Um homem uma obra uma gesta plinio tfps

Page 162

PARTE I -

A TFP Brasileira

Depois do fracasso de dez estrondos publicitários, singular tentativa de "implodir" a TFP 15 DE AGOSTO de 1984, os leitores da "Folha de S. Paulo" puderam ver, sem dúvida com certa surpresa, uma chamada de primeira página com os dizeres: Dissidência na TFP causa crise interna (39). Em outra página da mesma edição, em matéria assinada por João Vitor Strauss, "em um texto balburdiado por gracejos, debiques e insolências" (40), se procura apresentar a entidade como enteada em uma crise terrível, causada por certo "dissidente", o qual teria feito revelações sensacionais sobre ela. Quem era esse dissidente, e quais essas revelações? Para respondê-lo, cumpre recuar até meados de 1983. Naquela época, o sr. Orlando Fedeli enviou ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira uma carta em que anunciava sua ruptura com a TFP (41) e enumerava os argumentos em que a fundava. A essa carta juntou duas outras, escritas anteriormente, mas que não chegara a enviar. O conjunto das três missivas perfazia o total de 63 páginas (mais anexos), nas quais se lê, ao lado de pesadas injúrias em estilo declamatório, a descrição de fatos que alegava terem ocorrido no seio da TFP, acompanhada de comentários do autor. Afirmavam essencialmente aquelas cartas que, na entidade, se professaria às ocultas uma religião estranha, consistente em prestar culto ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e à sua progenitora, Da. Lucília R. Corrêa de Oliveira. As devoções tributadas a Nosso Senhor Jesus Cristo e a Nossa Senhora não seriam senão paraventos para tal culto. Essa acusação totalmente fantasiosa resultava de suposições gratuitas, por sua vez baseadas em argumentos infundados, construídos sobre pequenos fatos reais uns, outros não, arbitrariamente conectados entre si pelo missivista.

A

(39) Ver, no mesmo dia, também na "Folha da Tarde" (São Paulo). (40) Da defesa da TFP. "Folha de S. Paulo", 16 e 17-8-84. (41) Datada de 31-5-83. (42) Carta de 31-5-83, p. 21. (43) Id., pp. 21 e 26.

160

Tais cartas desfechavam nas gravíssimas acusações de que seriam professados em setores da TFP erros contra a Fé (42), e se realizariam práticas religiosas em contravenção ao Direito Canônico (43). A TFP colocou atenção em tais críticas, não porque tivessem algum apoio em provas válidas ou se baseassem em argumentações concludentes, nem ainda por sua repercussão, mas pela intrínseca gravidade da acusação, especialmente no tocante à ortodoxia e à correção do procedimento dos sócios e cooperadores da entidade face às leis da Igreja_

*** Assim sendo, alguns sócios da TFP tomaram a iniciativa de oferecer à entidade estudos em defesa da mesma. Resultou daí uma refutação frontal, meticulosa , clara e sobretudo rigorosamente conforme a todos os princípios teológicos, morais e canônicos da Igreja, concernentes à matéria em foco. Os estudos em apreço foram publicados no livro Refutação da TFP a uma investida frustra, em dois volumes (Edição da TFP, São Paulo, vol. 1, junho de 1984, 497 pp.; vol. II, julho de 1984, 453 pp.), de autoria de uma comissão de doutos e dedicados sócios da TFP, srs. Antonio Augusto Borelli Machado, Átila Sinke Guimarães, Gustavo Antonio Solimeo e João S. Clá Dias. O primeiro volume tomou por base autores antigos e contemporâneos do melhor quilate, como o Cardeal Charles J ournet, de fama mundial, o Pe. Antonio Royo Marín, O.P., eminente teólogo da célebre Pontifícia Faculdade do Colégio de San Esteban em Salamanca, o Pe. Arturo Alonso Lobo, O.P., catedrático de Direito Canônico da Universidade Pontifícia de Salamanca, e muitos outros teólogos , moralistas e canonistas do mundo inteiro. O segundo volume contém episódios extraídos de biografias de Santos, providas do competente imprimatur, e que confirmam, pelos exemplos daqueles que a Igreja elevou à honra dos altares, quanto é ortodoxo e digno de aplauso o procedimento da TFP nas matérias tratadas pelo sr. Orlando Fedeli. Ao todo, 470 citações.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.