A flecha negra

Page 17

SIR Daniel e os seus homens estavam naquela noite em Kettley e seus arredores, confortavelmente aquartelados e bem patrulhados. Mas o cavaleiro de Tunstall era insaciável de dinheiro e, mesmo agora, no limiar de uma aventura que podia guindá-lo ou perdê-lo, estava a pé à uma hora da noite para espoliar os pobres vizinhos. Era dos que traficavam em heranças litigiosas. Era a sua maneira de quebrar os reclamantes mais irrequietos. Pelo favor, que mantinha, dos grandes senhores, junto do Rei, conseguia decisões injustas em seu proveito, ou, se isto era muito complicado, tomava pela força das armas o castelo disputado e confiava na sua influência e no perspicaz conhecimento que Sir Oliver tinha das leis, para conservar o que havia roubado. Kettley era um destes lugares; tinha-lhe caído muito recentemente nas garras. Encontrava ainda a oposição dos feudatários; e tinha sido para mostrar o seu descontentamento que ali levara as tropas.

29

Por volta das duas da manhã, Sir Daniel estava sentado na sala da estalagem, muito perto do lume, porque estava frio àquela hora no meio dos pântanos de Kettley. Ao lado tinha uma caneca de cerveja com especiarias. Tirara o elmo de viseira, descansava a cabeça, calva e seca, e a escura face sobre a mão, e estava confortávelmente embrulhado numa capa cor de sangue. Na parte mais baixa da sala, cerca de meia dúzia dos seus homens guardavam a porta ou dormiam sobre os bancos, e, um pouco mais próximo, um rapazinho, aparentando doze ou treze anos, dormia estendido numa manta, no chão. O estalajadeiro do Sol mantinha-se de pé, em frente do fidalgo. - Agora, toma nota, estalajadeiro - disse Sir Daniel. - Segue apenas as minhas ordens; e eu serei sempre um bom senhor para ti. Preciso de homens de confiança para as sedes de distrito. Repara bem, terei Adam-o-More como alcaide. Se for escolhido outro, de nada te valerá, porque será pago à tua custa. Para os que pagaram tributo a Walsingham tomarei boas medidas, e tu estás entre esses... - Bom cavaleiro - disse o estalajadeiro -, juro pela Cruz de Holywood que só paguei a Walsingham sob coacção. Não, bravo cavaleiro, eu não gosto do patife do Walsingham. é tão pobre como ladrão, bravo cavaleiro. Antes quero um grande senhor como vós. Perguntai á vizinhança. Sou um ferrenho partidário de Brackley. - Talvez - disse Sir Daniel. - Então pagas. O hospedeiro fez uma horrenda careta. Mas isto era uma infelicidade que naqueles tempos sem lei frequentemente sucedia a um feudatário, e talvez tivesse ficado contente por ter conseguido a paz de maneira tão fácil. - Traz esse homem, Selden! - gritou o cavaleiro.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.