1 minute read

Internacionalização 2030: Desafios, oportunidades

Advertisement

uma fazenda com 8.000 hectares. “Precisamos de novos investidores na Bahia”, disse o Vice Governador, sublinhando o elevado potencial de oportunidades para a internacionalização das empresas portuguesas que constitui a Bahia. João Leão destacou as grandes potencialidades e oportunidades da Bahia para investimentos em áreas tão diversas como o turismo, agricultura, pecuária, agroindústria, infraestruturas, energias renováveis, comércio, entre outras.

Apontando o exemplo do ribatejano José Coimeiro, cujo investimento na Bahia mostra com orgulho a todos os potenciais investidores estrangeiros, João Leão afirma que “o que esperamos dos investidores portugueses é que tragam para a Bahia a expertise já aplicada em terras portuguesas e com toda a certeza iremos replicar os exemplos de sucesso que já temos no nosso estado com empresários de Portugal como José Coimeiro”.

A região baiana do Médio São Francisco baiano é a nova fronteira agrícola do Estado da Bahia, onde está a ser implantado um gigantesco Polo Agroindustrial e Bioenergético, que vai criar 60 mil novos empregos.

O projeto prevê a construção de 28 empreendimentos, dos quais 16 em implantação e 12 em análise. Os projetos vão desde novas fazendas agrícolas, a fazendas e usina Serpasa Agroindustrial, uma fazenda escola modelo, entre outros.

Destaque para o conjunto logístico FIOL-Porto Sul, um das mais importantes investimentos do Estado em infraestruturas de ligação económica, que permitirá consolidar um corredor logístico de exportação para o Brasil, com centenas de km de ferrovia e rodovia a ligar todo o interior do estado ao novo porto de águas profundas no litoral.

O Vice-Governador salientou ainda o facto de a Bahia ser o 3.º maior produtor de bens minerais do Brasil, detendo a 2.ª maior reserva de gemas do país, o 4.º maior produtor nacional de ouro, 2.º maior de esmeralda e principal produtor de quartzo rutilado. A Bahia é também o líder nacional na geração de energias renováveis, tanto eólica como solar.

This article is from: