voltada aos adultos processa-se no CCMLSL, através das contrapartidas , devido a ausência de custo para usufruírem peças teatrais apresentadas pelos grupos que partilham o Projeto Acolhimento.

O Projeto Hora da Alegria patrocinado pela SMC, trouxe ao CCMLSL a possibilidade de retornara a um antigo projeto de formação de plateia para o teatro infantil, de 06 a 12 anos.

ARTE DE PORTAS ABERTAS - EXPOSIÇÃO ÇÃO CHAVE MESTRA

DA

ASSOCIA-

LIVRO DE PANO – CONTADORES DE HISTÓRIAS “CORTANDO E COLANDO, IDEIAS E EMOÇÕES


 Baile da Primavera - sem apoio/patrocínio

Eventos Importantes de 2013

    

Artes Visuais Um percurso do coração à memoria: do Museu do Bonde Santa Teresa – Exposição Permanente - sem apoio/patrocínio Festival Uranium 2013 - sem apoio/patrocínio Exposição Poemas Ilustrado. Gravuras de Luis Trimano - sem apoio/patrocínio FOTORIO. Exposição Transição - patrocínio da SMC Arte de Portas Abertas - patrocínio da SMC Exposição Livro de Pano – contadores de histórias “cortando e colando, ideias e emoções apoio da Coordenação de Livro e Leitura Elegias Marítimas. Exposição fotográfica - sem apoio/patrocínio

Arte Popular  Apresentação de Capoeira, jongo e maculelê - sem apoio/patrocínio  Roda de danças populares  Comemoração do dia do folclore - sem apoio/ patrocínio  Comemoração da Semana da Consciência Negra- sem apoio/patrocínio  Roda de Capoeira, Jongo e Maculelê com o Grupo Kunta Kinte – patrocínio SMC  Lavanderas-Grupo Encuentros dancísticos - patrocínio SMC

 Bolerando – Homenagem ao di do Bolero- sem apoio/patrocínio  Comemoração Dia do Hip Hop - patrocínio da SMC  Performance de Space Dance in the Tube com Tetsuro Fukuhama- sem apoio/patrocínio Musica  Roda de Chorinho - na varanda - sem apoio/ patrocínio  Harpa no Laurinda de Portas Abertas. - sem apoio/patrocínio  Roda de MPB. Encontro com Sandor Buyssem apoio/patrocínio  Você não Sabe quem eu sou com Guilherme Ligiero- sem apoio/patrocínio  Peruanidades com Negro Mendes- patrocínio Consulado do Peru  Festa do Chile- sem apoio/patrocínio  Orquestra de Violões da Universidad de Musica del México - sem apoio/patrocínio  Grupo Subverso canta Chico e Caetano- sem apoio/patrocínio

Afro

Literatura  Encontro literário "A inspiração no processo da criação artística" - sem apoio/patrocínio  Troca-Troca de livros – apoio da Coordenação de Livro e Leitura  Circuito Jovem – apoio da Coordenação de Livro e Leitura  Ciranda de Histórias– apoio da Coordenação de Livro e Leitura Dança  Rodas de danças Populares- sem apoio/ patrocínio  O mundo é ilegível, meu corpo sim. - sem apoio/patrocínio  Jam Session de contato improvisação - sem apoio/patrocínio  Cultura HIP HOP- sem apoio/patrocínio

  

Teatro Cartas Portuguesas – um romance malfadado - ano de Portugal no Brasil- sem apoio/ patrocínio Amas de leite – Grupo Amas de leite - sem apoio/patrocínio Coisa do Acre da Velha. Produção Kikha Dantas - sem apoio/patrocínio A mão na face . Grupo Dois de Paus- sem apoio/patrocínio

Interculturalidades  Variete. Arte do Mundo em Santa Teresa – patrocínio da SMC Formação de Plateia / Atividades Infantis  Projeto Hora da Alegria – patrocínio da SMC Dona Mocinha. Contação de história Bumba Meu Boi. Contação de história Ciranda dos Amores Contação de história Palhaça Coriza.


Oficinas Livres/ todas sem apoio/

Presença mensal computada em 2013

patrocínio  Dança yoga (prof. Nicolas Yanko)  Hip hop (Grupo Santa Crew)  Tai chi chuan (prof. Daniel Villmer)  Capoeira Infantil (mestre João Kanoa)  Capoeira para adulto (mestre João Kanoa)  Sahaja Yoga (Profa. Jaqueline)

Oficinas Especiais  Oficina Especial dos Fabulosos  Oficina de Livros de panos – patrocínio da SMC  Oficina Vivências do Balé  Oficina de Butoh – Space Dance in the Tube

Estatísticas Leve-se em conta que ficamos quase cinco meses fechados e que ao retornar, praticamente, perdemos grande parte de nossa frequência costumeira em julho, pois durou pelo menos um mês para reforçar a noticia que O Laurinda havia retornado com as suas. Entretanto, se alcançamos um total de 9224 presentes aos eventos no centro, até os dias atuais, podemos fazer uma projeção de chegarmos até o fim do ano com um público total de mais de 12.000 frequentadores, no ano de 2013.

Mes Janeiro Fevereiro Março Abril

Maio Junho julho Agosto Setembro

fechado

Outubro Novembro Total parcial

1.800

1496 fechado fechado fechado fechado 609 2.311 1850 850

9224


Problemas e Demandas Lamentamos profundamente o estado que se encontra o Centro Cultural, no que diz respeito às obras que precisam ser realizadas desde o início de nossa gestão e com projeto já pronto na SMC. Continuamos terrivelmente preocupados com a situação de nosso anexo, que se encontra sem metade do telhado, podendo vir a desabar e causar enormes problemas a outra unidade. Este prédio tem duas salas, cozinha e um grande banheiro, que poderiam ser aproveitados na utilização de novas oficinas. Enquanto o piso inferior apresenta-se com infiltrações e agua desce pelas paredes, durante os dias de chuva. Preocupa-nos, também, o nosso “platô” (teto da Biblioteca), anexo ao centro, cujo revestimento interno deteriora-se rapidamente, sem que se tenha tomado qualquer providência. Há mais de quatro anos venho solicitando os devidos reparos, enviando orçamentos e tentando evitar que um mal maior aconteça. Gostaríamos de, também, solicitar uma grande reforma em nosso auditório com fins de climatização, reforma acústica e iluminação

o.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.