FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: compreensões e contribuições

Page 250

244 priorizaram, entre outros aspectos, a publicação de artigos em revistas de renome internacional. (BONINI, 2013, s/p).

Os principais indicadores analisados em avaliação para ranqueamento de instituições de pesquisa estão relacionados ao “volume de pesquisas e citações em publicações especializadas, qualidade do ensino, titulação do corpo docente, prêmios, grau de internacionalização (quantidade de alunos estrangeiros) e inovação”. Neste âmbito, destacam–se as pesquisas aplicadas, especialmente nas áreas de informática e automação em que o Brasil continua sendo grande consumidor. (Idem) Embora o Brasil tenha universidades de considerável qualidade, estas ainda não integram as listas dos maiores rankings internacionais, como THE (Times HigherEducation)8, e de universidades líderes como Caltech (EUA) e Oxford (Reino Unido). Rankings focados no desempenho das universidades nacionais também se destacam no meio acadêmico e econômico, como mais uma fonte de inspiração e compressão espaço–tempo na produção de conhecimento. Pode–se destacar, como exemplo, o Ranking Universitário Folha (RUF), único organizado no Brasil dessa natureza, que busca medir a qualidade das instituições universitárias do país, em duas vertentes: sobre sua produção científica e cursos de graduação (nos diferentes segmentos do ensino superior) (FOLHA, 2014a, s/p). As 192 universidades avaliadas, públicas e privadas, com base na missão constitucional de ensino, pesquisa e extensão, foram avaliadas em cinco grandes áreas 9: ensino, inserção no mercado de trabalho, pesquisa, internacionalização (inserida a partir de 2013), e inovação. Vale ressaltar os quesitos por subindicadores de pontuação nesse ranking: Pesquisa: total de publicações em periódicos da base Web of Science em dois anos anteriores ao da publicação do ranking; total de citações indexadas na Web of Science; número de citações por publicação; total de publicações na base Scielo; e, volume de recursos captados em agências de fomento (fundações estaduais, CAPES e CNPq); Internacionalização: publicações internacionais que citam publicações da universidade, na base Web of Science, de trabalhos publicados, por docente; percentual de artigos na base Web of Science em coautoria inter8

Cf.: resultado do ranking 2013. Disponível em: <http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-rankings/2013-14/world-ranking >. 9 http://arte.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/09/09/entenda_o_ruf/metodologia_completa.pdf >.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.