
1 minute read
A castidade
A castidade
A pureza é um dos elementos mais fundamentais do meu bem-estar interior342 .
Advertisement
Nossa Senhora protegeu-me especialmente neste ponto. E em boa parte, mas em muito boa parte, minha devoção muito especial para com Ela, e minha gratidão muito especial para com Ela, provêm do que eu sentia a respeito d’Ela, pela proteção que Ela me dava neste ponto.
Depois do período de furacão na adolescência, sucedeu um período de tranquilidade, de segurança e de paz na pureza, que tornou a vida de castidade extremamente agradável, extremamente leve, extremamente inteligentificante.
Eu sentia bem como a graça da pureza – que na minha idade era um prolongamento da inocência originária – tornava a movimentação de minha inteligência mais ágil, a penetração mais profunda, as correlações mais fáceis, e dava-me facilidade em encontrar metáforas que ilustrassem meu pensamento343 .
Não tenho o mínimo orgulho em dizer: se há um homem que tenha tido uma castidade tranquila, depois de um período difícil no tempo de sua adolescência, esse homem sou eu. Basta tratar um pouquinho comigo para perceber isto.
Nunca ninguém me viu numa rua baixar perturbadamente os olhos diante de nada. Olho para o que quero. Vivo com a castidade nos extremos limites aduaneiros, onde é fácil pegar qualquer ladrão de galinha. Mas isto é o efeito de Nossa Senhora, é a graça que Ela pede para mim, e obtém porque a súplica d’Ela é onipotente e me favorece com isto344 . *
A partir do momento em que entrei para as Congregações Marianas e que encontrei campo para passar a ser um arauto da castidade (eu era um catacumbal da castidade), notei que os nossos adversários viam isto e se intimidavam muito, porque nisso vinha uma inocência forrada de força345 .
342 CSN 13/10/91 343 Chá PS 11/11/94 344 CM 11/8/85 345 Chá SRM 6/4/89