PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, EDUCAÇÃO E REVOLUÇÃO: 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA.

Page 104

sos culturais e educacionais que assegurem a formação científica e política das massas. Esse é um desafio de grande envergadura para os educadores militantes. A disputa a ser feita no campo da difusão de novas concepções de mundo, exige a subversão das práticas pedagógicas dentro e fora da escola, com uso de jornais, de livros e de tecnologia capaz de alcançar grandes contingentes de jovens a serem atraídos pelo projeto de outra sociedade, em que possam se desenvolver ser contingenciamento da própria vida, de modo omnilateral, ultrapassando os limites do capitalismo em direção a uma sociedade socialista, democrática e humanizada.

Referências BRUNS, Barbara, LUQUE, Javier. Professores excelentes. Como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe. © 2015 Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento/Banco Mundial 1818 H Street, NW Washington DC 20433 Internet: <www.worldbank.org> Acesso em: 01 de out. 2018 BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. CIAVATTA, Maria. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento. A historicidade da educação profissional. 1ª edição, Rio de Janeiro: Lamparina, 2015. COGGIOLA, Osvaldo. Origens do movimento operário e do socialismo no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 2, p. 51-91, dez. 2015. ISSN: 2175-5604. GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. MALANCHEN, Julia. As políticas de formação inicial a distância de professores no Brasil: democratização ou mistificação? 2007. Dissertação ( Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. _____ . Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados,2016. MARX, Karl. O método da economia política. In: Marx. São Paulo: Abril Cultural, 1999. (Coleção os Pensadores). MORAES M. de, Maria Célia. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação [en linea] 2001, 14 Disponible ___ 96


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.