230. UFRJ O sistema representado na figura é abandonado sem velocidade inicial. Os três blocos têm massas iguais. Os fios e a roldana são ideais e são desprezíveis os atritos no eixo da roldana. São também desprezíveis os atritos entre os blocos (2) e (3) e a superfície horizontal na qual estão apoiados.
O sistema parte do repouso e o bloco (1) adquire uma aceleração de módulo igual a a. Após alguns instantes, rompe-se o fio que liga os blocos (2) e (3). A partir de então, a aceleração do bloco (1) passa a ter um módulo igual a a’. Calcule a razão a’/a. 231. Fuvest-SP No sistema indicado, as polias e os fios são ideais. Os corpos A e B têm massas m e 2 m e a aceleração da gravidade é g. A aceleração dos corpos é:
a) b) c) d) e)
T1 < T2 T1 > T2 T1 = T2 = 0 T1 = T2 ≠ 0 T1 e T2 não podem ser determinados sem o conhecimento das massas dos corpos.
233. UECE As massas m1 e m2 estão ligadas por um fio flexível e inextensível, apoiado sobre uma polia ideal. Inicialmente, m1 é mantida sobre a mesa. Considere g = 10 m/s2.
A razão da tração no fio (T1), enquanto m1 é mantida sobre a mesa, para a tração no fio (T2), após m1 ser liberada, é: 1 2 b) 1
a)
d) 3 e) 4
c) 2
a) g b)
234. Fuvest-SP Um sistema mecânico é formado por duas polias ideais que suportam três corpos A, B e C de mesma massa m, suspensos por fios ideais, como representado na figura. O corpo B está suspenso simultaneamente por dois fios, um ligado a A e outro a C.
g 2
g 3 d) 3g c)
e)
2g 3
232. Mackenzie-SP Em uma montagem no laboratório de Física, suspendem-se 3 caixas A, B e C, de massas mA, mB e mC, tais que mA = 2mB = 3mC, como mostra a figura. A força de tração no fio que une A a B é representada por T1 e a tração no fio que une B a C é representada por T2. Cortando-se o fio que prende o sistema no teto e desprezando-se a resistência do ar, podemos afirmar que, durante a queda:
104
Podemos afirmar que a aceleração do corpo B terá módulo igual a: a) zero. b) (g/3) e orientação para baixo. c) (g/3) e orientação para cima. d) (2g/3) e orientação para baixo. e) (2g/3) e orientação para cima. 235. Vunesp Dois blocos, de massas M e m, mantidos em repouso por um fio A preso a uma parede e ligados entre si por um outro fio B, leve e inextensível, que passa por uma roldana de massa desprezível, estão dispostos conforme a figura. O bloco de massa M está apoiado sobre uma superfície plana e horizontal, enquanto o de massa m encontra-se suspenso. A roldana pode girar livremente.