Issuu on Google+

Ajudando sua empresa a ganhar dinheiro com as redes sociais Esta é aprimeira edição da Newsletter Expert: Twitter. Nela, você vai aprender como começar sua vida corporativa dentro do Twitter. Vai entender quais devem ser as diferenças entre um perfil pessoal e um profissional e receberá dicas preciosas para criar o Twitter da sua empresa (ou então para potencializar um perfil já existente). Além disso, também vai entender de uma vez por todas a importância da tal rede social do passarinho, dos 140 caracteres, do #FollowFriday e dos Trending Topics. Vai ser impossível você terminar de ler essa newsletter e não querer colocar em prática tudo que aprendeu. Um oferecimento

Clique!

2

Uma introdução ao Twitter

2

O Twitter em números

3

5

Lição da semana

5

Criando um perfil corporativo

5

7

Cuidados que você deve tomar

8

Para se inspirar

8

Desafio da semana

9

10

Para pensar

10

Highlights da edição

10

10

Entrevista

Orkut: um gigante em decadência?

Na prática

Twitter como fonte de negócios

4

Criando um

6 Background corporativo

Notícias importantes da semana

Você vai ler na próxima edição

Tags da edição: Twitter | perfil corporativo | perfil pessoal | background | plano de fundo | crescimento Twitter redes sociais | Biz Stone | Evan Willians | Blogger | Jack Dorsey | comScore | Facebook | Orkut | Best Buy | Mc Donald’s | Coca-Cola | Petrobras | Pão de Açúcar | Tim | Chevrolet | Twitart | Walmart | Paulo Kendzerski | WBI Brasil


Uma introdução ao Twitter O Twitter é uma rede social que visa agilizar a comunicação e que exige que notícias, recados e mensagens sejam dados em até 140 caracteres. E foi em 140 caracteres que explicamos isso para você! Criada em 2006, nos Estados Unidos, não demorou muito para o Twitter ganhar espaço aqui no Brasil e no resto do mundo. Hoje, há rumores do interesse do Google na rede social criada por Biz Stone e Evan Willians (ambos do Blogger.com) e Jack Dorsey. Mas os empreendedores dizem não querer vender o Twitter. E com razão. Afinal, números recentes mostram que as expectativas futuras são boas para a tal rede social, e os caras não vão querer perder isso!

O Twitter em números No dia 21 de março o Twitter fez cinco anos e revelou que já tem mais de 190 milhões de usuários cadastrados ao redor do planeta, recebe em média 460.000 novos cadastros por dia - média que foi batida assustadoramente no dia 12 do mesmo mês, quando 572 mil novas contas. Aqui no Brasil, na ocasião já eram mais de 15 milhões de contas (entre perfis pessoais e corporativos), e todos os dias mais de 42 mil novos cadastros eram feitos. Bastante gente, né? Mas não dá para ficar apenas nesses números. Os indicadores de crescimento do Twitter nos últimos meses e anos também são importantes para analisar o desempenho recente da rede social. O infográfico abaixo mostra como cresceram Twitter, Facebook e Orkut entre 2009 e 2010.

É verdade que o Facebook foi a bola da vez entre 20092010, mas não dá para menosprezar o crescimento do Twitter, que foi bem superior ao registrado pelo Orkut, que apesar de continuar sendo a rede social mais popular no Brasil, vem perdendo força ano a ano.

pg. 2

Voltar para o menu


Orkut: um gigante em decadência? Atualmente, o Orkut tem mais de 30 milhões de usuários cadastrados só no Brasil. Porém, apesar deste número ser maior do que o de brasileiros cadastrados no Twitter e também do que no Facebook, recentes pesquisas realizadas pela comScore e pelo Ibope Mídia apontaram que 50% dos usuários da rede social favorita no País afirmaram ter passado menos tempo nela em 2010. Para os especialistas, este é um caminho sem volta. Os internautas vão aos poucos fazer contas no Twitter, Facebook e em outras redes sociais e deixar o Orkut em segundo plano - e é aí que as outras tendem a ganhar.

Além disso, em outubro do ano passado a comScore também revelou que o Brasil ocupa a primeira posição no ranking de twitteiros se levado em conta não apenas o número de usuários da ferramenta nos países, mas também o número de pessoas online no local. O resto da tabela é surpreendente. Confira.

O país onde o Twitter nasceu (EUA) não está nem entre os 10 primeiros no ranking de twitteiros/ internautas. O Brasil, por outro lado, é o campeão nessa média. Já na versão twitteiros sem levar em consideração o número de internautas os americanos levam a parada, e o Brasil é o segundo colocado.

pg. 3

Voltar para o menu


O twitter como fonte de negócios Mas não é apenas entre “pessoas comuns” que o Twitter faz sucesso. Milhares de empresas (pequenas, médias e grandes) já perceberam que é possível utilizar essa ferramenta para melhorar a comunicação com seus clientes, ex-clientes e potenciais clientes e até mesmo para vender. Porém, ainda não se vê muito profissionalismo na utilização corporativa do Twitter. São poucas as companhias que pensam estrategicamente antes de sair twittando, seguindo pessoas e fazendo promoções. E, assim, são poucas as que conseguem sucesso efetivo utilizando o Twitter. Você pode fazer parte deste grupo. E é nessa tarefa que queremos te ajudar! Nós sabemos que na era do relacionamento online as pessoas já não precisam de um vendedor em muitas áreas – e esse é um processo irreversível. Os números estão aí para quem quiser ver.

O comércio eletrônico cresce no Brasil a margens espantosas ano a ano e a facilidade para comprar sem sair de casa é cada vez maior. Precisa dizer mais alguma coisa?

Por isso, é preciso não apenas “estar” na web, mas “ser” na web. E é aqui que você vai aprender como fazer isso. Comece a acompanhar a newsletter Expert: Twitter e se torne um especialista em atuação corporativa no Twitter. E se o Facebook também te interessa acesse nosso site (www.expertmedia. com.br) e conheça também a Expert: Facebook. Ela vai te ajudar a usar profissionalmente a rede social que mais cresce no Brasil.

pg. 4

Voltar para o menu


Lição da semana

Criando um perfil corporativo Basicamente, um perfil corporativo no Twitter não é muito diferente de um perfil pessoal. Porém, você precisa se preocupar com alguns detalhes bem importantes para deixar o Twitter da sua empresa com uma cara profissional. Por isso, no nosso primeiro encontro nada melhor do que você ter em mãos um roteiro simples e completo para você começar a atuar no Twitter. Vamos lá? Na prática Na página inicial do Twitter, no canto direito, você encontra a opção “New to twitter?”, onde você deve clicar em “Sign Up” para dar início à sua conta. O cadastro é simples e intuitivo. Basta você seguir as indicações e em poucos instantes já estará apto a twittar. Mas, como você vai utilizar o twitter como ferramenta de negócios, sugerimos que antes de escrever sua primeira mensagem e sair “seguindo” perfis, cuide do seu perfil, que será seu cartão de visitas por lá. Para isso, clique em Definições (ou Settings) e atente-se aos seguintes detalhes:

Ao escolher seu nome de usuário (aquele que vai depois da barra do twiter. Ex: www.twitter. com/expertmidia) não complique. Tracinhos, estrangeirismos e gírias, por exemplo, podem dificultar a busca por seu perfil;

Crie um plano de fundo com sua logo, sem cores exageradas, que demonstre seu profissionalismo na rede;

Na imagem do seu perfil, mais uma vez utilize sua logo. Assim, toda vez que você twittar seus seguidores imediatamente o reconhecerão;

Você tem 160 caracteres para descrever sua empresa. Seja direto. A nossa, por exemplo, é:

Para ser expert em redes sociais você precisa passar por aqui. Siga-nos e fique por dentro de todas as novidades e tendências desse mundo fascinante.

pg. 5

Voltar para o menu


Lição da semana

Criando um background corporativo Pode ser que nessa fase inicial a tarefa mais difícil seja criar um background (ou plano de fundo) que seja bonito e profissional. Por isso, antes de mais nada vamos separar as empresas em dois grupos: as que têm em sua equipe um profissional de design que pode criar um background especial para o seu Twitter e as que não têm. Para o primeiro grupo, a primeira sugestão que temos é simples: vasculhe o Twitter em busca de empresas que têm um “plano de fundo” bacana e repasse para o seu designer. Ele pode tirar boas ideias e se inspirar para desenvolver o background de vocês. Fizemos uma pesquisa e encontramos alguns perfis corporativos de empresas pequenas e médias e que são interessantes não apenas pelo background, mas também pela atuação no Twitter. Clique e confira! twitter.com/farinhapura

twitter.com/totosinho

twitter.com/braz_pizzaria

twitter.com/sigaimaginarium

São modelos diferentes, mas com conceitos parecidos e muito interessantes para perfis corporativos. Simples, que “se apresentam” por imagens, mensagens e por utilizar a própria logo como avatar. Boas inspirações! Mas o segundo grupo não precisa se desesperar. Caso você queira criar um background profissional e não tenha ninguém dentro da empresa apto a desenvolvê-lo existem empresas que trabalham exclusivamente com isso, como a Twitart (http://www.twitart.com/) e a My Tweet Space (http://www. mytweetspace.com/). Pesquise e contrate a que melhor se encaixar no seu gosto e seu bolso. O investimento vale a pena. Depois de tudo isso você já pode começar a twittar e divulgar seu twitter por aí. Falando nisso, existem duas maneiras para você apresentar sua conta no Twitter. A primeira é a tradicional: basta colocar o nome do seu perfil no final do www.twitter.com/. No nosso caso, fica assim: www.twitter.com/expertmidia. A segunda é a preferida pelos twitteiros: coloque um “@” na frente do nome do seu perfil e pronto, o pessoal já vai saber onde te encontrar. Por exemplo: @expertmidia. Simples, né?!

pg. 6

Voltar para o menu


Lição da semana

Cuidados que você deve tomar em um perfil corporativo no Twitter A partir da semana que vem daremos muitas dicas para você potencializar seu Twitter (e seus twitts). Porém, se você já se animou com o que leu até aqui e quer começar agora mesmo a melhorar sua comunicação via Twitter é bom ficar atento a alguns erros que muitos iniciantes cometem - e que você não vai cometer!

1

Twittar demais - Um dos principais erros cometidos pelas empresas é twittar tudo o que pensam ser interessante. Assim, correm seriamente o risco de perder seguidores, pois se tornam spammers, o que muitos twitteiros odeiam. Por isso, pense muito antes de twittar qualquer coisa e só poste informações relevantes aos seus seguidores. Seu twitter é corporativo, não pessoal.

2

Seguir todo mundo, sem critério - Empresas que seguem “milhões” de pessoas não são bem vistas pelos twitteiros, pois não passam credibilidade, e sim a sensação de que querem apenas ganhar seguidores. Prefira ter um crescimento de seguidores lento, mas qualificado, a ter uma base enorme de seguidores que só te seguem pois você os seguia anteriormente. Ou seja, siga apenas os perfis que podem agregar ao seu twitter (que têm interesses relacionados aos da sua empresa, que twittam informações relevantes sobre o seu mercado, etc.).

3

4

Twittar de menos - Assim como as empresas que twittam demais são mal vistas, as que twittam de menos também. Muitas pessoas deixam de seguir perfis que não têm uma regularidade em suas twittadas. Por isso, peocupe-se em alimentar sua conta constantemente (nunca esquecendo da qualidade das twittadas, é claro). Crie uma agenda de tweets - Defina horários para twittar e procure seguir à risca essa estratégia. O ideal é marcar presença em diferente horários do dia para atingir públicos diferentes.

Existem diversas ferramentas que permitem que você agende seus twitts. Entre elas, podemos destacar a Future Tweets (http://futuretweets.com/) e a Dynamic Tweets (http:// www.dynamictweets.com/), por meio das quais depois de um simples cadastro você pode programar twittadas para daqui uma hora, um dia, um mês... enfim, para quando você quiser! Na próxima edição explicamos com detalhes o funcionamento dessas e de outras ferramentas, mas já é bom que você comece a vasculhar esse mundo. Tenha isso em mente e aproveite tudo que o Twitter tem para te oferecer. O resto é estratégia, planejamento e prática - o que você vai sempre ver por aqui!

pg. 7

Voltar para o menu


Para se inspirar

Toda semana, traremos aqui um case de empresa que obteve sucesso utilizando o Twitter - seja como plataforma de relacionamento com o cliente ou até mesmo como plataforma de vendas. Hoje, porém, o esquema é diferente. Listamos o perfil de algumas das 100 maiores empresas brasileiras e sugerimos que você tire uma hora do seu dia para analisá-las e ver como trabalham. Comece a definir quais são os itens que você considera importante em um perfil e quais twittadas acha “vencedoras” e o que acha desnecessário. A partir da semana que vem o Twitter da sua empresa começará a ser completamente reformulado! Clique nos botões abaixo: Pão de Açúcar

twitter.com/paodeacucar

Walmart

twitter.com/mundowalmart

Chevrolet

twitter.com/chevroletbrasil

Tim

twitter.com/timtimportimtim

Petrobras

twitter.com/blogpetrobras

DESAFIO DA SEMANA Agora é com você! Crie o perfil da sua empresa no Twitter, passe a nos seguir (@expertmidia) e twitte a seguinte frase: Estamos participando do Desafio da Semana da @expertmidia. Dê RT nesta mensagem e nos ajude a ganhar um mês de Expert grátis! Nossa equipe irá analisar todos os perfis e na semana que vem divulgará aqui o mais bem avaliado. O vencedor ganha um mês de Expert grátis. Empresas que já estavam anteriormente no Twitter também podem participar. Basta nos seguir e twittar a mesma frase. Dica importante: Divulgue sua participação e acumule pontos. As empresas que receberem mais RT’s ganharão pontos extras. Boa sorte!

pg. 8

Voltar para o menu


Notícias importantes Twitter faz cinco anos com quase sete mil mensagens por segundo

Sob ameaça do Facebook, Orkut entra no Twitter

Fonte: Portal R7

Fonte: INFO Exame

Há cinco anos, quando Jack Dorsey, um dos três fundadores do Twitter, tuitou pela primeira vez, não imaginava que estava dando à luz uma das maiores revoluções do mundo virtual, que faria aniversário comemorando exatos 6.939 posts por segundo, recorde que foi batido no Ano-Novo deste ano, no Japão.

O Orkut, rede social do Google, inaugurou dois perfis no Twitter na última segunda-feira (21 de março). As contas são @orkutbrasil, que vai trazer notícias em português sobre a rede social, e @orkutindia, escrito em inglês. O perfil @orkut já existe há um bom tempo e pertence ao criador do serviço, o desenvolvedor Orkut Buyukkokten – que continua na empresa, mas trabalha em outra área.

Desde 2009, quando estourou de fato em todo o mundo – 72,5% de todos os usuários até então abriram uma conta no serviço nos cinco primeiros meses de 2009 – o Twitter vem contribuindo para a comunicação entre cada usuário e seus seguidores em todo o mundo, como você poderá conferir no link abaixo. Nesses cinco anos, o Twitter evoluiu muito e rápido, até chegar a mais de 200 milhões de usuários e se consagrar como uma das melhores ferramentas para a troca mundial de informações pessoais, notícias e até fofocas que veio para ficar.

Em apenas cinco horas, o perfil @orkutbrasil conseguiu mil seguidores. É um excelente desempenho. O @googlebrasil, por exemplo, é acompanhado por cerca de 33 mil internautas. Já o @orkutindia somou apenas 22 seguidores em suas primeiras cinco horas de vida. Curiosamente, o tuíte mais recente nas duas contas fala sobre a criação do botão “Gostou?”, uma cópia da função “Curtir”, do Facebook.

Quer saber mais notícias sobre as redes sociais? Fique atento ao nosso site. Em breve lançaremos um blog que será atualizado diariamente com as notícias mais importantes sobre negócios e redes sociais.

pg. 9

Voltar para o menu


Entrevista Paulo Kendzerski - Diretor-presidente da WBI Brasil, consultoria especializada em negócios na internet Se você ainda não se convenceu das possibilidades infinitas que uma vitrine no Facebook ou Twitter podem oferecer, preste atenção nas palavras de Paulo Kendzerski e inspire-se. Por que as empresas precisam estar presentes e, mais do que isso, fazer um bom trabalho nas redes sociais? Por vários motivos. º Ouvir o consumidor, entendendo suas necessidades e questionamentos. Desta forma as empresas conseguem melhorar processos internos de produção de produtos, ampliar a comunicação com seu público e identificar oportunidades de negócios. º Ampliar a exposição de sua marca, estando próximo aos consumidores.

1 2 3 4

º Criar ações promocionais com divulgação viral, a partir do interesse dos próprios consumidores daquela marca. º Informar e influenciar nas tomadas de decisões dos consumidores, a partir de uma presença planejada e ativa nas redes sociais.

É um modismo ou um caminho sem volta? É um caminho sem volta, pois as duas pontas envolvidas neste processo – empresa e consumidor – estão, pela primeira vez, em igualdade de condições. Um consumidor possui tanto poder individualmente, como coletivamente, pois seus questionamentos, reclamações e sugestões, encontram eco instantâneo nas redes sociais. Assim, as empresas passam a se preocupar em desenvolver nas mídias sociais, ações de comunicação ativa e relacionamento com seus diversos tipos de públicos. Que conselhos daria as empresas que ainda não atuam nas redes sociais? • Defina uma pessoa/equipe interna para ser o gestor das redes sociais; • Conte com apoio externo para obter know-how suficiente para entender os processos de cada tipo de mídia; • Desenvolva um Plano de Posicionamento em Redes Sociais; • Crie uma política de uso dos seus colaboradores nas redes sociais, evitando situações constrangedoras; • Defina um comitê para gerenciamento de crises e dê autonomia para ações imediatas.

pg. 10

Voltar para o menu


Adapta-se ou desaparece: é o ditame inexorável da natureza, hoje como ontem. H. G. Wells

Highlights da edição No ano passado, o Twitter cresceu mais do que o Orkut, que ainda é a rede social mais popular no Brasil; No Brasil, já são mais de 15 milhões de contas (pessoais e corporativas) no Twitter, e a cada dia cerca de 42 mil novas contas são criadas; Em quais empresas se inspirar para fazer o background do seu twitter corporativo; “Empresa e consumidor estão, pela primeira vez, em igualdade de condições”. Paulo Kendzerski.

Você vai ler na próxima edição As funções básicas do Twitter (twitt, reply, retweet, list, hashtag) e como aproveitá-las para atrair mais seguidores e conseguir resultados financeiros positivos; Ferramentas de agendamento de twitts e como elas funcionam; O case da Tecnisa e o que você pode aprender com ele; As notícias mais importantes da semana

Entre em contato!

é uma publicação http://www.vendamais.com.br/

pg. 11

Voltar para o menu


Expert: Twitter - 1ª Edição