Nintendo Blast Nº10

Page 50

Anterior No encontro de hoje, continuaremos a trabalhar no projeto vazio criado anteriormente. Entenderemos o que são sprites, os criaremos e aprenderemos a trabalhar com eles no nosso jogo – desenhando e fazendo-os movimentar na tela.

GAMEDEV

Se você não acompanhou o nosso último encontro e não tiver o projeto vazio que foi criado naquela oportunidade, poderá fazer o download dele acessando o endereço http://bit.ly/c1eKHw Lembrando que, para desenvolvermos o que é proposto nessa coluna, é necessário ter instalado em sua máquina o XNA Game Studio e o Microsoft Visual C# Express Edition, ambos gratuitos, que podem ser encontrados na sessão downloads do XNA Creators Club (http:// creators.xna.com/en-US/downloads).

Entendendo os termos e os conceitos dos gráficos 2D Como hoje iremos trabalhar com gráficos 2D no nosso projeto, acredito que seja importante conhecermos um pouco dos termos que são utilizados no meio e que também utilizaremos daqui em diante. • Sprites: é uma imagem 2D que pode ser manipulada independentemente do restante dos gráficos que estão na tela do jogo. Geralmente é o personagem que você controla nos jogos de plataforma, como o Mario em Super Mario World. Porém, ao contrário das demais imagens utilizadas no jogo, possui características definidas em nível de programação, como velocidade, posição, altura e largura. É importante perceber que o computador sempre irá desenhar as imagens como retângulos no jogo e é muito comum nós desenharmos imagens com áreas transparentes para dar noção de desenho não retangular. Ainda fala-se em sprite animado para denominar um sprite que muda de forma a cada determinado • Texturas: é uma imagem 2D que é carregada sobre um modelo 3D para criar a ilusão de gráficos bem detalhados. • Billboard: é um tipo especial de textura utilizada para representar objetos complexos sem que haja a necessidade renderizar um modelo 3D completo. Sua ideia consiste em, aonde pudesse haver um objeto 3D, haverá um sprite 2D com uma imagem da textura do objeto sobre ele. Obviamente não é uma técnica que substitui um modelo 3D e, por isso, é utilizada somente quando se deseja manter a performance de renderização e processamento de uma cena cujos detalhes devem

50

Próxima


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.