
3 minute read
Cristal renova imagem
xSIMEF comemoroux xuma década ao serviçox xda manutenção ferroviáriax
O Simef celebrou este ano um marco histórico: uma década de prestação de serviços de manutenção ferroviária, comemorada precisamente no Ano Europeu do Transporte Ferroviário, definido pela União Europeia. De facto, o comboio é a opção mais sustentável para as empresas e a população em geral, para que, assim, possamos dar um forte contributo para a neutralidade carbónica.
Advertisement
Aefeméride assinalou-se no dia 04 de maio de 2021, na presença de clientes, parceiros, colaboradores e stakeholders desta empresa participada da Siemens e da CP, numa sessão em que participou o presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, o presidente da Comissão Executiva da Nersant - António Campos, o CEO da Siemens Mobility – Manuel Nunes, o Diretor-Geral da Medway – Bruno Silva, atuais e antigos administradores da CP e do SIMEF.
Os colaboradores que completaram dez anos ao serviço do SIMEF foram homenageados pelo seu Diretor-Geral, Carlos Correia, num discurso que assinalou também alguns dos momentos mais marcantes da década que passou. JOINT-VENTURE ENTRE A SIMENS E A EMEF
O SIMEF é uma joint-venture constituída em 28 de agosto de 2009 entre a SIEMENS e a EMEF (atualmente integrada na CP), tendo iniciado a sua atividade operacional em 01 de Maio de 2011.
O seu Core Business é a prestação de serviços de manutenção integral e engenharia ferroviária, neste caso a duas séries de locomotivas (LE5600 e LE4700) a operar em Portugal, pertença da CP e da Medway.
O projecto SIMEF nasceu com o propósito de garantir uma eficiência acrescida na manutenção destas novas 25 locomotivas e de 29 locomotivas da série 5600, permitindo à CP-Comboios de Portugal promover o seu negócio de transporte de passageiros e de mercadorias. Para alcançar esse desígnio, o ACE procura usufruir de sinergias operacionais e de negócio proporcionadas pelas suas empresas Associadas, conjugando a experiência técnica e operacional da CP com as competências da Siemens.
«O lema “o que não nos derruba, torna-nos mais fortes” aplica-se na íntegra aos primeiros anos do SIMEF que não foram pacíficos, estou convicto que a nossa capacidade de resiliência, advém precisamente desses tempos iniciais que vivemos», afirma o Diretor-Geral do SIMEF, Carlos Correia.
ÉTICA, SEGURANÇA, INOVAÇÃO E PROFISSIONALISMO SÃO OS PILARES DA CULTURA DA EMPRESA
“Quem não se lembra das instalações exíguas em Santa Apolónia, dos constrangimentos na construção do PMO do Entroncamento ou das dificuldades inerentes à implementação deste projeto pioneiro e disruptivo, no sector ferroviário em Portugal? Felizmente tudo isso faz parte de um passado que hoje pode ser recordado como história simpática deste ACE”, afirma Carlos Correia.
O Diretor-Geral do SIMEF salienta que “desde o 1.º dia procurámos construir uma cultura organizacional com o foco no cliente um dos valores perenes do SIMEF, tal como o são a ética, a segurança, a Inovação e o profissionalismo, em busca permanente pela excelência operacional.
OPERADOR FERROVIÁRIO DE MERCADORIAS, UM NOVO CLIENTE QUE VEIO IMPULSIONAR O SIMEF
Um marco histórico registou-se no ano 2016, com a aquisição da unidade de negócio CP Carga pelo Grupo MSC, o SIMEF passou a partir desta data a prestar o serviço de manutenção a um segundo Cliente, o Operador Ferroviário de Mercadorias - Medway, designadamente no que respeita às 34 locomotivas de tracção eléctrica.
Com este novo Cliente privado surgem novas oportunidades de desenvolvimento da actividade operacional, nomeadamente relacionadas com a melhoria da imagem e limpeza do material circulante.
Assim, para além do serviço de manutenção especializada, o SIMEF presta outros serviços complementares, que vão desde a limpeza integral e a lavagem exterior das locomotivas nas visitas periódicas de manutenção, à remoção de graffitis, o que permite ao cliente focar-se exclusivamente no seu negócio, neste caso no transporte de mercadorias.
MANUTENÇÃO DIÁRIA DE LOCOMOTIVAS 24H/7 EM SANTA APOLÓNIA E ENTRONCAMENTO
O Simef celebra este ano uma década de actividade de manutenção diária ininterrupta, 24h/7 no Entroncamento e em Lisboa-Santa Apolónia, mesmo no período de Pandemia COVID-19 que perdura há mais de 1 ano, e que nos veio obrigar a alterar rotinas, métodos de trabalho e implementar um inédito Plano de Contingência.
“Isto só é possível porque temos uma equipa de profissionais dedicados, com grande carácter e uma capacidade de resiliência assinalável”, sublinha Carlos Correia.
Compromisso este traduzido na taxa de absentismo anual, que nestes anos, tem sido da ordem de 3%, refere o Diretor-Geral. “São os nossos profissionais que asseguram uma disponibilidade diária das locomotivas acima de 99%, contribuindo para que nestes 10 anos as 54 locomotivas tenham percorrido cerca de 100 milhões de