Educação Infantil: construção de sentidos e formação

Page 235

Muito angustiado por saber de sua irmã que nascerá, Joaquim começa a desenhar um cavalo, Adamastor, o pangaré. Com uma varinha mágica de brinquedo ele decide: “Vou falar bem baixinho, para ninguém saber, umas palavras mágicas que acabo de inventar! Alazão, Alazão!!! Bonitão!!! Pangaré, pangaré!!! Fica em pé!!!” (MASSARANI, 2007). E então Adamastor se torna o grande amigo e reconciliador de Joaquim e sua Figura 4: Capa do livro irmã, Ana Luísa. Adamastor, o pangaré, de Maria Massarani (2007). Os ciúmes, a insatisfação de ter uma irmã no lugar de um irmão 227 e a capacidade de resolução dos conflitos por meio do surgimento de Adamastor são o cerne da trama. Nessa obra, as ilustrações são diversificadas na caracterização das personagens, todas negras, e cujos atributos estéticos são bem distintos, principalmente destacados nos diferentes penteados, o que lhes confere identidades e características individuais.

• A MENINA E O TAMBOR JUNQUEIRA, Sonia. A menina e o tambor. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Histórias do coração) Ilustradora: Mariângela Haddad

Figura 5: Capa do livro A menina e o tambor, de Sonia Junqueira (2009).

Educação Infantil: construção de sentidos e formação


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.