A flecha negra

Page 115

amontoado à entrada e ter polvilhado o chão desta caverna de terra, o ar era muito mais quente do que no esterior, e, quando Lawless fez saltar uma faísca e os ramos da urze seca começaram a arder, estalando, na lareira, o lugar tomou, mesmo à vista, um aspecto de conforto e de lar. Com um suspiro de grande contentamento, Lawless abriu as suas largas mãos em frente do lume e pareceu respirar o fumo. - Aqui está - disse ele - a cova de coelho do velho Lawless. Pedi ao céu que nunca venha aí nenhum podengo! Por longe tenho andado, daqui para acolá, e por aqui e além, desde os catorze anos, quando fugi, pela primeira vez, do meu convento com a corrente de oiro do sacristão e um livro de missa, que vendi por quatro moedas. Estive em Inglaterra, na França, na Borgonha e em Espanha também, numa peregrinação pela salvação da minha alma. Estive no mar, que é a terra de ninguém. Mas aqui é que é o meu lugar, Master Shelton. Esta é a minha terra natal: este covil subterrâneo. Que venha chuva ou vento, que seja Abril e cantem

182 A FLeCHA NeGRA

todos os pássaros e as flores caiam em volta da minha cama, ou seja Inverno e me sente aqui, sozinho, com o meu amigo fogo, e o pintarroxo pie nos bosques; isto aqui é a minha igreja e a minha praça, a minha mulher e os meus filhos. É aqui que volto sempre e aqui é que, se Deus quiser, desejaria morrer. - É, na verdade, um cantinho quente - replicou Dick -, agradável e bem escondido. - É preciso que seja assim - replicou Lawless -, porque, se o descobrissem, Master Shelton, isso arrasar-me-ia. Aqui - acrescentou, cavando com os seus fortes dedos no chão arenoso -, aqui está a minha adega e teremos um garrafão de uma excelente e velha pinga. Com segurança, depois de ter cavado um pouco, mostrou uma borracha de cerca de um galão, nas suas três partes cheias de vinho doce e capitoso. E depois de terem bebido como camaradas à saúde um do outro e terem avivado o fogo, que voltou a flamejar, ambos se estenderam ao comprido, a dedelar e a evaporar. E divinamente quentes. - Master Shelton - observou o salteador -, tivestes dois infortúnios nestes últimos tempos e provavelmente estais para perder a rapariga. Compreendi bem?! - Sim - replicou Dick, acenando com a cabeça. - Bem, então - continuou Lawless -, ouvi um velho louco que tem estado um pouco em toda a parte e tem visto um pouco de tudo. Andais metido de mais nos assuntos da outra gente, Master Dick. Seguis os de Ellis; mas ele prefere a tudo a morte de Sir Daniiel. Seguis os de Lord Foxham; bem, que Deus o conserve!, sem dúvida ele pretende coisas boas. Mas tratai de vós mesmo, bom Dick. Ide direito à jovem.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.