Page 1

GIA

GUIA DE INFORMAÇÃO AO ALUNO

2012


Apresentação

..................................................................................................... 1

Missão, objetivos e metas da Instituição ............................................................. 1 Regime Escolar ................................................................................................... 2 Cursos de Graduação .......................................................................................... 2 Cursos de Pós Graduação Lato Sensu ................................................................ 2 Semestre Letivo..................................................................................................... 3 Formas de Acesso ................................................................................................ 3 Processo Seletivo ................................................................................................. 3 Matrícula ............................................................................................................... 3 Cancelamento de Matrícula ................................................................................. 4 Transferências ou aproveitamento de estudos..................................................... 4 Avaliação de desempenho escolar ...................................................................... 5 Frequência ........................................................................................................... 5 Regime de Exercícios Domiciliares...................................................................... 6 Estágio Supervisionado......................................................................................... 6 Colação de Grau................................................................................................... 7 Comissão de Formatura....................................................................................... 7 Requerimentos..................................................................................................... 7


1

Apresentação Caro aluno: Este Guia, destinado aos alunos dos cursos de graduação e pós graduação Lato Sensu, contém informações importantes para a sua vida na Instituição, e reúne a regulamentação que responde muitas questões de seu cotidiano. A utilização destas informações, que estão contidas nos documentos normativos da FAMESC (Regimento Geral e Resoluções Normativas vigentes), irá possibilitar-lhe a tranquilidade de vivenciar a Faculdade, no cumprimento de seus deveres e direitos. Os documentos normativos poderão ser consultados nas Secretarias Acadêmicas e na Internet. As informações constantes deste Guia poderão sofrer alterações, a depender da emissão de novas Resoluções Normativas.

A Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) como Instituição Educacional destinase a promover a educação superior, a ciência e a cultura geral. Assim, seu planejamento passa pelo entendimento da necessidade de preparar profissionais capacitados para atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação, e desta forma, contribuir para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.

"Formar profissionais de nível superior, garantindo a qualidade, a solidez, a segurança e a modernidade, visando o desenvolvimento sócio-econômico e cultural da região na qual está inserida".

A FAMESC tem por objetivos gerais: I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira e colaboração na formação continuada; III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive; IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;


2

VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

Ensino, cursos e projetos A FAMESC oferece cursos sempre obedecendo às prescrições legais em vigor. a) Cursos de graduação e de graduação tecnológica b) Cursos de extensão c) Cursos de pós-graduação Lato Sensu d) Projetos de capacitação e Desenvolvimento Acadêmico 1- As aulas presenciais na Instituição serão ministradas entre segunda e sábado, de acordo com o Projeto Pedagógico dos cursos e a natureza das disciplinas, respeitadas as normas regimentais. 2 - De acordo com o número de alunos, algumas turmas poderão ser unificadas, à medida que os períodos vão avançando. 3 - A organização do curso em períodos é da inteira responsabilidade dos especialistas do curso. Para modificá-la, terão que ser observadas as normas regimentais. A organização do curso poderá sofrer alteração, para atender as exigências das Diretrizes curriculares e as legislações vigentes, desde que não comprometa aos alunos que cumpram rigorosamente as disciplinas oferecidas a cada período, no plano de horário das turmas.


3

O semestre letivo, independente do ano civil, abrange no mínimo 100 (cem) dias de efetivo trabalho acadêmico, excluindo o tempo reservado a exames. Parágrafo único. O período letivo prolongar-se-á sempre que necessário para que se completem os dias letivos, bem como para o integral cumprimento dos planos de ensino e carga horária estabelecidos nos projetos de cada curso. As atividades da FAMESC são escalonadas semestralmente em calendário escolar, do qual constarão, pelo menos o início e encerramento dos períodos de matrícula, dos períodos letivos.

Os cursos de graduação estão abertos aos portadores de certificados de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente. 1 - As vagas de cada curso serão destinadas aos alunos classificados a partir do processo seletivo. 2 - Portadores de diploma de graduação terão acesso a outro curso, independentemente de processo seletivo, respeitando-se, contudo a existência de vagas. Os cursos de especialização e aperfeiçoamento estão abertos a portadores de diploma de graduação ou equivalente, que satisfaçam os requisitos exigidos em cada caso, destinam-se à formação de especialistas, mediante aprofundamento dos estudos superiores ou treinamento em técnicas especializadas.

O processo seletivo destina-se a avaliar os candidatos e a classificá-los, para os cursos de graduação e demais cursos oferecidos, dentro do estrito limite de vagas oferecidas. As vagas oferecidas para cada curso são as autorizadas nos termos das normas vigentes.


4

A matrícula ou rematrícula poderá ser cancelada, a pedido do aluno, em qualquer época do curso. Atenção: Não será devolvida nenhuma das parcelas da semestralidade que já houverem sido pagas pelo(s) CONTRATANTE(S), por desistência ou abandono do curso, ou qualquer outro motivo, eis que tais valores são destinados ao ressarcimento das despesas de ordem administrativa decorrentes da matrícula e de seu cancelamento, bem como à remuneração dos serviços colocados à disposição do aluno até a data do cancelamento da matrícula. Será cancelada a matrícula do aluno nos seguintes casos: I - a requerimento do interessado; II - por aplicação de pena disciplinar, nos termos deste Regimento. IX - CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

Determina a exclusão definitiva e irrevogável do aluno do curso em que se encontra matriculado e a consequente extinção de seu vínculo, cessando assim todos os direitos e obrigações com a FAMESC. Poderá ocorrer em qualquer época: o por solicitação formal do aluno; o por decisão judicial ou regimental. Caso o pedido de cancelamento seja apresentado após o início das atividades do período letivo, será exigido o pagamento da mensalidade devida até a data da solicitação.

X - TRANSFERÊNCIA E DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

É concedida matrícula a aluno transferido de curso superior de instituição congênere, nacional ou estrangeira, na estrita conformidade das vagas existentes e requerida nos prazos para tanto fixados em calendário escolar, para prosseguimento dos estudos. (Art. 60). Será aceita transferência de alunos regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas. Quanto às matrículas recebidas por transferência, os estudos realizados pelos alunos em Instituição de Ensino Superior poderão ser aproveitados por decisão da Coordenação de Curso, que levará em conta o seguinte (Art. 61): I - disciplinas com respectiva carga horária, ementas, aproveitamento, cursadas na escola de origem; II - havendo necessidade, ou conveniência o aluno transferido poderá ser submetido a procedimentos de avaliação. Parágrafo único. Concluída a análise, o Coordenador de Curso comunicará ao aluno, as disciplinas creditadas, a partir do que será elaborado o Plano de Curso. As decisões serão devidamente formalizadas pela Secretaria que manterá os registros nos prontuários dos alunos. (Art. 62). A FAMESC, a requerimento do interessado, concede, a qualquer tempo, transferência a aluno nela matriculado. (Art. 63).


5 XI - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR

XII - FREQUÊNCIA

Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que obtiver um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades acadêmicas programadas, condicionando-se, contudo, aos critérios de avaliação descritos no capítulo anterior. (Art. 73).


6 XIII – REGIME DE EXERCÍCIOS DOMICILIARES

XIV - ESTÁGIO SUPERVISIONADO

É parte integrante da matriz curricular dos cursos de graduação e deverá ser cumprido pelo aluno para integralização da carga horária total exigida. Se, por exemplo, a duração prevista de um curso é de três anos, é dentro desse período que o estágio deve ser realizado. Se, por alguma razão, isto não venha a ocorrer, o aluno deverá matricular-se novamente nesta disciplina de prática pedagógica para dar cumprimento as atividades de estágio. Nenhum aluno fará jus ao seu diploma enquanto o estágio curricular não for cumprido. O aluno deverá consultar a Coordenação do seu curso para obter informações detalhadas a este respeito.


7 XV - COLAÇÃO DE GRAU

É o ato oficial de conclusão do curso e obrigatória para a expedição do competente diploma. Somente pode participar da Colação de Grau o aluno que cumpriu a carga horária total da matriz curricular do seu curso. A Colação de Grau é realizada pela Secretaria Acadêmica e durante este ato os concluintes assinam o termo de colação de grau e recebem o respectivo Certificado de Conclusão do Curso. A data de colação de grau deve ser determinada em comum acordo entre a Direção da Faculdade, Secretaria Acadêmica e Comissão de Formatura. XVI - COMISSÃO DE FORMATURA

É o órgão representativo dos alunos de um curso junto à Coordenadoria da Faculdade com a finalidade de proceder ao encaminhamento e acompanhamento do processo de formatura em nome da turma. Uma vez definida, a Comissão de Formatura deverá procurar a Direção da Faculdade para definição das ações, sendo que essa comissão não está autorizada a assinar qualquer contrato com empresas de formatura sem o consentimento da direção da escola. XVII - REQUERIMENTOS

Todas as solicitações de serviços acadêmicos deverão ser feitas junto à Secretaria Acadêmica mediante formulário próprio. Seja Bem-Vindo a Faculdade Metropolitana São Carlos. Saiba que por aqui passam as grandes conquistas. Estamos engajados em uma luta para construir a nossa FAMESC como uma Instituição competente, democrática, justa e socialmente comprometida. Contamos com você nessa conquista. Dedique-se aos estudos.


8

Para maiores informações você pode acessar a "área do aluno" no site

www.famesc.edu.br ou procurar a coordenação de cursos. Queremos sempre contar com a sua opinião e por isso, disponibilizamos no site a

OUVIDORIA. Nos ajude a construir uma Faculdade com a sua cara.


GIA 2012  

Guia de Informação ao Aluno FAMESC 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you